249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Oficina da Liberdade

Oficina da Liberdade

O uso do açaime

218
A ordem que nasce da liberdade só existe enquanto em relação com o não racional e com o transcendental: o mistério, a ambiguidade e a desordem, que é na verdade a única coisa que caracteriza a vida.
Oficina da Liberdade

Os paladinos

660
Quando a mulher consente em ser reduzida, ver a sua definição encostada ao conceito de vítima, perde a essência de si mesma para ser nada mais do que uma pedra de ataque.
Oficina da Liberdade

O discurso

137
Um discurso que agrada a toda a gente só pode ser ou uma coisa de tal modo brilhante que Marcelo não a poderia produzir ou um balde de água chilra embrulhado em vacuidades consensuais.
Oficina da Liberdade

A Champions Socialisgue

A necessidade de captar audiências mais vastas num regime verdadeiramente concorrencial reduziria a componente política-nacionalista-socialista que actualmente envolve o futebol.
Oficina da Liberdade

O Estado a Que Chegamos

337
Somos livres de dizer e de escrever o que bem entendemos. Devemos isso ao 25 de Abril? Sim. O resto é o 25 de Abril que nos deve a nós. Deve-nos a Liberdade.
Oficina da Liberdade

Fronteiras fechadas: o ensurdecedor silêncio

448
O que está em causa não é a saúde pública, mas sim o poder do Estado central. E o abuso deste poder está a desgraçar centenas de empresas e milhares de postos de trabalho.
Oficina da Liberdade

Os idiotas úteis

160
O argumento de que os “privilegiados” devem pagar aos outros serve para manter a máquina de ordenhar do Estado a pleno rendimento sobre uma população que paga impostos como se de nórdicos se tratassem
Oficina da Liberdade

Escândalo no tribunal

176
Reforma que venha apenas de dentro, pairando acima das preocupações das pessoas, não serve.
Oficina da Liberdade

Desobediência

587
As leis devem ser justas e não podem, em caso algum, corromper o espaço privado ou violar a lei divina. Em face da disputa entre o particular e o público, o cidadão justo elege o particular.
Oficina da Liberdade

A Covid e a Ressurreição

493
A Conferência Episcopal Portuguesa tudo tem feito para servir e obedecer mais ao Estado do que olhar a Deus e seguir os Evangelhos.
Oficina da Liberdade

Os invisíveis

1124
A agenda da Estratégia para a Igualdade de Género é tão sectarista como qualquer causa originária num sistema de opressão, que persegue uma justiça social em nome da qual devemos um acto de contrição.
Oficina da Liberdade

O Covidismo

3386
O “Covidismo” transformou-se numa religião, os profetas são os “especialistas”, os jornalistas, os pastores, e os que ousam questionar os seus dogmas são rotulados de “negacionistas” e enxovalhados.
Oficina da Liberdade

Precisamos de um plano: abrir já e agora

292
Proibir atividades económicas é uma utilidade para aqueles que têm o seu rendimento assegurado, independentemente do valor que acrescentam.
Oficina da Liberdade

As térmitas

129
Na minha terra nem preciso de saber quem é o candidato de direita – é nele que voto. Assim em Lisboa façam o mesmo. Porque o país tem de mudar mas quanto mais tarde pior.
Oficina da Liberdade

Evolução e eugenia das ideias

142
Os vigilantes da correcção política e instigadores dos "cancelamentos" são os eugenistas da mente, os racistas das ideias.
Oficina da Liberdade

As vítimas invisíveis da prostituição corporativa

177
Urge alertar e combater a dissonância cognitiva das multinacionais e dos consumidores que parece não ter fim à vista.
Oficina da Liberdade

O Admirável Mundo Velho

201
Este Capitalismo de “Parte Interessada” não passa de uma justificação para alargar o espectro de privilegiados que vivem à custa da riqueza produzida empresarialmente pelos demais indivíduos.
Oficina da Liberdade

Os cúmplices também morrem

488
A denúncia é uma peça importantíssima nas engrenagens fascista e comunista. A viabilidade de um regime iliberal aumenta com a cumplicidade silenciosa de uma parcela expressiva da população.
Oficina da Liberdade

Surf, desporto e liberdade

909
Ao vedarem o acesso às praias, os presidentes das câmaras impedem a prática de surf, roçando o claro exercício do pequeno poder, com um objectivo claramente incompreensível e patético.
Oficina da Liberdade

Marisa, Fátima Felgueiras e Ventura entram num bar

964
Lembra o famoso episódio de Pinheiro de Azevedo quando, em 1975, afirmou em voz alta para a RTP e as rádios à porta de S. Bento: “Bardamerda para o fascista!”
Oficina da Liberdade

Liberdade para responsabilizar

134
Por cá, vivemos livres numa democracia, mas vemos atropelos a direitos fundamentais consagrados na Constituição sem grande contestação e caminhamos voluntariamente aprisionados.
Oficina da Liberdade

Uma vacina contra a estupidez

1065
A questão que os cidadãos devem colocar é se merece a pena serem cúmplices em restringir a liberdade dos seus concidadãos para nada.
Oficina da Liberdade

O teatro dos ignorantes

160
Leonore aponta-lhe uma arma. O povo celebra a liberdade, mas é o acto individual de Leonore que permite a ascensão de uma ordem mais justa.
Oficina da Liberdade

Redes

786
Permitir-se que um idiota como Zuckerberg ou qualquer outro magnata decida o que pode ou não dizer-se no Facebook não é diferente de o dono de um café proibir a entrada de pretos ou hindus.
Oficina da Liberdade

O ano do "Great Reset"

3784
Sempre que uma pequena elite sonha redesenhar o mundo, o resultado é o totalitarismo. E quanto mais nos informarem que tal é feito para nosso bem, mais assustados devemos ficar.
Oficina da Liberdade

Natividade: uma viagem pela Liberdade

297
Este hedonismo é típico de abastados ou de quem tem rendimento garantido pelo Estado. A obsessão com o imediato e o efémero, o menosprezo pelo tempo futuro são atributos de um delírio dominante.
Oficina da Liberdade

Bitcoin é moeda fiat

428
Não existe nenhum dinheiro que possa ser imposto por decreto.
Oficina da Liberdade

O mito do Plano Marshall

385
Importa acabar com o mito de que, depois de isto passar, será o Estado e um novo Plano Marshall que encaminharão a nossa economia à recuperação.
Oficina da Liberdade

O cancelamento da cultura ocidental

587
Nesta época obscurantista, só importa averiguar as preferências eróticas de Thomas Mann, se Wagner foi um protonazi, em que medida os autores consagrados pelo tempo cumprem os requisitos progressistas
Oficina da Liberdade

Liberdade para ofender

379
Para que não haja instituição de dogmas que atentem contra os princípios culturais e valores europeus é que a liberdade de expressão se revela mais do que um direito fundamental
Oficina da Liberdade

Schibboleth de direita, ventriloquia de esquerda

350
Tendo caído na mais velha armadilha do esquerdismo, "doença infantil do comunismo", esta direita tornou-se um direitismo, a doença infantil do liberalismo.
Oficina da Liberdade

O Camelo

144
Percebo que o espaço não-socialista ande confundido, este manifesto é prova disso mesmo. Não só perdem o espaço conservador para o Chega, como se arriscam a perder o liberal.
Oficina da Liberdade

Direita frágil

160
Os escribas do "manifesto" têm uma subconsciente, mas inaudita falta de respeito pelos eleitores. Tratam-nos como incapazes de discernir autonomamente as boas das más opções políticas.
Oficina da Liberdade

A direita do bem e dos bovinos

348
A "direita do bem" caiu na falácia da relatividade dos factos. Os factos não são o que são, mas sim o que os sacerdotes do regime e o Bispo Louçã dizem.
Oficina da Liberdade

Alto lá, que eu sou muito sério!

1041
É admirável que um grupo de pessoas, na maior parte dos casos jovens profissionais de sucesso e todos ligados à direita, façam o triste serviço de subscrever o texto que apareceu no Público.
Oficina da Liberdade

Um tiro no pé

147
Este é um manifesto opinativo com uma linguagem penosamente descuidada e impregnada de lero-lero, que visa uma centralização política supostamente asséptica, mas enviesada.
Oficina da Liberdade

Tu ne cede malis, sed contra audentior ito

290
Esta direita de que vos queixais não é criação da esquerda. É criação vossa, porque de tanto cosmopolitismo, esquecestes quem vos sustentou sempre.
Oficina da Liberdade

Direita caviar

537
Lamento dizer que estes meus confrades fariam muito melhor pela causa da regeneração do País se, nesta maré, tivessem feito o favor de ficarem calados.
Oficina da Liberdade

Ratos

1895
Os negacionistas do processo de repressão em curso contrapõem com a diminuta dimensão de cada medida. Esquecem que numa defesa do direito à saúde, nada justifica a censura, a intimidação e manipulação
Oficina da Liberdade

O segredo da prosperidade

Aqueles que condenam a marca que os seres humanos imprimem no planeta, se não são sociopatas, estão convencidos que se pode manter o nível de conforto e segurança sem condenar multidões à escravidão.
Oficina da Liberdade

O Admirável Mundo Novo em 2020

191
A administração tributária tem poderes totalitários sobre os contribuintes, como, por exemplo, a inversão do ónus da prova em matéria fiscal. Estes poderes têm de ser abolidos num Estado de Direito.
Oficina da Liberdade

Gringos

497
Biden é o candidato da esquerda portuguesa, acolitada no caso por uma mole de idiotas úteis que julgam que não lhe estão a fazer o jogo; e Trump, dentro do campo democrático, o contrário disso.
Oficina da Liberdade

Pluralismo à direita: o CDS é um partido diferente

156
Quando falamos de pluralismo não falamos de inclusão ou de moderação como valores supremos do espaço democrático, mas sim da única forma de resolver problemas complexos.
Oficina da Liberdade

Portugal não tem nem terá Orçamento

460
Os políticos são uns ilusionistas: distribuem no presente benefícios por grupos seleccionados e mandam a conta para todos pagarmos no futuro.
Oficina da Liberdade

Penálti de António Costa

António Costa e Fernando Medina estão com Luís Filipe Vieira, tal como estiveram com José Sócrates. O remate final já conhecemos: não sabíamos, não vimos, não ouvimos, não estávamos por lá...
Oficina da Liberdade

Sobre a torção do pepino

Na discussão sobre as disciplinas de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento ou Religião e Moral, muitas vezes os princípios só interessam às partes em confronto quando lhes convém.
Oficina da Liberdade

A lição de economia pintada na Capela Sistina

539
Keynes ensina-nos a pensar a economia no curto prazo, porque no longo estamos todos mortos; Miguel Ângelo, a pensá-la no longo, porque no curto não há tempo para pintar a imortalidade da alma.
Oficina da Liberdade

Falemos então de “marxismo cultural” (3)

Quais são então os “pedacinhos de Marx”, para utilizarmos as palavras de Tony Judt, que estão na moda nas “guerras culturais” de 2020?
Oficina da Liberdade

Nada de novo

215
A reacção da DGS teve, ou não, cobertura da ministra? Se teve, deve a ministra ser demitida; se não teve, deve ser demitida a Directora-Geral.
Oficina da Liberdade

Agora somos todos fascistas

1912
O fascismo volta em força pela mão dos autodenominados anti-fascistas e dos idiotas úteis, que julgam que os valores liberais se podem defender através do Estado.
Oficina da Liberdade

Esta época não científica

241
A incompatibilidade entre Ciência e Estado é estrutural. A Ciência progride através de tentativas e erros; o Estado é intransigente com o erro e a incerteza. O Estado é o pior inimigo da Ciência.
Oficina da Liberdade

A alternativa proscrita ao vírus socialista

271
A alternativa proscrita ao vírus do socialismo, do intervencionismo, dos lobbies, esbarra nos interesses da imensa clientela do Estado e na tradição de mendicidade que ensombra o destino da Nação.
Oficina da Liberdade

Falemos então de “marxismo cultural” (2)

Esta “coisa” atravessou o Atlântico vinda dos Estados Unidos e foi sendo engordada por várias mãos. Porém, não foi nenhum perigoso direitista que a trouxe ao mundo.
Oficina da Liberdade

Seis bons motivos para pagar novos impostos

487
Países como a Holanda e a Irlanda já perceberam que podem atrair investimento e gerar emprego se aliviarem a carga fiscal sobre as empresas. Faria todo o sentido que Portugal fizesse o mesmo.
Oficina da Liberdade

Crédito é Favor

100
Qualquer governo pretende controlar as instituições financeiras, isto é, o dinheiro e o crédito, de forma a condicionar o aparecimento de redes de favores rivais.
Oficina da Liberdade

Falemos então de “marxismo cultural" (1)

Existe hoje uma polarização sobre este conceito que deixa pouco espaço a quem não o vê como ameaça totalitária e omnipresente, e que, em simultâneo, também não o encara como uma teoria de conspiração.
Oficina da Liberdade

A Ciência e o Lobo

316
O problema grave é a instrumentalização da ciência para fins políticos, que resulta numa relativização da própria ciência. Factos e teorias científicas não devem ser escolhidos “a la carte".
Oficina da Liberdade

Politics without romance

312
O socialismo discrimina os seres humanos: uns, desprovidos de poder público, tolos incapazes de conduzirem as suas vidas sem o poder do Estado; outros, os «semi-deuses», pertencem às elites do poder.
Oficina da Liberdade

O velório de São João no Porto

216
Uma cidade historicamente desconfiada do poder estatal, em que gente de todas as classes sociais convive, não deve ser descaracterizada por festas confinadas aos condomínios fechados dos “afluentes”.
Oficina da Liberdade

Como chegámos a este Estado?

143
A Igreja de 2020, subserviente ao poder estatal, opera no limite da heresia pois esquece quem é o seu Senhor.
Oficina da Liberdade

O dinheiro é a raiz do Estado

158
Não só o Estado não criou o dinheiro como, em última análise, é uma criatura deste. É nesse sentido que podemos afirmar que o dinheiro é a raiz de todos os males.
Oficina da Liberdade

Deseconomias

229
A classe dos economistas fez passar a ideia peregrina de que é especialista nos processos de criação de riqueza que, faltando guerras e outros males colectivos, são a preocupação central do eleitorado
Oficina da Liberdade

Impostos e outsourcing da responsabilidade social

617
Não pagamos impostos para podermos assumir responsabilidade social: pagamos impostos para que nos dispensem dessa responsabilidade. Pagar impostos é lavar as mãos como Pilatos.
Oficina da Liberdade

Fábulas intervencionistas na Comunicação Social

259
Quando alguém afirma que a lei da oferta e da procura não funciona está a dizer que não funciona da maneira como essa pessoa gostaria ou esperaria que funcionasse.
Oficina da Liberdade

O medo e a suspensão voluntária da liberdade

502
Basta hoje um sobressalto, uma incerteza ocasional para desencadear um processo imparável de submissão voluntária. O sacrifício da privacidade no altar da segurança é iminente, se é que não ocorreu já
Oficina da Liberdade

A depressão que se curou sozinha

258
Tempos houve em que os indivíduos e as comunidades superavam, em liberdade, as piores depressões. Ao invés do que dizem, o Estado intervencionista e gastador é mais parte do problema do que da solução
Oficina da Liberdade

Austeridade: pela honra e em nome do futuro

146
O desmame da alucinação não será fácil, mas será certamente compensador podermos vir a olhar-nos de novo ao espelho e vermos pessoas adultas que não sequestraram o futuro dos próprios filhos e netos.
Oficina da Liberdade

Enviesamentos na Covid-19

O enviesamento leva os decisores a valorizarem mais as perdas do que os potenciais ganhos. Nesta crise, devido a enviesamentos cognitivos e emocionais, a batalha é contra a Covid-19 custe o que custar
Oficina da Liberdade

Be careful what you wish for, it might come true

1078
Preparem-se pois o que sempre quiseram vai mesmo suceder: o investimento imobiliário vai parar e os turistas sumir-se-ão por muito tempo. Haverá casas vazias a rodos e os estrangeiros serão avis raras
Oficina da Liberdade

Serviço público é habitualmente extorsão

129
A maioria dos cidadãos não faz ideia do nível de extorsão que suporta, muitos julgam que são só os outros quem paga. A ignorância pode ser sinónimo de felicidade mas nunca de prosperidade generalizada
Oficina da Liberdade

A zaragatoa lusa e a covid-20

O Estado, em vez de tentar dirigir a economia e a indústria, deve preparar-se para, com a retoma dos circuitos internacionais, obter os equipamentos de que precisamos para protecção da nossa saúde.
Oficina da Liberdade

Medo viral

247
A história de um grupo de homens assustados, desesperados e manipulados que cedem ao domínio do medo e, sem informação suficiente para uma decisão criteriosa, descem aos abismos morais da consciência
Oficina da Liberdade

Um Jesuíta e um economista Austríaco num bar...

403
Numa altura em que todos buscam uma solução para a crise, juntar um sociólogo e um economista Austríaco, ambos crentes em Deus, é apropriado. Desconfio que concluiriam que tal solução não é conhecida.
Oficina da Liberdade

Liberdade em tempos de cólera

378
Ao invés do que afirmam os propagandistas do estatismo, é a ordem social privada, e não a pública, que está a garantir e que garantirá proteção à esmagadora maioria dos infetados.
Oficina da Liberdade

Decameron ou a Comédia Humana

193
Depois desta crise sou partidário de mandar os governantes pastar, porque sei que eles vão aproveitar a ocasião. Mas que o consigam não só se deve à actuação do Estado para conter a epidemia.
Oficina da Liberdade

Sorte e Azar

118
Baixaram substancialmente mais os preços dos bens consumidos pelos pobres do que dos bens e serviços consumidos pelos ricos. O luxo tornou-se mais democrático e os pobres de hoje são os ricos de ontem
Oficina da Liberdade

Dois Caminhos para um Triste Fado

191
Perante a variedade no leque de países europeus que ultrapassou Portugal é difícil aceitar a ideia de que o seu sucesso se prende com características culturais, históricas ou sistémicas.
Oficina da Liberdade

De Gás

No passado ficarão os que morreram porque eram chanfrados, e cuja morte não foi inútil porque garantiu que muitos outros nunca tivessem acidentes.
Oficina da Liberdade

Cem Anos de Socialismo: a lição esquecida 

1321
Desde 1920 que está categoricamente demonstrado que o socialismo é uma ilusão que camufla uma intrujice que camufla uma impossibilidade. O socialismo é o terraplanismo das teorias económicas.
Oficina da Liberdade

Medeia: do mito ao metoo

479
O feminismo alimenta-se do ressentimento, o motor do totalitarismo. Tenta influenciar a sociedade e as estruturas de poder para promover uma agenda que prega a igualdade mas conduz ao seu contrário.
Oficina da Liberdade

O Liberalismo e a Desigualdade

525
Quem defende o papel regulador e intervencionista do Estado devia, antes de criar novas regras, estudar onde as anteriores falharam, sobretudo quando tiveram efeitos contrários aos objectivos iniciais
Oficina da Liberdade

Mercados são processos

179
Para os filo-marxistas o mercado é um ente demoníaco. Marx pensava que o proletário faria parafusos de manhã e tratados de filosofia de tarde. Isto enquanto chamava “utopistas” aos outros socialistas
Oficina da Liberdade

Economia em meia lição

111
O aprofundamento da especialização do trabalho e troca revelará múltiplas vantagens comparativas fornecendo oportunidades para todos, o que vale para as trocas internacionais e para as interpessoais.
Oficina da Liberdade

Roger Scruton (1944-2020): In Memoriam  

1167
Não se conserva para o passado: conserva-se para o futuro. Só se conserva o que é do outro que já morreu para o que ainda não nasceu. O conservador – cada um de nós – é a ponte do ser entre dois nadas
Oficina da Liberdade

Um Estado sôfrego que tropeça em si mesmo

197
Dez vezes mais urgente do que a regionalização, a reforma da Administração Pública continuará adiada pois não é entendida pelo País nem dá inaugurações. As Finanças não querem nada que lhes tire poder
Oficina da Liberdade

A geração mais ridícula de sempre

6596
Os filhos chegam a ser usados como cavalos de Tróia do progressismo que tomou conta do ensino: são enviados para casa com a missão de vigiar e evangelizar os pais que não reciclam ou não comem quinoa.
Oficina da Liberdade

Nasceu um liberal: Jesus de Nazaré

330
O papel da Igreja, como instituição, é estar entre o indivíduo e Deus, não entre o indivíduo e o Estado. Sempre que esteve entre o indivíduo e o poder temporal, quer a Igreja quer o indivíduo perderam
Oficina da Liberdade

Socialistas não gostam de preços

742
Se levarem por diante o controlo dos preços, acabarão por lançar o mercado de arrendamento, a construção civil e a banca de novo no caos. Será muito naturalmente por aí que a próxima crise terá início
Oficina da Liberdade

Páre, isto é um assalto!

874
O inferno fiscal assume formas cada vez mais totalitárias e indignas num estado de direito. Novos e velhos actores políticos têm aqui terreno fértil para hastearem a bandeira dos pagadores de impostos
Oficina da Liberdade

E se o Liberalismo estiver a renascer na Ásia?

540
Hong Kong é o maior contra-ataque deste século aos ideais socialistas, expondo como a ilusão não durou muito tempo: a longo prazo, o socialismo nada é senão a fórmula perfeita para a tirania e miséria
Oficina da Liberdade

O Homem está a mais na Natureza?

376
Ressurgem agora teorias acerca da necessidade de controlar ou mesmo reduzir a população mundial, mas ou bem que nos preocupamos com as gerações futuras, ou bem que promovemos a extinção do homem.