435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Oficina da Liberdade

Oficina da Liberdade

Supremo erro

Que Manuel Pinho seja uma personagem abominável não tira nem devia pôr nada: a justiça não se realiza com seguidismo em relação à opinião pública, nem à publicada.
Oficina da Liberdade

Sim, é o PS que coloca em perigo o estado social

Os países com maior liberdade económica são aqueles com uma economia mais pujante e com um Estado social mais robusto.
Oficina da Liberdade

Toponímia

Ainda em 4 do mês passado o miraculado estadista condenava os governos que encaminhavam o mundo para a catástrofe. A ucraniana? Que nada, a das alterações climáticas.
Oficina da Liberdade

Inflação é imposto

A Guerra na Ucrânia ou a Pandemia, apesar de serem acontecimentos com o potencial de provocar modificações significativas nos preços, não são a causa da inflação.
Oficina da Liberdade

Tempestade Perfeita

Que a providência nos livre dos filósofos-reis e dos tiranos esclarecidos, mas um reino de tolos governado por tolos não é um passo no sentido de uma sociedade mais aberta, pacífica e educada.
Oficina da Liberdade

Anita e os impostos

Anita estava em estado de choque. Pela primeira vez sentia o longo braço do fisco, ameaçador, sufocante, omnipresente. Ao fundo, na TV, falava o secretário de estado dos assuntos fiscais.
Oficina da Liberdade

Regras

Sou eu que sou desumano ou é progressivamente mais difícil empatizar com seres que, embebecidos pela superficialidade da sua bondade, são na verdade tão desprovidos de empatia?
Oficina da Liberdade

Frei Anacleto

Todos os países fazem dissimulada ou ostensivamente discriminação, e fazem bem. Ter comunidades demasiado extensas de, por exemplo, negros ou muçulmanos, é constituir um reservatório de problemas.
Oficina da Liberdade

Uma grande mentira e a grande ilusão

A penosa procissão de malfeitorias e urdidura de protofascismo sanitário com 730 dias de duração baseia-se numa grande mentira e numa grande ilusão.
Oficina da Liberdade

Ninguém quer trabalhar por 35 euros à hora?

Quem procura contratar é diariamente confrontado com este fenómeno: candidatos apoiados pelo Estado e que estão disponíveis para trabalhar, mas apenas na condição de a relação ser indocumentada.
Oficina da Liberdade

Medo

Se por um lado esta sucessão de medos me deixa essencialmente cansado, por outro cabe-me perceber que são quase só e apenas resultado da procura de poder ou de ganhos financeiros.
Oficina da Liberdade

A tragédia das grandes potências

Que mundo vai sair daqui? Não sei, mas parece problemático que a NATO continue a existir se os americanos fizerem o famoso pivot to China. A Europa pode ficar com a sua segurança comprometida.
Oficina da Liberdade

Toda a gente tem um plano?

Como disse Mike Tyson, toda a gente tem um plano até que leva um murro na boca.
Oficina da Liberdade

Somos mais ou menos ucranianos

Seria melhor os cidadãos estarem dispostos a pagar forças armadas porque a independência não sai de graça; e se lembrassem que não é a melhor das ideias ir sempre buscar energia onde é mais barata.
Oficina da Liberdade

Fraqueza maior

Vivemos um momento de inflexão moral e em breve serão as crianças a assumir a obrigação de proteger os pais e os avós, ou pelo menos de apaziguar-lhes as neuroses.
Oficina da Liberdade

A conjura dos néscios

O PP procura no histórico presidente da Galiza recuperar a auctoritas, dignitas e gravitas perdida com este episódio. Curiosamente Feijóo representa a antítese de Ayuso muito mais que Casado.
Oficina da Liberdade

Em defesa da desigualdade

A democracia tem vindo a transformar-se na ditadura da maioria, resultado de uma barganha de votos por benefícios para grupos particulares em detrimento dos direitos de outros indivíduos ou grupos.
Oficina da Liberdade

CDS

O seu único capital é o das desavenças cediças, inúteis porque o catolicismo de que muitos se reclamam não é tão forte que os leve a rezar um acto de contrição, e a outros a uma atitude de perdão.
Oficina da Liberdade

No-Vax Djokovic

O governo australiano fez o que fazem todos os governos que se preocupam com a próxima eleição: cedeu ao clamor daqueles desgraçados que, instigados pelos fariseus, pediam a libertação de Barrabás.
Oficina da Liberdade

Educadores do Povo

Há aqui elementos de uma ética puritana que, num contexto de laicização, se transpõem para a nova religião civil: a obsessão com uma culpa que decorre do que somos, não do que fazemos.
Oficina da Liberdade

O Estado de Não-Direito

Em algum momento deixámos que a opinião pública formatada fosse o alfa e o ómega de todas as coisas.
Oficina da Liberdade

Entre fardas e fatos o Diabo escolha

Embora a minha ideia não conte, e certo de que no Céu não me ouvem, quero todavia deixar dito que se mantém nula a minha simpatia por uniformes à frente dos destinos da pátria.
Oficina da Liberdade

A direita e o Estado

O grande desafio da direita liberal é o debate em torno do aumento exponencial do poder conferido às burocracias estatais e, em particular, a burocratas não eleitos.
Oficina da Liberdade

Este país não é para fedelhos

Nas últimas décadas, os governos que não se cansaram de referir a sua paixão ora pela Educação ora pela Juventude estiveram (e estão-se) marimbando para as mesmas.
Oficina da Liberdade

Cobiça

Há economistas comunistas, que Nosso Senhor lhes perdoe, e de todas as outras doutrinas, com graus diferentes de valoração da liberdade económica.
Oficina da Liberdade

Ninguém salvou Christmas

Os Evangelhos, como toda a literatura canónica, são inesgotáveis nas suas propostas de nos fazer pensar – e envergonhar.
Oficina da Liberdade

O “fiel amigo” do ministro

Nem todos os abastados são feras, porque também os há que, nascidos em berço de ouro, nem por sombras imaginam o que seja uma vida de miséria.
Oficina da Liberdade

Certificado digital de discriminação

É extraordinário que em tempos de “emancipação” de minorias e depois de tantas conquistas civilizacionais, pessoas possam perder direitos básicos, passando à categoria de cidadãos de segunda.
Oficina da Liberdade

Ensaio sobre a parolice

À parolice de classe somamos a parolice intelectual, o que explica o estado a que chegámos: liberais que são incapazes de confiar nos outros sem a apresentação de um certificado.
Oficina da Liberdade

Bolsa larga, barriga cheia

Para nós, na mó de baixo, por longo tempo ainda continuará a ser muito do mesmo, pois de Lisboa como de Castela nem bom vento nem bom casamento.
Oficina da Liberdade

Jargões da esquerda, expectativa versus realidade

Os pensadores de esquerda sempre consideraram, no essencial, que o povo não possui nem conhecimentos, nem vagar para ser soberano.
Oficina da Liberdade

Certificado da nossa decadência

Impor os certificados cov19 é transformar uma sociedade com indivíduos naturalmente livres, numa sociedade em que são os organismos do Estado a conceder permissões de liberdade condicionada.
Oficina da Liberdade

O ascensor no r/c

Uma mão-cheia de sortudos é capaz de chegar ao segundo ou terceiro, mas os restantes vêem o ascensor parado no rés-do-chão, com um papelucho onde se lê “Avariado”, nele uma seta a indicar as escadas.
Oficina da Liberdade

Já basta o que basta

Os poderes públicos não deveriam continuar a fazer asneiras e a praticar abusos para apagar o medo da populaça da qual se imaginam líderes, cujas brasas de cagaço a comunicação social assopra.
Oficina da Liberdade

Galileu, um Negacionista?

A resposta não pode estar dependente de Galileu ter tido razão. Que sucede quando o negacionista não tem razão ou quando não consegue demonstrar que a tem? Não continua a ser errada a condenação?
Oficina da Liberdade

Hillary em Cascais

Toda essa gente se conhece e cumprimenta, se encontra, almoça, combina, arranja, tem à mão os números de telemóvel, ao primeiro sinal de perigo ou distúrbio a rede funciona com empeço mínimo.
Oficina da Liberdade

A minha redacção sobre o Outono

Portugal depois de morto pela doença prolongada da esperança adiada é igual ao que era quando estava vivo, só um bocado pior.
Oficina da Liberdade

Uma Quaresma Orçamental

O chumbo do Orçamento em nada invalida (e até torna mais premente) a necessidade de uma Quaresma Orçamental, na qual reflictamos com honestidade sobre a essência do Estado e dos impostos.
Oficina da Liberdade

Do lado das bruxas

Os denunciantes, os caçadores de bruxas, orgulham-se das suas acções porque não têm a menor dúvida sobre a sua superioridade moral na defesa da comunidade.
Oficina da Liberdade

Engana-me que eu gosto

O dinheiro que vier das multinacionais, se a loucura mansa da taxa mínima de 15% de IRC for avante, aquelas cobrarão, de uma forma ou de outra, aos seus clientes.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.