771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Oficina da Liberdade

Oficina da Liberdade

Ainda vamos a tempo

A direita nada fez do que se esperava dela. Por puro pavor de ser apelidada de fascista, deixou-se enredar na trama do politicamente correcto e dos delírios totalitários do unanimismo.
Oficina da Liberdade

É urgente controlar o Chega?

A questão é o país e os problemas reais das pessoas. Se estes estivessem resolvidos, nem haveria Chega nem teria baixado a abstenção.
Oficina da Liberdade

Nem sempre temos tudo aquilo que queremos

Anuncia-se, pois, na falência de um modelo governativo que se extinguiu a si próprio, o tempo de mudar, não apenas de Governo, mas daquele mau hábito português, romântico, irrealista e sebastiânico.
Oficina da Liberdade

Justiça

Que o espectáculo em torno das diligências e das detenções agrade porventura à opinião pública nada tem a ver com justiça, e tudo com a cedência às pulsões justicialistas da multidão.
Oficina da Liberdade

O socialismo dos partidos de direita

As preocupações sociais, da esquerda ou da direita, tendem a manifestar o mesmo mal: a crença na possibilidade de melhorar a condição individual e social por via de políticas centralmente desenhadas.
Oficina da Liberdade

O meu voto vai para...

A liberdade das pessoas tende a ser inversamente proporcional ao número de ideias que os partidos têm para a sociedade.
Oficina da Liberdade

Eleições

Há um inimigo principal e outros secundários, o leninismo neste ponto é da maior utilidade.
Oficina da Liberdade

Ainda há 70% de jovens portugueses em Portugal?

Que delírio leva alguém a julgar que, num contexto em que qualquer valor criado é visto com olhos de inveja esquerdalhista, conseguirá acumular o que quer que seja para si ou para os seus?
Oficina da Liberdade

A penosa decisão do Zé

A abstenção consciente é a afirmação de que são todos demasiado maus. Esta não deixa de ser uma opção difícil pois pode beneficiar o PS.
Oficina da Liberdade

Limites do conhecimento e humildade de um Nobel

A humildade geralmente não é encontrada entre aqueles que tentam construir o céu na terra ou que querem salvar o mundo através da tecnocracia.
Oficina da Liberdade

Fumo Branco

Em 10 de Março saberemos se Nicolàs Maduro, na versão ibérica, chegará ao poder.  A UE não deixará derrapar demasiado as contas, valha-nos isso. No mais, que venha a Albânia. Também tem boas praias.
Oficina da Liberdade

Se isto é um liberal?

A grande maioria das pessoas não deixou de ser socialista. Simplesmente não querem ser lembradas disso e preferem que as chamem por outro nome.
Oficina da Liberdade

O fim do dinheiro como o conhecemos

Apostar no fim rápido da expansão inflacionária pode ser prematuro. Se a inflação diminuir conforme previsto, será em resultado da deterioração da economia e dos gastos públicos excessivos.
Oficina da Liberdade

As gémeas

Na ausência de explicações convincentes, resta a suspeita de que era preciso um escândalo novo para ajudar a tapar a cratera aberta pela acumulação de casos, casões e casinhos afectando o PS.
Oficina da Liberdade

A queda

Onde antes indivíduos fortes e independentes geravam sociedades livres, agora a dependência, o infantilismo e a negação da tragédia do mundo impelem a turba para a autoridade reguladora do Estado.
Oficina da Liberdade

Em torno de Oppenheimer II

A verdade que procuramos conhecer sobre o mundo real e que o organiza, transcende a nossa realidade e é externa à nossa razão.
Oficina da Liberdade

Como se levanta um Estado

O paralelismo entre as reformas de Salazar e Milei serve não para demonstrar o paralelismo entre a ideologia dos dois indivíduos, mas para reivindicar a autonomia da Economia.
Oficina da Liberdade

Cavaco

Os sábios, está bom de ver, são todos economistas e não uns quaisquer: daquela variedade única, que só existe na imaginação de Cavaco, que acha nestas matérias o mesmo que Cavaco acha.
Oficina da Liberdade

Por aqui, a Liberdade não avança

A Direita vergonhosa e cobardemente evita posicionar-se sobre o fenómeno Milei e refugia-se em epítetos difamatórios que ilustram a sua néscia preguiça intelectual e o seu oportunismo táctico.
Oficina da Liberdade

A vitória do papão

Ao cidadão holandês, nascido na Frísia ou em Marrocos, não faltam razões de desagrado. Milagre é que ainda não tenha surgido um verdadeiro partido da extrema-direita.
Oficina da Liberdade

A terra onde só deveria jorrar leite e mel

Quando conseguiu finalmente viver décadas de paz, ignora-se o pesadelo de milhões de pessoas em movimento num continente arrasado pela guerra que possibilitou esse sonho: uma Europa de estados-nação.
Oficina da Liberdade

Em torno de Oppenheimer I

Para Oppenheimer a mundividência cristã forneceu uma base de incentivo cultural à busca do conhecimento científico.
Oficina da Liberdade

A ilusão da catástrofe climática

Não há nenhuma necessidade de salvar o planeta, o planeta não precisa de nós para se salvar.
Oficina da Liberdade

Isto pode parecer democracia

A ausência de escolha deriva da impossibilidade de, numa malha apertada de dependências e atavismos, desatar as amarras de quem não as consegue soltar porque não tem mãos livres para desatar.
Oficina da Liberdade

Se isto é um povo

Em Israel não existem humanos, apenas soldados; não existem casas, apenas tanques; não existem mortos, apenas estatísticas. Não há mater dolorosa israelita neste conflito: toda a Pietà é palestiniana.
Oficina da Liberdade

O Hamas e Guterres

Guterres tem o dinamismo de uma preguiça, a determinação de um catavento e a visão de uma toupeira.
Oficina da Liberdade

Cultura Woke

As boas empresas contribuem para a sociedade tendo em linha de conta todos os grupos de interesse em jogo, embora em nome de um objetivo último: o lucro.
Oficina da Liberdade

Passadeira arco-íris

Já defendia há muito, internamente, que a Oficina da Liberdade carecia de uma coluna social.
Oficina da Liberdade

A Igreja Católica é apenas mais uma ONG?

A Exortação reflete uma deterioração na Doutrina Social Católica que se confunde com comentários de factos e probabilidades que são contingentes, variáveis e passíveis de debate legítimo.
Oficina da Liberdade

“E merecem uma resposta”

Já passaram por cá fascistas, comunistas e todos esses totalitarismos sortidos, de maneira que só tenho uma novidade para vos dar: os métodos que usaram são os mesmos que os vossos.
Oficina da Liberdade

Greves e direitos

Os serviços mínimos não garantem nada. O silêncio dos partidos de direita é interesseiro, cego e traduz apenas uma cedência acéfala a uma bandeira da esquerda.
Oficina da Liberdade

Preço do petróleo e intervencionismo estatal

É a primeira vez na história que a transição energética foi decidida por políticos sem permitir que a tecnologia, a concorrência ou o engenho humano apresentassem uma melhor alternativa.
Oficina da Liberdade

¡Viva la Libertad, carajo!

Enquanto que na América do Norte e na Europa a juventude questiona a sua identidade de género, na Argentina a juventude questiona a falta de géneros nos supermercados.
Oficina da Liberdade

O beijo

Reclamam-se leis, polícias, quotas, regulamentos, multas, sanções e campanhas de esclarecimento pagas com dinheiro público, nas quais se estabeleça como indiscutível esta maneira de ver as coisas.
Oficina da Liberdade

O ideal da vida banal

Quanto custará em tédio, aborrecimento e depressão a amputação ilusória da tragédia que revela a verdade do mundo tal qual ele é, sempre foi e sempre será?
Oficina da Liberdade

É possível tentar humanizar o mundo?

É necessário um regresso a um mundo centrado no homem. O homem deve voltar a ser o ponto focal da sociedade e a sua liberdade deve continuar a ser o princípio axial (chave) das nossas ações.
Oficina da Liberdade

Quem define o "discurso de ódio"?

O objectivo último de quem vender às democracias liberais e às suas sociedades livres este monstro demoníaco apelidado de “discurso de ódio” é o condicionamento do que se pode ou não dizer.
Oficina da Liberdade

Chega de confusões

Um sócio minoritário que traga capital não vai definir a política da empresa – isso é o que fazem os sócios maioritários. No Chega sabem bem disso.
Oficina da Liberdade

Fervores e curiosidades do obscurantismo de Louçã

A Igreja de Louçã nunca perdoará João Paulo II pelas suas críticas corajosas e certeiras à ideologia marxista, ao regime soviético e à “teologia da libertação”.
Oficina da Liberdade

JMJ – a Igreja e os Jovens

Após 2000 anos, a fé Católica continua a proporcionar um guia sólido para encontrar propósito e sentido em cada aspecto da vida para muitos jovens.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos