902kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Oficina da Liberdade

Oficina da Liberdade

O Patinho Feio

Por que razão assusta tanto Trump os poderes capazes de moldar a narrativa mediática hoje em dia tornada largamente monotemática?
Oficina da Liberdade

Já não há tempestades como antigamente

Em 230 deputados não é possível garantir que nenhum tire macacos do nariz; nem impedir que alguns levem a modernidade a ponto de se apresentarem praticamente de pijama.
Oficina da Liberdade

Amuos

Qualquer pessoa imune à hipnose mediática entende instantaneamente a palpável ironia desta indignação de Ana Gomes.
Oficina da Liberdade

O meu 25 de Novembro

O 25 de Novembro foi talvez o movimento possível, com demasiados compromissos e concessões, mas claramente uma oportunidade perdida para reformar o País.
Oficina da Liberdade

O novo amanhã

A selecção dos até agora conhecidos membros do Gabinete baseia-se na fidelidade e adesão a algumas ideias axiais que Trump terá. Perdoe-se-me a ingenuidade: não me parece o pior dos critérios.
Oficina da Liberdade

UE: Trump não é uma ameaça, mas uma oportunidade 

Se vir a Europa mudar o seu posicionamento, passando a abraçar a liberdade e abertura económicas, Trump será o primeiro a eliminar tarifas. As suas tarifas, mas também as de Biden e Obama.
Oficina da Liberdade

Só o Povo salva o Povo

Muitos cidadãos de Valência fizeram o que nenhum Estado pode fazer eficientemente porque não é capaz de obter a informação necessária para criar esse processo do nada.
Oficina da Liberdade

Racismo é acusação para tudo: até no futebol

O hábito de acusar alguém de racismo por fazer uma escolha, ou dizer alguma coisa com a qual o grupo acusador não concorda, também já passou para o futebol.
Oficina da Liberdade

Criminalização da burrice ou a burrice da criminal

Defender a liberdade de responsáveis do Chega proferirem dislates ofensivos é defender a nossa liberdade de dizermos coisas acertadas.
Oficina da Liberdade

An nescis quantilla prudentia mundus regatur

Fui beber um sumo de laranja com uma palhinha de papelão embrulhada num saquinho de plástico. Com isso evitei que pandas, baleias e tartarugas morram em consequência da minha irresponsabilidade.
Oficina da Liberdade

80 anos depois ainda no «Caminho para a Servidão»?

Em 1944, Hayek constatou que a perda de liberdade económica geralmente leva à privação de outras liberdades.
Oficina da Liberdade

O Escravo do Poder

Só o som de sirenes nos jardins da Moncloa e luzes azuis intermitentes a reflectir nos tectos do Palácio farão Pedro Sánchez abandonar o cargo.
Oficina da Liberdade

O Orçamento

De reformas nicles, de bodos às clientelas muito, e de salganhada fiscal, escalões disto e daquilo, reduções que talvez não o sejam, isenções a granel e aumento encapotado da punção fiscal – muito.
Oficina da Liberdade

Os Inimigos da Democracia

Quando a liberdade de expressão se vê regulada, limitada, mesmo que em nome do povo, conclui-se que o poder político foi de forma ilegítima usurpado por quem lhe regula aquilo que pode ou não dizer.
Oficina da Liberdade

Imigrações

Podemos ver incêndios sem preocupação de que as imagens incentivem incendiários; mas não podemos conhecer a etnia de criminosos, não vá as pessoas lançarem labéus sobre o grupo étnico ou religioso.
Oficina da Liberdade

Todos pagamos impostos?

Existe uma tendência inelutável para chamar «bem comum» às efabulações ou empolamentos intencionais ou a situações de preferências individuais em que seria desejável uma solução de mercado.
Oficina da Liberdade

O Grande Calafrio

Uma obra que se quer perfeita será sempre inacabada, tal como uma obra que se acaba será necessariamente imperfeita, eis a limitação da realidade humana revelada, como sempre, num paradoxo.
Oficina da Liberdade

A imoderação centrista

O centrismo incorre na imoderação como corolário daquilo que significa ser centrista – a falta de argumentos, a inexistência de algo que possa guiar com profundidade aquilo que propõe como solução.
Oficina da Liberdade

O Rust Belt, a China e a “Nova Direita”

As políticas nacionalistas e neo-mercantilistas respondem de forma populista a exigências de sindicatos poderosos, mas também facilitam a captura legislativa por interesses corporativos rentistas.
Oficina da Liberdade

Como votar nas eleições americanas

Kamala é completamente contra o terrorismo desde que os terroristas, do Hamas e outros, fiquem a salvo de represálias quando se acoitem no meio da população.
Oficina da Liberdade

A Democracia está em Perigo (Parte III)

A pira que os governos estão a atear é a de impor valores à população trabalhadora que resiste em os aceitar, ao mesmo tempo que é forçada a pagar por eles.
Oficina da Liberdade

Elogio a Javier Milei 

Javier Milei demonstrou que é possível dizer sempre a verdade e explicar a dura realidade aos cidadãos e, mesmo assim, que estes votem e apoiem maciçamente as ideias da liberdade.
Oficina da Liberdade

Os mercados precisam mais do que um corte nas taxa

Os riscos acumulam-se lentamente, mas manifestam-se rapidamente. Tendemos a culpar um catalisador em vez da complacência com excessos fiscais e monetários ao longo de anos.
Oficina da Liberdade

A Democracia está em perigo (Parte II)

Quando o que os partidos têm para oferecer é menos riqueza e mais impostos, é normal as pessoas economicamente mais desfavorecidas e que não vivem das esmolas dos governos procurarem uma alternativa.
Oficina da Liberdade

Viagem ao Algarve e ao passado

O meu amigo e todos os moços da nossa idade que conhecíamos tinham justificada esperança de um futuro de muito, ou algum, sucesso em Portugal. Hoje não têm.
Oficina da Liberdade

A Democracia está em perigo

Sob o slogan “o que é democrático é bom” chegamos a uma situação em que um regime de populistas teme agora ser derrubado por outros populistas simplesmente porque a sua popularidade chegou ao fim.
Oficina da Liberdade

A neutralidade carbónica deixa-nos mais pobres

Os governos não têm melhor nem mais informação sobre as necessidades da sociedade e gastam dinheiro que não é deles.
Oficina da Liberdade

Programa Acelerar a Economia

Este paleio dos “desafios” não é inocente: destina-se a inculcar a ideia de que uns senhores políticos e funcionários vão enfrentar a hidra da estagnação a golpes de intervencionismo.
Oficina da Liberdade

Liberdade de imprensa: da censura do bem ao lápis 

A censura é típica de uma ditadura e, por isso, bem se justifica que nos orgulhemos do oposto: a liberdade de imprensa, que deve caracterizar a democracia em que vivemos.
Oficina da Liberdade

Justiça será servida

A existência de um instinto económico que faz o nosso indivíduo fugir às regras coletivas será sempre corrigido das regras que fazem o sucesso das sociedades humanas.
Oficina da Liberdade

2020-30: Três apontamentos sobre uma época

O homem moderno é, acima de tudo, alienado. Mas essa alienação é bem-vinda na medida em que oferece libertação face ao peso da responsabilidade individual.
Oficina da Liberdade

O manifesto dos 50

De onde vem esta tolerância para com o Estado dentro do Estado em que o Ministério Público se transformou, por parte de pessoas que não apreciam o Estado de Direito menos do que eu?
Oficina da Liberdade

França: nas imediações do final da grande mentira?

Eis o paradigma de uma França prisioneira entre duas soluções socialistas: ora o RN e o medo do renascimento de totalitarismos passados, ora a Frente Popular e a ameaça de totalitarismos futuros.
Oficina da Liberdade

Notas de Viagem

O fascismo higiénico tem advogados que vão da Direita à Esquerda e pela porta do “combate” ao sal, ao fumo, às gorduras, passam em tropel os controleiros da vida do próximo a golpes de Directivas.
Oficina da Liberdade

Lamento, Sr. Primeiro-Ministro, mas não

A estratégia de Von der Leyen é um erro colossal, tal como deveria ser evidente para os não-socialistas, em particular o PSD que advoga o contrário dessa política quando aplicada à escala nacional.
Oficina da Liberdade

Usa o teu voto

Por mais que a política europeia se faça de grandes consensos que tentam garantir a continuidade das políticas, no fim do dia, a escolha reside sempre nos cidadãos.
Oficina da Liberdade

Impressões desde o bunker da Liberdade

Mais de 30 anos depois, é com mágoa que constatamos que a ideia que o país tem para a construção europeia continua a ser a preconizada pelo Socialismo.
Oficina da Liberdade

O rebelde obediente

Irremediavelmente perdido nos axiomas do turbilhão propagandista, o rebelde obediente carece do desassombro da especulação que representa via imprescindível para chegar à verdade.
Oficina da Liberdade

Destruir capital como desporto nacional

Porque é que o novo aeroporto precisa da destruição do velho? Seria sinal de que o novo aeroporto é um desperdício porque obriga à destruição desse capital para justificar o investimento.
Oficina da Liberdade

Não vai, nem racha

Se acordos discretos com o Chega já eram difíceis agora ficaram-no mais. De modo que de reformas estamos conversados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.