2024 será um ano de desafios. A nível local parece óbvio que o país está em suspenso até às eleições de 10 de março, dais quais podem sair um novo governo e um novo orçamento. A nível mundial mas com consequências também na nossa realidade, temos os casos flagrantes das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, que, além das terríveis consequências sociais influenciam a nossa economia. 2024 não é um bom ano para se empreender. Certo? Errado!

Olhando para os últimos 15 a 20 anos quando houve um bom ano para se criar, desenvolver ou consolidar um negócio? Sem pensarmos mais do que uns segundos é fácil lembrar a pandemia ou a crise económica de 2007 e 2008 e todas as consequências de ambos os acontecimentos, que perduraram no tempo. Não há anos ideais para se começar a empreender, mas ser empreendedor passa também por ter consciência disso mesmo e por não ter receio do risco. Mas, afinal, com o que podemos contar em 2024?

Tendências para 2024

Seja qual for a etapa em que um empreendedor esteja em 2024, o mais importante é apostar na preparação, conhecer bem a área de atuação a investir e estar a par das tendências. A primeira é a flexibilidade. Cada empreendedor deve preparar o seu negócio da melhor forma possível, mas deve ter consciência que o mundo está em constante mudança e que pode ser necessário mudar de plano, dar passos atrás para que se possa voltar novamente a andar para a frente e alterar o orçamento.

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Um segundo ponto passa por entender que hoje em dia não há negócio sem marketing digital. Os clientes esperam isso na divulgação dos negócios e no atendimento, em questões simples como a forma de pagamento. Já ninguém vai ao multibanco levantar dinheiro para pagar uma consulta quando tem apps de pagamento no bolso. Esta tendência está ligada à terceira tendência: foco no cliente. Os negócios devem pensar no cliente e criar uma experiência positiva, facilitada e totalmente personalizada para estes. Sem digitalização não há negócio no futuro. E falo de um futuro muito próximo.

Por fim, ninguém empreende sozinho. Cada vez mais devemos apostar nos melhores recursos e tê-los ao nosso lado. O empreendedorismo em 2024 passa também por um bom trabalho de equipa, sem esquecer que a formação constante é algo determinante e sem a qual não é possível evoluir.

Os pilares.

Estas tendências assentam em dois grandes pilares. O primeiro, é a atração. Se a atração de clientes é essencial a qualquer negócio, no caso da saúde é ainda mais importante a atração de bons profissionais de saúde, uma vez que não existem em número suficiente para todas as necessidades. Reunir uma boa equipa e esforçar-se para a inspirar todos os dias será o primeiro pilar do empreendedor de 2024.  O segundo pilar é ter uma mente desassossegada. Ou seja, ter a capacidade de procurar soluções inovadoras e novas colaborações que façam a organização crescer e manter-se sempre relevante. O mundo muda todos os dias e um negócio de sucesso hoje, pode não ser amanhã. É preciso acompanhar os tempos e, de preferência, antecipá-los.