Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
"Guerra Traduzida" na Rádio Observador, primeiro episódio desta semana, segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Estamos no dia 726 da invasão russa à Ucrânia. Vamos falar da imprensa dos dois lados do conflito. Hoje começamos com os jornais da Ucrânia, um trabalho do jornalista Rui Casanova. Rui, para começar, alertas vindos do terreno. As tropas ucranianas afirmam que a Rússia está a carregar sobre Zaporizhzhia.
As tropas russas intensificaram nos últimos dias a ofensiva na região de Zaporizhzhia e estão a tentar chegar à aldeia de Robotyne, uma pequena aldeia que foi libertada durante a contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia no ano passado, em 2023. Atualmente, e de acordo com as tropas ucranianas e analistas citados pelo canal TSN, é aqui que se concentram as batalhas. Isto numa altura em que a Rússia assumiu este fim de semana o controle de outro ponto importante na guerra, a cidade de Avdiivka. Depois de Avdiivka, as tropas russas carregam agora sobre Zaporizhzhia. É um tema em destaque a esta hora no canal TSN, que tem várias informações sobre estas batalhas que estão a decorrer atualmente nesta zona da Ucrânia.
Há também detalhes sobre as últimas horas na imprensa ucraniana neste conflito. A informação de que a Ucrânia destruiu mais dois aviões militares da Rússia.
Aconteceu esta manhã. Falamos de um caça modelo Su-34 e outro avião modelo Su-35. O anúncio é feito pelo Exército da Ucrânia nas redes sociais, uma publicação aqui citada pelo jornal Pravda e que é assinada pelo novo líder das Forças Armadas. Passo a citar aqui a expressão utilizada por Oleksandr Syrskyi: "Menos dois aviões das tropas russas. Esta é a nossa terra e o nosso céu. Obrigado a todos pelo trabalho de combate". Foi o que escreveu o novo líder das Forças Armadas da Ucrânia. Anunciou a destruição destes dois aviões militares da Rússia. De resto, não são fornecidos muitos detalhes. Sabemos apenas que estas operações aconteceram na zona leste do país. Não sabemos exatamente onde ou com que armas é que as tropas ucranianas destruíram estes aparelhos da Rússia. Certo é que é uma notícia, como costuma, muito em destaque na imprensa ucraniana.
E falamos também de Volodymyr Zelensky, que visitou tropas ucranianas no terreno, neste caso na região de Kupiansk.
Também é frequente este tipo de notícias e como sempre, os jornais ucranianos dão sempre muito destaque às visitas de Zelensky, seja ao estrangeiro ou ao terreno, como é o caso de hoje. Visitou nas últimas horas tropas ucranianas em Kupiansk. O anúncio é feito pelo gabinete do presidente ucraniano. Foram divulgadas imagens de Zelensky ao lado dos militares no centro de comando em Kupiansk, zona de Kharkiv. Zelensky recebeu relatórios, ouviu dos militares um ponto de situação do que se está a passar no terreno. Condecorou também alguns soldados, como é habitual, pelo esforço na defesa do país. De acordo com o jornal Pravda, foi também discutido o fornecimento de mais armas e equipamentos militares aos ucranianos no terreno. É assim uma notícia em destaque na imprensa ucraniana, nomeadamente aqui no jornal Pravda, que faz manchete com esta informação.
E para fechar, voltamos a falar de Navalny, da morte de Navalny. O tema continua a marcar a atualidade noticiosa na Ucrânia. Estamos a falar do principal opositor russo. Hoje continuamos a ter artigos sobre esta morte de Alexei Navalny.
Sim, porque Yulia Navalnaya, a mulher de Alexei Navalny, vai ser recebida esta segunda-feira em Bruxelas pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27. Um anúncio feito ontem à noite na rede social X pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell. É uma notícia em destaque a esta hora no jornal online Kyiv Post. Diz Josep Borrell que os ministros da União Europeia vão enviar uma forte mensagem de apoio aos ucranianos e uma mensagem a favor da liberdade na Rússia e que vão também honrar a memória de Alexei Navalny. O principal opositor do regime de Vladimir Putin morreu na sexta-feira, aos 47 anos, numa prisão na Sibéria, e de acordo com as autoridades russas, sentiu-se mal depois de uma caminhada. Estava preso há cerca de três anos. É uma notícia que continua em destaque na imprensa ucraniana e também na imprensa estatal russa, como vamos ver no próximo episódio.
São os destaques de hoje da imprensa ucraniana.