Guerra

Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
Estados Unidos da América

EUA vão reduzir soldados no Afeganistão, diz Trump

Atualmente estão cerca de 14 mil soldados norte-americanos no Afeganistão. Trump admitiu que serão retirados 8.600 mas que os EUA terão "sempre uma presença lá".
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Afeganistão

Afeganistão. NATO e governo matam mais que talibãs

241
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, o governo local e a ajuda internacional mataram 717 civis desde janeiro. Os talibãs, 531. O número de vítimas inocentes desceu em 2019.
Coreia do Norte

Mísseis foram aviso, diz Coreia do Norte

Lançamento foi "uma advertência solene aos belicistas militares sul-coreanos", assumiu a Coreia do Norte. Kim Jong-un organizou lançamento e mostrou-se satisfeitos com os mísseis.
Kosovo

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se

Demissão aconteceu esta sexta-feira após ser convocado pelo Tribunal Especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes de guerra no Kosovo, entre 1998 e 2000.
Reino Unido

Génio condenado por ser gay é rosto da nota de 50

178
O matemático, que descodificou comunicações alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que é considerado o pai da inteligência artificial, vai ser o rosto da próxima nota britânica de 50 libras.
Afeganistão

Afeganistão: 5 mortos e 18 feridos em ataque

Um ataque talibã a um hotel na província de Badghis, no oeste do Afeganistão, provocou este sábado a morte a pelo menos cinco pessoas, entre as quais dois insurgentes, e ferimentos em 18.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Iémen

Porque se tornou o Iémen o país de todos os males? /premium

509
O Iémen já era o país mais pobre do mundo árabe — e, quatro anos de guerra depois, vive a maior crise humanitária do mundo. Além das bombas, doenças como a cólera matam a um ritmo imperdoável.
Coreia do Norte

546 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul

Entre janeiro e junho deste ano, 546 norte-coreanos fugiram para o país vizinho, quando em igual período de 2018 tinham sido registados 487. Mais de 32.000 norte-coreanos vivem na Coreia do Sul.
Irão

O culto iraniano que (agora) apoia os EUA /premium

Antes, gritavam "morte à América" e queriam ver o sangue dos americanos a "jorrar pelo chão". Hoje, têm vários amigos na Casa Branca e pagam-lhes fortunas para apoiarem uma guerra contra o Irão.
Guerra

O Irão de 2019 é igual ao Iraque de 2003? /premium

251
O Irão e os EUA podem estar à beira de uma guerra, mas olhar para um possível conflito pelo prisma do Iraque de 2003 é errado. Desta vez, EUA não têm aliados — e enfrentam um inimigo muito mais forte.
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Guerra Colonial

Soldados mortos na guerra colonial serão honrados

183
O ministro da Defesa português lembra que muitos soldados portugueses mortos em África "não foram devidamente reconhecidos". A Liga dos Combatentes fará um plano para "dignificar" esses soldados.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Donald Trump

Trump quer vender armas à Arábia Saudita 

"Uma nova grande venda de bombas à Arábia Saudita" pode estar na mira da Administração Trump. O presidente dos EUA quer "fintar" Congresso e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.
Coreia do Sul

"Biobots". Coreia do Sul vai ter militares robôs

O exército sul-coreano vai trabalhar de perto com empresas nacionais para desenvolver robôs que imitam os movimentos de animais. Primeiros "biobots" devem ser implementados em 2024.
Guerra

EUA e Irão em guerra? 5 perguntas e respostas /premium

130
Em Washington e em Teerão, ninguém admite abertamente um cenário de guerra, mas ambos os lados movimentam-se como se fosse isso mesmo. Estão a fazer bluff ou avançam para uma guerra sem precedentes?
Líbia

Abatido avião de combate das forças de Haftar

Forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli.
Papa Francisco

Papa diz que "é preciso ir limpando" o Vaticano

350
Numa entrevista, o Papa Francisco explicou que Vaticano não está a salvo dos pecados e classificou como "uma injustiça" os países fecharem a portas a quem foge da guerra.
II Guerra Mundial

A tecnologia que quase fez os nazis vencer

866
Do primeiro caça-jato à primeira aeronave em forma de asa delta. A tecnologia aeronáutica nazi quase os fez ganhar a II Guerra Mundial e alimentou os desejos de Hitler, sempre de olhos postos no céu.
Síria

Mais de 370 mil mortos na Síria desde 2011

144
Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entra hoje no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

225
Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Guerra

Paquistão fecha espaço aéreo a voos comerciais

Continua a subir a tensão entre os dois países. Nesta quarta-feira o Paquistão disse ter abatido dois aviões depois de um ataque indiano a uma aldeia em Caxemira que terá provocado seis mortos.
Diplomacia

Seul acredita em acordo de paz entre Trump e Kim

Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, depois de a Guerra da Coreia ter terminado com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz. Trump e Kim reúnem-se esta semana em Hanói.
Nações Unidas

Cerca de 420 milhões crianças em zonas de guerra

Segundo a 'Save the Children', entre 2013 e 2017, mais de meio milhão de crianças morreram por consequências indiretas da guerra, como desnutrição, doenças e falta de cuidados de saúde.
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Armamento

Rússia testa novo sistema de mísseis hipersónicos

O Avangard é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano e foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy. "Vai em direção ao alvo como um meteorito", disse Vladimir Putin.
China

Guerra comercial. China diz agir de forma célere

Os EUA e a China estabeleceram uma trégua comercial, que vai adiar por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas.
Estados Unidos da América

EUA quer negociar fim da guerra no Afeganistão 

Um enviado norte-americano chegou esta terça-feira ao Paquistão para se reunir com a liderança política e militar do país com o intuito de negociar o fim da guerra com o Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento dos EUA faz 23 mortes

Um bombardeamento militar dos EUA a sul do Afeganistão, que tinha como alvo os talibã, fez, pelo menos, 23 mortos civis. A ONU e a NATO vão abrir uma investigação ao caso.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3.657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Síria

Cerca de 10 mil civis retidos em zona de conflitos

A zona restrita do nordeste da Síria ainda é controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico e tem estado sob intensos bombardeamentos das forças internacionais, de acordo com a ONU.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Macau

Macau simula ataque terrorista com armas químicas

O simulacro inclui uma tomada coletiva de reféns, a captura de suspeitos, a contaminação com gás químico e o uso de explosivos e radioativos e será realizado na quinta-feira.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2.332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Líbia

Líbia. 100 corpos encontrados em vala comum

Mais de 100 corpos foram descobertos numa vala comum perto de Sirte, antigo bastião do grupo extremista Estado Islâmico na Líbia recuperado pelas forças governamentais no final de 2016.
Mundo

Rússia envia material de guerra para a Síria

O incidente com o avião russo na semana passada, cuja culpa Moscovo imputa a Israel, é o motivo da decisão de enviar para a Síria material bélico mais moderno e eficaz.
Líbia

Confrontos em Tripoli provocaram 50 mortos

Os combates irromperam na semana passada, quando a Sétima Brigada, milícias de Tarhouna, uma cidade a cerca de 60 quilómetros a sul de Tripoli, atacou os bairros do sul da capital.
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para aceitarem cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU pediu na segunda-feira ao grupo extremista islâmico Talibã que se envolva num novo cessar-fogo no Afeganistão, conforme proposto pelo Presidente do país, Ashraf Ghani.
Estados Unidos da América

Os anos de John McCain como prisioneiro de guerra

Em 1967, o senador americano John McCain foi prisioneiro de guerra no Vietname. Veja no vídeo como o ex-piloto da Marinha viveu os anos na prisão de Hoa Lò, em Hanói.
Estado Islâmico

Mataram-lhe os 5 filhos. Avó cuida de 22 netos

197
Sana tem 60 anos e ficou a tomar conta de 22 netos quando o Estado Islâmico assassinou os seus 5 filhos, pais das crianças. Sobrevive de donativos e aguarda ajuda do governo.
Iémen

Iémen. O que se passa na guerra que todos ignoram? /premium

2.741
A 9 de agosto, um míssil da Arábia Saudita matou 40 crianças a bordo de um autocarro. É o episódio mais chocante de uma guerra longa, complexa e muito ignorada. Saiba, afinal, o que se passa no Iémen.
Conflitos

Merkel e Putin de acordo sobre Ucrânia e Síria

Merkel e Putin dizem que acordos de Minsk devem ser a base para resolver o conflito na Ucrânia. Evitar catástrofe humanitária na Síria é uma necessidade, defendem.
Guerra

Iémen. Bomba que matou crianças fabricada nos EUA

293
Números de série da bomba guiada por laser indicam que foi vendida no âmbito de um acordo de venda de armamento aprovado pelo Departamento de Estado norte-americano.
Ajuda Humanitária

Já 4.400 trabalhadores humanitários foram atacados

A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa lembrou os milhares de trabalhadores humanitários vítimas de ataques nos últimos 20 anos.
Angola

Restos mortais de Savimbi devolvidos à UNITA

O Presidente de Angola assumiu que vai empenhar-se "pessoalmente" no processo de exumação dos restos mortais do antigo líder da UNITA Jonas Savimbi, abatido durante a guerra civil angolana em 2002.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Síria

Síria. Destruição avaliada em 345 mil milhões

Mais de metade da população síria que existia antes do início do conflito fugiu do país ou foi deslocada nos últimos sete anos, enquanto se apontam 350.000 mortos no mesmo período.
Costa do Marfim

Ex-primeira-dama da Costa do Marfim libertada

A libertação da antiga primeira-dama costa-marfinense Simone Gbagbo foi esta quarta-feira ordenada pelo procurador Richard Adou, de acordo com um jornalista da AFP em Abidjan, capital do país.
Coreia do Norte

Austrália pede restos mortais de soldados 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália disse que pediu ao seu homólogo norte-coreano a recuperação dos corpos dos 43 soldados australianos desaparecidos na Guerra da Coreia.
Coreia do Norte

Restos mortais de militares chegam aos EUA

Os restos mortais de dezenas de soldados norte-americanos que combateram durante a Guerra da Coreia chegaram quarta-feira aos Estados Unidos da América, 65 anos após o fim do conflito.
Coreia do Norte

EUA. Pyongyang entrega restos mortais de soldados

Um avião militar dos Estados Unidos aterrou numa base aérea sul-coreana, após ter recolhido, na Coreia do Norte, restos mortais de soldados norte-americanos que combateram na Guerra da Coreia.
Cabul

Ataque em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico

Ao número de mortos somam-se mais 60 feridos. As vítimas encontravam-se a celebrar, juntou ao aeroporto, o regresso do do general Abdul Rashid Dostum.
Afeganistão

11 mortos e 14 feridos em explosão no Afeganistão

O temido e poderoso senhor da guerra do norte do país tinha regressado depois de passar um ano exilado. A rebentação deu-se no momento em que saia do aeroporto, num carro blindado.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)