480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guerra

Gabinete de Guerra

"Zaporíjia passou de objetivo a alvo militar"

Tensão em Zaporíjia "serve para obrigar a comunidade internacional a pressionar a Ucrânia". Análise do Major-general Arnaut Moreira, e do Professor António José Telo, aos avanços militares na Ucrânia.
Coreia do Norte

Putin e Kim Jong-un trocam cartas de "amizade"

Vladimir Putin e Kim Jong-un trocaram cartas e fizeram questão de tornar pública a correspondência para mostrar o apoio bilateral entre os dois países e a solidariedade entre líderes.
Gás Natural

Gás. A ligação que todos pedem (falta a França)

Com a crise do gás russo, o chanceler alemão tornou-se o maior aliado de Portugal e Espanha na luta pela interligação com a Europa. A pressão cresce sobre o bloqueio francês. Oito respostas.
A Guerra Traduzida

António Guterres é "advogado do diabo"

Membro da administração de Zaporíjia acredita que Secretário-Geral das Nações Unidas está a assumir o lado ucraniano quando defende perímetro de segurança em torno da central nuclear
A Guerra Traduzida

Criança arrecada dinheiro a cantar

Uma criança arrecada dinheiro para as forças armadas ucranianas a cantar. O Parlamento da Letónia foi alvo de um ciber ataque por parte da Rússia.
A Guerra Traduzida

Guerra provoca crescimento de mercado de órgãos

Um cineasta russo, apoiante de Putin, diz que o conflito está a levar a um aumento do mercado de órgãos, que estão a ser retirados dos militares mortos em combate
A Guerra Traduzida

Ucrânia recebeu ajuda médica de 35 países

Em 6 meses de guerra, a Ucrânia recebeu ajuda humanitária médica de 35 países. A história de trigémeos que ganharam nomes simbólicos.
Guerra na Ucrânia

O que se sabe ao 169.º dia de guerra na Ucrânia?

O 169.º dia de conflito na Ucrânia arrancou com relatos de ataques à cidade de Kharkiv durante a madrugada e a divulgação de imagens de satélite que mostraram a destruição na base área da Crimeia.
Estados Unidos da América

Fumo tóxico. Biden assina lei para veteranos

A legislação é a "maior em mais de três décadas" na área e também uma vitória pessoal para o Presidente, que perdeu o filho mais velho vítima de cancro — anos depois de servir no Iraque.
A Guerra Traduzida

Militares ucranianos serão julgados em Mariupol

O primeiro Tribunal para julgar prisioneiros de guerra ucranianos poderá ser em Mariupol. Uma comunidade estrangeira quer ajudar a Rússia na guerra com a Ucrânia
A Guerra Traduzida

Explosão na Crimeia dá origem a memes

A explosão das últimas horas na Crimeia deu origem a vários memes irónicos na Ucrânia. O casamento entre uma russa e um militar ucraniano está difícil de registar.
A Guerra Traduzida

Rússia quer aumentar vigilância da população

A Rússia está a ponderar reunir os dados biometricoa da população sem pedir autorização. Em Zaporijia, o código penal russo já está a ser aplicado
A Guerra Traduzida

Comprador recusa cereais ucranianos

Um comprador de cereais no Líbano recusou receber cereais ucranianos por terem chegado demasiado tarde. A situação em Zaporíjia levou a um apelo ucraniano.
Guerra na Ucrânia

Ex-ministro da Defesa ucraniano acusado de traição

Mikhailo Yezhel foi acusado de alta traição por, em 2010, ter aprovado os documentos necessários para a implementação dos "Acordos de Kharkiv", que criou condições para a permanência da frota russa.
Taiwan

Navio de guerra mais poderoso do mundo é chinês

Chama-se Nanchang, é considerado o navio de guerra mais poderoso do mundo e um verdadeiro arsenal flutuante. Já está nas proximidades de Taiwan e tem capacidade para mais de 300 tripulantes a bordo.
A Guerra Traduzida

Deputado russo ameaça matar jornalista alemão

Um deputado russo ameaçou num programa televisivo matar um correspondente do Bild na Ucrânia. Na Rússia, familiares dos militares pedem o regresso a casa
A Guerra Traduzida

Identificado homem suspeito de castrar ucraniano

Foi identificado o homem suspeito de torturar um militar ucraniano. Aumenta a preocupação quanto à central de Zaporíjia.
Gabinete de Guerra

O "terror nuclear" em Zaporíjia

"Guerra selvagem desde início." Análise dos ataques à Central de Zaporíjiade por Luís Tomé, especialista em assuntos internacionais, e do professor de História na Academia Militar António José Telo.
A Sexta Coluna

As guerras começam no Verão

As duas grandes guerras do séc. XX começaram no Verão. Agora que da Ucrânia e de Taiwan nos chegam sinais de fogo, será que a dissuasão nuclear ainda vale como protecção contra escaladas?
A Guerra Traduzida

Detido homem suspeito de terrorismo

Um homem foi detido por suspeita de estar a preparar um ataque terrorista. A Rússia admite negociar troca de prisioneiros com EUA mediante condições.
A Guerra Traduzida

Ucrânia critica relatório da Amnistia

A Amnistia Internacional acusa a Ucrânia de colocar civis em risco. Kiev nega. Um casal desentendeu-se por causa da guerra.
A Guerra Traduzida

Venda de carros novos cai quatro vezes na Rússia

Notícias dos jornais russos mostram efeitos da “operação especial” na economia. De acordo com a Amnistia Internacional, Ucrânia viola leis da guerra com a instalação de bases em zonas residenciais
Resposta Pronta

China. "Guerra com Taiwan é uma guerra mundial"

Maria João Tomás, especialista em Assuntos do Médio Oriente acredita que a guerra "não interessa à China" e que os exercícios militares em Tawain depois da visita de Nancy Pelosi são manobras de força
A Guerra Traduzida

Putin terá participado em rituais de magia negra

O presidente russo terá decidido bombardear algumas regiões depois de ter participado em rituais de magia negra. O que se passa por estes dias em Mariupol?
Resposta Pronta

Taiwan. "Não interessa à China entrar numa guerra"

Maria João Tomás, especialista em estudos da Ásia, diz que “objetivos económicos” impedem China de uma guerra. Nos dois blocos que se estão a criar, interessa ao EUA ter “pontos de apoio na Ásia”.
Noticiário

6h. China inicia exercícios militares em Taiwan

A China cumpre assim a promessa feita na segunda-feira. Taiwan já reagiu, e garante que não quer alimentar uma escalada de tensão, mas vai responder se soberania for posta em causa.
Noticiário

5h. UE condena tensão entre China e Taiwan

Numa publicação no Twitter, Josep Borrell escreve que “não há justificação para usar visita de Nancy Pelosi como pretexto para atividade militar agressiva no Estreito de Taiwan"
A Guerra Traduzida

Antigo chanceler alemão encontra-se com Putin

No dia em que líder russo se encontra com Schröder, Scholz garante que turbina necessária ao Nord Stream está pronta e pode ser instalada. Kremlin acusa Casa Branca de ataques informáticos
A Guerra Traduzida

Prejuízos na Ucrânia ultrapassam 100 mil milhões

A destruição causada pela guerra na Ucrânia já causou prejuízos superiores a 100 mil milhões de dólares. O número de casos de Covid19 está a subir.
Noticiário

5h. Taiwan agradece visita dos EUA 

Mesmo sob ameaça da China, Presidente da Câmara dos Representantes norte-americana prossegue visita. E ainda, António Costa faz contas à poupança energética.
Noticiário

2h. China ameaça mas EUA estão "preparados"

Em causa está a viagem de Nancy Pelosi a Taiwan. China avisa que vai avançar com operação militar ainda esta noite. Presidente da Câmara dos Representantes reúne-se hoje com presidente de Taiwan.
Noticiário

1h. Energia: Costa mostra poupança portuguesa

Numa publicação no Twitter, o Primeiro Ministro mostra um gráfico que demonstra ganhos de 15%. Quem não fica convencido é o PSD e o Chega, que pedem mais explicações
A Guerra Traduzida

H&M reabre lojas na Rússia e já há filas

Marca sueca reabriu em centros comerciais de Moscovo sem alterar os preços. Kremlin publica uma nova sebenta com instruções para os meios de comunicação social se referirem à "operação especial"
A Guerra Traduzida

Site ajuda a procurar crianças desaparecidas

Entrou em funcionamento um site que permite ajudar a procurar crianças desaparecidas. Procurador reage ao vídeo de militar supostamente castrado.
Noticiário

4h. Cereais. Rússia não convence Zelensky

Presidente ucraniano afirma que a saída do primeiro navio do porto de Odessa é um bom sinal, mas pede cautela com expectativas. Ainda, Ministro do Ambiente garante que se mantém preço da energia.
Noticiário

3h. Estatuto SNS. Para Montenegro "não resolve"

Líder do PSD diz ainda que o Governo é ineficaz a evitar a degradação do Serviço Nacional de Saúde. Ainda, Zelensky cauteloso com acordo de exportação de cereais.
Noticiário

1h. "Foi justiça". EUA matam líder da Al-Qaeda

Ayman al-Zawahiri não resistiu a um ataque de um míssil norte-americano, em Cabul, no Afeganistão. O presidente norte-americano avisa ainda a Al-Qaeda: "Vamos atrás de vocês, onde quer que seja"
Guerra na Ucrânia

Trump: Ucrânia deveria ter "renunciado" à Crimeia

O ex-Presidente dos Estados Unidos diz que Putin nunca quis uma guerra na Ucrânia, mas agora que a começou quer conquistar "o país todo". "Eu penso que é  difícil fazer um acordo."
A Guerra Traduzida

Operações da OBI na Rússia vendidas por 1 euro

Grandes empresas ocidentais continuam a vender operações na Rússia. No dia em saiu o primeiro navio de cereais, porta-voz do governo russo fala em notícia positiva
A Guerra Traduzida

Empresário dos cereais morre em Mykolayiv

Na véspera do primeiro carregamento de cereais sair de Odessa, um empresário do setor dos grãos morreu num bombardeamento. Um designer é criticado por falar em russo.
Noticiário

8h. Ucrânia. Já partiu primeiro navio com cereais

A confirmação é deixada pelo ministro da Defesa da Turquia. O navio deve chegar a Istambul na quarta-feira. Ainda neste jornal, os empresários já registam cancelamentos por causa dos incêndios.
Noticiário

2h. Cancro no pulmão. Tabaco provoca 90% dos casos

Especialistas alertam para o diagnóstico precoce, na véspera do Dia Mundial do Cancro no Pulmão. E ainda, governo garante que fatura da eletricidade não vai ter alterações.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.