Guerra
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
Mundo

Etiópia admite guerra com o Egito por barragem

O primeiro-ministro etíope fez a primeira aparição pública desde que ganhou o prémio da paz. Em declarações sobre a Grande Barragem do Renascimento Etíope, admitiu guerra caso o Egito recorra à força.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Estados Unidos da América

EUA enviam mais 1.800 soldados para Arábia Saudita

O Pentágono anunciou que vai enviar mais 1.800 soldados norte-americanos para a Arábia Saudita como resposta aos ataques a refinarias petrolíferas na região.
Donald Trump

PR ucraniano nega ter sido chantageado por Trump

Presidente ucraniano negou esta quinta-feira ter sido chantageado por Trump. "Somos um país independente, temos relações com muitos países", não apenas os EUA”, afirma o Zelensky.
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Líder de milícia ruandesa declarado morto

Sylvestre Mudacumura, líder de um grupo rebelde hutu ruandês, era um dos homens mais procurados na RDCongo, tendo sido abatido numa região onde estão presentes dezenas de grupos rebeldes.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Guerra

Como seria uma guerra nuclear entre EUA e Rússia?

542
Simulação científica de Princeton mostra que conflito "convencional" escalaria para guerra nuclear e causaria mais de 90 milhões de vítimas em horas. Rússia seria primeira a avançar, com ogivas.
Drones

Ex-funcionária da Google fala em robots assassinos

203
A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou, demitiu-se e juntou-se a uma causa. Agora, alerta para o perigo destas armas que, diz, podem originar uma guerra.
Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
Estados Unidos da América

EUA vão reduzir soldados no Afeganistão, diz Trump

Atualmente estão cerca de 14 mil soldados norte-americanos no Afeganistão. Trump admitiu que serão retirados 8.600 mas que os EUA terão "sempre uma presença lá".
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Afeganistão

Afeganistão. NATO e governo matam mais que talibãs

241
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, o governo local e a ajuda internacional mataram 717 civis desde janeiro. Os talibãs, 531. O número de vítimas inocentes desceu em 2019.
Coreia do Norte

Mísseis foram aviso, diz Coreia do Norte

Lançamento foi "uma advertência solene aos belicistas militares sul-coreanos", assumiu a Coreia do Norte. Kim Jong-un organizou lançamento e mostrou-se satisfeitos com os mísseis.
Kosovo

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se

Demissão aconteceu esta sexta-feira após ser convocado pelo Tribunal Especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes de guerra no Kosovo, entre 1998 e 2000.
Reino Unido

Génio condenado por ser gay é rosto da nota de 50

178
O matemático, que descodificou comunicações alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que é considerado o pai da inteligência artificial, vai ser o rosto da próxima nota britânica de 50 libras.
Afeganistão

Afeganistão: 5 mortos e 18 feridos em ataque

Um ataque talibã a um hotel na província de Badghis, no oeste do Afeganistão, provocou este sábado a morte a pelo menos cinco pessoas, entre as quais dois insurgentes, e ferimentos em 18.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Iémen

Porque se tornou o Iémen o país de todos os males? /premium

509
O Iémen já era o país mais pobre do mundo árabe — e, quatro anos de guerra depois, vive a maior crise humanitária do mundo. Além das bombas, doenças como a cólera matam a um ritmo imperdoável.
Coreia do Norte

546 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul

Entre janeiro e junho deste ano, 546 norte-coreanos fugiram para o país vizinho, quando em igual período de 2018 tinham sido registados 487. Mais de 32.000 norte-coreanos vivem na Coreia do Sul.
Irão

O culto iraniano que (agora) apoia os EUA /premium

Antes, gritavam "morte à América" e queriam ver o sangue dos americanos a "jorrar pelo chão". Hoje, têm vários amigos na Casa Branca e pagam-lhes fortunas para apoiarem uma guerra contra o Irão.
Guerra

O Irão de 2019 é igual ao Iraque de 2003? /premium

251
O Irão e os EUA podem estar à beira de uma guerra, mas olhar para um possível conflito pelo prisma do Iraque de 2003 é errado. Desta vez, EUA não têm aliados — e enfrentam um inimigo muito mais forte.
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Guerra Colonial

Soldados mortos na guerra colonial serão honrados

183
O ministro da Defesa português lembra que muitos soldados portugueses mortos em África "não foram devidamente reconhecidos". A Liga dos Combatentes fará um plano para "dignificar" esses soldados.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Donald Trump

Trump quer vender armas à Arábia Saudita 

"Uma nova grande venda de bombas à Arábia Saudita" pode estar na mira da Administração Trump. O presidente dos EUA quer "fintar" Congresso e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.
Coreia do Sul

"Biobots". Coreia do Sul vai ter militares robôs

O exército sul-coreano vai trabalhar de perto com empresas nacionais para desenvolver robôs que imitam os movimentos de animais. Primeiros "biobots" devem ser implementados em 2024.
Guerra

EUA e Irão em guerra? 5 perguntas e respostas /premium

130
Em Washington e em Teerão, ninguém admite abertamente um cenário de guerra, mas ambos os lados movimentam-se como se fosse isso mesmo. Estão a fazer bluff ou avançam para uma guerra sem precedentes?
Líbia

Abatido avião de combate das forças de Haftar

Forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli.
Papa Francisco

Papa diz que "é preciso ir limpando" o Vaticano

350
Numa entrevista, o Papa Francisco explicou que Vaticano não está a salvo dos pecados e classificou como "uma injustiça" os países fecharem a portas a quem foge da guerra.
II Guerra Mundial

A tecnologia que quase fez os nazis vencer

866
Do primeiro caça-jato à primeira aeronave em forma de asa delta. A tecnologia aeronáutica nazi quase os fez ganhar a II Guerra Mundial e alimentou os desejos de Hitler, sempre de olhos postos no céu.
Síria

Mais de 370 mil mortos na Síria desde 2011

144
Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entra hoje no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

225
Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Guerra

Paquistão fecha espaço aéreo a voos comerciais

Continua a subir a tensão entre os dois países. Nesta quarta-feira o Paquistão disse ter abatido dois aviões depois de um ataque indiano a uma aldeia em Caxemira que terá provocado seis mortos.
Diplomacia

Seul acredita em acordo de paz entre Trump e Kim

Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, depois de a Guerra da Coreia ter terminado com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz. Trump e Kim reúnem-se esta semana em Hanói.
Nações Unidas

Cerca de 420 milhões crianças em zonas de guerra

Segundo a 'Save the Children', entre 2013 e 2017, mais de meio milhão de crianças morreram por consequências indiretas da guerra, como desnutrição, doenças e falta de cuidados de saúde.
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Armamento

Rússia testa novo sistema de mísseis hipersónicos

O Avangard é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano e foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy. "Vai em direção ao alvo como um meteorito", disse Vladimir Putin.
China

Guerra comercial. China diz agir de forma célere

Os EUA e a China estabeleceram uma trégua comercial, que vai adiar por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas.
Estados Unidos da América

EUA quer negociar fim da guerra no Afeganistão 

Um enviado norte-americano chegou esta terça-feira ao Paquistão para se reunir com a liderança política e militar do país com o intuito de negociar o fim da guerra com o Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento dos EUA faz 23 mortes

Um bombardeamento militar dos EUA a sul do Afeganistão, que tinha como alvo os talibã, fez, pelo menos, 23 mortos civis. A ONU e a NATO vão abrir uma investigação ao caso.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Síria

Cerca de 10 mil civis retidos em zona de conflitos

A zona restrita do nordeste da Síria ainda é controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico e tem estado sob intensos bombardeamentos das forças internacionais, de acordo com a ONU.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Macau

Macau simula ataque terrorista com armas químicas

O simulacro inclui uma tomada coletiva de reféns, a captura de suspeitos, a contaminação com gás químico e o uso de explosivos e radioativos e será realizado na quinta-feira.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Líbia

Líbia. 100 corpos encontrados em vala comum

Mais de 100 corpos foram descobertos numa vala comum perto de Sirte, antigo bastião do grupo extremista Estado Islâmico na Líbia recuperado pelas forças governamentais no final de 2016.
Mundo

Rússia envia material de guerra para a Síria

O incidente com o avião russo na semana passada, cuja culpa Moscovo imputa a Israel, é o motivo da decisão de enviar para a Síria material bélico mais moderno e eficaz.
Líbia

Confrontos em Tripoli provocaram 50 mortos

Os combates irromperam na semana passada, quando a Sétima Brigada, milícias de Tarhouna, uma cidade a cerca de 60 quilómetros a sul de Tripoli, atacou os bairros do sul da capital.
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para aceitarem cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU pediu na segunda-feira ao grupo extremista islâmico Talibã que se envolva num novo cessar-fogo no Afeganistão, conforme proposto pelo Presidente do país, Ashraf Ghani.
Estados Unidos da América

Os anos de John McCain como prisioneiro de guerra

Em 1967, o senador americano John McCain foi prisioneiro de guerra no Vietname. Veja no vídeo como o ex-piloto da Marinha viveu os anos na prisão de Hoa Lò, em Hanói.
Estado Islâmico

Mataram-lhe os 5 filhos. Avó cuida de 22 netos

197
Sana tem 60 anos e ficou a tomar conta de 22 netos quando o Estado Islâmico assassinou os seus 5 filhos, pais das crianças. Sobrevive de donativos e aguarda ajuda do governo.
Iémen

Iémen. O que se passa na guerra que todos ignoram? /premium

2741
A 9 de agosto, um míssil da Arábia Saudita matou 40 crianças a bordo de um autocarro. É o episódio mais chocante de uma guerra longa, complexa e muito ignorada. Saiba, afinal, o que se passa no Iémen.
Conflitos

Merkel e Putin de acordo sobre Ucrânia e Síria

Merkel e Putin dizem que acordos de Minsk devem ser a base para resolver o conflito na Ucrânia. Evitar catástrofe humanitária na Síria é uma necessidade, defendem.
Guerra

Iémen. Bomba que matou crianças fabricada nos EUA

293
Números de série da bomba guiada por laser indicam que foi vendida no âmbito de um acordo de venda de armamento aprovado pelo Departamento de Estado norte-americano.
Ajuda Humanitária

Já 4.400 trabalhadores humanitários foram atacados

A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa lembrou os milhares de trabalhadores humanitários vítimas de ataques nos últimos 20 anos.
Angola

Restos mortais de Savimbi devolvidos à UNITA

O Presidente de Angola assumiu que vai empenhar-se "pessoalmente" no processo de exumação dos restos mortais do antigo líder da UNITA Jonas Savimbi, abatido durante a guerra civil angolana em 2002.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Síria

Síria. Destruição avaliada em 345 mil milhões

Mais de metade da população síria que existia antes do início do conflito fugiu do país ou foi deslocada nos últimos sete anos, enquanto se apontam 350.000 mortos no mesmo período.
Costa do Marfim

Ex-primeira-dama da Costa do Marfim libertada

A libertação da antiga primeira-dama costa-marfinense Simone Gbagbo foi esta quarta-feira ordenada pelo procurador Richard Adou, de acordo com um jornalista da AFP em Abidjan, capital do país.
Coreia do Norte

Austrália pede restos mortais de soldados 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália disse que pediu ao seu homólogo norte-coreano a recuperação dos corpos dos 43 soldados australianos desaparecidos na Guerra da Coreia.
Coreia do Norte

Restos mortais de militares chegam aos EUA

Os restos mortais de dezenas de soldados norte-americanos que combateram durante a Guerra da Coreia chegaram quarta-feira aos Estados Unidos da América, 65 anos após o fim do conflito.
Coreia do Norte

EUA. Pyongyang entrega restos mortais de soldados

Um avião militar dos Estados Unidos aterrou numa base aérea sul-coreana, após ter recolhido, na Coreia do Norte, restos mortais de soldados norte-americanos que combateram na Guerra da Coreia.
Cabul

Ataque em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico

Ao número de mortos somam-se mais 60 feridos. As vítimas encontravam-se a celebrar, juntou ao aeroporto, o regresso do do general Abdul Rashid Dostum.
Afeganistão

11 mortos e 14 feridos em explosão no Afeganistão

O temido e poderoso senhor da guerra do norte do país tinha regressado depois de passar um ano exilado. A rebentação deu-se no momento em que saia do aeroporto, num carro blindado.
Afeganistão

Senhor da guerra no Afeganistão voltou a Cabul

O general Abdul Rashid Dostum, temido e poderoso senhor da guerra do norte do Afeganistão e primeiro vice-presidente, regressou a Cabul após um ano de exílio. Foi recebido como um herói.
Coreia do Norte

Pyongyang impõe condições para reunir famílias

A Coreia do Norte anunciou que a próxima reunião de famílias separadas pela guerra pode ficar comprometida caso a Coreia do Sul não entregue de imediato alguns cidadãos norte-coreanos.
Paquistão

Bombista suicida no Paquistão causa 124 mortos

Com o aproximar das eleições de 25 de julho, vários ataques terroristas reivindicados pelos talibãs paquistaneses têm instalado um clima de medo e tensão
Síria

270 mil pessoas deslocadas no sul da Síria

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Andrey Mahecic, este é o maior deslocamento na região desde o início do conflito.
Equipamento Militar

Google não quer inteligência artificial em armas

A empresa divulgou os seus princípios no desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial. Colaboração com projetos de defesa militar vai continuar, mas de armas que façam mal a humanos não.
Mundo

Mais de 100 mortos em batalha no porto de Hodeida

Hodeida, no Mar Vermelho, é o principal porto de entrada para importações e ajuda humanitária ao Iémen, um país pobre e devastado pela guerra desde 2015.
Mundo

1,2 mil milhões de crianças em risco 

297
Um relatório divulgado pela organização não-governamental Save the Children revela que as ameaças por guerras, pobreza extrema e discriminação são reais e comuns em 20 países,
Afeganistão

Confirmados 12 mortos em novo ataque

Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas num ataque perpetrado hoje contra um centro de registo eleitoral na região leste do Afeganistão, segundo informações das autoridades locais.
Crise dos Refugiados

Trinta mil afegãos entraram ilegalmente na Turquia

Perto de 30 mil afegãos entraram ilegalmente na Turquia desde o início do ano, disse o ministro do Interior turco, um aumento muito significativo ao qual Ancara respondeu com expulsões em massa.
Coreia do Sul

Presidente sul-coreano defende tratado de paz

Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, defende um tratado de paz para encerrar, de forma oficial, a Guerra da Coreia, que foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte.
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Conflito na Síria

O que aconteceu e o que pode acontecer na Síria

Donald Trump declarou "missão cumprida", mas Síria e Rússia dizem que estragos são "menores". Russos alertam para "consequências", mas os EUA, França e Reino Unido rejeitam invadir a Síria.
Síria

Macron diz que convenceu Trump a ficar na Síria - como aconteceu

491
Macron disse numa entrevista que convenceu Trump a ficar na Síria a "longo prazo". Assad reúne-se com deputados russos e tropas sírias avançam sobre reduto do Estado Islâmico perto de Damasco.
Rússia

TV russa ensina a sobreviver a guerra apocalíptica

Um jornalista da televisão estatal russa deu conselhos sobre como a população se deve preparar para uma guerra apocalíptica. O momento surge depois da tensão entre Rússia e Ocidente ter aumentado.
Conflitos

Rússia diz que ataque na Síria foi encenado

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, disse esta sexta-feira que o ataque químico na Síria foi encenado por um país que está na primeira linha de uma campanha russófoba.
Conflitos

Risco de conflito é o mais alto desde Guerra Fria

Análise que a consultora de risco político AON fez a quase 200 países a nível mundial conclui que o risco de violência política aumentou pelo terceiro ano consecutivo.
Guerra

Síria. 500 pessoas foram expostas a químicos

Relatos recolhidos pela Organização Mundial de Saúde junto de parceiros na Síria indicam que cerca de 500 pacientes revelam sinais de exposição a químicos tóxicos após o ataque de sábado em Douma.
Terrorismo

Ataque em santuário xiita de Cabul mata 26 pessoas

Um homem-bomba matou hoje 26 pessoas num ataque perto de um santuário xiita em Cabul. O vice-porta-voz do Ministério do Interior afegão adiantou ainda que outras 18 pessoas ficaram feridas.
Conflito na Síria

Ghouta. Pelo menos 20 civis mortos em 24 horas

Sete civis foram mortos esta segunda-feira e 13 no domingo à noite, na região de Douma, Ghouta oriental. Desde 18 de fevereiro, mais de 1.400 civis morreram devido aos bombardeamentos.
Síria

Aviação russa acusada de 64 mortes em Ghouta

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos adiantou que 64 das 76 mortes de civis ocorridas sexta-feira em Ghouta Oriental resultaram de bombardeamentos da aviação russa.
Síria

Bombardeamento turco causa 18 mortos

Pelo menos 18 pessoas morreram na sequência de bombardeamentos russos, na cidade de Afrine. Recep Tayyip Erdogan assegura que vai continuar com a operação militar até dominar o enclave sírio.
Síria

Exército sírio entrou em cidade de Ghouta Oriental

O exército sírio conseguiu entrar numa cidade-chave do enclave de Ghouta Oriental, sujeita a intensos bombardeamentos, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Guerra na Síria já matou mais de 350 mil pessoas

"Desde 15 de março de 2011 foram mortas 353.935 pessoas", segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. A UNICEF diz que 2018 se anuncia ainda mais sombrio.
Síria

Pelo menos 45 civis foram mortos em Ghouta 

Os bombardeamentos em Ghouta oriental mataram esta quarta-feira 45 civis. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos diz que a maioria foi morta por ataques russos.
Conflito na Síria

800 civis mortos em Ghouta desde 18 de fevereiro

Pelo menos 800 civis, incluindo 177 crianças, foram mortos em bombardeamentos em Ghouta oriental desde 18 de fevereiro, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Síria

Ajuda da ONU sai de Ghouta sem esvaziar 9 camiões

171
O comboio humanitário que entrou no feudo rebelde de Ghouta oriental, perto da capital da Síria, retirou-se ao início da noite sem ter entregue toda a carga, distribuída "no meio de bombardeamentos".
Síria

Macron pede pressão russa para trégua em Ghouta

O presidente francês pediu "medidas reais e concretas" a Vladimir Putin para pressionar o regime sírio quanto a uma trégua em Ghouta. Esta segunda-feira morreram mais 44 civis em bombardeamentos.
Síria

44 mortos em ataques aéreos do regime em Ghouta

Pelo menos 44 pessoas morreram esta segunda-feira em Ghouta depois de novos ataques aéreos do regime de Bashar al-Assad. Desde 18 de fevereiro já morreram mais de 700 civis naquela região.
Síria

Bombardeamentos em Ghouta antes de nova trégua

Vários aviões militares não identificados bombardearam Ghouta oriental antes do início da nova trégua humanitária. Os ataques não causaram vítimas.
Síria

ONU. Trégua humanitária na Síria foi violada

123
O general russo Viktor Pankov dá conta de "bombardeamentos massivos", impedindo a retirada de civis sírios de Ghouta Oriental. A trégua humanitária foi decretada na segunda-feira por Moscovo.
Síria

Ghouta. Foi estabelecido corredor humanitário 

As autoridades sírias criaram um corredor para retirar civis de Ghouta oriental. Um canal de televisão sírio divulgou imagens do corredor humanitário junto a um campo de refugiados palestinianos.
Nações Unidas

Nações Unidas denunciam "matadouros" humanos

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos do Homem denunciou hoje a existência de "matadouros de seres humanos" na Síria, República Democrática do Congo, Burundi, Iémen e Birmânia.
Conflito na Síria

Morreram mais de 90 pessoas em menos de um dia

156
Morreram mais de 90 pessoas em menos de 24 horas na zona de Ghouta oriental. Há ainda 470 pessoas feridas, algumas das quais em situação crítica, pelo que o número de vítimas mortais pode aumentar.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Conflito na Síria

Turquia reinicia bombardeamentos na Síria

Os aviões turcos não sobrevoavam a região desde o derrube de um avião russo a 3 de fevereiro pela oposição síria. Após esta pausa, os ataques provocaram pelo menos dois mortos entre os civis.
Síria

36 mortos em ataques a zona jihadista na Síria

Vários bombardeamentos na região de Goutha oriental, na Síria, fizeram 36 mortos, incluindo dez crianças. Goutha oriental é um dos últimos bastiões jihadistas no país.
Iraque

EUA estão a diminuir o número de tropas no Iraque

O número de tropas norte-americanas destacadas no Iraque diminuiu desde que foi proclamada a derrota sobre o Estado Islâmico. Armas e equipamento militar estão a ser transferidos para o Afeganistão.
Londres

I Guerra. Soldados portugueses vão ter homenagem

1298
Os soldados portugueses mortos durante a I Guerra Mundial vão ser homenageados com um vitral numa igreja em Londres a inaugurar em abril, no 100º. aniversário da batalha de La Lys.
Iémen

Mais de 32 mil iemenitas deslocados em dois meses

A intensificação dos combates no Iémen originou mais de 32 mil novos refugiados nos últimos dois meses, os quais se juntam aos cerca de 2 milhões as suas regiões de origem.
África

Guerras dizimam fauna em África

Os conflitos nos últimos 65 anos em África afetaram 70% dos parques naturais no continente e dizimaram as respetivas faunas e florestas, indica um estudo sobre biodiversidade nas reservas africanas.
Angola

Veteranos angolanos recebem pensão de 95 euros

101
A falta de assistência médica e medicamentosa, habitação condigna e emprego, juntamente com a reduzida pensão mensal oficial lideram as preocupações dos antigos combatentes em Angola.
Guerra

24 "campos de batalha" da Guerra Fria

Era como se os Estados Unidos e a União Soviética tivessem armas apontadas um ao outro, mas nunca tivessem disparado. Ou não será bem assim? Os campos de batalha de um conflito latente.
Coreia do Norte

Coreia do Norte aceita conversações com Seul

As conversações entre Coreia do Norte e Seul vão realizar-se dia 9 de janeiro, em Panmunjom, aldeia na fronteira entre os dois vizinhos, onde foi assinado o armistício da Guerra da Coreia.
Conflitos

2017 foi um "Ano pesadelo" para as crianças  

2017 foi um "ano pesadelo" para as crianças que vivem em zonas de conflito. Segundo Manuel Fontaine, diretor da UNICEF, o mundo não pode ficar indiferente a esta brutalidade.
Iémen

11 civis foram mortos no Iémen

Pelo menos 11 civis foram mortos e oito ficaram feridos no Iémen. O conflito no Iémen está a provocar "a pior crise humanitária do planeta", segundo as Nações Unidas.
Iémen

Iémen. ONG emitem apelo devido à guerra

Os dados divulgados esta terça-feira mostram que há um milhão de casos de cólera, seis crianças mortas por hora e 80% dos habitantes estão sem recursos, devido à guerra no Iémen.
Iémen

Iémen. Ataques aéreos fazem 30 mortos

Pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas na sequência de ataques aéreos. A guerra no Iémen já fez mais de 8.750 mortos e 50 mil feridos.
Jerusalém

Exército israelita faz dois mortos em Gaza

Pelo menos dois palestinianos morreram nos bombeamentos do exército israelita contra o Hamas na Faixa de Gaza, num total já de quatro vítimas mortais nos confrontos.
Forças Armadas

O soldado português "perdido" em Angola regressou

872
Durante 54 anos esteve sepultado em Angola, depois de ter sido morto na guerra colonial. A filha não sabia onde estava o corpo, até que viu uma fotografia do pai no Facebook. António regressou a casa.
Iémen

Rebeldes do Iémen anunciam morte de ex-presidente

Os rebeldes Huthis do Iémen anunciaram a morte de Ali Abdallah Saleh, antigo presidente do país que chegou a ser seu aliado. A guerra no Iémen já causou mais de 8.650 mortos e 58.600 feridos.
Coreia do Norte

Coreia do Norte: EUA estão "prontos para a guerra"

A Coreia do Norte disse que os EUA e a Coreia do Sul estão sempre "prontos para a guerra", na véspera do maior exercício aéreo conjunto entre os norte-americanos e os sul-coreanos até ao momento.
Tribunal Penal Internacional

Autoridades investigam suicídio em pleno tribunal

138
Tanto o Tribunal Penal Internacional como as autoridades holandesas estão a investigar o suicídio do general bósnio croata Slobodan Praljak, que ingeriu cianeto durante uma sessão em Haia.
Conflito na Síria

Ataque aéreo russo na Síria provoca 53 mortos

Ataques aéreos russos em Deir Ezzor, na Síria, provocaram pelo menos 53 mortos, incluindo 21 crianças. O número de vítimas aumentou após a remoção de detritos.
Zimbabué

Veteranos de guerra apelam à queda de Mugabe

Robert Mugabe está no poder há 37 anos. Esta terça-feira, os veteranos de guerra do Zimbabué apelaram à população contra o presidente.
Estado Islâmico

Irão. Derrota do Estado Islâmico na Síria

O presidente iraniano, Hassan Rohani anunciou a derrota do grupo extremista Estado Islâmico na Síria, após a conquista da cidade de Albukamal na segunda-feira.
Terrorismo

Nigéria: atentado suicida faz 50 mortos

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria. O ataque ainda não foi reivindicado, mas suspeitas apontam para o grupo extremista islâmico Boko Haram.
República Centro Africana

Vítimas de crimes de guerra pedem indemnizações

Mais de cinco mil vítimas de crimes de guerra, cometidos pelo antigo vice-presidente congolês Jean-Pierre Bemba, pedem indemnizações individuais.
Síria

Síria faz ofensiva por última cidade do Daesh

O exército sírio lançou uma nova ofensiva para recuperar Boukamal, última cidade síria nas mãos do grupo Estado Islâmico, tendo conseguido tomar o aeroporto de Al-Hamdan e entrar na cidade.
Crimes Sexuais

Violência sexual é uma arma de guerra, diz Jolie

207
A atriz Angelina Jolie considera que a violência sexual deve ser reconhecida como uma arma de guerra pela comunidade internacional, defendendo que deve ser "punida com mais dureza".
Coreia do Sul

Seul. Norte-americano vai ser deportado

A Coreia do Sul anunciou esta quarta-feira que vai deportar um norte-americano por ter alegadamente tentado cruzar a fronteira para a Coreia do Norte, numa das zonas mais militarizadas do mundo.
Conflito na Síria

Síria. Deslocamentos forçados são crimes de guerra

Os deslocamentos forçados de população em nome de alegada reconciliação na Síria são como crimes contra a humanidade, considerou a Amnistia Internacional num relatório publicado esta segunda-feira.
Sudão

Sudão. Presidente quer encerrar campos do Darfur

Omar al-Bashir, considerou ser tempo de encerrar os campos que acolhem centenas de milhares de pessoas deslocadas no Darfur agora que, segundo ele, está a acabar a guerra na região.
Mundo

Governo iraquiano e curdos acordam cessar-fogo

A coligação liderada pelos Estados Unidos informou esta sexta-feira que foi alcançado um acordo de cessar-fogo entre Bagdad e a minoria curda no Iraque, interrompendo temporariamente os confrontos.
Cessar-fogo

Cessar fogo entre Iraque e curdos foi engano

A informação de que houve um cessar-fogo entre curdos e o Governo iraquiano estava, afinal, incorreta. O anúncio tinha sido feito pelo porta-voz da coligação.
Mundo

Coreia do Norte acusa Japão de preparar invasão

A Coreia do Norte acusou o Governo japonês de "impulsionar a militarização do país" e preparar "uma nova invasão da península coreana", na sequência da reeleição do primeiro-ministro do Japão.
Coreia do Norte

"EUA devem esperar ataque inimaginável"

635
O país liderado por Kim Jong-un ameaça atacar os norte-americanos de forma "inimaginável" caso façam mais exercícios militares com a Coreia do Sul, como os recentemente feitos.
Somália

Somalis fogem de casa "à procura de comida e água"

Mais de um milhão de pessoas fugiram de casa este ano devido à grave seca e ao conflito na Somália, onde mais de 6,2 milhões de pessoas precisam de ajuda, divulgou o Conselho de Refugiados Norueguês.
Estado Islâmico

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do califado

O Estado Islâmico perdeu aquela que era a capital do califado, Raqqa. As milícias sírias e curdas, lideradas pelos Estados Unidos, reconquistaram a cidade e vão agora reconstruí-la.
Google

Doodle recorda jornalista que anunciou a II Guerra

O Doodle da Google celebra o 106º aniversário da repórter de guerra que anunciou a invasão da Polónia pelas tropas nazis. Clare Hollingworth morreu em janeiro deste ano, em Hong Kong, com 105 anos.
Líbia

Combates na Líbia causam 26 mortos

Combates entre grupos rivais nas últimas duas semanas em Sabratha, no oeste da Líbia, causaram 26 mortos e 170 feridos.
Rússia

Rússia destrói últimas reservas de armas químicas

A Rússia vai destruir as últimas reservas de armas químicas herdadas da era da Guerra fria, anunciou Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos não cumprirem "as suas obrigações" nessa matéria.
Mundo

Casados 75 anos, morreram com 5 horas de diferença

3119
Jean, inglesa, foi convidada para dançar por George, soldado canadiano, em 1941, num baile nos arredores de Londres. Estiveram casados durante 75 anos. Morreram agora, com apenas 5 horas de diferença.
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Coreia do Norte

Líderes reagem a novo lançamento de míssil

113
Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Austrália são alguns dos países que já repreenderam publicamente a atitude da Coreia do Norte, que esta madrugada voltou a lançar um míssil sobre o Japão.
Síria

Síria. 39 mortos e 110 feridos em bombardeamentos

Pelo menos 39 pessoas morreram e 110 ficaram feridas depois de bombardeamentos aéreos na província síria de Deir Ezzor. A zona é controlada pelo Estado Islâmico.
Síria

Síria. Bombardeamento em Raqa faz 11 mortos

Pelo menos 11 civis foram mortos num bombardeamento da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos próximo de uma escola na cidade síria de Raqa.
Coreia do Norte

"A situação é muito grave", alerta governante

Primeiro-ministro da Coreia do Sul alerta que a Coreia do Norte deve estar a concluir o seu programa de armamento nuclear e considera provável um novo lançamento de míssil balístico no dia 9.
António Guterres

Guterres. Guerra teria "consequências espantosas"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse esta terça-feira que as consequeências de uma guerra com a Coreia do Norte seriam "demasiado espantosas".
Guerra

Jornalista morreu na guerra civil do sul do Sudão

139
Um jornalista freelancer americano, de 26 anos, morreu no sul do Sudão, durante a guerra civil no país, confirmou a embaixada dos Estados Unidos da América, no sábado.
Afeganistão

EUA. Tropas no Afeganistão em "poucas semanas"

O reforço da presença militar norte-americana no Afeganistão anunciada na segunda-feira à noite pelo presidente Donald Trump deverá chegar ao país "em poucos dias ou poucas semanas".
Inteligência Artificial

Soldados robôs? Musk diz "não" e já tem aliados

121
Elon Musk e Mustafa Suleyman são alguns dos especialistas que estão a pedir à ONU para proibir o desenvolvimento e utilização de armas inteligentes e autónomas, capazes de disparar mísseis sozinhas.
Síria

Três dias de bombardeamentos fazem 59 mortos

Já morreram pelo menos 59 civis desde segunda-feira, em Raqa, na Síria, incluindo várias crianças. O número é resultado de uma série de bombardeamentos da coligação internacional americana.
A página está a demorar muito tempo.