290kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Guerra

Conflitos

Cerca de 270 palestinianos feridos em confrontos

Confrontos durante manifestações contra a instalação de colonatos judaicos na Cisjordânia ocupada resultou em cerca de 270 palestinianos feridos.
Moçambique

Direitos Humanos. CNDH defende código de conduta

Luís Bitone, presidente do CNDH, sublinhou a importância da criação de um código de conduta para o respeito pelos direitos humanos, nomeadamente para segurança das mulheres e crianças.
Síria

Confrontos na Síria provocam 16 mortes

218
Em Daraa, província capturada aos rebeldes pelo exército do Presidente Bashar al-Assad, deu-se esta quinta-feira o maior confronto entre milícias locais e forças do regime. Morreram 16 pessoas.
Moçambique

África do Sul combate terrorismo em Cabo Delgado

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, deu ordem para o destacamento de 1.495 militares para combater atos terroristas e extremistas violentos em Moçambique.
Migrações

231 migrantes detidos em direção à Grécia

213
231 migrantes e os seus dois traficantes foram detidos no mar Egeu, a caminho da Grécia, naquela que foi a operação mais importante efetuada em 2021 após o decréscimo de fluxo migrante na Europa.
Terrorismo

PR de Moçambique apela à paz em Cabo Delgado

291
O chefe de estado moçambicano declarou que a sua prioridade é combater o terrorismo através do controlo do aliciamento de jovens para pertencer a grupos extremistas.
NATO

NATO quer "solução negociada" para o Afeganistão

306
"A situação securitária do Afeganistão continua muito difícil e é necessária uma solução negociada. A NATO vai continuar a apoiar o Afeganistão, nomeadamente através de financiamento".
Guerra

Afeganistão. ONU teme vítimas "sem precedentes"

Se continuarem os combates no Afeganistão, ONU teme número nunca visto de vítimas civis em 2021. Segundo a missão no terreno, mais de mil civis foram mortos e mais de três mil feridos, este ano.
Iraque

EUA ultimam acordo de retirada de tropas no Iraque

Segundo o plano para a retirada das forças militares dos EUA, um número ainda desconhecido deverá manter-se no Iraque indefinidamente, reforçando o apoio consultivo e logístico, mas também militar.
Síria

Novos bombardeamentos matam sete civis

Novos bombardeamentos levados a cabo pelo regime sírio na província de Idleb mataram sete civis, sendo quatro deles crianças. Trata-se do terceiro bombardeamento nesta província na última semana.
Guerra

30 ONG apelam à não expulsão de migrantes afegãos 

Trinta ONG apelaram à União Europeia para suspenderem a expulsão de migrantes afegãos porque estão a pôr a vida destes cidadãos em risco ao mandarem-nos para o centro dos conflitos no seu país
Afeganistão

Três rockets caem perto do palácio presidencial

No primeiro dia do Festival Eid al-Adha três foguetes atingiram a capital do Afeganistão. Apenas dois explodiram e não houve nenhum ferido, mas o ataque marca a continuidade deste conflito.
Zoom

Controlo talibã no Afeganistão? "É uma hipótese"

Os talibã já controlam mais de metade do Afeganistão. Bruno Cardoso Reis, especialista em Segurança Internacional, diz que grupo está "moralizado" após retirada de tropas ocidentais e aponta impactos.
Afeganistão

Fotojornalista da Reuters morto no Afeganistão

Danish Siddiqui morreu depois de ser apanhado num fogo cruzado entre as forças especiais afegãs e os talibãs perto da fronteira com o Paquistão.
Estados Unidos da América

EUA retiram tropas do Afeganistão até 31 de agosto

Os Estados Unidos não intervieram no Afeganistão para construir uma “nação”, o que é “responsabilidade” dos próprios afegãos, disse Joe Biden.
Bombardeamentos

Guiné Equatorial. Militares condenados 

O tribunal militar de Bata, capital económica da Guiné Equatorial, condenou dois militares a 35 e 50 anos de prisão por negligência no caso das explosões que fizeram 107 mortos e 615 feridos em março.
Síria

Milícias pró-Irão bombardearam base dos EUA

Uma base militar norte-americana numa província síria foi bombardeada por forças pró-iranianas. O ataque não terá provocado vítimas mortais. Em retaliação, foi disparado "fogo pesado de artilharia".
Moçambique

Moçambique. Deslocados e ONU relatam violência

Quase três meses volvidos, apesar de as autoridades terem anunciado em abril que era seguro regressar à vila de Palma, "os tiros continuam" e "já houve mortes", denuncia um deslocado chegado a Pemba.
Faixa de Gaza

Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo foi quebrado. Israel lançou um ataque aéreo na Faixa de Gaza após, dizem os israelitas, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. Não haverá feridos.
Síria

10 anos de guerra fizeram meio milhão de mortos

A ONG contabilizou até esta terça-feira 494.438 vítimas mortais desde o princípio da guerra, que começou com manifestações em Damasco pela implementação de regras democráticas.
Bashar al-Assad

Eleições na Síria. Assad deve renovar mandato

Os sírios vão novamente às urnas e Assad prepara-se perpetuar o poder. As eleições vão decorrer nas regiões controladas pelo regime, cerca de dois terços do país.
Atualidade

Gaza. Imagens do conflito mais violento desde 2014

Israel e a Faixa de Gaza têm sido palco de vários bombardeamentos nos últimos 10 dias. Já morreram mais de 200 pessoas. Um vídeo para perceber o que desencadeou a escalada de violência.
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Somália

Somália. Confrontos fizeram 100 mil deslocados

"Para além de deslocar civis inocentes, a violência inicial criou incerteza e medo de haver perturbações na ajuda humanitária a centenas de milhares de pessoas vulneráveis", disse responsável da ONU.
Moçambique

Partidos exigem saber quanto custa a guerra 

Em Moçambique, "o setor da defesa e segurança deve ser escrutinado, porque em tempos de guerra, as elites usam este setor para o seu enriquecimento ilícito", salienta o deputado moçambicano.
Afeganistão

Portugal planeia retirada de militares em junho

"Portugal ajustará o dimensionamento da sua participação, tendo decidido manter a presença na proteção do Aeroporto Internacional em Cabul até final de maio", refere o comunicado do MNE e do MDN.
Conflitos

Biden anuncia retirada de tropas do Afeganistão

Biden anunciou que a retirada dos soldados americanos do Afeganistão acontecerá até 11 de setembro, ao contrário do estabelecido pela administração de Trump, que previa a saída a 01 de maio.
Myanmar

Myanmar 24 mil deslocados após ataques do exército

Entre 3 e 12 de abril, ocorreram diariamente na área ataques com morteiros e outras armas, matando um homem, causando danos em casas, escolas e hospitais, e forçando milhares de pessoas a fugir.
Papa Francisco

Papa Francisco pede para se acelerar a vacinação

O Papa Francisco disse a benção de Páscoa dentro da Basílica e com uma Praça de São Pedro vazia. Apelou ao fim da guerra e pediu aos países para que aumentem os esforços para acabar com a pandemia.
África

Primeiro-ministro da Etiópia reconhece atrocidades

"Foram cometidas atrocidades na região de Tigray". Nobel da paz e primeiro-ministro, Abiy Ahmed, admitiu crimes de guerra e a responsabilização dos soldados que violaram mulheres e mataram inocentes.
Crise em Moçambique

Moçambique. Católicos alertam para fome e cólera 

131
Segundo o relato de um missionário em Nangololo, destruída pelos terroristas, estes grupos continuam a atacar povoações, "há uma profunda precariedade alimentar" e há casos de cólera e de malária.
Síria

Manifestantes na Síria assinalam revolução 

Manifestantes assinalaram o aniversário da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, que culminou numa guerra que provocou o maior deslocamento de refugiados desde a II Guerra Mundial.
Síria

Macron pede solução para acabar guerra na Síria

Através da rede social Twitter, Macron assinalou o começo da guerra na Síria, há uma década, com uma mensagem de apoio à sua população e disse que lutará para conseguir "uma solução política".
Síria

Síria: quase metade dos jovens perdeu alguém

Para além da perda de familiares ou amigos na guerra, 54% dos jovens tiveram distúrbios do sono, 73% ansiedade e 58% depressão, enquanto 46% sentiram solidão por causa do conflito.
Emmanuel Macron

Macron quer desclassificação de arquivos argelinos

O Presidente francês decidiu facilitar o acesso a arquivos classificados com mais de 50 anos, entre os quais os documentos da guerra da Argélia (1954-1962).
Conflito na Síria

Cruz Vermelha receia que a Síria seja esquecida

O presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha receia que a comunidade internacional esqueça a Síria, 10 anos após o início da guerra, afirmando que o seu povo necessita "de um futuro".
Síria

ONG apresenta queixa contra crimes de guerra 

A queixa baseia-se em numerosos testemunhos e provas documentais e quer apurar as responsabilidades dos ataques químicos em 2013 na Síria e imputados ao regime de Bashar al-Assad.
Guerra Colonial

Cravinho lamenta geração de vítimas da Guerra

212
Para o ministro da Defesa, "a sociedade faz bem em pensar e refletir sobre o passado", mas ao responsável ministerial, " não compete "acicatar ânimos".
Conflito na Síria

ONU denuncia 10 anos de crimes de guerra na Síria

A Missão de Investigação das Nações Unidas para a Síria apresenta um relatório "sobre dez anos de crimes de guerra" no país, por parte de todas as fações, com a ajuda da "negligência internacional". 
NATO

Afeganistão. Talibãs pede fim da presença da NATO

Os aliados dos Estados Unidos na NATO devem decidir na próxima semana se os seus 10.000 militares se retiram com as forças norte-americanas ou se continuam envolvidos na missão da organização.
Marrocos

Governo de Marrocos denuncia "guerra mediática"

"É um novo exemplo da guerra mediática, apoiada por falsas informações divulgadas pela liderança dos separatistas para fazer crer em vitórias imaginárias" afirma o chefe do Governo marroquino.
África

HRW acusa Etiópia de violar leis da guerra

A HRW desmentiu o primeiro-ministro da Etiópia, denunciando "ataques indiscriminados" que mataram pelo menos 83 pessoas, incluindo crianças. Terá sido usada artilharia contra alvos civis como escolas.
Deficientes

Deficientes das Forças Armadas lembram 1961

214
A Associação dos Deficientes das Forças Armadas evocou "a força justa das vítimas de uma guerra injusta", numa carta aberta aos portugueses sobre o início da guerra colonial.
China

"Independência de Taiwan significa guerra" 

A China adverte que a "independência de Taiwan significa guerra", dias depois de 13 aviões de guerra chineses terem sobrevoado o estreito da Formosa e a ascensão ao poder de Joe Biden nos EUA.
ONG

População afegã precisa de ajuda, diz ONG

Quase 10 milhões de crianças afegãs e cerca de oito milhões de adultos precisam de ajuda urgente para sobreviver após décadas de guerra, agravadas pela pandemia e pobreza endémica.
Refugiados

ONU anuncia novo campo de refugiados no Sudão 

Conflito na vizinha Etiópia, mais concretamente na província do Tigray, já provocou a deslocação forçada de mais de 56.000 etíopes. A ONU estima que um terço destes refugiados tenha menos de 18 anos.
Conflitos

Moçambique. Papa manifesta "grande amor" 

O Papa Francisco manifestou a sua "proximidade e grande amor" pelo povo de Cabo Delgado durante um encontro com o bispo de Pemba no Vaticano, na sexta-feira.
Diplomacia

Realojamento de 45 mil famílias em Moçambique

O diretor para a área de Prevenção e Mitigação no INGC disse que as autoridades têm estado a assistir outros grupos deslocados que preferiram fugir para províncias vizinhas, com destaque para Nampula.
Ucrânia

TPI diz que houve crimes de guerra na Ucrânia

A procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional revela que existiu um "largo leque" de crimes de guerra e contra a humanidade na Ucrânia desde 2014, que deveria ter dado origem a um inquérito.
Fact Check

Presidente chinês ameaçou com nova guerra mundial?

Um vídeo em que o Presidente chinês alegadamente declara uma nova guerra mundial é, na verdade, uma mensagem de Ano Novo gravada no final de 2018. As legendas foram alteradas para mudar o significado.
Conflitos

387 mil pessoas já morreram na guerra na Síria

O Observatório Sírio de Direitos Humanos revelou que cerca de 117.000 civis, incluindo mais de 22.000 crianças, morreram desde o início do conflito em 2011, assim como 57 mil rebeldes.
África

Acnur pede à Etiópia acesso à região de Tigray 

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) não teve acesso à região de Tigray e exortou as autoridades etíopes a permitirem a assistência aos deslocados pelo conflito.
Guerra

Etiópia. Exército avança sobre a região de Tigray

O governante advertiu que atuará "sem piedade" se os residentes não se afastarem dos líderes de Tigray, ao mesmo tempo que aconselhou a população a "ficar em casa".
Intervenção Militar

Austrália pede desculpa por mortes ilegais

"Ao povo do Afeganistão, em nome das forças de defesa australiana, peço sinceras e sem reservas desculpas por qualquer ato ilícito dos soldados australianos", disse o General Angus Campbell.
Atualidade

Forças de paz russas já estão em Karabakh

Acordo assinado pela Arménia e pelo Azerbaijão terminou o conflito armado e atribuiu o território aos azerbaijanos. Famílias passam fronteira e recolhem restos mortais de soldados perdidos em combate.
Atualidade

Seis mortos no Mediterrâneo, entre eles uma bebé

110
Entre as seis vítimas do último naufrágio estava a bebé Joseph, de apenas 6 meses. Mãe chorou desesperadamente pela criança, que ainda foi reanimada, mas não resistiu.
Emmanuel Macron

Macron homenageia vítimas da Primeira Guerra 

159
Emmanuel Macron homenageou em Paris os combatentes da Primeira Guerra Mundial, num ato sem público. As celebrações vão continuar esta tarde com a entrada no Panteão do escritor Maurice Genevoix.
Atualidade

Arménios invadem parlamento, Azerbaijão festeja

Manifestantes invadiram o parlamento arménio após a comunicação da assinatura do acordo de paz com o Azerbaijão. Do outro lado, multidões saíram à rua para cantar vitória e agradecer aos turcos.
Guerra

ONU evoca possibilidade de "crimes de guerra"

Um dos locais atacados foi o mercado de Stepanakert, capital do Nagorno-Karabakh, o território em disputa e internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, controlado por arménios.
Papa Francisco

Nagorno-Karabakh. Papa pede negociações sinceras

Papa Francisco reiterou necessidade de os arménios e os azeris negociarem de forma sincera para conseguirem chegar a uma paz duradoura no enclave separatista de Nagorno-Karabakh.
Arménia

Azerbaijão pede medidas contra Arménia

O Azerbaijão apelou ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para aplicar "medidas provisórias" contra a Arménia, de maneira a que forças arménias cessem com os bombardeamentos em zonas civis.
Guerra

Forças australianas acusadas de matar prisioneiro

Um chefe de tripulação norte-americano acusou as forças armadas australianas de matarem um prisioneiro afegão por não haver espaço para o transportar. "Violaram as regras de guerra", diz.
Guerra

Arménia e Azerbaijão anunciam "trégua humanitária"

Antes do anúncio da trégua, na madrugada deste sábado, pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas após um ataque com mísseis a uma zona residencial em Ganja.
Venezuela

Venezuela tem rede de túneis para proteger Maduro 

226
A rede de túneis terá sido iniciada ainda durante o tempo de Hugo Chávez, denuncia a advogada de direitos humanos Tamara Suju. Muitos estarão abandonados porque os militares roubaram o dinheiro.
Síria

ONG acusa Rússia de crimes de guerra na Síria

A associação Human Rights Watch acusa a Rússia de ter cometido "crimes de guerra", que podem "equivaler a crimes contra a humanidade". Em causa, estão "ataques ilegais" a hospitais e escolas.
Conflitos

Combates prosseguem em Nagorno-Karabakh

As forças separatistas da Arménia de Nagorno-Karabakh e o exército do Azerbaijão continuam os combates em várias frente, apesar do cessar-fogo acordado em Moscovo no sábado.
Guerra

Kim Kardashian, a arma (pouco) secreta da Arménia 

Depois de chamar a atenção de milhões através das redes sociais, a socialite, de ascendência arménia, anunciou que vai doar um milhão de dólares para ajudar ao esforço de guerra em Nagorno-Karabakh.
Conflitos

Azerbaijão e Arménia acordam cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão declararam este sábado cessar-fogo, após violentos conflitos na zona de Nagorno-Karabakh. Os paises entrarão agora numa fase de diálogo.
Guerra

Arménia e Azerbeijão discutem conflito em Moscovo

Os ministros da Arménia e do Azerbaijão foram convidados a deslocar-se a Moscovo pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de procurar uma solução para o conflito no enclave.
Resposta Pronta

"Este conflito irá até onde o deixarmos ir"

Licínia Simão, investigadora do CES e especialista em espaço pós-soviético, analisa o conflito de Nagorno-Karabakh e defende mais ação da comunidade internacional: "Tem sido negligenciado".
Israel

Israel bombardeia objectivos do Hamas em Gaza

O exército de Israel bombardeou esta quinta-feira, pelo nono dia consecutivo, objetivos do movimento islâmico Hamas em Gaza devido ao lançamento a partir do enclave de balões incendiários.
Iémen

Separatistas do Iémen prontos para acordo de paz

O acordo de Riade foi assinado em novembro de 2019 e prevê a partilha do poder no Iémen do Sul entre o governo e os separatistas. Implementação do acordo prevê um novo governo no prazo de 30 dias.
Síria

Armas na Síria. França e Alemanha admitem sanções

A França, a Alemanha e a Itália admitiram utilizar um mecanismo de sanções para que o embargo que impede o envio de armas e mercenários para a Líbia seja eficaz.
Kosovo

Kosovo. Presidente da República ouvido em Haia

PR do Kosovo vai a Haia para ser interrogado por procuradores que investigam crimes de guerra alegadamente cometidos pelos separatistas albaneses kosovares durante e após conflito armado com Sérvia.
Afeganistão

Rússia pagou a extremistas para matar militares

727
De acordo com uma investigação levada a cabo pelos serviços secretos norte-americanos, extremistas ligados aos Talibã receberam quantias monetárias para assassinar militares da NATO no Afeganistão.
Kosovo

Kosovo. Presidente indiciado por crimes de guerra

Hashim Thaci é suspeito de 10 crimes de guerra, incluindo assassinato, desaparecimento forçado de pessoas, perseguição e tortura. Presidente do Kosovo deve ir à Casa Branca no sábado.
Guerra

50 artistas foram salvos por Sousa Mendes

"A Lista de Aristides de Sousa Mendes", agora publicada em livro, conta a história dos fugitivos que receberam um visto do cônsul para viajarem até Portugal.
Durão Barroso

Iraque: hoje não decidiria o mesmo, diz Barroso

1750
Ex-primeiro-ministro português recusa a ideia de uma "posição ideológica ou belicista" de Portugal e falou ainda sobre liderança de Barak Obama que, diz, "podia ter feito mais em relação à Europa".
Afeganistão

Jornalista morre em bombardeamento no Afeganistão

Funcionários da estação de televisão afegã Khurshid TV, morreram este sábado num atentado bombista em Cabul. O Afeganistão é considerado um dos países mais mortíferos e perigosos para os jornalistas.
Coronavírus

Guerras provocaram 660 mil novos deslocados

Um relatório do CNR denunciou que desde março e até 15 de maio pelo menos 661 mil pessoas foram obrigadas a retirar-se dos locais onde residiam, apesar dos apelos da ONU para um cessar-fogo geral.
Iraque

Iraque. Mais mísseis contra forças americanas

É a segunda vez esta semana que uma base militar com tropas da coligação liderada pelos Estados Unidos é atingida no Iraque.
Síria

29 soldados turcos mortos em ataque aéreo na Síria

Turquia já está a retaliar contra alvos sírios. Presidente turco Erdogan convoca reunião de emergência do conselho de segurança, em Ancara.
Atualidade

Pai sírio ensina filha a rir-se do som das bombas

697
Faz lembrar o filme "A Vida É Bela", mas é real e é na Síria. Adbullah ensinou a filha de três anos a identificar aviões ou pistolas de brincar no som das bombas que caem nos arredores de Idlib.
Síria

Síria: mais de 500 mil deslocados desde dezembro

Os conflitos armados intensificaram-se no noroeste e, desde dezembro, já deslocaram milhares de vítimas. Sucedem-se as ofensivas entre o exército de Damasco e os extremistas islâmicos.
Iraque

Três granadas-foguete atingem embaixada dos EUA

Três granadas-foguete atingiram este domingo a embaixada norte-americana em Bagdad, mas sem causar vítimas. É a primeira vez que os projéteis atingem diretamente a embaixada na "Zona Verde".
Líbia

Erdogan não vê solução militar na Líbia

Recep Tayyip Erdogan reafirmou que a crise na Líbia não pode ser resolvida por "meios militares", após um encontro com o presidente da Argélia, que quer assumir o papel de mediador do conflito.
Síria

Síria. Mais de 38 mil deslocados em cinco dias

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o regime de Bashar al-Assad e o seu aliado russo têm bombardeado diariamente a zona oeste de Alepo.
Fim do Mundo

Relógio do Apocalipse a 100 segundos da meia-noite

155
Desde 1947 só três vezes é que o "Doomsday Clock" esteve tão perto do fim. "Agora dizemos o quão perto o mundo está da catástrofe em segundos [em vez de minutos]", afirma especialistas que o criaram.
Guerra

Rockets atingem base dos EUA no Iraque

580
Uma base com tropas americanas no Iraque foi atingida por oito rockets. Três soldados iraquianos feridos. Mike Pompeo já reagiu: ataques ao povo e soberania do Iraque "têm de acabar".
Guerra

Ataque talibã mata dois soldados americanos

A explosão de uma mina, numa ação já reivindicada pelos talibãs, matou dois soldados norte-americanos e feriu outros dois no sul do Afeganistão.
Guerra

De Heydrich a Soleimani: verdades e consequências

É certo que o assassinato de Heydrich em pouco ou nada influiu o curso da II Guerra mas suscitou tremendas represálias. Costuma dizer-se que quem ignora os erros do passado está condenado a repeti-los
Guerra

Rockets caem junto à embaixada dos EUA no Iraque - como aconteceu

4334
Rockets lançados contra bases do EUA no Iraque não fizeram vítimas. Trump diz que o Irão parece estar a recuar, mas avança com novas sanções económicas. Rouhani diz que reagirá perante novo crime.
Guerra

Talvez o mundo tenha dado errado

Direito de matar? Direito de fazer prisioneiros? Permissão jurídica para essas insanidades? Há certos dias em que minha cabeça deixa de ser um jogo de xadrez e passa a ser um grande nó.
Nações Unidas

ONU está preocupada com situação no Mali

A situação piorou no Mali ao longo dos últimos três meses. O número de mortes entre os militares aumentou 116% e foram contabilizados 68 ataques às forças da ONU.
Turquia

Turquia vai enviar tropas para a Líbia

A medida foi aprovada pelo parlamento turco com votos de 325 deputados a favor e 184 contra, e vem no seguimento de um acordo militar com o governo assinado a 27 de dezembro.
Mundo

Ataque aéreo afegão mata 21 talibãs em Laghman

A informação foi avançada pelo próprio ministério da Defesa do Afeganistão. A operação foi levada a cabo pela Força aérea do país e, para além de 21 mortos, fez ainda cinco feridos.
Guerra

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para cessar-fogo

131
Reunidos em Paris com a mediação de Emmanuel Macron e de Angela Merkel, os líderes da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo e querer trocar prisioneiros de guerra.
Síria

Síria. 20 mortos em ataques a última zona rebelde

Pelo menos 20 civis, incluindo oito crianças, morreram em ataques do exército sírio e do principal aliado, a Rússia, contra as populações da província de Idlib.
Nações Unidas

ONU pede 26 mil milhões para ajuda humanitária

222
O subsecretário geral da ONU para os Assuntos Humanitários apresentou a lista de necessidades prioritárias destinadas sobretudo ao Iémen, Sudão do Sul, Síria e Venezuela, no valor de 26 mil milhões.
Angola

Angola é dos países com maior área por desminar

Um relatório mostra a situação preocupante de Angola, um dos países com maior área por desminar. Ao invés, Moçambique é um dos 31 países que se viu livre de minas nos últimos cinco anos.
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
Mundo

Etiópia admite guerra com o Egito por barragem

O primeiro-ministro etíope fez a primeira aparição pública desde que ganhou o prémio da paz. Em declarações sobre a Grande Barragem do Renascimento Etíope, admitiu guerra caso o Egito recorra à força.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Estados Unidos da América

EUA enviam mais 1.800 soldados para Arábia Saudita

O Pentágono anunciou que vai enviar mais 1.800 soldados norte-americanos para a Arábia Saudita como resposta aos ataques a refinarias petrolíferas na região.
Donald Trump

PR ucraniano nega ter sido chantageado por Trump

Presidente ucraniano negou esta quinta-feira ter sido chantageado por Trump. "Somos um país independente, temos relações com muitos países", não apenas os EUA”, afirma o Zelensky.
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Líder de milícia ruandesa declarado morto

Sylvestre Mudacumura, líder de um grupo rebelde hutu ruandês, era um dos homens mais procurados na RDCongo, tendo sido abatido numa região onde estão presentes dezenas de grupos rebeldes.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Guerra

Como seria uma guerra nuclear entre EUA e Rússia?

542
Simulação científica de Princeton mostra que conflito "convencional" escalaria para guerra nuclear e causaria mais de 90 milhões de vítimas em horas. Rússia seria primeira a avançar, com ogivas.
Drones

Ex-funcionária da Google fala em robots assassinos

203
A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou, demitiu-se e juntou-se a uma causa. Agora, alerta para o perigo destas armas que, diz, podem originar uma guerra.
Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
Estados Unidos da América

EUA vão reduzir soldados no Afeganistão, diz Trump

Atualmente estão cerca de 14 mil soldados norte-americanos no Afeganistão. Trump admitiu que serão retirados 8.600 mas que os EUA terão "sempre uma presença lá".
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Afeganistão

Afeganistão. NATO e governo matam mais que talibãs

241
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, o governo local e a ajuda internacional mataram 717 civis desde janeiro. Os talibãs, 531. O número de vítimas inocentes desceu em 2019.
Coreia do Norte

Mísseis foram aviso, diz Coreia do Norte

Lançamento foi "uma advertência solene aos belicistas militares sul-coreanos", assumiu a Coreia do Norte. Kim Jong-un organizou lançamento e mostrou-se satisfeitos com os mísseis.
Kosovo

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se

Demissão aconteceu esta sexta-feira após ser convocado pelo Tribunal Especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes de guerra no Kosovo, entre 1998 e 2000.
Reino Unido

Génio condenado por ser gay é rosto da nota de 50

178
O matemático, que descodificou comunicações alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que é considerado o pai da inteligência artificial, vai ser o rosto da próxima nota britânica de 50 libras.
Afeganistão

Afeganistão: 5 mortos e 18 feridos em ataque

Um ataque talibã a um hotel na província de Badghis, no oeste do Afeganistão, provocou este sábado a morte a pelo menos cinco pessoas, entre as quais dois insurgentes, e ferimentos em 18.
Negociações de Paz

Moçambique. Nomeado enviado da ONU para mediar paz

111
Mirko Manzoni vai ser enviado pessoal para Moçambique de forma a mediar as conversações de paz entre Governo e oposição. Manzoni é o atual embaixador da Suiça em Maputo.
Iémen

Porque se tornou o Iémen o país de todos os males? /premium

509
O Iémen já era o país mais pobre do mundo árabe — e, quatro anos de guerra depois, vive a maior crise humanitária do mundo. Além das bombas, doenças como a cólera matam a um ritmo imperdoável.
Coreia do Norte

546 norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul

Entre janeiro e junho deste ano, 546 norte-coreanos fugiram para o país vizinho, quando em igual período de 2018 tinham sido registados 487. Mais de 32.000 norte-coreanos vivem na Coreia do Sul.
Irão

O culto iraniano que (agora) apoia os EUA /premium

Antes, gritavam "morte à América" e queriam ver o sangue dos americanos a "jorrar pelo chão". Hoje, têm vários amigos na Casa Branca e pagam-lhes fortunas para apoiarem uma guerra contra o Irão.
Guerra

O Irão de 2019 é igual ao Iraque de 2003? /premium

251
O Irão e os EUA podem estar à beira de uma guerra, mas olhar para um possível conflito pelo prisma do Iraque de 2003 é errado. Desta vez, EUA não têm aliados — e enfrentam um inimigo muito mais forte.
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Guerra Colonial

Soldados mortos na guerra colonial serão honrados

183
O ministro da Defesa português lembra que muitos soldados portugueses mortos em África "não foram devidamente reconhecidos". A Liga dos Combatentes fará um plano para "dignificar" esses soldados.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Donald Trump

Trump quer vender armas à Arábia Saudita 

"Uma nova grande venda de bombas à Arábia Saudita" pode estar na mira da Administração Trump. O presidente dos EUA quer "fintar" Congresso e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.
Coreia do Sul

"Biobots". Coreia do Sul vai ter militares robôs

O exército sul-coreano vai trabalhar de perto com empresas nacionais para desenvolver robôs que imitam os movimentos de animais. Primeiros "biobots" devem ser implementados em 2024.
Guerra

EUA e Irão em guerra? 5 perguntas e respostas /premium

130
Em Washington e em Teerão, ninguém admite abertamente um cenário de guerra, mas ambos os lados movimentam-se como se fosse isso mesmo. Estão a fazer bluff ou avançam para uma guerra sem precedentes?
Líbia

Abatido avião de combate das forças de Haftar

Forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli.
Papa Francisco

Papa diz que "é preciso ir limpando" o Vaticano

350
Numa entrevista, o Papa Francisco explicou que Vaticano não está a salvo dos pecados e classificou como "uma injustiça" os países fecharem a portas a quem foge da guerra.
II Guerra Mundial

A tecnologia que quase fez os nazis vencer

866
Do primeiro caça-jato à primeira aeronave em forma de asa delta. A tecnologia aeronáutica nazi quase os fez ganhar a II Guerra Mundial e alimentou os desejos de Hitler, sempre de olhos postos no céu.
Síria

Mais de 370 mil mortos na Síria desde 2011

144
Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entra hoje no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

225
Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Guerra

Paquistão fecha espaço aéreo a voos comerciais

Continua a subir a tensão entre os dois países. Nesta quarta-feira o Paquistão disse ter abatido dois aviões depois de um ataque indiano a uma aldeia em Caxemira que terá provocado seis mortos.
Diplomacia

Seul acredita em acordo de paz entre Trump e Kim

Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, depois de a Guerra da Coreia ter terminado com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz. Trump e Kim reúnem-se esta semana em Hanói.
Nações Unidas

Cerca de 420 milhões crianças em zonas de guerra

Segundo a 'Save the Children', entre 2013 e 2017, mais de meio milhão de crianças morreram por consequências indiretas da guerra, como desnutrição, doenças e falta de cuidados de saúde.
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Armamento

Rússia testa novo sistema de mísseis hipersónicos

O Avangard é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano e foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy. "Vai em direção ao alvo como um meteorito", disse Vladimir Putin.
China

Guerra comercial. China diz agir de forma célere

Os EUA e a China estabeleceram uma trégua comercial, que vai adiar por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas.
Estados Unidos da América

EUA quer negociar fim da guerra no Afeganistão 

Um enviado norte-americano chegou esta terça-feira ao Paquistão para se reunir com a liderança política e militar do país com o intuito de negociar o fim da guerra com o Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento dos EUA faz 23 mortes

Um bombardeamento militar dos EUA a sul do Afeganistão, que tinha como alvo os talibã, fez, pelo menos, 23 mortos civis. A ONU e a NATO vão abrir uma investigação ao caso.
Atualidade

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Síria

Cerca de 10 mil civis retidos em zona de conflitos

A zona restrita do nordeste da Síria ainda é controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico e tem estado sob intensos bombardeamentos das forças internacionais, de acordo com a ONU.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Macau

Macau simula ataque terrorista com armas químicas

O simulacro inclui uma tomada coletiva de reféns, a captura de suspeitos, a contaminação com gás químico e o uso de explosivos e radioativos e será realizado na quinta-feira.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Líbia

Líbia. 100 corpos encontrados em vala comum

Mais de 100 corpos foram descobertos numa vala comum perto de Sirte, antigo bastião do grupo extremista Estado Islâmico na Líbia recuperado pelas forças governamentais no final de 2016.
Mundo

Rússia envia material de guerra para a Síria

O incidente com o avião russo na semana passada, cuja culpa Moscovo imputa a Israel, é o motivo da decisão de enviar para a Síria material bélico mais moderno e eficaz.
A página está a demorar muito tempo.