Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Seguimos com a análise da imprensa ucraniana, um trabalho do jornalista Rui Casanova, com colaboração de Tânia Olynnyk. Dia 23 de novembro. Rui, como prometido, começamos com o ataque da Rússia a uma vila ucraniana. Um ataque que fez três mortos.
Três mortos, cinco feridos e também vários edifícios destruídos é o resultado deste bombardeamento russo à vila de Chernobayivka, na região de Kherson. Aconteceu nas últimas horas. É um assunto naturalmente em destaque em toda a imprensa ucraniana a esta hora. O gabinete do presidente da Ucrânia divulgou até fotografias das consequências deste ataque. É possível ver edifícios completamente destruídos. De acordo com as autoridades ucranianas, o ataque foi feito com recurso a munições cluster. São informações também divulgadas pelo ministro da Administração Interna da Ucrânia, como vimos há pouco também no episódio anterior de Guerra Traduzida.
Destaque também pra o Ministério da Defesa da Ucrânia, que acelerou o fornecimento de novas armas ao exército.
É uma notícia desta feita em destaque no jornal ucraniano Pravda. O Ministério da Defesa explica que a aceleração do fornecimento de armas tornou-se possível graças a alterações na lei aprovadas em Conselho de Ministros. Prevê-se agora que o processo de entrega de novas armas e equipamentos militares seja reduzido para 20 dias. Antes, para que as armas ou equipamentos chegassem ao terreno, às mãos dos militares, os fabricantes tinham que passar por um procedimento que consistia em várias etapas e que podia levar vários meses. Incluíam muita burocracia e vários testes a estes equipamentos, o que atrasava este fornecimento de equipamentos, que agora foi reduzido. É uma informação em destaque no jornal ucraniano Pravda.
Falamos agora da Câmara Municipal de Kiev, que reforçou o orçamento para apoiar o exército.
Sim, vai alocar mais 20 milhões de euros para apoiar a defesa do país. O anúncio é feito pelo próprio autarca de Kiev, aqui citado também pelo jornal Pravda. Vitali Klitschko explica que esta medida foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara. Adianta que o orçamento da cidade foi ajustado, é esta a expressão utilizada, para continuar a apoiar os defensores do país.
Falamos também, neste episódio Guerra Traduzida, de um militar ucraniano, uma história, um militar que divulgou nas redes sociais imagens dos combates na zona de Avdiivka.
E o canal TCN dá destaque a estas imagens. O vídeo tem cerca de 30 minutos, mostra combates intensos na região de Avdiivka, um dos pontos mais quentes da guerra nas últimas semanas. É possível ver soldados nas trincheiras a combater contra os soldados russos. É o som que ouvimos aqui em fundo, sons de tiros e também as comunicações dos soldados. É possível ouvir os militares ucranianos dizer que os russos estão a pressionar de todos os lados e que já estão muito próximos das posições ucranianas. Ouvimos os soldados ucranianos dizer que a Rússia está a lançar granadas e também munições de tanques. É possível ver combates nas trincheiras. Vemos também militares feridos e ensanguentados. Ouvimos também comunicações constantes e sempre com o som de tiros e munições em fundo. Este vídeo foi divulgado por um soldado ucraniano nas redes sociais. As imagens foram gravadas, de acordo com o canal TCN, algures neste último mês de outubro, na região de Avdiivka. São imagens e sons que nos colocam no centro da ação da guerra.
Terminamos assim esta Guerra Traduzida, com destaque para a imprensa da Ucrânia.