Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

"Guerra" traduzida na Rádio Observador, espaço em que trazemos os destaques da imprensa ucraniana e também de imprensa russa. Hoje com a jornalista Laura Figueiredo. Boa noite, Laura.

Boa noite.

E começamos pelos destaques da imprensa russa. Três embaixadores europeus estiveram hoje em Moscovo reunidos com a diplomacia russa.

Sim, os embaixadores francês, alemão e britânico na Rússia estiveram esta quinta-feira reunidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Moscovo, dias depois de uma cimeira em Londres com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O Reino Unido recebeu Zelensky e os líderes de França e da Alemanha no início da semana, em apoio ao apelo de Kiev para negociações diretas com a Rússia, que ponham fim a mais de quatro anos de guerra. Hoje, os enviados reuniram com o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros. No final do encontro, o embaixador francês disse que a reunião resultou numa boa discussão, um argumento que foi contrariado pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, que acusou os embaixadores de promoverem uma fórmula Zelensky sem saída. Maria Zakharova diz que os dirigentes destes países fingem, pelas declarações que fazem, apelar à paz, mas, na realidade, apresentam condições inaceitáveis, aumentam a produção de armas de longo alcance para Kiev e, em geral, dão passos no sentido da militarização da Ucrânia e da Europa. As palavras da porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo no final do encontro com os embaixadores europeus.

Laura, a produção de petróleo na Rússia caiu pelo sexto mês consecutivo.

A produção russa de petróleo bruto e condensados recuou para cerca de 9 mil milhões de barris por dia em maio, o que marca assim o sexto mês de queda consecutiva. A contração deve-se em grande parte ao aumento dos ataques de drones ucranianos contra infraestruturas energéticas, que atingiram o recorde de mais de 30 ataques a refinarias e terminais apenas no mês passado. De acordo com os dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a produção russa está agora cerca de 690 mil barris abaixo da cota estabelecida. Embora a redução no refinamento tenha libertado mais crude para exportação marítima, jornalistas alertam para os riscos orçamentais, uma vez que o Estado depende mais dos impostos de extração do que das receitas diretas da exportação. O sector de energia continua a ser vital para o Kremlin, financiando entre um quarto a um terço do orçamento federal.

E falamos ainda de Moscovo, que vai impor a proibição total a importações da Arménia.

A Rússia anunciou hoje uma proibição abrangente às importações provenientes da Arménia, que entra em vigor já nesta sexta-feira. A medida abrange a maioria dos produtos alimentares, sementes, flores, madeira e fertilizantes. Esta decisão surge logo depois da vitória eleitoral de Nikol Pashinyan, o primeiro-ministro da Arménia, cujas políticas têm sido vistas pelo Kremlin como um afastamento da influência russa na região. Embora a Rússia justifique esta medida com questões técnicas e de segurança sanitária, o timing sugere uma retaliação política num momento de tensão crescente entre os dois países. Esta restrição comercial representa um golpe significativo para a economia arménia, que tem na Rússia um dos maiores parceiros comerciais, especialmente no sector agrícola e de matérias-primas.

E a Rússia diz que interceptou 330 drones ucranianos durante a noite.

A informação é do Ministério da Defesa russo, que adianta que as defesas aéreas interceptaram 330 drones ucranianos em território russo e na península da Crimeia. O relatório militar refere que os drones ucranianos foram abatidos sobre as regiões russas de Bryansk, Kursk, Belgorod, Oriol, Smolensk, Kaluga, Tver, Tula, Vladimir, Krasnodar e também a região de Moscovo. As autoridades regionais russas da Crimeia e do Mar de Azov dizem também que vários fragmentos dos drones abatidos atingiram edifícios habitacionais e provocaram vários incêndios.

Laura, falamos também das forças russas que atacaram a cidade de Konotop, na região de Sumy.

O ataque aconteceu esta manhã e causou um ferido e danos em vários prédios. De acordo com a imprensa russa, uma mulher de 42 anos ficou ferida. O ataque terá provocado também danos na rede de abastecimento de gás, o que levou à intervenção imediata de equipas de emergência. A cidade ficou sem eletricidade e sem água. As autoridades locais explicam que o fornecimento de água está agora a ser feito por turnos e apelam à população para armazenar reservas.

E são os destaques da imprensa russa com a jornalista Laura Figueiredo. Voltamos já a seguir com a imprensa ucraniana.