Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Carla, numa altura em que nem todos os alunos do secundário conheceram já os resultados dos seus exames nacionais, arranca hoje o concurso nacional de acesso ao ensino superior.
A primeira fase decorre até o dia 6 de agosto. Os resultados devem ser divulgados no dia 23 do mesmo mês de agosto. Este ano há quase 57 mil vagas para preencher, mas ainda há várias notas por atribuir no secundário, no dia em que devem ser também publicadas as pautas dos exames nacionais do nono ano. Vamos em direto até à Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, nos Olivais, onde está o repórter Miguel Pina Andrade. Miguel, já se sabe se as notas vão ser afixadas aí esta manhã?
Ainda não, Carla. Os portões continuam fechados. A funcionária que está à porta ainda não tem essa indicação de quando é que as notas vão ser afixadas. As pautas dos exames de Português e de Matemática do 12 anos estão, de facto, afixadas. As do nono ainda não estão. Há pouco falava aqui com uma encarregada de educação que está à espera que os portões abram. É uma das poucas pessoas que está aqui à espera. Relatou um cenário de extrema confusão. Só soube a nota da filha sexta-feira à noite. Entretanto, pediu a reapreciação, mas está com dificuldades em aceder à plataforma. É por isso que está aqui hoje. Quanto à afixação das notas do nono ano, o presidente da Associação Nacional de Diretores e Agrupamentos de Escolas Públicas, Filinto Lima, disse ontem que havia possibilidade de começar o processo de afixação a partir das 08h, por isso há dois minutos. Tudo dependia da hora que os agrupamentos recebessem as notas. Já o júri nacional de exames avançou que as notas finais dos exames do nono ano seriam enviadas até o final do dia de ontem, para poderem ser afixadas, se possível, até às 09h30. Há pouco falei com o diretor Alberto Veronese, o diretor do Agrupamento de Escolas António Damásio, e disse que o agrupamento recebeu às 11h da noite de ontem a correção das cinco notas suspensas do 12° ano. Estão agora a ser revistas para depois serem afixadas. Quanto às pautas para os exames de Matemática e Português do nono ano, ainda não há nenhuma indicação de quando é que vão ser afixadas. Por aqui na Escola Secundária António Damásio continua-se à espera. Entretanto, foram chegando mais encarregados de educação. A expectativa é de que as notas sejam afixadas ainda esta manhã. Ainda não se sabe é quando.
Vamos aguardar então por isso aqui com o Miguel Pina Andrade, na Escola Secundária António Damásio, uma das escolas de Lisboa onde as pautas ainda não foram afixadas. O que é certo é que passaram apenas, neste momento, 08h03, hora em que abrem os portões das escolas. Hoje termina também o prazo para a inscrição para a segunda fase dos exames nacionais, que começa amanhã com a prova de Português. De recordar que o ministro da Educação marcou para hoje, para o meio-dia, uma conferência de imprensa.
Os atrasos na publicação dos resultados dos exames nacionais são tema do Explicador desta manhã. Depois do Jornal das Nove, Luís Duque de Almeida, antigo presidente do Júri Nacional de Exames, é o nosso convidado. A seleção espanhola já está a caminho de Madrid, depois da vitória no Campeonato do Mundo de Futebol.
O voo em que seguem os novos campeões nacionais deve aterrar na capital espanhola ao início da tarde. Está a ser preparado um cortejo pelas ruas da cidade até à Praça Cibeles, onde vai ser montado um palco para celebrações. Os novos campeões do mundo devem ser recebidos ainda hoje pela família real, no Palácio da Zarzuela, e também pelo líder do governo, Pedro Sánchez, isto antes da festa pelas ruas de Madrid. O primeiro-ministro espanhol esteve ontem à noite com o rei de Espanha nas bancadas do estádio em Nova Jersey, onde cumprimentaram o presidente norte-americano.
A Espanha precisou do prolongamento para conquistar esse Campeonato do Mundo. É a segunda vez na história do país.
O empate só foi desfeito ao minuto 106, com o gol de Ferran Torres. No final da partida, o técnico espanhol Luis de la Fuente deixou uma homenagem aos jogadores.
Agora sim, estou muito emocionado. Depois de olhar para trás, pensando neles, nós falamos muito com os jogadores. Eles diziam: "Mister, nós ganhamos tudo, tudo". E isso é maravilhoso. Com uma geração de jogadores, vou dizer de novo que são exemplo para o desporto espanhol, para a juventude espanhola, para a Espanha. Juntos somos mais fortes. Isso que ninguém duvide.
Luis de la Fuente é o selecionador espanhol depois da vitória no Campeonato do Mundo, 16 anos depois do último título mundial. Do lado dos derrotados, o treinador argentino Lionel Scaloni pede desculpa aos adeptos.
Estamos tristes porque não pudemos levar a copa. Agradecimento enorme a todo o público, a toda a gente que hoje nos levou essa pouca força que nos restava. Eles nos levaram a tentar chegar até o final com o partido aberto. E não pôde ser. Eles foram justos vencedores, essa é a realidade.
Lionel Scaloni, depois da derrota da Argentina, a pedir desculpa aos adeptos e a dizer que Espanha mereceu vencer o jogo. Lionel Messi deve ter feito o último jogo em Campeonatos do Mundo. Apesar deste resultado, o presidente argentino Javier Milei decretou para hoje feriado nacional.
Na atualidade internacional, os Estados Unidos concluíram a nona noite consecutiva de ataques contra o Irão.
Em comunicado, o Comando Central Norte-Americano avança que foram atacados centros de comando militares, instalações de defesa aérea e de vigilância costeira, capacidades marítimas, bases e redes de comunicações. O objetivo é reduzir a capacidade do Irão de atacar navios comerciais que transitam pelo estreito de Ormuz. Donald Trump diz que a nova ofensiva serviu também de homenagem aos militares norte-americanos que morreram nesta guerra.
Carla Jorge Carvalho, que outras notícias destacas a esta hora?
Andy Burnham assumiu hoje a liderança do governo do Reino Unido. O primeiro-ministro britânico Keir Starmer vai apresentar formalmente a demissão ao rei Carlos III ainda esta manhã, depois de um breve discurso em Downing Street. Burnham torna-se no sétimo primeiro-ministro britânico em 10 anos. Hoje deve dar a conhecer a composição do próximo governo. As forças ucranianas lançaram esta madrugada um ataque com drones na capital da Rússia. Foi atingido um depósito de petróleo num centro logístico na região de Moscovo. Ainda o futebol. O Benfica conhece hoje o possível adversário na terceira pré-eliminatória da Liga Europa. O Benfica deve ser cabeça de série. Se vencer os suíços do St. Gallen na segunda pré-eliminatória, se seguir em frente, terá como adversários possíveis o Anderlecht, do treinador português Vítor Bruno, ou o Pafos, de Ricardo Sá Pinto.