Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Relatório de jogo na Rádio Observador, com a análise do Augusto Inácio a este Casa Pia-Benfica. Augusto, muito foi dito nesta conferência de imprensa de Mourinho. Críticas às três equipas, ninguém ficou imune. "No futebol joga-se a vida", foi uma das declarações que Mourinho disse e que me ficou na cabeça. O que é que falta de vida a este Benfica? Ainda há pouco falávamos da questão das competições. O Benfica é a equipa que tem mais tempo de descanso, à parte Porto e Sporting, o que falhou com este Casa Pia?

Em relação às declarações do José Mourinho, quando diz que no futebol tens que dar a vida, eu entendo o alcance das palavras dele, porque o Benfica, para chegar mais longe no campeonato, está sempre à espera que os seus rivais que estão à sua frente percam pontos, mas depois ele mesmo não pode perder pontos. E o Mourinho sentiu, como nós também sentimos, e acho que os benfiquistas também sentiram, que este empate hoje, para já, é uma miragem o primeiro lugar. E depois, se o Sporting ganhar ao Tondela, fica com cinco pontos de avanço para o segundo lugar, que é muito importante, porque dá direito às preliminares e ao playoff da Liga dos Campeões.

Caminho que já fez este ano.

Não quer dizer com isto que entre, mas tem essa possibilidade. O terceiro lugar, não, é só Liga Europa. E o Mourinho sentiu que fugiu entre os dedos essa possibilidade de depender de si próprio, porque tem o jogo em Alvalade para realizar. Quando ele diz que os jogadores têm que dar a vida, eu acho que a melhor expressão ou as melhores palavras que encontro para aquilo que ele quer dizer, e falando nua e cruamente, este Benfica não tem estofo de campeão. Eu acho que é isto mesmo, porque está difícil o jogo, marcas um gol e depois tens que jogar com aquilo que é a tal fome que ele fala, a fome de ganhar o jogo, o entra e ajuda entre todos, o não posso, mas tenho que dar mais um bocadinho em campo, o unir as forças, o reagrupar os setores, não dar nenhuma oportunidade ao adversário sequer de chegar à baliza do Benfica e nota-se que há jogadores que falta esse espírito. Ele tem razão naquilo que diz, porque ele trabalha com eles todos os dias. Não são más pessoas, não são maus profissionais.

Sim, não é um ataque direto ao caráter, ele falou isso.

Não é esse caráter que ele está a atacar, mas é o caráter do vencedor. O que é o caráter do vencedor? É precisamente isto, é dares a vida em campo pelo resultado. E eu senti também que houve jogadores ali do Benfica, não sei se por feitio, se por personalidade, se realmente porque fisicamente eles também não podiam, porque há jogadores que vieram de um... Olha o Ubah.

Ia te perguntar isso, precisamente. Foi a crítica mais direta, entre aspas, que foi feita por Mourinho, porque foi tudo feito no abstrato, não é?

O que ele queria dizer é que precisava de um jogador mais fresco, mentalmente e fisicamente, para dar outro tipo de soluções ofensivas. E depois há aqueles jogadores que, pela sua personalidade, parece que andam no campo, se ganhar, ganhamos, se marcar, marquei, se não marcar, não marquei. Parece que as coisas andam assim, mas é a personalidade deles. Olha, o Mourinho trabalha com eles todos os dias, sabe perfeitamente bem qual é a personalidade deles. Se me dissesses assim para mim: "Então, mas é com esta equipa que o Benfica para o ano, com o José Mourinho, vai lutar pelo título?" Não, eu estou convicto que o Mourinho vai dar uma lavagem àquilo, porque ele quer os jogadores com esse espírito. E sinceramente, há alguns jogadores do Benfica com esse espírito, mas o conjunto, a equipa, talvez o plantel, não tem esse espírito. Por isso é que eu digo, falta espírito de campeão a este Benfica para levar de vencida um adversário que estava perfeitamente ao seu alcance e que fez tudo por tudo para somar o ponto ou os pontos, se tivesse essa oportunidade, mas nesse caso, o ponto. E nós vimos a atitude do Casa Pia, dos jogadores do Casa Pia, para ganhar esse ponto, o que eles trabalharam, o que eles deram uns aos outros e aquilo que o Benfica precisava do segundo gol, o que os jogadores deram à equipa. Deixa-me dizer também, porque é verdade, não trouxe nada de bom aquilo que foram os três pontas de lança do Benfica.

Mourinho disse em conferência que tem sido treinado.

Treina. Eu não estou a dizer que não treina. Estou a dizer que pelo que a gente viu, não deu nada. Uma equipa que não conseguiu ligar o jogo, uma equipa que não conseguiu perturbar a defesa do Casa Pia no sentido de poder baralhar as marcações. Acho que o Benfica realmente perdeu clarividência e perdeu aquilo que podia se dizer de um momento para o outro, o gol podia aparecer. Nunca apareceu porque o Benfica não soube construir.

Olhando aqui para a tabela, e fui ver isso há pouco, no que toca aos empates, só Casa Pia e Santa Clara. Aliás, Casa Pia e Estrela da Amadora têm mais empates que o Benfica.

Sim, mas o campeão pode dizer assim, e tem todo o mérito.

E o Ave também.

Ainda não perdeu. É verdade que o Benfica não perdeu Mas se calhar era preferível perder um jogo do que empatar nove.

Sobre este Casa Pia roubou quatro.

Exatamente, porque isto quer dizer que cada empate que qualquer dos grandes que não joguem entre si, que tenham, são sempre dois pontos perdidos. Sempre. Ora o Benfica já tem nove. Com o Porto é normal, tanto no Dragão como no Estádio da Luz, mas talvez que o Braga se empatasse ou que o Sporting se empatasse é normal. Agora não é normal que o Casa Pia, que o Rio Ave, enfim, com estas equipas que são pontos que dás ao adversário que tu não consegues contabilizar para ti.

Temos ainda esse jogo em atraso do Sporting frente ao Tondela. Vamos saber em breve se o Sporting consegue.

Em breve não se sabe quando.

Não se sabe quando, a verdade é essa.

Se o Sporting passar às meia-finais da Liga dos Campeões, essa data de 29 de abril deixa de contar.

E isto depois também tem influência, porque o Tondela está a lutar pela permanência, não é? E é completamente diferente jogar com uma equipa que precisa desses pontos para sobreviver e com uma equipa que pode ficar condenada, mas isso já é outra história.

Sim.

Olhando aqui para as contas, o Benfica tem 65 pontos, aliás 66, o Sporting 68 e o Porto 73. Acreditas que, tirando já da equação o primeiro lugar, o próprio Amorim disse adeus ao título em conferência de imprensa, o segundo lugar ainda é possível ou o Benfica a jogar assim não consegue chegar lá?

O grande vencedor desta jornada foi o Sporting. Ganhou dois pontos ao foco do Porto e ganhou dois pontos ao Benfica. O Sporting, se ganhar ao Tondela, fica com cinco pontos de avanço sobre o Benfica. Ou seja, o Sporting já vai encarar o Sporting-Benfica com outro ânimo. Se perder, não cai o Carmo e a Trinidad, como se costuma dizer, porque ainda fica com dois pontos de avanço sobre o Benfica. O Benfica, ao primeiro lugar, é que nunca vai chegar, na minha opinião, mas se ganhar esse jogo em Alvalade, o Benfica fica sempre naquela esperança, até porque entre os confrontos dos dois jogos, o Benfica fica com essa superioridade e fica à espera que o Sporting, pelo menos, dos jogos que restam, que empate um jogo e o Benfica tem que ganhar todos os seus jogos. E é aqui que às vezes, como se costuma dizer, a porca torce o rabo. É que faz-se as contas sempre que os outros podem perder, mas nunca se faz as contas, porque se acredita que nós vamos ganhar. E estas coisas acontecem assim, o que baralha as contas completamente. Sinceramente, acho que o Benfica fez xeque-mate para o segundo lugar. Acho que o segundo lugar está entregue ao Sporting, ao foco do Porto, e o Benfica vai ficar entregue ao terceiro lugar, vai para a Liga Europa.

Amorim até falou que podia perder os jogos todos, que ficaria com esse terceiro lugar, até porque a distância para o Braga também ainda é considerável. Vamos ao melhor e ao pior, Augusto, desta partida.

O melhor, eu diria, e tenho que dizer isto, porque uma equipa mais pequena que o Benfica e que está a lutar para não descer de divisão, conseguir o empate com o Benfica, independentemente para autocarro, não para autocarro atrás, porque às vezes o autocarro só é colocado lá porque o adversário obriga que o autocarro esteja lá. Às vezes se queira, mas é por obrigação. E soube interpretar bem isso.

E soube abrir o jogo, não é?

Tentou.

Conseguiu chegar ao gol numa altura em que se calhar já esperava que o Benfica pudesse chegar ao segundo.

Exatamente. Mas eu acho que esse companheirismo, essa união que a equipa do Casa Pia demonstrou, mesmo a perder por 1 x 0 e depois de ter empatado, acho que foi uma nota muito positiva aquilo que foi a entreajuda dos jogadores do Casa Pia. Agora, falta saber é se nos outros jogos em que o Casa Pia tem que ganhar, por exemplo, no Amadora perdeu por quatro, se realmente tem essa união, mas normalmente os grandes dão essa motivação aos adversários.

E o pior?

O pior é realmente aquela, não digo a primeira parte, mas talvez os primeiros 30 minutos da primeira parte em que o Benfica, se a gente fechasse os olhos e não soubesse qual era o jogo que estava a dar na televisão, a gente dizia: "Que equipa é esta que está a jogar?" Se era uma equipa que estava a lutar para ser campeã ou pelo menos para o segundo lugar, se era essa e tal a grande equipa, eu não vi essa grande equipa, sinceramente. Eu vi um Benfica lento, previsível, enfim, não com tanta fome de marcar o gol, porque o gol iria aparecer mais minuto, menos minuto, e dês pelo menos ali 30 minutos ao adversário de poder acalentar esperanças de que podia não perder o jogo com o Benfica.

Próxima jornada, o Benfica recebe o Nacional, o Casa Pia vai jogar o terreno do Alverca. Muito obrigado, Agustin Ácido, por ter estado aqui ao longo desta noite, neste empate a uma bola entre Casa Pia e Benfica. Um grande abraço.

Um abraço também.