Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Bem-vindos a mais uma edição do Vamos à Bola, o jornal de esporte na Rádio Observador. A edição de hoje é com o jornalista Carlos Pedro. Bom dia.

Bom dia, Nadine.

Portugal joga hoje o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo. Está a uma vitória frente à República da Irlanda, de carimbar o passaporte para a fase final da competição.

A equipa das Quinas procura a nona participação, a sétima de forma consecutiva na mais importante prova de seleções do mundo. Pode nem precisar de vencer, mas esse é o foco dos comandados de Roberto Martínez, que o diga Cristiano Ronaldo. O capitão da Seleção Nacional fez ontem a antevisão a este duelo para dizer que a equipa portuguesa está preparada.

Não é decisivo, mas é como se fosse, porque sabemos que se ganharmos, estamos qualificados. Queremos qualificar já amanhã. A equipa está bem. Sabemos que vai ser um jogo complicado, um jogo difícil, contra uma equipa bastante física, uma equipa para fazer um jogo praticamente igual ao que fez em Lisboa, mas estamos preparados.

O capitão Ronaldo, focado no jogo desta noite em Dublin contra a República da Irlanda, não quis falar sobre o futuro na seleção e no futebol. Diz-se focado em garantir o apuramento já hoje e muito confiante na participação portuguesa no Mundial do próximo ano. Ao lado esteve, naturalmente, o selecionador Roberto Martínez. Portugal venceu esta Irlanda na primeira volta já com um gol para lá da hora de Rúben Neves. Agora, fora de portas, Martínez antecipa outras dificuldades.

Vai empurrar e utilizar o jogo de casa, que é a força dos adeptos, uma equipa que chega ao último terço e depois utiliza a bola parada muito bem e precisamos de defender também, mas um jogo com a mesma Irlanda, mas um jogo com fases de jogo muito diferente.

Vitinha está recuperado e pode ir a jogo, mas José Sá saltou fora da convocatória. O guarda-redes dos Wolves está de luto pela morte do avô. João Carvalho, jovem do Sporting de Braga e da Seleção Sub-21, foi o escolhido por Martínez. O República da Irlanda-Portugal tem o apito inicial marcado para as 19h45, vai contar com o relato do Diogo Varela e comentários do Gabriel Alves, do Pedro Henriques e do Luís Pinto Coelho. A emissão de desporto é conduzida pelo Miguel Cordeiro.

E Carlos, ainda no universo de seleções, sortes diferentes tiveram as equipes portuguesas de Sub-17 e Sub-19.

Empatou um gol com a Estónia no arranque da qualificação para o Europeu do próximo ano na categoria de Sub-19. Na Vila das Aves, o gol português foi da autoria de Rui Silva. Ainda no outro jogo deste grupo 11, a Bélgica derrotou a Macedónia por 1x0. Já os Sub-17, e atenção que não falamos dos Sub-19 que estão no Mundial do Qatar, é outra seleção que faz a esta altura também a qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano. Venceu ontem o Liechtenstein por 10x0. Martim Ribeiro foi destaque com três gols apontados. A Eslovénia venceu a seleção do País de Gales por 2x1 no outro jogo deste grupo.

E os árbitros querem aumentar de forma significativa as punições aos clubes. A Federação Portuguesa de Futebol está disponível a aceitar já as alterações.

A APAF apresentou ontem, em reunião com a Liga Portugal, um conjunto de propostas de alteração ao regulamento disciplinar das competições profissionais, avança o jornal A Bola. O organismo liderado por José Borges sugere mudanças em mais de uma dezena de artigos do atual regulamento, todos relacionados com atitudes e comportamentos de clubes e agentes desportivos sobre equipas de arbitragem. Perda de pontos, jogos à porta fechada e, sobretudo, um significativo aumento dos valores das multas a aplicar são os principais pontos do documento entregue nas instalações da Liga em Lisboa. A proposta da APAF está, de resto, alinhada com a atualidade. É proposta uma alínea que fala em tentativa de coação quando, e passo a citar: "O clube, durante o jogo, incluindo o tempo de intervalo, confronte ou exiba a qualquer elemento da equipa de arbitragem decisões suas desse jogo ou de jogos anteriores sem que este o consinta." Isto numa clara alusão ao episódio denunciado por Fábio Veríssimo após o último futebol do Porto, Sporting de Braga.

E Carlos, ontem foi dia de esclarecimentos numa conferência de imprensa promovida pelo Conselho de Arbitragem.

Com críticas aos clubes, o organismo que tutela os homens do apito elogiou o trabalho da arbitragem portuguesa. Apontou para uma taxa de acerto de 97% e prometeu um plano nacional de arbitragem para os próximos 12 anos. João Lourenço.

Um evento pioneiro para o futebol português com uma análise otimista do trabalho da arbitragem. Durante quase uma hora, Luciano Gonçalves e Duarte Gomes apresentaram dados e explicaram as rotinas das equipas do apito durante a temporada. À décima jornada e na videoarbitragem, há 97% de razões para dizer que o trabalho está bem feito.

Em termos de arbitragem, no total de videoarbitragem, nós analisamos 1.308 clipes em relação à Liga um, e aqui ponho a Liga dois, a Liga BPI e jogos da Taça da Liga, todos têm videoarbitragem, e é disso que estamos agora a falar, e a taxa de acerto registrada foi de 97%.

Ainda assim, o diretor técnico explica que os 3% ainda causam incômodo no organismo que tutela os árbitros. Duarte Gomes explica as razões para os erros durante os jogos.

Erram porque têm uma desconcentração pontual, perdendo o foco no momento exato. Erram porque têm o foco no local errado. Tantas vezes o foco está nos braços, a falta é o pisão, o foco está nos pés, a falta é uma cotovelada. Erram porque estão muitas vezes mal colocados, mal posicionados pra análise do lance em questão.

As polêmicas dos últimos jogos também foram explicadas. Luciano Gonçalves deixa um aviso aos clubes: as nomeações dos árbitros não vão sofrer pressões do exterior.

O Conselho de Arbitragem tem que tomar decisões garantindo sempre aquelas duas coisas que eu disse: princípio da responsabilização

E fazendo a gestão do grupo em si. Ou seja, não será por um treinador ou por um clube ou por qualquer outro agente não gostar ou não querer aquele árbitro que a gente não o irá nomear.

O presidente do Conselho de Arbitragem diz também que o episódio da televisão no balneário de Fábio Veríssimo, no jogo entre o Foco do Porto e o Braga, é lamentável e inédito.

E tivemos a confirmação por parte dos árbitros que nunca tinha existido nenhuma situação similar, por isso mesmo não terem escrito.

Luciano Gonçalves revela também que o Conselho de Arbitragem pretende triplicar o número de árbitros em Portugal e recusa contratar juízes estrangeiros para arbitrar partidas das competições portuguesas. João Lourenço com os destaques da conferência de imprensa de ontem, que juntou o presidente do Conselho de Arbitragem, Luciano Gonçalves, e ainda o diretor técnico para a arbitragem, Duarte Gomes, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

E no futebol feminino, o Benfica não foi além do empate em casa com o Twente para a Liga dos Campeões.

Primeiros pontos para as encarnadas, que somavam apenas derrotas à entrada para esta jornada. Os gols surgiram só no segundo tempo. Primeiro, Cristina Martin-Prieto para o Benfica aos 62 minutos. Pouco depois, aos 69, Linn Groven Herren empatou e carimbou o empate final entre os dois conjuntos. Na próxima quarta-feira, a equipe de Ivan Batista viaja até França para medir forças com o Paris FC, que também não sabe ainda o que é vencer na prova.

Também a um gol, o Sporting empatou na Escócia a contar para os oitavos de final da UEFA Europa Cup.

Empate com o Glasgow City. Valeu o gol de Telma Encarnação aos 75 minutos para dar o empate às Leoas, que estiveram a perder desde os 20 minutos depois do gol de Natalia Vrobel. A segunda mão deste duelo acontece na próxima quarta-feira. Agora o jogo é em Portugal, no Aurélio Pereira, em Alcochete.

E nas modalidades, o Sporting venceu, mas o Futoco do Porto perdeu em casa. Destaque ainda para o voleibol, porque a equipe feminina do Benfica fez história.

Garantiu ontem a presença inédita na fase grupos da Liga dos Campeões. A formação orientada por Henrique Furtado venceu o Branik, da Eslovênia, por 3 x 0, na segunda mão da terceira eliminatória da fase de qualificação. As Águias juntam-se agora ao Fenerbahce, ao Łódź, da Polônia e às italianas do Agile Volley, no grupo B da competição. Também no masculino, a vitória sorriu ao Clube da Luz, 3 x 0 ao Centro Metal da Croácia, vitória fora de casa na primeira mão desta ronda de 64 equipes da Challenge Cup. No basquetebol, um triplo do norte-americano Malik Morgan a cinco segundos do final deu a vitória ao Sporting contra o Rasta Vechta da Alemanha. Os Leões seguem no segundo lugar do grupo G da FIBA Europe Cup e na mesma competição, no grupo B, o Futoboque do Porto perdeu em casa por 71 a 90 contra o Tartu da Estônia. Apesar do equilíbrio no grupo, os Dragões estão no último lugar com dois triunfos em cinco jogos. E para fechar no basquetebol, destaque para os 13 pontos de Neemias Queta esta madrugada no triunfo dos Boston Celtics perante os Grizzlies.

Fica por aqui. "Vamos à Bola" hoje com o Carlos Pedro. Até amanhã, Carlos.

Até amanhã, Nadine.