908kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Yoon volta a faltar a audição sobre lei marcial

É a terceira vez que Yoon Sul-yeol falta às audições ocorridas no âmbito da investigação da controversa lei marcial decretada a início de dezembro, que levou à sua destituição enquanto Presidente.
Coreia do Sul

Sul-coreanas Kiss of Life estreiam-se em Portugal

O grupo lançou três EP e vai chegar à Europa em fevereiro, com concertos em Milão, Zurique, Berlim, Viena, Londres, Paris e Madrid, entre outras cidades, antes de chegar a Lisboa.
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Líder do partido no poder demite-se

O líder do Partido do Poder Popular pediu "sinceras desculpas a todos aqueles que sofreram com a lei marcial". Decisão surge na sequência da aprovação da moção de destituição do Presidente do país.
Coreia do Sul

Oposição insta justiça a confirmar destituição

Presidente do Partido Democrático, que controla a Assembleia Nacional, defende que decisão rápida da justiça é a única forma de minimizar o caos político na Coreia do Sul.
Coreia do Sul

Biden: Seul-Washington é "pilar da paz" na Ásia

Presidente dos EUA falou ao telefone com presidente sul-coreano em exercício e os dois líderes comprometeram-se a manter e reforçar a aliança entre os dois países.
Noticiário

10h. Autárquicas. PSD: candidatos até março

O PSD quer todos os candidatos autárquicos confirmados até ao fim do primeiro trimestre de 2025, e admite apoiar independentes. Ainda, o presidente da Coreia do Sul garante afastar-se voluntariamente.
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Presidente recusa destituição

O Presidente Yoon Suk-yeol, que declarou a lei marcial em 3 de dezembro, foi destituído este sábado num voto que contou com o apoio de membros do próprio partido do ex-chefe de Estado.
Noticiário

9h. Coreia do Sul. Milhares festejam destituição

O Parlamento aprovou a destituição do presidente esta manhã com larga maioria. Ainda nesta edição, destaque para o Congresso do PCP e para as críticas de Pedro Nuno a Gouveia e Melo.
Noticiário

8h. Coreia do Sul. Aprovada destituição 

A destituição de Yoon Suk Yeol foi aprovada com 204 votos a favor. Ainda neste jornal, a corrida presidencial, o Congresso do PCP e a resposta de Montenegro aos alertas de Centeno.
Coreia do Sul

Yoon Suk-yeol defende imposição da lei marcial

Chefe de Estado da Coreia do Sul lembra que aceitou de imediato a votação parlamentar que levou ao levantamento da imposição da lei marcial e diz não ter qualquer intenção de se demitir.
Coreia do Sul

Ministro da Justiça e chefe da polícia destituídos

A Assembleia Nacional votou a favor de ambas as moções de destituição devido à breve imposição da lei marcial. Além disso, uma moção contra o Presidente vai ser votada no sábado.
Coreia do Sul

Parlamento vota 2.ª moção de destituição de Yoon

No último fim de semana, o Presidente sul-coreano sobreviveu por pouco a uma primeira tentativa de destituição após boicote do partido no poder. Nova votação está marcada para o próximo sábado.
Coreia do Sul

Ex-ministro da Defesa sul-coreano tentou suicídio

Kim Yong-hyun não corre risco de vida e foi colocado numa cela especial. Ex-ministro da Defesa é acusado de rebelião e abuso de poder e admitiu ter proposto a lei marcial ao Presidente.
Coreia do Sul

Dois principais chefes da polícia detidos

O comissário-geral da agência de polícia sul-coreana, Cho Ji-ho, e o chefe da agência de polícia metropolitana de Seul, Kim Bong-sik, foram detidos pelo papel que tiveram na imposição da lei marcial.
Coreia do Sul

Polícia fez buscas no gabinete de Yoon Suk-yeol

Buscas visaram departamento de Segurança da Assembleia Nacional e agência da polícia e foram anunciadas após a detenção dos dois principais chefes policiais pelo papel na imposição da lei marcial.
A História do Dia

4 soluções (possíveis) de paz para a Ucrânia

Entre as lições da História e a vontade dos líderes políticos há cenários em cima da mesa para calar as armas. Madalena Moreira, jornalista da seção de internacional, é a convidada.
Coreia do Sul

A voz das mulheres jovens ouve-se nos protestos

A voz feminina ocupa um papel cada vez mais central na contestação sul-coreana. Mulheres "na casa dos 20 e 30 anos emergiram como um grupo importante de líderes de opinião em todos os aspetos".
Coreia do Sul

Ex-ministro da Defesa detido formalmente

Kim está detido desde domingo e os procuradores têm até 20 dias para decidir se o acusam ou não. A condenação por rebelião implica uma pena máxima de morte.
Coreia do Sul

Colisão com barcaça de areia mata 7 pescadores

Um barco de pesca de 29 toneladas virou ao colidir com uma barcaça de areia de 456 toneladas nas águas da costa sudeste da Coreia do Sul. 7 dos 8 pescadores morreram, o último continua desaparecido.
Coreia do Sul

Presidente sul-coreano proibido de viajar

Yoon Suk-yeol foi proibido de sair do país pelo Ministério da Justiça, enquanto enfrenta investigações por rebelião após impor e revogar a lei marcial. A oposição quer a sua destituição.
Noticiário

4h. Melhorou o bem-estar dos alunos portugueses

É a conclusão de um estudo que envolveu mais de 6 mil estudantes do pré-escolar ao secundário. Ainda neste jornal, polícia sul-coreano pondera impedir Presidente de sair do país.
Coreia do Sul

Oposição vai voltar a tentar destituir Presidente

"Em 14 de dezembro, o nosso Partido Democrata irá acusar Yoon, em nome do povo", disse o líder da oposição, Lee Jae-myung.
Noticiário

13h. Coreia do Sul. Presidente fica, para já

O chefe de Estado foi salvo pelo boicote dos deputados do Partido do Poder Popular. Ainda, Iniciativa Liberal admite coligações nas autárquicas, mas Rui Rocha apresenta condições.
Noticiário

9h. Coreia do Sul. Partido no poder contra moção

A sessão plenária na Assembleia Nacional da Coreia do Sul já começou mas os deputados do Partido do Poder Popular abandonaram o hemiciclo. A oposição chama "traidores" aos parlamentares.
Coreia do Sul

Coreia. Presidente salvo por boicote dos deputados

Yoon Suk-yeol apresentou “sinceras desculpas” pela lei marcial, mas não se demitiu. Prometeu, também, que não irá tentar declarar a lei marcial novamente. Milhares protestam à porta do parlamento.
Noticiário

8h. Coreia do Sul. Parlamento vota moção

Depois de ter sido revogada a lei marcial no país, vai ser votada a moção no Parlamento sul coreano. A esta hora estão concentradas centenas de pessoas em Seul que pedem a saída do chefe de Estado.
Noticiário

4h. Coreia do Sul. Presidente pede desculpa 

Presidente sul-coreano pediu desculpas por ter declarado a lei marcial no país. Yoon enfrenta agora uma moção de destituição na Assembleia Nacional.
Coreia do Sul

Seul. Membro do PD relata confronto com militar

An Gwi-ryeong enfrentou, na quarta-feira, um militar, apesar de "assustada e intimidada". Diz que se sentiu como "última linha" de defesa para impedir que forças de segurança entrassem no parlamento.
Coreia do Sul

Governo sul coreano ordenou expulsão de deputados

Chefe militar contou que o então ministro da Defesa Kim Yong-hyu ordenou que deputados fossem retirados do salão principal da Assembleia Nacional. Kwak Jong-geun recusou por considerar a ordem ilegal.
Coreia do Sul

Ministro deu ordem para entrada no Parlamento

A demissão do ministro foi aceite pelo Presidente e já foi nomeado um substituto. Houve audiências parlamentares para averiguar responsabilidades. A destituição do Presidente é votada no sábado.
Noticiário

6h. Macron reúne-se hoje com Michel Barnier

A reunião acontece na sequência da aprovação da moção de censura contra o Governo que levou à queda do executivo francês. Emmanuel Macron vai fazer uma conferência de imprensa às 20h.
Noticiário

4h. Coreia do Sul anuncia novo Ministro da Defesa

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, aceitou a demissão do Ministro da Defesa, que renunciou ao cargo depois da polémica da lei marcial. Nomeou um antigo general do exército para o cargo.
Resposta Pronta

Yoon? "Presidente mais idiota que já vi"

Ellie é sul-coreana e vive em Londres. Recebeu com preocupação a notícia da Lei Marcial (que durou cinco horas). Considera que o presidente Yoon falhou à população e "tem os dias contados". 
Coreia do Sul

Quem é Yoon Suk Yeol, o Presidente da lei marcial

Conservador, declaradamente “anti-feminista" e político inexperiente, prometeu um confronto direto com a Coreia do Norte quando chegou ao poder. Agora, milhares de sul-coreanos pedem a sua demissão.
Coreia do Sul

Apresentada moção para destituir Yoon Suk-yeol

A moção de destituição foi assinada por 190 deputados da oposição e um independente, sem o apoio de representantes do partido do Presidente Yoon Suk Yeol.
Noticiário

9h. OCDE: PIB da Zona Euro cresce 0,8% este ano

É o que indica a projeção da OCDE, divulgada esta manhã. Ainda neste jornal, a polémica em torno das declarações da autarca de Alpiarça e a tensão política e social na Coreia do Sul.
Noticiário

8h. Autarca socialista alvo de críticas do PS

Depois de Ricardo Leão, a Presidente da Câmara de Alpiarça está a ser acusada de ter um discurso próximo do Chega. Ainda neste jornal, NATO diz estar atenta à atual situação na Coreia do Sul.
Noticiário

7h. Autárquicas. Direita em guerra pelo Porto

A direita está dividida na corrida à Câmara do Porto. Ainda neste jornal, manifestações populares na Coreia do Sul pedem o afastamento do presidente.
Noticiário

6h. Bombeiros reúnem-se em Conselho Geral urgente

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais vão reunir-se hoje, depois da reunião de ontem, com o Governo ter sido suspensa.
Noticiário

4h. França vota hoje moções de censura 

A sessão parlamentar para o voto das moções de censura está agendada para as quatro da tarde. Moções apresentadas pela esquerda e pela extrema-direita contra o Governo de Michel Barnier.
Noticiário

3h. Geórgia. 300 pessoas detidas em protestos

Milhares de manifestantes pró-europeus voltaram a sair às ruas esta madrugada em Tbilissi. Condenam a decisão do Governo de suspender as negociações sobre a integração da Geórgia na União Europeia.
Noticiário

2h. Arte equestre declarada Património pela UNESCO

A arte equestre portuguesa foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Uma decisão anunciada na 19ª sessão do Comité que está a decorrer no Paraguai.
Noticiário

1h. Coreia do Sul. Presidente adia reunião

O líder da oposição pede a demissão do Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol. Esta manhã o Presidente adiou compromissos depois de ter anunciado e mais tarde levantado a lei marcial.
Noticiário

00h. Lei Marcial levantada na Coreia do Sul

Conselho de Ministros sul-coreano aprovou o levantamento da lei marcial. Ainda, Portugal garantiu presença no Europeu de futebol feminino, em 2025.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.