Direitos Humanos

Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Direitos Humanos

Empresas de armas não respeitam direitos humanos

A ONG denunciou a venda de equipamento e munições a países acusados de cometer crimes de guerra e violações graves de direitos humanos, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
África do sul

PR sul-africano promete agir contra femicídio

Cyril Ramaphosa admitiu que o Governo deve tomar medidas urgentes em relação à violência contra as mulheres, "para que o violador ou o assassino sejam condenados à prisão perpétua sem fiança".
Irão

Irão. Casamento com menina de 9 anos indigna

779
As imagens de um casamento entre uma menor e um homem mais velho chocaram o Irão. O matrimónio foi anulado. Caso vai ser levado a tribunal. No Irão, a menina devia ter pelo menos 13 anos para casar.
Direitos das Mulheres

Mais mulheres políticas não; mais prostitutas sim /premium

415
São estas as consequências das políticas que a Iniciativa Liberal, com a leviandade e superficialidade do costume (nada é estudado, nada é medido), propõe.
Direitos Humanos

Angola assegura que torturas "não existem"

Angola garantiu que "não existem" registos de "torturas e nem qualquer orientação política" com esse fim, referindo que a ratificação da Convenção Contra a Tortura será remetida em setembro à ONU.
Direitos das Mulheres

Bangladesh. Palavra "virgem" retirada de certidões

585
Nas certidões no Bangladesh, a noiva não terá de dizer se é virgem, mas se é celibatária, divorciada ou viúva. O noivo terá de fazer o mesmo. É mais um passo na luta pela igualdade de género no país.
Violência Doméstica

PJ e GNR de Braga detêm suspeito de homicídio

Um homem de 59 foi detido, em Braga, suspeito do homicídio de uma mulher na sexta-feira. O homem ficou em prisão preventiva. A mulher foi a 19.ª a morrer vítima de violência doméstica.
El Salvador

Leis anti-aborto. Mulher absolvida de homicídio

Evelyn Hernández tinha 18 anos quando foi violada e o bebé que resultou dessa agressão sexual nasceu morto. Mesmo assim o MP deste país acusou-a de homicídio à conta das duras leis anti-aborto.
Benjamin Netanyahu

Israel lança campanha de purificação feminina

704
O objetivo é fomentar o micvê, o banho pós-menstrual, após o qual as mulheres podem voltar a ter contacto com os maridos. O governo de Israel começou uma campanha para "tornar o ritual mais atrativo".
Direitos Humanos

Tribunal autoriza Open Arms a entrar em Itália 

472
Organização humanitária espanhola Open Arms já tinha denunciado o abandono do navio. Decisão do tribunal surge como resposta aos apelos para encontrar porto seguro para o desembarque.
Direitos das Mulheres

Acabar com a Mutilação Genital Feminina

Algumas associações de migrantes em Portugal, ou que trabalham diretamente com comunidades migrantes, onde se regista mais essa prática, consideram o combate à MGF uma área de ação prioritária.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Human Rights Watch

ONG quer legalizar prostituição na África do Sul 

Relatório da organização defende que prostituição deve ser "descriminalizada". Há relatos de que são abusados pela polícia e ONG diz que a sua segurança está em causa.
Direitos das Mulheres

Dua e Dalal. "Princesas" em fuga da Arábia Saudita

519
Dua e Dalal são duas das centenas mulheres que todos os anos tentam fugir da Arábia Saudita, um país que as impede de irem ao cinema, ao médico ou de viajar sem a autorização de um "guardião".
Direitos Humanos

ONG denuncia tortura e abusos na Guiné Equatorial

De acordo com a HRW, a acusação apresentou poucas ou nenhumas provas contra a maioria dos arguidos e admitiu confissões conseguidas sob tortura, como sessões de espancamentos e choques elétricos.
Hong Kong

Hong Kong. Detido ativista pró-independência

Para além de Andy Chan foram detidos no norte do território mais sete pessoas sob acusações de posse de armas e posse ilegal de explosivos. Centenas de manifestantes protestaram em frente à esquadra.
Brasil

Brasil. Justiça mantém marcação de terras na Funai

O Supremo Tribunal Federal vetou nova medida provisória que retirava a demarcação das terras indígenas do comando da Fundação Nacional do Índio brasileira e passava-a para o Ministério da Agricultura.
Arábia Saudita

Mulheres sauditas já podem viajar sem autorização

"Um passaporte vai ser entregue a qualquer nacional saudita que o peça", diz o diário governamental. A nova regra será aplicada às mulheres com uma idade mínima de 21 anos.
Guiné Equatorial

Amnistia alerta para violação de direitos humanos

Amnistia Internacional voltou a denunciar violações do governo liderado por Teodoro Nguema. A lista de maus-tratos engloba abusos sexuais e agressões com armas, lâminas de barbear e choques elétricos.
Direitos Humanos

AI denuncia condições em centros infantis dos EUA 

Entre as situações descritas está o facto de os menores serem obrigados a seguir um cronograma altamente organizado e rigoroso ou a usar placas de identificação com códigos de barras para controlo.
Migrações

Navio resgata 44 pessoas ao largo da Líbia

44 migrantes, entre os quais quatro mulheres e três crianças, que se encontravam em risco no Mediterrâneo, foram resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi.
Direitos Humanos

Máquinas desligadas a francês em morte cerebral

A batalha entre os pais, a mulher e os irmãos de Vincent Lambert chegou ao fim. As máquinas foram desligadas e os pais resignaram-se — sem aceitar — a decisão.
Coreia do Norte

Coreia do Norte libertou australiano desaparecido

O estudante universitário que desapareceu há duas semanas na Coreia do Norte foi libertado pelas autoridades de Pyongyang. Já está na China e deve viajar para Tóquio durante esta quinta-feira.
Rádio Observador

Catarina Furtado na tarde da Rádio Observador

Catarina Furtado conta como se tornou Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, como encaminhou as "filhas" na associação "Corações com Coroa" e como descodificou a adolescência em livro.
Venezuela

Venezuela. Países apelam a mudanças políticas

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU mudanças políticas na Venezuela. Objetivo é que Venezuela "desfrute dos direitos humanos e liberdades".
Direitos Humanos

Especialista defende vistos humanitários na Europa

206
Os vistos humanitários podem garantir um acesso seguro às fronteiras europeias e proteger os refugiados, que são atualmente tratados como imigrantes ilegais, defende especialista.
Direitos Humanos

Crise migratória. Grécia e Itália em tribunal 

618
Queixa entregue no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, para denunciar a criminalização da ajuda humanitária e dos direitos humanos que protegem os migrantes.
Direitos Humanos

Marcelo: Portugal luta pelos direitos humanos

Marcelo Rebelo de Sousa defende uma "visão aberta" para motivar cidadãos "a ter direitos e a vir ao tribunal [europeu dos direitos humanos] defenderem-se contra os próprios Estados".
Direitos Humanos

Google pondera regresso à China, apesar da censura

Acionistas pediram relatório sobre o impacto nos direitos humanos de um possível regresso da Google à China, que teria de atuar em versão censurada.
Direitos das Mulheres

Suíça. Mulheres realizam greve nacional

Trinta anos depois, as mulheres na Suíça volta a sair à rua numa greve nacional. Protestantes pedem paridade salarial e respeito pelos seus direitos.
China

China. E se Tiananmen fosse agora? /premium

Em 1989, os estudantes lideraram os protestos em Pequim. Trinta anos depois, ainda vale a pena ser ativista na China de hoje? E como? As respostas de quatro chineses que sentiram na pele a repressão.
China

China deve assumir massacre de Tiananmen  

"O encobrimento de Tiananmen e o aumento da repressão em toda a China alimentaram a determinação dos ativistas de lutar pelos direitos humanos" Yaqiu Wang, investigador da Human Rights Watch (HRW).
Amnistia Internacional

Amnistia: Bolsonaro viola direitos humanos 

A Amnistia Internacional lançou uma ação chamada 'Brasil para todo o mundo' em que apresenta as suas preocupações sobre as políticas de Bolsonaro que considera violarem os direitos humanos.
Direitos Humanos

Amanda Knox vai voltar a Itália

A norte-americana que acabou por ser indemnizada pelo estado italiano depois de de ter sido julgada e condenada por um homicídio, que garante não ter cometido, vai voltar ao país onde tudo aconteceu.
Direitos Humanos

Brunei não vai impor pena de morte a homossexuais

233
O sultão do Brunei disse que não vai impor a pena de morte aos homossexuais. Reação à implementação das novas leis surge depois de pressão internacional liderada por celebridades como George Clooney.
Marcelo Rebelo de Sousa

A noiva, os Direitos Humanos e a foto com Putin

Antes do arranque da visita de Estado à China, Marcelo participou no Fórum Faixa e Rota. E lembrou ao Presidente chinês que Portugal também trouxe na agenda a questão dos Direitos Humanos.
China

Marcelo na China para visita "descomplexada" /premium

246
O Presidente deu aulas em Macau mas nunca tinha posto os pés em Pequim. Nesta 6ª feira já foi à Muralha da China. Depois há-de tratar de política, negócios e cultura. Sem complexos ou ingenuidades.
Human Rights Watch

Human Rights Watch critica "silêncio" de Guterres

1.073
Diretor diz que o mandato do secretário geral da ONU define-se pelo "silêncio". E que Guterres tardou em criticar os EUA: "Talvez não quisesse dar a Trump uma desculpa para parar de enviar cheques".
Brasil

MP vai investigar violação de direitos humanos

O Ministério Público brasileiro lançou um grupo de trabalho destinado a apurar denúncias de violações dos direitos humanos por parte de agentes de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
China

BE recusa integrar comitiva de Marcelo na China

Partido invoca as posições que tem assumido sobre as restrições à liberdade e violação dos direitos humanos naquele país asiático. Marcelo segue para a China na quinta-feira.
Global Shapers

Liderar é, naturalmente, coisa de mulher /premium

2.543
Um estudo do FMI descobriu que substituir apenas um homem por uma mulher no conselho de administração de uma empresa pode levar a aumento de 3% a 8% em rentabilidade.
Sudão

Sudão. "Rainha núbia" que representa povo oprimido

138
É uma jovem estudante de 22 anos, mas também é, desde segunda-feira, o símbolo da luta no Sudão pela destituição do presidente que está no poder há 30 anos.
Turquia

Turquia. ONG denuncia detenções após golpe 2016

HRW lança relatório onde examina como a polícia e procuradores têm como alvos advogados e em que denuncia a detenção de centenas de advogados após o fracassado golpe de estado em 2016.
Violência Doméstica

Como 14 países lidam com a violência doméstica /premium

São dois extremos: na Rússia, alguns atos de violência doméstica foram descriminalizados; Inglaterra tem “o pacote mais abrangente de todos os tempos” contra este tipo de violência de género.
Ásia

Brunei. Pena de morte a gays e adúlteras em vigor

3.746
O novo código penal inclui o apedrejamento por delitos relacionados com a homossexualidade e o adultério; mutilação da mão ou do pé por roubo, ou pena de morte por blasfémia do profeta de Maomé.
Ásia

Brunei. ONU pede recuo na lei de gays e adúlteras

A ONU refere que a nova legislação do Brunei que vai penalizar a homossexualidade e o adultério com pena de morte "representará um sério recuo da proteção dos direitos humanos".
Nações Unidas

ONU. Angelina Jolie defende papel das mulheres

121
A atriz, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, diz que os conflitos não vão acabar enquanto o mundo continuar a excluir as mulheres da mediação dos processos de decisão.
Direitos das Mulheres

Jornalista beijada em direto (e sem consentimento)

Jennifer Ravalo, jornalista do Vegas Sport Daily, vai processar Kubrat Pulev, que acusa de a ter beijado e tocado sem autorização no final de uma entrevista em direto.
Egito

Ativista político egipcío libertado 5 anos depois

Alaa Abdelfatah foi libertado esta madrugada. O ativista estava preso desde 2013 por ter participado numa manifestação contra a utilização de tribunais militares nos julgamentos dos civis.
Direitos Humanos

Brunei vai apedrejar gays e adúlteros até à morte

3.107
Novas leis entram em vigor a 3 de abril e também incluem amputação de membros a quem for apanhado a roubar. Austrália alerta que a legislação aplica-se a muçulmanos, não muçulmanos e estrangeiros.
Direitos Humanos

Tusk quer discutir direitos humanos com a China

O presidente do Conselho Europeu considera que "os direitos humanos são pelo menos tão importantes quanto o comércio" e, por isso, devem ser analisados na próxima cimeira da UE-China.
Venezuela

Maduro. Vítimas denunciam nomes de torturadores

211
Foram divulgados os nomes de pelo menos 3 responsáveis pelos episódios de tortura de presos venezuelanos detidos pelos serviços de informação do regime de Nicolás Maduro.
Human Rights Watch

Myanmar e China não impedem tráfico de crianças

774
A Human Rights denuncia a venda de mulheres e meninas kachin e dos Estados do norte de Shan para serem escravas sexuais na China. As sobreviventes relatam que são vendidas a "pessoas de confiança".
Líbia

Líbia. Associação alerta para condições desumanas

Os Médicos Sem Fronteiras dizem que "quase uma em quatro pessoas estão subnutridas ou abaixo do peso" nos centros de detenção de Sabaa e "dezenas foram fechadas em pequenos espaços".
Crónica

O arraial da luta /premium

1.796
É a luta feminista. A luta contra o racismo... Há sempre uma luta. A luta é um arraial que políticos vorazes pelo poder montaram nas nossas vidas. O reverso desta encenação vai do fiasco ao crime
Direitos das Mulheres

Catarina Martins apela à mudança de mentalidades

A líder do BE assume ser difícil mudar mentalidades quanto aos direitos das mulheres, mas afirma ser algo que é preciso fazer. O BE mostrou-se em peso na manifestação feminista desta sexta-feira.
Dia da Mulher

Costa diz que sociedade deve "gritar nas ruas"

647
PM fala num grande progresso depois do 25 de Abril no que toca aos direitos da mulher, mas que ainda há muito por fazer. Costa espera que nova lei da paridade seja promulgada a tempo das legislativas.
Brasil

Bolsonaro refere-se às mulheres como "joias raras"

Bolsonaro deu ênfase ao respeito pelos sentimentos da mulher, por ocasião do Dia da Mulher, e garantiu que o executivo fará de tudo para que as mulheres "possam sentir-se mais representadas".
Dia da Mulher

Igualdade de género. ONU pede atitudes radicais

ONU quer travar o que tenta impedir avanços nos direitos da mulher. Comissária defende que juízes e polícias sejam "treinados" para que preconceitos de género não se sobreponham à proteção da mulher.
Violência

Brasil. Crime de género mata 1.100 mulheres

Outra pesquisa revela que quase 60% da população do Brasil reportou ter visto situações de violência e assédio contra mulheres, nos 12 meses anteriores.
Igualdade

Paridade não deverá ter efeito nas legislativas

Governo acredita que já não é possível que a lei seja promulgada a tempo das legislativas. Especialistas ouvidos pelo Negócios dizem que está nas mãos do Presidente da República.
Direitos das Mulheres

António Costa na Greve Feminista

364
O primeiro-ministro e a líder do Bloco de Esquerda estarão presentes na concentração que, em Lisboa, marca a Maré Feminista, organizada pela Rede 8 de Março que apelou à greve das mulheres.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)