Direitos Humanos
Mulher

Há mais mulheres na liderança no setor financeiro

Globalmente, as mulheres representam hoje 40% do total de empreendedores do mundo, mas "ainda assim têm 30% menos hipóteses de acesso a financiamento face aos homens", conclui o estudo.
ONG

Gâmbia. 10 organizações apoiam acusação de Myanmar

"A rápida adoção de medidas provisórias pelo tribunal poderá ajudar a impedir a continuação dos abusos em curso contra os rohingya em Myanmar", afirmou o diretor da Human Rights Watch.
Direitos Humanos

Gâmbia acusa Myanmar de "conduta genocida"

O Gâmbia abriu um processo acusando Myanmar de genocídio durante a campanha contra a minoria muçulmana rohingya, pedindo ao Tribunal Internacional de Justiça que tome medidas.
Universidade do Porto

49 homens depois, Leopoldina está no salão nobre

124
Leopoldina Ferreira Paulo. O nome ficou na história da Universidade do Porto como a primeira doutorada. A cara, agora também. 49 homens depois, Leopoldina tem direito a um retrato no Salão Nobre.
Livros

Eleitora, banqueira, maquinista. 59 pioneiras /premium

575
Carolina Ângelo foi a primeira mulher a votar. Patrícia Pinto foi a primeira maquinista da CP. "As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens" reúne as histórias de 59 mulheres precursoras.
China

Xinjiang: direitos dos uigueres dividem ONU

Grupo de 54 países, liderado pela Bielorrússia, saudou "resultados do contraterrorismo" no Xinjiang, enquanto 23, centrados no Reino Unido, pediram respeito pela liberdade de religião.
Cabo Verde

Comissão cabo-verdiana aponta "fragilidades"

"Relativamente à realização dos direitos da criança ainda temos várias fragilidades", disse a presidente da CNDHC cabo-verdiana, indicando casos mais preocupantes nas ilhas do Sal e da Boavista.
Bolívia

Bolívia. ONU denuncia uso excessivo de força

Relatos sobre excesso de violência incluem o uso de gás lacrimogéneo, "o que violaria os princípios básicos do uso de força", que deve ser aplicada apenas em "circunstâncias excecionais", diz ONU.
Prémio Sakharov

Ilham Tohti, defensor dos uigures, vence Sakharov

110
Ilham Tohti, condenado a prisão perpétua na China e grande defensor dos direitos da minoria uigur é o vencedor do Prémio Sakharov. O Parlamento Europeu exigiu a libertação imediata do vencedor.
Venezuela

Venezuela. Criticada eleição para Direitos Humanos

425
A oposição venezuelana considerou "incoerente" que a Venezuela tenha sido eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, uma vez que o regime "está a ser investigado por violar direitos humanos".
Marrocos

Marrocos indulta jornalista condenada por aborto

A mulher, de 28 anos, que foi recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento" será libertada "nas próximas horas".
Direitos Humanos

Human Rights Watch critica política de Bolsonaro

O presidente da organização Human Rights Watch, Kenneth Roth, manifestou preocupação com as políticas adotadas pelo Presidente do Brasil, que considerou serem contra os direitos humanos.
Porto

Cegos do Porto pedem espaço especial

197
O Porto regista em média 12 novos casos de cegos por mês, alerta a ACAPO. Com mais de 800 associados, a associação pede a construção de um apartamento modelo para ensinar vários cegos.
Venezuela

Venezuela. Presos torturados com lutas de galo

7088
Vídeo filmado em centro de detenção venezuelano, denunciado por ONG, mostra dezenas de presos completamente nus, deitados de bruços e os braços a cobrirem a nuca. Servem de palco a uma luta de galos.
Arábia Saudita

Arábia Saudita. Mulheres já podem reservar hotéis

708
A Arábia Saudita tem estado a aligeirar as suas regras ultra-conservadoras direcionadas a mulheres estrangeiras para aumentar o impacto do turismo no PIB do país.
Direitos Humanos

Direitos humanos. UE elogia Angola por tratados

União Europeia sublinha o empenho na abolição da pena de morte, na erradicação da tortura e na eliminação de todas as formas de racismo e diz que Angola pode incentivar outros países a seguir exemplo.
Nações Unidas

ONU. Casamento de menores deve acabar em Portugal

Nações Unidas pedem também ao Governo que touradas sejam proibidas a menores de 18 anos e mostra preocupação pelo facto de muitas crianças de famílias pobres acabarem em instituições.
Direitos Humanos

Direitos do Homem. Ana Maria Martins eleita juiza

101
A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa elegeu a portuguesa Ana Maria Guerra Martins como juíza do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, em representação de Portugal.
Marrocos

Jornalista condenada por aborto ilegal nega tudo

101
Hajar Raissouni foi condenada a 1 ano de prisão pelos crimes de aborto e relações sexuais fora do casamento. O namorado também, por cumplicidade. Jornalista diz que está a ser perseguida pelo governo.
Egito

Em dois dias, mais de mil pessoas detidas no Egito

Os protestos do passado fim-de-semana contra o Presidente do Egito, Abdelfatah al Sisi, terão ainda resultado no desaparecimento de outras mil pessoas, presumivelmente detidas, avança uma ONG local.
Eleições Legislativas

Catarinas, Joacines, Assunções /premium

Escrevo esse texto porque reconheço a coragem necessária para enfrentar a exposição da vida política. E, sobretudo, reconheço a coragem para enfrentar a exposição da vida política quando se é mulher.
Direitos Humanos

EUA anunciam sanções contra Raul Castro

160
Os EUA anunciaram sanções contra o ex-presidente cubano e líder do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, "por envolvimento em graves violações dos direitos humanos", quando era ministro da Defesa.
Direitos Humanos

Homem transgénero impedido de se registar como pai

585
O juiz entendeu que se o homem engravidou e fez nascer o bebé, deve ser registado como mãe. Freddy McConnell queria ser registado como pai ou, de forma neutra, como progenitor.
Migrações

Ocean Viking vai desembarcar 182 migrantes

Uma grávida e seis crianças estão entre os migrantes que desembarcarão num porto da Sicília. O "Ocean Viking" esteve duas semanas com 356 migrantes a bordo, apesar de só poder levar 90 pessoas.
Violência

Sinéad O'Connor: Prince bateu "em várias mulheres"

161
Na altura, Prince andava "a tomar umas drogas bastante más", disse a cantora numa entrevista. Sinéad disse ainda que uma rapariga da banda de Prince chegou a ficar "com costelas partidas".
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Direitos Humanos

Empresas de armas não respeitam direitos humanos

A ONG denunciou a venda de equipamento e munições a países acusados de cometer crimes de guerra e violações graves de direitos humanos, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
África do sul

PR sul-africano promete agir contra femicídio

Cyril Ramaphosa admitiu que o Governo deve tomar medidas urgentes em relação à violência contra as mulheres, "para que o violador ou o assassino sejam condenados à prisão perpétua sem fiança".
Irão

Irão. Casamento com menina de 9 anos indigna

779
As imagens de um casamento entre uma menor e um homem mais velho chocaram o Irão. O matrimónio foi anulado. Caso vai ser levado a tribunal. No Irão, a menina devia ter pelo menos 13 anos para casar.
Direitos das Mulheres

Mais mulheres políticas não; mais prostitutas sim /premium

415
São estas as consequências das políticas que a Iniciativa Liberal, com a leviandade e superficialidade do costume (nada é estudado, nada é medido), propõe.
Direitos Humanos

Angola assegura que torturas "não existem"

Angola garantiu que "não existem" registos de "torturas e nem qualquer orientação política" com esse fim, referindo que a ratificação da Convenção Contra a Tortura será remetida em setembro à ONU.
Direitos das Mulheres

Bangladesh. Palavra "virgem" retirada de certidões

585
Nas certidões no Bangladesh, a noiva não terá de dizer se é virgem, mas se é celibatária, divorciada ou viúva. O noivo terá de fazer o mesmo. É mais um passo na luta pela igualdade de género no país.
Violência Doméstica

PJ e GNR de Braga detêm suspeito de homicídio

Um homem de 59 foi detido, em Braga, suspeito do homicídio de uma mulher na sexta-feira. O homem ficou em prisão preventiva. A mulher foi a 19.ª a morrer vítima de violência doméstica.
El Salvador

Leis anti-aborto. Mulher absolvida de homicídio

Evelyn Hernández tinha 18 anos quando foi violada e o bebé que resultou dessa agressão sexual nasceu morto. Mesmo assim o MP deste país acusou-a de homicídio à conta das duras leis anti-aborto.
Benjamin Netanyahu

Israel lança campanha de purificação feminina

704
O objetivo é fomentar o micvê, o banho pós-menstrual, após o qual as mulheres podem voltar a ter contacto com os maridos. O governo de Israel começou uma campanha para "tornar o ritual mais atrativo".
Direitos Humanos

Tribunal autoriza Open Arms a entrar em Itália 

472
Organização humanitária espanhola Open Arms já tinha denunciado o abandono do navio. Decisão do tribunal surge como resposta aos apelos para encontrar porto seguro para o desembarque.
Direitos das Mulheres

Acabar com a Mutilação Genital Feminina

Algumas associações de migrantes em Portugal, ou que trabalham diretamente com comunidades migrantes, onde se regista mais essa prática, consideram o combate à MGF uma área de ação prioritária.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Human Rights Watch

ONG quer legalizar prostituição na África do Sul 

Relatório da organização defende que prostituição deve ser "descriminalizada". Há relatos de que são abusados pela polícia e ONG diz que a sua segurança está em causa.
Direitos das Mulheres

Dua e Dalal. "Princesas" em fuga da Arábia Saudita

519
Dua e Dalal são duas das centenas mulheres que todos os anos tentam fugir da Arábia Saudita, um país que as impede de irem ao cinema, ao médico ou de viajar sem a autorização de um "guardião".
Direitos Humanos

ONG denuncia tortura e abusos na Guiné Equatorial

De acordo com a HRW, a acusação apresentou poucas ou nenhumas provas contra a maioria dos arguidos e admitiu confissões conseguidas sob tortura, como sessões de espancamentos e choques elétricos.
Hong Kong

Hong Kong. Detido ativista pró-independência

Para além de Andy Chan foram detidos no norte do território mais sete pessoas sob acusações de posse de armas e posse ilegal de explosivos. Centenas de manifestantes protestaram em frente à esquadra.
Brasil

Brasil. Justiça mantém marcação de terras na Funai

O Supremo Tribunal Federal vetou nova medida provisória que retirava a demarcação das terras indígenas do comando da Fundação Nacional do Índio brasileira e passava-a para o Ministério da Agricultura.
Arábia Saudita

Mulheres sauditas já podem viajar sem autorização

"Um passaporte vai ser entregue a qualquer nacional saudita que o peça", diz o diário governamental. A nova regra será aplicada às mulheres com uma idade mínima de 21 anos.
Guiné Equatorial

Amnistia alerta para violação de direitos humanos

Amnistia Internacional voltou a denunciar violações do governo liderado por Teodoro Nguema. A lista de maus-tratos engloba abusos sexuais e agressões com armas, lâminas de barbear e choques elétricos.
Direitos Humanos

AI denuncia condições em centros infantis dos EUA 

Entre as situações descritas está o facto de os menores serem obrigados a seguir um cronograma altamente organizado e rigoroso ou a usar placas de identificação com códigos de barras para controlo.
Migrações

Navio resgata 44 pessoas ao largo da Líbia

44 migrantes, entre os quais quatro mulheres e três crianças, que se encontravam em risco no Mediterrâneo, foram resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi.
Direitos Humanos

Máquinas desligadas a francês em morte cerebral

A batalha entre os pais, a mulher e os irmãos de Vincent Lambert chegou ao fim. As máquinas foram desligadas e os pais resignaram-se — sem aceitar — a decisão.
Coreia do Norte

Coreia do Norte libertou australiano desaparecido

O estudante universitário que desapareceu há duas semanas na Coreia do Norte foi libertado pelas autoridades de Pyongyang. Já está na China e deve viajar para Tóquio durante esta quinta-feira.
Rádio Observador

Catarina Furtado na tarde da Rádio Observador

Catarina Furtado conta como se tornou Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, como encaminhou as "filhas" na associação "Corações com Coroa" e como descodificou a adolescência em livro.
Venezuela

Venezuela. Países apelam a mudanças políticas

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU mudanças políticas na Venezuela. Objetivo é que Venezuela "desfrute dos direitos humanos e liberdades".
Direitos Humanos

Especialista defende vistos humanitários na Europa

206
Os vistos humanitários podem garantir um acesso seguro às fronteiras europeias e proteger os refugiados, que são atualmente tratados como imigrantes ilegais, defende especialista.
Direitos Humanos

Crise migratória. Grécia e Itália em tribunal 

618
Queixa entregue no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo, para denunciar a criminalização da ajuda humanitária e dos direitos humanos que protegem os migrantes.
Direitos Humanos

Marcelo: Portugal luta pelos direitos humanos

Marcelo Rebelo de Sousa defende uma "visão aberta" para motivar cidadãos "a ter direitos e a vir ao tribunal [europeu dos direitos humanos] defenderem-se contra os próprios Estados".
Direitos Humanos

Google pondera regresso à China, apesar da censura

Acionistas pediram relatório sobre o impacto nos direitos humanos de um possível regresso da Google à China, que teria de atuar em versão censurada.
Direitos das Mulheres

Suíça. Mulheres realizam greve nacional

Trinta anos depois, as mulheres na Suíça volta a sair à rua numa greve nacional. Protestantes pedem paridade salarial e respeito pelos seus direitos.
China

China. E se Tiananmen fosse agora? /premium

Em 1989, os estudantes lideraram os protestos em Pequim. Trinta anos depois, ainda vale a pena ser ativista na China de hoje? E como? As respostas de quatro chineses que sentiram na pele a repressão.
China

China deve assumir massacre de Tiananmen  

"O encobrimento de Tiananmen e o aumento da repressão em toda a China alimentaram a determinação dos ativistas de lutar pelos direitos humanos" Yaqiu Wang, investigador da Human Rights Watch (HRW).
Amnistia Internacional

Amnistia: Bolsonaro viola direitos humanos 

A Amnistia Internacional lançou uma ação chamada 'Brasil para todo o mundo' em que apresenta as suas preocupações sobre as políticas de Bolsonaro que considera violarem os direitos humanos.
Direitos Humanos

Amanda Knox vai voltar a Itália

A norte-americana que acabou por ser indemnizada pelo estado italiano depois de de ter sido julgada e condenada por um homicídio, que garante não ter cometido, vai voltar ao país onde tudo aconteceu.
Direitos Humanos

Brunei não vai impor pena de morte a homossexuais

233
O sultão do Brunei disse que não vai impor a pena de morte aos homossexuais. Reação à implementação das novas leis surge depois de pressão internacional liderada por celebridades como George Clooney.
Marcelo Rebelo de Sousa

A noiva, os Direitos Humanos e a foto com Putin

Antes do arranque da visita de Estado à China, Marcelo participou no Fórum Faixa e Rota. E lembrou ao Presidente chinês que Portugal também trouxe na agenda a questão dos Direitos Humanos.
China

Marcelo na China para visita "descomplexada" /premium

246
O Presidente deu aulas em Macau mas nunca tinha posto os pés em Pequim. Nesta 6ª feira já foi à Muralha da China. Depois há-de tratar de política, negócios e cultura. Sem complexos ou ingenuidades.
Human Rights Watch

Human Rights Watch critica "silêncio" de Guterres

1073
Diretor diz que o mandato do secretário geral da ONU define-se pelo "silêncio". E que Guterres tardou em criticar os EUA: "Talvez não quisesse dar a Trump uma desculpa para parar de enviar cheques".
Brasil

MP vai investigar violação de direitos humanos

O Ministério Público brasileiro lançou um grupo de trabalho destinado a apurar denúncias de violações dos direitos humanos por parte de agentes de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
China

BE recusa integrar comitiva de Marcelo na China

Partido invoca as posições que tem assumido sobre as restrições à liberdade e violação dos direitos humanos naquele país asiático. Marcelo segue para a China na quinta-feira.
Global Shapers

Liderar é, naturalmente, coisa de mulher /premium

2543
Um estudo do FMI descobriu que substituir apenas um homem por uma mulher no conselho de administração de uma empresa pode levar a aumento de 3% a 8% em rentabilidade.
Sudão

Sudão. "Rainha núbia" que representa povo oprimido

138
É uma jovem estudante de 22 anos, mas também é, desde segunda-feira, o símbolo da luta no Sudão pela destituição do presidente que está no poder há 30 anos.
Turquia

Turquia. ONG denuncia detenções após golpe 2016

HRW lança relatório onde examina como a polícia e procuradores têm como alvos advogados e em que denuncia a detenção de centenas de advogados após o fracassado golpe de estado em 2016.
Violência Doméstica

Como 14 países lidam com a violência doméstica /premium

São dois extremos: na Rússia, alguns atos de violência doméstica foram descriminalizados; Inglaterra tem “o pacote mais abrangente de todos os tempos” contra este tipo de violência de género.
Ásia

Brunei. Pena de morte a gays e adúlteras em vigor

3746
O novo código penal inclui o apedrejamento por delitos relacionados com a homossexualidade e o adultério; mutilação da mão ou do pé por roubo, ou pena de morte por blasfémia do profeta de Maomé.
Ásia

Brunei. ONU pede recuo na lei de gays e adúlteras

A ONU refere que a nova legislação do Brunei que vai penalizar a homossexualidade e o adultério com pena de morte "representará um sério recuo da proteção dos direitos humanos".
Nações Unidas

ONU. Angelina Jolie defende papel das mulheres

121
A atriz, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, diz que os conflitos não vão acabar enquanto o mundo continuar a excluir as mulheres da mediação dos processos de decisão.
Direitos das Mulheres

Jornalista beijada em direto (e sem consentimento)

Jennifer Ravalo, jornalista do Vegas Sport Daily, vai processar Kubrat Pulev, que acusa de a ter beijado e tocado sem autorização no final de uma entrevista em direto.
Egito

Ativista político egipcío libertado 5 anos depois

Alaa Abdelfatah foi libertado esta madrugada. O ativista estava preso desde 2013 por ter participado numa manifestação contra a utilização de tribunais militares nos julgamentos dos civis.
Direitos Humanos

Brunei vai apedrejar gays e adúlteros até à morte

3107
Novas leis entram em vigor a 3 de abril e também incluem amputação de membros a quem for apanhado a roubar. Austrália alerta que a legislação aplica-se a muçulmanos, não muçulmanos e estrangeiros.
Direitos Humanos

Tusk quer discutir direitos humanos com a China

O presidente do Conselho Europeu considera que "os direitos humanos são pelo menos tão importantes quanto o comércio" e, por isso, devem ser analisados na próxima cimeira da UE-China.
Venezuela

Maduro. Vítimas denunciam nomes de torturadores

211
Foram divulgados os nomes de pelo menos 3 responsáveis pelos episódios de tortura de presos venezuelanos detidos pelos serviços de informação do regime de Nicolás Maduro.
Human Rights Watch

Myanmar e China não impedem tráfico de crianças

774
A Human Rights denuncia a venda de mulheres e meninas kachin e dos Estados do norte de Shan para serem escravas sexuais na China. As sobreviventes relatam que são vendidas a "pessoas de confiança".
Líbia

Líbia. Associação alerta para condições desumanas

Os Médicos Sem Fronteiras dizem que "quase uma em quatro pessoas estão subnutridas ou abaixo do peso" nos centros de detenção de Sabaa e "dezenas foram fechadas em pequenos espaços".
Crónica

O arraial da luta /premium

1796
É a luta feminista. A luta contra o racismo... Há sempre uma luta. A luta é um arraial que políticos vorazes pelo poder montaram nas nossas vidas. O reverso desta encenação vai do fiasco ao crime
Direitos das Mulheres

Catarina Martins apela à mudança de mentalidades

A líder do BE assume ser difícil mudar mentalidades quanto aos direitos das mulheres, mas afirma ser algo que é preciso fazer. O BE mostrou-se em peso na manifestação feminista desta sexta-feira.
Dia da Mulher

Costa diz que sociedade deve "gritar nas ruas"

647
PM fala num grande progresso depois do 25 de Abril no que toca aos direitos da mulher, mas que ainda há muito por fazer. Costa espera que nova lei da paridade seja promulgada a tempo das legislativas.
Brasil

Bolsonaro refere-se às mulheres como "joias raras"

Bolsonaro deu ênfase ao respeito pelos sentimentos da mulher, por ocasião do Dia da Mulher, e garantiu que o executivo fará de tudo para que as mulheres "possam sentir-se mais representadas".
Dia da Mulher

Igualdade de género. ONU pede atitudes radicais

ONU quer travar o que tenta impedir avanços nos direitos da mulher. Comissária defende que juízes e polícias sejam "treinados" para que preconceitos de género não se sobreponham à proteção da mulher.
Violência

Brasil. Crime de género mata 1.100 mulheres

Outra pesquisa revela que quase 60% da população do Brasil reportou ter visto situações de violência e assédio contra mulheres, nos 12 meses anteriores.
Igualdade

Paridade não deverá ter efeito nas legislativas

Governo acredita que já não é possível que a lei seja promulgada a tempo das legislativas. Especialistas ouvidos pelo Negócios dizem que está nas mãos do Presidente da República.
Direitos das Mulheres

António Costa na Greve Feminista

364
O primeiro-ministro e a líder do Bloco de Esquerda estarão presentes na concentração que, em Lisboa, marca a Maré Feminista, organizada pela Rede 8 de Março que apelou à greve das mulheres.
Moçambique

CNDH: Moçambique devia pedir estado de emergência 

Ataques de grupos armados faz milhares de pessoas abandonarem as aldeias. Centros de apoio não têm condições mínimas. "Além de estarem cheios, há fome", diz a Comissão Nacional de Direitos Humanos.
Liberdade de Expressão

"Chamar animal a um juiz é completamente ofensivo"

3969
Ricardo Serrano Vieira, advogado do juiz Neto de Moura, considera que ações cíveis contra figuras públicas têm boas hipóteses. "Liberdade de expressão não serve para tudo", argumenta.
Igualdade de Género

Minha querida, você é tão feminista quanto eu /premium

4616
Feminismo não tem a ver só com igualdade. Feminismo, fundamentalmente, tem a ver com liberdade. Com o direito de escolha de cada mulher. Ser mãe ou não. Ser casada ou não. Ser “feminina” ou não.
Crónica

A mulher, mas qual mulher? /premium

1777
No fundo, a “mulher” da dra. Joana do CDS não difere da “mulher” da dra. Catarina do BE. Na ânsia de se apoderarem das cabeças alheias esgadanham-se para reduzir sujeitas de carne e osso a caricaturas
Argentina

Criança de 11 anos violada obrigada a cesariana

299
A rapariga de 11 anos foi violada pelo namorado da avó na Argentina e apesar dos vários pedidos da mãe para que fosse submetida a um aborto foi obrigada pelo sistema de saúde a ter o bebé.
Violência Doméstica

Violência. Governo vai decretar luto nacional

5428
A ministra Mariana Vieira da Silva vai apresentar proposta já na quinta-feira, para que se renove o propósito de continuar o combate à violência doméstica e à violência contra as mulheres.
Direitos das Mulheres

Islamabad-Coimbra, ou a história da anti-feminista /premium

859
Em todo o caso, há um claro benefício para as feministas nisto tudo. Sempre que nos perguntarem o que é o anti-feminismo podemos mostrar Joana Bento Rodrigues. E todos vamos rir muito.
CPLP

Direitos humanos. CPLP quer reforçar compromisso

A CPLP compromete-se a reforçar acordo que estabeleceu com a ONU na área da defesa e da promoção dos direitos humanos, tendo em conta os aspetos económicos, sociais, culturais, civis e políticos.
Direitos Humanos

Coletes amarelos. Conselho da Europa pede respeito

Relatório da comissária para os direitos humanos refere que missão das forças da ordem é proteger os cidadãos e os direitos humanos e questiona métodos utilizados pela polícia nos protestos em Paris.
Global Shapers

De zeros a uns a distância é curta. E no género? /premium

294
Consciente ou inconscientemente, todos temos preconceitos sobre o papel das mulheres e dos homens na sociedade e sobre o estereótipo de bom programador.
Egito

Al-Sissi rejeita que lhe deem lições de direitos 

129
O Presidente egípcio disse que os europeus devem "respeitar os valores" do país e falou do caso da execução de 9 jovens pelo assassínio do procurador-geral e justificou-a como parte da cultura".
Direitos das Mulheres

A Mulher, o feminismo e a lei da paridade

25142
Os movimentos feministas deviam inquietar-se com questões fundamentais, em especial as relacionadas com a vida laboral e a sua conciliação com o que é a natureza da mulher e as suas reais preocupações
Arábia Saudita

Khashoggi. Noiva pede defesa dos valores humanos

A noiva do jornalista assassinado considerou insuficientes as sanções impostas ao reino saudita pela morte do seu namorado. Cengiz pede diálogo entre UE e países árabes.
Direitos Humanos

Índia. Dezenas de mortos na "proteção às vacas"

Os ataques foram liderados pelos designados grupos de "proteção às vacas", muitos dos quais afirmam estar ligados "a grupos militantes hindus", para quem as vacas é um animal sagrado.
Mulher

A filha do feminismo

174
O insólito, inédito fardo que recai sobre a mulher exige repensar as prioridades valorizadas em sociedade e desafiar o paradigma igualitário que tem inspirado escolhas privadas e orientações políticas
Assembleia Da República

Parlamento prepara relatório sobre racismo

Pretende-se perceber de que forma o racismo se expressa e é entendido na sociedade e ver o que é que o Parlamento pode recomendar para o combater. Apresentação será feita até ao final da legislatura.
Mutilação Genital Feminina

60 milhões de raparigas em risco de mutilação

2570
Esta prática vitimou até hoje mais de 200 milhões de meninas e mulheres. O Governo português lança nova campanha para erradicar a mutilação genital feminina e alertar jovens.
Human Rights Watch

Human Rights Watch pede que Papa pressione EAU

A ONG afirma que a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita bombardeou casas, mercados e escolas indiscriminadamente no Iémen, e impediu que chegasse ajuda humanitária à população.
Futebol

O jogador refugiado com meio mundo do lado dele

Hakeem Al-Araibi tem 25 anos, é internacional pelo Bahrain e joga na Austrália. Em novembro, foi preso na Tailândia - e lá continua. A história do jogador refugiado que tem meio mundo a defendê-lo.
Direitos das Mulheres

Direitos humanos das mulheres guineenses violados

Segundo o estudo, as mulheres guineenses são as que mais trabalham na agricultura, mas apenas em terras emprestadas ou de concessão temporária, sendo por isso discriminada sem que o Estado intervenha.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. ONU descobre 535 civis em 59 valas comuns

Além das valas descobertas, o conflito deixou um rasto de destruição: 967 edifícios, incluindo igrejas, escolas e centros de saúde, foram pilhados ou destruídos.
Moçambique

Moçambique. Gemfields paga por abusar das pessoas

O gigante mineiro paga indemnização por existir cerca de 200 queixas de espancamentos, tortura, abusos sexuais e 18 pessoas mortas. O caso chegou ao Supremo Tribunal de Londres em abril de 2018.
Amnistia Internacional

Portugal e Cabo Verde têm "muitas semelhanças"

Amnistia falou sobre direitos humanos, nomeadamente em áreas do trabalho, da habitação, da pobreza e da violência de género, e conclui que encontrou "muitas semelhanças" entre Portugal e Cabo Verde.
Direitos das Mulheres

Violência contra mulheres com poucas condenações

534
Portugal fez "progressos significativos" no combate à violência contra mulheres e até é pioneiro em certas áreas, mas evidencia uma baixa taxa de condenações judiciais na sequência destes casos.
Donald Trump

Trump: Onda rosa e coletes amarelos em Los Angeles

232
Terceira "Marcha das Mulheres" juntou políticos, ativistas e celebridades de Hollywood num protesto contra administração Trump. Foi o maior protesto do país. E até apareceram os Coletes Amarelos L.A.
Human Rights Watch

Defesa dos direitos humanos "está a ganhar força"

Segundo a Human Rights Watch, a defesa dos direitos humanos em grandes potências, como os EUA, Reino Unido ou França, tem "estado ausente". A resistência provém de "estados pequenos e médios".
Palestina

"Não sou a tua querida": a roupa anti-assédio

Para lutar contra a opressão de género, uma estilista lançou uma marca de roupa dedicada à emancipação feminina. Quis desafiar a Palestina, onde 15% das mulheres dizem já ter sofrido abusos sexuais.
Violência

Lusofonia quer eliminar violência contra mulheres

O compromisso consta de uma deliberação que vai ser aprovada durante a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorre na capital de Cabo Verde.
CPLP

CPLP reúne-se hoje pelo combate à violência

A VIII Assembleia Parlamentar da CPLP conta com a participação de países como Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau. Os países subscrevem o combate à violência contra mulheres e meninas.
Direitos das Mulheres

Jovem saudita apela a Canadá que lhe dê asilo

267
Rahaf Mohammed al-Qunun tentou fugir para a Austrália, mas ficou retida na Tailândia. Agora luta para não regressar à família e pede asilo a alguns países ocidentais.
Direitos Humanos

Índia. Greve contra entrada de mulheres em templo

Várias localidades do estado de Kerala, no sul da Índia, protestam contra a entrada de duas mulheres no templo hindu de Sabarimala, prosseguindo as manifestações de ontem, que já causaram um morto.
Direitos das Mulheres

O ano da paridade no campo político: 2019

184
Este não é o tempo dos discursos semânticos ou das reservas mentais. Este é o tempo de assumirmos que estamos do lado certo, ou seja, do lado da Igualdade... Poderá ser já em 2019, basta querermos!
Direitos Humanos

China. Polícia condiciona julgamento de ativista

Mais de 20 polícias à paisana cercaram o tribunal no norte da China onde está a ser julgado um conhecido advogado dos Direitos Humanos, afastando jornalistas, diplomatas estrangeiros ou apoiantes.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que ONU fez "provocação grave"

A Coreia do Norte manifestou-se contra a última resolução da ONU que condena o país por violação sistemática dos direitos humanos, apelidando-a de "provocação grave".
Liberdade de Imprensa

Jornalistas mortos em retaliação quase duplicam

O país mais letal para jornalistas este ano foi o Afeganistão, onde 13 jornalistas foram mortos na sequência de atentados reivindicados pelo Estado Islâmico.
Viktor Orbán

Húngaros gritam "não" a mais 400 horas de trabalho

Novas medidas do governo de Viktor Orbán estão a enfurecer a Hungria. Milhares estão nas ruas para dizer "Não!" a três anos de espera pelo salário e ao novo teto máximo de 400 horas extra de trabalho
Rússia

Putin despede-se de ativista dos direitos humanos

Vladimir Putin despediu-se de Lyudmila Alexeyeva, uma das fundadoras do movimento de direitos humanos na ex-URSS, crítica da "repressão política", mas defensora de um diálogo com o Kremlin.
Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos: 70 anos

Como seria, ou estaria, o planeta Terra sem a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Direitos Humanos

Ferro quer trabalhar mais pela causa da democracia

915
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, advertiu para "sinais preocupantes" de ameaça à causa dos direitos humanos e da paz.
Presidente da República

Marcelo critica quem esqueceu os direitos humanos

O Presidente da República disse que os "protagonistas cimeiros" foram "grandes paladinos da chamada democracia liberal" e defendeu que ninguém pode sacrificar direitos fundamentais dos reclusos.
Moçambique

Feira da Justiça assinala Dia dos Direitos Humanos

O evento vai ser marcado por uma campanha de emissão de documentos pessoais, como Bilhetes de Identidade, Números Únicos Identificação Tributária, registos de nascimento e assistência jurídica.
Presidente Trump

Human Rights Watch: EUA ameaçam saúde pública

Human Rights Watch acusa administração Trump e o Congresso norte-americano de colocaram em perigo a saúde pública ao reverter legislação sobre os riscos ambientais de remover montanhas.
Direitos Humanos

A alimentação é um direito humano, mas falta ação

195
Dados recentes revelam que 10% dos portugueses tiveram dificuldade em fornecer alimentos suficientes a toda a família e cerca de 3% das famílias viveram ‘insegurança alimentar moderada ou grave’.
Direitos Humanos

Morreu a ativista russa Lyudmila Alexeyeva

224
A mais antiga ativista dos direitos humanos russa e ex-dissidente soviética Lyudmila Alexeyeva morreu este sábado, num hospital em Moscovo, aos 91 anos.
Angola

Rafael Marques é hoje recebido pelo Presidente

O ativista angolano Rafael Marques foi impedido na terça-feira de entrar numa reunião na presidência com organizações não-governamentais e da sociedade civil, para a qual estava convidado.
Angola

Encontro entre presidente e ativistas é simbólico

Vários dirigentes e líderes de organizações não-governamentais e da sociedade civil destacaram a importância da audiência entre João Lourenço e os ativistas, destacando a frontalidade do encontro.
Human Rights Watch

Suspeitas de execuções e abusos em Moçambique

Os ataques a povoações têm acontecido fora da zona de implantação da fábrica e outras infraestruturas das empresas petrolíferas que vão explorar gás natural, na península de Afungi, distrito de Palma.
Direitos Humanos

Presidente recebe Luaty Beirão e Rafael Marques

Na Casa Civil do Presidente angolano estarão presentes representantes de uma dezena de instituições ligados à defesa dos direitos humanos, desenvolvimento rural, direito e promoção da juventude.
Parlamento

Moçambique apela à luta contra casamentos forçados

O Parlamento defende que a ação dos órgãos legislativos dos países da África Austral deve concentrar-se no combate à violência de género e discriminação e na garantia de uma educação de qualidade.
Comité Olímpico

Comité Olímpico cria comissão de direitos humanos

A instituição será liderada pelo jordano Zeid Ra'ad al-Hussein, antigo Alto Comissário para os Direitos Humanos das Nações Unidos e vai exigir o cumprimento de princípios básicos a cidades anfitriãs
Venezuela

Venezuela. Há 190 novos casos de tortura

Segundo dados revelados pela advogada especialista em Direitos Humanos Tamara Suju há 190 novos casos de tortura na Venezuela e 11 pessoas "torturadas em centros clandestinos" estão desaparecidas.
Sanções

Nicarágua. EUA impõem sanções a altos funcionários

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra altos funcionários da Nicarágua em resposta à "repressão e corrupção generalizada" do Governo daquele país.
Sudão do Sul

Criança sudanesa leiloada no Facebook

184
Uma jovem de 16 anos foi leiloada através de um post feito na rede social Facebook no Sudão do Sul. A publicação, feita alegadamente por um dos pais, só foi apagada 15 dias depois de publicada.
Israel

Israel deteve mais de 900 menores desde janeiro

Desde janeiro e até final de outubro foram detidos 908 menores e 270 estão em centros de detenção israelitas, segundo a Sociedade de Prisioneiros Palestinianos.
Ucrânia

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos

489
Manifestantes que participaram numa marcha pelos direitos das pessoas transgénero em Kiev foram agredidos por militantes de extrema-direita.
Direitos Humanos

Mulheres têm menos garantias de direitos humanos

245
Os "direitos humanos das mulheres têm menos garantias de respeito e efetivação do que os direitos humanos dos homens", considera a presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.
Papa Francisco

Papa quer mais mulheres com responsabilidade

104
O Papa Francisco defende que é preciso ter mais mulheres "nos diferentes campos de responsabilidade da vida da Igreja" e lamenta que a sua presença se circunscreva apenas ao campo cultural.
Human Rights Watch

Human Rights Watch faz apelo a Hong Kong

Para a organização de defesa dos direitos humanos a repressão do Governo e os processos subsequentes de acusações aos ativistas violaram os direitos de reunião pacífica e as liberdades de associação.
Angola

Angola explica Operação Transparência à ONU

A Operação visa impedir a exploração ilegal de diamantes e outros recursos naturais em todo o país, o que tem "lesado profundamente" o país, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola.
Amnistia Internacional

Amnistia retira prémio a Aung San Suu Kyi

206
A líder de Myanmar Aung San Suu Kyi traiu os valores que um dia representou pelo que lhe é retirado o prémio Embaixadora da Consciência, a mais alta distinção da Amnistia Internacional.
Direitos Humanos

Direitos humanos. Portugal na 1ª liga, mas...

Portugal, apesar de ter passado à primeira liga da proteção dos direitos humanos, continua "deficitário" na integração das minorias ou a igualdade de género, segundo Vital Moreira.
Justiça

Juíza ganha ação contra o Estado português

108
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deu, esta terça-feira, razão à juíza Paula de Sá por considerar que o Estado português violou o 6º artigo da Convenção dos Direitos do Homem.
Direitos Humanos

Tribunal Europeu decide caso de juíza portuguesa 

110
Alvo de três processos disciplinares em Portugal, a juíza Paula de Sá queixou-se ao Tribunal dos Direitos Humanos, que lhe deu razão. Decisão final é tomada nesta terça-feira.
Direitos das Mulheres

As razões do meu rotundo não!

357
A criação de uma organização especial dentro do PSD para defender os interesses das mulheres é espartilhar o debate, é colocá-lo numa caixinha. É actuar como se fazia no princípio do século passado.
Angola

Maus-tratos de cidadãos guineenses leva denuncia

A Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou alegados espancamentos e maus-tratos de cidadãos da Guiné-Bissau pela polícia de Angola que tem realizado operações contra emigrantes ilegais.
Estados Unidos da América

Dakota do Sul executa 1.º prisioneiro desde 2012

Rodney Berget foi condenado à pena capital pelo homicídio de um guarda, quando tentava fugir da prisão. É a quarta execução no Dakota do Sul desde os anos 1970.
Crime

Fotos dos fugitivos foram feitas por agente da PSP

1061
Autor das fotografias polémicas, feitas no momento da captura dos suspeitos, foi identificado pelo inquérito aberto pela Inspeção-Geral da Administração Interna. Corre o risco de ser expulso da PSP.
Nações Unidas

ONU condena França por sentença a mulheres de véu

2261
A França sentenciou em 2012 duas mulheres que usavam o véu islâmico integral. A ONU acabou por condenar o país esta terça-feira, pedindo a Paris que compense as queixosas e reexamine a sua lei.
Human Rights Watch

Human Rights Watch denuncia torturas do Hamas 

A organização não-governamental Human Rights Watch denunciou os mecanismos de repressão da Autoridade Nacional Palestiniana e do Hamas contra a população e de Gaza e da Cisjordânia.
Mulher

Go girls, go! /premium

577
Ainda tão jovens, com pouco mais de vinte anos, todas sabem exactamente por onde querem começar e atrevem-se a dizer, como Elvira: “sou parte da geração que vai mudar o meu país!”. E nós acreditamos.
Racismo

Ryanair. Quando um vídeo ajuda a punir o racismo

326
A Ryanair vai passar a expulsar dos voos passageiros com atitudes racistas. O caso de discriminação na companhia é o último de várias histórias polémicas. Quando há vídeo, há consequências.
PSP

Fuga e divulgação de fotos resultam em inquérito

1007
MAI determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias em que ocorreu a fuga de 3 homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e sobre a divulgação de fotografias das suas detenções.
A página está a demorar muito tempo.