455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Direitos Humanos

Noruega

Noruega. Polícia considera tiroteio "terrorismo"

Os serviços de informação noruegueses afirmaram que consideram o tiroteio em frente a bares no centro de Oslo como um ato de "terrorismo islâmico extremista".
Noruega

“Não respires.” Os minutos do ataque em Oslo

Tiroteio investigado como terrorismo reavivou memória dos atentados de Breivik. Organização cancelou Marcha Pride mas comunidade reuniu-se na rua. Sobreviventes relatam ao Observador em Oslo o ataque.
Noticiário

5h. 2 mortos e 10 feridos em tiroteio na Noruega

Incidente ocorreu junto a um bar gay em Oslo, quando a capital se prepara para um desfile anual da comunidade LGBT+. Kiev diz que precisa de dez anos para substituir portos no Mar Negro bloqueados.
Estados Unidos da América

Decisão do Supremo pode provocar o caos nos EUA

Supremo revogou decisão com 50 anos que equiparava o direito ao aborto a um direito constitucional inviolável. Agora cada um dos 50 estados pode decidir o que fazer. Metade vai proibir.
Pro Bono

Vai criar uma empresa? Tenha cuidado com a marca

No Pro Bono, explicamos a importância de registar a marca e o logo e o que deve fazer. E se alguém quiser registar algo semelhante? Há formas de se proteger
Nações Unidas

Irão executou mais de 100 pessoas em três meses

Relatório da ONU indica que Irão executou mais de 100 pessoas nos três primeiros meses de 2022, sendo muitas de minorias étnicas.
Ford

Esta Ranger Raptor é (assumidamente) “muito gay”

Habitualmente, as pick-ups são veículos puros e duros, associados a homens de “barba rija”. A nova Ranger Raptor é tudo isso, mas também pode ter um lado mais “colorido” para combater a discriminação.
Parlamento

Sem resposta do TC, PS recua no artigo 6.º

PS, Chega e IL apresentaram projetos com alterações ao artigo 6.º na Carta de Direitos Humanos na Era Digital. Socialistas estão dispostos a recuar e ficam muito mais próximos das restantes propostas.
LGBTQ

Marcha LGBTI+ leva milhares às ruas de Lisboa

Pelo menos 25 mil pessoas desceram desde o Jardim do Príncipe Real rumo à Ribeira das Naus, fazendo parte da 23ª marcha do Orgulho LGBTI+, contra a discriminação.
China

China. ONU não conseguiu falar com povo uyghur

Durante uma sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet explicou que foi "acompanhada por oficiais do governo durante toda a visita" à província de Xinjiang.
Direitos LGBTQ

Arábia Saudita apreende itens com cor de arco-íris

Objetivo passou pela apreensão de objetos que "contradigam a fé islâmica e a moral pública e que promovam as cores da homossexualidade, cujo alvo são as gerações mais novas".
Direitos das Mulheres

Borrell pede à ONU maior pressão sobre talibãs

O alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros pedi à ONU uma maior pressão sobre o regime talibã no Afeganistão, devido ao deterioramento dos direitos humanos para mulheres.
Pro Bono

PRR: como podem as empresas candidatar-se?

Os processos são burocráticos? Ser escolhido é difícil? Afinal, quem decide quais são os melhores projetos para financiar? Manuel Castro Almeida explica tudo sobre os fundos europeus
LGBTQ

Pedro Almodóvar distinguido com o Rainbow Awards

Pedro Almodóvar é um dos distinguidos com o Rainbow Awards for Equality, Prémio Arco-Íris para a Igualdade, que premeia carreiras destacadas pela visibilidade, apoio e defesa aos direitos LGTBI.
Refugiados

Ruanda. Deportados ficam no histórico Hope Hostel

Sob contestação da oposição e de associações de direitos humanos, o governo de Ruanda prepara o histórico Hope Hostel para a receção dos migrantes deportados pelo Reino Unido.
Cinema

Países banem filme com beijo gay. Disney não corta

O Egito, a Indonésia, a Malásia e o Líbano juntam-se à Arábia Saudita e proíbem a exibição do filme Lightyear. A China pediu cortes a animação, mas a Disney recusa cortar "algo tão importante".
Refugiados

Afinal, o que é ser refugiado?

No atual momento, requisitos rígidos da condição de refugiado podem comprometer a conservação dos direitos das pessoas que já deixaram a Ucrânia. É imperiosa a flexibilização desses requisitos.
Nações Unidas

Guterres declara apoio à alta-comissária Bachelet

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou apoio a Michelle Bachelet, a quem atribuiu a capacidade de fazer uma "diferença profunda" no mundo e "de viver e respirar Direitos Humanos".
LGBTQ

Mais de 170 mil pessoas na marcha LGTBQ+ em Israel

"Depois de dois anos difíceis, sinto-me feliz e orgulhoso de dar as boas-vindas aos turistas no Desfile do Orgulho", disse o presidente da câmara da cidade, Ron Huldai, no discurso de abertura.
Pro Bono

Canal de denúncias nas empresas é obrigatório

Lei entrou em vigor esta semana, mas as empresas estão preparadas para aplicar o novo Regime de Prevenção da Corrupção? PMEs têm 6 meses para se preparem, mas depois disso é a doer.
Nações Unidas

Grupos exigem afastamento de comissária da ONU

Mais de 230 organizações de direitos humanos, incluindo portuguesas, exigiram a demissão da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
Guerra na Ucrânia

Rússia vai deixar de aplicar decisões do TEDH 

Parlamento russo anunciou que vai deixar de aplicar decisões do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem com a justificação de que as decisões entram em "contradição direta com a Constituição russa".
Tailândia

Banguecoque recebe marcha de Orgulho LGBTQ+

A marcha Naruemit Pride 2022 - Naruemit significa "criação" em tailandês - foi organizada por uma coligação de organizações não-governamentais (ONG), apoiadas pelo novo governador da cidade.
Nações Unidas

Especialista da ONU condena repressão no Sudão

Um funcionário das ONU para os Direitos Humanos condenou a continuação da repressão dos manifestantes pró-democracia no Sudão, liderado com "mão de ferro" há mais de seis meses pelos militares.
Pro Bono

Orçamento do Estado não tem em conta inflação

Podia fazer mais pelas famílias e pelas empresas. Maria Inês Assis, da Abreu Advogados, explica a desilusão com o documento e o que falta para fazer a diferença
Direitos das Mulheres

Onde anda o dicionário da deputada Rita Matias?

Dizer que a licença menstrual não deve existir é o mesmo que acreditar que não deve haver licença de maternidade porque faz com que as mulheres ganhem menos ou vejam os seus contratos não renovados.
LGBTQ

Covilhã vai receber marcha pelos direitos LGBTI+

A organização refere que se trata da primeira marcha na região e pretende trazer para o interior a visibilidade de uma diversidade que diz ser muitas vezes reprimida.
Contra-Corrente

As quotas não conduzem à liberdade das mulheres

Será que a CMVM anda à procura de uma mulher para presidente? E quantas empresas vai a CMVM multar por causa da lei das quotas? Assim não, não vamos lá, porque a engenharia social nunca é boa solução.
PAN

Regremos as regras das regras

Se a ideia é transformar crendice em lei, é provável que o PAN também sugira que, quando menstruadas, as cozinheiras estejam dispensadas de fazer maionese.
Resposta Pronta

ONU na China. "Não é diplomacia de circunstância"

Diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, acredita que visita da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos à China vai ter frutos e pede a Portugal que condene Pequim.
Pro Bono

Vistos gold: site do SEF em baixo desde janeiro

Durante 5 meses foi impossível submeter um pedido porque a página do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estava em manutenção. Irá o imobiliário de luxo perder com o fim dos golden visa?
LGBTQ

40 anos da despenalização da homossexualidade

A conferência "40 anos da despenalização da homossexualidade em Portugal: História LGBTI+ em Portugal" decorre esta sexta-feira com o objetivo de consciencializar para os problemas da comunidade.
Brasil

Brasil. 3 milhões de LGBTI assumiram-se em 2019

Os jovens de 18 a 29 anos apresentaram o maior percentagem de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais (4,8%).
Afeganistão

Talibãs: mulheres "malandrecas" ficam em casa

"Nós mantemos as 'mulheres malandrecas' em casa" são palavras do ministro do Interior do Afeganistão que considera que as mulheres que têm direitos são aquelas que não se manifestam contra o regime.
Venezuela

Venezuela. Direitos de presas políticas violados

Entre as presas políticas estão 18 civis e oito militares. A acusação da ONG Justiça Venezuelana vem no sentido das mulheres estarem na cadeia sem que o seu julgamento tenha ainda começado.
Festival de Cannes

Mulheres invadem Cannes pelo fim do femicídio

Com uma faixa branca, onde estavam escritos os nomes de 129 mulheres mortas desde a última edição do festival, um grupo protestou pelo fim do femicídio. Segurança não o impediu.
Noticiário

1h. TEDH rejeita recurso de Isaltino Morais

Presidente da Câmara de Oeiras queixa-se de falta de imparcialidade dos tribunais portugueses. E, presidente ucraniano agradece apoio de Portugal, horas depois da visita de António Costa a Kiev.
Global Shapers

As questões LGBTI+ para além dos partidos

O Porto Pride, que preparou esta iniciativa desde Março, não tem obrigação nenhuma de questionar o BE se a mesma se enquadra no seu jogo político. É uma iniciativa promovida pela Sociedade Civil.
Afeganistão

Afeganistão dissolve Comissão de Direitos Humanos

Desde que os talibãs voltaram ao poder, o país tem sofrido uma série de retrocessos do ponto de vista dos direitos humanos. A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos repudiou a dissolução.
Varíola dos macacos

ILGA repudia associação entre LGBTI+ e Monkeypox

Relacionar orientação sexual com vírus Monkeypox ou qualquer outra doença "não faz qualquer sentido", afirmou a presidente associação de defesa dos direitos LGBTI+. "Não estamos nos anos 80", disse.
Afeganistão

Talibãs obrigam apresentadoras a cobrir rosto

Desde que os talibãs regressaram ao poder, as mulheres viram os seus direitos serem restringidos, incluindo o encerramento de escolas para raparigas adolescentes. Agora, é conhecida mais uma medida.
Pro Bono

Como os criptoativos vão mudar o e-commerce

Há uma transformação online a acontecer. Hoje já é possível comprar roupa na Gucci ou um apartamento com criptoativos. É a última tendência, mas é preciso dar mais informação aos investidores
Contra-Corrente

Tentação totalitária e lei de emergência sanitária

A Constituição tem várias garantias mesmo quando estabelece o regime dos estados de excepção onde se limitam os direitos dos cidadãos, mas esta possível lei esquece-me mesmo das garantias mais básicas
Direitos Humanos

Organizações denunciam morte de 100 presos em Cuba

Além da morte de 100 presos em "condições desumanas", organizações garantem que manifestantes que participaram nos protestos históricos de 11 de julho de 2021 foram torturados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.