Direitos Humanos

Direitos Humanos

Google pondera regresso à China, apesar da censura

Acionistas pediram relatório sobre o impacto nos direitos humanos de um possível regresso da Google à China, que teria de atuar em versão censurada.
Direitos das Mulheres

Suíça. Mulheres realizam greve nacional

Trinta anos depois, as mulheres na Suíça volta a sair à rua numa greve nacional. Protestantes pedem paridade salarial e respeito pelos seus direitos.
China

China. E se Tiananmen fosse agora? /premium

Em 1989, os estudantes lideraram os protestos em Pequim. Trinta anos depois, ainda vale a pena ser ativista na China de hoje? E como? As respostas de quatro chineses que sentiram na pele a repressão.
China

China deve assumir massacre de Tiananmen  

"O encobrimento de Tiananmen e o aumento da repressão em toda a China alimentaram a determinação dos ativistas de lutar pelos direitos humanos" Yaqiu Wang, investigador da Human Rights Watch (HRW).
Amnistia Internacional

Amnistia: Bolsonaro viola direitos humanos 

A Amnistia Internacional lançou uma ação chamada 'Brasil para todo o mundo' em que apresenta as suas preocupações sobre as políticas de Bolsonaro que considera violarem os direitos humanos.
Direitos Humanos

Amanda Knox vai voltar a Itália

A norte-americana que acabou por ser indemnizada pelo estado italiano depois de de ter sido julgada e condenada por um homicídio, que garante não ter cometido, vai voltar ao país onde tudo aconteceu.
Direitos Humanos

Brunei não vai impor pena de morte a homossexuais

233
O sultão do Brunei disse que não vai impor a pena de morte aos homossexuais. Reação à implementação das novas leis surge depois de pressão internacional liderada por celebridades como George Clooney.
Marcelo Rebelo de Sousa

A noiva, os Direitos Humanos e a foto com Putin

Antes do arranque da visita de Estado à China, Marcelo participou no Fórum Faixa e Rota. E lembrou ao Presidente chinês que Portugal também trouxe na agenda a questão dos Direitos Humanos.
China

Marcelo na China para visita "descomplexada" /premium

246
O Presidente deu aulas em Macau mas nunca tinha posto os pés em Pequim. Nesta 6ª feira já foi à Muralha da China. Depois há-de tratar de política, negócios e cultura. Sem complexos ou ingenuidades.
Human Rights Watch

Human Rights Watch critica "silêncio" de Guterres

1.073
Diretor diz que o mandato do secretário geral da ONU define-se pelo "silêncio". E que Guterres tardou em criticar os EUA: "Talvez não quisesse dar a Trump uma desculpa para parar de enviar cheques".
Brasil

MP vai investigar violação de direitos humanos

O Ministério Público brasileiro lançou um grupo de trabalho destinado a apurar denúncias de violações dos direitos humanos por parte de agentes de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
China

BE recusa integrar comitiva de Marcelo na China

Partido invoca as posições que tem assumido sobre as restrições à liberdade e violação dos direitos humanos naquele país asiático. Marcelo segue para a China na quinta-feira.
Global Shapers

Liderar é, naturalmente, coisa de mulher /premium

2.543
Um estudo do FMI descobriu que substituir apenas um homem por uma mulher no conselho de administração de uma empresa pode levar a aumento de 3% a 8% em rentabilidade.
Sudão

Sudão. "Rainha núbia" que representa povo oprimido

138
É uma jovem estudante de 22 anos, mas também é, desde segunda-feira, o símbolo da luta no Sudão pela destituição do presidente que está no poder há 30 anos.
Turquia

Turquia. ONG denuncia detenções após golpe 2016

HRW lança relatório onde examina como a polícia e procuradores têm como alvos advogados e em que denuncia a detenção de centenas de advogados após o fracassado golpe de estado em 2016.
Violência Doméstica

Como 14 países lidam com a violência doméstica /premium

São dois extremos: na Rússia, alguns atos de violência doméstica foram descriminalizados; Inglaterra tem “o pacote mais abrangente de todos os tempos” contra este tipo de violência de género.
Ásia

Brunei. Pena de morte a gays e adúlteras em vigor

3.746
O novo código penal inclui o apedrejamento por delitos relacionados com a homossexualidade e o adultério; mutilação da mão ou do pé por roubo, ou pena de morte por blasfémia do profeta de Maomé.
Ásia

Brunei. ONU pede recuo na lei de gays e adúlteras

A ONU refere que a nova legislação do Brunei que vai penalizar a homossexualidade e o adultério com pena de morte "representará um sério recuo da proteção dos direitos humanos".
Nações Unidas

ONU. Angelina Jolie defende papel das mulheres

121
A atriz, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, diz que os conflitos não vão acabar enquanto o mundo continuar a excluir as mulheres da mediação dos processos de decisão.
Direitos das Mulheres

Jornalista beijada em direto (e sem consentimento)

Jennifer Ravalo, jornalista do Vegas Sport Daily, vai processar Kubrat Pulev, que acusa de a ter beijado e tocado sem autorização no final de uma entrevista em direto.
Egito

Ativista político egipcío libertado 5 anos depois

Alaa Abdelfatah foi libertado esta madrugada. O ativista estava preso desde 2013 por ter participado numa manifestação contra a utilização de tribunais militares nos julgamentos dos civis.
Direitos Humanos

Brunei vai apedrejar gays e adúlteros até à morte

3.107
Novas leis entram em vigor a 3 de abril e também incluem amputação de membros a quem for apanhado a roubar. Austrália alerta que a legislação aplica-se a muçulmanos, não muçulmanos e estrangeiros.
Direitos Humanos

Tusk quer discutir direitos humanos com a China

O presidente do Conselho Europeu considera que "os direitos humanos são pelo menos tão importantes quanto o comércio" e, por isso, devem ser analisados na próxima cimeira da UE-China.
Venezuela

Maduro. Vítimas denunciam nomes de torturadores

211
Foram divulgados os nomes de pelo menos 3 responsáveis pelos episódios de tortura de presos venezuelanos detidos pelos serviços de informação do regime de Nicolás Maduro.
Human Rights Watch

Myanmar e China não impedem tráfico de crianças

774
A Human Rights denuncia a venda de mulheres e meninas kachin e dos Estados do norte de Shan para serem escravas sexuais na China. As sobreviventes relatam que são vendidas a "pessoas de confiança".
Líbia

Líbia. Associação alerta para condições desumanas

Os Médicos Sem Fronteiras dizem que "quase uma em quatro pessoas estão subnutridas ou abaixo do peso" nos centros de detenção de Sabaa e "dezenas foram fechadas em pequenos espaços".
Crónica

O arraial da luta /premium

1.796
É a luta feminista. A luta contra o racismo... Há sempre uma luta. A luta é um arraial que políticos vorazes pelo poder montaram nas nossas vidas. O reverso desta encenação vai do fiasco ao crime
Direitos das Mulheres

Catarina Martins apela à mudança de mentalidades

A líder do BE assume ser difícil mudar mentalidades quanto aos direitos das mulheres, mas afirma ser algo que é preciso fazer. O BE mostrou-se em peso na manifestação feminista desta sexta-feira.
Dia da Mulher

Costa diz que sociedade deve "gritar nas ruas"

647
PM fala num grande progresso depois do 25 de Abril no que toca aos direitos da mulher, mas que ainda há muito por fazer. Costa espera que nova lei da paridade seja promulgada a tempo das legislativas.
Brasil

Bolsonaro refere-se às mulheres como "joias raras"

Bolsonaro deu ênfase ao respeito pelos sentimentos da mulher, por ocasião do Dia da Mulher, e garantiu que o executivo fará de tudo para que as mulheres "possam sentir-se mais representadas".
Dia da Mulher

Igualdade de género. ONU pede atitudes radicais

ONU quer travar o que tenta impedir avanços nos direitos da mulher. Comissária defende que juízes e polícias sejam "treinados" para que preconceitos de género não se sobreponham à proteção da mulher.
Violência

Brasil. Crime de género mata 1.100 mulheres

Outra pesquisa revela que quase 60% da população do Brasil reportou ter visto situações de violência e assédio contra mulheres, nos 12 meses anteriores.
Igualdade

Paridade não deverá ter efeito nas legislativas

Governo acredita que já não é possível que a lei seja promulgada a tempo das legislativas. Especialistas ouvidos pelo Negócios dizem que está nas mãos do Presidente da República.
Direitos das Mulheres

António Costa na Greve Feminista

364
O primeiro-ministro e a líder do Bloco de Esquerda estarão presentes na concentração que, em Lisboa, marca a Maré Feminista, organizada pela Rede 8 de Março que apelou à greve das mulheres.
Moçambique

CNDH: Moçambique devia pedir estado de emergência 

Ataques de grupos armados faz milhares de pessoas abandonarem as aldeias. Centros de apoio não têm condições mínimas. "Além de estarem cheios, há fome", diz a Comissão Nacional de Direitos Humanos.
Liberdade de Expressão

"Chamar animal a um juiz é completamente ofensivo"

3.969
Ricardo Serrano Vieira, advogado do juiz Neto de Moura, considera que ações cíveis contra figuras públicas têm boas hipóteses. "Liberdade de expressão não serve para tudo", argumenta.
Igualdade de Género

Minha querida, você é tão feminista quanto eu /premium

4.616
Feminismo não tem a ver só com igualdade. Feminismo, fundamentalmente, tem a ver com liberdade. Com o direito de escolha de cada mulher. Ser mãe ou não. Ser casada ou não. Ser “feminina” ou não.
Crónica

A mulher, mas qual mulher? /premium

1.777
No fundo, a “mulher” da dra. Joana do CDS não difere da “mulher” da dra. Catarina do BE. Na ânsia de se apoderarem das cabeças alheias esgadanham-se para reduzir sujeitas de carne e osso a caricaturas
Argentina

Criança de 11 anos violada obrigada a cesariana

299
A rapariga de 11 anos foi violada pelo namorado da avó na Argentina e apesar dos vários pedidos da mãe para que fosse submetida a um aborto foi obrigada pelo sistema de saúde a ter o bebé.
Violência Doméstica

Violência. Governo vai decretar luto nacional

5.428
A ministra Mariana Vieira da Silva vai apresentar proposta já na quinta-feira, para que se renove o propósito de continuar o combate à violência doméstica e à violência contra as mulheres.
Direitos das Mulheres

Islamabad-Coimbra, ou a história da anti-feminista /premium

859
Em todo o caso, há um claro benefício para as feministas nisto tudo. Sempre que nos perguntarem o que é o anti-feminismo podemos mostrar Joana Bento Rodrigues. E todos vamos rir muito.
CPLP

Direitos humanos. CPLP quer reforçar compromisso

A CPLP compromete-se a reforçar acordo que estabeleceu com a ONU na área da defesa e da promoção dos direitos humanos, tendo em conta os aspetos económicos, sociais, culturais, civis e políticos.
Direitos Humanos

Coletes amarelos. Conselho da Europa pede respeito

Relatório da comissária para os direitos humanos refere que missão das forças da ordem é proteger os cidadãos e os direitos humanos e questiona métodos utilizados pela polícia nos protestos em Paris.
Global Shapers

De zeros a uns a distância é curta. E no género? /premium

294
Consciente ou inconscientemente, todos temos preconceitos sobre o papel das mulheres e dos homens na sociedade e sobre o estereótipo de bom programador.
Egito

Al-Sissi rejeita que lhe deem lições de direitos 

129
O Presidente egípcio disse que os europeus devem "respeitar os valores" do país e falou do caso da execução de 9 jovens pelo assassínio do procurador-geral e justificou-a como parte da cultura".
Direitos das Mulheres

A Mulher, o feminismo e a lei da paridade

25.142
Os movimentos feministas deviam inquietar-se com questões fundamentais, em especial as relacionadas com a vida laboral e a sua conciliação com o que é a natureza da mulher e as suas reais preocupações
Arábia Saudita

Khashoggi. Noiva pede defesa dos valores humanos

A noiva do jornalista assassinado considerou insuficientes as sanções impostas ao reino saudita pela morte do seu namorado. Cengiz pede diálogo entre UE e países árabes.
Direitos Humanos

Índia. Dezenas de mortos na "proteção às vacas"

Os ataques foram liderados pelos designados grupos de "proteção às vacas", muitos dos quais afirmam estar ligados "a grupos militantes hindus", para quem as vacas é um animal sagrado.
Mulher

A filha do feminismo

174
O insólito, inédito fardo que recai sobre a mulher exige repensar as prioridades valorizadas em sociedade e desafiar o paradigma igualitário que tem inspirado escolhas privadas e orientações políticas
Assembleia Da República

Parlamento prepara relatório sobre racismo

Pretende-se perceber de que forma o racismo se expressa e é entendido na sociedade e ver o que é que o Parlamento pode recomendar para o combater. Apresentação será feita até ao final da legislatura.
Mutilação Genital Feminina

60 milhões de raparigas em risco de mutilação

2.570
Esta prática vitimou até hoje mais de 200 milhões de meninas e mulheres. O Governo português lança nova campanha para erradicar a mutilação genital feminina e alertar jovens.
Human Rights Watch

Human Rights Watch pede que Papa pressione EAU

A ONG afirma que a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita bombardeou casas, mercados e escolas indiscriminadamente no Iémen, e impediu que chegasse ajuda humanitária à população.
Futebol

O jogador refugiado com meio mundo do lado dele

Hakeem Al-Araibi tem 25 anos, é internacional pelo Bahrain e joga na Austrália. Em novembro, foi preso na Tailândia - e lá continua. A história do jogador refugiado que tem meio mundo a defendê-lo.
Direitos das Mulheres

Direitos humanos das mulheres guineenses violados

Segundo o estudo, as mulheres guineenses são as que mais trabalham na agricultura, mas apenas em terras emprestadas ou de concessão temporária, sendo por isso discriminada sem que o Estado intervenha.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. ONU descobre 535 civis em 59 valas comuns

Além das valas descobertas, o conflito deixou um rasto de destruição: 967 edifícios, incluindo igrejas, escolas e centros de saúde, foram pilhados ou destruídos.
Moçambique

Moçambique. Gemfields paga por abusar das pessoas

O gigante mineiro paga indemnização por existir cerca de 200 queixas de espancamentos, tortura, abusos sexuais e 18 pessoas mortas. O caso chegou ao Supremo Tribunal de Londres em abril de 2018.
Amnistia Internacional

Portugal e Cabo Verde têm "muitas semelhanças"

Amnistia falou sobre direitos humanos, nomeadamente em áreas do trabalho, da habitação, da pobreza e da violência de género, e conclui que encontrou "muitas semelhanças" entre Portugal e Cabo Verde.
Direitos das Mulheres

Violência contra mulheres com poucas condenações

534
Portugal fez "progressos significativos" no combate à violência contra mulheres e até é pioneiro em certas áreas, mas evidencia uma baixa taxa de condenações judiciais na sequência destes casos.
Donald Trump

Trump: Onda rosa e coletes amarelos em Los Angeles

232
Terceira "Marcha das Mulheres" juntou políticos, ativistas e celebridades de Hollywood num protesto contra administração Trump. Foi o maior protesto do país. E até apareceram os Coletes Amarelos L.A.
Human Rights Watch

Defesa dos direitos humanos "está a ganhar força"

Segundo a Human Rights Watch, a defesa dos direitos humanos em grandes potências, como os EUA, Reino Unido ou França, tem "estado ausente". A resistência provém de "estados pequenos e médios".
Palestina

"Não sou a tua querida": a roupa anti-assédio

Para lutar contra a opressão de género, uma estilista lançou uma marca de roupa dedicada à emancipação feminina. Quis desafiar a Palestina, onde 15% das mulheres dizem já ter sofrido abusos sexuais.
Violência

Lusofonia quer eliminar violência contra mulheres

O compromisso consta de uma deliberação que vai ser aprovada durante a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorre na capital de Cabo Verde.
CPLP

CPLP reúne-se hoje pelo combate à violência

A VIII Assembleia Parlamentar da CPLP conta com a participação de países como Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau. Os países subscrevem o combate à violência contra mulheres e meninas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)