Comissão de Inquérito

Comissão de Inquérito

Tancos. CDS pede centenas de documentos

CDS pede documentos a oito entidades diferentes. Deputados querem analisar memorando com dados sobre recuperação das armas, louvores a elementos da operação e atas de reuniões de segurança.
Comissão de Inquérito

Tancos. PCP desafia Rio a pedir a própria audição

Deputado Jorge Machado recupera declarações do líder do PSD antes e logo após as detenções de inspetores e ex-diretor da PJ Militar, quando disse ter "outras informações" sobre a investigação
Parlamento

Inquérito a Tancos. PS evita contágio das eleições

Socialistas propõem que os trabalhos comecem já na próxima semana e sugerem audições entre o Natal e o Ano Novo.
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Comissão de Inquérito

PSD quer três ministros na comissão de inquérito

João Gomes Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) são alguns dos nomes que os sociais-democratas vão chamar ao Parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo tem dívida de 280 milhões à CGD

8.393
O empréstimo da CGD ao grupo de Berardo para a compra de ações do BCP em 2007 é um dos créditos de alto risco que consta na auditoria forense. O empresário terá deixado dívida de 280 milhões.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos arranca a 14 de novembro

Parlamento decidiu que a comissão de inquérito parlamentar ao assalto aos paióis de Tancos começa na próxima semana. Ministro da Defesa não comenta discurso de Marcelo no domingo.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos aprovado pelo Parlamento

107
Só o PCP se absteve na votação da criação de inquérito proposta pelo CDS ao roubo em Tancos. O Bloco votou a favor -- depois de ter contestado a proposta -- para forçar audição de Azeredo.
EDP

Inquérito às rendas chama primeiro gestor da EDP

Comissão de inquérito às rendas quer ouvir João Manso Neto a 18 de dezembro, data a confirmar. Atual presidente da EDP Renováveis será o primeiro gestor em funções da elétrica a dar explicações.
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
Assalto em Tancos

Comissão de inquérito a Tancos vai ter luz verde

101
Proposta do CDS para criação de comissão de inquérito ao assalto de Tancos vai ser votada dia 24 de outubro, mas tem aprovação garantida. PSD anunciou voto a favor, PS já disse que sim. BE abstém-se
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos. PS diz que sim, PSD "talvez"

"O PS não quer ser acusado de obstruir quaisquer investigações", disse Carlos César. CDS pediu comissão de inquérito, BE diz que não, PCP diz que sim. PSD pressionado internamente para viabilizar.
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

300
Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

GES ficou de fora, Pinho só falou sobre energia - como aconteceu

320
Ex-ministro recusou responder a factos relacionado com Grupo Espírito Santo. Manuel Pinho aceitou ir ao Parlamento na condição de falar só sobre energia. Querem descer o preço da luz, baixem o IVA.
Energia

Jorge Vasconcelos ouvido no inquérito da energia

O antigo presidente da ERSE Jorge Vasconcelos é esta quarta-feira ouvido na comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia, com o foco na criação dos contratos designados CMEC.
Eletricidade

Bruxelas foi conivente com as rendas em Portugal

281
Sampaio Nunes, autor da queixa contra ajudas de Estado à EDP, diz que a Comissão Europeia tem sido conivente com rendas que considera ilegais, como os contratos CMEC que Bruxelas validou.
Eletricidade

Tudo o que está a pagar na fatura da luz

487
Inquérito parlamentar vai passar a pente fino rendas excessivas do setor elétrico. Os chamados custos políticos pesam mais na fatura dos clientes domésticos: em cada 10 euros, 4 pagam estas decisões.
EDP

Quem será chamado ao inquérito às rendas da EDP

São 100 nomes, em números redondos. Políticos, gestores, reguladores, atuais e ex-decisores do setor chamados à comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade. Quem chama quem?
EDP

Deputados aprovam audições a 100 personalidades

Comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade aprovou a audição de cerca de 100 personalidades e 17 entidades, incluindo os cinco primeiros-ministros que estiveram no poder desde 2004.
Comissão de Inquérito

Rendas da EDP. PSD quer chamar Costa

PSD quer ouvir na comissão de inquérito às rendas excessivas do setor elétrico todos os primeiros-ministros que estiveram em funções no período abrangido. Incluindo António Costa.
Comissão de Inquérito

Rendas elétricas. Bloco chama Salgado e Sócrates 

Bloco quer ouvir mais de 40 personalidades na comissão parlamentar de inquérito às rendas ditas "excessivas" da eletricidade. Salgado e vários ex-primeiros ministros, como José Sócrates, incluídos.
Parlamento

Aprovada comissão de inquérito a Pinho e energia

Foi aprovada no Parlamento, esta sexta-feira, a realização de uma comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas e subsídios aos produtos de electricidade.
Assembleia Da República

Energia. Comissão de inquérito vai ser aprovada

A comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade proposta pelo BE vai ser aprovada por unanimidade na votação em plenário de sexta-feira.
Comissão de Inquérito

Inquérito: PCP propõe ir muito além da energia

Comunistas querem analisar todos os benefícios concedidos nos setores dos transportes, comunicações, banca e seguros. E também falhas dos reguladores. Garantem que foco não é desviado de Pinho.
Comissão de Inquérito

As 5 perguntas a que Pinho tem de responder

355
Os investigadores do caso EDP querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Os deputados querem fazer perguntas a Manuel Pinho. E os jornalistas querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Há cinco essenciais.
Cabo Verde

Comissão de Inquérito à TACV retoma audições

A Comissão Parlamentar de Inquérito à companhia aérea cabo-verdiana TACV retoma esta semana as audições. Até fevereiro, vão ser ouvidos 17 ex-governantes e ex-administradores da empresa.
Comissão de Inquérito

Comissão à CGD admite acordo Centeno/Domingues

O relatório da segunda comissão de inquérito sobre a CGD foi aprovado com sete votos contra, dos deputados do PSD, uma abstenção, do CDS-PP, e nove votos favoráveis, do PS, do PCP e do Bloco.
Caixa Geral de Depósitos

PSD e CDS criticam comissão de inquérito à CGD

O PSD acusa o relator da segunda comissão de inquérito a Caixa de "parcialidade nas conclusões" e vai apresentar uma versão alternativa das mesmas. O CDS-PP fala em "omissões", que tentará colmatar.
Comissão de Inquérito

CGD. Problema informático ou beneficios táticos?

Relatório do PS sobre a comissão de inquérito à Caixa chegou primeiro aos media do que ao presidente da comissão. Relator invocou problema informático. Aguiar-Branco denuncia benefícios táticos.
Caixa Geral de Depósitos

PSD admite novo inquérito à recapitalização da CGD

O deputado do PSD José de Matos Correia diz que estão todos os instrumentos jurídicos e políticos para analisar o processo de recapitalização da CGD estão "em aberto", incluindo um novo inquérito.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Supremo dispensa entrega de documentos

142
O Supremo Tribunal de Justiça decidiu extinguir o processo que obrigava a Caixa Geral de Depósitos a levantar o sigilo bancário, depois da extinção da comissão de inquérito à gestão do banco público.
Comissão de Inquérito

CGD. Carlos César assume "falha" do PS na votação

151
Líder parlamentar do PS assumiu "a falha" da bancada na votação do relatório da comissão de inquérito sobre a CGD, chumbado pela oposição por estarem ausentes na votação dois deputados socialistas.
Comissão de Inquérito

BE envia conclusões para o Ministério Público

As conclusões da comissão de inquérito à recapitalização da CGD foram chumbadas porque faltavam deputados do PS na sala, mas o Bloco vai enviar as suas próprias conclusões para o Ministério Público.
Comissão de Inquérito

Relatório chumbado por falta de deputados do PS

445
Na votação das conclusões estavam apenas cinco deputados do PS, menos um do que seria necessário para aprovar o relatório do inquérito à CGD. Relatório escrito por socialista acabou chumbado.
Comissão de Inquérito

CGD. PSD pede suspensão dos trabalhos da comissão

O PSD apelou aos partidos de esquerda para que aceitem suspender os trabalhos da primeira comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos até serem conhecidas as decisões dos tribunais.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Mais três meses para Comissão de Inquérito

O Parlamento aprovou hoje, por unanimidade, o prolongamento, por três meses, do prazo de funcionamento da segunda comissão parlamentar de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos.
Comissão de Inquérito

CGD. Primeiras conclusões conhecidas na 2ª feira

As primeiras conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a recapitalização e gestão da Caixa Geral de Depósitos vão ser conhecidas na próxima segunda-feira, dia 3 de julho.
Comissão de Inquérito

PSD quer voltar a ouvir António Domingues

O PSD entregou um requerimento para ouvir novamente o antigo presidente da CGD, António Domingues, apontando "manifestas contradições" entre o seu depoimento e os dos membros do Governo.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno falou com Domingues sobre declarações a TC

Centeno confirma que tema das declarações de património foi abordado com Domingues, mas só de forma "ocasional". Compromisso era para retirar CGD do Estatuto do Gestor Público. O resto foram "juízos".
Caixa Geral de Depósitos

Sem documentos, inquérito à CGD tem um mês de vida

Sem decisão judicial sobre documentos pedidos a várias entidades, PSD e CDS queriam suspender trabalhos da comissão de inquérito. Mas esquerda diz que é tempo de conclusões. Comissão dura até 3 julho.
Banco de Portugal

Carlos Costa demarca-se da nomeação Domingues

Carlos Costa explicou esta segunda-feira que o banco regulador não teve qualquer envolvimento na contratação de António Domingues, admitindo ter sido informado "en passant" sobre reservas do ex-BPI.
Caixa Geral de Depósitos

CPI exige a Centeno que envie já documentos da CGD

383
Comissão de inquérito à CGD exige que o Governo envie "imediatamente" toda a documentação de auditorias e não só. João Paulo Correia, do PS, acusa direita de querer "sessões de porradismo político".
Caixa Geral de Depósitos

CGD. António Domingues será ouvido a 28 de abril

O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, vai ser ouvido a 28 de abril na Comissão Parlamentar de Inquérito.
Comissão de Inquérito

Vara é ouvido quarta-feira no inquérito à CGD 

O socialista e antigo administrador da CGD vai ser ouvido na comissão de inquérito ao BES cujos trabalhos serão suspensos logo de seguida. A audição de Armando Vara foi acordada esta sexta-feira.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Comissão pede para suspender até 4 de maio

Audição de Armando Vara na comissão de inquérito à recapitalização da Caixa deve acontecer para a semana. Depois disso comissão vai pedir que trabalhos fiquem suspensos durante 30 dias, até 4 de maio.
Comissão de Inquérito

Inquérito à CGD é para acabar com "diz que disse"

Nova comissão de inquérito centra-se na nomeação e demissão de Domingues. Presidente já delineou um objetivo: acabar com o "diz que disse que disse". Não diz é se vai aceitar o acesso às SMS.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Nova comissão de Inquérito toma posse hoje

A nova comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos toma posse esta terça-feira e quer esclarecer a atuação do atual Governo na nomeação e demissão da anterior administração do banco público
Comissão de Inquérito

Aguiar-Branco preside à nova Comissão da CGD

194
O PSD indicou o deputado José Pedro Aguiar-Branco para presidir à nova comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos, revelou fonte do partido à agência Lusa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)