Comissão de Inquérito

Assalto em Tancos

Assessor militar diz que nunca falou com Costa

214
Na comissão de inquérito, José Montenegro disse que era raro receber informações privilegiadas e que falava quase sempre com a chefe de gabinete. Nunca sobre Tancos, apesar da "perigosidade do roubo".
Assalto em Tancos

"Pediram-me para destruir os documentos"

O tenente-general António Martins Pereira garante que o memorando do diretor Luís Vieira e do porta-voz da PJM não falava em qualquer operação ilegal. Mas que ambos pareciam "apavorados".
Caixa Geral de Depósitos

"É inconcebível CGD fazer operações especulativas"

151
O antigo presidente do Conselho de Auditoria do BdP disse que os créditos concedidos pela Caixa a Joe Berardo — para adquirir ações do BCP — são operações que não têm lugar num banco público.
Energia

Governo quer "considerar" recomendações

Relatório preliminar do inquérito às rendas na energia começa a ser apreciado pelos deputados na quarta-feira. Galamba frisa que preços baixos são "a grande prioridade".
Comissão de Inquérito

"Mas que 'raio' de auditoria foi esta?"

248
Análise feita sem toda a informação e ausência de avaliação qualitativa sobre as decisões das administrações da Caixa. Trabalho da EY não permite aos deputados retirar grandes conclusões.
Caixa Geral de Depósitos

Análise da EY sofreu com falta de informação   - como aconteceu

Florbela Lima, partner da consultora EY, autora da auditoria aos atos de gestão da CGD entre 2000 e 2015, é a primeira a ser ouvida na comissão de inquérito parlamentar.
EDP

Ambiente crispado condicionou investidores

Ministro da Transição Energética diz que vai defender os cortes nas rendas decididos pelo seu antecessor, mas o foco é outro. "Ambiente crispado" condicionou investidores e discurso teve de mudar.
Comissão de Inquérito

Audições sobre a Caixa só arrancam a 26 de março

Audições da segunda comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos arrancam a 26 de março com a auditora EY. Deputados querem informação não rasurada de reuniões na Caixa que aprovaram créditos.
Caixa Geral de Depósitos

Demasiados documentos adiam audições da Caixa

Primeiras audições do inquérito à gestão da Caixa foram adiadas. Deputados precisam de tempo para analisar as mais de 20 pastas recebidas. Há muita informação confidencial que pode ficar secreta.
Caixa Geral de Depósitos

Falta informação. Deputados podem adiar audições 

Se não chegarem atas de reuniões do conselho de crédito e de administração da Caixa e do Banco de Portugal até amanhã, deputados admitem adiar audições a Carlos Costa e Constâncio.
Caixa Geral de Depósitos

Inquérito à CGD. Deputado do CDS vai ser relator

661
O deputado do CDS João Almeida foi eleito relator da nova comissão de inquérito à recapitalização e gestão da Caixa, com o voto favorável de todos os partidos.
EDP

"Tive a melhor das relações com a EDP"

127
Ex-secretário de Estado defende mais produtores porque um operador dominante em todas as áreas contribui para as rendas. Seguro Sanches diz que teve a melhor relação com a EDP, apesar do "barulho".
Caixa Geral de Depósitos

Aprovadas audições a antigos auditores da Caixa

Os anteriores Revisores Oficiais de Contas da Caixa Geral de Depósitos e responsáveis pelos departamentos de auditoria da CGD e do Banco de Portugal serão ouvidos na comissão de inquérito.
EDP

Bloco ataca cargos de ex-ministro na EDP e Banif  

178
Deputado do Bloco questionou Luís Amado sobre aceitação de cargos na EDP e no Banif e o envolvimento destas empresas com estados "ditatoriais". O Ex-MNE contesta insinuações: "Foi longe demais".
EDP

EDP não ficou melhor. Como Mexia atacou suspeitas

Os "factos" e os "estudos credíveis" contra "distorções e manipulações". Sete horas em que António Mexia atacou a "ficção" das rendas excessivas e afastar suspeitas porque a "EDP não ficou melhor".
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sócrates e Vara chamados ao Parlamento

937
O BE quer ouvir José Sócrates e Armando Vara na segunda comissão de inquérito à CGD. A CPI arranca a 12 de março, com a audição à consultora EY, autora da auditoria.
EDP

Columbia não é "instituiçãozeca" e escolheu Pinho - como aconteceu

Mexia garante que foi Columbia a escolher Manuel Pinho como professor do curso patrocinado pela EDP. E diz que objetivo de pôr as renováveis na agenda foi cumprido. Até conseguiu reunião com Obama.
Comissão de Inquérito

Demissão do governador só após fim do mandato

O calendário que os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro de Carlos Costa no Banco de Portugal significa que a possibilidade de destituição só teria efeitos daqui a dois anos.
PCP

PCP sobre CGD: “Nova comissão é desnecessária"

3.620
Os comunistas consideram que criar uma nova comissão de inquérito à CGD não é oportuno neste momento. Apesar de discordarem, vão abster-se na votação e vão deixar que o documento passe em plenário.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. PS, PSD, BE e CDS apresentam texto comum

O PCP é o único partido que vai ficar de fora da apresentação do texto comum que define o âmbito da segunda comissão de inquérito à Caixa. PS, PSD, BE e CDS chegaram a consenso.
Bloco de Esquerda

Bloco quer que inquérito à Caixa recue até 2000

O BE esclarece que o texto comum que está a ser preparado permite a investigação das operações num período mais lato, que abrange "vários Governos".
PSD

CGD. Rio: comissão de inquérito faz todo o sentido

Para Rui Rio, os portugueses têm agora condições para "perceberem exatamente os erros cometidos" e quem os cometeu. O líder do PSD mostra-se expectante com o que vai acontecer a curto prazo.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Ferro Rodrigues pede texto comum

135
O Presidente da Assembleia da República pediu aos partidos que tentem chegar a acordo quando ao texto que define o âmbito da comissão de inquérito à CGD. BE e CDS reúnem-se esta tarde.
PSD

CGD. Rui Rio traça condições para nova comissão

Presidente do PSD assumiu os pressupostos para que os sociais-democratas apoiem a terceira comissão de inquérito ao banco público. Partidos dividem-se.
Fact Check

Foi a esquerda que bloqueou a lista de devedores? /premium

374
A líder do CDS, Assunção Cristas, acusou diretamente PS, Bloco de Esquerda e PCP, de serem os responsáveis pela não divulgação da lista de devedores da CGD. Mas foi mesmo isto que aconteceu?
Comissão de Inquérito

CDS avança com nova comissão de inquérito à CGD

O CDS vai avançar com proposta de constituição de nova comissão de inquérito à Caixa Geral Depósitos para apurar as responsabilidades pelas imparidades registadas no banco público.
Caixa Geral de Depósitos

PS admite novo inquérito parlamentar à CGD

325
As condições exigidas prendem-se com a entrega aos deputados da auditoria feita à gestão da Caixa entre 2000 e 2015 e com a promulgação do diploma que o parlamento aprovou há três semanas.
EDP

Porque não quis Gaspar a contribuição sobre a EDP

200
Ex-secretário da Energia propôs contribuição sobre a eletricidade em 2011. Henrique Gomes disse que era a oportunidade de aliviar custos para a economia, mas Gaspar não aceitou "argumento político".
Assalto em Tancos

Tancos. Exército envia documentos “truncados”

Comunicações do oficial de dia, depois de ser detetado o assalto aos paióis, não constam de documentos que o ramo remeteu à comissão de inquérito.
EDP

Catroga admite ambiente de crispação com Governo  

Eduardo Catroga, membro da conselho geral da EDP, diz que foram ultrapassadas linhas vermelhas com decisões deste Governo. Decisões tomadas antes da substituição do secretário de Estado da Energia.
EDP

EDP ajudou consultor de Pinho a ir para o BCP

305
Informação enviada pelo Ministério Público ao Parlamento revela mails do então assessor de Manuel Pinho a Mexia e Manso Neto, da EDP. João Conceição enviou currículo e teve emprego no BCP.
Comissão de Inquérito

Tancos. Problema estava em "bairros problemáticos"

193
Antigo comandante do Regimento de Infantaria 15 considera que assalto foi "grave", mas material não representava uma ameaça "significativa" à segurança nacional.
EDP

Forte cheiro a BES na audição de Manuel Pinho

106
Declaração inicial marcou audição ao ex-ministro. "Não fui corrompido, não recebi avença do Banco Espírito Santo". Pinho quis falar sobre política energética e fugiu a todas as perguntas sobre o BES.
EDP

Audição a Pinho. Não se falou, mas "cheirou a BES" - como aconteceu

Ex-ministro começou intervenção a negar ter recebido avenças do BES quando esteve no Governo. E não voltou a responder a perguntas sobre o tema. Mas para alguns, "tudo nesta audição cheirou a BES".
EDP

Pinho em Columbia. EDP acusada de desobediência

Bloco quer que Parlamento faça queixa da EDP por crime de desobediência. Em causa a não entrega à comissão de inquérito de correspondência sobre contratação de Pinho pela Universidade de Columbia.
EDP

Curso pago por EDP. Foi Columbia a indicar Pinho

114
Manso Neto defendeu que EDP foi prejudicada em 740 milhões com os CMEC. E que foi a Universidade de Columbia a indicar Manuel Pinho para dar curso pago pela elétrica que tem "currículo intelectual".
Comissão de Inquérito

Tancos. CDS pede centenas de documentos

CDS pede documentos a oito entidades diferentes. Deputados querem analisar memorando com dados sobre recuperação das armas, louvores a elementos da operação e atas de reuniões de segurança.
Comissão de Inquérito

Tancos. PCP desafia Rio a pedir a própria audição

Deputado Jorge Machado recupera declarações do líder do PSD antes e logo após as detenções de inspetores e ex-diretor da PJ Militar, quando disse ter "outras informações" sobre a investigação
Parlamento

Inquérito a Tancos. PS evita contágio das eleições

Socialistas propõem que os trabalhos comecem já na próxima semana e sugerem audições entre o Natal e o Ano Novo.
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Comissão de Inquérito

PSD quer três ministros na comissão de inquérito

João Gomes Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) são alguns dos nomes que os sociais-democratas vão chamar ao Parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo tem dívida de 280 milhões à CGD

8.393
O empréstimo da CGD ao grupo de Berardo para a compra de ações do BCP em 2007 é um dos créditos de alto risco que consta na auditoria forense. O empresário terá deixado dívida de 280 milhões.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos arranca a 14 de novembro

Parlamento decidiu que a comissão de inquérito parlamentar ao assalto aos paióis de Tancos começa na próxima semana. Ministro da Defesa não comenta discurso de Marcelo no domingo.
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos aprovado pelo Parlamento

107
Só o PCP se absteve na votação da criação de inquérito proposta pelo CDS ao roubo em Tancos. O Bloco votou a favor -- depois de ter contestado a proposta -- para forçar audição de Azeredo.
EDP

Inquérito às rendas chama primeiro gestor da EDP

Comissão de inquérito às rendas quer ouvir João Manso Neto a 18 de dezembro, data a confirmar. Atual presidente da EDP Renováveis será o primeiro gestor em funções da elétrica a dar explicações.
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
Assalto em Tancos

Comissão de inquérito a Tancos vai ter luz verde

101
Proposta do CDS para criação de comissão de inquérito ao assalto de Tancos vai ser votada dia 24 de outubro, mas tem aprovação garantida. PSD anunciou voto a favor, PS já disse que sim. BE abstém-se
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
Assalto em Tancos

Inquérito a Tancos. PS diz que sim, PSD "talvez"

"O PS não quer ser acusado de obstruir quaisquer investigações", disse Carlos César. CDS pediu comissão de inquérito, BE diz que não, PCP diz que sim. PSD pressionado internamente para viabilizar.
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)