266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comissão de Inquérito

Novo Banco

Angola, a indireta ao sucessor e a persuasão moral /premium

Constâncio lamenta não ter sido alertado para exposição do BES a Angola. Deveria ter sido travada, mas já tinha saído do Banco de Portugal. Diz que foi além da lei e usou persuasão moral face ao GES.
Novo Banco

Ongoing. Mora acerta contas com Vasconcellos /premium

Rafael Mora deu a sua versão sobre a queda do grupo Ongoing e fez várias acusações ao antigo dono e ex-amigo. Revelou pouco sobre relação bom BES/Novo Banco, que era a área de Nuno Vasconcellos.
Novo Banco

A vez que o banqueiro quis dar crédito mais barato /premium

Na curta audição parlamentar (só PSD e BE fizeram perguntas), Miguel Maya, presidente do BCP, falou do "anacronismo" de ter tentado que o empréstimo ao Fundo de Resolução tivesse a taxa mais baixa.
Novo Banco

Novo Banco. História de sucesso após tragédia BES /premium

Fernando Ulrich deu a visão de perito. A solução para o Novo Banco defendeu interesse público porque injeções de capital foram faseadas. Banca pagou demais, credores do BES deviam ter perdido mais.
Novo Banco

Novo Banco e "dinheiro que não é de contribuintes" /premium

Presidente do Conselho Geral e Supervisão acrescentou pouco aos trabalhos da comissão de inquérito ao Novo Banco e foi esquivo nas respostas, incluindo ao "coelho" que o PSD tirou da "cartola".
Novo Banco

Valor dos imóveis. Há desvios, mas são legítimos

Supervisor da bolsa verificou desvios nas avaliações feitas a imóveis e fundos pelo Novo Banco face ao mercado. E concluiu que resultam de métodos e pressupostos diferentes, mas "legítimos".
Novo Banco

Relatório da CMVM sobre BES "não tem nada de novo"

Presidente do supervisor do mercado diz que não há um relatório secreto sobre a atuação da CMVM sobre o BES. Foi feito um documento descritivo, mas sem análise crítica e que não tem nada de novo.
Novo Banco

Audição a Tavares adiada à espera de um relatório

Relatório interno da CMVM, feito nos seis meses após a resolução do BES, analisou a forma como a CMVM atuou nos tempos antes do colapso do banco. Audição a Carlos Tavares foi adiada.
Relatório Costa Pinto

Supremo mantém em segredo relatório Costa Pinto

Supremo Tribunal recusa pedido da comissão de inquérito ao Novo Banco de quebra de sigilo profissional. Relatório à atuação do supervisor no BES, cujas conclusões o Observador revelou, fica secreto.
Novo Banco

De Rafael Mora a Constâncio. 8 audições em 4 dias

Mesmo com o feriado de 10 de junho, inquérito ao Novo Banco tem agendadas oito audições na próxima semana. Rafael Mora, ex-sócio da Ongoing, Constâncio, presidentes do BPI, BCP e Novo Banco e CMVM.
Novo Banco

Vieira e dirigentes do BES tinham relação próxima

124
Era conhecida a relação próxima entre administradores do BES e Luís Filipe Vieira quando foram dados créditos. Mas ex-diretor de risco não tinha perceção de uma gestão contra os interesses do banco.
Novo Banco

As empresas que perderam no GES e não querem pagar

Gestor do Novo Banco identifica empresas (uma foi o grupo Alves Ribeiro) que recusaram pagar créditos, alegando perdas no BES e no GES. Banco foi para tribunal e há decisões nos dois sentidos.
Madeira

Aprovado relatório sobre concessão da Zona Franca 

O deputado social-democrata, relator da comissão, afirmou que os factos apresentados pelo PS "não acrescentaram nada de novo" sobre a administração e exploração da Zona Franca, nem sobre a aquisição.
Novo Banco

Como Leão resolveu o "drama" do Novo Banco /premium

Afinal a "bomba atómica" que apagou a linha que autorizava a despesa com o Novo Banco em 2021 não foi drama. Governo mudou diploma e aprovou operação sem Parlamento e o Tribunal de Contas até ajudou.
Novo Banco

Empréstimo da banca atrasa reembolso ao Estado

Fundo de Resolução fechou empréstimo com sete bancos para financiar injeção de 429 milhões no Novo Banco. Operação deverá atrasar reembolsos do Fundo ao Estado.
Novo Banco

Banco reverte imparidades mas não devolverá nada

José Bracinha Vieira, presidente da comissão de acompanhamento ao Novo Banco, diz que houve imparidades "tão fortes" que pode haver alguma reversão "parcial" – mas não haverá devoluções ao Estado.
Novo Banco

Segredos, histórias mal contadas e vídeo /premium

Inquérito parlamentar ao Novo Banco levantou o sigilo sobre os créditos dados aos grandes devedores. O que ficámos a saber sobre Luís Filipe Vieira, Moniz da Maia, Gama Leão e Nuno Vasconcellos?
Donald Trump

Republicanos travam comissão de inquérito a ataque

Apenas seis republicanos votaram a favor, comprovando as profundas divisões políticas que ainda dilaceram os Estados Unidos, quase cinco meses depois do ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro.
Novo Banco

Prazo da comissão de inquérito prorrogado 60 dias

A prorrogação do prazo, a contar a partir desta sexta-feira, será por 60 dias, "de modo a permitir a realização de audições em falta, bem como a apreciação e discussão do respetivo relatório final".
Novo Banco

Valor da BES Vida (depois GNB Vida) era "empolado" /premium

Paulo Vasconcelos, que liderou a GNB Vida (cuja venda causou perdas de 287 milhões ao Fundo de Resolução), diz que o BES tinha o valor da seguradora "empolado" nas suas contas.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

459
O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
Novo Banco

Novo Banco enviou 2 créditos ao Ministério Público /premium

Nelson Martins, ex-diretor de Auditoria Interna do BES/Novo Banco, diz que só a partir de "início de 2014 houve uma consciência forte de que algo de grave se estava a passar" no Novo Banco.
Novo Banco

Novo Banco esperava usar chamadas de capital

Diretor de risco global do Novo Banco indicou que havia desde 2015 a expectativa de que o valor imparidades ia subir e que seria usado o valor de apoios previsto no mecanismo proteção de perdas.
Novo Banco

Moniz da Maia correu mal. Martifer foi sucesso /premium

Diretor de recuperação de crédito do Novo Banco reconhece que casos da Moniz da Maia e da Ongoing não correram bem em termos de recuperação de crédito. Mas também houve casos de sucesso.
Novo Banco

Berardo impedido de fazer novo acordo com Estado  

Diretor de Recuperação de Créditos a Empresas do Novo Banco reafirma que as obras de arte de Berardo estão arrestadas – a pedido dos bancos – e que isso impede um novo acordo com o Estado.
Novo Banco

Novo Banco quer vender dívida do ex-grupo Lena

701
Proposta para comprar dívida de 200 milhões foi feita por gestores do antigo grupo Lena aos três maiores credores bancários. Novo Banco quer vender, mas precisa da autorização do Fundo de Resolução.
Novo Banco

Dívida de Vieira negociada sem ir ao compliance /premium

Ex-diretor do Novo Banco tem "quase a certeza" que reestruturação da dívida de Vieira, que deu a gestão a então-vice do Benfica, não foi à área de compliance (que verifica se regras são cumpridas).
Novo Banco

Diretora admite dificuldade em comunicar com BESA

Uma das diretoras de Compliance do Novo Banco e BES, Paula Gramaça, disse que havia dificuldades de comunicação do s com o BES Angola, apesar de não haver recusa taxativa de partilha de informação.
Novo Banco

PSD quer ouvir sócio do dono da Ongoing

Depois de uma audição "infrutífera", o PSD propõe chamar Rafael Mora, o principal parceiro de Nuno Vasconcellos na Ongoing para dar explicações sobre a dívida de 600 milhões ao Novo Banco.
Novo Banco

A dívida não é dele (é da empresa dele que faliu) /premium

543
Ex-dono da Ongoing não assumiu a dívida de 600 milhões (porque a empresa faliu em 2016). Diz que deu imóveis ao BES, acusou o BCP e fintou as perguntas. Os deputados desligaram-no ao fim de uma hora.
Comentário

"Nuno Vasconcellos podia ter dado uma entrevista"

Nuno Vasconcellos, ex-presidente da Ongoing, levou os deputados da Comissão de Inquérito ao Novo Banco a "perderem a paciência". Comentário de Ana Suspiro, jornalista de Economia do Observador.
Explicador

Novo Banco. "Objetivo conseguido. Com que custo?"

PS, PSD, PCP e CDS discutem as conclusões da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. "Resolução e alienação tinham objetivo de estabilidade e isso foi conseguido. Mas com que custo?"
Novo Banco

Os bónus, o povo da Venezuela e a loja em Alverca /premium

António Ramalho reconheceu "guerra perdida" na polémica nos bónus, revelou (pouco) mais património de Vieira, "viajou" até à Venezuela e disse aquilo que lhe tinham pedido para dizer (sobre a TAP).
Novo Banco

Centeno. 6 horas de audição em modo Omo Lava Tudo /premium

636
Atacou as decisões do Governo de Passos Coelho no BES e elogiou a "sua" venda do Novo Banco. Recusou incompatibilidades e deu lições de banca aos deputados. As seis horas da audição de Mário Centeno.
Novo Banco

Como o Fundo explicou que não foi complacente  /premium

Presidente do Fundo de Resolução deu exemplos para provar que não foi complacente com o Novo Banco que, admite, tentou "apressar" perdas. E avisou que não pagar último cheque será mau para todos.
Novo Banco

O país dos testas de ferro

Se já construímos um império há 400 anos, já tivemos o milagre de Fátima e até ganhámos o Europeu de futebol, porque não acreditar que os grandes calotes são afinal da responsabilidade do credor?
Comissão de Inquérito

Os/as Torquemadas do Parlamento

159
As comissões de inquérito não são assessorias da polícia para canalizar provas que antes não foram descobertas por quem de direito, nem salas de tortura de gente por pequenos Torquemadas de São Bento.
Coronavírus

Bolsonaro critica relator de investigação

"Sempre tem algum 'picareta', 'vagabundo' querendo atrapalhar. Se Jesus tem o seu traidor, temos um 'vagabundo' inquirindo pessoas de bem", disse Bolsonaro sobre o relator da Comissão de Inquérito.
Novo Banco

Super-semana de audições arranca com Carlos Costa

Ex-governador do Banco de Portugal será ouvido no inquérito ao Novo Banco na segunda-feira. É a primeira de uma série de audições sobre a auditoria do Tribunal de Contas que inclui Centeno e Ramalho.
Novo Banco

O caso Ongoing "deixou-nos desconfortáveis"

Athayde Marques, ex-membro da comissão de acompanhamento do Novo Banco, diz que a Ongoing era um caso complicado porque tinha garantias imateriais. Não era possível validar valor, o que travou venda.
Coronavírus

Brasil ignorou carta da Pfizer sobre vacinas

Fábio Wajngarten afirmou que uma carta enviada pela farmacêutica a oferecer vacinas, em setembro de 2020, ao Presidente do Brasil e ao Ministério da Saúde, não recebeu resposta até 9 de novembro.
Novo Banco

Novo Banco. Gestor da dona foi consultor na venda

Presidente da Nani foi consultor do Banco de Portugal na venda do Novo Banco antes de o comprador o contratar. Sobre bónus, Evgeny Kazarez realça que a gestão atual não tem culpa pelas perdas do BES.
Novo Banco

Dono da Ongoing disponível para vídeoconferência

Representante de Nuno Vasconcellos admite respostas por vídeoconferência na comissão de inquérito ao Novo Banco. Auditoria do Tribunal de Contas pode acelerar audições a Centeno e Carlos Costa.
Novo Banco

O que disse (e não disse) o devedor que "não foge" /premium

Presidente do Benfica vestiu a pele de empresário para explicar dívidas ao Novo Banco. Atacou os que fogem e mostrou surpresa por ser o 2º maior devedor em perdas (181 milhões de euros)
Novo Banco

Grandes devedores. O "estratega" e o "Sr. Angola" /premium

230
Respostas dos primeiros grandes devedores do BES/Novo Banco deixaram deputados de boca aberta. Faltas de memória, contradições, ataques desgarrados marcaram audições de Moniz da Maia e João Gama Leão.
Novo Banco

Executar devedores? "É o país de brandos costumes" /premium

662
Eduardo Stock da Cunha recusa o retrato que diz ser feito, por vezes, na sociedade, de que o banco era um "bando de malandros". Havia "maçãs podres" mas quase todos trabalhadores foram "heróis".
Novo Banco

Fugir à dívida. Moniz da Maia comparado a Berardo /premium

660
Bernardo Moniz da Maia foi confrontado com plano para "fugir à dívida ao Novo Banco", ao aumentar capital de empresas e diluir posição do banco. Mariana Mortágua lembra estratégia da Fundação Berardo.
Novo Banco

Criou empresas e vendeu sem saber a quem /premium

241
Vendeu 5 empresas para fundo comprar imóveis ao Novo Banco sem saber quem era comprador. António Barão, empresário, pintor e mágico, cria sociedades imobiliárias para si e para vender a quem precisa.
Novo Banco

Parlamento consegue convocar "devedora" Prebuild

O presidente da Prebuild, João Gama Leão, será ouvido dia 6 na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco. O grupo é um dos grandes devedores cujo gestor estava a ser difícil contactar.
Novo Banco

Fundo de Vieira deve falhar primeiro reembolso  /premium

169
Gestor do fundo que ficou com ativos imobiliários do Luís Filipe Vieira admite que será difícil cumprir primeira meta de reembolso da dívida ao Novo Banco de 60 milhões, mas deixou de cobrar comissão.
Novo Banco

Cavaco responde à CPI com citações do seu livro

320
Ex-presidente respondeu (pela primeira vez) a uma comissão parlamentar de inquérito. Fê-lo em oito páginas, mas – sobretudo – com citações do seu próprio livro "Quinta-feira e outros dias".
Novo Banco

Intermediário da venda de imóveis "a fugir" à AR

108
Comissão do inquérito não consegue contactar dois dos grandes devedores do Novo Banco, Nuno Vasconcelos da Ongoing e o dono da Prébuild. Um Intermédiário na venda de imóveis quer "fugir" à audição.
Novo Banco

Parte das perdas poderão ser compensadas no final

Casos os juros sejam superiores às perdas não cobertas pelo acordo de capitalização contingente, pode haver compensação no final. Nata II foi vendida por valor inferior às próprias garantias.
Relatório Costa Pinto

Relatório Costa Pinto. CPI abre investigação

Deputados da comissão parlamentar de inquérito às perdas do Novo Banco abriram investigação sumária à divulgação do relatório secreto "Costa Pinto", feita pelo Observador na semana passada.
Novo Banco

Afastar Salgado? "Lei era extremamente limitativa"

Pedro Machado, diretor-adjunto da supervisão do BdP em 2014, diz que o relatório Costa Pinto tem fragilidades e que o BdP atuou de forma "generosamente extensiva" em relação ao que a lei permite.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal /premium

220
O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Novo Banco

Vendas aceleradas geraram perdas acima do previsto /premium

Segundo Sérgio Monteiro, que liderou venda do Novo Banco em 2017, havia a previsão de perdas de 1.500 milhões de euros. Pressa em reestruturar levou a despejar ativos em mercado e isso elevou perdas.
Novo Banco

Auditoria indicou falhas a identificar compradores

Ex-diretor de auditoria interna do Novo Banco revela que na venda de créditos problemáticos, designada Nata I, não foi aplicada norma para garantir que não havia transações com partes relacionadas.
Novo Banco

BES: "Alguns dos créditos tinham péssimo rating"

327
Carlos Calvário, ex-diretor de risco do BES, diz que créditos (que viriam a ser ruinosos) como a Moniz da Maia, Ongoing e empresas de Luis Filipe Vieira foram dados sem rating (ou com mau rating).
Novo Banco

Moedas foi "educado" com Salgado, mas não fez nada

PS pressionou ex-secretário de Estado de Passos (e candidato a Lisboa) a clarificar se disse a Salgado em 2014 que o ia ajudar. Moedas explica que foi educado: Não disse não, mas não fez nada.
Novo Banco

BES. Maria Luís recusa "romantismo" e "fantasias"  /premium

Ex-ministra nega ter limitado valor a emprestar ao Fundo de Resolução. Não foi por falta de vontade política que recapitalização pública do BES foi excluída. Era a lei. E afasta intervenção de Moedas
Novo Banco

Correu mal porque faltaram 600 milhões? É fantasia - como aconteceu

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças quando o BES caiu, admite que achou demais os 5,5 mil milhões para o Novo Banco, mas diz não que limitou o valor que foi definido pelo Banco de Portugal.
Novo Banco

Moedas ouvido no inquérito ao Novo Banco dia 6

Audição a Carlos Moedas, aprovada esta segunda-feira a pedido dos socialistas, foi agendada para dia 6 de abril. Ex-governante de Passos tinha respondido por escrito na comissão de inquérito ao BES.
Autárquicas 2021

Moedas acusa PS de instrumentalizar Parlamento

O ex-secretário de Estado e antigo comissário europeu aponta o dedo ao PS e acusa os socialistas de estarem a usar o inquérito ao Novo Banco para o tentarem fragilizar no combate contra Medina.
Novo Banco

"Banco de Portugal não podia ter feito muito mais"

Vasco Pereira, diretor de supervisão do BdP entre 2011 e 2013, diz que a administração do supervisor tinha conhecimento dos riscos do BES/GES, mesmo sem a nota que foi acusado de reter.
Novo Banco

Novo Banco. Perdas surpreenderam Fundo

246
Ex-presidente do Fundo de Resolução revela que havia previsão do Novo Banco ter lucros em 2016. Para o Fundo, o banco estava limpo em 2015, mas depois apareceram "constantes surpresas negativas".
Novo Banco

PSD usa Salgado para questionar audição a Moedas

Carlos Moedas já aceitou ir à comissão de inquérito ao Novo Banco, apesar das reservas do PSD que usou gravação de ex-presidente do BES para mostrar que não há nada de novo que justifique audição.
Novo Banco

Novo Banco banco bom? Não havia capital para isso

Carlos Albuquerque, que foi diretor de supervisão prudencial do Banco de Portugal até ao início de 2017 (quando saiu para a CGD), disse que o banco nasceu em "enormíssima dificuldade".
Novo Banco

BES. BdP garantiu linha da troika disponível

Carlos Costa terá dito a José Honório, ao convidá-lo para o BES, que a linha da troika estava disponível caso houvesse problemas no banco. Acabou por não ser assim, já que o BES foi alvo de resolução.
Novo Banco

Vítor Bento, o almocreve e o "fogo de retaguarda" /premium

Audição a Vítor Bento focou-se mais no (velho) debate sobre a resolução, que não é o tema da comissão de inquérito em curso (que é sobre as perdas registadas pelo Novo Banco).
Novo Banco

"Siza Vieira esteve na venda da Tranquilidade"

232
João Moreira Rato, que foi o último administrador financeiro do BES e primeiro do Novo Banco, confirma que atual ministro da Economia esteve envolvido na venda da seguradora.
Novo Banco

Exposição a grandes devedores disparou em 6 meses

178
Exposição a grandes devedores — Ongoing, Berardo e Moniz da Maia — subiu centenas de milhões de euros 6 meses após resolução e fixação do capital do Novo Banco. Pedro Duarte Neves não sabe explicar.
Novo Banco

BdP queria mais 500 milhões no Novo Banco em 2014

Diretor de supervisão diz que Banco de Portugal queria mais 500 milhões no capital do Novo Banco em 2014, mas Finanças limitaram a 4.900 milhões. Para Costa Ferreira, a supervisão foi enérgica no BES.
Venda do Novo Banco

O que revelou autor do relatório secreto sobre BES /premium

123
Dos alertas internos ignorados na hierarquia à inércia de uma atuação que se fosse mais enérgica teria reduzido perdas no BES/Novo Banco. O que deixou de ser segredo na avaliação ao Banco de Portugal.
Novo Banco

Novo Banco. Deputados pedem esclarecimentos

O inquérito parlamentar arranca na quarta-feira com a primeira audição e centra-se nas perdas imputadas aos cofres públicos. Há muitos documentos à disposição como o relatório secreto "Costa Pinto".
Comissão de Inquérito

Carlos Costa pede para ser ouvido remotamente

Carlos Costa "invoca a sua idade, fragilidades de saúde e o estado de emergência e respetivo confinamento" para não se apresentar presencialmente à Assembleia da República, pedindo uma audição remota.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Risco de incêndio é ainda muito elevado

A comissão eventual de inquérito afirma que o risco de incêndio na zona é ainda "muito elevado", e que os grupos parlamentares podem apresentar até segunda-feira alterações ao relatório de apoios.
Novo Banco

Novo Banco: Carlos Costa está incontactável

Após um adiamento de 15 dias devido à pandemia, Fernando Negrão confirmou que as primeiras inquirições realizar-se-ão no dia 10 de março e aponta uma dificuldade: Carlos Costa está incontactável.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório sobre Pedrógão apresentado no Parlamento

O deputado do PSD, Jorge Paulo Oliveira, será o relator do documento. Umas das questões sobre a qual se debruçará é o Fundo Revita, cuja aplicação o primeiro-ministro considerou "boa".
Novo Banco

Novo Banco. Comissão volta a suspender trabalhos

A comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco vai ser de novo suspensa por mais 15 dias devido à pandemia de Covid-19, disse à agência Lusa o presidente, Fernando Negrão.
Novo Banco

Inquérito ao Novo Banco suspenso por mais 15 dias

A comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco irá ser suspensa mais 15 por causa da pandemia, um prazo que permitirá receber toda a documentação solicitada, disse o presidente Fernando Negrão
Novo Banco

Novo Banco. Audições podem avançar em fevereiro

Comissão de inquérito à gestão do Novo Banco recebeu mais de 50% dos documentos que pediu, incluindo o relatório secreto atuação do Banco de Portugal no caso BES. Audições podem começar em fevereiro.
Novo Banco

Novo Banco. Partidos mais pequenos com menos tempo

Comissão de inquérito ao Novo Banco vai seguir regra da proporcionalidade. Pela primeira vez, partidos fora do Bloco Central vão ter menos tempo para fazer perguntas e obter respostas.
Novo Banco

Novo Banco cria "task force" para responder à CPI

Mais de 40 colaboradores, liderados pelo presidente, vão produzir mais de um milhão de páginas em documentação para dar ao parlamento e "encerrar de vez as polémicas artificiais".
Novo Banco

PSD quer ouvir Leão, Centeno e Maria Luís sobre NB

Deputados do PSD exigem ouvir os três ministros das Finanças que intervieram diretamente no Novo Banco. Sociais-democratas querem a "descoberta da verdade material sobre a gestão do Novo  Banco".
Novo Banco

Ferro. CPI ao Novo Banco gera "expetativas altas"

Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco tomou posse no parlamento. Deputados terão 120 dias para concluir trabalhos.
BES

João Paulo Correia vai coordenar inquérito ao BES

O vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia vai ser o coordenador do PS na nova comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, que inicia funções na terça-feira.
Caso BES

Reações ao BES: "Se me tivessem dado ouvidos..."

194
José Maria Ricciardi foi uma das pessoas que já reagiram às acusações a 25 arguidos no caso BES. Também antigos participantes da Comissão Parlamentar de Inquérito comentaram a notícia.
Comissão de Inquérito

PSD força Inquérito aos donativos de Pedrógão

291
PSD acredita que "quem não deve não teme", por isso vai forçar uma comissão de inquérito a alegadas fraudes na distribuição dos donativos para Pedrógão. E quer ouvir ministras da Coesão e Agricultura.
Caixa Geral de Depósitos

Inquérito à CGD. "Agora é o tempo da justiça" 

"Houve indícios da potencial prática de diversos tipos de crimes", disse no plenário o deputado que elaborou o relatório da II Comissão Parlamentar de Inquérito ao banco público.
Caixa Geral de Depósitos

Relatório final à Caixa aprovado por todos

1296
Relatório de João Almeida sobre a gestão da Caixa foi aprovado por todos os partidos, mesmo com alterações votadas uma a uma e vários chumbos. É a primeira vez que acontece num inquérito à banca.
Caixa Geral de Depósitos

Reunião à porta fechada transmitida por engano

1196
Deputados da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos já estavam a discutir há mais de 40 minutos quando alguém se apercebeu que a reunião à porta fechada estava a ser transmitida no canal AR.
Caixa Geral de Depósitos

PCP. Gestão danosa na CGD cabe à justiça apurar  

Os comunistas consideram que "gestão danosa", proposta pelo PSD no inquérito à Caixa, é uma acusação de grande gravidade que não deve ser apurada no Parlamento, mas sim pelas autoridades judiciais.
Caixa Geral de Depósitos

Bloco aprovará propostas "suportadas pelos factos"

Gestão danosa? Responsabilização de gestores? Mariana Mortágua avisa PSD que há conclusões que não podem ser tiradas baseadas nos factos apurados pela comissão de inquérito à Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PSD quer culpar gestores nomeados por PS 

Propostas de alteração ao relatório da comissão da Caixa querem responsabilizar gestão de Santos Ferreira. PSD fala em indícios "de gestão danosa". E apanham Constâncio e ex-ministros de Sócrates.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PS quer 'culpar' também Celeste Cardona

Entre as várias propostas de alteração que o PS propõe está a inclusão de Celeste Cardona (ministra do CDS-PP) entre os administradores que tiveram intervenção nos créditos mais problemáticos.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio na CPI deu respostas "insatisfatórias"

Em entrevista na Rádio Observador, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Caixa Geral de Depósitos diz que a supervisão "ficou muito aquém, mais uma vez", daquilo que devia ter feito.
Caixa Geral de Depósitos

O que aprendemos com a Comissão da Caixa? /premium

Foi a II Comissão de Inquérito à Caixa e teve acesso a documentos como nunca antes. Mesmo assim, o relatório preliminar chega a vários factos, mas em grande medida fica-se pelas perceções.
Caixa Geral de Depósitos

Fundação admite processar ex-sócio de Berardo

Fundação Berardo "repudia com veemência as aleivosias" lançadas por ex-sócio do empresário madeirense. Francisco Capelo afirmou, em resposta à AR, que a Fundação foi usada pelos privilégios fiscais.
Caixa Geral de Depósitos

As revelações do ex-sócio de Berardo ao parlamento

2777
Ex-sócio conta que Fundação Berardo era usada como fachada para privilégios fiscais. Segundo Francisco Capelo, Berardo quer vender coleção desde 1999 e acordo com Estado resolveu imposto em falta.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados queixam-se de Joe Berardo junto do MP

232
"Há claramente um delito de desobediência e vamos agir em conformidade", disse presidente da comissão de inquérito, Luís Leite Ramos, à TSF.
Caixa Geral de Depósitos

"Paguei 231 milhões à banca a troco de nada"

1682
Joe Berardo pede, em carta aberta a Ferro Rodrigues, que não permita que mais nenhum cidadão seja objeto de "julgamento popular" como afirma ter sido. E diz que pagou 231 milhões em juros.
Caixa Geral de Depósitos

PSD pergunta a Sócrates se recebeu dinheiro

183
Vara na Caixa, Vale do Lobo, La Seda, a guerra no BCP, a OPA sobre a PT e os alertas sobre a gestão da Caixa. PSD até pergunta se Sócrates recebeu dinheiro de grupos privados.
Caixa Geral de Depósitos

E na última audição, alguém diz: "Todos falhámos"

734
Teixeira dos Santos não se arrepende de gestores que nomeou na CGD e não deve nada a Sócrates. Aponta dedo à crise, mas assume responsabilidade política. "Todos falhámos", ainda que não de propósito.
Caixa Geral de Depósitos

Associação Berardo. Deputados admitem queixa

176
A dona da coleção de arte de Joe Berardo tem vindo a recusar informação aos deputados da Comissão sobre a Caixa. E a paciência chegou ao fim. Tem uma semana ou segue queixa para a justiça.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética valida escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal diz que pedido de escusa de Carlos Costa de decisões sobre auditoria à CGD está conforme princípios sobre conflitos de interesses. Governador não pediu parecer.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo no BCP. Ninguém levantou questões 

Na reunião que aprovou o reforço acionista de Joe Berardo no BCP, em 2007, ninguém levantou questões, revelou ex-administrador do Banco de Portugal, face a um parecer favorável dos serviços.
Vítor Constâncio

Constâncio esteve na reunião que aprova ata do BCP

614
Vítor Constâncio marcou presença na reunião que formalizou a não oposição ao pedido de Joe Berardo para aumentar a participação no BCP. Semanas antes, reuniu com o investidor.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. O homem que recusa ser o bode expiatório

José Cabral dos Santos trouxe um trunfo na manga, uma carta de Berardo a pedir crédito à Caixa. E diz que, naquela fase, era apenas um diretor – criticando administradores que lhe atribuíram culpas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo fez um favor à Caixa? Faria Oliveira ri-se

186
Depois de uma primeira audição que foi mais técnica, nesta segunda vez o ex-banqueiro Faria de Oliveira fez várias revelações sobre o que se passou na Caixa, na La Seda e na relação com Berardo.
Banca

Miguel Maya defende fim do sigilo bancário nas CPI

Miguel Maya admite que “possa não haver sigilo bancário” nas respostas dadas a deputados nas comissões de inquérito. Diz ainda que excesso de liquidez contribui para a descida da margem do crédito.
Caixa Geral de Depósitos

Executar Berardo era da "responsabilidade" da CGD

601
Em entrevista à TSF, Vítor Constâncio reitera que não havia razões para bloquear, inicialmente, o investimento de Berardo no BCP. Havia garantias. Não foram executadas? "É outra questão, essa".
Caixa Geral de Depósitos

"Não quero, não posso, não devo". Mas falou muito

Armando Vara começou a dizer que não falava sobre Vale do Lobo, por causa do processo Marquês, mas acabou por responder a quase tudo. Menos às perguntas que "são uma acusação" só por serem feitas.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo recusa dar informação a Parlamento

Associação Coleção Berardo diz que documentos pedidos "extravasam" objeto do inquérito à Caixa. Deputados querem perceber como bancos foram impedidos de executar penhor sobre a dona da coleção.
Vítor Constâncio

Vítor Constâncio admite processar Filipe Pinhal

1992
O ex-governador do Banco de Portugal diz que o antigo administrador do BCP "é uma pessoa sem qualquer credibilidade". A reação surge após as declarações de Filipe Pinhal na comissão da Caixa.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS quer responsabilizar primeiro-ministro

328
Nas propostas de alteração ao relatório preliminar, que o CDS apresenta esta quarta-feira, deputados acusam relator do PS de ter ocultado o que António Costa e Azeredo Lopes sabiam e podiam ter feito.
Caixa Geral de Depósitos

Assalto ao BCP. "O triunvirato e os operacionais"

465
Em audição repleta de acusações, algumas “sem meio de prova”, Filipe Pinhal descreveu teias de poder, apontou o dedo ao "triunvirato" e aos "operacionais" na tomada de controlo do BCP.
Caixa Geral de Depósitos

A operação "mistério" que nem quem aprovou explica

621
Vieira Monteiro estava fora quando contrato Boats Caravela foi assinado. Mais tarde soube que não cumpria condições aprovadas no conselho. Ninguém assume operação que gerou perda de 340 milhões à CGD.
Caixa Geral de Depósitos

Deputados recusam pedido de escusa de Vara

225
Os deputados da comissão de inquérito à Caixa recusaram o pedido de escusa de Armando Vara para não ir à audição agendada para esta sexta-feira. Constâncio volta no dia 18 de junho.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. O risco "passou de muito bom a muito mau"

103
Jorge Tomé, ex-gestor da Caixa, diz que os bancos obtiveram "a melhor garantia que seria possível ter, naquela altura", com uma indexação do penhor ao valor de cada obra de arte da coleção Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão chama outra vez Constâncio e Duarte Neves

Comissão de inquérito à Caixa aprovou segundas audições ao antigo governador do Banco de Portugal e ao ex-vice-governador, Pedro Duarte Neves. Em causa empréstimo a Berardo para ações do BCP.
Banco de Portugal

Partidos chamam Constâncio para "reavivar memória"

646
Banco de Portugal foi "conivente" com "anos de irresponsabilidade na banca", diz BE. PCP quer atas de todas as reuniões. PSD quer Constâncio a "reavivar memória" e CDS pondera enviar declarações ao MP
Caixa Geral de Depósitos

CGD só soube quanto emprestou para ações em 2008

329
Norberto Rosa conta que até janeiro de 2008 a gestão da Caixa não conhecia a dimensão dos empréstimos e garantias dadas por ações. Levantamento feito com crise na bolsa revelou 4.600 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

Trabalhos do comissão prolongados por 40 dias

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito à Caixa vão ser prolongados por mais 40 dias. A sugestão foi feita pelo presidente, Luís Leite Ramos, e foi aceite por todos.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. "Créditos não são filhos de pai incógnito"  

678
Quem é o pai da criança? Ou melhor, das perdas de milhões? Ex-vice-presidente da Caixa diz que quem apresentou os projetos também os defendeu. No empréstimo a Berardo foi ex-diretor Cabral dos Santos.
Atualidade

Revelações e contradições. O filme de Tancos

Durante seis meses, governantes, militares, polícias e especialistas passaram pela comissão de inquérito ao caso Tancos. Foram 46 audições com surpresas, contradições e perguntas sem resposta.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo era rico e contrato permitia cobrar dívida

179
Celeste Cardona defendeu que contrato permitia à Caixa recuperar dívidas a Berardo que era um homem rico, "dizia-se". Sobre poder de Vara para dar sozinho mais crédito a Vale do Lobo, foi caso único.
Assalto em Tancos

O filme de Tancos: revelações e contradições

Durante seis meses, governantes, militares, polícias e especialistas passaram pela comissão de inquérito ao caso Tancos. Foram 46 audições com surpresas, contradições e perguntas sem resposta.
Assalto em Tancos

MP não entregou informações sobre aviso do furto

Deputados pediram despachos dos juízes que não permitiram escutar informador que falava no planeamento do assalto a Tancos, dois meses antes do crime. Denúncia deu origem a um processo.
Caixa Geral de Depósitos

Reestruturação do crédito de Berardo defendeu CGD

140
Rodolfo Lavrador participou na reestruturação dos créditos da CGD a Joe Berardo. Caixa não obteve mais garantias, mas o ex-responsável considera que foi a solução possível.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Armando Vara ouvido na Comissão a 14 de junho

105
O antigo administrador da Caixa – que atualmente cumpre pena após ter sido condenado no processo Face Oculta – vai ao parlamento para ser ouvido pelos deputados a 14 de junho.
Caixa Geral de Depósitos

Boats Caravela. Vieira Monteiro vai ser chamado

131
Operação gerou perdas de 340 milhões à Caixa. Tomás Correia disse que gestores não foram avisados, mas admitiu "erro monumental". Comissão chama Vieira Monteiro que tinha o pelouro financeiro à data.
Caixa Geral de Depósitos

Operação que perdeu 340 milhões é falha monumental

391
Tomás Correia garante que o conselho de que fez parte não foi avisado para riscos da operação Caravela. Diz que houve falha monumental e que a Caixa devia ter ido para tribunal contestar contrato.
Caixa Geral de Depósitos

PSD pede pareceres que sustentaram penhor da CGD

PSD vai pedir à Caixa os pareceres jurídicos que apoiaram a Caixa na tentativa de execução do penhor sobre os títulos da dona da coleção Berardo, no quadro da reestruturação da dívida.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. CGD deu créditos sem parecer do risco

889
Ex-diretor do risco da Caixa reconhece que alguns créditos concedidos a Joe Berardo a partir de 2008 foram dados sem parecer do risco. E parecer era obrigatório? Sim senhor, respondeu José Rui Gomes.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Comissão sugere retirar comenda a Berardo

289
A comissão parlamentar de inquérito à Caixa deu parecer positivo à proposta do CDS-PP de retirar as comendas ao empresário Joe Berardo, revelouo presidente da comissão, Luís Leite Ramos.
Caixa Geral de Depósitos

Negócios, dívidas e Sócrates. O que disse Barroca

Antigo gestor do Grupo Lena pouco falou sobre Vale do Lobo para não se incriminar. Às perguntas sobre conversas com Governo, Sócrates ou gestores da CGD para favorecer negócios, respondeu sempre não.
EDP

PS branqueou atuação de Sócrates, acusa PSD 

198
PSD fala em "branqueamento da história". PS diz que não concorda com parte do relatório sobre rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Ganhos da EDP nas barragens caem do relatório final.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio informado de inspeção a créditos da CGD

648
Antigo responsável pela supervisão, Pedro Duarte Neves, diz que Constâncio foi informado da decisão do Banco de Portugal de fazer inspeção aos créditos dados para compra de ações pela Caixa.
Caixa Geral de Depósitos

Coleção Berardo. CDS pede lista de associados

574
No rescaldo da audição a Berardo e perante o "desrespeito" ao Parlamento, CDS pede atas de assembleias, lista de associados da coleção Berardo e troca de correspondência com Ministério da Cultura.
A página está a demorar muito tempo.