Resoluções de Ano Novo. Quantas vezes prometeu “no próximo ano vou ler mais livros”? O Natal é sempre um bom pretexto para presentear quem mais se gosta com uma boa dose literária e a vontade de ler as novidades aguça-se à medida que os novos livros chegam.

Contudo, com o instalar da rotina, nem sempre é fácil cumprir com os objetivos de início do ano. Seja porque surgem outras prioridades ou porque a falta de disciplina se impõe. O que é certo é que não há quem não goste de ler que não se lamente por não ler mais no final do ano.

Sara Nelson, diretora editorial da Amazon, explicou no Huffington Post quais são os seus truques para que a literatura nunca fique fora da agenda. São seis dicas para que 2015 seja o ano em que os livros o acompanham do início ao fim.

1. Deixe de ler aquilo que acha que “deve” ler e opte pelo que realmente o seduz. Ler aquilo que as pessoas mais “espertas” aconselham, só porque sim, não é boa política. Para Sara Nelson, o truque passa por escolher os livros que o atraem, seja pela contracapa, pelo que encontra na internet ou por uma entrevista que o autor deu. Deixe-se influenciar por aquilo que o atrai. Siga a sua opinião.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Evite definir-se como alguém que “só gosta” de determinado género literário ou como alguém que “detesta” outro. Sara Nelson dá um exemplo pessoal: costumava dizer que “detestava histórias pequenas” até que se apaixonou pelo livro “The Interpreter of Maladies”, de Jhumpa Lahiri. É caso para dizer: não se restrinja ou imponha escolhas.

3. Permita que “para de ler” seja uma opção. Pode parecer contraditório, mas segundo Sara Nelson, “perder tempo precioso “a ler coisas que não está a gostar ou que está a ler apenas porque “é suposto”, pode causar o efeito oposto: deixar de ler o que quer que seja. Quando percebe que, efetivamente, não está a gostar do que está a ler, pare e aproveite para ler algo pelo qual se apaixonou.

4. Se ainda assim está determinado a acabar um livro que parece não lhe ter agradado à primeira, salte para as páginas do meio. Mas atenção: saltar para o meio não significa optar pelo final da história. Deixe que o fim o surpreenda sempre. Embora a editora da Amazon considere que é dever do autor agarrar o leitor logo nos primeiros instantes da obra, isso não quer dizer que não seja possível de acontecer a meio.

5. Ignore as críticas literárias que dizem que determinado livro é semelhante a outro, sobretudo se ainda não tiver lido esse tal “outro”. Sara Nelson confessa que evita fazer esse tipo de comparações nas críticas que assina, até porque pode pressionar os leitores. Importante é que cada um encontre a sua perspetiva.

6. Há algum filme que queira muito ver? Opte por ler o livro em que se baseia o argumento primeiro. Na opinião de Sara Nelson, a mais-valia do ato de ler é o facto de o leitor poder construir a sua própria perspetiva da história e das personagens. Se conseguir ler o livro antes de ver o filme, é mais divertido perceber se o realizador fez a mesma leitura.