Os portugueses já passam mais tempo na internet do que a ver televisão. Hoje cada português consome já 4,2 horas por dia na internet, para além das 3,1 horas com a televisão. A internet torna-se assim o meio de comunicação social mais utilizado pelos portugueses. O estudo realizado pela Nova Expressão foi divulgado hoje, chama-se “Um dia das nossas vidas na internet” e retrata o comportamento dos 64% de portugueses que acedem à internet.

Depois dos emails e da pesquisa, praticados por todos os entrevistados no estudo, a terceira atividade mais frequente na internet é a visualização de notícias. Este dado confirma que o meio virtual é o preferido para consumo de informação e que, nele, os portugueses preferem ver notícias em jornais online do que nas redes sociais ou em agregadores de notícias.

Outro ponto a destacar é o crescimento do comércio eletrónico, visto que 79% dos utilizadores fazer compras online – em 2011, data do último estudo semelhante, apenas 15% confirmavam essa prática. Este trabalho assume que existe um efeito multiplicador no consumo de meios, visto que o efeito “double screening” (utilização de TV e internet em simultâneo) é uma realidade confirmada pelos números: 58% dos entrevistados já o praticam.

O estudo é detalhado, tem por base uma amostra de 929 inquiridos e é o maior feito sobre os hábitos online dos portugueses. Foi desenvolvido pela Nova Expressão, em parceria com a Marktest, e a versão integral está disponível aqui.

Documentos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR