786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O contra-ataque chinês tem um nome: Huawei P8

Este artigo tem mais de 5 anos

O novo smartphone da chinesa Huawei aposta na fotografia para disputar o mercado dos terminais Android. O Observador foi ao evento de lançamento em Londres e conta o que há para saber.

O modelo P8 mede 6,4 milímetros e é menor que o Samsung S6 e iPhone 6.
i

O modelo P8 mede 6,4 milímetros e é menor que o Samsung S6 e iPhone 6.

O modelo P8 mede 6,4 milímetros e é menor que o Samsung S6 e iPhone 6.

Quando a Samsung, a HTC, a LG e a Sony apresentaram em março os seus novos smartphones durante o World Mobile Congress, o mercado parecia conhecer os seus concorrentes na disputa para o posto de melhor terminal Android deste ano. No entanto, chega da China um dos mais fortes oponentes. Trata-se do modelo Huawei P8, lançado esta quarta-feira num evento em Londres. O aparelho aposta na fotografia e no design para marcar a diferença frente aos rivais.

O Huawei P8 conta com uma câmera principal de 13 megapixels e uma câmara frontal de 8 megapixels, com um sistema de cores RGBW (Red-Green-Blue-White), em vez do comum RGB, de modo a apresentar ao olho humano imagens com cores mais naturais e fotografias com até 32% mais luminosidade e 78% menos ruído. A câmara conta com um estabilizador ótico (OIS) de 1,2 graus, que evita que as imagens saiam “tremidas” quando as nossas mãos não conseguem segurar o telemóvel numa posição fixa.

No vídeo abaixo, é possível ver este efeito sobre dois telemóveis que estão em movimento. No modelo da direita, o sistema estabilizador ótico está desligado, enquanto o da direita encontra-se em funcionamento. Veja a diferença:

[jwplatform d4ERz25t]
Vídeo: Milton Cappelletti

De modo a suportar este sistema, o Huawei P8 possui um processador de imagens IPS, anunciado como equivalente ao de uma câmara Reflex, que permite um tempo de exposição dinâmico à luz, além de um duplo flash LED.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para aproveitar ao máximo esta configuração, foram introduzidas novas funcionalidades para melhorar a experiência do utilizador no registo de imagens. É o caso do modo de “desenhos de luz”, que permite criar formas a partir do telemóvel em ambientes de baixa luminosidade.

Outra função para os amantes do registo fotográfico é o “diretor mode”, que facilita a criação de um vídeo a partir de imagens registadas ao alternar a câmara principal e a frontal em tempo real. É possível também acionar o modo selfie, capaz de reconhecer um rosto em apenas 10 milissegundos e integrá-lo ao modo “Face Beauty”, que faz alterações no rosto do utilizador de acordo com ajustes pré-configurados, como uma espécie de Photoshop de bolso.

Desenho e forma

Uma das maiores diferenças do modelo Huawei P8 em relação ao seu antecessor está no revestimento do telemóvel. A parte frontal do novo modelo é feita de metal, enquanto as partes traseira e laterais são cobertas de aço ultrafino. Para proporcionar mais resistência, o aparelho pesa 144 gramas, ligeiramente superior ao Samsung S6 (138 gramas) e iPhone 6 (129 gramas). No entanto, compensa com a espessura de 6,4 milímetros, menos que o Samsung S6 e iPhone, que medem 6,8 milímetros e 6,9 milímetros, respetivamente.

3 fotos

Apesar de fino, o ecrã full HD tem 5,2 polegadas com um aproveitamento de 78,3% da parte frontal do dispositivo, número superior em relação aos concorrentes. O aparelho conta com uma resolução de 1.920 x 1.080 pixels e 424 ppp de densidade (um pouco menos do que os 445 pixels por polegada do seu antecessor) e introduz o knucke, um movimento que utiliza os nós dos dedos para formar uma espécie de quadrado para selecionar de maneira inteligente uma parte do ecrã.

O Huawei P8 tem 3 Gb de memória RAM e utiliza o sistema operativo Android Lollipop (5.0) com a interface EMUI 3.1, a versão atualizada do sistema EMUI 3.0 disponível no Ascend Mate 7, com ajustes para garantir uma interface intuitiva e apropriada às dimensões do ecrã. Também é possível escolher entre diferentes temas para personalizar o ecrã.

Outras características

IMG_1175

Richard Yu, diretor executivo da Huawei, durante a apresentação do modelo P8 em Londres. Crédito: Milton Cappelletti

O processador do P8 é o Kirin 930 octa-core de 64 bits com Cortex-Ad53E e frequência de 2 GHz. E o que isto significa? Conetividade. Através da tecnologia Signal+, o aparelho calcula a velocidade de redes Wi-fi e de tráfego de dados próximo ao utilizador e oferece a melhor conexão ao utilizador, também levando em consideração as redes que utiliza com mais frequência.

O Huawei P8 conta com uma bateria não-removível de 2.600 mAh e garante um consumo de uma dia e meio em “uso normal” e um dia em “uso intensivo”, graças ao firewall que bloqueia todas as aplicações abertas que não estejam a ser utilizadas.

O aparelho incorpora os controlos de voz “Hi Buddy” para desbloquear o telemóvel e “Where are you” para localizá-lo, através de um novo microfone, que garante reduzir em 90% o ruído. Outra característica destacada é o desbloqueio do ecrã a partir da pulseira TalkBand2 da Huawei, a nova versão da pulseira de fitness com características de smartphone.

O Huawei P8 será vendido em quatro cores – Mystic Champagne, Titanium Grey, Carbon Black, Gold – e o seu preço estará entre os 499 e os 599 euros, nas versões de 16GB e 64GB, respetivamente. O aparelho estará disponível em Portugal em maio.

Uma versão maior

Richard Yu também apresentou esta terça-feira o Huawei P8max, uma versão do modelo P8 com as mesmas funcionalidades, mas com maiores dimensões. O aparelho tem um ecrã de 6,8 polegadas, equivalente a 83% do painel frontal do aparelho, pesa 228 gramas e possui medidas de 182.7x93x6.8 milímetros.

A modelo P8max conta com a mesma câmara principal de 13 megapixels, mas com uma câmara frontal de resolução menor com 5 megapixels. O processador é o Hisilicon Kirin 935 SoC 64-bit octa-core, possui 3GB de memória RAM e uma bateria de 4360mAh, que garante autonomia para uma dia e meio de uso “intensivo” e 15 horas contínuas de reprodução de vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=BNrvge6D2P8

O Observador viajou a Londres a convite da Huawei.

Texto atualizado no dia 17/04 às 17h10.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora