Huawei
Teatro São Carlos

Teatro São Carlos com tecnologias de comunicação

O Teatro Nacional de São Carlos assinou um protocolo de mecenato com a Huawei, levando "o digital a um edifício que reúne em si tanta História, mas que tem os olhos postos no futuro".
Huawei

Huawei recorre de decisão norte-americana

A Huawei foi excluída de um programa federal de subsídios, alegando que a empresa representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA. Empresa chinesa recorreu da decisão.
Huawei

Huawei processou jornalista francês por difamação

A Huawei processou por difamação um jornalista, um investigador e um "perito em telecomunicações", em França, por terem afirmado que a empresa é controlada pelo governo chinês.
Huawei

Huawei: suspensão do embargo não cessa "injustiça"

A Huawei defendeu que a extensão de 90 dias da autorização para as empresas dos EUA negociarem com a chinesa mostra que continua a ser tratada "de forma injusta".
Brasil

Bolsonaro diz que Huawei quer implementar 5G 

Quem o afirmou foi o presidente do país, Jair Bolsonaro, embora rejeite que tenha já sido feita uma proposta. Sem grandes detalhes, Bolsonaro afirmou que em leilão será considerada a melhor oferta.
Huawei

Embargo à Huawei foi prorrogado (mais uma vez)

O embargo à empresa chinesa Huawei foi adiado mais uma vez por três meses, anunciou o departamento de Comércio dos EUA.
Huawei

Huawei critica "pressão transatlântica"

"Acredito que a Europa deve ter a cibersegurança nas suas próprias mãos, independentemente do que os seus vizinhos sussurram aos seus ouvidos", disse o representante chefe da Huawei.
Web Summit

O líder da Huawei falou de 5G, mas não de política

Numa altura em que a Huawei é acusada de espionagem e o governo dos EUA diz a Portugal para não negociar com a empresa, o líder da tecnológica chinesa subiu a palco na Web Summit. Falou de quê? De 5G.
Web Summit

A Web Summit vai azedar a relação com os EUA? /premium

De um lado, os perigos para as "democracia liberais". Do outro, uma tecnologia mais rápida que a diplomacia. No mesmo palco, as caras da Huawei e dos abusos dos EUA. Como fica Portugal, o anfitrião?
Estados Unidos da América

EUA acusam Huawei de "teatro de transparência"

Robert Strayer, um dos responsáveis do governo dos EUA por Políticas e Comunicações Cibernéticas, afirma que nenhum país pode ter confiança numa empresa que está sediada na China.
Tecnologia

UE luta contra ataques às redes 5G

O coordenador do departamento de operações do Centro Nacional de Cibersegurança considerou que o 5G "é um desafio para todos os Estados" e que Portugal está atento aos riscos.
Huawei

Huawei. Desconfiança da UE “pode ser ultrapassada”

Huawei acredita que a desconfiança da União Europeia relativa aos seus equipamentos móveis de 5G “pode ser ultrapassada” sem que os Estados-membros tenham de a excluir dos mercados.
Huawei

Huawei com smartphone 5g, mas sem apps da Google

A chinesa Huawei divulgou esta quinta-feira os novos modelos Mate. Mesmo com o embargo dos EUA, vão ter por base o Android, mas não vem com as apps da Google instaladas.
Huawei

Huawei na IFA: "lista negra" foi tabu

O presidente executivo da Huawei, Richard Yu, foi o orador de abertura da feira de tecnologia IFA. Contudo, o interesse num auditório cheio era o embargo dos EUA. O que fez Yu? Não falou do assunto.
Tecnologia

O que procuramos na maior feira de tecnologia?

IFA não é um palavrão, é o nome da maior feira de eletrónica do consumo da Europa e arranca já esta semana. Do 5G a novos televisores e headphones, em 9 pontos saiba o que vamos procurar em Berlim.
Huawei

Huawei acusa EUA de ciberataques 

A Huawei acusou os Estados Unidos de usarem a sua "influência diplomática e política" e de lançarem ciberataques contra os seus sistemas para impedir a normalidade operacional.
Huawei

Huawei vai lançar topo de gama mesmo sem Google 

Mesmo com embargo dos EUA e sem a Google, os novos smartphones da Huawei, os Mate, vão ser divulgados em setembro. A empresa diz quer continuar a utilizar o Android, mas continua com restrições.
Huawei

Huawei alerta para "sinal muito perigoso" dos EUA

Huawei acusa os EUA de "tentarem manter o predomínio da indústria da tecnologia de ponta". "O mundo pode passar de um sistema ordenado e equilibrado para uma onda de incerteza", alerta a companhia.
Huawei

Huawei. Fundador tenta evitar despedimentos

225
O fundador da Huawei diz que a empresa está num "momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários para criarem novos projetos. Quem falhar, pode sofrer redução no salário ou ser despedido.
Tecnologia

Huawei. Prorrogação não muda "tratamento injusto"

A empresa reagiu vincando que "a extensão da licença geral temporária não altera o facto de a Huawei ter sido tratada injustamente", e exigiu o fim das anunciadas barreiras da administração.
Huawei

Huawei. Suspensão do embargo prorrogada 90 dias

O conflito entre a China e os EUA continua a afetar a Huawei. Suspensão do embargo foi alargada, mas Donald Trump diz que não quer que o país faça "de todo" negócios com a empresa chinesa.
Huawei

Agências dos EUA proibidas de comprar à Huawei

Além da Huawei, a medida abrange outra empresa de telecomunicações, a ZTE, os fabricantes de câmaras de vigilância Hikvision e Dahua, e o grupo Hytera, que produz rádios bidirecionais.
Telecomunicações

NOS vai vender smartphone 5G da Huawei em Portugal

A NOS vai vender em Portugal o Huawei Mate X 20 5G, um dos primeiros smartphones 5G do mundo. Operadora fala em "passo decisivo no caminho para o 5G".
Huawei

Vendas da Huawei sobem apesar de pressão dos EUA

O ritmo de crescimento da Huawei nos primeiros seis meses do ano é superior ao registado na totalidade de 2018. No entanto, a empresa admite impacto nas vendas depois das restrições de Washington.
Web Summit

Web Summit 2019. Presidente da Huawei é orador

Guo Ping, presidente executivo e do conselho de administração da Huawei, junta-se à lista de oradores da Web Summit 2019 que tem nomes como Brad Smith (Microsoft) ou Nikolay Storonsky (Revolut).
Huawei

Huawei pede à UE que não baseie medidas em boatos

Huawei defende a criação de "padrões comuns" de segurança para o 5G na Europa, mas reforça que deve ser baseada em factos. A Europa é o maior mercado da marca depois da China.
Espionagem

Espionagem. Professor diz ter provas contra Huawei

Um académico norte-americano, que foi despedido de uma prestigiada universidade chinesa, disse à Lusa ter provas de os serviços de inteligência chineses têm funcionários na Huawei.
Huawei

5G: Huawei Portugal abre centro de suporte

A Huawei Portugal vai abrir em setembro um centro de suporte de serviços para redes 4G e 5G para a Europa, para o qual estão a ser contratados 30 engenheiros. Empresa não avança valor do investimento.
Huawei

Huawei. Fim de embargo não a tira de "lista negra"

O bloqueio dos EUA à Huawei pode ter acabado e as negociações para o fim da guerra comercial com a China estão a decorrer, mas a empresa chinesa continua numa "lista negra" para os norte-americanos.
Huawei

"Digo à Samsung para não se aproveitar" da Huawei /premium

A guerra comercial entre EUA e Huawei, as falhas do Note 7 e Galaxy Fold e o 5G que nos vai fazer utilizar menos os smartphones. A conversa com DJ Koh, presidente executivo dos telemóveis da Samsung.
Huawei

Trump. Empresas americanas podem vender à Huawei

281
Casa Branca vai permitir que as empresas norte-americanas vendam produtos à gigante chinesa das telecomunicações Huawei, anunciou o Presidente dos Estados Unidos.
Huawei

Huawei aumentou vendas em Portugal 

111
Segundo o diretor comercial da área de consumo da Huawei Portugal, um terço dos telefones vendidos em Portugal são da Huawei e apesar das restrições os portugueses mantêm a "confiança" na marca.
Telecomunicações

Polémicas, riscos e conflitos: o 5G em 8 respostas /premium

168
O 5G provoca cancro? Foi por isto que Donald Trump bloqueou a Huawei? O que é que a empresa chinesa diz? Não há concorrentes? Em 8 respostas, fique a par da rede para o futuro das telecomunicações.
Entrevista

O português que baniu (durante dias) a Huawei /premium

José Moura está nos EUA à frente de uma das maiores associações de tecnologia, a IEEE. Suspendeu a Huawei durante dias, mas voltou atrás. Em entrevista, explica a decisão e fala sobre o 5G.
Huawei

Huawei perdeu 26 mil milhões de receitas

O fundador da Huawei admitiu uma quebra de receitas 26.760 milhões de euros e previu que a faturação das vendas cairá para 89.200 milhões neste ano e no próximo, uma queda de 10%, face a 2018.
Huawei

Huawei atrasa lançamento do smartphone dobrável 

Devia chegar ainda este mês mas afinal só deverá estar disponível em setembro. Três meses de espera extra com a guerra comercial entre China e EUA em pano de fundo.
Huawei

Huawei lança novo sistema operativo este verão

O sistema pode estar pronto já em agosto ou setembro, segundo o jornal chinês Global Times. Richard Yu, chefe executivo da divisão de consumo, tem reiterado que é "muito provável" que tal aconteça.
Huawei

Huawei. Google diz que há riscos com bloqueio

A Google avisou o executivo de Donald Trump que o bloqueio norte-americano imposto à Huawei compromete a segurança nacional por não poder atualizar os smartphones, avança o Financial Times.
Huawei

Huawei perde Facebook, WhatsApp e Instagram

138
A Facebook inc. desautorizou a pré-instalação das aplicações Facebook, WhatsApp e Instagram nos telemóveis Huawei. Proibição apenas se aplica a dispositivos que ainda não tenham saído da fábrica.
Huawei

Huawei. China vai desenvolver 5G na Rússia

210
A Huawei vai desenvolver a rede 5G na Rússia em 2020 pela operadora MTS. Acordo foi celebrado na quarta-feira entre Putin e Xi Jinping depois de os EUA colocarem a empresa chinesa numa lista negra.
China

Pequim cria lista negra de empresas estrangeiras

Pequim parece responder à ofensiva de Trump contra a Huawei. As empresas que não obedeçam às regras do mercado chinês "serão colocados numa lista de entidades não confiáveis", garante Gao Feng.
Huawei

EUA. Instituto liderado por português bane Huawei

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, com sede nos EUA e liderado por José Moura, impediu a Huawei e funcionários de participar "em certas atividades" devido à decisão de Trump.
Huawei

China acusa os EUA de "terrorismo económico"

A China considera o recurso sistemático às sanções comerciais, às taxas alfandegárias e ao protecionismo dos EUA "terrorismo comercial" e acusa a potência de ter começado uma "guerra comercial".
Huawei

Vendas mundiais de telemóveis caem, Huawei cresce

A Samsung vendeu menos 7 milhões telemóveis e perdeu mais de 1 ponto de quota de mercado, enquanto a Huawei vendeu mais 18 milhões e ganhou mais de 5 pontos. Resultados são anteriores a veto de Trump.
Huawei

Huawei pede a tribunal dos EUA que anule proibição

"Esperamos que os tribunais norte-americanos declarem que a proibição à Huawei é inconstitucional e impeçam a sua entrada em vigor", disse o responsável jurídico da empresa.
Huawei

Huawei. Sistema operativo sem data de lançamento

2463
Executivo da Huawei afirmou ao TechRadar que novo sistema operativo ia sair em junho, mas empresa disse ao jornal que houve "confusão interna". Ao Observador, Huawei não comenta o caso.
Huawei

Huawei. Fomos às lojas como cliente-mistério

125
Nas lojas está tudo tranquilo, mas no OLX, esta semana, o número de telemóveis da marca chinesa à venda aumentou 31%. Fizemos de cliente mistério e ouvimos comparações com a crise dos combustíveis.
Donald Trump

EUA pressionam Coreia do Sul a afastar Huawei

Donald Trump teme que a instalação da Huawei na rede 5G dos Estados Unidos possa vir a comprometer a segurança dos americanos. Os EUA manifestaram a sua preocupação à Coreia do Sul.
Huawei

Maduro reforça investimentos na Huawei  

357
O Chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou um reforço de investimento tecnológico nos "irmãos chineses" da Huawei para "tornar real o sistema 4G a nível nacional".
Huawei

Uma viagem à Huawei em 38 fotografias

248
É a marca chinesa mais valiosa, tem mais de 180 mil empregados e abriu as portas para uma (rara) visita. A empresa no meio da "guerra fria tecnológica" entre EUA e China pela lente de Kevin Frayer.
Huawei

Todas as empresas que estão a romper com a Huawei

354
Os EUA proibiram negociações com a Huawei. Veja em atualização as principais empresas no mundo que estão a suspender relações com a chinesa e as consequências para quem é cliente da marca.
Huawei

Huawei perde parceria com britânica ARM

Os funcionários da fabricante de chips britânica ARM, que é detida pela Softbank, tiveram ordens para cancelar todos os "contratos ativos" com a Huawei. Processadores da chinesa dependem da empresa.
Reino Unido

Telemóvel 5G da Huawei suspenso no Reino Unido

As operadoras britânicas Vodafone e EE não vão vender o primeiro telemóvel 5G da Huawei, o Mate 20 X 5G. Decisão foi tomada devido à "indecisão" quanto ao futuro da empresa graças à Google.
Telecomunicações

5G. Guerra fria com a Huawei não assusta a NOS

111
A NOS fez esta terça-feira o primeiro teste público à rede 5G com uma antena da Huawei. Apesar da "lista negra" de Trump, operadora mantém confiança e diz que tem "cenários de risco acautelados".
Huawei

Huawei acusa EUA de "assédio" devido às sanções

"É um ataque contra a ordem liberal baseada em regras. E isto é perigoso. Agora, está a acontecer à Huawei, amanhã pode acontecer com outra empresa internacional" diz o representante da empresa na UE.
Huawei

Huawei: EUA dão 90 dias de transição

232
A Google vai aproveitar este período para atualizar o software dos telemóveis da Huawei. O fundador da empresa diz que os Estados Unidos estão a subestimar a força da Huawei e que vai haver conflito.
Huawei

5 respostas sobre a Guerra Fria entre EUA e Huawei /premium

100
A Guerra dos Tronos pode ter chegado ao fim na televisão, mas promete continuar na área da tecnologia, com a Google a juntar-se ao ataque norte-americano à chinesa Huawei. O que significa tudo isto?
Huawei

Huawei. Bruxelas diz que Europa é "mercado aberto"

Bruxelas voltou a insistir que a Europa é um "mercado aberto" e que cabe a cada país decidir se põe restrições a uma empresa por razões de segurança, numa alusão ao veto de Washington à Huawei.
Huawei

Huawei. Aptoide pode ser alternativa à Google

665
A empresa portuguesa está a negociar uma parceria com a Huawei depois de a Google ter suspendido os negócios com a gigante chinesa, noticia o Dinheiro Vivo. Modelo ainda não está definido.
Huawei

Google assegura serviços básicos nos Huawei

A Google assegurou que os utilizadores dos smartphones da Huawei vão continuar a ter os serviços básicos da empresa norte-americana apesar das restrições impostas por Washington.
Huawei

Huawei garante: equipamentos vão ser atualizados

Chineses dizem ter feito "contribuições substanciais" para o desenvolvimento do sistema operativo Android, garantindo que continuará a disponibilizar atualizações de segurança e serviços pós-venda.
Google

Google, Intel e Qualcomm rompem com Huawei

924
Huawei perderá o acesso a atualizações do sistema operacional Android e a serviços como Gmail. China poderá ter de adiar rede 5G. Medida já levou empresa alemã Infineon a suspender alguns envios.
Huawei

Huawei quer cooperar com Estados Unidos

Trump proibiu o uso de telecomunicações de empresas estrangeiras consideradas de risco. A proibição inclui a chinesa Huawei, que sublinha que a medida não tornará os EUA mais "seguros ou fortes".
Huawei

EUA. Estado de emergência corta produtos à Huawei

A medida pode impedir o acesso da Huawei aos semicondutores fabricados nos EUA e outro material crucial para a produção do seu equipamento. Mas vai afetar a Oracle, Intel, Microsoft ou Qualcomm.
Smartwatch

Já vale a pena comprar relógios inteligentes? /premium

O velho contra o novo. O analógico contra o digital. Experimentámos dois smartwaches, o Samsung Galaxy Watch e o Huawei WatchGT, para perceber se esta tecnologia já substitui os relógios tradicionais.
Segurança Informática

"Os softwares são vulneráveis. Não há um perfeito" /premium

Natalia Oropeza é a pessoa responsável pela cibersegurança da Siemens. Em entrevista ao Observador, falou dos riscos, da armadilha que é a digitalização, da falta de talento, do 5G e de Portugal.
Reino Unido

Huawei: May demite ministro da Defesa

Primeira-ministra britânica demitiu o ministro da Defesa depois de fuga de informações relacionadas com a Huawei de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança.
Huawei

Huawei. Detetadas vulnerabilidades há 10 anos

Uma semana depois de Theresa May permitir a Huawei de participar na implementação da rede 5G no país, a Vodafone anuncia que há 10 anos descobriu funções ocultas em equipamentos da empresa chinesa.
Tecnologia

Huawei. EUA ameaçam cortar com secreta britânica

224
"Os Estados Unidos consideram que constitui um risco colocar em qualquer parte da rede 5G a Huawei ou outro fornecedor que não seja confiável", alerta alto responsável dos EUA.
Huawei

Polémica 5G: "Portugal está muito à vontade"

Foi com uma declaração a duas vozes que Presidente da República e MNE responderam na China sobre as pressões e desconfianças sobre o 5G e a Huawei. Há regras a cumprir e trabalho a ser feito, dizem.
Telecomunicações

Huawei "agradada". Londres permitirá redes 5G 

É a reação às notícias que dão a decisão como certa, apesar da pressão exercida pelos Estados Unidos para conter a empresa, por alegados riscos para a segurança.
Huawei

Receitas da Huawei crescem 39% 

Apesar dos apelos de Washington para a restrição da participação da empresa, a Huawei registou um aumento homólogo das receitas de 39% e revelou um aumento de 8% face ao mesmo período do ano passado.
Huawei

Cibersegurança. Huawei quer organismo independente

Numa altura em que Washington está a pressionar vários países a proibirem a Huawai, o diretor-executivo da empresa defende a criação de um organismo independente global para a cibersegurança.
Huawei

Empresas europeias saem em defesa da Huawei

Christoph Leitl, presidente da Associação Europeia das Câmaras de Comércio, defendeu que a UE não deve "dizer que a Huawei tem de sair para a Cisco entrar" porque "é esse o objetivo dos americanos".
Análise

P30 Pro em GIFs. O smartphone que é uma câmara

É um topo de gama com foco na câmara: um modo "Noite" que não tem medo do escuro e um zoom que amplia até 50 vezes. A câmara do P30 Pro deslumbra, mas não é completamente perfeita. Análise em 4 GIFs.
Comissão Europeia

Bruxelas pede cautela com Huawei sobre o 5G

A Comissão Europeia considera que se tem que "fazer uma avaliação dos riscos" e só depois se poderá concluir se a Huawei pode avançar ou não com os dispositivos 5G, recusando tomar partido dos EUA.
Lifestyle

5 ideias para um uso criativo do Huawei MateBook 

Mais que um computador, o novo portátil da Huawei é o companheiro ideal para as exigências profissionais e momentos de lazer. Para aproveitar todas as suas potencialidades, basta ser criativo
Huawei

Vendas da Huawei ultrapassam 90 mil milhões

As vendas da Huawei Technologies registaram uma subida homóloga de 19,5%, para cerca de 94,8 mil milhões de euros. Já os lucros da empresa 25,1%, em 2018, em relação ao ano anterior.
Huawei

5G. Huawei disponível para colaborar com UE

O representante da Huawei que a companhia "está comprometida em continuar a trabalhar com todos os reguladores e parceiros para garantir que a implementação do 5G na Europa seja um sucesso".
Smartphones

Huawei apresenta novos P30 e óculos inteligentes

A Huawei divulgou esta terça-feira em Paris os novos P30, os smartphones topos de gama da empresa e uns óculos inteligentes que falam com o utilizador e têm colunas incorporadas.
Huawei

5G: "Portugal não tem a receber lições de moral"

O presidente da Partex defende que Portugal, relativamente à questão da Huawei, "não tem a receber lições de moral" de ninguém.
Huawei

Costa sobre 5G: não depende da marca ser escutado

176
Após um encontro em que foram debatidas as relações da União Europeia com a China e também os avanços tecnológicos do 5G, Costa assinalou que "não depende da marca do telemóvel ser ou não escutado".
Huawei

António Costa mantém aposta na Huawei

No debate quinzenal, o primeiro-ministro manteve a aposta na Huawei para o fornecimento das redes de 5G. A relação entre a UE e a China vai ser debatida no Conselho Europeu esta semana.
Telecomunicações

Huawei. Defesa "não tem base" para preocupações

António Costa, na entrega à NATO de um edifício para a Agência de Comunicações e Informações, não respondeu. Já o Ministro da Defesa, diz que decisões sobre Huawei vão "ser tomadas no momento certo".
Huawei

NATO segue suspeitas sobre Huawei e admite atuar

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que está a ponderar eventuais ações sobre a empresa de telecomunicações chinesa Huawei, tendo em conta as preocupações de segurança.
Huawei

Huawei processa EUA por restrições de produtos

A Huawei vai processar o Governo dos EUA devido à proibição imposta a diferentes serviços norte-americanos sobre a compra de equipamentos e serviços do grupo chinês.
Huawei

Huawei. Caso da CEO no Canadá retomado em maio

Canadá vai iniciar formalmente a análise do processo de extradição de Meng Wanzhou para os EUA a 8 de maio. Meng está em liberdade desde 12 de dezembro de 2018, após pagamento de fiança.
Smartphones

O ano em que Barcelona dobrou os smartphones /premium

As tecnológicas levaram ecrãs dobráveis ao Mobile World Congress, a maior feira de smartphones do mundo. Este pode ser o futuro dos telemóveis e até há uma portuguesa nas decisões.
Mobile World Congress

Os gadgets da maior feira de smartphones do mundo

O Mobile World Congress chegou ao fim. Foram três dias de gadgets, smartphones, ecrãs dobráveis e robôs em mais de 100 mil metros quadrados. Em 53 imagens, deixamos o principal. Veja a fotogaleria.
Huawei

Huawei. China quer travar extradição de diretora

A China quer impedir a extradição para os EUA de Meng Wanzhou. A diretora financeira da Huawei está detida no Canadá desde o primeiro dia de dezembro.
Segurança Nacional

5G Portugal. Acordo com Huawei pode afetar EUA

145
Ajit Pai, responsável da reguladora de telecomunicações dos EUA, está em reuniões com o governo português para alertar para a "segurança" para o 5G, tecnologia que a Huawei tem negociado com o país.
Mobile World Congress

MWC 2. Trump pede 6G, mas aqui o 5G é o futuro

O Observador esteve no 2º dia do MWC, a maior feira de telemóveis do mundo. Vimos uma feira virada para o futuro do 5G, além de telemóveis em cortiça e relógios smartphones com ecrãs dobráveis.
Huawei

Virámos e revirámos o novo dobrável da Huawei

Custa 2.300€, tem um ecrã que se dobra de 8 polegadas e é a nova tendência no mercado de luxo dos smartphones. O Huawei Mate X foi lançado dias depois de a Samsung ter revelado o novo Galaxy Fold.
Mobile World Congress

MWC dia 1. Também há telemóveis com dois ecrãs

Começou esta 2ªfeira o Mobile World Congress, a maior feira de telemóveis mundo, e o Observador está no evento. Já experimentámos um telemóvel com dois ecrãs. Veja aqui as novidades do 1º dia.
Mobile World Congress

Experimentámos o dobrável da Huawei de 2300 euros

110
Richard Yu, numa conferência de imprensa, levou 2 coisas: o dobrável Mate X e críticas à desconfiança que existe com a Huawei. "É por acharem a China socialista", disse o executivo. Veja as imagens.
Mobile World Congress

MWC dia Zero. A resposta da Huawei, dobráveis e 5G

Smartphones com 5 câmaras traseiras, hologramas, 5G e ecrãs dobráveis. O Mobile World Congress começa 2ª feira, mas as principais marcas arrancaram este domingo com anúncios. Veja aqui as novidades.
Samsung

Já vimos os novos Galaxy S10. Conheça-os aqui

A Samsung divulgou esta quarta-feira a nova gama Galaxy S, num evento em São Francisco, nos Estados Unidos. O Observador está no lançamento e conta-lhe tudo sobre o S10e, o S10 e o S10+.
Huawei

Fundador da Huawei responde às acusações dos EUA

Ren Zhengfei diz que os Estados Unidos ''não podem esmagar'' a empresa. As declarações surgem depois de os EUA pressionarem outros países para não usarem equipamentos da marca.
Análise

Honor View20. Só é inovador pelo furo no ecrã

Primeiro, havia a saliência no topo do ecrã, o 'notch'. Enquanto não há visores completos, a Honor reduziu isso apenas para um furo para câmara. Criou um topo de gama, mas que não é perfeito.
China

Merkel cética ao boicote à Huawei

A Alemanha tem sido cautelosa em relação ao gigante chinês das telecomunicações, já que faltam evidências concretas de abusos por parte da empresa. Prefere pedir salvaguardas ao governo.
China

China acusa EUA de repressão à Huawei

As acusações dos EUA surgem numa altura em que Pequim e Washington tentam pôr fim a disputas comerciais que ameaçam a economia mundial. A firma chinesa nega ter cometido qualquer infração.
Smartphones

Honor, da Huawei: "Seguimos a lei de cada país"

A chinesa Huawei é grande ao ponto de até ter outras marcas de telemóveis. Ao Observador, o presidente da Honor promete que a empresa é de confiança, numa altura em que estão a expandir em Portugal.
Smartphones

Honor lança smartphone com câmara no ecrã

A marca subsidiária da Huawei direccionada para jovens "nativos digitais" lançou esta quarta-feira em Paris o View20, um telemóvel que tira o "notch" e põe um furo no ecrã. Veja as imagens do evento.
Huawei

Oxford suspende financiamentos da Huawei

A Universidade de Oxford comunicou que "não vai procurar novas oportunidades de financiamento" com a chinesa Huawei. A decisão aplica-se aos contratos de investigação como a doações filantrópicas.
Huawei

Fundador da Huawei nega acusações de espionagem

Ren Zhengfei garante que a empresa tem "um bom histórico de segurança" e que "nunca recebeu qualquer pedido, de qualquer governo, para fornecer informações indevidas".
Huawei

China defende reputação da Huawei após detenção

Após a detenção do diretor da Huawei, o governo chinês defende a reputação da empresa, dizendo que se trata de "um caso individual" e que "as partes relevantes possam parar de difamar" a mesma.
Polónia

Trabalhador da Huwaei acusado de ser espião chinês

O responsável de vendas da gigante de telecomunicações na Polónia foi detido na quinta-feira por suspeitas de trabalhar para o governo chinês. Polaco que trabalhava na Orange também foi detido.
Huawei

Huawei sanciona funcionários que utilizaram iPhone

Dois funcionários utilizaram um iPhone para desejar um bom ano novo numa publicação na conta do Twitter da empresa. Um dos funcionários será despromovido e vai ter o salário reduzido.
Diplomacia

Tensão com Otava: China já deteve 13 canadianos

No início de dezembro, Pequim ameaçou Otava com "graves consequências" caso não libertasse a diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.
Tecnologia

A lógica dos cinco sentidos

São cinco os nossos sentidos. Todos ao serviço do Homem. Vamos contar lhe para que servem e de que forma os vai utilizar com o novo MateBook X Pro da Huawei.
Huawei

Trump planeia bloquear chinesas Huawei e ZTE

125
A ordem implicaria decretar "emergência nacional" para impedir a compra de equipamentos das empresas chinesas. A administração Trump receia que as empresas usem os produtos para espiar os EUA.
Huawei

Huawei fechou 25 contratos 5G no mundo

A Huawei chega ao final de 2018 com 25 contratos para 5G, mais 3 do que o anunciado em novembro. A empresa abriu as portas na China e reiterou que "não há provas" de que afete a segurança dos países.
Huawei

CFO da Huawei paga 6,6 milhões pela fiança

122
A diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá a pedido dos EUA, saiu após pagar uma fiança de valores históricos. Trump admite "intervir" no caso para ajudar acordo comercial.
Huawei

Caso Huawei. China convoca embaixador dos EUA

China convocou embaixador dos Estados Unidos em Pequim para protestar contra a detenção da diretora financeira da operadora de telecomunicações chinesa Huawei.
Huawei

Huawei, confiar ou não confiar? Eis 6 respostas /premium

A comissão europeia diz “cautela”. A Altice reitera protocolos. O governo não se pronuncia. Os EUA dizem "não". A China pede a libertação de Wanzhou. Em 6 perguntas, explicamos o novo caso Huawei.
Fraude

Diretora financeira da Huawei acusada de fraude

A diretora financeira da Huawei, Wanzhou Meng, foi acusada de fraude, por alegadamente ter violado as sanções impostas pelas autoridades norte-americanas contra o Irão. Ficou em liberdade condicional.
Huawei

Huawei. Como uma detenção simboliza uma guerra

272
EUA pediu extradição da diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá. Governo chinês exigiu a libertação. Quem é a empresária chinesa e como simboliza a guerra comercial com os EUA.
Canadá

Huawei. China pede libertação de filha do fundador

Wanzhou Meng foi detida no sábado depois de Washington ter pedido a sua extradição por supostamente ter violado as sanções impostas pelas autoridades norte-americanas contra o Irão.
Análise

Mate20 Pro: é este o melhor smartphone do ano?

Três lentes em forma de L, o novo processador Kirin 980 e um sensor de impressões digitais no ecrã. Analisámos em sete GIFs o Huawei Mate20 Pro, um smartphone que começa inovar e não só a imitar.
Tecnologia

Huawei apresenta novos smartphones e um smartwatch

A Huawei apresentou, em Londres, os smartphones Mate 20. Têm um sensor de impressões digitais no ecrã e há uma versão de 7,2 polegadas. Há também um novo smartwatch e uma pulseira inteligente.
Tecnologia

Huawei dá "power banks" a quem espera por iPhones

9642
"Aqui está um powerbank. Você vai precisar dele". Num golpe de "marketing", a chinesa Huawei distribuiu esta "cortesia" por quem esperava na fila pelo novo iPhone, da Apple.
Tecnologia

O que esperar do maior evento tecnológico europeu

É em Berlim que as empresas de eletrónica de consumo vão apresentar as novidades para o próximo ano: computadores, smartphones, eletrodomésticos, televisões e até robôs. Há de tudo.
Austrália

Austrália afasta Huawei por questões de segurança

O Executivo australiano disse hoje que o envolvimento de uma empresa "provavelmente sujeita a instruções extrajudiciais de um governo estrangeiro" representava um risco excessivo.
Tecnologia

Huawei avalia aumento do investimento em Angola

A multinacional chinesa de tecnologias Huawei está a analisar o aumento do investimento em Angola, também com a diversificação de projetos empresariais, e dado o "potencial" de crescimento do país.
Facebook

Facebook anuncia fim de parceria com Huawei

O Facebook anunciou o fim da parceria com os chineses da Huawei, que envolvia a partilha de dados de utilizadores da rede social com o grupo de telecomunicações.
Facebook

Huawei nega armazenamento de dados do Facebook

A Huawei disse que nunca armazenou informações relativas a utilizadores do Facebook, reagindo às notícias que dão conta de que aquele rede social partilhou informações com empresas móveis.
Facebook

Facebook partilhou dados com Huawei, "uma ameaça"

O Facebook admitiu ter partilhado dados de utilizadores com quatro empresas chinesas, incluindo a Huawei, que Washington considera uma ameaça à segurança nacional.
Huawei

Caso Huawei e Oracle também chega à PSP e GNR

190
Inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna concluiu que entre 2012 e 2017 houve 37 viagens de membros da PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que foram pagas por empresas.
Análise

A Huawei imitou a Apple, mas não nos importamos

O P20 Pro, com um entalhe e tripla câmara traseira, é melhor do que o iPhone X ou o Samsung S9 Plus? Fizemos a análise ao novo topo de gama da Huawei. Surpreendeu, mas não ficou livre de críticas.
Huawei

Lucro da Huawei sobe para 6.130 milhões de euros

O lucro da Huawei subiu 28,1% em 2017, face ao ano anterior, para 47.500 milhões de yuan (cerca de 6.130 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), anunciou a fabricante de telemóveis chinesa.
Huawei

CEO Huawei: "Não vendemos informação a terceiros"

159
Richard Yu, presidente executivo da Huawei, respondeu a perguntas sobre a Cambridge Analytica, a exclusão da marca dos EUA e porque é que os topo de gama não têm (outra vez) entrada para auriculares.
Huawei

Huawei tem novos topos de gama (custam até 2.095€)

280
A Huawei apresentou esta terça-feira os novos topos de gama com que quer competir com a Samsung e a Apple. Três câmaras traseiras, ecrãs de canto a canto e há um modelo que custa 2.095 euros.
Lifestyle

Como é? Somos “multitaskers” ou não?

Fôssemos nós polvos ou pombos e a resposta a esta questão seria “sim”. Mas não somos. O ser humano é mais complexo e complica o que poderia ser simples. Dito isto: somos ou não “multitaskers”?
Lifestyle

Quem quer ser Smart? 

A Rita, a Maria, o Tiago e o José experimentaram o Huawei P smart. Recomendam tudo: das selfies à possibilidade de enviar SMS enquanto vê um filme. E você? Também quer ser ‘smart’?
Condução

Num Porsche sem pés no travão nem mãos no volante

O enviado do Observador ao World Mobile Congress, em Barcelona, testou um carro de condução autónoma que obedece às indicações de uma tecnologia Huawei. Veja o vídeo
Condução Autónoma

Quer ver um telemóvel a conduzir um Porsche?

Demonstração de que os mundos automóvel e tecnológico estão cada vez mais interligados, a Huawei acaba de apresentar o primeiro smartphone capaz de conduzir (e bem) um Porsche Panamera. Ora veja.
Mobile World Congress

MWC Dia 1. "A Internet é um direito básico"

O Observador está em Barcelona no MWC2018, a maior feira de smartphones do mundo. A Nokia relança um clássico e os S9 e S9 Plus são as novidades da Samsung. Siga aqui as principais notícias.
PSD

Estrela. Newton quadruplica despesa com viagens

157
Depois do MP investigar caso Huawei, a junta da Estrela, do PSD, quadruplicou a despesa com viagens para 2018. Gastos de 2,6 milhões em pessoal continuam a gerar dúvidas. PS viabilizou orçamento.
Tech Auto

Bosch, Vodafone e Huawei põem carros a comunicar

203
A Bosch, a Vodafone e a Huawei acabam de tornar possível a comunicação entre carros inteligentes, através de uma nova tecnologia, denominada Cellular-V2X. Tornando igualmente a condução mais segura.
Mário Centeno

Centeno pediu lugares para o Benfica-Porto

6008
Pedido para dois lugares na bancada presidencial: um para ele próprio e outro para o filho. Gabinete do ministro confirma, mas alega razões de "segurança". Pedido acontece depois do Galpgate.
Huawei

Telemóvel da Huawei com a Porsche chega a Portugal

A Huawei disponibiliza pela primeira vez em Portugal uma edição de luxo de um telemóvel topo de gama, baseada nos carros Porsche. O Mate 10 Porsche Design custa 1.395 euros.
Huawei

Com o Mate 10 Pro, a Huawei quer ser a número 1

O topo de gama da Huawei tem uma bateria que dura mais de um dia, câmaras que distinguem um gato de um cão e inteligência artificial que põe tudo a funcionar.
Huawei

Não basta ser smart, é preciso ser inteligente

O Huawei Mate10 Pro promete a melhor experiência de inteligência artificial alguma vez oferecida por um smartphone, inaugurando uma nova era de dispositivos móveis inteligentes.
Autoridade Tributária

Caso das viagens. Fisco arquiva inquérito

A Autoridade Tributária arquivou o inquérito interno que realizou às viagens de funcionários à China e aos EUA a convite das empresas tecnológicas Huawei e Oracle. Mas enviou relatório para o DIAP.
Huawei

Huawei anuncia novos smartphones topo de gama

Os Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro são os novos smartphones da empresa chinesa. Os equipamentos vêm com os novos processadores de inteligência artificial da marca, os Kirin 970.
PSD

Passos quer "esclarecimento cabal" de viagens

241
Líder da oposição destaca como "positivo" o facto de a sociedade aumentar o escrutínio sobre viagens pagas por empresas a políticos e altos quadros do Estado e defende aumento da "transparência".
Huawei

Viagens pagas. Instituto da Saúde ameaça jornais

Henrique Martins, presidente dos SPMS, cujos quadros viajaram para a China e EUA pagos por privados, fez comunicado a criticar jornais e ameaça recorrer à ERC. Apesar do inquérito pedido por ministro.
Huawei

Viagens à Oracle e Huawei. Dilema ético ou legal?

Responsáveis políticos e altos quadros do Estado viajaram para o estrangeiro a convite de grandes empresas tecnológicas. Quais são os problemas legais e éticos? E o que esperam ganhar as empresas?
Huawei

Huawei diz não ter pago viagens. Há outras versões

A empresa chinesa fez um comunicado a dizer que não pagou as viagens de políticos e quadros às suas instalações. Mas documentos e depoimentos de convidados indicam o contrário. Terá pago estadias.
Huawei

Mota Soares autorizou viagem paga à Huawei

950
O ex-ministro da Segurança Social admite que aprovou a deslocação: "É normal nas empresas e na administração pública a participação em congressos e seminários, que possam incorporar conhecimento".
Huawei

DIAP investiga viagens pagas por Huawei e Oracle

O DIAP de Lisboa está a investigar as viagens dos altos quadros do Ministério da Saúde à China, pagas pela NOS, e a PGR está a "recolher informações" sobre as viagens aos EUA pagas pela Oracle.
Estado

Oracle. Viagens pagas a quadros do Estado para EUA

1440
Depois da Galp e da Huawei, agora é a Oracle a estar associada a viagens ao estrangeiro. Altos quadros do Estado foram a São Francisco nos EUA em evento da empresa que incluiu concerto dos Aerosmith.
Huawei

'Huaweigate'. Viagens pagas pela NOS

130
As viagens de altos quadros do ministério da Saúde à China foram pagos pela NOS, parceira da Huawei, avança o jornal Eco. Alguns dos 14 convidados terão pedido para adiar o regresso uma semana.
Huawei

Huawei. Dirigentes da Saúde com lugar à disposição

130
Os cinco dirigentes do Ministério da Saúde que viajaram à China a convite da NOS para visitar a Huawei colocaram os seus lugares à disposição. Inspeção-geral tem 15 dias para concluis investigação.
Huawei

Huaweigate: "Não há almoços grátis"

295
Luís Marques Mendes criticou vice-presidente da bancada parlamentar do PSD por ter aceite uma viagem paga à China ("fez muito, muito mal") e também os quadros do Estado que o fizeram.
Huawei

Huaweigate. Fisco e Saúde abrem inquérito

A Autoridade Tributária (AT) e o Ministério da Saúde estão a conduzir um inquérito sobre as circunstâncias que levaram destacados funcionários do Estado a aceitar uma viagem à China.
Huawei

Huaweigate. Altos quadros do Estado foram à China

264
Aos nove nomes divulgados pelo Observador que viajaram a convite da Huawei para a China, juntam-se agora seis altos funcionários da Saúde e da Autoridade Tributária revelados pelo Expresso.
Huawei

DIAP abre inquérito a viagens pagas pela Huawei

113
O Ministério Público abriu um inquérito às viagens de políticos à China pagas pela empresa Huawei. O caso já provocou uma demissão de um adjunto do Governo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

'Huaweigate'. Adjunto exonerado após ida à China

376
Nuno Barreto, adjunto do secretário de Estado das Comunidades, foi esta quinta-feira exonerado após o Observador ter noticiado que tinha viajado à China com a estadia paga pela Huawei.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

'Huaweigate'. MNE avalia afastamento de adjunto

911
Governo diz que "se o adjunto tiver desrespeitado o limite [de 150 euros]", a violação será "incompatível com a continuidade no exercício de funções". O próprio já admitiu que Huawei pagou estadia.
A página está a demorar muito tempo.