O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse este domingo, em Toronto, no Canadá, que a entrega de 23 bolsas de estudo a jovens lusodescendentes por associações do Ontário “é muito importante” para a mobilização daquela comunidade.

“A entrega das bolsas de estudo é um evento muito importante para a mobilização da comunidade, porque representa a capacidade organizativa da própria comunidade agrupada em torno da ACAPO – Aliança de Clubes e Associações do Ontário”, afirmou José Cesário, à agência Lusa, durante a 28.ª Gala e entrega de Bolsas de Estudo da ACAPO, que decorreu no sábado à noite, em Toronto.

Para o governante, aquele evento, além de marcar o arranque das celebrações da Semana de Portugal 2015 tem “simultaneamente, um significado muito particular tendo em conta a quantidade de bolsas de estudo que foram distribuídas a jovens estudantes portuguesas”.

A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) e os seus filiados entregaram 23 bolsas de estudos a jovens luso-canadianos.

Cada associação ofereceu uma ou duas bolsas de estudo aos candidatos por si escolhidos, com um valor por si estipulado, sendo que a ACAPO também selecionou um dos 22 estudantes distinguidos, como foi o caso de Andreia Leal, que recebeu a Bolsa Anual Damião P. Costa no valor de 2.500 dólares canadianos (1.830 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O nosso futuro é a participação dos jovens e a sua visibilidade. Estas bolsas não são só para que possam prosseguir os estudos, mas para que continuem integrados na comunidade portuguesa, pois serão eles os futuros dirigentes das nossas associações, ou então, quem sabe, um dia primeiros-ministros, ou os ministros das Finanças da província. A entrega destas bolsas de estudo nesta gala, para mim é a parte mais importante do evento”, sublinhou Joe Eustáquio, o presidente da aliança.

Samantha Deviveiros, uma lusodescendente de 17 anos, vai para o próximo ano letivo frequentar a Universidade de York e mostrou-se “orgulhosa” por receber a bolsa de estudo, que a vai ajudar “a integrar-se melhor” junto da comunidade, tendo prometido juntar-se à YUPA (Associação Portuguesa da Universidade de York), para ficar ligada ao movimento associativo.

O ministro das Finanças do Ontário, o luso-canadiano Charles Sousa, também presente, fez questão de demonstrar que tem “orgulho em ser luso-canadiano”:

“O impacto que a nossa comunidade tem no Ontário é enorme, temos portugueses espalhados um pouco por todo o país, mas há anos”, enalteceu o ministro das Finanças do Ontário.

Charles Sousa sublinhou ainda o facto de também no Quebeque, a pasta ministerial das Finanças estar entregue a um português, Carlão Leitão.

“Muitas vezes falamos em português nas nossas reuniões. Os outros [ministros] ficam um pouco admirados, porque as línguas oficiais do Canadá são o inglês e o francês. Mas nunca perdemos a oportunidade para que eles [canadianos] saibam que a nossa comunidade ao longo dos anos, não é só de agora, mas há 500 anos, o que temos feito no mundo”, frisou.

A Gala da ACAPO também atribuiu um prémio de mérito a Manuel Paulo Amorim Pereira, natural de Arco de Valdevez (Viana do Castelo), a residir no Canadá desde 1985, e desde muito cedo ligado à Associação Cultural do Minho.

“É o reconhecimento do trabalho efetuado por muitas pessoas para que todas estas organizações se mantenham vivas. É uma maneira muito inteligente da ACAPO de chamar a atenção das pessoas para se envolverem e participarem num trabalho voluntário que faz falta. É um incentivo”, salientou.

Este evento também serviu de lançamento para a Semana de Portugal 2015, que se vai prolongar até 25 de julho.

Um dos destaques da efeméride é a Parada do Dia de Portugal, que acontecerá no dia 14 de junho, e que deve juntar na Dundas Street West cerca de 300 mil espetadores, segundo a ACAPO que organiza aquelas festividades.