Feche os olhos. Sente-se numa posição confortável (de preferência num local onde não o possam incomodar) e foque a atenção na respiração: comece com inspirações profundas seguidas de expirações lentas. Ignore as preocupações. Se está a evitar pensar, desista. O segredo está em deixar os pensamentos fluírem, sem se concentrar em nenhum deles, como nuvens que surgem no horizonte. Inspire e expire. Sabe bem, não sabe?

Bem-vindo ao mundo da meditação. Uma prática comum, com o objetivo de acalmar a mente, que o ajuda a viver com menos stress e a controlar melhor as emoções. Os benefícios da técnica podem estimular a criatividade, confiança e motivação para perder peso, deixar de fumar e até para acabar com insónias e ansiedade. E a parte melhor? Conseguir meditar está agora à distância de um clique. Ou de um toque. Isto porque são cada vez mais as aplicações, disponíveis para iOS e Android, que dedicam programas de relaxamento e de hipnose especialmente pensados para principiantes.

Consoante o objetivo, conheça as aplicações que prometem ajudá-lo a enfrentar os sintomas e problemas mais comuns do quotidiano através de técnicas de relaxamento. E atenção: são todas gratuitas.

1. Diminuir o stress

“Calm” é uma aplicação que, tal como o nome indica, promove uma sensação de calma, relaxando o sistema nervoso. Basta selecionar a duração da sessão (entre 2 a 20 minutos) e escolher uma imagem da natureza como cenário de fundo. Para acompanhar, do som das ondas do oceano até ao ruído da chuva, as opções são infinitas. Uma lufada de ar fresco com uma versão online que pode experimentar aqui. O uso de headphones é, obviamente, recomendado (não só nesta como na maior parte das aplicações aqui referidas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

calm_app

2. Deixar de fumar

O programa “Quit Smoking” da appRelax +” transforma a adição em nicotina numa atitude repleta de força e motivação para acabar com o vício do tabaco. A meditação promove o autocontrolo e uma atitude positiva que estimula o cérebro a aumentar a sua eficiência. E não é tudo: esta aplicação ainda tem programas para melhorar a memória, perder fobias como o medo de falar em público, deixar de roer as unhas ou de preparação para aquele exame que o/a deixa tão nervoso/a.

3. Acabar com as insónias

As insónias são um problema sério para muitas pessoas e é por isso que Glenn Harrold decidiu lançar a aplicação “Relax & Sleep Well”. Se quer evitar pertubações do sono, experimente ouvir a “sleep version” para adormecer mais rápido. Já a “awake version” visa estimulá-lo/a para o novo dia e deve ser ouvida assim que acorda. Duas versões que pretendem acabar com as preocupações, stress e ansiedade que impedem uma boa noite de sono.

4. Perder peso

Este comprimido virtual não faz milagres mas vai ajudá-lo a ganhar motivação para perder peso. Chama-se “Digipill” e promete, com o programa de meditação de 24 minutos apelidado de “Slim to Thin”, transmitir a força de vontade necessária para viver de forma mais saudável e sem excessos. Para além da prática regular de exercício físico, a meditação promove uma maior percepção dos pensamentos e ações relacionadas com os hábitos alimentares.

digipill_app

5. Aprender a perdoar

“Forgiveness” é o nome da sessão da aplicação “Omvana” que tem como objetivo eliminar o desejo de vingança para com as pessoas que já nos magoaram. As técnicas de relaxamento induzidas pretendem reduzir sentimentos negativos como raiva, rancor ou ressentimento por uma determinada pessoa ou até consigo próprio. “E porquê perdão? Porque o perdão transmite paz”, explica uma voz suave no início da meditação.

6. Aumentar a confiança

Quem já não acordou de manhã sem auto-estima? Foi exatamente por isso que a appI Can Be Free” desenvolveu uma sessão de 40 minutos para ajudar a perder medos e inseguranças. Passa tudo por encarar a vida de forma mais positiva e eliminar pensamentos negativos que possam ser entraves à produtividade. Há ainda sessões dedicadas ao medo de andar de avião, de elevador e até de se apaixonar.

7. Exercitar a mente

“Headspace” é uma das aplicações mais populares no mundo da meditação e é fácil perceber porquê. Trata-se, nem mais nem menos, de uma espécie de ginásio para o cérebro, que obriga a exercitar a mente. Durante 10 dias, a app desafia os utilizadores a dedicar 10 minutos por dia à meditação. Em troca, promete uma vida mais saudável e feliz. Ideal para quem está a iniciar a prática da meditação e quer experimentar pela primeira vez.

8. Ganhar mais energia

Sente-se sempre cansado e sem motivação para se levantar da cama? Esta é para si. A sessão “Energy Booster” da aplicação “Meditations” foi especialmente formulada para aumentar o seu nível de energia através de exercícios de respiração. Uma meditação, de apenas 10 minutos, pode ser suficiente para se sentir mais revigorado e pronto para começar um novo dia.

guide_medidation_app

9. Acabar com a ansiedade

Take A Break” não é mais do que uma pausa que promete acabar com os momentos mais stressantes de um dia caótico. Existem duas sessões, uma de sete minutos e outra de 13, com diferentes músicas de fundo especialmente pensadas para transmitir uma sensação de calma e segurança. “Comece por deixar em pausa tudo aquilo que estava a fazer e deixe a sua imaginação fluir”, explica uma voz suave.

10. Aumentar a concentração

Por último, se está à procura de melhorar a memória e aumentar os níveis de concentração, a appHarmony” tem uma sessão exclusivamente dedicada ao foco e à atenção. Através de técnicas de relaxamento, o programa ajuda a abstrair-se das distrações, a eliminar pensamentos negativos e a estar em controlo das suas próprias ações. Os resultados centram-se no aumento da produtividade.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.