Aplica o desodorizante depois do duche matinal? Se usa um de tipo antitranspirante, embora o esforço para se manter cheiroso durante o dia seja louvável, a forma como o faz talvez não seja a mais correta. E pode até estar a ser contraproducente. Mas porquê? 

O desodorizante antitranspirante deve ser aplicado à noite antes de ir para a cama e sempre sobre a pele completamente seca. As diretivas são da Sociedade Internacional contra a Hiperidrose (International Hyperhidrosis Society), diz o El País.

Estas indicações têm a ver com a forma como funciona. Os antitranspirantes ajudam a reduzir a produção de suor, através dos sais de alumínio (o ingrediente ativo) que formam uma espécie de gel que inibe o suor produzido pelas glândulas sudoríferas de alcançar a superfície da pele. Tanto os antitranspirantes como os desodorizantes têm fragrância, mas os desodorizantes “simples” não têm ação sobre a produção do suor e apenas mascaram o odor corporal.

Os antitranspirantes atuam melhor durante a noite devido ao seu efeito sobre a produção do suor, que precisa de tempo para agir, de preferência sobre a pele seca. Então e deve repetir a dose de manhã, depois do banho? A resposta é não. Basta uma aplicação antes de deitar, sobre a pele bem seca e respeitar o período de duração do produto, cerca de 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR