248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Guiné-Bissau

Estados Unidos da América

EUA vão continuar a apoiar Guiné-Bissau

"O povo dos Estados Unidos vai continuar a trabalhar com o povo da Guiné-Bissau. Vamos continuar envolvidos. Estamos cá.", afirmou embaixador norte-americano.
Guiné-Bissau

Jornalista guineense espancado ouvido no MP

O jornalista afirmou que foi "brutal e selvaticamente agredido por Iaia Camará numa manifesta demonstração de força bruta", enquanto fazia uma reportagem.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau aceita remodelação

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, aceitou a remodelação do Governo proposta pelo primeiro-ministro, Nuno Nabiam, que tirou do executivo seis ministros e três secretários de Estado.
Guiné-Bissau

Bijagós: uma questão de “Nós” e “Eles”

O meu problema, ou de quase a totalidade das populações da região, é outro: o de saber se teremos políticos à altura para protagonizar esse importante projecto histórico.
Jogos Olímpicos

Tóquio2020. Três atletas guineenses apurados

Os lutadores Augusto Midana, presente nos últimos três Jogos, e Diamantino Fafé já asseguraram as presenças nas competições de -74kg e -54kg, respetivamente, assim como a a judoca Taciana Baldé.
Pobreza

Atleta mais medalhada da Guiné-Bissau parte pedra

6886
Com a morte do marido, a antiga campeã teve de largar as corridas de pista para se dedicar ao sustento dos três filhos. Hoje, divide-se entre o trabalho de empregada doméstica e a extração de pedra.
Tráfico Humano

Tráfico de pessoas. Portugal e UE apoiam Guiné

Portugal e União Europeia ajudam Guiné-Bissau no controlo de tráfico de pessoas, no âmbito do projeto de Reforço da Gestão Integrada de Migrações.
Guiné-Bissau

Portugal e UE ajudam a formar médicos na Guiné

O objetivo da formação é criar especialistas nas áreas da cirurgia e cirurgia ginecológica e anestesiologia, áreas prioritárias para Guiné, para fortalecer a governação do sistema nacional de saúde.
Guiné-Bissau

Criança obesa em risco se não tratada fora do país

Lamarana sofre de obesidade e má formação congénita que só pode ser tratada fora da Guiné-Bissau. Já tem um processo formalizado para que possa seguir para Portugal, mas este parou devido à pandemia.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ramadão sem apoio do governo 

A comunidade muçulmana da Guiné-Bissau não vai ver nenhum apoio por parte do governo durante o Ramadão. O governo costumava distribuir arroz e açúcar.
Coronavírus

Portugal ajuda Guiné a identificar testes falsos

A Guiné-Bissau está a trabalhar com as autoridades portuguesas para identificar testes falsos de Covid-19 de pessoas que chegam ao país. O objetivo é combater a onda de falsificação de resultados.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau pede a programa de crédito ao FMI

A Guiné-Bissau pretende aceder ao Programa de Crédito Alargado do FMI em 2022, anunciou o ministro das Finanças, adiantando que estará em Bissau uma missão do fundo em abril para discutir um programa.
Guiné-Bissau

O comércio a retalho na Guiné-Bissau ameaça fechar

Segundo o presidente da associação do setor, a câmara de Bissau aumentou "em certos casos até 200% as taxas" e, nos últimos dias, "está a ameaçar encerrar os estabelecimentos que se recusam a pagar".
Coronavírus

Guiné-Bissau: Presidente da República vacinado

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi vacinado contra a covid-19, para "motivar e incentivar" a população a tomar a vacina.
Guiné-Bissau

Juventude exortada a rejeitar "líderes velhos"

"Adepto do estilo político" de Kumba Yalá, de quem disse ter copiado a forma de fazer campanha política, Sissoco Embaló desafiou os jovens do PRS "a não aceitarem líderes velhos, mesmo para o país".
Guiné-Bissau

Bissau. Tribunal inicia julgamento envolvendo PGR

O processo relaciona-se com um alegado desvio de cerca de 700 milhões de francos CFA (cerca de um milhão de euros) em 2011, na altura em que Fernando Gomes era ministro da Função Pública.
Coronavírus

Guiné-Bissau recebeu 12 mil doses da AstraZeneca

As doses que chegaram a Guiné-Bissau vão permitir vacinar 6.000 profissionais de saúde. O reforço nasce de uma parceria entre uma empresa de telecomunicações sul-africana e a União Africana.
Coronavírus

Guiné-Bissau regista mais 10 novos casos

O boletim diário indica que há 637 casos ativos e que mais 33 pessoas foram dadas como recuperadas, para um total acumulado de 2.870.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau recebe 12 mil doses de vacinas

A Guiné-Bissau recebe domingo 12.000 doses da vacina Astrazeneca, doadas por uma empresa de telecomunicações que opera no país, anunciou o Alto Comissariado para a Covid-19.
Guiné-Bissau

ONU garante apoio a PR e governo da Guiné-Bissau

O representante do secretário-geral da ONU para a África Ocidental e o Sahel afirmou que as Nações Unidas apoiam a visão e as políticas do chefe de Estado e do governo.
Parlamento

AR quer informação sobre agressões na Guiné-Bissau

As organizações da sociedade civil têm denunciado diversas violações dos direitos humanos, e o parlamento português pediu à Assembleia Parlamentar da CPLP que "procure recolher informação rigorosa".
Guiné-Bissau

Deputado guineense denuncia tentativa de rapto

O deputado guineense salientou que o objetivo desta vez era "raptar para matar". A Liga Guineense dos Direitos Humanos já condenou a situação.
Cabo Verde

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinam novos acordos

Diplomacia, comunicação social, agricultura e energias renováveis são alguns dos setores previstos nestes acordo de cooperação assiandos pelos dois países, como renovação do que assinaram em 2015.
Dinamarca

Pirataria. Dinamarca envia marinheiros para Guiné

A Dinamarca, quinta maior potência de marinha mercante do mundo, está "a dar o primeiro passo" e que espera que outras nações sigam o seu exemplo.
Cooperação económica

China dá 6,3 milhões de euros à Guiné-Bissau

Segundo o ministro das Finanças, a China tem sido um parceiro no apoio ao desenvolvimento do país e com este apoio vários projetos vão poder ser financiados.
Guiné-Bissau

Ordem dos Jornalistas da Guiné acusa Presidente

Ordem queixa-se de que os "jornalistas têm sido alvo de intimidação, ameaças e discriminação por parte do Presidente da República" da Guiné-Bissau e pede respeito pelos que lutam para informar.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM condena agressões a jornalistas

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau ainda não tem "informações profundas" sobre os casos de agressão a jornalistas, mas afirma que não é o governo ou as autoridades "que estão por detrás disso".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PAIGC condena "atos de brutalidade"

O PAIGC denuncia, em comunicado, a "agressão violenta" contra o jornalista Adão Ramalho, mas também a detenção de elementos da juventude do partido.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Democracia em causa", diz PAIGC

Simões Pereira denuncia "várias situações de uso completamente arbitrário da força" e revela "alguma frustração" pelo PAIGC não estar no governo apesar de ter vencido as eleições.
Guiné-Bissau

Solidariedade com António Aly Silva

Seguindo com especial atenção a vida da Guiné-Bissau, fui-me cruzando ao longo dos anos com os escritos do jornalista Aly Silva. A notícia do seu rapto, espancamento e abandono deixou-me consternado.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente nega envolvimento em violência

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nega qualquer envolvimento no espancamento do jornalista e bloguista e diz lamentar "o que aconteceu com Aly Silva".
Guiné-Bissau

Domingos Pereira é livre de regressar ao seu país 

O ex-candidato às eleições presidenciais estava a residir em Portugal há mais de um ano. Agora, é livre de regressar a Guiné-Bissau: "É a terra dele".
Guiné-Bissau

Ex-chefe da Marinha guineense suspeito de crimes 

Bubo Na Tchuto, com 71 anos e na reserva, fora condenado a quatro anos de prisão nos EUA após confessar tráfico de droga. Agora, é julgado em Bissau enquanto empresário da área do comércio.
Guiné-Bissau

Aly Silva: vão surgir cadáveres nas ruas de Bissau

409
Ameaçado, raptado, espancado e roubado, um dos mais conhecidos jornalistas guineenses aponta o dedo ao poder atual firmado no Presidente Sissoco Embaló e diz que o momento é de terror na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Morreu Saturnino da Costa, histórico do PAIGC

931
Amigo de Amílcar Cabral e um dos comandantes da luta armada pela independência, o antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau morreu aos 78 anos, zangado com a direção do partido que ajudou a fundar.
Guiné-Bissau

Líder do PAIGC, Simões Pereira, regressa à Guiné

242
Numa mensagem no Facebook, o presidente do PAIGC anunciou que regressa dentro de dois ao seu país, a Guiné-Bissau, onde vai assumir o seu lugar de deputado nacional.
Sequestro

Jornalista e bloguer guineense sequestrado

151
A Liga Guineense dos Direitos Humanos informou que está a acompanhar as informações que indicam que o jornalista Aly Silva foi sequestrado, espancando e abandonado em Bissau.
Dia da Mulher

As mulheres do sal que não conhecem o 8 de março

Mulheres da comunidade de Ponta Zé Henrique trabalham, desde sempre, no processo de produção do sal de cozinha e usam o dinheiro para comprar a comida para a família e pagar a escola dos filhos.
Direitos Humanos

Ativistas criticam inércia do Ministério Público

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) manifesta-se contra a inércia do Ministério Público do país no caso das investigações relacionadas com casos de violação dos direitos humanos.
Coronavírus

Portugal doa 60 mil testes a três PALOP

Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe vão receber 20.000 testes doados por Portugal cada um. A oferta faz parte da segunda fase do "Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau "não voltará" a ter golpes de Estado

Embaló garante que com ele os "especialistas em desinformação" não o impedirão de ir até fim do mandato. Apoia reeleição de Guterres e enaltece as relações "que nunca foram tão próximas" com Lisboa.
Marinha

Navio-Patrulha parte para o Golfo da Guiné

A mais recente embarcação da Armada da República Portuguesa, construída em Viana do Castelo, arranca para um projeto-piloto da UE no Golfo da Guiné, onde ocorrem 95% dos casos de pirataria mundial.
Cinema

"E se o nosso cinema tivesse esta diversidade?" /premium

117
Em 2020, Welket Bungué esteve no Festival de Berlim enquanto ator. Agora, como realizador, apresenta "Mudança". Em entrevista, explica como o passado e o futuro de Portugal inspiraram este filme.
Coronavírus

UE e Banco Mundial doam ambulâncias à Guiné-Bissau

A União Europeia e o Banco Mundial entregaram ao Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau nove ambulâncias para apoio no combate à pandemia do coronavírus.
Guiné-Bissau

Guiné. Governo inicia recenseamento a albinos 

"Só conseguimos ajudar se soubermos quantos são, onde estão e quais as reais necessidades", A diretora-geral da Inclusão Social da Guiné-Bissau. Há mais de dez anos que esse trabalho não era feito.
Guiné-Bissau

Covid-19. Guiné-Bissau regista 27 novos casos

Os dados indicam também que há 539 casos ativos na Guiné-Bissau e que foram dadas como recuperadas mais oito pessoas, elevando o total acumulado de recuperações para 2.500.
Coronavírus

Guiné-Bissau em estado de calamidade mais 30 dias

O Conselho de Ministros da Guiné-Bissau reuniu esta quinta-feira e deliberou "prorrogar o estado de calamidade, ainda em vigor, por mais 30 dias" no país.
Política Externa

Cipriano Cassamá. Visita a Cabo Verde cancelada 

A bruma seca impediu a realização da visita do presidente do parlamento da Guiné-Bissau a Cabo Verde, que tinha como objetivo o reforço das relações dos países. A visita oficial foi cancelada.
Guiné-Bissau

Bolama-Bijagós: uma realidade a curto prazo

205
A atribuição de um estatuto administrativo especial à Região Insular de Bolama-Bijagós tem sido, porventura, dos temas mais amplamente debatidos na Guiné-Bissau e de forma exemplarmente democrática.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau começa a cobrar teste em viagens

Guiné-Bissau vai começar a cobrar testes à Covid-19 em viagens marítimas (no valor de 30.000 francos) e terrestres (5.000 francos) para o estrangeiro. A Guiné-Bissau regista 46 vítimas mortais.
Guiné-Bissau

Portugal oferece 5 mil máscaras à Guiné-Bissau 

398
Portugal ofereceu cinco mil máscaras para as Forças Armadas da Guiné-Bissau, para lutar contra a Covid-19. "É mais um gesto solidário demonstrativo da qualidade da cooperação".
Coronavírus

Guiné-Bissau confirma circulação de mais variantes

"As variantes de Inglaterra e em menos proporção da África do Sul estão a circular na Guiné-Bissau. São variantes mais contagiosas e causam doenças mais graves", afirmou a alta comissária.
Guiné-Bissau

Guiné quer melhorar mobilidade com Cabo Verde

Comunidade guineense residente em Cabo Verde tem problemas relacionados com o acesso aos serviços de regularização e documentação, alertou ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné.
Guiné-Bissau

Região Autónoma Bolama-Bijagós: uma ideia perigosa

267
Como se concebe que um Estado confira autonomia a uma região, sendo ele próprio não autónomo e incapaz de cumprir as suas funções mais básicas, como prover saúde, educação, justiça aos cidadãos?
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente "quase morreu" da doença

Umaro Sissoco Embaló, presidente da Guiné-Bissau, revelou que "quase morreu" com a Covid-19, apesar de agora estar de "boa saúde". "Foi uma coisa muito séria, podia ter morrido."
Obituário

Na morte de Marcelino da Mata

6611
Depois do fim da guerra só em 1980 a sua saga terminou. Foi reintegrado e promovido a Capitão (graduado em Tenente-Coronel). O império e as malhas que o mesmo tecia iam ficando cada vez mais para trás
Guiné-Bissau

Sede da Ordem Advogados fechada a cadeado

Um dia após o prazo do ultimato da Presidência, os portões da Ordem foram encerrados com cadeados. O conselheiro do presidente Umaro Embaló justificou a decisão por estar em causa a "segurança" deste.
Cabo Verde

Cabo Verde inaugura embaixada na Guiné-Bissau 

Cabo Verde pretende uma maior cooperação com o vizinho lusófono para estabelecer uma agenda comum na região, em especial na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Cirurgias apenas com autorização

A Ordem dos Médicos da Guiné-Bissau aconselha clínicos que não sejam especialistas a só praticarem diferentes cirurgias mediante uma autorização da justiça e das autoridades administrativas.
Guiné-Bissau

Basílio Sanca: queixa crime contra o presidente  

O bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau afirmou que membros foram impedidos de aceder à sede e admite uma queixa-crime contra o Presidente.
Guiné-Bissau

Ex-combatentes. Guiné responsável por pagamentos

A embaixada de Portugal em Bissau refere que a responsabilidade do pagamento de pensões a antigos combatentes guineenses transitou em 1983 para a Guiné-Bissau face a exigências de ex-combatentes.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau investiga morte de ativista 

A vice-Procuradora Geral da República da Guiné-Bissau, Teresa Mendes, anunciou a abertura de um inquérito para apurar os factos relativos à morte do ativista Bernardo Catchura, que tinha 39 anos.
Guiné-Bissau

Ministro guineense já não vai abandonar governo

O ministro da Economia e Integração Regional da Guiné-Bissau, Victor Mandinga, admite ter voltado atrás com a decisão de abandonar o governo e reassume a pasta.
Morte

Criança guineense morre após acionar granada

Em Buruntuma no leste da Guiné-Bissau uma criança morreu e outras sete ficaram feridas, três das quais com gravidade, na sequência da explosão acidental de uma granada num antigo quartel.
Coronavírus

Guiné-Bissau em calamidade nos próximos 30 dias

As autoridades viram-se obrigadas a mudar o estado de alerta que vigorava desde dezembro para retornar ao de calamidade à saúde pública que já tinha sido declarado entre setembro e dezembro de 2020.
Coronavírus

Covid-19: Mais seis casos na Guiné-Bissau

O boletim diário indica também que há 74 casos ativos no país e 2.406 recuperados. O número de vítimas mortais mantém-se nos 45. Já houve 2.531 casos desde o início da pandemia.
Coronavírus

Guiné-Bissau reforça vigilância ao uso de máscara

118
Quem for apanhado sem máscara é imediatamente obrigado a descer do carro para regressar à procedência ou tentar adquirir aquela peça no estabelecimento comercial próximo.
China

China constrói autoestrada de 8,2 km na Guiné

135
Está lançado pela China o projeto de construção da primeira autoestrada do país para ligar o aeroporto de Bissau à localidade de Safim, numa distância de 8,2 quilómetros.
Lusofonia

Guiné. "Serei sempre lusófono e Cabo Verde também"

Declaração do Presidente da Guiné lembra a relação especial entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde na Comunidade Económica de Estados da África Ocidental. Este ano um dos dois presidirá a cimeira da CEEAO.
Guiné-Bissau

Guiné negoceia com Portugal vistos para estudantes

A ministra Suzi Barbosa afirmou que a imagem do seu país "melhorou consideravelmente" no exterior no último ano e hoje é visto como ativo, dinâmico e atrativo.
Cabo Verde

Presidente de Cabo Verde visita Guiné-Bissau

O Presidente Jorge Carlos Fonseca vai ser o primeiro chefe de Estado cabo-verdiano a visitar a Guiné-Bissau, o que atesta o bom relacionamento entre ambos os países lusófonos.
Indemnizações

Associação da Guiné-Bissau quer indemnização

117
Presidente da associação de guineenses que serviram nas Forças Armadas portuguesas anunciou estar em curso um recenseamento de ex-militares, com a finalidade de exigir uma indemnização a Portugal.
Literatura

Novo filme de Welket Bungué lembra a escravatura

O novo filme de Welket Bungué, "procura friccionar, aquilo que é a memória do passado da escravatura em contraste com o que poderá ser a Guiné de amanhã".
Mutilação Genital Feminina

Primeiro julgamento de mutilação genital feminina

Uma cidadã guineense residente em Portugal é acusada de ter submetido a filha (agora com 3 anos), durante uma estadia de três meses na Guiné-Bissau, em 2019, à prática de mutilação genital feminina.
Guiné-Bissau

Antigo PGR na Interpol preocupa advogados

"Tudo aponta para que a situação da justiça venha a conhecer piores dias", afirmou o advogado Suleimane Cassamá, do coletivo de advogados que representa Domingos Simões Pereira.
Guiné-Bissau

Guiné: greve na função pública com alta adesão 

A greve geral na função pública na Guiné-Bissau apresenta adesão superior a 85%. Nas escolas públicas a percentagem sobe para 100%. Algumas das escolas encerraram funções.
Guiné-Bissau

PAIGC: Governo está enganar pessoas com aeroporto

Califa Seifi, líder da bancada do PAIGC, considera que o governo da Guiné-Bissau "está a enganar os guineenses com a história do novo aeroporto internacional".
Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau afasta dissolução do parlamento

Na semana passada, o chefe de Estado reuniu-se com cinco dos seis partidos com assento parlamentar para discutir a possibilidade de dissolução do parlamento. Agora afasta essa possibilidade.
Guiné-Bissau

"Fim de missão da ONU na Guiné-Bissau é acertada"

O antigo representante da ONU para a Guiné-Bissau acredita que o fim da missão política das Nações Unidas naquele país foi uma decisão acertada. O grande desafio agora é o diálogo político, afirma.
Coronavírus

China promete vacinas e arroz a Guiné-Bissau

O apoio enquadra-se ao abrigo do programa de assistência alimentar de emergência que a China está a dar a vários países, para ajudar a minimizar os danos causados pela pandemia.
Guiné-Bissau

Bissau sem energia e água desde domingo 

Segundo a Empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau a quebra de energia terá tido origem nos cabos de transporte que apresentavam problemas num navio ancorado no ria Geba.
Guiné-Bissau

António Costa realiza visita à Guiné-Bissau 

Segundo o programa provisório, António Costa vai reunir-se com o seu homólogo guineense e assina um Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau avalia eleições antecipadas

Presidente reuniu-se esta terça com a Comissão Nacional de Eleições para debater a possibilidade de dissolver a Assembleia Nacional Popular.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR pede "coesão nacional" a partidos

Umaro Sissoco Embaló dirigiu-se esta quarta-feira aos partidos, pedindo consensos na Assembleia do Povo Unido e coesão nacional para defender os interesses da nação africana. "Menos tensão"
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné pede fim de casamento precoce

7660
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exigiu o fim do casamento precoce no país, salientando que as meninas não podem casar antes dos 20 anos e que o lugar das crianças é na escola.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM não aceita demissão de ministro

O ministro da Economia da Guiné-Bissau apresentou o pedido de demissão do cargo por considerar que foi esvaziado das suas competências com a nomeação do vice-primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Filhos de "Nino" Vieira indignados com trasladação

A filha mais velha do antigo presidente da Guiné-Bissau disse que os filhos aceitam que o pai seja sepultado na fortaleza da Amura, mas não da forma que o governo pretende.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vive situação de "poder absoluto"

De acordo com o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, "tem-se feito o uso do poder absoluto, pondo em causa as liberdades individuais e coletivas e a separação dos poderes" na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau suspende adoções internacionais

O Governo da Guiné-Bissau decidiu suspender todos os processos de adoção internacional no país para evitar o tráfico de crianças e o negócio das casas de acolhimento.
Sporting

Guiné-Bissau e Sporting querem colaborar

O secretário de Estado dos Desportos da Guiné-Bissau visitou a academia de futebol do Sporting para lançar as bases de um protocolo futuro de cooperação entre o clube e o país africano.
Guiné-Bissau

Senegal quer repatriar 161 "crianças Talibé"

O retorno obrigatório ao país de origem faz parte das diretrizes das autoridades senegalesas para crianças em situação de mendicidade.
Coronavírus

Incesto e casamento forçado aumentam na Guiné

A Covid-19 e o confinamento imposto pelas autoridades fez com que situações de casamento forçado e incesto aumentassem na Guiné-Bissau, avança associação, que diz que tem acolhido muitas meninas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Aumentam casamentos forçados

504
Desde a declaração do Estado de Emergência por causa da Covid-19 em Guiné-Bissau o número de meninas que fogem ao casamento forçado e recorrem a instituições para proteção aumentou.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau quer permitir o corte de árvores

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau, anunciou que o Governo vai abrir "um regime especial" de cinco anos no respeito da moratória que proíbe o corte de árvores no país.
Guiné-Bissau

Justiça precisa de estabilidade

O ministro da Justiça afirmou que o setor se depara com dificuldades, nomeadamente insuficiência de infraestruturas, insuficiência de pessoal, desadequação do quadro legal e acesso à justiça limitado.
Guiné-Bissau

Embaló vai falar com ativistas acusatórios

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, promete que irá falar pessoalmente com os dois ativistas que alegam ser vítimas de tortura por parte de elementos da segurança presidencial.
Guiné-Bissau

Embaló promete abrir portas da África Ocidental

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prometeu que Portugal será um parceiro privilegiado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) quando assumir a presidência.
Guiné-Bissau

Ativistas guineenses dizem que foram espancados

Os dois ativistas políticos, que a Liga Guineense dos Direitos Humanos disse terem sido sequestrados na segunda-feira, alegaram terem sido espancados na Presidência da República da Guiné-Bissau.
Diplomacia

Costa garante empenho na relação com Guiné-Bissau

O primeiro-ministro recebeu o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, a quem garantiu "empenho pessoal no reforço das relações", que são "marcadas pela fraternidade".
Guiné-Bissau

Sissoco: "Primeira conquista foi a estabilidade" 

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse esta quinta-feira que o país "deixou para trás as crises cíclicas"
Diplomacia

Visita guineense é "lavar a cara de golpistas"

João Tati e Sá, presidente da Associação Guineense de Solidariedade Social disse nada esperar que a visita de Umaro Sissoco Embaló, considerando que vem apenas "lavar a cara de golpistas".
Guiné-Bissau

Presidente guineense inicia visita a Portugal

Umaro Sissoco Embaló inicia a sua visita oficial a Portugal esta quinta-feira. Reúne-se durante a manhã com Marcelo Rebelo de Sousa, e depois participa num almoço no Palácio de Belém.
Diplomacia

PR guineense visita Portugal

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, vai reunir-se na sexta-feira em Lisboa com empresas portuguesas e será recebido pelo Presidente e pelo primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Libertados dois ativistas raptados em Bissau

Os dois jovens estão ligados aos elementos do atual poder em funções na Guiné-Bissau e assumiam-se como "combatentes pela nova independência" do país.
Coronavírus

Guiné-Bissau com mais 23 novos casos e um morto

Bissau, A Guiné-Bissau registou na última semana 23 novos casos de Covid-19 no país e mais uma vítima mortal, elevando o total acumulado de contágios para 2.385.
Coronavírus

Covid-19. Escolas reabrem na Guiné-Bissau

O Ministério da Educação determinou que cada turma tenha o máximo de 30 alunos, divididos em 15 carteiras com dois educandos cada, sentados nas extremidades.
Guiné-Bissau

Bissau não soube de fronteira encerrada

Guiné-Conacri decretou, a 29 de setembro, o encerramento das suas fronteiras com a Guiné-Bissau por razões de segurança e no contexto da campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de outubro.
Fact Check

Presidente da Guiné-Bissau agrediu ministro?

Vídeo é de 2016, muito anterior à propagação da Covid-19. Foi feito na Guiné Equatorial -- não na Guiné-Bissau -- e tem como protagonistas um professor universitário e um aluno.
Nações Unidas

Níger quer ajudar Guiné a levantar sanções da ONU

Questionado sobre o que Níger poderia fazer em relação a um grupo de 11 oficiais militares guineenses sancionados pelas Nações Unidas, o Presidente prometeu ajudar a resolver a situação.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau sensibilizada para economia ecológica

O Grupo Europa reuniu-se com o primeiro-ministro guineense para "sensibilizar" as autoridades do país a apostarem na economia ecológica para fazer face aos impactos negativos da pandemia.
Coronavírus

Guiné-Bissau. ONU apoia mais de 1.500 famílias

O Programa Alimentar Mundial vai ajudar 11 mil pessoas através de transferências monetárias mensais. Cada família receberá 40.000 francos cfa [cerca de 60 euros] durante três meses.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau pede continuação de ajuda

O Presidente da Guiné-Bissau agradeceu a ajuda e acompanhamento da comunidade internacional na resolução de conflitos e apelou à continuação da observação e assistência internacional.
Guiné-Bissau

Santos Silva terá elogiado militares guineenses

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal elogiou os soldados daquele país, dizendo que estes "não são o problema deste país".
Guiné-Bissau

Estados Unidos congratulam Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau assinalou esta quinta-feira os 47 anos de independência com uma cerimónia no Estádio Nacional, em Bissau. O secretário de Estado dos Estados Unidos congratulou o país.
Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva visita Guiné-Bissau

As celebrações do Dia da Independência da Guiné-Bissau, proclamada a 24 de setembro de 1973, vão decorrer no estádio nacional e contarão com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Guiné-Bissau

PR pede celebração da independência sem querelas

Umaro Sissoco Embaló apelou aos guineenses para porem de lado as "querelas políticas" e celebrarem o dia da independência. "Não há partidos, nem candidatos, a campanha acabou".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. 2.000 homens para garantir segurança

A Guiné-Bissau destacou 2.000 elementos para garantir a segurança das celebrações do dia da independência no país, que contam a presença de cinco chefes de Estado africanos.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente visita Portugal em outubro

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, vai realizar uma visita de Estado a Portugal a 8 de outubro, a convite do Presidente da República.
Guiné-Bissau

Avião da SATA vai fazer ligação Lisboa-Bissau

100
Um avião da SATA vai passar a fazer a ligação Lisboa-Bissau-Lisboa todas as quartas-feiras. O primeiro voo tem chegada prevista a Bissau às 00h30 de quarta-feira, partindo para Lisboa cerca das 1h30
Guiné-Bissau

Chuvas provocam estragos por toda a Guiné-Bissau

O temporal que está a atingir nas últimas horas a Guiné-Bissau está a provocar inundações em campos de cultivo, danos em ruas e estradas e a atingir violentamente casas um pouco por todo o país.
Coronavírus

PR da Guiné-Bissau critica guineenses na Europa

Umaro Sissoco Embaló diz que primeiro-ministro português está preocupado com as movimentações de cidadãos da Guiné-Bissau pela Europa, devido à covid-19. "Estou triste com isso, porque é uma vergonha"
Guiné-Bissau

PR guineense é contra introdução do árabe

338
A Guiné-Bissau assiste a um aceso debate à volta de uma pretensão anunciada pelo ministro da Educação, Jibrilo Baldé, de introduzir a língua árabe no sistema do ensino do país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente com poderes reforçados

A proposta do projeto de revisão constitucional reforça os poderes do Presidente, que passa a presidir ao Conselho de Ministros, ao Conselho Superior de Defesa e ao Conselho de Segurança Nacional.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau quer rever acordo com União Europeia

O ministro das Pescas Malam Sambú, quer rever "alguns termos" do atual acordo com a União Europeia no setor e os valores que o país recebe como compensação anual de cinco Estados-membros.
Mundo

Guiné-Bissau, uma nação à deriva

303
Quatro décadas após a independência, a sociedade guineense continua a ser atormentada por permanentes e graves convulsões políticas e militares, golpes de Estado recorrentes e pela corrupção.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Revisão pretende resolver "fricções"

Os principais parceiros internacionais da Guiné-Bissau têm insistido na necessidade da revisão constitucional para minimizar os conflitos políticos no país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Juiz manda deter ministro

Um juiz da Guiné-Bissau mandou deter o ministro dos Transportes e Telecomunicações do país por suspeita de obstrução à aplicação da lei num caso relativo à apreensão de um navio.
Coronavírus

Guiné-Bissau prolonga estado de emergência

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou, pela oitava vez, o estado de emergência no país por mais 15 dias no âmbito do combate à pandemia.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Chuva coloca cultivos em risco

Medidas do governo passam pela compra e disponibilização aos camponeses de 300 tubos PVC para que possam drenar os campos de cultivo. Arroz é o principal produto alimentar do país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ex-governante libertado

O ex-governante foi detido, alegadamente, no âmbito de um processo relativo a uma viatura que entregou ao então ministro da Justiça Iaia Djaló, quando ambos estavam no governo de Aristides Gomes.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Detido antigo secretário do Tesouro

Suleimane Seidi, antigo secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau, foi detido na sua residência. Os motivos da detenção ainda não são conhecidos. Partido de Seidi tem denunciado perseguições.
Guiné-Bissau

Guiné. Ex-primeiro-ministro indiciado por crimes

Antigo primeiro-ministro da Guiné Bissau, Aristides Gomes está sob custódia das Nações Unidas há meses, apesar de a organização nunca o ter confirmado oficialmente. Está indiciado por vários crimes.
Direitos Humanos

Guiné. Falta de apoio à saúde da mulher e criança

Fatumata Djau Baldé, lamentou a falta de apoio da justiça no combate ao casamento forçado ou à violência contra menores, situações que não aumentando com o confinamento social.
Guiné-Bissau

Liga denuncia violência ligada à feitiçaria

Nos últimos dois anos, a Liga Guineense dos Direitos Humanos registou mais de 73 casos e 48 mortos relacionados com feitiçaria. Caso mais recente é de homem foi assassinado com catana.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Empresa de eletricidade quase falida

O diretor-geral da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EGAB), Mamadu Baldé, afirmou que empresa está quase falida com um passivo de cerca de 25 milhões de euros.
Aviação

EuroAtlantic anuncia novo horário para Bissau

A euroAtlantic vai começar a partir de 4 de setembro a voar para a Guiné-Bissau em novos horários e alerta que passageiros têm de ter um teste negativo à Covid-19 realizado nas últimos 72 horas.
Guiné-Bissau

Conselho de Segurança realiza consulta sobre Guiné

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar consultas sobre a Guiné-Bissau e analisar o último relatório do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o país.
Guiné-Bissau

Guiné. Entrega de versão anotada da Constituição

Esta quarta-feira entregaram formalmente aos deputados cópias da lei fundamental do país com as observações interpretativas. Os trabalhos foram financiados por agências das Nações Unidas e pelo PBF.
Guiné-Bissau

PAIGC diz que ex-PM guineense corre risco de vida

"O PAIGC sustentou que as informações fidedignas que dispõe dão conta do elevado risco à vida do próprio primeiro-ministro obrigam a fazer este alerta", refere o PAIGC em comunicado.
Guiné-Bissau

Embaló nega receber 100 mil euros por mês

Domingos Pereira acusou Embaló de ter aumentado o salário mensal de 30 para 100 mil dólares. Embaló afirmou que nenhum chefe de Estado guineense auferiu um salário mensal superior a três mil dólares.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. EuroAtlantic retoma voos regulares

"A euroAtlantic Airways (EAA), marca do coração do consumidor guineense, anuncia retomar as operações regulares entre Portugal e a Guiné-Bissau a partir do próximo sábado", refere a companhia.
Guiné-Bissau

Candé. Guiné-Bissau envia delegação a Portugal

3517
Foi autorizada a deslocação de uma delegação para "manter contactos com as autoridades portuguesas" sobre o assassínio de Bruno Candé e inteirar-se da situação dos cidadãos guineenses em Portugal.
Guiné-Bissau

Guiné. Parceiros internacionais condenam ataque

Os parceiros internacionais da Guiné-Bissau condenaram o ataque perpetrado contra a Rádio Capital FM, em Bissau, por um grupo de homens armados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR condena vandalismos na Capital FM

A direção da Capital FM indicou aos jornalistas que "homens armados e fardados" com uniformes da polícia guineense, imobilizaram o agente de segurança da rádio.
FIFA

FIFA suspende presidente da federação guineense

Segundo o comunicado da FIFA, Manuel Nascimento "falhou em proteger a integridade física e mental do homem que foi vítima de um ataque em massa".
Coronavírus

Guiné-Bissau autoriza retoma de voos

151
O governo da Guiné-Bissau decidiu autorizar a retoma dos voos regionais e internacionais, suspensos na sequência do encerramento de fronteiras e da declaração do estado de emergência.
Guiné-Bissau

PR guineense exonera embaixador Fernando Delfim

Fernando Delfim da Silva tinha sido nomeado embaixador da Guiné-Bissau junto da ONU, em julho de 2017, pelo anterior chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Pandemia acentua violência de género

132
Magda Robalo destacou ainda o facto de a ajuda no âmbito da iniciativa "Equipa Europa", cuja logística de recolha de apoios e de transporte foi coordenada por Portugal.
Guiné-Bissau

Dezenas de guineenses protestam em Lisboa

"A atitude do senhor António Costa não é digna. Não devia receber o autoproclamado. O partido dele não ganhou as eleições, mas ele recebeu", afirmou o luso-guineense Isidoro Copilo.
Guiné-Bissau

45 toneladas de ajuda para a Guiné-Bissau

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação disse que o primeiro de quatro voos com 45 toneladas de ajuda humanitária para a Guiné-Bissau chega ao país na quinta-feira.
Coronavírus

Ajuda portuguesa mostra importância da Guiné

Portugal enviou quatro aviões com 45 toneladas de equipamento médico, com um valor que ronda os dois milhões de euros, para ajudar a Guiné-Bissau no combate à pandemia da Covid-19.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. EUA preocupados com combate à droga

Os Estados Unidos estão preocupados com o afastamento de responsáveis locais pelo combate ao tráfico de droga, que estavam a ter "resultados extraordinários".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Formação sobre direitos humanos

A primeira sessão de formação em direitos humanos no contexto de estado de emergência é destinada aos oficiais superiores e subalternos das forças de segurança.
Coronavírus

Ajudas para a Guiné-Bissau partem esta semana

Os equipamentos para a Guiné-Bissau foram fornecidos por diversos organismos multilaterais e incluem material de proteção individual e todo o material necessário para colheita e análise dos testes.
Coronavírus

Guiné-Bissau. Impacto da Covid "muito negativo"

O FMI prevê uma contração de -1,9% do PIB para Guiné-Bissau, em vez do crescimento de 4.5% inicialmente previsto. A pandemia afetou fortemente a campanha de comercialização de castanha de caju.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Facebook em vias de acabar

598
Adulai Baldé, do Movimento para a Alternância Democrática, defende acabar com Facebook na Guiné-Bissau para diminuir "onda de insulto" a líderes do país. Acredita que assim a democracia não vai vingar
Coronavírus

Maçonaria dá 15 mil máscaras 

A Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP) enviou 15 mil máscaras cirúrgicas para São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa

Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné discute acordo de cooperação com Portugal

153
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabian, diz ter discutido com António Costa o acordo bilateral de cooperação e o desenvolvimento económico entre os dois países.
António Costa

Portugal quer mais "cooperação" com Guiné-Bissau

António Costa disse estar "empenhado em reforçar a cooperação" com a Guiné-Bissau em três áreas, saúde, educação e justiça, após um encontro, em Lisboa, com o seu homólogo guineense, Nuno Nabian.
A página está a demorar muito tempo.