Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau retira competências a ministros

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau justifica o pedido de exoneração do ministro da Agricultura e do ministro do Interior por envolvimento em "atos moral e juridicamente censuráveis".
Guiné-Bissau

CPLP acompanha com "preocupação" situação na Guiné

O secretário executivo da CPLP disse que a situação da Guiné-Bissau "é complexa", considerando que não há condições para a visita de altos responsáveis da organização ao país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM pede exoneração de ministros

Aristides Gomes acusa o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, de desviar arroz doado pela China e o ministro do Interior de ter impedido a execução da ordem de detenção de Santos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Rejeitada providência sobre eleição 

O Movimento para a Alternância Democrática elegeu o seu líder para o cargo de 2.º vice-presidente da mesa do hemiciclo. Braima Camará não merece, no entanto, a confiança dos deputados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente escolhido em novembro

A nomeação do primeiro-ministro e a formação de um novo Governo no país africano têm sido condicionadas pelo impasse político. O mandato do atual chefe de Estado termina a 23 de junho.
Fundo Monetário Internacional

Guiné-Bissau. Economia sob stresse, diz FMI

O país africano teve despesas que não previa, o défice e a dívida pública estão a aumentar e há falta de pagamento de salários. O FMI aponta como solução contenção de despesas e financiamento.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vive novo impasse político

A Guiné-Bissau está a viver um novo impasse político, dois meses depois de realizadas as eleições legislativas de 10 de março. Nomeação do novo primeiro-ministro ainda não se verificou.
Guiné-Bissau

Mulheres empresárias pedem mais apoio à CPLP 

Munira Jauad considera que a CPLP tem a importante missão de apoiar o empreendedorismo feminino. Jauad quer a criação de fundos de créditos especializados para as mulheres empresárias.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau combate tráfico de migrantes

A medida procura proteger os direitos dos migrantes e aumentar a cooperação da Guiné-Bissau com outros países. A lei vai ainda adaptar a legislação do país à tendência do tráfico de migrantes.
Guiné-Bissau

Guiné. PR e aliados acusados de criarem tensão

Guiné-Bissau teve eleições a 10 de março e quase dois meses depois ainda não tem primeiro-ministro, nem um novo Governo. Este impasse político começou logo após a tomada de posse dos novos deputados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CEDEAO pede investidura de Governo

O país africano vive um impasse político desde 18 de abril. A delegação quer "encontradas soluções através de um diálogo franco e construtivo entre os atores" e pede urgente implementação do Governo.
Guiné-Bissau

PAIGC defende formação de Governo 

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde pretende a formação de um Governo. O partido quer defender a liberdade conquistada e fazer respeitar a lei.
Guiné-Bissau

OMS declara Guiné-Bissau livre de poliomielite

A OMS felicita o Ministério da Saúde da Guiné-Bissau pelo "feito histórico". O país ficou livre de poliomielite, uma infeção que pode provocar a paralisia infantil.
Guiné-Bissau

MP guineense ordena devolução de arroz apreendido

O Ministério Público da Guiné-Bissau ordenou à PJ guineense a devolução dos sacos de arroz apreendidos na quinta do ministro da Agricultura, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Guiné-Bissau

África. Roubo de gado "pode trazer problemas" 

Ladrões armados guineeses entram nos currais do Senegal e roubam manadas de bois e vacas, segundo Ibu Camará, presidente da Associação de Filhos de Bigene. Um criador de gado já foi morto.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partidos abandonam parlamento 

Os partidos estão contra a forma como os trabalhos estão a ser dirigidos no parlamento e prometem avançar com queixas judiciais. Solicitam a anulação do processo de escolha dos novos dirigentes.
TAP

TAP. Atraso de bagagens "resolvido hoje"

A companhia referiu que, devido a falta de espaço, algumas malas não puderam ser embarcadas nos voos de Lisboa para Bissau. Os clientes lamentam a situação e têm surgido várias queixas.
África

África. PAIGC quer governar sem interferências

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde quer "restaurar a soberania nacional e a normalidade constitucional", sem interferências às ações do partido.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Deputados eleitos tomam posse

Esta quinta-feira tomam posse os 102 novos deputados da Assembleia Nacional Popular na Guiné-Bissau, são esperadas 400 pessoas na cerimónia e terá a presença do embaixador de Portugal em Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. FMI prevê crescimento de 5%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma subida de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) de Guiné-Bissau em 2019 e 2020, um crescimento mais acelerado depois dos 3,8% registados em 2018.
Guiné-Bissau

PJ da Guiné-Bissau apreende 36 toneladas de arroz 

Foram apreendidos 725 sacos de arroz na "propriedade do ministro da Agricultura", Nicolau dos Santos. Operação da PJ guineese já recuperou 136 toneladas do alimento doado pela China.
Guiné-Bissau

Bissau. Mortos após serem acusados de feitiçaria

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou que cerca de 20 pessoas foram mortas nos últimos 12 meses. Quinará, Biombo e São Domingo são as regiões onde há mais denúncias.
Guiné-Bissau

ONU pede presidenciais na Guiné-Bissau em 2019

O Conselho de Segurança da ONU lembrou "a importância de uma eleição presidencial credível, livre, justa e pacífica" e dentro do "prazo legalmente estipulado". E pediu ainda um "diálogo inclusivo".
Guiné-Bissau

Bissau. Novo parlamento toma posse em abril 

O novo parlamento da Guiné-Bissau é empossado a 18 de abril, sendo que o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde é o partido com mais representatividade, com 43 deputados.
Conversas à Quinta

Porque é tão difícil governar a Guiné-Bissau?

369
O PAIGC ganhou as eleições mas não é certo que consiga ser governo. Num país feito de etnias rivais e sem unidade religiosa ou linguística, teimará a estabilidade política em ser miragem inatingível?
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partidos assinam acordo parlamentar

O acordo permite que os quatro partidos juntos obtenham a maioria dos deputados do parlamento, nomeadamente 54 dos 102 deputados eleitos para a Assembleia Nacional da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Madem-G15 aceita resultados na Guiné-Bissau

O coordenador do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau Braima Camará, disse que o partido aceita os resultados eleitorais em nome da estabilidade do país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partido que ficou em 2º reclama

O Movimento para Alternância Democrática da Guiné-Bissau, que ficou em segundo lugar nas legislativas de domingo, anunciou que apresentou várias reclamações junto da Comissão Nacional de Eleições
Guiné-Bissau

PAIGC ganha eleições com maioria relativa

Segundo os dados provisórios, o Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde venceu as legislativas, com 46,1% dos votos, mas assegura uma maioria no parlamento.
Guiné-Bissau

PAIGC: maior vencedor das legislativas é a Guiné

Domingos Simões Pereira fez o seu primeiro discurso após conhecidos os resultados eleitorais da Guiné-Bissau. "O maior maior vencedor desta eleição é o nosso país", sublinhou.
Guiné-Bissau

PAIGC e APU: acordo serve a estabilidade

233
Os líderes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde e da Assembleia do Povo Unido justificaram o acordo de incidência parlamentar com a necessidade de dar estabilidade ao país.
Guiné-Bissau

PRS diz que nenhum partido atingiu 40 deputados

O porta-voz do Partido da Renovação Social afirmou que o anúncio de vitória por parte do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde é falso e visa "semear confusão" entre os guineenses.
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC reivindica vitória nas legislativas

Em conferência de imprensa realizada em Bissau, o porta-voz João Bernardo Vieira não quis esclarecer se o partido tem maioria absoluta, porque "não quer substituir-se à Comissão Nacional de Eleições".
Guiné-Bissau

Resultados das eleições divulgados na quarta-feira

As primeiras horas após o fecho das urnas, no domingo, foram marcadas por várias reivindicações de vitória por parte de apoiantes e dirigentes secundários, mas até agora nenhum partido se pronunciou.
Guiné-Bissau

Portugal saúda eleição "ordeira" na Guiné-Bissau

"Continuaremos a acompanhar de perto e a apoiar a Guiné-Bissau neste novo ciclo de esperança na sua vida política", aponta o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Guiné-Bissau

Ex-dirigente da ONU interroga poderes do vencedor

O guineense Carlos Lopesmanifestou dúvidas sobre a possibilidade do executivo saído das legislativas poder efetivamente governar e sobre a posição dos derrotados.
Guiné-Bissau

CPLP elogia "civismo" nas eleições da Guiné-Bissau

O chefe da missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) elogiou o "civismo" dos guineenses nas eleições legislativas, um dia vivido com normalidade e "tranquilidade".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Líder do Madem votou pela "mudança"

O líder do Movimento para Alternância Democrática (Madem) da Guiné-Bissau, Braima Camará, afirmou ter votado para fazer parte "da hora da mudança" e condenou atividades criminosas.
Guiné-Bissau

Fraca afluência às urnas na Guiné-Bissau

Mais de 761 mil eleitores da Guiné-Bissau são chamados às urnas para escolher o novo parlamento, numas eleições que visam pôr fim à crise política que o país atravessa há mais de três anos.
Guiné-Bissau

PJ da Guiné apreende 800 quilos de cocaína

1.230
A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau fez hoje a maior apreensão de droga da história do país, cerca de 800 quilos de cocaína, disse fonte da instituição.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Apreendidos vários quilos de cocaína

Na operação policial, que dura há duas semanas, foram detidos quatro suspeitos: um senegalês, dois nigerinos e um guineense. Pelas 21h, a droga ainda estava a ser pesada pelas autoridades.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: 10 feridos e preocupação com ordem

"É imprescindível preservar o sensível ambiente político de forma a não comprometer o escrutínio que terá lugar nas próximas horas", referiu por sua vez a ONG Movimento Nacional da Sociedade Civil.
Guiné-Bissau

Dirigente guineense acusado de comprar votos

Hotel onde dormiu esta noite o primeiro-ministro guineense, em Gabu, foi cercado por um grupo de jovens, que o acusam de comprar votos para as eleições de domingo, disseram fontes locais à Lusa.
Guiné-Bissau

Eleições. PAIGC pedem maioria para evitar "roubo"

172
No último dia da campanha eleitoral para as legislativas, o partido Madem-G15 mostra-se confiante na vitória. Já os apoiantes do PRS garantem ter mais deputados do que aqueles que contentam o líder.
Guiné-Bissau

Bissau reitera "todas as condições" para eleições

O presidente da CNE sublinhou que "neste momento, só podem votar as pessoas inscritas no caderno eleitoral, com cartão de eleitor" e reiterou que estão reunidas todas as condições para as eleições.
Guiné-Bissau

Guiné. Termina a campanha eleitoral

Depois de 20 dias de campanha eleitoral, os partidos candidatos às legislativas "queimam" as últimas horas de apelo ao voto na capital guineense.
Guiné-Bissau

3 mil guineenses fazem hemodiálise em Portugal

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau defende que realidade tem de ser alterada com a instalação de um centro de hemodiálise no país, o que irá ajudar o Estado a poupar dinheiro público.
Guiné-Bissau

Bissau. ONU espera eleições em ambiente de paz

A ONU espera que a Guiné-Bissau "possa atingir outro patamar" com as legislativas de domingo. Mohamed Ibn Chambas diz ter encontrado atmosfera pacífica e uma campanha eleitoral sem incidentes.
Guiné-Bissau

Bissau. CNE garante eleições sem problemas

O chefe da missão de observação eleitoral da CPLP, que está a vigiar as eleições em Bissau, garantiu esta quinta-feira que" o processo decorrerá de forma institucional" e "conforme previsto".
Guiné-Bissau

Professores guineenses suspendem greve

Os três sindicatos de professores da Guiné-Bissau decidiram dar o "benefício da dúvida" ao governo e terminaram a greve, após este ter publicado o estatuto de carreira docente.
Guiné-Bissau

Oito horas à espera para ouvir o líder discursar

Dezenas de pessoas fizeram uma guarda de honra para receber o candidato do Partido para a Independência da Guiné-Bissau,que foi pedir o voto e a maioria absoluta nas eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Eleições. PRS visita sede do PAIGC e Madem-G15

PRS disputa as legislativas de domingo com o PAIGC. Jovens mostram-se confiantes na vitória no PRS, partido que consideram ser "bom para os guineenses" por se "preocupar com as pessoas do campo".
Guiné-Bissau

Bissau. CEDEAO envia 40 observadores eleitorais

Os observadores enviados pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental incluem "cidadãos de todos os Estados-membros" e enquadram-se nos "mecanismos de apoio aos processos eleitorais",
Guiné-Bissau

Condenada mulher que queimou rapariga com óleo

A rapariga sofreu queimaduras de segundo grau. O Ministério Público guineense acusou a mulher de "prática atentatória à integridade física da pessoa humana".
Guiné-Bissau

Interligação elétrica liga barragem a Bissau

Projeto permitirá transportar energia elétrica produzida na barragem de Kaleta, na Guiné-Conacri, para a Bissau. Ao todo, a rede de conta com 218 km. Linha deverá estar pronta dentro de 24 meses.
Guiné-Bissau

Bissau. PAIGC crítica obstáculos as eleições

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde afirma que os obstáculos às eleições "são evidentes" e alerta que a ONU está atenta e admitiu tomar "medidas adicionais".
Guiné-Bissau

Embaixador da Guiné acredita em entendimento

O embaixador da Guiné-Bissau em Portugal acredita que as lições dos últimos três anos de crise política "possam finalmente" levar a um entendimento no país após as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Bissau. PUN quer mudar "cultura de subversão"

O líder do PUN quer procurar a desmilitarização da classe política e acabar com subversão das regras democráticas no país. Sem essas reformas, Idrissa Djaló diz que nunca vai haver paz e estabilidade.
Guiné-Bissau

Guiné. 30 observadores de EUA nas legislativas

O embaixador dos Estados Unidos da América afirma que os observadores vão certificar o processo nas legislativas, que espera ser livre e transparente.
Guiné-Bissau

Bissau. Missão da ONU prolongada por mais 1 ano

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar a missão por um período de 12 meses até fevereiro de 2020 e reconfigurar a missão, com vista ao seu encerramento no final do próximo ano.
Guiné-Bissau

Bissau. Partido denuncia fraude nas eleições

O coordenador do Madem reagiu após a Comissão Nacional de Eleições autorizar a criação de uma lista suplementar para as pessoas que se recensearam, mas cujos nomes não constam no caderno eleitoral.
Guiné-Bissau

Bissau. PND defende aposta no setor produtivo

O líder do PND, um dos candidatos às legislativas, quer reformas na educação e na saúde e captar investimento externo para o país. Para isso, defende aposta na agricultura, turismo e industrialização.
Guiné-Bissau

Guiné. Recenseados fora de listas eleitorais votam

A Comissão Nacional de Eleições quer permitir "a todos votarem no espírito de princípios de inclusão e de igualdade de tratamento".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)