Dark Mode 49,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Guiné-Bissau

Coronavírus

Polícia guineense acusada de usar força 

Várias pessoas afirmam ter sido agredidas pela polícia durante o fim de semana por estarem fora de casa. Autoridades sublinham que não foi dada qualquer ordem para que a polícia bata nas pessoas.
Guiné-Bissau

Entre 4 e 16 anos de prisão por tráfico de cocaína

Os 12 condenados foram detidos no âmbito da maior apreensão de cocaína feita na Guiné-Bissau. Dois dos elementos do grupo continuam em fuga, mas têm mandatos de captura internacional.
Coronavírus

Guiné. Autoridades lamentam "atitude displicente" 

Mesmo com o estado de emergência em vigor, que proíbe aglomerações com mais de cinco pessoas, devendo respeitar a distância de segurança de dois metros, medida que os guineenses têm ignorado.
Coronavírus

População guineense mantém rotinas

A maioria da população da Guiné-Bissau mantém a mesma rotina diária, com muitos contactos e aproximação entre pessoas, mesmo depois das ordens para ficar em casa, em confinamento social.
Coronavírus

Guiné-Bissau. Comércio vai sofrer impacto imediata

173
Considerado um dos países mais pobres do mundo, a economia informal da Guiné-Bissau é dominada pelas mulheres, que representam a maior parte da população do país.
Coronavírus

PAIGC pede a guineenses para acatar ordens

Os veteranos do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde apelaram aos guineenses para "acatar com rigor e disciplina todas as orientações emanadas pelos técnicos de saúde".
Coronavírus

Ordem dos Enfermeiros: Guiné não está preparada

A Ordem propõe a imediata formação de técnicos sobre a forma de lidar com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e a aquisição e distribuição de equipamento de proteção individual.
Coronavírus

Médica alerta para mau uso da cloroquina

A médica pediatra guineense tem sido contactada por pessoas que pensam que a cloroquina pode evitar contrair o coronavírus e frisa que esta não deve ser usada como medicamento profilático.
Coronavírus

Empresa portuguesa doa material à Guiné-Bissau

648
Uma empresa de importação de medicamentos deu ao Ministério da Saúde guineense 32.500 máscaras, 50 mil luvas, 30 litros de gel e 15 litros de sabão líquido concentrado.
Coronavírus

Guiné reduz número de pessoas em transportes

"Não se trata de castigar o povo, mas de o ajudar na prevenção". Medida abarca táxis, "toca-tocas" (transportes inter-bairros em Bissau) e as candongas (transportes interurbanos).
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Morreu ex-Presidente de transição

O antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau Serifo Nhamadjo morreu em Lisboa, vítima de doença. O político assumia-se como amante da paz, justiça e estabilidade.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Liga exige restituição da Ecomib 

A Liga Guineense dos Direitos Humanos exigiu a "restituição das forças de segurança da Ecomib aos magistrados do Supremo Tribunal de Justiça" para "assegurar a independência do poder judicial".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. UE não quer "ações unilaterais"

O chefe da diplomacia da União Europeia afirmou que as partes na Guiné-Bissau devem "priorizar o diálogo e abster-se de qualquer ação unilateral que possa exacerbar ainda mais as tensões".
Guiné-Bissau

Ministro da Defesa da Guiné: não há caça às bruxas

Com o fim do destacamento da força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, a 30 de março, o governo decidiu-se pelo acantonamento e desmontagem do dispositivo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Aristides Gomes denuncia novo cerco 

O primeiro-ministro guineense questionou se o plano para o "silenciar", que tem denunciado, "está em execução", denunciando que a sua residência está "cercada de militares fortemente armados".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: PM pede ajuda às Forças Armadas

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, pediu às forças de defesa do país para restaurarem a legalidade constitucional.
Guiné-Bissau

Amílcar Cabral é o segundo maior líder mundial

406
Depois do fundador do PAIGC, surgem na lista Winston Churchill e o Presidente americano Abraham Lincoln. Maharaja Ranjit Singh, líder do império sikh do início do século XIX, ficou em primeiro lugar.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pronta a "tomar medidas"

Conselho de Segurança voltou a pedir uma "solução pacífica" da crise na Guiné-Bissau, por meio do diálogo, e anunciou estar decidido a "tomar medidas apropriadas contra os que ameaçam a estabilidade".
Guiné-Bissau

Portugal preocupado com crise política na Guiné

O Ministro dos Negócios Estrangeiros vê "com preocupação" a crise política na Guiné-Bissau e espera uma "resposta breve e clara" à pergunta "quem é o Presidente" do país.
Saúde

Guiné-Bissau. Presidente nomeia ministro da Saúde

O autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou António Deuna, médico urologista formado na antiga União Soviética, como ministro da Saúde da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partido aponta "assalto ao poder"

José Maria Gomes da Veiga manifestou "solidariedade ao povo irmão da Guiné-Bissau", que "tem as suas instituições da República assaltadas e ocupadas por militares" e a sua "Constituição violada".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Portugueses defendem maior presença

104
O ex-chefe da Missão Diplomática da Comissão Europeia e o antigo embaixador português defenderam que a comunidade internacional devem ter "uma voz ativa e forte" na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Embaló pede ao governo que não use bens públicos

Na cerimónia de tomada de posse do governo liderado por Nuno Nabian, o autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau recomendou que governo não use bens públicos e combata corrupção e tráfico de droga.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ocupação por militares continua

O primeiro-ministro, Aristides Gomes, denunciou que os militares ocuparam o Instituto Nacional de Segurança Social. Situação em Bissau está calma. Setor privado funciona com normalidade.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CEDEAO volta a ameaçar com sanções

A organização, que tem mediado a crise política, condena todas as ações tomadas "contrárias aos valores e princípios democráticos" e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida.
Guiné-Bissau

Bissau. Deputados pedem respeito pela Constituição

Os deputados que constituem a maioria no parlamento da Guiné-Bissau apelaram a todas as forças vivas do país para respeitarem a Constituição.
Guiné-Bissau

Embaló. Houve "vontade de subverter eleições"

652
O diplomata Hélder Vaz, mandatado para falar à Lusa por Umaro Sissoco Embaló - vencedor declarado das eleições da Guiné-Bissau -, diz que houve uma tentativa de subverter a verdade eleitoral.
Guiné-Bissau

CPLP pede "neutralidade" aos militares em Bissau

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa pediu neutralidade às forças armadas e apelou à serenidade dos atores políticos na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Aristides Gomes descreve maior violência na Guiné

722
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou que o país está a assistir a uma "expansão da violência" e que há um "bloqueio total" do país com investidas contra membros do Governo.
Guiné-Bissau

Presidente interino da Guiné-Bissau renuncia

O Presidente interino da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, renunciou este domingo ao cargo, alegando que os interesses dos guineenses são superiores aos seus.
Guiné-Bissau

Militares invadem Parlamento e câmara de Bissau

205
Umaro Sissoco Embaló inicia nova fase para consolidar assalto ao poder e garante que Nuno Nabian vai tomar posse como primeiro-ministro este domingo.
Guiné-Bissau

Guiné. Embaixada portuguesa recomenda precaução

A embaixada de Portugal em Bissau considera que a situação de segurança se mantém estável em Bissau, mas aconselhou os portugueses a manterem alguma precaução na circulação.
Guiné-Bissau

Liga dos Direitos Humanos apela à lei na Guiné

A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou as "tentativas de subversão da ordem constitucional", apelando aos políticos para agirem de acordo com a lei da Guiné-Bissau.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva "acompanha atentamente" Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros português diz que a comunidade internacional terá "naturalmente" que posicionar-se sobre a situação na Guiné-Bissau, mas é preciso ter uma "posição informada".
Guiné-Bissau

Bissau. Embaló diz que não há "golpe de Estado"

O autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que não há "nenhuma situação de golpe de Estado" no país.
Guiné-Bissau

Golpe de estado em curso na Guiné-Bissau

676
Sissoco Embaló tomou simbolicamente posse como Presidente, demitiu o primeiro-ministro. Militares retiraram funcionários da rádio e TV públicas. Embaixada portuguesa recomenda restrição de circulação.
Guiné-Bissau

Umaro Sissoco Embaló demite PM da Guiné-Bissau

O Presidente que tomou posse simbolicamente na quinta-feira diz que PM teve "atuação grave e inapropriada" por convocar o corpo diplomático do país, induzindo-o a não comparecer na tomada de posse.
A Sexta Coluna

A crise Guiné-Bissau: entre a realidade e a ficção /premium

197
Após a simbólica volta triunfal à praça diplomática, o candidato a presidente-eleito, Sissoco Embaló, seguindo com audácia uma criativa estratégia de antecipação, escala agora para a “posse simbólica"
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Embaló toma posse simbólica

Sissoco Embaló agendou para esta quinta-feira a sua posse simbólica como Presidente, após ter sido considerado vencedor pela Comissão Nacional de Eleições. Supremo Tribunal está a analisar recurso.
Guiné-Bissau

Presidente do parlamento acusa Vice de "usurpação"

Em causa está a convocação de sessão especial pelo vice-presidente do parlamento para a tomada de posse do candidato dado como vencedor das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições.
Guiné-Bissau

"É o processo mais fiscalizado" de sempre

O representante da candidatura de Umaro Sissoco Embaló disse que não há nenhum elemento que possa alterar em substância os resultados da segunda volta das presidenciais
Guiné-Bissau

Simões Pereira apresenta novo recurso eleitoral

O candidato derrotado à presidência da Guiné-Bissau anunciou que vai apresentar um novo recurso de contencioso eleitoral, depois de a CNE ter voltado a confirmar a vitória de Sissoco Embaló.
Guiné-Bissau

CNE confirma vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau investiga causa de morte de abutres

164
Governo da Guiné-Bissau está a investigar a causa da morte de 200 abutres na região de Bafatá, pedindo a colaboração da população "para evitar um possível contágio humano".
Guiné-Bissau

CEDEAO admite impor sanções na Guiné-Bissau

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental admitiu impor sanções a quem não contribuir para a normalização da Guiné-Bissau. Pediu a políticos para não porem a paz em risco.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: nenhuma força vai impor Presidente

Domingos Simões Pereira diz que nenhuma força pode impor um Presidente da República ao país e pediu calma aos seus apoiantes e ao povo guineense em geral.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau apontado como 8º país mais corrupto

Presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau acusou o Supremo Tribunal de Justiça de "tentativa de obstrução da atividade de fiscalização", afirmando que o país é o oitavo mais corrupto do mundo.
Petróleo

Guiné-Bissau e Senegal juntos no petróleo

A empresa canadiana OP AGC quer iniciar em 2020 a prospeção de petróleo na zona conjunta da Guiné-Bissau e Senegal. A avaliações que permitem saber qual será o impacto ambiental estão em curso.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. MP investiga declarações de Embaló 

O governo da Guiné-Bissau pediu ao Ministério Público que tome medidas que se adequem "à gravidade das declarações" proferidas por Sissoco Embaló, que afirmou que vai tomar posse no dia 27.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Embaló quer tomar posse no dia 27

Umaro Sissoco Embaló diz que vai tomar posse com ou sem o consentimento do parlamento, avisando o líder do parlamento que, caso não queira presidir à cerimónia, o ato será feito pelo vice-presidente.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ruth Monteiro soma novo cargo

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, indicou a ministra da Justiça, Ruth Monteiro, para se ocupar também da pasta dos Negócios Estrangeiros. Em causa está a demissão de Suzi Barbosa.
Guiné-Bissau

Apoiantes de Embaló saúdam desfecho das eleições

A candidatura de Umaro Sissoco Embaló, divulgou um comunicado com partidos e ex-candidatos à presidência a saudar o "desenlace pacífico e definitivo" do processo eleitoral no país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau nega dívida com professores em greve

O ministro da Educação da Guiné-Bissau, Dautarim da Costa, desmentiu hoje os sindicatos dos professores, em greve, negando a existência de dívidas, que justifiquem a greve dos docentes.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Resultado das eleições só na terça

O sufrágio decorreu no passado dia 29 de dezembro e tem estado envolto em polémica porque um dos candidatos, Domingos Simões Pereira, alegou ter existido fraude eleitoral
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CEDEAO avalia situação política 

A missão realiza-se depois de o Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau ordenar à Comissão Nacional de Eleições a repetição do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau quer diminuir mortalidade materna 

A taxa de mortalidade materna e infantil na Guiné-Bissau é uma das mais altas do mundo. A ministra da saúde afirma que é importante reforçar o sistema de saúde e acompanhar as grávidas desde cedo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CNE cancela conferência de imprensa

A Liga dos Direitos Humanos afirma que a "troca de palavras entre instituições" na comunicação social tem de acabar e que se deve privilegiar os "mecanismos institucionais" para resolver conflitos.
Guiné-Bissau

União Africana felicita Sissocó Embaló e Guiné

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, felicitou Sissocó Embalo pela vitória nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau e o povo guineense pela "mobilização exemplar".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo quer repetição de apuramento

Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau ordenou à Comissão Nacional de Eleições a repetição do apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Guiné/Eleições: CNE condena recontagem de votos

A declaração surge a propósito do recurso de contencioso eleitoral que o candidato Domingos Simões Pereira apresentou no Supremo Tribunal, alegando irregularidades no processo de apuramento nacional.
Guiné-Bissau

Ministra da Guiné-Bissau demite-se 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, apresentou a sua demissão. Em causa estão motivos pessoais e políticos, referiu Suzi Barbosa na carta enviada ao primeiro-ministro.
PCP

Pesca. PCP defende cooperação UE-Guiné-Bissau

O eurodeputado João Ferreira defendeu uma colaboração mais estreita entre a UE e a Guiné-Bissau com o objetivo de tornar mais sustentável a exploração do setor da pesca no país africano.
Guiné-Bissau

EUA felicitam Embaló pela vitória na Guiné-Bissau

Os Estados Unidos felicitaram Umaro Sissoco Embaló pela sua eleição como Presidente da Guiné-Bissau e esperam trabalhar em conjunto para a paz, segurança e o crescimento económico de Bissau.
Guiné-Bissau

Ministro: não há razões para crise na Guiné-Bissau

131
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal defendeu que "não há nenhuma razão para qualquer espécie de crise na Guiné-Bissau", mesmo que o poder esteja repartido, apontando Portugal com exemplo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo impedido de julgar eleições

O Supremo Tribunal de Justiça guineense decidiu que sem a ata de apuramento nacional dos resultados não pode conhecer o "mérito da causa" e pede a sua entrega.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente rejeita fraude eleitoral

O Presidente eleito da Guiné-Bissau, general Umaro Sissoco Embaló, afirmou, na cidade da Praia, que o país "não será mais uma república bananeira", rejeitando as denúncias de fraude eleitora.
Guiné-Bissau

Fraude nas eleições da Guiné-Bissau?

O candidato derrotado nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, instou a comunidade internacional a pronunciar-se "com urgência" em relação à alegada fraude eleitoral .
Guiné-Bissau

Guiné. Simões Pereira pede recontagem de votos

O advogado esclareceu que não se está a pedir a anulação das eleições "como dizem os outros", mas " a descoberta da verdade eleitoral", afirmando que cerca de 110 mil votos foram manipulados.
Guiné-Bissau

Guiné. Ministra: presidente da CNE forjou números

A antiga ministra da Administração Territorial afirmou que o presidente da Comissão Nacional de Eleições foi "obrigado pelas Forças Armadas (...) a forjar números e ignorar a soberania popular".
Tráfico de Droga

Guiné. Julgamento sob fortes medidas de segurança

O julgamento dos 12 detidos no âmbito da maior apreensão de cocaína da Guiné-Bissau começa esta terça-feira. Em vigor estão fortes medidas de segurança. Dois dos arguidos estão ainda a monte.
Guiné-Bissau

Maior apreensão de cocaína julgada na Guiné-Bissau

O julgamento do processo relativo à maior apreensão de cocaína feita na Guiné-Bissau, cerca de duas toneladas, tem início esta terça-feira no Tribunal Regional de Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Oposição impugna eleições

A oposição guineense entregou no Supremo o pedido de impugnação com base em alegadas provas de fraude na votação de domingo passado, das quais Sissoco Embaló saiu vencedor com 53,55% dos votos.
Guiné-Bissau

Guiné. Marcelo congratula Sissoco Embaló

Numa nota colocada no site da Presidência portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a vontade de colaborar com Umaro Sissoco Embaló, vencedor das eleições presidenciais na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau elegeu "homem de concórdia nacional"

Umaro Sissoco Embaló prometeu exercer a sua presidência de forma intransigente com a corrupção. No dia em que tomar posse irá apresentar publicamente os seus bens.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embaló vence eleições

Segundo os resultados provisórios da CNE, Umaro Sissoco Embaló venceu as eleições presidenciais da Guiné-Bissau com 53,55 % dos votos. O candidato derrotado admitiu impugnar os resultados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Embaló reivindica vitória

A candidatura de Umaro Sissoco Embaló reivindicou vitória com base nos resultados do seu próprio gabinete político e estratégico. Resultados oficiais serão divulgados quarta-feira.
Rádio Observador

22h. CNE apela à calma na Guiné-Bissau

Comissão Nacional de Eleições recusa as "informações levianas" de fraude eleitoral e apela à responsabilidade dos candidatos à presidência guineense. CPLP fala em dia sereno e "sem surpresas".
Rádio Observador

19h. "Pode haver intervenção militar" na Guiné

O jornalista especializado no continente Africano António Pacheco sublinha que historicamente os resultados eleitorais não são aceites pacificamente. O exército parece estar com o PAIGC.
Guiné-Bissau

Eleições. Urnas já fecharam na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau escolhe este domingo o novo presidente. As urnas fecharam às 17h e a Comissão Eleitoral registou apenas “pequenos incidentes que a polícia resolveu”.
Guiné-Bissau

CPLP otimista sobre as eleições na Guiné-Bissau

O chefe da missão de observação eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa está otimista em relação ao processo de votação para a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Sana Canté denuncia apelos de Embaló

O presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados da Guiné-Bissau afirmou que Umaro Sissoco Embaló tem feito "de forma reiterada e sistemática" apelos à divisão étnica no país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Os riscos da instabilidade

241
Os apelos religiosos e tribais a que vem recorrendo Umaro Sissoco trazem a divisão entre muçulmanos e não muçulmanos e o confronto entre etnias; conflitos aos quais, até hoje, o país foi poupado.
CPLP

Guiné-Bissau. CPLP afasta representação permanente

Pelo menos para já, a CPLP não se quer fazer representar de forma permanente no país. Mas a organização mantém-se em observação às presidenciais a partir desta quinta-feira.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Delgado apoia Embaló

Depois de ter surgido ao lado de Simões Pereira, Justino Delgado mostra-se apoiado por Umaro Sissoco Embalo. Contudo, Delgado apela à união do povo, como quereria Amílcar Cabral.
Guiné-Bissau

Guiné: APU dividida na segunda volta das eleições

Os militantes da Assembleia do Povo Unido em Bissorã, norte do país, estão profundamente divididos com uns a apoiarem Umaro Sissoco Embaló e outros Domingos Simões Pereira.
Guiné-Bissau

CPLP vai observar segunda volta na Guiné-Bissau

A comunidade lusófona vai enviar uma comitiva de 18 observadores chefiada por Oldemiro Baloi para observar a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Homens impõem barreiras a mulheres na Guiné-Bissau

Na Guiné-Bissau rural as mulheres tomam poucas decisões pela pobreza, excesso de trabalho, barreiras masculinas e também pela baixa escolaridade. São dados de um estudo da organização Tiniguena.
Guiné-Bissau

Guiné. Reino Unido pede cautela a turistas 

A instabilidade política que se vive na Guiné-Bissau em vésperas de eleições presidenciais levou o Reino Unido a aconselhar "muito cuidado" aos cidadãos britânicos que queiram visitar o país africano.
Guiné-Bissau

Guiné. Senegal teme eleição de Simões Pereira

Domingos Simões Pereira, candidato à presidência da Guiné, considera que o Senegal pode temer a sua eleição pois pode pôr em causa o acesso senegalês a recursos haliêuticos da Zona Económica Conjunta.
Guiné-Bissau

Simões Pereira fala de tolerância em Bafatá

O candidato à presidência da Guiné-Bissau assistiu à inauguração de uma mesquita em Bafatá, leste do país, onde conversou com os anciões sobre a importância da tolerância religiosa.
Guiné-Bissau

Guiné. Primeiro-ministro ameaça demitir-se

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse que se demite "imediatamente" do cargo caso o candidato Domingos Simões Pereira não vencer a segunda volta das eleições presidenciais.
Eleições

Guiné-Bissau. Disputa final para a presidência

Dois antigos primeiros-ministros guineenses iniciam campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais. Os candidatos têm até ao dia 27 para convencerem os eleitores de que são a melhor opção.
Atletismo

PR condecorou Dabó por "testemunho de humanidade"

443
O Presidente da República condecorou o atleta guineense Braima Dabó "pelo testemunho de humanidade". Dabó cruzou a meta com Jonathan Busby aos ombros.
Jogos Olímpicos

Tóquio 2020: Guiné-Bissau em três modalidades

A Guiné-Bissau espera participar nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas modalidades de judo, luta e atletismo. Só se falharem a qualificação direta é que o país admite participar através de convites.
Guiné-Bissau

Dividido entre a Guiné Bissau e Portugal

136
Prestes a fazer 78 anos, João Dinis chegou à Guiné-Bissau em 1963 para combater na guerra colonial e nunca mais voltou. Tem agora esse sonho, mas "57 anos de Guiné não se esquecem com facilidade".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Simões Pereira e Embaló na 2ª volta

Domingos Simões Pereira obteve a maior percentagem de votos, com 40,3%, não conseguindo vencer na primeira volta. O candidato disputa a segunda volta com Umaro Sissoco Embaló a 29 de dezembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. EUA aplaudem "sucesso da 1ª volta"

A embaixada norte-americana na Guiné elogiou a sociedade civil guineense, a Comissão Nacional de Eleições e as forças de segurança "pelo seu papel positivo" nas eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

CPLP pede ordem na divulgação de resultados

O chefe da missão do observador da CPLP apelou a que seja respeitada a lei no apuramento dos resultados, pedindo também ordem, segurança e tranquilidade durante o processo de divulgação.
António Costa

António Costa espera estabilidade na Guiné-Bissau

António Costa aponta a importância eleições de domingo na Guiné-Bissau e salienta que se deram sem incidentes — um passo importante para a estabilidade do país.
Guiné-Bissau

Forte participação eleitoral na Guiné-Bissau

Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições fala em "afluência massiva" às urnas. Votação para eleger novo Presidente está a decorrer sem incidentes.
Guiné-Bissau

Carlos Gomes Júnior quer tirar Guiné da miséria

O candidato independente às eleições presidências da Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior disse estar confiante na vitória, depois de exercer o seu direito de voto em Bissau.
Guiné-Bissau

Presidente guineense garante respeitar eleições

O Presidente cessante da Guiné e recandidato ao cargo, José Mário Vaz, comprometeu-se a aceitar os resultados das eleições presidenciais deste domingo.
Guiné-Bissau

760 mil escolhem novo presidente na Guiné-Bissau

Mais de 760 mil eleitores são chamados a votar nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, escolhendo entre 12 candidatos quem irá suceder a José Mário Vaz, que se recandidata ao cargo.
Guiné-Bissau

Polícias togoleses reforçam segurança nas eleições

Mais de 100 polícias do Togo chegaram a Bissau entre sexta-feira e hoje para ajudar a garantir a segurança das eleições presidenciais de domingo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. José Mário Vaz critica Santos Silva

José Mário Vaz acusou o chefe da diplomacia portuguesa de falar sem "saber nada" sobre o país. O candidato anunciou ainda que será assinado um acordo para a segunda volta de eleições esta sexta-feira.
Guiné-Bissau

Analistas alertam para radicalização islâmica

Toni Tcheka alertou para a tendência “radicalização islâmica e utilização da religião em proveito próprio”, acusando um candidato de ter "conotações visíveis" com o radicalismo islâmico.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente "afastou ratos que comiam tudo"

A Guiné-Bissau vai a votos no domingo e, durante o penúltimo dia de campanha eleitoral, o presidente cessante, José Mário Vaz, teve centenas de votantes à espera para o ver.
Guiné-Bissau

Guiné: uma eleição decisiva

Na lista de presidenciáveis, o  actual Presidente, José Mário Vaz, vem em quinto. Talvez por isso tenha procurado criar uma situação de instabilidade que pudesse levar ao adiamento sine die da eleição
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau confirma detenção de diplomata

O diplomata é suspeito da prática do crime de violência doméstica, que terá culminado, a 10 de novembro, numa agressão com ácido sulfúrico contra a mulher e o seu atual companheiro.
Guiné-Bissau

Eleições à porta, ameaças de sangue e guerra civil

165
A Guiné-Bissau vai este domingo às urnas para eleger um novo Presidente, mas na campanha eleitoral ouve-se demasiadas vezes falar de ameaças à paz e muito pouco do que alguns candidatos têm a propor.
Crime

Detido diplomata que atirou ácido à cara de homem

A PSP conseguiu finalmente deter o diplomata guineense numa operação de alto risco em que abordou o carro que conduzia. É a segunda tentativa de detenção deste homem que tinha imunidade diplomática.
Guiné-Bissau

MIssão de observação da CPLP está na Guiné-Bissau

A delegação da CPLP que vai observar as eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau conta com 23 elementos da comunidade e já se encontra em solo guineense.
Guiné-Bissau

Nabian não deixará que se "fabriquem presidentes"

"Não deixaremos nunca que se fabriquem presidentes na Guiné-Bissau, têm de ser os filhos da Guiné-Bissau a votarem no Presidente de todos os guineenses", disse o candidato Nuno Nabian.
Guiné-Bissau

Prisão para traficantes com 800kg de cocaína

Três pessoas, duas do Níger e uma do Senegal, foram condenadas a 14 e 15 anos de prisão no âmbito da "Operação Carapau", na Guiné-Bissau. Tinham na sua posse cerca de 800 quilos de cocaína.
Guiné-Bissau

Candidato admite pena de morte para traficantes 

133
O candidato às presidenciais guineenses de 24 de novembro Umaro Sissoco Embaló admitiu à Lusa sugerir a pena de morte para traficantes de droga caso seja eleito Presidente da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Críticas a reforço militar na Guiné sem fundamento

243
Aristides Gomes justifica o aumento das forças militares com as eleições que se aproximam na Guiné-Bissau, e afirmou a importância do apoio da CEDEAO.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU manifesta preocupação

O Conselho de Segurança da ONU manifestou "profunda preocupação com a contínua crise política e institucional e" reafirmou "o seu total apoio à legitimidade do governo de Aristides Gomes".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ciimeira decide este sábado

"Os seis chefes de Estado chegam no sábado e vêm comunicar as decisões da cimeira ao Presidente da República e garantir que o processo se desenvolve como previsto", disse a ministra Susy Barbosa.
Guiné-Bissau

"Criadas condições para desenvolver Guiné-Bissau"

O Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e candidato à sucessão no cargo, afirmou estarem agora reunidas as condições para iniciar o processo de desenvolvimento do país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM Imbali entrega carta de demissão

Faustino Imbali demitiu-se esta sexta-feira do cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau, para que o Presidente possa "reformular a história política" do país.
Furto

Guiné-Bissau era o destino de armas furtadas à PSP

O destino das várias armas e munições que foram furtadas do armeiro da PSP era a Guiné-Bissau. Um dos arguidos tinha em sua posse caixas de munições e cartuchos cujo destino era o país africano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau analisada em cimeira africana

A chefe da diplomacia do governo de Aristides Gomes vai participar na cimeira extraordinária da Comunidade Económica Estados da África Ocidental convocada depois da demissão do governo guineense.
Mundo

Aristides Gomes justifica reforço de segurança

José Mário Vaz é o primeiro-ministro eleito da Guiné-Bissau, mas o governo liderado por Aristides Gomes destituiu-o e nomeou Faustino Imbali, que os órgãos internacionais não reconhecem.
Guiné-Bissau

Conselho de Defesa faz recomendações a Presidente

A Guiné-Bissau vive um momento de grande tensão política, tendo o país neste momento dois governos e dois primeiros-ministros, nomeadamente Aristides Gomes e Faustino Imbali.
Cabo Verde

Cabo Verde ainda paga o "custo" da luta armada

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde falou sobre o país, mas também sobre a situação que se vive na Guiné-Bissau, que considera ainda estar a ter problemas na passagem a estado soberano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pede "respeito e cooperação"

A presidente do Conselho de Segurança do mês de novembro, Karen Pierce, apelou ao Presidente e ao líder do Governo "a resolver as suas diferenças num espírito de respeito e cooperação".
País

Portugal e Guiné-Bissau assinam memorando 

O memorando é na área da Comunicação Social e assenta no “intercâmbio de experiência, de apoio técnico, conteúdos entre os meios de comunicação social, a nível da televisão e da rádio”.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ficheiros eleitorais são fiáveis

Quem o confirma é a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, que efetuou a auditoria. Segundo os auditores o servidor de que dependem as eleições funcionou com fiabilidade.
Guiné-Bissau

Faustino Imbali queixa-se de ingerência exterior

O executivo de Faustino Imbali apela à CEDEAO para uma "correção imediata da abordagem dos membros da sua missão ministerial", acusando-a de ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Perturbar eleições na Guiné-Bissau vai dar sanções

Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) ameaçou aplicar sanções aos políticos guineenses que perturbarem as eleições presidenciais no próximo dia 24.
Guiné-Bissau

CEDEAO em Bissau para mediar crise política

Delegação da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental está na Guiné-Bissau para ajudar a resolver impasse governativo provocado pela existência de dois governos e dois primeiros-ministros.
Guiné-Bissau

ONU rejeita mudança de poder na Guiné-Bissau

315
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao respeito pela data das próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, rejeitando a mudança de poder decidida pelo presidente guineense.
Guiné-Bissau

Guiné: retirada confiança a secretários de Estado

O Governo da Guiné-Bissau, liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, retirou confiança política a dois secretários de Estado que aceitaram integrar o novo executivo.
Guiné-Bissau

Guiné: "apoio pleno" dos EUA a Aristides Gomes

Os EUA declararam apoiar "plenamente" o Governo da Guiné-Bissau liderado por Aristides Gomes e que reconhecem o seu trabalho na luta contra o tráfico de droga, considerando ilegítima a sua demissão.
Guiné-Bissau

Apoiantes de novo Governo querem saída de CEDEAO

Os partidos que suportam o Governo designado pelo presidente da Guiné-Bissau exigem a retirada imediata da Comissão da Comunidade dos Estados da África Ocidental.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR fala em "interesses obscuros"

Nova maioria parlamentar na Guiné-Bissau irá "salvar" o país "das garras de interesses obscuros", afirmou o Presidente da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Aristides Gomes agradece a militares

O governo de Aristides Gomes felicitou a "postura republicana e responsável" das forças de Defesa e Segurança e apelou "a que mantenham a atitude de distanciamento do jogo político".
Guiné-Bissau

PAIGC reafirma caducidade de mandato do Presidente

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, vencedor das eleições legislativas, reafirmou a caducidade do mandato do Presidente guineense, José Mário Vaz.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Campanha pode arrancar no sábado

A Guiné-Bissau tem eleições marcadas para 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, prevista para 29 de dezembro. Na campanha eleitoral vão participar 12 candidatos.
Guiné-Bissau

Aristides Gomes mantém-se como primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau diz que vai manter o cargo apesar de ter sido exonerado pelo Presidente do país. Aristides Gomes afirma que "só sai se for pela via da força".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo acusa PR de desordem

O Presidente da República da Guiné-Bissau foi acusado pelo governo de querer interromper eleições e responsabilizado "por todas as consequências que poderão resultar desestabilizar o país".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Sanções para quem perturbar eleições

A decisão de aplicar sanções a quem perturbar o processo para as eleições presidenciais de 24 de novembro foi tomada pela CEDEAO na sequência do decreto presidencial que destituiu o governo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Decisão de PR considerada ilegal

A CEDEAO expressou "grande preocupação pela evolução recente da situação política na Guiné-Bissau" e reiterou "todo o seu apoio ao primeiro-ministro Aristides Gomes e ao seu governo".
Guiné-Bissau

CPLP vai tomar posição face à Guiné-Bissau

Na segunda-feira o Presidente José Mário Vaz demitiu o primeiro-ministro daquele país, Aristides Gomes. Contudo, o ex-primeiro-ministro está no Palácio do Governo e rejeita a demissão.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Demitido governo de Aristides Gomes

O governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, foi esta segunda-feira demitido na reunião do Conselho de Estado, que disse a José Mário Vaz que as eleições não podem ser adiadas.
Guiné-Bissau

PR guineense inicia Conselho de Estado sem PM

José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau, iniciou uma reunião extraordinária do Conselho de Estado sem a presença do primeiro-ministro. Na reunião estão presentes sete conselheiros.
Guiné-Bissau

Conselhos de Estado. PM guineense recusa presença

"Não fui convocado até agora. E mesmo que recebesse um convite não ia, porque eu já disse que o Conselho de Estado, tal como existe hoje, é caduco", defendeu Aristides Gomes.
Guiné-Bissau

Presidente guineense adia Conselho de Estado

O Conselho de Estado marcado para esta segunda-feira foi adiado pelo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para data a determinar.
Mundo

ONU apela à calma nas eleições na Guiné-Bissau

A missão da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, durante as eleições, terminou com um morto e pelo menos três feridos. As Nações unidas apelam agora à calma e serenidade.
Guiné-Bissau

Morte de manifestante não ocorreu com a polícia

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, garante que a morte de uma pessoa relacionada com um protesto em Bissau não ocorreu devido a confronto físico com as forças policiais
Guiné-Bissau

Um morto em manifestação não autorizada em Bissau

Um homem morreu este sábado durante uma manifestação não autorizada na capital guineense, Bissau, disse à agência Lusa fonte policial.
Guiné-Bissau

Três feridos em protesto não autorizado em Bissau

Três pessoas ficaram feridas este sábado durante uma tentativa de manifestação dispersada pela polícia em Bissau, disseram fontes hospitalares à agência Lusa.
Guiné-Bissau

Polícia usa gás lacrimogéneo em protesto em Bissau

A polícia guineense dispersou com gás lacrimogéneo uma tentativa de manifestação em Bissau, organizada por partidos da oposição e apoiantes de dois candidatos independentes às eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Eleições na Guiné-Bissau: UE apela a esforço

"O Governo [da Guiné-Bissau] não deve poupar-se a quaisquer esforços para organizar a primeira volta das eleições presidenciais em 24 de novembro", apelou a União Europeia.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU confiante em eleições livres

A ONU está confiante que a Guiné-Bissau vai conseguir eleger todos os seus órgãos de soberania legítimos. Após as eleições a missão da ONU termina, mas a presença no país mantém-se.
Banco Mundial

Doing Business 2020: Guiné-Bissau melhora posição

A Guiné-Bissau melhorou uma posição face à classificação do ano passado do índice do Banco Mundial, passando de 175º para 174º e foi o único país lusófono a conseguir melhorar a posição.
Mundo

Guiné-Bissau acusa PR de tirar proveito do país

O Governo da Guiné-Bissau diz que não compreende porque é que o presidente procura prejudicar a estabilidade do país. José Mário Vaz acusou Umaro Sissoco Embaló de tentar um golpe de estado.
Guiné-Bissau

Governo. Tranquilidade total na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro guineense Aristides Gomes denunciou no Facebook uma tentativa de golpe de estado que procurava impedir as eleições. O governo veio agora assegurar que o país está tranquilo.
Guiné-Bissau

ONU está a monitorizar situação na Guiné-Bissau

"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Madem-15 nega acusação a Embaló

"Condenamos qualquer tentativa de subversão do poder democrático. Somos democratas, não pactuamos com vandalismos e violência", afirmou Braima Camará.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Primeiro-ministro denuncia golpe

A denúncia foi feita numa publicação na página do Facebook do primeiro-ministro da Guiné-Bissau. O ato "conduziria à prisão do primeiro-ministro, assim como de alguns ministros", escreveu.
A página está a demorar muito tempo.