Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Má campanha de caju afetou receitas

O primeiro-ministro disse que a campanha de caju deste ano na Guiné-Bissau está longe das expetativas e que o Estado já perdeu cerca de 21 milhões de euros este ano devido aos atrasos registados.
Corrupção

Guiné-Bissau. Ministro critica corrupção no país

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares guineense disse que a situação no país é demonstrativa do "elevado grau" de corrupção que impera na Guiné-Bissau.
Pobreza

35% dos guineenses em pobreza extrema em 2050

A percentagem de habitantes da Guiné-Bissau em pobreza extrema vai diminuir dos atuais 58% para 35% em 2050. Dados são da Fundação Bill e Melinda Gates, citados pelo Wall Street Journal.
Guiné-Bissau

EUA apoiam legislativas na Guiné-Bissau

Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira um apoio às eleições legislativas da Guiné-Bissau, previstas para 18 de novembro, no valor de 200 mil dólares (cerca de 171 mil euros).
Guiné-Bissau

Queda de árvore mata cinco pessoas na Guiné-Bissau

Cinco pessoas morreram este sábado devido à queda de um poilão (árvore de grande porte) num povoado da ilha de Caravela, no sul da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné. PM explica atrasos no recenseamento

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau explicou esta quarta-feira aos partidos políticos com assento parlamentar os atrasos no recenseamento eleitoral, numa reunião de mais de três horas.
Guiné-Bissau

Portugal forma guineenses no cultivo de caju

O projeto tem a duração de 18 meses e os mil agricultores serão selecionados nas regiões de Oio e Cacheu, no norte e Biombo no nordeste da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Eleições vão dominar Guiné-Bissau até 2019

Eleições legislativas na Guiné-Bissau, previstas para 18 de novembro, vão marcar a atualidade política e social do país até ao final do ano, bem como 2019, ano da realização das presidenciais.
Guiné-Bissau

"Guerra política é melhor que guerras armadas"

332
Líder do segundo maior partido da Guiné, Alberto Nambeia, pede ajuda de Portugal para fiscalizar o processo eleitoral. Em entrevista ao Observador diz que "ninguém quer voltar aos tempos do sangue".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM garante eleições a 18 de novembro

Em entrevista na Sede da ONU, Aristides Gomes disse que o processo eleitoral está atrasado, mas explicou: "neste momento, já temos todas as condições humanas e a maior parte das condições materiais".
Crime

Família atacada em aldeia da Guiné-Bissau

Populares de uma aldeia no nordeste da Guiné-Bissau, assassinaram um homem idoso, espancaram a sua mulher e violaram a filha de 24 anos, por consideram que o progenitor era um feiticeiro.
Guiné-Bissau

PM guineense discursa perante ONU

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau discursa perante o Conselho de Segurança da ONU, antevendo-se que apele à rapidez no desbloqueamento de fundos para as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

PR guineense expectante com financiamento chinês

O Presidente da Guiné-Bissau viajou para Pequim para participar na cimeira África-China, que vai decorrer a 3 e 4 de setembro, com a expectativa de financiamento chinês ao país no horizonte.
Cabo Verde

PJ de Cabo Verde apreende 50.000 comprimidos

Segundo um comunicado da PJ de Cabo Verde, os 49.180 comprimidos estavam dissimulados no interior de caixas de esferovite, com marisco congelado e malas de viagens.
Guiné-Bissau

PJ da Guiné-Bissau apreende madeira para tráfico

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau apreendeu dois camiões com madeira para venda ilegal, anunciou o diretor-adjunto da força policial.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Falta de fundos ameaça eleições

Perante a falta de financiamento, a CNE solicitou ao Governo o "desbloqueamento com carácter de urgência de fundos requisitados pela Comissão Nacional de Eleições, relativa à primeira tranche".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PRS duvida da realização de eleições

O Partido da Renovação Social manifestou hoje ter "sérias dúvidas" quanto à realização de eleições legislativas a 18 de novembro e acusou o primeiro-ministro de "distração e incompetência".
Guiné-Bissau

ONU considera que Guiné-Bissau está estável

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 18 de novembro, depois de um período de uma grave crise política. Segundo a ONU, há condições para as eleições se realizarem.
Guiné-Bissau

Guiné. Governo chega a acordo com jornalistas

O memorando de entendimento a que a Lusa teve acesso é composto por 19 pontos a serem cumpridos pelo Governo guineensee incluem a compra de viaturas.
Guiné-Bissau

PM guineense garante eleições em novembro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau garantiu esta sexta-feira que as eleições legislativas vão decorrer a 18 de novembro e que o recenseamento vai começar a 23 deste mês.
Guiné-Bissau

Guiné condenada a pagar à família de Nino Viera

174
O antigo Presidente guineense João "Nino" Vieira foi assassinado em 2009, horas depois de o chefe das Forças Armadas do país, ter sido morto. Até agora, ninguém foi condenado pelos assassínios.
Guiné-Bissau

Guiné pode rever fronteira marítima com Senegal

Zamora Induta defendeu à Lusa ser fundamental que o país coloque em cima da mesa a redefinição da fronteira marítima com o Senegal antes de qualquer discussão sobre a partilha do petróleo.
Guiné-Bissau

Grupo vietnamita compra caju produzido em Bissau

Um memorando assinado entre o Governo da Guiné-Bissau e o grupo vietnamita T&T acordou a venda de 150 mil a 200 mil toneladas de castanha de caju por ano.
Guiné-Bissau

Giné-Bissau tem 5 espécies de tartarugas marinhas

283
A pequena ilha do Poilão, no arquipélago dos Bijagós, com pouco mais que dois quilómetros quadrados, é o santuário das tartarugas verde, oliva, de escamas, de couro e a cabeçuda.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau aumenta salário mínimo para 75 euros 

Um acordo entre o Governo e os Sindicatos vai possibilitar um aumento do salário mínimo de 46 euros para os 75 euros,
Guiné-Bissau

Pescadores guineenses acusados de roubo no mar

O capitão dos portos da Guiné-Bissau, Sigá Batista, acusou esta terça-feira os pescadores de roubarem faróis e balizas de navegação, o que disse colocar em perigo as embarcações nos mares do país.
Guiné-Bissau

Guiné. Empresários não conseguem exportar caju

Há mais de 20 dias que os contentores carregados com castanha de caju aguardam por ordens de embarque em navios no porto de Bissau. Os exportadores queixam-se da "falta de respostas".
Guiné-Bissau

Guiné. ONU confiante na realização de eleições

O presidente da configuração para a Guiné-Bissau na comissão das Nações Unidas para a consolidação da paz disse à Lusa que está confiante na realização de eleições legislativas a 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Líder do parlamento denuncia tráfico de droga

O líder do parlamento guineense denunciou a existência de tráfico de droga no país e pediu que se acabe com o que disse ser um negócio que deve ser parado, mas não citou situações concretas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau pede nova partilha de recursos

Cidadãos guineenses lançaram um manifesto dirigido ao Presidente do país para propor uma nova partilha de recursos petrolíferos e haliêuticos que existem na zona de exploração conjunta com o Senegal.
Guiné-Bissau

Recenseamento eleitoral na Guiné já tem data

O Governo da Guiné-Bissau fixou as datas de 23 de agosto a 23 de setembro para o recenseamento de eleitores e reafirmou a sua determinação em realizar eleições legislativas no dia 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Portugal disponível apoiar eleições

António Costa declarou que Portugal está disponível para "assegurar todo o apoio humano, técnico e financeiro" à realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau precisa de três milhões para eleições

O Presidente da Guiné Bissau disse que o país pretende "pedir o apoio dos pares" para colmatar "a brecha que ainda existe a nível do orçamento" para a realização das eleições.
Guiné-Bissau

ONU quer CPLP "mais robusta" na Guiné-Bissau

O representante das Nações Unidas para a Guiné Bissau defendeu uma representação "mais robusta" da comunidade lusófona em Bissau.
Guiné-Bissau

CPLP devia evoluir além da cultura e língua

Aristides Gomes defende que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa "devia evoluir para além" do aspeto que dominou a criação da organização, que é a promoção da cultura e língua.
Guiné-Bissau

Bissau. Inaugurado centro de alerta de conflitos

José Mário Vaz disse que a inauguração do centro é o reforço do empenho da comunidade da África Ocidental na luta contra os males que afetam o continente e o mundo em geral.
Guiné-Bissau

PR guineense estará presente no fórum China-África

O embaixador da China na Guiné-Bissau confirmou a presença do Presidente guineense no fórum China-África e afirmou que o país africano atribui "grande importância" ao encontro a realizar em Pequim.
Guiné-Bissau

Portugal e Guiné-Bissau analisam cooperação

Representantes dos governos de Portugal e da Guiné-Bissau analisam em Bissau o Programa Estratégico de Cooperação 2015-2020, visando, entre outros, desenvolver projetos em prol da paz.
Guiné-Bissau

Guiné. Ex-PM diz ser "talvez mais sério" que PR

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que "talvez seja mais sério" que o Presidente do país com quem debate publicamente o paradeiro de um cheque de cerca de um milhão de dólares.
Guiné-Bissau

Guiné acompanha implementação de parceria com ONU

O Governo guineense iniciou esta quarta-feira uma série de visitas a várias regiões do país para acompanhar a implementação do Quadro de Parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas.
Guiné-Bissau

Ministro guineense nega acusações de agricultores

O ministro do Comércio guineense negou as acusações de vários agricultores do país que o responsabilizam pelo "mau preço" na compra do principal produto agrícola e de exportação da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Recursos naturais representam 30% da riqueza

Um estudo desenvolvido pelo Banco Mundial concluiu que 30% da riqueza da Guiné-Bissau provem diretamente dos recursos naturais, constituindo-se um caso raro no mundo.
Teatro

Cartas entre Amílcar Cabral e a mulher vão à cena

377
A correspondência trocada entre Amílcar Cabral e Maria Helena, sua primeira mulher, constituem o universo da peça "Cartas", que vai estar em cena na Escola de Mulheres, no Clube Estefânia, em Lisboa.
Guiné-Bissau

Guiné. Disponível dinheiro de apoio às vítimas

152
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau anunciou que o Governo já disponibilizou 35 milhões de francos (cerca de 53 mil euros) para ajudar as vítimas do mau tempo, registado na quarta-feira.
Guiné-Bissau

Guiné precisa de 850 mil euros para reabilitação

A Proteção Civil da Guiné-Bissau estimou hoje em um milhão de dólares (cerca de 850 mil euros) os custos para reabilitar as habitações e outros edifícios danificados pelo temporal.
Guiné-Bissau

Agricultores guineenses responsabilizam ministro

Os agricultores guineenses responsabilizaram esta sexta-feira o ministro do Comércio da Guiné-Bissau, Vicente Fernandes, pelo "mau preço" a que está a ser vendida a castanha de caju.
Guiné-Bissau

Temporal faz três mortos na Guiné-Bissau

Os ventos e as chuvas fortes que fustigaram a Guiné-Bissau na quarta-feira provocaram três mortos e destruíram 859 habitações em vários locais do país, segundo um novo balanço oficial.
Guiné-Bissau

Portugal estuda eventual apoio à Guiné-Bissau

Uma equipa técnica portuguesa esteve durante dois dias na Guiné-Bissau para analisar a possibilidade de apoio ao recenseamento eleitoral no país para as eleições legislativas de 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundo Saudita aprova 12,8 milhões

Segundo o Governo guineense, o Fundo Saudita para o Desenvolvimento disponibilizou o apoio "para contribuir para o setor agrícola guineense, como forma de melhorar a dieta alimentar das populações".
Guiné-Bissau

PM guineense à procura de apoio para eleições

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, chegou à Guiné Equatorial para contactos com as autoridades equato-guineenses para tentar obter mais apoio para as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné. Bastonário dos advogados acusa magistrados

O bastonário da ordem dos advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, queixou-se de um alegado esquema de "venda de despachos" por magistrados do Ministério Público.
Guiné-Bissau

ONU promete ajuda para eleições na Guiné-Bissau

O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o brasileiro José Viegas Filho, anunciou a mobilização internacional para apoiar financeiramente as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné. EUA investem 33 milhões em castanha de caju

Embaixador dos EUA na Guiné anunciou que o governo vai investir 33 milhões de euros "para fortalecer a cadeia de valor da castanha de caju no Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Corrupção a "corroer a economia" 

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, advertiu que a corrupção está a "corroer a economia" e não deixa avançar o país e remeteu a resolução do problema para o poder judicial.
Guiné-Bissau

Portugal ajuda Guiné-Bissau a registar eleitores

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, anunciou que Portugal irá ajudar o país no registo de cidadãos eleitores e que "dentro de dias" chegará a Bissau uma equipa técnica nesse sentido.
Guiné-Bissau

Marrocos dá 20 toneladas de bens de 1ª necessidade

172
O rei de Marrocos, Mohamed Abdenabaui, enviou para a Guiné-Bissau 20 toneladas de alimentos de primeira necessidade por ocasião do Ramadão, que termina esta semana.
Rui Rio

Rui Rio dança "à Marcelo" na Guiné Bissau

Há dois anos, Marcelo deu show numa escola portuguesa de Moçambique a dançar junto dos alunos. Agora foi Rio quem acompanhou crianças guineenses na dança. Foi mais discreto, mas deu um toque de twist.
Guiné-Bissau

Guiné. Central sindical confirma greve geral

Central sindical da Guiné-Bissau confirmou, esta segunda-feira, a greve geral entre terça e quinta-feira. Funcionários da função pública reivindicam um reajuste salarial.
Guiné-Bissau

Rui Rio quer portugueses a ajudar turismo da Guiné

Rui Rio disse esta segunda-feira, em Bissau, onde se encontra a realizar uma visita de três dias, que a Guiné-Bissau é um país "onde os empresários portugueses podem vir a ter um papel importante".
Guiné-Bissau

Guiné. Saneamento das finanças já permite investir

O saneamento das finanças públicas que está a ser realizado pelo Governo guineense já permitiu investir em infraestruturas e na campanha agrícola, disse o primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
10 de junho

Rui Rio celebra Dia de portugal na Guiné-Bissau

O presidente do PSD escolheu a Guiné-Bissau para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Rio tem visita marcada entre 10 e 12 de junho. Já a líder do CDS escolheu Paris.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau satisfeito com decisão do FMI

O Fundo Monetário Internacional aprovou na sexta-feira a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares e alargou o período de intervenção até 2019.
Eleições

PM da Guiné-Bissau apela a otimismo para eleições

Aristides Gomes pediu a atores políticos que sejam otimistas, já que, garantiu, haverá meios para as próximas eleições legislativas. Primeiro-ministro diz que ocorrerão em clima de transparência.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)