Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Bissau. Presidente da CEDEAO vai analisar eleições

Jean-Claude Kassi Brou é recebido esta manhã pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, e pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes. A CEDEAO tem estado a mediar a crise política na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU entrega material eleitoral à CNE

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau recebeu esta quinta-feira da ONU 3.100 cabines de voto, 440 urnas eleitorais e 462 tampas de urnas. As eleições estão previstas para 10 de março.
Guiné-Bissau

Bissau pede responsabilidade cívica nas eleições

A organização de eleições legislativas de 10 de março já atingiu "velocidade de cruzeiro" e foram recenseados mais de 95% dos eleitores previstos, de acordo com o primeiro-ministro guineense.
Guiné-Bissau

Bissau. Professores e Governo chegam a acordo

Após quatro meses em greve, os professores das escolas públicas da Guiné-Bissau anunciaram que vão retomar as aulas esta quarta-feira, depois de terem chegado a acordo com o governo sobre os salários.
Eleições

Milhões de africanos vão às urnas em 2019

Este ano, está prevista a realização de eleições presidenciais, legislativas e regionais em 21 países e uma região autónoma, no total dos 54 países independentes do continente africano.
FIFA

FIFA quer investir no futebol guiniense

O presidente da FIFA disse esta segunda-feira que pretende investir no futebol na Guiné-Bissau, através de vários projetos que serão desenvolvidos nos próximos meses.
Guiné-Bissau

Guiné tem duas propostas para Património Imaterial

Os processos para as duas candidaturas à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura já estão em andamento, tendo o Governo solicitado assistência de peritos internacionais.
Guiné-Bissau

Campanha eleitoral começa a 16 de fevereiro

A campanha eleitoral para as legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau vai decorrer entre 16 de fevereiro e 8 de março. A publicação dos resultados definitivos terá lugar entre 14 e 17 de março.
Educação

Bissau. Maior liceu perde quase metade dos alunos

O diretor do liceu Kwame N'Krumah, o maior da capital guineense, disse que aquele estabelecimento de ensino perdeu nos últimos anos quase metade dos alunos devido às sucessivas greves dos professores.
Guiné-Bissau

PR guineense apela ao voto nas eleições de março

José Mário Vaz apelou para o voto nas eleições legislativas de 10 de março, sublinhando que a vontade que vai ser expressa nas urnas deverá ser fator de estabilidade e unidade.
África

Guiné. PR defende referendo constitucional em 2019

José Mário Vaz defende a realização de um referendo que possibilite a revisão constitucional em 2019. O objetivo é acabar com as divergências entre as instituições e criar estabilidade política.
Guiné-Bissau

Bissau. ONU não vai tolerar atrasos nas eleições 

O Conselho de Segurança da ONU anunciou esta sexta-feira que não irá aceitar mais atrasos nas eleições legislativas da Guiné-Bissau e lamentou o atraso no recenseamento eleitoral.
Guiné-Bissau

Bissau. Legislativas marcadas para 10 de março

Após uma certa indecisão sobre as possíveis datas apontadas para realizar as eleições legislativas na Guiné-Bissau, o presidente guineense, José Mário Vaz, anunciou que serão a 10 de março de 2019.
Guiné-Bissau

Japão dá apoio monetário às eleições da Guiné

O ciclo eleitoral na Guiné-Bissau, legislativas e presidenciais, está orçado 7,6 milhões de dólares e contaram com o apoio financeiro de vários países e organizações internacionais.
Educação

Guiné-Bissau altera Estatuto da Carreira Docente

Os professores estão em greve há quase três meses, o que tem impedido que milhares de jovens frequentem as aulas. Os sindicatos reivindicam alterações ao Estatuto para corrigir anomalias.
Guiné-Bissau

Motoristas em greve por Governo não cumprir acordo

A greve dos motoristas da Guiné-Bissau reivindica melhores estradas, melhores condições de circulação e exige garantias de que as multas que pagam vão efetivamente para os cofres do Estado.
Eleições

Guiné-Bissau conclui recenseamento eleitoral

O recenseamento termina em polémica com trocas de acusações entre as várias entidades envolvidas no processo e quando o Ministério Público realiza uma investigação por alegadas irregularidades.
Guiné-Bissau

Bissau. Detidos 4 sindicalistas por aliciamento 

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve 4 sindicalistas por suspeitas de terem recebido carros pagos pelo Presidente da República do país. Detidos vão a tribunal nesta quarta-feira.
Guiné-Bissau

Bissau. Governo quer eleições a 17 de fevereiro

O primeiro-ministro guineense propôs a realização das próximas eleições legislativas para dia 17 de fevereiro. Além desta data, foram apresentadas propostas para os dias 24 de fevereiro e 10 de março.
Guiné-Bissau

PRS apresenta programa eleitoral

"Lantanda Guiné" (expressão em crioulo que quer dizer levantar a Guiné) foi apresentada na sexta-feira à noite em Bissau, perante dirigentes, militantes do PRS e convidados nacionais e estrangeiros.
Guiné-Bissau

Bissau. Retomados trabalhos para recenseamento 

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral da Guiné-Bissau retomou os trabalhos de apoio ao recenseamento eleitoral para as próximas eleições, após uma semana de suspensão por ordem do MP.
Guiné-Bissau

Português exige 135 mil euros ao Governo guineense

O empresário português Daniel Faria exige que o governo guinense pague cerca de 135 mil euros pela deslocação da seleção de futebol para Brazzaville em 2016 e por despesas do estágio em Lisboa.
Guiné-Bissau

Atividade económica guineense abranda

Segundo o Conselho Nacional de Crédito a economia guineense desacelerou devido à diminuição do volume das exportações da castanha de caju, em comparação com o ano de 2017.
Guiné-Bissau

Bissau vai marcar legislativas até dia 22

O Presidente da Guiné-Bissau vai marcar a data das eleições legislativas antes do dia 22, altura em que vai participar na cimeira de líderes da comunidade da África Ocidental.
Guiné-Bissau

Recenseamento: Bissau levanta suspensão no GTAPE

O Ministério Público vai permanecer a assistir e a fiscalizar o processo até à sua conclusão e salientou que devem ser fornecidas aos representantes dos partidos políticos todas as informações.
Guiné-Bissau

Guiné. CEDEAO quer eleições até final de janeiro

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental pediu a realização de eleições legislativas guineenses até final de janeiro e que a data seja conhecida até dia 22 de dezembro.
Guiné-Bissau

Missão da CEDEAO visa garantir legislativas

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria disse que a missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental em Bissau para "dialogar" e garantir legislativas.
Governo

Guiné-Bissau. Partidos políticos são ouvidos hoje

José Mário Vaz vai reunir-se com os partidos para analisar o processo eleitoral em curso, que aumentou a tensão política no país, principalmente por causa dos atrasos no recenseamento eleitoral.
Fome

Guiné e São Tomé com altos níveis de desnutrição

Segundo dados revelados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Guiné-Bissau e São Tomé e Princípe são os países que apresentar níveis mais elevados de desnutrição da CPLP.
Guiné-Bissau

Principal hospital da Guiné sem reservas de sangue

O principal Hospital da Guiné-Bissau, o Hospital Nacional Simão Mendes, está com falta de reservas de sangue e pediu o reforço de dadores voluntários em todo o país, já que o número tem diminuído.
Guiné-Bissau

Governo guineense pede libertação do GTAPE

O primeiro-ministro guineense pediu ao Ministério Público do país para libertar as instalações do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, para que o recenseamento eleitoral prossiga.
Guiné-Bissau

PGR guineense diz não ter suspendido recenseamento

A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau referiu em comunicado, que apenas ordenou a suspensão dos trabalhos no servidor principal do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.
Nações Unidas

Missão da ONU na Guiné-Bissau pode chegar ao fim

O relatório considera que a Guiné-Bissau se tem "mantido submersa num estado de instabilidade política crónica que poderá tornar-se mais volátil durante as eleições".
Guiné-Bissau

UE e Galp levam gás a casa de 130 mil guineenses

O projeto Fumu Kaba é financiado em 90% pela União Europeia e em 10% pela Galp e pretende incentivar os guineenses a deixar de utilizar o carvão para cozinhar os alimentos e passar a usar gás.
Guiné-Bissau

CNE guineense preocupada com recenseamento

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estavam inicialmente marcadas para dia 18 de novembro mas os atrasos no recenseamento eleitoral, levaram ao seu adiamento.
Guiné-Bissau

Presidente promete cumprir legalidade nas eleições

A semana passada, técnicos nigerianos que apoiam o processo de recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau foram impedidos de entrar no GTAPE e o Ministério Público decidiu suspendê-lo.
Guiné-Bissau

Missão a Bissau para analisar eleições é adiada

A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental chegaria a Bissau depois de o Ministério Público ter ordenado a suspensão do recenseamento eleitoral em curso por suspeitas de fraude.
Guiné-Bissau

PAIGC pede demissão do PGR atual

O PAIGC quer a demissão do Procurador-Geral da República e do comandante da polícia da Guiné-Bissau, após a suspensão do recenseamento eleitoral pelo Ministério Público.
Guiné-Bissau

Missão da CEDEAO chega a Bissau segunda-feira

Segunda-feira chega à Guiné-Bissau uma missão ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental para analisar os preparativos para a realização de eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Governo Guiné-Bissau condena atos políciais

O Governo decidiu também instituir uma "comissão de inquérito para o apuramento das circunstâncias que determinaram a atuação dos agentes de segurança e eventuais responsabilidades".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau suspende recenseamento eleitoral

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estavam marcadas para 18 de novembro, mas foram adiadas devido a problemas técnicos e financeiros que impediram que o recenseamento eleitoral começasse.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau garante recenseamento transparente

O primeiro-ministro guineense garantiu que o recenseamento eleitoral decorre de forma transparente e que as eleições legislativas serão realizadas de forma justa e livre.
Guiné-Bissau

Bactéria da tuberculose africana em estudo

129
Um grupo de investigadores da Universidade do Porto anunciou o lançamento de um projeto para estudar a bactéria da tuberculose africana, caracterizada por ser "menos severa".
Guiné-Bissau

Eleições. Bissau recebe apoio de missão da Nigéria

A missão da Nigéria tem em vista o trabalho de "transferência de competências" na consolidação dos dados do recenseamento eleitoral e na produção de listas provisórias e cadernos eleitorais.
Guiné-Bissau

ONU e Guiné-Bissau doam 500 árvores 

Um grupo de voluntários das Nações Unidas e do Comité Nacional de Voluntariado da Guiné-Bissau entregam 500 árvores a habitantes de dois bairros de Bissau, para uma zona de quebra-vento.
Guiné-Bissau

Partidos guineenses fazem exigências ao Presidente

Os partidos políticos exigem, em primeiro lugar, do "primeiro-ministro e do Presidente da República a demissão imediata da ministra da Administração Territorial.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau exportou 147 mil toneladas de caju

O Inspetor-geral do Comércio da Guiné-Bissau salientou que nenhum agricultor tem castanha de caju para vender e que o preço mais praticado foi de cerca de 0,76 cêntimos de euro por quilograma.
Partidos e Movimentos

Guiné-Bissau. Partidos pedem demissão de Ministra

Os partidos alegam irregularidades no recenseamento eleitoral em curso no país por parte da ministra. O Presidente guineense marcará nova data das legislativas após recenseamento estar completo.
Guiné-Bissau

Presidente guineense quer investimento português

José Mário Vaz, manifestou quarta-feira apoio aos empresários portugueses interessados em apostar no país, salientando que este é o momento certo para investir na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Portugal nega pressões sobre Guiné-Bissau

Baciro Djá, que ocupou o cargo de chefe do Governo em 2015 e 2016, afirmou num comício na aldeia de K3 que foi demitido por pressões do executivo português sobre o Presidente guineense.
Guiné-Bissau

Baciro Djá diz que foi demitido de PM por pressões

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau Baciro Djá alega que foi demitido do cargo de chefe de governo por pressões de vários chefes de Estado, nomeadamente pressões de Portugal.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau: há mais de 700 mil recenseados

O número de recenseados na Guiné-Bissau já ultrapassou os 700 mil, disse o ministro da Presidência e do Conselho de Ministros do país. Já o INE estima cerca de 886 mil eleitores recenseados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau emite passaportes de 2.800 cidadãos

Foi dado início a uma operação especial para emitir passaportes aos cerca de 2.800 cidadãos guineenses residentes em Angola.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau promulga Regulamento da Lei da Terra

O Regulamento Geral da Lei da Terra esteve durante 20 anos a ser discutido, apesar de ter sido aprovado pelo Conselho de Ministros a 22 de novembro de 2017 e assumido pelo atual Governo a 5 de junho.
Relações Internacionais

UE e Guiné-Bissau chegam acordo sobre pescas

À luz do novo acordo de pesca, a UE pagará à Guiné-Bissau 15,6 milhões de euros anuais durante cinco anos. No anterior acordo, Bissau recebia 9,5 milhões de euros anuais.
Guiné-Bissau

Diáspora guineense denuncia violação de direitos 

O Fórum da Diáspora para o Diálogo e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau escreveu uma carta onde relata situações de abusos de direitos de cidadãos estrangeiros em Angola.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Recenseados 552 mil cidadãos

Foram inscritos até ao último domingo, 552 mil cidadãos. O recenseamento de potenciais eleitores para as legislativas na Guiné-Bissau "decorre normalmente e em ritmo aceitável".
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC anuncia coligações para legislativas

As eleições legislativas na Guiné-Bissau deveriam ter lugar no dia 18 deste mês. Contudo, o Governo já admitiu que não será possível, tendo em conta atrasos no recenseamento de potenciais eleitores.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente exonera ministro do Interior

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou esta sexta-feira o ministro do Interior, Mutaro Djaló, a pedido do primeiro-ministro, sem apontar os motivos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau sem antirretrovirais há 3 meses

A presidente da rede nacional das associações de pessoas com HIV disse à agência Lusa que há cerca de quatro meses que se assiste a uma ruptura no fornecimento de antirretrovirais aos infetados.
Guiné-Bissau

PRS pede civismo aos partidos na Guiné-Bissau

O presidente do Partido de Renovação Social afirmou que não há tribalismo na Guiné-Bissau, apelou ao civismo e aos partidos políticos guineenses a fazerem uma campanha eleitoral sem ataques pessoais.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente promove 5 novos generais 

O Presidente guineense, José Mário Vaz, promoveu esta quarta-feira cinco oficiais das Forças Armadas a postos de generais, anunciou a presidência na sua página do Facebook.
Guiné-Bissau

UE espera eleições sem atrasos na Guiné-Bissau

A UE reconhece que a atualização do recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau é fundamental, mas diz também que sejam feitos todos os esforços para que não sofram "atrasos desnecessários".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)