Guiné-Bissau
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Simões Pereira e Embaló na 2ª volta

Domingos Simões Pereira obteve a maior percentagem de votos, com 40,3%, não conseguindo vencer na primeira volta. O candidato disputa a segunda volta com Umaro Sissoco Embaló a 29 de dezembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. EUA aplaudem "sucesso da 1ª volta"

A embaixada norte-americana na Guiné elogiou a sociedade civil guineense, a Comissão Nacional de Eleições e as forças de segurança "pelo seu papel positivo" nas eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

CPLP pede ordem na divulgação de resultados

O chefe da missão do observador da CPLP apelou a que seja respeitada a lei no apuramento dos resultados, pedindo também ordem, segurança e tranquilidade durante o processo de divulgação.
António Costa

António Costa espera estabilidade na Guiné-Bissau

António Costa aponta a importância eleições de domingo na Guiné-Bissau e salienta que se deram sem incidentes — um passo importante para a estabilidade do país.
Guiné-Bissau

Forte participação eleitoral na Guiné-Bissau

Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições fala em "afluência massiva" às urnas. Votação para eleger novo Presidente está a decorrer sem incidentes.
Guiné-Bissau

Carlos Gomes Júnior quer tirar Guiné da miséria

O candidato independente às eleições presidências da Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior disse estar confiante na vitória, depois de exercer o seu direito de voto em Bissau.
Guiné-Bissau

Presidente guineense garante respeitar eleições

O Presidente cessante da Guiné e recandidato ao cargo, José Mário Vaz, comprometeu-se a aceitar os resultados das eleições presidenciais deste domingo.
Guiné-Bissau

760 mil escolhem novo presidente na Guiné-Bissau

Mais de 760 mil eleitores são chamados a votar nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, escolhendo entre 12 candidatos quem irá suceder a José Mário Vaz, que se recandidata ao cargo.
Guiné-Bissau

Polícias togoleses reforçam segurança nas eleições

Mais de 100 polícias do Togo chegaram a Bissau entre sexta-feira e hoje para ajudar a garantir a segurança das eleições presidenciais de domingo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. José Mário Vaz critica Santos Silva

José Mário Vaz acusou o chefe da diplomacia portuguesa de falar sem "saber nada" sobre o país. O candidato anunciou ainda que será assinado um acordo para a segunda volta de eleições esta sexta-feira.
Guiné-Bissau

Analistas alertam para radicalização islâmica

Toni Tcheka alertou para a tendência “radicalização islâmica e utilização da religião em proveito próprio”, acusando um candidato de ter "conotações visíveis" com o radicalismo islâmico.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente "afastou ratos que comiam tudo"

A Guiné-Bissau vai a votos no domingo e, durante o penúltimo dia de campanha eleitoral, o presidente cessante, José Mário Vaz, teve centenas de votantes à espera para o ver.
Guiné-Bissau

Guiné: uma eleição decisiva

Na lista de presidenciáveis, o  actual Presidente, José Mário Vaz, vem em quinto. Talvez por isso tenha procurado criar uma situação de instabilidade que pudesse levar ao adiamento sine die da eleição
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau confirma detenção de diplomata

O diplomata é suspeito da prática do crime de violência doméstica, que terá culminado, a 10 de novembro, numa agressão com ácido sulfúrico contra a mulher e o seu atual companheiro.
Guiné-Bissau

Eleições à porta, ameaças de sangue e guerra civil

165
A Guiné-Bissau vai este domingo às urnas para eleger um novo Presidente, mas na campanha eleitoral ouve-se demasiadas vezes falar de ameaças à paz e muito pouco do que alguns candidatos têm a propor.
Crime

Detido diplomata que atirou ácido à cara de homem

A PSP conseguiu finalmente deter o diplomata guineense numa operação de alto risco em que abordou o carro que conduzia. É a segunda tentativa de detenção deste homem que tinha imunidade diplomática.
Guiné-Bissau

MIssão de observação da CPLP está na Guiné-Bissau

A delegação da CPLP que vai observar as eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau conta com 23 elementos da comunidade e já se encontra em solo guineense.
Guiné-Bissau

Nabian não deixará que se "fabriquem presidentes"

"Não deixaremos nunca que se fabriquem presidentes na Guiné-Bissau, têm de ser os filhos da Guiné-Bissau a votarem no Presidente de todos os guineenses", disse o candidato Nuno Nabian.
Guiné-Bissau

Prisão para traficantes com 800kg de cocaína

Três pessoas, duas do Níger e uma do Senegal, foram condenadas a 14 e 15 anos de prisão no âmbito da "Operação Carapau", na Guiné-Bissau. Tinham na sua posse cerca de 800 quilos de cocaína.
Guiné-Bissau

Candidato admite pena de morte para traficantes 

133
O candidato às presidenciais guineenses de 24 de novembro Umaro Sissoco Embaló admitiu à Lusa sugerir a pena de morte para traficantes de droga caso seja eleito Presidente da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Críticas a reforço militar na Guiné sem fundamento

243
Aristides Gomes justifica o aumento das forças militares com as eleições que se aproximam na Guiné-Bissau, e afirmou a importância do apoio da CEDEAO.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU manifesta preocupação

O Conselho de Segurança da ONU manifestou "profunda preocupação com a contínua crise política e institucional e" reafirmou "o seu total apoio à legitimidade do governo de Aristides Gomes".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ciimeira decide este sábado

"Os seis chefes de Estado chegam no sábado e vêm comunicar as decisões da cimeira ao Presidente da República e garantir que o processo se desenvolve como previsto", disse a ministra Susy Barbosa.
Guiné-Bissau

"Criadas condições para desenvolver Guiné-Bissau"

O Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e candidato à sucessão no cargo, afirmou estarem agora reunidas as condições para iniciar o processo de desenvolvimento do país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM Imbali entrega carta de demissão

Faustino Imbali demitiu-se esta sexta-feira do cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau, para que o Presidente possa "reformular a história política" do país.
Furto

Guiné-Bissau era o destino de armas furtadas à PSP

O destino das várias armas e munições que foram furtadas do armeiro da PSP era a Guiné-Bissau. Um dos arguidos tinha em sua posse caixas de munições e cartuchos cujo destino era o país africano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau analisada em cimeira africana

A chefe da diplomacia do governo de Aristides Gomes vai participar na cimeira extraordinária da Comunidade Económica Estados da África Ocidental convocada depois da demissão do governo guineense.
Mundo

Aristides Gomes justifica reforço de segurança

José Mário Vaz é o primeiro-ministro eleito da Guiné-Bissau, mas o governo liderado por Aristides Gomes destituiu-o e nomeou Faustino Imbali, que os órgãos internacionais não reconhecem.
Guiné-Bissau

Conselho de Defesa faz recomendações a Presidente

A Guiné-Bissau vive um momento de grande tensão política, tendo o país neste momento dois governos e dois primeiros-ministros, nomeadamente Aristides Gomes e Faustino Imbali.
Cabo Verde

Cabo Verde ainda paga o "custo" da luta armada

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde falou sobre o país, mas também sobre a situação que se vive na Guiné-Bissau, que considera ainda estar a ter problemas na passagem a estado soberano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pede "respeito e cooperação"

A presidente do Conselho de Segurança do mês de novembro, Karen Pierce, apelou ao Presidente e ao líder do Governo "a resolver as suas diferenças num espírito de respeito e cooperação".
País

Portugal e Guiné-Bissau assinam memorando 

O memorando é na área da Comunicação Social e assenta no “intercâmbio de experiência, de apoio técnico, conteúdos entre os meios de comunicação social, a nível da televisão e da rádio”.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ficheiros eleitorais são fiáveis

Quem o confirma é a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, que efetuou a auditoria. Segundo os auditores o servidor de que dependem as eleições funcionou com fiabilidade.
Guiné-Bissau

Faustino Imbali queixa-se de ingerência exterior

O executivo de Faustino Imbali apela à CEDEAO para uma "correção imediata da abordagem dos membros da sua missão ministerial", acusando-a de ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Perturbar eleições na Guiné-Bissau vai dar sanções

Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) ameaçou aplicar sanções aos políticos guineenses que perturbarem as eleições presidenciais no próximo dia 24.
Guiné-Bissau

CEDEAO em Bissau para mediar crise política

Delegação da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental está na Guiné-Bissau para ajudar a resolver impasse governativo provocado pela existência de dois governos e dois primeiros-ministros.
Guiné-Bissau

ONU rejeita mudança de poder na Guiné-Bissau

315
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao respeito pela data das próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, rejeitando a mudança de poder decidida pelo presidente guineense.
Guiné-Bissau

Guiné: retirada confiança a secretários de Estado

O Governo da Guiné-Bissau, liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, retirou confiança política a dois secretários de Estado que aceitaram integrar o novo executivo.
Guiné-Bissau

Guiné: "apoio pleno" dos EUA a Aristides Gomes

Os EUA declararam apoiar "plenamente" o Governo da Guiné-Bissau liderado por Aristides Gomes e que reconhecem o seu trabalho na luta contra o tráfico de droga, considerando ilegítima a sua demissão.
Guiné-Bissau

Apoiantes de novo Governo querem saída de CEDEAO

Os partidos que suportam o Governo designado pelo presidente da Guiné-Bissau exigem a retirada imediata da Comissão da Comunidade dos Estados da África Ocidental.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR fala em "interesses obscuros"

Nova maioria parlamentar na Guiné-Bissau irá "salvar" o país "das garras de interesses obscuros", afirmou o Presidente da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Aristides Gomes agradece a militares

O governo de Aristides Gomes felicitou a "postura republicana e responsável" das forças de Defesa e Segurança e apelou "a que mantenham a atitude de distanciamento do jogo político".
Guiné-Bissau

PAIGC reafirma caducidade de mandato do Presidente

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, vencedor das eleições legislativas, reafirmou a caducidade do mandato do Presidente guineense, José Mário Vaz.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Campanha pode arrancar no sábado

A Guiné-Bissau tem eleições marcadas para 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, prevista para 29 de dezembro. Na campanha eleitoral vão participar 12 candidatos.
Guiné-Bissau

Aristides Gomes mantém-se como primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau diz que vai manter o cargo apesar de ter sido exonerado pelo Presidente do país. Aristides Gomes afirma que "só sai se for pela via da força".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo acusa PR de desordem

O Presidente da República da Guiné-Bissau foi acusado pelo governo de querer interromper eleições e responsabilizado "por todas as consequências que poderão resultar desestabilizar o país".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Sanções para quem perturbar eleições

A decisão de aplicar sanções a quem perturbar o processo para as eleições presidenciais de 24 de novembro foi tomada pela CEDEAO na sequência do decreto presidencial que destituiu o governo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Decisão de PR considerada ilegal

A CEDEAO expressou "grande preocupação pela evolução recente da situação política na Guiné-Bissau" e reiterou "todo o seu apoio ao primeiro-ministro Aristides Gomes e ao seu governo".
Guiné-Bissau

CPLP vai tomar posição face à Guiné-Bissau

Na segunda-feira o Presidente José Mário Vaz demitiu o primeiro-ministro daquele país, Aristides Gomes. Contudo, o ex-primeiro-ministro está no Palácio do Governo e rejeita a demissão.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Demitido governo de Aristides Gomes

O governo liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, foi esta segunda-feira demitido na reunião do Conselho de Estado, que disse a José Mário Vaz que as eleições não podem ser adiadas.
Guiné-Bissau

PR guineense inicia Conselho de Estado sem PM

José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau, iniciou uma reunião extraordinária do Conselho de Estado sem a presença do primeiro-ministro. Na reunião estão presentes sete conselheiros.
Guiné-Bissau

Conselhos de Estado. PM guineense recusa presença

"Não fui convocado até agora. E mesmo que recebesse um convite não ia, porque eu já disse que o Conselho de Estado, tal como existe hoje, é caduco", defendeu Aristides Gomes.
Guiné-Bissau

Presidente guineense adia Conselho de Estado

O Conselho de Estado marcado para esta segunda-feira foi adiado pelo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para data a determinar.
Mundo

ONU apela à calma nas eleições na Guiné-Bissau

A missão da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, durante as eleições, terminou com um morto e pelo menos três feridos. As Nações unidas apelam agora à calma e serenidade.
Guiné-Bissau

Morte de manifestante não ocorreu com a polícia

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, garante que a morte de uma pessoa relacionada com um protesto em Bissau não ocorreu devido a confronto físico com as forças policiais
Guiné-Bissau

Um morto em manifestação não autorizada em Bissau

Um homem morreu este sábado durante uma manifestação não autorizada na capital guineense, Bissau, disse à agência Lusa fonte policial.
Guiné-Bissau

Três feridos em protesto não autorizado em Bissau

Três pessoas ficaram feridas este sábado durante uma tentativa de manifestação dispersada pela polícia em Bissau, disseram fontes hospitalares à agência Lusa.
Guiné-Bissau

Polícia usa gás lacrimogéneo em protesto em Bissau

A polícia guineense dispersou com gás lacrimogéneo uma tentativa de manifestação em Bissau, organizada por partidos da oposição e apoiantes de dois candidatos independentes às eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Eleições na Guiné-Bissau: UE apela a esforço

"O Governo [da Guiné-Bissau] não deve poupar-se a quaisquer esforços para organizar a primeira volta das eleições presidenciais em 24 de novembro", apelou a União Europeia.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU confiante em eleições livres

A ONU está confiante que a Guiné-Bissau vai conseguir eleger todos os seus órgãos de soberania legítimos. Após as eleições a missão da ONU termina, mas a presença no país mantém-se.
Banco Mundial

Doing Business 2020: Guiné-Bissau melhora posição

A Guiné-Bissau melhorou uma posição face à classificação do ano passado do índice do Banco Mundial, passando de 175º para 174º e foi o único país lusófono a conseguir melhorar a posição.
Mundo

Guiné-Bissau acusa PR de tirar proveito do país

O Governo da Guiné-Bissau diz que não compreende porque é que o presidente procura prejudicar a estabilidade do país. José Mário Vaz acusou Umaro Sissoco Embaló de tentar um golpe de estado.
Guiné-Bissau

Governo. Tranquilidade total na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro guineense Aristides Gomes denunciou no Facebook uma tentativa de golpe de estado que procurava impedir as eleições. O governo veio agora assegurar que o país está tranquilo.
Guiné-Bissau

ONU está a monitorizar situação na Guiné-Bissau

"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Madem-15 nega acusação a Embaló

"Condenamos qualquer tentativa de subversão do poder democrático. Somos democratas, não pactuamos com vandalismos e violência", afirmou Braima Camará.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Primeiro-ministro denuncia golpe

A denúncia foi feita numa publicação na página do Facebook do primeiro-ministro da Guiné-Bissau. O ato "conduziria à prisão do primeiro-ministro, assim como de alguns ministros", escreveu.
Guiné-Bissau

PR acusa Governo de desvio de dinheiro

Recandidato nas eleições presidenciais, José Mário Vaz acusa o atual Governo de financiar campanhas eleitorais com dinheiro do Estado. Estão em causa 16 milhões de euros.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Guiné-Bissau

ONU investe 55 milhões de euros na Guiné

Plano estratégico do Programa Alimentar Mundial prevê erradicar a fome e má nutrição na Guiné-Bissau até 2030, estimando um investimento de 55 milhões de euros até 2024.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Supremo rejeita 7 candidaturas

O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau admitiu 12 candidaturas e rejeitou outras sete com base no favoritismo dos candidatos. As eleições presidenciais decorrem a 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR e o "combate" à corrupção

Presidente e candidato à reeleição, José Mário Vaz destaca que colocar o "dinheiro do Estado no cofre do Estado" é o maior desafio na Guiné-Bissau. Maior até do que o tráfico de droga, diz.
CPLP

Simões Pereira diz que houve recuo da CPLP

636
O candidato às presidenciais guineenses Domingos Simões Pereira lamentou que tenha havido nos últimos anos "um certo recuo" e "perda de presença e de influência" da CPLP na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Candidatos guineenses apresentam-se em Lisboa

Três candidatos à presidência da Guiné Bissau apresentam-se ao eleitorado em Lisboa, no próximo domingo. As eleições estão marcadas para 24 de novembro e vão estar no boletim 19 nomes.
Guiné-Bissau

Bissau. Oposição critica missão internacional

O Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau criticou a missão conjunta da comunidade internacional, lamentando que tenha apenas retomado considerações já feitas pela CEDEAO.
Guiné-Bissau

Bissau. Órgãos em preparativos para eleições

Missão da CEDEAO, União Africana, ONU e CPLP chegou no domingo na Guiné-Bissau e tem previsto encontros com autoridades políticas guineenses, partidos políticos e candidatos às eleições presidenciais.
Guiné-Bissau

Bissau. Presidente acusa PAIGC de instabilidade

Presidente acusou o PAIGC, partido mais votado, de tentar criar instabilidade, o governo de falta de cooperação institucional e o PM de o ter impedido de participar na Assembleia-Geral da ONU.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Greve suspensa devido a eleições

No total foram submetidas para apreciação no Supremo 19 candidaturas às presidenciais. Magistrados decidiram suspender a greve para exigir a aplicação da lei sobre o novo estatuto remuneratório.
Guiné-Bissau

Desabamento de varandas faz seis mortos

As vítimas são pessoas que se encontravam abrigadas debaixo das varandas do prédio, na zona da Chapa de Bissau, num momento em que chovia, precisou a responsável.
Guiné-Bissau

Mulheres para a Paz pedem eleições pacíficas

A Rede das Mulheres para a Paz e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental pediu que as eleições presidenciais na Guiné-Bissau decorram de forma pacífica.
Guiné-Bissau

Umaro Sissoco Embaló critica PM guineense

O candidato às presidenciais na Guiné-Bissau criticou a presença do atual líder do Governo, Aristides Gomes, por participar em ações de campanha do líder do PAIGC, também candidato.
Guiné-Bissau

FMI irá avaliar vulnerabilidades de Guiné-Bissau

Missão dará especial ênfase ao combate à corrupção e irá abordar questões ligadas ao risco orçamental, à transparência na gestão das contas públicas, à macroeconomia e às reformas estruturais.
Guiné-Bissau

Londres: polícia investiga homicídio de guineense

O homicídio de um homem de 29 anos, natural da Guiné-Bissau, em Londres, no sábado, está a ser investigado pelas autoridades, confirmou a polícia da capital britânica.
Guiné-Bissau

Guiné: ano letivo sob ameaças de novas greves

O ministro da Educação da Guiné-Bissau, Dautarim da Costa, abriu esta segunda-feira formalmente o ano letivo, numa altura em que pairam no ar novas ameaças de greves dos professores.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com perspetivas económicas favoráveis

A diretora nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau disse que perspetivas económicas do país são favoráveis pelo programa de investimento público e campanha de caju.
Narcotráfico

Narcotráfico. Portugal quer ajudar Guiné-Bissau

João Gomes Cravinho disse aguardar pela estabilização da Guiné-Bissau para apoiar as Forças Armadas do país nas funções de soberania e impedir que o território seja utilizado para o narcotráfico.
Nações Unidas

Guiné-Bissau. ONU promete transição "suave" 

Rosine Sorri-Cloulibaly chegou a semana passada ao país. E garantiu "que a ONU está a trabalhar para uma transição suave, envolvendo o Governo", para fechar a missão da organização no país.
Guiné-Bissau

Eleições Guiné-Bissau. Segunda volta em dezembro

A decisão de mudar a data para 29 de dezembro foi tomada depois de uma revisão do cronograma. Um cronograma inicial divulgado à imprensa dava conta que a segunda volta se realizaria em 5 de janeiro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pede segurança nas eleições

O Conselho de Segurança da ONU declarou que as eleições presidenciais na Guiné-Bissau deverão ser o fim de um ciclo político instável e devem garantir segurança e inclusão.
Guiné-Bissau

Guiné. Candidato pede unidade e reconciliação

O presidente e candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde às eleições presidenciais da Guiné-Bissau pediu reconciliação aos guineenses.
Guiné-Bissau

PJ da Guiné pede mais condições para travar drogas

A diretora Filomena Mendes lembrou que o tráfico de droga ameaça a soberania da Guiné-Bissau e que são precisas mais condições de trabalho para o travar.
Guiné-Bissau

Recordista de caiaque escreve guia sobre Guiné

Depois de descer o rio Cuanza em caiaque, inscrevendo o feito no Guinness, o italo-britânico Óscar Scafidi vai continuar as suas aventuras pelos países lusófonos e quer escrever um guia sobre a Guiné.
Guiné-Bissau

Ministra apela a uma reforma da Justiça

A ministra da Justiça da Guiné-Bissau afirma que a impunidade e a corrupção na justiça são uma realidade e que é preciso reformar o setor para deixar um país às gerações futuras.
Guiné-Bissau

PM responsabilizado por entrada de cocaína

O PRS da Guiné-Bissau pediu às instâncias judiciais para instaurarem um processo-crime contra o primeiro-ministro, Aristides Gomes, classificando a introdução de drogas no país de "sistemática".
Mundo

Guiné e Venezuela: 9 novas áreas de cooperação

As nove áreas de cooperação incluem formação, segurança, agricultura, energia e saúde. Resta agora "identificar projetos específicos para avançar", disse Yuri Pimentel Moura.
Guiné-Bissau

Bissau promove programa de crescimento económico

Eixos incluem a promoção do crescimento económico, ações para a melhoria das infraestruturas, segurança, política externa, interação com a diáspora e a preservação do ambiente.
Guiné-Bissau

Mais dois detidos na operação "Navarra"

No âmbito da operação que levou à apreensão de quase duas toneladas de cocaína no norte de Guiné-Bissau já tinham sido detidos três colombianos, quatro guineenses e um maliano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau apreende quase 2 toneladas de cocaína

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu mais 1.605 quilogramas de cocaína, elevando para 1.869 quilogramas a totalidade daquele produto confiscado na operação "Navarra".
Guiné-Bissau

Bissau. PJ apreende 264 quilogramas de cocaína

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu cerca de 264 quilogramas de cocaína, no valor de cerca de 4,6 milhões de euros, e deteve oito pessoas no âmbito da operação "Navarra".
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau vai recandidatar-se

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, aceitou "com orgulho e honra" esta quinta-feira o pedido feito pelos seus apoiantes para se recandidatar ao cargo.
Guiné-Bissau

Guiné. Funcionário vendia bolsas de estudo

Segundo a Polícia Judiciária, o funcionário contactava estudantes, a quem o Ministério da Educação tinha atribuído uma bolsa de estudo, para as vender.
Cabo Verde

CPLP e Cabo Verde visitam Bissau em setembro

Bissau pretende aproveitar visita de MNE de Cabo Verde para "passar em revista e analisar estado de implementação" de todos acordos existentes entre os dois países "e projetar novas possibilidades".
Futebol

Mundial. Bissau com 10 'portugueses' na seleção

A Guiné-Bissau chamou 10 futebolistas que alinham em Portugal para a visita a São Tomé e Príncipe, no dia 4 de setembro, para as pré-eliminatórias para o Mundial de 2022, a disputar no Qatar.
Guiné-Bissau

Bissau. Domingos Pereira é candidato à presidência

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira, foi eleito candidato do partido às eleições presidenciais, que acontecem em 24 de novembro.
Guiné-Bissau

EUA quer ajudar Guiné-Bissau a realizar eleições

Embaixador dos EUA para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, disse que o seu país está disponível para apoiar as autoridades guineenses na organização das eleições presidenciais, a 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau procura consolidar registo eleitoral

Cidadãos foram impedidos de votar nas eleições legislativas devido a falhas técnicas registadas durante o recenseamento eleitoral, que levaram a que o seu nome não constasse nos cadernos eleitorais.
Guiné-Bissau

Alunos da UBI levam internet à Guiné-Bissau

680
Alunos da Universidade da Beira Interior estão a ajudar a comunidade de Cumura, nordeste da Guiné-Bissau, no acesso à internet, através da formação de cerca de 50 professores da escola local.
Guiné-Bissau

Guiné. Ex-Primeiro Ministro candidato a presidente

Sissoco Embaló acabou por ser o único candidato escrutinado já que os outros dois não se encontravam fisicamente na sala da reunião. Presidenciais ocorrem a 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Bissau: visita de MNE é simbólica para o país

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou esta sexta-feira que a visita do seu homólogo português "reveste-se de um simbolismo extraordinário, político e histórico".
Guiné-Bissau

Golfo da Guiné. 78 casos de pirataria registados

Pirataria, imigração ilegal, pesca ilegal e a poluição fazem parte dos desafios. "Questão do ambiente também deve ser considerada", disse o secretário executivo-adjunto da Comissão do Golfo da Guiné.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Guiné-Bissau

Carlos Gomes Júnior concorre às presidenciais

O antigo primeiro-ministro guineense Carlos Gomes Júnior anunciou que é candidato independente às eleições presidenciais de 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné pede apoio a Portugal para "refundar" ensino

O pedido de apoio é motivado pelas semelhanças entre os sistemas do ensino dos dois países e também pelo interesse comum no desenvolvimento da língua portuguesa.
Futebol

Capitão Zezinho renuncia à seleção da Guiné-Bissau

José Mendes Lopes, Zezinho, atualmente com 26 anos justificou a sua renúncia aos 'djurtus', que representou durante nove anos para se concentrar nos trabalhos da sua equipa.
Eleições Presidenciais

Guiné. Líder do parlamento candidato a presidente

Cipriano Cassamá afirmou ainda que convidará o presidente do PAIGC para primeiro-ministro. O presidente da Assembleia Nacional Popular desdramatizou qualquer adversário vindo do próprio PAIGC.
Guiné-Bissau

Novo PGR da Guiné-Bissau garante independência

"Garanto à sociedade, aos funcionários do Ministério Público, total independência, total objetividade, total imparcialidade no exercício destas funções.", afirmou o novo procurador-geral da República.
Drogas

Apreendida cocaína em voo proveniente de Lisboa

Os 10 quilogramas de cocaína estavam dissimulados em roupa de cama. O diretor nacional adjunto da PJ, Domingos Correia, confirmou que ninguém foi detido até ao momento.
Augusto Santos Silva

Santos Silva saúda novo Governo guineense

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, disse Santos Silva. O novo Governo foi nomeado pelo PR guineense.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo é sonho concretizado, diz PR

Novo Governo guineense já tomou posse. José Mário Vaz diz que a nomeação é um sonho concretizado. Salientou também que os membros do executivo têm agora uma difícil tarefa.
Guiné-Bissau

CEDEAO quer novo governo em Bissau até 03 de julho

Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exigiram que o novo Governo da Guiné-Bissau tome posse até 03 de julho.
Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau pede opinião para continuar 

José Mário Vaz cumpriu cinco anos de mandato e enfrenta uma resolução do parlamento que defende a sua cessação imediata de funções e substituição pelo presidente da mesma instituição.
Guiné-Bissau

PR da Guiné pede preservação da paz e liberdade

"Quero que haja unidade, coesão e solidariedade entre nós filhos da Guiné-Bissau. O que é importante é respeitar as leis da República porque só assim é que podemos caminhar direito", disse Mário Vaz.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau retira poderes ao Presidente

A maioria dos deputados da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau aprovou a resolução que afasta José Mário Vaz das funções constitucionais do Presidente da República.
Guiné-Bissau

MNE espera esclarecimentos de presidente da Guiné

Augusto Santos Silva referiu que Lisboa viu “com surpresa” que o PR da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, não tenha dado posse ao governo proposto no domingo pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Assassinato

Ex-cônsul honorário da Guiné em Luanda assassinado

134
José Isaac Monteiro da Silva tinha sido atingido com três tiros por desconhecidos na terça-feira de manhã. Acabou por morrer no domingo na clínica da capital angolana onde estava internado.
Guiné-Bissau

Uma mãe doente às mãos dos filhos “doutores”

243
A mãe querida, a Guiné-Bissau, mulher de duas mamas, não aguenta mais automedicação falhada sob pena de se precipitar da situação de coma induzido onde se encontra para a autodestruição e morte certa.
Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira: "Nome sem condições"

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, explicou em carta enviada ao PAIGC por que razões recusou o nome de Domingos Simões Pereira para o cargo de primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Coordenador do Madem-G15 abdicou de candidatura

Braima Camará, do Madem-G15, desistiu de ser candidato ao cargo de segundo vice-presidente do parlamento. Decisão pode ser solução para a crise política na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR recusa nome para chefe do governo

As eleições legislativas realizaram-se a 10 de março, mas o Presidente só na sexta-feira passada começou a ouvir os partidos para indigitar o primeiro-ministro. E agora recusou o nome dado pelo PAIGC.
Guiné-Bissau

CEDEAO faz avaliação política a Bissau

Apesar de já ter marcado as eleições presidenciais para novembro, o Presidente guineense continua sem indigitar o primeiro-ministro e nomear o governo, mais de três meses depois das legislativas.
Guiné-Bissau

PR da Guiné Bissau já pediu nome de candidato a PM

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde recebeu a carta do Presidente da Guiné-Bissau para indicar o nome do candidato ao cargo de primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR discute eleições com partidos

José Mário Vaz vai receber 49 partidos políticos com e sem assento parlamentar. Cada partido terá cinco minutos para discutir presidenciais. O povo guineense exige eleições de forma urgente há meses.
Guiné-Bissau

Madem-G15 acusa Portugal e Angola de interferência

O Madem-G15 apela às autoridades de Portugal e Angola "a absterem-se de ingerir nos assuntos internos do nosso país e respeitarem a soberania, as leis e as instituições da República da Guiné-Bissau".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente promete nomeação de PM

José Mário Vaz diz que ainda não nomeou o primeiro-ministro devido devido ao impasse da eleição para a mesa da Assembleia Nacional Popular. Povo quer nomeação urgente.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau recebe partidos 

Passados três meses desde as eleições legislativas, o Presidente da Guiné-Bissau vai receber os partidos políticos com assento parlamentar. Audiências vão decorrer entre as 10h e as 12h locais.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau recebe partidos

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai receber na sexta-feira os partidos políticos com assento parlamentar, mais de três meses depois de realizadas as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com nova central fotovoltaica

O governante da da Guiné-Bissa adiantou que a central fotovoltaica que vai ser construída a partir de julho, em Gardete, tem um prazo de construção de 18 meses.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Deputados invadem mesa do parlamento

Deputados do Partido de Renovação Social Social e do Movimento para a Alternância Democrática invadiram a mesa do Parlamento durante uma sessão. Ao fim de cerca de 40 minutos, a sessão foi retomada.
Guiné-Bissau

Guiné: nomeação do Governo não deve ser atrasada

A chefe da diplomacia da União Europeia defendeu que o problema da eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular na Guiné-Bissau "não deve atrasar a nomeação do novo primeiro-ministro".
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Ainda não há Governo, e sem razões

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.
Futebol

Angola vs Guiné Bissau, em Penafiel, joga-se dia 8

O jogo entre Angola e Guiné-Bissau de preparação para a Taça Africana das Nações (CAN) de futebol de 2019, previsto para 10 de junho, foi antecipado.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Sem risco de golpe de Estado"

O general Biaguê Na Ntan disse que "o povo da Guiné-Bissau pode dormir tranquilo nas suas casas, sem ameaças de nada", afastando "qualquer cenário de um golpe de Estado" no país.
Guiné-Bissau

PAIGC faz ultimato a Presidente guineense

O chefe de Estado da Guiné-Bissau termina o seu mandato a 23 de junho, mas três meses depois das eleições legislativas ainda não indigitou o primeiro-ministro que vai permitir a formação do governo.
Guiné-Bissau

Madem acusa Portugal de atuar de "forma ignorante"

169
O Governo português manifestou preocupação com o atraso na nomeação de um governo na Guiné-Bissau e Camará respondeu dizendo que Portugal "está a atuar de uma forma muito ignorante".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva lamenta comunicado adulterado 

193
Portugal manifestou "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau" num comunicado. Circulou dias depois no Facebook uma versão adulterada do comunicado.
Rapto

Suspeitos de rapto de filho de embaixador detidos

Três homens e uma mulher, com idades entre os 40 e os 49 anos, foram detidos pela suspeita de "prática do rapto de um cidadão da Guiné-Bissau". A vítima é filho do embaixador daquele país.
Manifestações

Guiné-Bissau. Partidos na rua pedem PM

É o terceiro protesto dos partidos que detêm 54 dos 102 deputados do Parlamento. Em causa está atraso do Presidente em nomear um primeiro-ministro para liderar o governo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Pedido de eleições e novo PM

A Comissão Nacional de Eleições propôs a realização de eleições presidenciais a 3 de novembro. O povo guineese acusa o Governo de desrespeitar "necessidades coletivas" de vários setores.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau retira competências a ministros

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau justifica o pedido de exoneração do ministro da Agricultura e do ministro do Interior por envolvimento em "atos moral e juridicamente censuráveis".
Guiné-Bissau

CPLP acompanha com "preocupação" situação na Guiné

O secretário executivo da CPLP disse que a situação da Guiné-Bissau "é complexa", considerando que não há condições para a visita de altos responsáveis da organização ao país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM pede exoneração de ministros

Aristides Gomes acusa o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, de desviar arroz doado pela China e o ministro do Interior de ter impedido a execução da ordem de detenção de Santos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Rejeitada providência sobre eleição 

O Movimento para a Alternância Democrática elegeu o seu líder para o cargo de 2.º vice-presidente da mesa do hemiciclo. Braima Camará não merece, no entanto, a confiança dos deputados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente escolhido em novembro

A nomeação do primeiro-ministro e a formação de um novo Governo no país africano têm sido condicionadas pelo impasse político. O mandato do atual chefe de Estado termina a 23 de junho.
Fundo Monetário Internacional

Guiné-Bissau. Economia sob stresse, diz FMI

O país africano teve despesas que não previa, o défice e a dívida pública estão a aumentar e há falta de pagamento de salários. O FMI aponta como solução contenção de despesas e financiamento.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vive novo impasse político

A Guiné-Bissau está a viver um novo impasse político, dois meses depois de realizadas as eleições legislativas de 10 de março. Nomeação do novo primeiro-ministro ainda não se verificou.
Guiné-Bissau

Mulheres empresárias pedem mais apoio à CPLP 

Munira Jauad considera que a CPLP tem a importante missão de apoiar o empreendedorismo feminino. Jauad quer a criação de fundos de créditos especializados para as mulheres empresárias.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau combate tráfico de migrantes

A medida procura proteger os direitos dos migrantes e aumentar a cooperação da Guiné-Bissau com outros países. A lei vai ainda adaptar a legislação do país à tendência do tráfico de migrantes.
Guiné-Bissau

Guiné. PR e aliados acusados de criarem tensão

Guiné-Bissau teve eleições a 10 de março e quase dois meses depois ainda não tem primeiro-ministro, nem um novo Governo. Este impasse político começou logo após a tomada de posse dos novos deputados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CEDEAO pede investidura de Governo

O país africano vive um impasse político desde 18 de abril. A delegação quer "encontradas soluções através de um diálogo franco e construtivo entre os atores" e pede urgente implementação do Governo.
Guiné-Bissau

PAIGC defende formação de Governo 

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde pretende a formação de um Governo. O partido quer defender a liberdade conquistada e fazer respeitar a lei.
Guiné-Bissau

OMS declara Guiné-Bissau livre de poliomielite

A OMS felicita o Ministério da Saúde da Guiné-Bissau pelo "feito histórico". O país ficou livre de poliomielite, uma infeção que pode provocar a paralisia infantil.
Guiné-Bissau

MP guineense ordena devolução de arroz apreendido

O Ministério Público da Guiné-Bissau ordenou à PJ guineense a devolução dos sacos de arroz apreendidos na quinta do ministro da Agricultura, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
A página está a demorar muito tempo.