439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

PAIGC integra Governo de iniciativa presidencial 

"Vão haver eleições e nós temos de estar presentes", garantiu o dirigente do PAIGC, Manuel dos Santos, após o Presidente guineense ter dissolvido parlamento na semana passada e marcado legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PAIGC confirma congresso

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde disse que o congresso vai mesmo acontecer apesar das três tentativas falhadas da sua realização. Em causa está o futuro político do país.
Guiné-Bissau

PR guineense acusado de causar instabilidade

A sociedade civil da Guiné-Bissau responsabiliza o chefe de Estado pela "crise política artificial" criada no país. O PR é acusado de ter "dificuldades" em respeitar os princípios constitucionais.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau diz querer mudar o país 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar comprometido em continuar a trabalhar para mudar o país após a decisão do Presidente de dissolver o parlamento.
Guiné-Bissau

Guiné. PR dissolve parlamento e marca eleições

O chefe de Estado guineense dissolveu o parlamento e marcou as legislativas para 18 de dezembro, tendo decidido manter o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, e o vice-primeiro-ministro, Soares Sambu.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Dissolver parlamento "não é solução"

"Ideia da dissolução do parlamento porque estamos em face de assuntos que são fraturantes não é uma solução", defende o presidente do PAIGC, para quem o debate é a melhor solução para o conflito.
Guiné-Bissau

PR vai dissolver o parlamento da Guiné-Bissau

O Presidente da República da Guiné-Bissau disse esta sexta-feira que vai dissolver o parlamento por existir "uma crise entre os partidos políticos". O chefe de Estado vai reunir com os partidos.
Guiné-Bissau

MNE condena ataque a deputado Agnelo Regala

O Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou hoje o ato de violência contra o deputado guineense Agnelo Regala que no sábado sofreu um ataque junto à sua residência em Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Luta política prejudica jornalistas

Indira Baldé, presidente do Sindicato de Jornalistas e dos Técnicos da Comunicação Social guineense, afirma que a luta política tem prejudicado o exercício do jornalismo no país.
Crime

Português detido em Bissau por suspeita de burla

O Ministério Público requereu a prisão preventiva do português, suspeito de receber avultadas somas de dinheiro sob promessas de visto para Portugal. O suspeito foi detido na posse de 100 passaportes.
Coronavírus

Guiné-Bissau com zero casos positivos de Covid-19

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau revela que a quarta vaga do vírus Omicron traduziu-se em muitas infeções, mas em poucos óbitos em relação a outras variantes que o país enfrentou.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau terá livro sobre a luta de libertação

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deu posse à comissão que vai escrever em livro a história da luta armada pela libertação a partir de factos ocorrido também nos outros países.
Tribunal Penal Internacional

TPI pede adesão da Guiné-Bissau a Estatuto de Roma

Piotr Hofmanski defende que com esta adesão a Guiné-Bissau mostra o seu compromisso com o Estado de Direito, a paz e a segurança, mas também dá a sua contribuição para a estabilidade no mundo.
Combustível

Guiné estuda aumento dos preços dos combustíveis

Com a quantidade reduzida de combustível em Guiné-Bissau, o governo do país africano está a estudar a possibilidade de aumentar o preço dos combustíveis.
Escravatura

Escravidão e alterações climáticas investigadas

Um projeto financiado por instituições internacionais está na Guiné-Bissau para investigar como a escravidão e a deslocação massiva de pessoas teve impacto no ecossistema africano.
Direitos Humanos

Impunidade continua a vigorar na Guiné-Bissau

Segundo os Estados Unidos, a impunidade ainda prevalece relativamente a violações dos direitos-humanos em Guiné-Bissau. Atos policiais violentos e as restrições a liberdade de imprensa são comuns.
Cabo Verde

3.700 imigrantes em Cabo Verde pedem regularização

A presidente da Comissão Nacional de Regularização Extraordinária explicou que, até ao final da primeira semana de abril, tinham sido recebidos 3.695 registos, agora em várias fases de processamento.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Nada mudou para bem" desde o golpe

O investigador guineense Wilson Te acredita que, em vez de crescer, o país regrediu. Aponta a falta de aplicação da justiça como uma das principais causas da instabilidade política na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

PAIGC condena fecho de 79 rádios na Guiné-Bissau

O partido manifesta solidariedade para com as emissoras abrangidas pela medida. Os membros do PAIGC rejeitam e condenam o "regime de terror" que dizem estar a ser implementado na Guiné-Bissau.
Fundo Monetário Internacional

FMI discute em junho situação da Guiné-Bissau

Data apontada é 17 de junho de 2022. Plano "apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau preocupada com aumento dos preços

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, manifestou preocupação com aumento dos preços junto ao FMI, principalmente em relação à guerra que pode dificultar "mobilização de receitas".
Alimentação

Pobreza na Guiné impede acesso a alimentação

Estudo da ONU revela que o custo da dieta nutritiva, estimado em quatro dólares, seria incomportável para quase 68% da população. Mesmo uma dieta de 2,35 dólares seria inacessível a 28% das pessoas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. FMI inicia avaliação de programa

O FMI vai iniciar, esta terça-feira a terceira e última avaliação do programa de referência com a Guiné-Bissau e o resultado será importante para garantir um empréstimo da Linha de Crédito Ampliada.
Guiné-Bissau

Guiné: embaixador visita empresa nacionalizada 

O Governo da Guiné-Bissau anunciou a nacionalização da empresa Armazéns do Povo cujo capital maioritário pertence a empresários portugueses e representa 15% de toda a exportação portuguesa para Guiné.
Guiné-Bissau

LGDH denuncia rapto do ativista Sana Canté

Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou este sábado o rapto de Sana Canté, o antigo presidente dos Cidadãos Inconformados, poucos segundos depois de ter chegado a Bissau, vindo de Portugal.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vê visita de Costa como solidariedade

"Portugal é um país irmão e isso vê-se, sobretudo, nesta altura em que a Guiné-Bissau acabou de sair de um momento complicado", afirmou Umaro Sissoco Embaló, presidente da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Portugal vai oferecer navio à Guiné-Bissau

Portugal vai recuperar e colocar a disposição da Guiné-Bissau o navio Eborense, num investimento que o ministro João Pedro Matos Fernandes estima poder chegar a 1,5 milhões de euros.
Guiné-Bissau

Legislação sobre circulação na CPLP é prioridade

Guiné-Bissau e Portugal estão entre os países que já ratificaram o acordo de mobilidade da CPLP e, assim que se iniciar a nova legislatura, a legislação portuguesa será adaptada.
Guiné-Bissau

Portugal apoia estabilidade da Guiné-Bissau

António Costa aterrou este sábado em Bissau cerca das 13h50 para uma visita de 24 horas, que inclui encontros com a comunidade portuguesa e com o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.
António Costa

António Costa chega hoje à Guiné-Bissau 

A visita, que esteve inicialmente prevista para o final de 2020, realiza-se a convite do Presidente da República da Guiné-Bissau: é a primeira de um chefe de Governo português desde 2015.
António Costa

Costa vai visitar Guiné-Bissau e Cabo Verde

António Costa chegará à Guiné-Bissau no sábado e parte no domingo para a Praia, em Cabo Verde. As visitas aos dois países estiveram previstas em 2021, mas foram adiadas por causa da Covid-19.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ladrões de gado abatem homem a tiro

Os ladrões de gado, que estavam na posse de armas que são de uso exclusivo das autoridades, abateram a tiro um homem de 29 anos na aldeia de Nangan, na Guiné-Bissau.
Conversas do Fim do Mundo

"A entrada na Guiné foi épica"

Carlos Azevedo, fundador da agência de viagens Motoexplorers, deu uma volta ao mundo de moto em 4 etapas. Carlos não esquece a chegada à Guiné e a travessia da Patagónia, na América do Sul.
Guiné-Bissau

Golpe na Guiné: PM nega envolvimento da Defesa

"Aquilo que aconteceu não foram as nossas forças de defesa e segurança, foi um grupo de indivíduos que assaltaram o Palácio do Governo com a intenção, certamente, de fazer um golpe de Estado."
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com casos confirmados de poliomielite

Após ter sido dada como erradicada em 2019, não há dúvidas de que a poliomielite regressou à Guiné-Bissau. O país ainda não admite ter "um novo surto do sarampo", mas existem casos suspeitos.
Guiné-Bissau

Envolvidos em tentativa de golpe são reincidentes

"Não é nada de novo, é um ato preparado há muito tempo pelas mesmas pessoas que estiveram envolvidas noutras tentativas." Os envolvidos "têm como objetivo desestabilizar" a Guiné-Bissau.
Fundo Monetário Internacional

FMI aprova 2.ª revisão do programa da Guiné-Bissau

O programa do FMI relativo à Guiné-Bissau "apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação".
CPLP

Brasil aprovou Acordo de Mobilidade da CPLP 

Dos restantes Estados-membros da CPLP, o único que ainda não deu informações sobre o andamento do processo de aprovação é a Guiné Equatorial, afirmou Zacarias da Costa.
Guiné-Bissau

Estradas de Bissau patrulhadas por militares

Militares guineenses armados montaram postos de controlo nas estradas onde exigem que todos os ocupantes de veículos desçam e apresentem documentos de identificação.
Guiné-Bissau

"Custa-me acreditar que haja cultura de matar"

Umaro Sissoco Embaló fez estas considerações ao receber os votos de solidariedade dos funcionários e colaboradores da Presidência da República, à semelhança do que tem acontecido na Guiné-Bissau.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.