Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Bissau. Domingos Pereira é candidato à presidência

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira, foi eleito candidato do partido às eleições presidenciais, que acontecem em 24 de novembro.
Guiné-Bissau

EUA quer ajudar Guiné-Bissau a realizar eleições

Embaixador dos EUA para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, disse que o seu país está disponível para apoiar as autoridades guineenses na organização das eleições presidenciais, a 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau procura consolidar registo eleitoral

Cidadãos foram impedidos de votar nas eleições legislativas devido a falhas técnicas registadas durante o recenseamento eleitoral, que levaram a que o seu nome não constasse nos cadernos eleitorais.
Guiné-Bissau

Alunos da UBI levam internet à Guiné-Bissau

680
Alunos da Universidade da Beira Interior estão a ajudar a comunidade de Cumura, nordeste da Guiné-Bissau, no acesso à internet, através da formação de cerca de 50 professores da escola local.
Guiné-Bissau

Guiné. Ex-Primeiro Ministro candidato a presidente

Sissoco Embaló acabou por ser o único candidato escrutinado já que os outros dois não se encontravam fisicamente na sala da reunião. Presidenciais ocorrem a 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Bissau: visita de MNE é simbólica para o país

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau afirmou esta sexta-feira que a visita do seu homólogo português "reveste-se de um simbolismo extraordinário, político e histórico".
Guiné-Bissau

Golfo da Guiné. 78 casos de pirataria registados

Pirataria, imigração ilegal, pesca ilegal e a poluição fazem parte dos desafios. "Questão do ambiente também deve ser considerada", disse o secretário executivo-adjunto da Comissão do Golfo da Guiné.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva faz visita à Guiné-Bissau

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, visita a Guiné-Bissau para discutir o futuro da cooperação entre os dois países. O Plano de Cooperação estende-se até 2020.
Guiné-Bissau

Carlos Gomes Júnior concorre às presidenciais

O antigo primeiro-ministro guineense Carlos Gomes Júnior anunciou que é candidato independente às eleições presidenciais de 24 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné pede apoio a Portugal para "refundar" ensino

O pedido de apoio é motivado pelas semelhanças entre os sistemas do ensino dos dois países e também pelo interesse comum no desenvolvimento da língua portuguesa.
Futebol

Capitão Zezinho renuncia à seleção da Guiné-Bissau

José Mendes Lopes, Zezinho, atualmente com 26 anos justificou a sua renúncia aos 'djurtus', que representou durante nove anos para se concentrar nos trabalhos da sua equipa.
Eleições Presidenciais

Guiné. Líder do parlamento candidato a presidente

Cipriano Cassamá afirmou ainda que convidará o presidente do PAIGC para primeiro-ministro. O presidente da Assembleia Nacional Popular desdramatizou qualquer adversário vindo do próprio PAIGC.
Guiné-Bissau

Novo PGR da Guiné-Bissau garante independência

"Garanto à sociedade, aos funcionários do Ministério Público, total independência, total objetividade, total imparcialidade no exercício destas funções.", afirmou o novo procurador-geral da República.
Drogas

Apreendida cocaína em voo proveniente de Lisboa

Os 10 quilogramas de cocaína estavam dissimulados em roupa de cama. O diretor nacional adjunto da PJ, Domingos Correia, confirmou que ninguém foi detido até ao momento.
Augusto Santos Silva

Santos Silva saúda novo Governo guineense

“Saudamos o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual desejamos os maiores êxitos, a benefício do bem-estar do seu povo”, disse Santos Silva. O novo Governo foi nomeado pelo PR guineense.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo é sonho concretizado, diz PR

Novo Governo guineense já tomou posse. José Mário Vaz diz que a nomeação é um sonho concretizado. Salientou também que os membros do executivo têm agora uma difícil tarefa.
Guiné-Bissau

CEDEAO quer novo governo em Bissau até 03 de julho

Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exigiram que o novo Governo da Guiné-Bissau tome posse até 03 de julho.
Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau pede opinião para continuar 

José Mário Vaz cumpriu cinco anos de mandato e enfrenta uma resolução do parlamento que defende a sua cessação imediata de funções e substituição pelo presidente da mesma instituição.
Guiné-Bissau

PR da Guiné pede preservação da paz e liberdade

"Quero que haja unidade, coesão e solidariedade entre nós filhos da Guiné-Bissau. O que é importante é respeitar as leis da República porque só assim é que podemos caminhar direito", disse Mário Vaz.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau retira poderes ao Presidente

A maioria dos deputados da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau aprovou a resolução que afasta José Mário Vaz das funções constitucionais do Presidente da República.
Guiné-Bissau

MNE espera esclarecimentos de presidente da Guiné

Augusto Santos Silva referiu que Lisboa viu “com surpresa” que o PR da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, não tenha dado posse ao governo proposto no domingo pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes.
Assassinato

Ex-cônsul honorário da Guiné em Luanda assassinado

134
José Isaac Monteiro da Silva tinha sido atingido com três tiros por desconhecidos na terça-feira de manhã. Acabou por morrer no domingo na clínica da capital angolana onde estava internado.
Guiné-Bissau

Uma mãe doente às mãos dos filhos “doutores”

243
A mãe querida, a Guiné-Bissau, mulher de duas mamas, não aguenta mais automedicação falhada sob pena de se precipitar da situação de coma induzido onde se encontra para a autodestruição e morte certa.
Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira: "Nome sem condições"

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, explicou em carta enviada ao PAIGC por que razões recusou o nome de Domingos Simões Pereira para o cargo de primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Coordenador do Madem-G15 abdicou de candidatura

Braima Camará, do Madem-G15, desistiu de ser candidato ao cargo de segundo vice-presidente do parlamento. Decisão pode ser solução para a crise política na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR recusa nome para chefe do governo

As eleições legislativas realizaram-se a 10 de março, mas o Presidente só na sexta-feira passada começou a ouvir os partidos para indigitar o primeiro-ministro. E agora recusou o nome dado pelo PAIGC.
Guiné-Bissau

CEDEAO faz avaliação política a Bissau

Apesar de já ter marcado as eleições presidenciais para novembro, o Presidente guineense continua sem indigitar o primeiro-ministro e nomear o governo, mais de três meses depois das legislativas.
Guiné-Bissau

PR da Guiné Bissau já pediu nome de candidato a PM

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde recebeu a carta do Presidente da Guiné-Bissau para indicar o nome do candidato ao cargo de primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR discute eleições com partidos

José Mário Vaz vai receber 49 partidos políticos com e sem assento parlamentar. Cada partido terá cinco minutos para discutir presidenciais. O povo guineense exige eleições de forma urgente há meses.
Guiné-Bissau

Madem-G15 acusa Portugal e Angola de interferência

O Madem-G15 apela às autoridades de Portugal e Angola "a absterem-se de ingerir nos assuntos internos do nosso país e respeitarem a soberania, as leis e as instituições da República da Guiné-Bissau".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente promete nomeação de PM

José Mário Vaz diz que ainda não nomeou o primeiro-ministro devido devido ao impasse da eleição para a mesa da Assembleia Nacional Popular. Povo quer nomeação urgente.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau recebe partidos 

Passados três meses desde as eleições legislativas, o Presidente da Guiné-Bissau vai receber os partidos políticos com assento parlamentar. Audiências vão decorrer entre as 10h e as 12h locais.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau recebe partidos

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai receber na sexta-feira os partidos políticos com assento parlamentar, mais de três meses depois de realizadas as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com nova central fotovoltaica

O governante da da Guiné-Bissa adiantou que a central fotovoltaica que vai ser construída a partir de julho, em Gardete, tem um prazo de construção de 18 meses.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Deputados invadem mesa do parlamento

Deputados do Partido de Renovação Social Social e do Movimento para a Alternância Democrática invadiram a mesa do Parlamento durante uma sessão. Ao fim de cerca de 40 minutos, a sessão foi retomada.
Guiné-Bissau

Guiné: nomeação do Governo não deve ser atrasada

A chefe da diplomacia da União Europeia defendeu que o problema da eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular na Guiné-Bissau "não deve atrasar a nomeação do novo primeiro-ministro".
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Ainda não há Governo, e sem razões

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.
Futebol

Angola vs Guiné Bissau, em Penafiel, joga-se dia 8

O jogo entre Angola e Guiné-Bissau de preparação para a Taça Africana das Nações (CAN) de futebol de 2019, previsto para 10 de junho, foi antecipado.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. "Sem risco de golpe de Estado"

O general Biaguê Na Ntan disse que "o povo da Guiné-Bissau pode dormir tranquilo nas suas casas, sem ameaças de nada", afastando "qualquer cenário de um golpe de Estado" no país.
Guiné-Bissau

PAIGC faz ultimato a Presidente guineense

O chefe de Estado da Guiné-Bissau termina o seu mandato a 23 de junho, mas três meses depois das eleições legislativas ainda não indigitou o primeiro-ministro que vai permitir a formação do governo.
Guiné-Bissau

Madem acusa Portugal de atuar de "forma ignorante"

169
O Governo português manifestou preocupação com o atraso na nomeação de um governo na Guiné-Bissau e Camará respondeu dizendo que Portugal "está a atuar de uma forma muito ignorante".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva lamenta comunicado adulterado 

193
Portugal manifestou "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau" num comunicado. Circulou dias depois no Facebook uma versão adulterada do comunicado.
Rapto

Suspeitos de rapto de filho de embaixador detidos

Três homens e uma mulher, com idades entre os 40 e os 49 anos, foram detidos pela suspeita de "prática do rapto de um cidadão da Guiné-Bissau". A vítima é filho do embaixador daquele país.
Manifestações

Guiné-Bissau. Partidos na rua pedem PM

É o terceiro protesto dos partidos que detêm 54 dos 102 deputados do Parlamento. Em causa está atraso do Presidente em nomear um primeiro-ministro para liderar o governo.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Pedido de eleições e novo PM

A Comissão Nacional de Eleições propôs a realização de eleições presidenciais a 3 de novembro. O povo guineese acusa o Governo de desrespeitar "necessidades coletivas" de vários setores.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau retira competências a ministros

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau justifica o pedido de exoneração do ministro da Agricultura e do ministro do Interior por envolvimento em "atos moral e juridicamente censuráveis".
Guiné-Bissau

CPLP acompanha com "preocupação" situação na Guiné

O secretário executivo da CPLP disse que a situação da Guiné-Bissau "é complexa", considerando que não há condições para a visita de altos responsáveis da organização ao país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM pede exoneração de ministros

Aristides Gomes acusa o ministro da Agricultura, Nicolau dos Santos, de desviar arroz doado pela China e o ministro do Interior de ter impedido a execução da ordem de detenção de Santos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Rejeitada providência sobre eleição 

O Movimento para a Alternância Democrática elegeu o seu líder para o cargo de 2.º vice-presidente da mesa do hemiciclo. Braima Camará não merece, no entanto, a confiança dos deputados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente escolhido em novembro

A nomeação do primeiro-ministro e a formação de um novo Governo no país africano têm sido condicionadas pelo impasse político. O mandato do atual chefe de Estado termina a 23 de junho.
Fundo Monetário Internacional

Guiné-Bissau. Economia sob stresse, diz FMI

O país africano teve despesas que não previa, o défice e a dívida pública estão a aumentar e há falta de pagamento de salários. O FMI aponta como solução contenção de despesas e financiamento.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vive novo impasse político

A Guiné-Bissau está a viver um novo impasse político, dois meses depois de realizadas as eleições legislativas de 10 de março. Nomeação do novo primeiro-ministro ainda não se verificou.
Guiné-Bissau

Mulheres empresárias pedem mais apoio à CPLP 

Munira Jauad considera que a CPLP tem a importante missão de apoiar o empreendedorismo feminino. Jauad quer a criação de fundos de créditos especializados para as mulheres empresárias.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau combate tráfico de migrantes

A medida procura proteger os direitos dos migrantes e aumentar a cooperação da Guiné-Bissau com outros países. A lei vai ainda adaptar a legislação do país à tendência do tráfico de migrantes.
Guiné-Bissau

Guiné. PR e aliados acusados de criarem tensão

Guiné-Bissau teve eleições a 10 de março e quase dois meses depois ainda não tem primeiro-ministro, nem um novo Governo. Este impasse político começou logo após a tomada de posse dos novos deputados.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. CEDEAO pede investidura de Governo

O país africano vive um impasse político desde 18 de abril. A delegação quer "encontradas soluções através de um diálogo franco e construtivo entre os atores" e pede urgente implementação do Governo.
Guiné-Bissau

PAIGC defende formação de Governo 

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde pretende a formação de um Governo. O partido quer defender a liberdade conquistada e fazer respeitar a lei.
Guiné-Bissau

OMS declara Guiné-Bissau livre de poliomielite

A OMS felicita o Ministério da Saúde da Guiné-Bissau pelo "feito histórico". O país ficou livre de poliomielite, uma infeção que pode provocar a paralisia infantil.
Guiné-Bissau

MP guineense ordena devolução de arroz apreendido

O Ministério Público da Guiné-Bissau ordenou à PJ guineense a devolução dos sacos de arroz apreendidos na quinta do ministro da Agricultura, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Guiné-Bissau

África. Roubo de gado "pode trazer problemas" 

Ladrões armados guineeses entram nos currais do Senegal e roubam manadas de bois e vacas, segundo Ibu Camará, presidente da Associação de Filhos de Bigene. Um criador de gado já foi morto.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Partidos abandonam parlamento 

Os partidos estão contra a forma como os trabalhos estão a ser dirigidos no parlamento e prometem avançar com queixas judiciais. Solicitam a anulação do processo de escolha dos novos dirigentes.
TAP

TAP. Atraso de bagagens "resolvido hoje"

A companhia referiu que, devido a falta de espaço, algumas malas não puderam ser embarcadas nos voos de Lisboa para Bissau. Os clientes lamentam a situação e têm surgido várias queixas.
África

África. PAIGC quer governar sem interferências

O líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde quer "restaurar a soberania nacional e a normalidade constitucional", sem interferências às ações do partido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)