Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Portugal disponível apoiar eleições

António Costa declarou que Portugal está disponível para "assegurar todo o apoio humano, técnico e financeiro" à realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau precisa de três milhões para eleições

O Presidente da Guiné Bissau disse que o país pretende "pedir o apoio dos pares" para colmatar "a brecha que ainda existe a nível do orçamento" para a realização das eleições.
Guiné-Bissau

ONU quer CPLP "mais robusta" na Guiné-Bissau

O representante das Nações Unidas para a Guiné Bissau defendeu uma representação "mais robusta" da comunidade lusófona em Bissau.
Guiné-Bissau

CPLP devia evoluir além da cultura e língua

Aristides Gomes defende que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa "devia evoluir para além" do aspeto que dominou a criação da organização, que é a promoção da cultura e língua.
Guiné-Bissau

Bissau. Inaugurado centro de alerta de conflitos

José Mário Vaz disse que a inauguração do centro é o reforço do empenho da comunidade da África Ocidental na luta contra os males que afetam o continente e o mundo em geral.
Guiné-Bissau

PR guineense estará presente no fórum China-África

O embaixador da China na Guiné-Bissau confirmou a presença do Presidente guineense no fórum China-África e afirmou que o país africano atribui "grande importância" ao encontro a realizar em Pequim.
Guiné-Bissau

Portugal e Guiné-Bissau analisam cooperação

Representantes dos governos de Portugal e da Guiné-Bissau analisam em Bissau o Programa Estratégico de Cooperação 2015-2020, visando, entre outros, desenvolver projetos em prol da paz.
Guiné-Bissau

Guiné. Ex-PM diz ser "talvez mais sério" que PR

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que "talvez seja mais sério" que o Presidente do país com quem debate publicamente o paradeiro de um cheque de cerca de um milhão de dólares.
Guiné-Bissau

Guiné acompanha implementação de parceria com ONU

O Governo guineense iniciou esta quarta-feira uma série de visitas a várias regiões do país para acompanhar a implementação do Quadro de Parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas.
Guiné-Bissau

Ministro guineense nega acusações de agricultores

O ministro do Comércio guineense negou as acusações de vários agricultores do país que o responsabilizam pelo "mau preço" na compra do principal produto agrícola e de exportação da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Recursos naturais representam 30% da riqueza

Um estudo desenvolvido pelo Banco Mundial concluiu que 30% da riqueza da Guiné-Bissau provem diretamente dos recursos naturais, constituindo-se um caso raro no mundo.
Teatro

Cartas entre Amílcar Cabral e a mulher vão à cena

377
A correspondência trocada entre Amílcar Cabral e Maria Helena, sua primeira mulher, constituem o universo da peça "Cartas", que vai estar em cena na Escola de Mulheres, no Clube Estefânia, em Lisboa.
Guiné-Bissau

Guiné. Disponível dinheiro de apoio às vítimas

152
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau anunciou que o Governo já disponibilizou 35 milhões de francos (cerca de 53 mil euros) para ajudar as vítimas do mau tempo, registado na quarta-feira.
Guiné-Bissau

Guiné precisa de 850 mil euros para reabilitação

A Proteção Civil da Guiné-Bissau estimou hoje em um milhão de dólares (cerca de 850 mil euros) os custos para reabilitar as habitações e outros edifícios danificados pelo temporal.
Guiné-Bissau

Agricultores guineenses responsabilizam ministro

Os agricultores guineenses responsabilizaram esta sexta-feira o ministro do Comércio da Guiné-Bissau, Vicente Fernandes, pelo "mau preço" a que está a ser vendida a castanha de caju.
Guiné-Bissau

Temporal faz três mortos na Guiné-Bissau

Os ventos e as chuvas fortes que fustigaram a Guiné-Bissau na quarta-feira provocaram três mortos e destruíram 859 habitações em vários locais do país, segundo um novo balanço oficial.
Guiné-Bissau

Portugal estuda eventual apoio à Guiné-Bissau

Uma equipa técnica portuguesa esteve durante dois dias na Guiné-Bissau para analisar a possibilidade de apoio ao recenseamento eleitoral no país para as eleições legislativas de 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundo Saudita aprova 12,8 milhões

Segundo o Governo guineense, o Fundo Saudita para o Desenvolvimento disponibilizou o apoio "para contribuir para o setor agrícola guineense, como forma de melhorar a dieta alimentar das populações".
Guiné-Bissau

PM guineense à procura de apoio para eleições

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, chegou à Guiné Equatorial para contactos com as autoridades equato-guineenses para tentar obter mais apoio para as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné. Bastonário dos advogados acusa magistrados

O bastonário da ordem dos advogados da Guiné-Bissau, Basílio Sanca, queixou-se de um alegado esquema de "venda de despachos" por magistrados do Ministério Público.
Guiné-Bissau

ONU promete ajuda para eleições na Guiné-Bissau

O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o brasileiro José Viegas Filho, anunciou a mobilização internacional para apoiar financeiramente as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

Guiné. EUA investem 33 milhões em castanha de caju

Embaixador dos EUA na Guiné anunciou que o governo vai investir 33 milhões de euros "para fortalecer a cadeia de valor da castanha de caju no Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Corrupção a "corroer a economia" 

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, advertiu que a corrupção está a "corroer a economia" e não deixa avançar o país e remeteu a resolução do problema para o poder judicial.
Guiné-Bissau

Portugal ajuda Guiné-Bissau a registar eleitores

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, anunciou que Portugal irá ajudar o país no registo de cidadãos eleitores e que "dentro de dias" chegará a Bissau uma equipa técnica nesse sentido.
Guiné-Bissau

Marrocos dá 20 toneladas de bens de 1ª necessidade

172
O rei de Marrocos, Mohamed Abdenabaui, enviou para a Guiné-Bissau 20 toneladas de alimentos de primeira necessidade por ocasião do Ramadão, que termina esta semana.
Rui Rio

Rui Rio dança "à Marcelo" na Guiné Bissau

Há dois anos, Marcelo deu show numa escola portuguesa de Moçambique a dançar junto dos alunos. Agora foi Rio quem acompanhou crianças guineenses na dança. Foi mais discreto, mas deu um toque de twist.
Guiné-Bissau

Guiné. Central sindical confirma greve geral

Central sindical da Guiné-Bissau confirmou, esta segunda-feira, a greve geral entre terça e quinta-feira. Funcionários da função pública reivindicam um reajuste salarial.
Guiné-Bissau

Rui Rio quer portugueses a ajudar turismo da Guiné

Rui Rio disse esta segunda-feira, em Bissau, onde se encontra a realizar uma visita de três dias, que a Guiné-Bissau é um país "onde os empresários portugueses podem vir a ter um papel importante".
Guiné-Bissau

Guiné. Saneamento das finanças já permite investir

O saneamento das finanças públicas que está a ser realizado pelo Governo guineense já permitiu investir em infraestruturas e na campanha agrícola, disse o primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
10 de junho

Rui Rio celebra Dia de portugal na Guiné-Bissau

O presidente do PSD escolheu a Guiné-Bissau para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Rio tem visita marcada entre 10 e 12 de junho. Já a líder do CDS escolheu Paris.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau satisfeito com decisão do FMI

O Fundo Monetário Internacional aprovou na sexta-feira a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares e alargou o período de intervenção até 2019.
Eleições

PM da Guiné-Bissau apela a otimismo para eleições

Aristides Gomes pediu a atores políticos que sejam otimistas, já que, garantiu, haverá meios para as próximas eleições legislativas. Primeiro-ministro diz que ocorrerão em clima de transparência.
Fundo Monetário Internacional

FMI aprova avaliação da Guiné-Bissau 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares, e alargou o período de intervenção até depois das eleições.
Índia

Índia fornece mil toneladas de arroz à Guiné

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, assinou um acordo com a Índia para receber mil toneladas de arroz. A convenção foi assinada quarta-feira em Dacar, no Senegal.
Guiné-Bissau

Guiné. FMI denuncia corrupção em empresas estatais

O representante do FMI na Guiné-Bissau denunciou a existência de práticas de má gestão e corrupção em duas empresas estatais guineenses e pediu ao novo primeiro-ministro a tomada de medidas.
Guiné-Bissau

Guiné. Pobreza impede acesso à justiça

O coordenador residente das agências das Nações Unidas na Guiné-Bissau disse esta quinta-feira que a pobreza e o isolamento populacional impedem o acesso dos guineenses à justiça.
Guiné-Bissau

Guiné sem leis para combater "nova criminalidade"

Para Julião Insumbo, procurador-geral adjunto, o Ministério Público tem as competências para atuar, mas não todas as que precisa para "melhor trabalhar" perante "a nova criminalide".
Património

Cabo Verde quer Tarrafal como um "campo pela paz"

O ministro da Cultura de Cabo Verde quer "criar um campo em que se possam promover diálogos pela paz". Abraão Vicente pede colaboração para a candidatura a património da humanidade.
Guiné-Bissau

Guiné. Governo exonera governadores regionais

Governo exonerou os governadores regionais e os administradores setoriais, de forma a proceder à "reposição da legalidade nos governos regionais e locais" para o normal funcionamento das instituições.
CPLP

CPLP apoia projetos de TV na lusofonia 

Na segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão. Os projetos terão apoio de coprodução no valor de 50 mil euros.
Banca

Guiné suspende movimentos das empresas públicas

Num comunicado do gabinete do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, é explicado que a suspensão dos movimentos das contas bancárias das empresas públicas deve a "imperativos de controlo financeiro".
Guiné-Bissau

Guiné. Guia turístico apresentado em Bissau

A segunda edição revista e atualizada do guia "À Descoberta da Guiné-Bissau" foi apresentada na sede da União Europeia em Bissau e já está disponível para o público.
Guiné-Bissau

Pescas. Guiné-Bissau regressa às negociações

125
A Guiné-Bissau vai retomar as negociações do acordo de pesca com a União Europeia, anunciou o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.
Guiné-Bissau

Guiné. Greve da função pública com adesão de 85%

Anuncio foi feito pelo porta-voz da comissão de greve da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau. Trabalhadores guineenses reivindicam ajustes salariais.
Guiné-Conacri

Guiné-Conacri entrega objetos que eram de Amílcar

Uma série de objetos que pertenceram a Amílcar Cabral foram entregues às Forças Armadas da Guiné-Bissau e agora podem ser vistos no Museu Militar em Bissau, situado na fortaleza de Amura.
Guiné-Bissau

Guiné. Governo suspende governadores regionais

Suspensão foi decretada pela nova ministra da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Ester Fernandes. Regiões vão ficar, transitoriamente, sob a responsabilidade dos secretários regionais.
Guiné-Bissau

Semana da língua portuguesa vai discutir a CPLP

A semana da língua portuguesa na Guiné-Bissau arranca esta quarta-feira em Bissau com uma conferência para debater a identidade, os desafios e as oportunidades da CPLP.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente escolhe conselheiro de segurança

O cargo vai ser assumido por Botche Candé, que já tinha sido ministro do Interior no Governo demitido pelo Presidente guineense a 16 de janeiro, mas tinha-se mantido em funções até sexta-feira.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente defende liberdade de expressão

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, defendeu esta quinta-feira que a liberdade de expressão e de imprensa devem ser preservadas, salientando que todos devem exprimir-se livremente.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM critica clientelismo político 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau criticou esta quinta-feira o clientelismo político e garantiu que vai cumprir de forma escrupulosa o Acordo de Conacri e realizar as legislativas a 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Presidente prolonga mandato de deputados

O projeto de lei constitucional, aprovado pelo parlamento guineense, para prolongar mandato dos deputados até à divulgação dos resultados eleitorais das legislativas foi promulgado por José Mário Vaz
Guiné-Bissau

Guiné transfere dois chimpanzés para o Quénia

416
Os animais continuam a ser propriedade do Estado da Guiné-Bissau e tiveram de ser transferidos, porque os que permanecem em cativeiro junto com os humanos não sobrevivem sozinhos quando são libertados
Guiné-Bissau

Guiné. CPLP saúda acordo sobre primeiro-ministro

A secretária da CPLP saudou esta segunda-feira o facto de se ter chegado a um entendimento para a nomeação do novo primeiro-ministro. Aristides Gomes foi então nomeado primeiro-ministro.
Guiné-Bissau

EUA preocupados com situação na Guiné-Bissau

O embaixador dos Estados Unidos para a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, afirmou estar preocupado com a situação de estrangulamento no país devido à situação política.
Guiné-Bissau

Guiné. Aprovada prorrogação da legislatura

Parlamento da Guiné-Bissau prorrogou esta quinta-feira a atual legislatura que termina no próximo dia 23, por mais seis meses, até a realização de eleições legislativas previstas para 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Prorrogação do mandato de deputados criticada

Movimento de Cidadãos guineense mostrou satisfação por se ter alcançado um entendimento para ultrapassar o impasse político, mas criticou a eventual prorrogação do mandato dos deputados.
Guiné-Bissau

Presidente pede desculpa por instabilidade

O presidente da Assembleia assumiu responsabilidades pela instabilidade política na Guiné-Bissau, pediu desculpa ao povo e agradeceu à comunidade internacional "todos os esforços empreendidos".
Guiné-Bissau

Portugal saúda Guiné por nomeação de PM

O MNE português referiu que este compromisso representa "um renovado empenho dos atores políticos guineenses". Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro do país para chefiar um Governo inclusivo.
África

Guiné. Legislativas marcadas para 18 de novembro

Presidente do país realçou que que a renovação de legitimidade dos titulares de orgãos do Estado decorre da realização periódica de eleições. A presente legislatura termina no próximo dia 23 de abril.
Guiné-Bissau

Guiné. Aristides Gomes é o novo primeiro-ministro

O novo primeiro-ministro foi nomeado pelo presidente, José Mário Vaz, para chefiar um Governo inclusivo. Espera-se que ainda este ano se realizem eleições legislativas no país.
Guiné-Bissau

Presidente exonera Artur Silva do cargo de PM

José Mário Vaz exonerou Artur Silva do cargo de primeiro-ministro. O Presidente da Guiné-Bissau enalteceu os seus esforços, mas sublinhou que não consgeuiu alcançar consenso entre os partidos.
Guiné-Bissau

Guiné. Cidadãos ouvidos em processo contra Estado 

Decorre no próximo dia 23 a audiência contra dois ministros guineenses acusados de proibir manifestações e de terem ordenado atos de violência física. Queixa foi apresentada por movimento de cidadãos.
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC quer ultrapassar impasse político 

Presidente do PAIGC mostrou estar de "espírito aberto para tentar encontrar uma solução que desbloqueie a situação do país", referindo-se ao impasse político em que a Guiné se encontra há quase 3 anos

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)