Guiné-Bissau

Relações Internacionais

UE e Guiné-Bissau chegam acordo sobre pescas

À luz do novo acordo de pesca, a UE pagará à Guiné-Bissau 15,6 milhões de euros anuais durante cinco anos. No anterior acordo, Bissau recebia 9,5 milhões de euros anuais.
Guiné-Bissau

Diáspora guineense denuncia violação de direitos 

O Fórum da Diáspora para o Diálogo e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau escreveu uma carta onde relata situações de abusos de direitos de cidadãos estrangeiros em Angola.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Recenseados 552 mil cidadãos

Foram inscritos até ao último domingo, 552 mil cidadãos. O recenseamento de potenciais eleitores para as legislativas na Guiné-Bissau "decorre normalmente e em ritmo aceitável".
Guiné-Bissau

Guiné. PAIGC anuncia coligações para legislativas

As eleições legislativas na Guiné-Bissau deveriam ter lugar no dia 18 deste mês. Contudo, o Governo já admitiu que não será possível, tendo em conta atrasos no recenseamento de potenciais eleitores.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente exonera ministro do Interior

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou esta sexta-feira o ministro do Interior, Mutaro Djaló, a pedido do primeiro-ministro, sem apontar os motivos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau sem antirretrovirais há 3 meses

A presidente da rede nacional das associações de pessoas com HIV disse à agência Lusa que há cerca de quatro meses que se assiste a uma ruptura no fornecimento de antirretrovirais aos infetados.
Guiné-Bissau

PRS pede civismo aos partidos na Guiné-Bissau

O presidente do Partido de Renovação Social afirmou que não há tribalismo na Guiné-Bissau, apelou ao civismo e aos partidos políticos guineenses a fazerem uma campanha eleitoral sem ataques pessoais.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Presidente promove 5 novos generais 

O Presidente guineense, José Mário Vaz, promoveu esta quarta-feira cinco oficiais das Forças Armadas a postos de generais, anunciou a presidência na sua página do Facebook.
Guiné-Bissau

UE espera eleições sem atrasos na Guiné-Bissau

A UE reconhece que a atualização do recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau é fundamental, mas diz também que sejam feitos todos os esforços para que não sofram "atrasos desnecessários".
Guiné-Bissau

Legislativas na Guiné em dezembro ou janeiro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que apresentou três cronogramas eleitorais para a realização de eleições legislativas, que estão marcadas para 18 de novembro, mas que terão de ser adiadas.
Guiné-Bissau

Ministro guineense defende setor independente

O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Iaia Djaló, defendeu esta quarta-feira um setor judicial mais independente para promover a pacificação social e o desenvolvimento económico do país.
Ciclismo

Lalá é o 1º ciclista guineense com contrato

O ciclista Quetudar Iala tornou-se o primeiro guineense a assinar um contrato profissional com uma equipa europeu, a Guerciotti-Kiwi Atlântico, de Espanha.
Guiné-Bissau

Guineenses marcham contra recenseamento eleitoral

Milhares de guineenses marcharam este domingo em protesto contra o recenseamento eleitoral para as legislativas de 18 de novembro na Guiné-Bissau na principal avenida da capital guineense.
Guiné-Bissau

PAIGC diz que as eleições de 2019 "violam" leis

O presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, afirmou que a realização de eleições legislativas em 2019 na Guiné-Bissau, a acontecer, será uma violação das leis do país.
Guiné-Bissau

UE apoia ciclo eleitoral na Guiné-Bissau

A União Europeia e o PNUD assinaram um protocolo de contribuição no valor de 2,5 milhões de euros de apoio ao ciclo eleitoral da Guiné-Bissau, que termina em 2019.
Guiné-Bissau

Greve na Guiné-Bissau cancelada ao terceiro dia

A Federação Nacional das Associações dos Motoristas da Guiné-Bissau cancelou o último dia da greve de três dias, que deveria ter terminado, na sequência de um acordo alcançado com o Governo.
Cultura

Mudanças no Governo suspendem protocolo com Bissau

O acordo consagrava um intercâmbio à volta da formação dos jornalistas da Guiné-Bissau e aspetos técnicos que referem os centros emissores da RTP, segundo Victor Gomes Pereira.
Guiné-Bissau

Recenseamento chegou apenas aos 25%

O GTAPE da Guiné-Bissau disse que as operações de recenseamento estão a "decorrer com a normalidade possível", com 220.000 eleitores recenseados até ao momento, 25% do universo eleitoral estimado.
Guiné-Bissau

Guiné pede provas sobre atropelos à lei eleitoral

Governo da Guiné-Bissau apelou aos partidos políticos para prestarem a sua "contribuição patriótica" e apresentarem provas dos alegados "atropelos" à lei eleitoral.
Guiné-Bissau

Criadores de gado denunciam uso de armas em roubos

Os criadores de bovinos no norte da Guiné-Bissau denunciaram à Lusa que há cada vez mais ladrões a utilizar armas de fogo, incluindo AK-47, nos assaltos aos currais para roubarem gado.
Guiné-Bissau

Apelo feito às brigadas de recenseamento

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) da Guiné-Bissau apelou às brigadas de recenseamento e aos fiscais dos partidos políticos para cumprirem com a lei eleitoral.
Guiné-Bissau

Governo de Gabú alerta para sinais de extremismo

O governador da região de Gabú está preocupado com os "sinais do extremismo islâmico" na Guiné-Bissau e desafia o Governo a reforçar a vigilância sobre certos grupos que operam no centro de Bissau.
Guiné-Bissau

Apoio da UE à Ecomib passou os 27 millhões

A UE já disponibilizou, desde 2015, mais de 27 milhões de euros para apoiar a presença da Ecomib, força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Tiroteio com ladrões de gado bovino

A polícia do comando de Bula, norte da Guiné-Bissau, envolveu-se esta sexta-feira num tiroteio com ladrões de gado bovino, noticiou a rádio nacional guineense, emissora estatal.
Guiné-Bissau

Empresa turca vai fornecer energia à Guiné-Bissau

A empresa turca Karpowership assinou com o Governo da Guiné-Bissau um acordo de fornecimento de eletricidade a capital guineense.
Guiné-Bissau

Guiné. Cerca de 100 mil eleitores recenseados

"Até ontem (domingo) foram recenseados 99.477 e ainda faltam os dados de Bafatá, Biombo e Mansaba", disse, em conferência de imprensa na sede do GTAPE, em Bissau, Alain Sanka.
Guiné-Bissau

União Africana ajuda Guiné a rever Constituição

O presidente da Comissão da União Africana, Mussa Faki Mahamat, disse que "há um problema Constitucional" na Guiné-Bissau e que a organização está disposta a dar apoio técnico.
Guiné-Bissau

Guiné. Veteranos de guerra terão aumento de pensão

O primeiro-ministro explicou aos veteranos que os reajustes nas pensões vão ser recebidos a partir do mês de outubro, com retroativos em relação ao mês de setembro, com a subida das pensões.
Guiné-Bissau

Governo vai continuar a trabalhar para eleições

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estão previstas para 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné. Quebra no caju desacelera economia

Segundo o chefe da missão do FMI para a Guiné-Bissau, contrariamente à taxa do crescimento do PIB, que chegou aos 6% entre 2015 a 2017, a economia terá um crescimento real de 3,8%.
Tráfico de Droga

Guiné-Bissau: combate ao tráfico de droga

Ministro da Justiça guineense deu posse à comissão técnica que vai elaborar o plano nacional de luta contra o tráfico de droga e que inclui magistrados judiciais, Polícia Judiciária e sociedade civil.
Guiné-Bissau

Guiné. Angola dá 1 milhão de dólares para eleições

158
Segundo o embaixador angolano em Bissau. a decisão das autoridades angolanas foi tomada na "perspetiva de ajuda à saída da crise institucional que assola a Guiné-Bissau há mais de três anos".
Guiné-Bissau

Guiné. Greve portuária paralisa exportação do caju

Uma greve dos funcionários que operam no gabinete do guiché único está a paralisar a exportação da castanha de caju há mais de uma semana, disse esta sexta-feira fonte oficial.
Guiné-Bissau

Guiné. Valores da independência "por realizar"

"Até hoje, no dia-a-dia da vida dos guineenses, pouco mudou e os valores intrínsecos da independência continuam por realizar devido a falta de ambição para fazer avançar o país", disse José Mário Vaz.
Nações Unidas

Guterres e PR falam da Guiné-Bissau e Moçambique

O secretário-geral das Nações Unidas falou com o Presidente da República sobre as eleições na Guiné-Bissau e o processo de paz em Moçambique, no encontro que tiveram em Nova Iorque.
Guiné-Bissau

Novas gerações devem desenvolver a Guiné-Bissau

O ex-Presidente da República cabo-verdiano Pedro Pires afirmou, durante as cerimónias do Dia da Independência da Guiné-Bissau, que as novas gerações têm a responsabilidade de estabilizar o país.
Guiné-Bissau

Flores para Amílcar Cabral em Cabo Verde 

Os laços que unem a Guiné-Bissau e Cabo Verde foram assinalados na cerimónia de comemoração da independência guineense que contou com a deposição de uma coroa de flores no mausoléu de Amílcar Cabral
Guiné-Bissau

Financiamento externo garante eleições guineenses

O representante da União Africana na Guiné-Bissau garantiu que "haverá dinheiro suficiente" para todo o processo eleitoral no país.
Guiné-Bissau

China apoia construção de estradas na Guiné-Bissau

100
A China vai financiar a construção de uma estrada de acesso à capital da Guiné-Bissau, no valor de 30 milhões de dólares (25,5 milhões de euros).
Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau apela a recenseamento eleitoral

Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apelou aos guineenses para "não serem preguiçosos" e efetuarem o recenseamento para votarem nas eleições legislativas de 18 de novembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Má campanha de caju afetou receitas

O primeiro-ministro disse que a campanha de caju deste ano na Guiné-Bissau está longe das expetativas e que o Estado já perdeu cerca de 21 milhões de euros este ano devido aos atrasos registados.
Corrupção

Guiné-Bissau. Ministro critica corrupção no país

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares guineense disse que a situação no país é demonstrativa do "elevado grau" de corrupção que impera na Guiné-Bissau.
Pobreza

35% dos guineenses em pobreza extrema em 2050

A percentagem de habitantes da Guiné-Bissau em pobreza extrema vai diminuir dos atuais 58% para 35% em 2050. Dados são da Fundação Bill e Melinda Gates, citados pelo Wall Street Journal.
Guiné-Bissau

EUA apoiam legislativas na Guiné-Bissau

Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira um apoio às eleições legislativas da Guiné-Bissau, previstas para 18 de novembro, no valor de 200 mil dólares (cerca de 171 mil euros).
Guiné-Bissau

Queda de árvore mata cinco pessoas na Guiné-Bissau

Cinco pessoas morreram este sábado devido à queda de um poilão (árvore de grande porte) num povoado da ilha de Caravela, no sul da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné. PM explica atrasos no recenseamento

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau explicou esta quarta-feira aos partidos políticos com assento parlamentar os atrasos no recenseamento eleitoral, numa reunião de mais de três horas.
Guiné-Bissau

Portugal forma guineenses no cultivo de caju

O projeto tem a duração de 18 meses e os mil agricultores serão selecionados nas regiões de Oio e Cacheu, no norte e Biombo no nordeste da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Eleições vão dominar Guiné-Bissau até 2019

Eleições legislativas na Guiné-Bissau, previstas para 18 de novembro, vão marcar a atualidade política e social do país até ao final do ano, bem como 2019, ano da realização das presidenciais.
Guiné-Bissau

"Guerra política é melhor que guerras armadas"

332
Líder do segundo maior partido da Guiné, Alberto Nambeia, pede ajuda de Portugal para fiscalizar o processo eleitoral. Em entrevista ao Observador diz que "ninguém quer voltar aos tempos do sangue".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM garante eleições a 18 de novembro

Em entrevista na Sede da ONU, Aristides Gomes disse que o processo eleitoral está atrasado, mas explicou: "neste momento, já temos todas as condições humanas e a maior parte das condições materiais".
Crime

Família atacada em aldeia da Guiné-Bissau

Populares de uma aldeia no nordeste da Guiné-Bissau, assassinaram um homem idoso, espancaram a sua mulher e violaram a filha de 24 anos, por consideram que o progenitor era um feiticeiro.
Guiné-Bissau

PM guineense discursa perante ONU

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau discursa perante o Conselho de Segurança da ONU, antevendo-se que apele à rapidez no desbloqueamento de fundos para as eleições legislativas.
Guiné-Bissau

PR guineense expectante com financiamento chinês

O Presidente da Guiné-Bissau viajou para Pequim para participar na cimeira África-China, que vai decorrer a 3 e 4 de setembro, com a expectativa de financiamento chinês ao país no horizonte.
Cabo Verde

PJ de Cabo Verde apreende 50.000 comprimidos

Segundo um comunicado da PJ de Cabo Verde, os 49.180 comprimidos estavam dissimulados no interior de caixas de esferovite, com marisco congelado e malas de viagens.
Guiné-Bissau

PJ da Guiné-Bissau apreende madeira para tráfico

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau apreendeu dois camiões com madeira para venda ilegal, anunciou o diretor-adjunto da força policial.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Falta de fundos ameaça eleições

Perante a falta de financiamento, a CNE solicitou ao Governo o "desbloqueamento com carácter de urgência de fundos requisitados pela Comissão Nacional de Eleições, relativa à primeira tranche".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PRS duvida da realização de eleições

O Partido da Renovação Social manifestou hoje ter "sérias dúvidas" quanto à realização de eleições legislativas a 18 de novembro e acusou o primeiro-ministro de "distração e incompetência".
Guiné-Bissau

ONU considera que Guiné-Bissau está estável

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 18 de novembro, depois de um período de uma grave crise política. Segundo a ONU, há condições para as eleições se realizarem.
Guiné-Bissau

Guiné. Governo chega a acordo com jornalistas

O memorando de entendimento a que a Lusa teve acesso é composto por 19 pontos a serem cumpridos pelo Governo guineensee incluem a compra de viaturas.
Guiné-Bissau

PM guineense garante eleições em novembro

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau garantiu esta sexta-feira que as eleições legislativas vão decorrer a 18 de novembro e que o recenseamento vai começar a 23 deste mês.
Guiné-Bissau

Guiné condenada a pagar à família de Nino Viera

174
O antigo Presidente guineense João "Nino" Vieira foi assassinado em 2009, horas depois de o chefe das Forças Armadas do país, ter sido morto. Até agora, ninguém foi condenado pelos assassínios.
Guiné-Bissau

Guiné pode rever fronteira marítima com Senegal

Zamora Induta defendeu à Lusa ser fundamental que o país coloque em cima da mesa a redefinição da fronteira marítima com o Senegal antes de qualquer discussão sobre a partilha do petróleo.
Guiné-Bissau

Grupo vietnamita compra caju produzido em Bissau

Um memorando assinado entre o Governo da Guiné-Bissau e o grupo vietnamita T&T acordou a venda de 150 mil a 200 mil toneladas de castanha de caju por ano.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)