900kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Caso das gémeas

Noticiário

17h. Belém. PM: "ninguém deve estar excluído"

O presidente do PSD foi questionado sobre se vê algum problema na candidatura de Gouveia e Melo. Ainda, Pizarro garante que nunca falou com Lacerda Sales sobre o caso das gémeas luso-brasileiras.
Noticiário

16h. INEM. PM garante assumir responsabilidades

Montenegro garante que se forem apuradas responsabilidades políticas quanto às mortes ocorridas durante a greve do INEM, “elas terão de ser assumidas”. Ainda, PCP reforça críticas do 25 de Novembro.
Noticiário

15h. PNS afirma não ter desconforto com 25 de Nov

Pedro Nuno Santos afasta ainda qualquer desconforto do partido com o 25 de novembro. Diz querer aproveitar as próximas sessões para recordar Abril e Mário Soares.
Caso das gémeas

Gémeas. Pizarro diz que nunca falou com Lacerda

Manuel Pizarro afirmou à comissão de inquérito que desconhecia de irregularidades no caso das gémeas tratadas com Zolgensma e que não ordenou marcação de consultas.
Caso das gémeas

Nacionalidade das gémeas era "um direito"

A ex-governante explicou que não tem conhecimento "de qualquer situação que se possa configurar como interferência ou tentativa de interferência" e afirmou nunca ter sido contactada sobre o caso.
Noticiário

15h. Netanyahu acusa TPI de antissemitismo

Isaac Herzog, presidente de Israel, diz que o dia de hoje é um dia negro para a humanidade e para a justiça. Ainda, Van Dunem afirma que a nacionalidade atribuída às gémeas foi por direito.
Caso das gémeas

IGAS investiga ex-assessor de Marcelo

António Carapeto reafirmou que houve acesso irregular das gémeas à consulta no Santa Maria. O ex-assessor do Presidente da República, que diz marcar consultas para terceiros, vai ser investigado.
Caso das gémeas

Assessor de Marcelo: Sales "não disse a verdade"

Mário Pinto acusou Sales de mentir quando admitiu ter falado consigo sobre o caso. O ex-assessor de Belém revelou ter facilitado o acesso ao SNS a funcionários da Presidência e seus familiares.
Noticiário

16h. Gémeas: Mário Pinto admite consultas

Mário Pinto admite ter marcado consultas para antigos funcionários da presidência. Manifestação "Vida Justa" muda de local.
Noticiário

15h. Gémeas: Mário Pinto acusa Lacerda Sales 

Ex assessor do Presidente da República acusa Lacerda Sales de mentir na CPI das gémeas. Associações de Imigrantes querem regresso da Manifestação de Interesse.
Noticiário

14h. Bloco e PCP saúdam queixa-crime

Em causa as declarações do líder parlamentar do Chega sobre a atuação da polícia, a propósito da morte de Odair Moniz. Ainda neste jornal, a Comissão Parlamentar de inquérito ao caso da gémeas.
Noticiário

13h. Caso das gémeas. Costa respondeu à comissão

António Costa esclareceu à comissão parlamentar de inquérito que o Governo "agiu com diligência para apurar o ocorrido. Ainda neste jornal, PSP registou 18 ocorrências na última noite.
Caso das gémeas

Gémeas. Costa não soube de envolvimento do governo

"Não tive conhecimento do envolvimento de qualquer membro do governo neste caso", afirmou o ex-primeiro-ministro, depois de o Chega o questionar sobre a alegada "ação de outros membros do governo".
Noticiário

21h. Amadora. Agentes com funções administrativas

A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, afirma que este é um protocolo habitual neste tipo de situações e que está agora a decorrer.
Caso das gémeas

Santos Silva. "Nacionalidade" normal para gémeas

Apesar de a IL achar que ainda há uma "ponta solta" na forma como as gémeas tiveram acesso à vaga para pedir a nacionalidade, Santos Silva alega que o processo decorreu com a normalidade esperada.
Noticiário

18h. Chega pede demissão de Margarida Blasco 

O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, acusa a ministra de se "esconder" sobre o caso do homem baleado pela PSP na Amadora. Ainda neste jornal, ataque de Israel faz 18 mortos no Líbano.
Noticiário

17h. PGR. "Luís Neves deve manter-se na PJ"

Luís Neves terminou o mandato à frente da Polícia Judiciária em junho. Amadeu Guerra diz que deve continuar por ser uma pessoa adequada. Ainda neste jornal, na Ucrânia, o Procurador-geral demitiu-se.
Noticiário

6h. Entre 400 a 500 pessoas invadiram os estúdios

O canal de televisão terá chamado "terroristas" aos soldados do Hamas, do Hezbollah e das Forças de Mobilização Iraquianas. Os manifestantes atearam fogo ao edifício e destruíram equipamento.
Noticiário

4h. Prisioneiros russos já estão na Bielorrússia

Esta troca de prisioneiros foi possível através da mediação da Arábia Saudita. Segundo o ministério da defesa russo, os prisioneiros estão na Bielorrússia a receber apoio médio e psicológico.
Noticiário

21h. Gémeas. "Lacerda Sales interveio no processo"

Maria de Lurdes Lemos, Inspetora do IGAS, afirma que a consulta das gémeas luso-brasileiras no hospital Santa Maria foi marcada pela secretária do secretário de estado da saúde, à data dos factos.
Noticiário

19h. OE: "PS teme ir a eleições"

Faria de Oliveira, antigo ministro social democrata, afirma que o PS teme perder votos. Ainda neste jornal, no caso das gémeas, inspetora da IGAS, diz que Lacerda Sales interveio no processo.
Caso das gémeas

IGAS: gémeas "não tiveram tratamento preferencial"

Inspetora que participou em relatório do IGAS diz que a primeira consulta das crianças foi marcada "de forma irregular", mas que o tratamento "decorreu como decorreria o de qualquer outra criança".
Orçamento do Estado

Discussão do OE suspende comissões parlamentares

Há algumas exceções à suspensão das comissões parlamentares. Inquérito do caso gémeas estava previsto ser uma delas, mas pode vir mesmo a ser suspenso.
Noticiário

18h. Fábio Loureiro aceita ser extraditado

O advogado João Lopes Guerreiro diz que Fábio Loureiro desistiu de se opor à extradição. A decisão já foi comunicada às autoridades judiciárias de Marrocos e à embaixada portuguesa em Rabat.
Noticiário

17h. Executivo garante que gov.pt já funciona 

O site foi um dos vários serviços que ficou inacessível com o ataque informático à AMA. Ainda neste jornal, André Ventura diz que Chega se assume como verdadeira oposição em Portugal.
Noticiário

16h. Caso das gémeas está suspenso até dezembro

As audições vão parar durante o período orçamental. É o que indica a Mesa de Coordenadores depois de na semana passada não ter chegado a um consenso sobre o tema.
Caso das gémeas

Chega é o único a enviar novas perguntas a Costa

Ex-primeiro-ministro, que não é obrigado a responder presencialmente, disse que responderia por escrito às questões que lhe forem enviadas. Chega fala em "impunidade e facilidade de alguns".
Caso das gémeas

PGR rejeita enviar cartas rogatórias para o Brasil

PGR entendeu que não existe nenhum acordo entre Portugal e Brasil que preveja pedidos para se efetuarem diligências relacionadas com comissões de inquérito. Presidente da comissão parlamentar discorda
Caso das gémeas

"Meninas do Presidente" vistas por ordem superior

Neuropediatra que tratou as gémeas fala em "interferência do poder político" e revela a forma como as crianças eram conhecidas em Santa Maria. Teresa Moreno critica também pressão de Daniela Martins.
Noticiário

16h.Médica das Gémeas diz que não foi contactada  

A neuro pediatra que acompanhou as menores e administrou o medicamento inovador esclareceu ainda que tratou o processo das gémeas como todos os outros.
Caso das gémeas

Gémeas. Audição de Santos Silva adiada para dia 22

A audição de Augusto Santos Silva na CPI do caso das gémeas luso-brasileiras foi adiada para 22 de outubro devido à realização das jornadas parlamentares do Livre, entre segunda e terça-feira.
Caso das gémeas

Chefe de gabinete contradiz Lacerda Sales

Tiago Gonçalves corroborou a versão da ex-secretária de Lacerda Sales e revelou que o ex-assessor para a área da Saúde de Marcelo teve vários “contactos” com Lacerda Sales no Ministério da Saúde.
Caso das gémeas

Comissão prescinde de ouvir Pizarro e Van Dunem

Pedido de audição por escrito ao antigo ministro Manuel Pizarro "foi consensual". Comissão também prescinde de ouvir Van Dunem. Partidos dispõem de 15 dias para enviar as perguntas.
Caso das gémeas

Partidos com 8 dias para inquirir António Costa

Na sequência do pedido potestativo do Chega, os partidos dispõem de oito dias para voltar a enviar questões a António Costa. O antigo primeiro-ministro não é obrigado a responder presencialmente.
Noticiário

4h. Temido."Pedidos por gabinetes não são normais"

A ex-ministra da saúde esteve a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito. Marta Temido assegura que se tivesse sabido do caso das gémeas quando era ministra o resultado teria sido diferente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.