Os realizadores Nanni Moretti, Wim Wenders e Jonathan Demme estarão no Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), o festival que começa esta sexta-feira e que terá muito mais do que cinema, com encontros com escritores, exposições de fotografia e música.

A nona edição do festival contará com filmes exibidos e premiados ao longo dos últimos meses em festivais internacionais. Entre eles estão “Mia madre”, de Nanni Moretti, um dos filmes de abertura do LEFF, “Heart of dog”, de Laurie Anderson, e “Tudo vai ficar bem”, de Wim Wenders.

Entre os filmes selecionados estão também “Anomalisa”, animação de Charlie Kaufman e Duke Johnson, “Right now, wrong then”, de Hong Sang-Soo, e “Knight of cups”, de Terrence Malick, filme que encerrará o festival.

Os escritores Don DeLillo, Hélia Correia – Prémio Camões 2015 – e John Berger e os realizadores Elia Suleiman e Benoît Jacqout também estarão no festival, para encontros com o público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No âmbito de homenagens e retrospetivas, destacam-se dois nomes: o ator Luís Miguel Cintra e Wim Wenders, que inaugurará uma exposição de fotografia, com imagens captadas em Portugal.

Há dois filmes portugueses no programa: “Montanha”, de João Salaviza, selecionado para a competição, e “Jogo de damas”, de Patrícia Sequeira.

O filósofo José Gil será o curador de um simpósio sobre loucura e criação artística.

Toda a programação pode ser consultada em aqui.