Tinham passado poucos dias desde o lançamento do seu último álbum, “Blackstar”: David Bowie morreu no domingo, 18 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro. Ao longo de uma carreira de décadas, deu centenas de entrevistas e fez milhares de declarações — umas inspiradoras, outras divertidas. Em maio de 2015 foi publicado o livro Bowie on Bowie, organizado por Sean Egan, que reúne várias citações do músico. O Daily Telegraph juntou algumas — a que se podem juntar muitas outras.

Bowie sobre si próprio…

1. “Há muita gente que parece querer ser imortal… Andamos atrás de quê, exatamente? Quem é que quer arrastar-se, velho e decadente, até ter 90 anos? Só por uma questão de ego? Eu seguramente não quero.”

2. “É verdade — sou bisexual. Foi a melhor coisa que me aconteceu. E é muito divertido, também.”

3. As pessoas poderiam pensar que uma estrela rock casar-se com uma supermodelo seria uma das melhores coisas do mundo. E, de facto, é.” [Sobre o seu casamento com Iman]

4. “O melhor conselho que me podiam ter dado aos 18 anos? Não te metas em drogas.”

5. “Hoje em dia, mais do que nunca, sinto-me um animal social, coisa que a dada altura não era… Às vezes estou tão feliz que deprimo as pessoas.”

6. “À medida que envelhecemos, as perguntas resumem-se a duas ou três. Quanto tempo mais? E o que é que eu vou fazer com o tempo que me resta?”

7. “Sigmund Freud ia adorar conhecer-me.”

… E sobre a música

8. “Fiz alguns álbuns fabulosos. Tenho que ser honesto. Adoro-os. Adoro as coisas que fiz.”

9. “Falar sobre arte é como dançar sobre arquitectura.”

10. “Sou uma estrela instantânea; basta adicionar água.”

11. “Aquilo que mais adoro na música são as coisas que começam nas franjas.”

12. “Já nem sei quantas vezes é que alguém veio ter comigo e disse: ‘Hey, vamos dançar!’ Eu odeio dançar. Meu Deus, é tão estúpido.” [Sobre o sucesso da música “Let’s Dance”]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

13. “Uma vez perguntei ao John Lennon o que é que ele achava do meu trabalho e ele respondeu: ‘É óptimo, mas é apenas rock’n’roll com batom’.”

14. “O rock sempre foi a música do diabo.”

15. “Não sei o que é que vou fazer a seguir, mas prometo que não vai ser chato.”