A edição de 2017 do Rali Dakar vai começar em Assunção, no Paraguai, e decorrerá de 2 a 14 de janeiro, com 12 etapas e cerca de 9.000 quilómetros, anunciaram esta terça-feira os promotores da prova de todo-o-terreno.

Pelo nono ano a decorrer na América do Sul, depois de se ter afirmado em África como um dos mais importantes ralis do mundo, o Dakar2017 terá classificativas no Paraguai, Bolívia e Argentina.

Após a realização de uma única etapa de abertura no Paraguai, a caravana ruma à Bolívia, para realizar cinco classificativas, que incluem a passagem por La Paz, situada a 3.500 metros de altitude.

Segue-se a Argentina, que receberá a última semana da prova, com a caravana de automóveis, motos e camiões a atravessar a Cordilheira dos Andes até à meta instalada, uma vez mais, em Buenos Aires.

“A passagem pela Bolívia trará uma nova dimensão a esta 39.ª edição, dado que terá cinco etapas ao longo das margens do Lago Titicaca e um dia de descanso na capital mais alta do mundo, La Paz”, refere o diretor da prova, Etienne Lavigne.

A parte final da prova, onde se perfilarão os candidatos a suceder ao francês Stephane Peterhansel, nos carros, e ao australiano Toby Price, nas motos, será disputada numa linha diagonal através da Argentina até Buenos Aires.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR