Esteve para chegar às salas no ano passado. Agora, ao que parece, não há volta a dar: “Snowden” estreia-se este ano, para contar em filme a história verdadeira do militar feito funcionário da CIA e que revelou informações confidenciais sobre a NSA, a agência de segurança nacional nos EUA. Os dados que Edward Snowden tornou públicos estavam relacionados com ações de vigilância operadas pela NSA em todo o mundo.
Joseph Gordon-Levitt é o protagonista do filme realizado por Oliver Stone, que segue Snowden enquanto militar frustrado, génio da informático e eterno assombrado com teorias (às vezes concretas) da conspiração.
O argumento de “Snowden” foi baseado na história publicada pelo jornal inglês The Guardian, “The Snowden Files” (do jornalista Luke Harding) e também no livro Time of the Octopus, thriller sobre um espião que revela segredos de segurança, escrito por Anatoly Kucherena, advogado de Sowden.
Do elenco do filme fazem parte Melissa Leo, que interpreta da realizadora Laura Poitras (autora do documentário Citizenfour), Tom Wilkinson como Ewen MacAskill, e jornalista do Guardian, Zachary Quinto no papel do jornalista e advogado Glenn Greenwald (além de Rhys Ifans, Nicolas Cage e Shailene Woodley)
No twitter, o próprio Edward Snowden escreveu que “pelo menos durante dois minutos e 39 segundos, toda a gente na NSA parou de trabalhar”:
For two minutes and thirty nine seconds, everybody at NSA just stopped working. https://t.co/OLjCV6wkGp
— Edward Snowden (@Snowden) April 27, 2016