Se o cérebro deixar de enviar comandos para o corpo, se o coração deixar de bater ou se os pulmões deixarem de funcionar é declarada a morte daquele organismo. Mas será que podemos dizer que estamos mortos visto que alguns dos nossos genes se ativam nessa altura?

Pode parecer estranho, mas dizer que um animal morreu não quer dizer que todas as partes desse corpo estejam mortas. Depois da morte algumas células continuam vivas e em função durante algum tempo e as bactérias do nosso intestino continuam em plena atividade – primeiro para digerirem o resto dos alimentos, depois o nosso próprio corpo. Até os músculos podem apresentar alguns espasmos por causa dos impulsos que ainda circulam nos nervos. Mas a descoberta dos genes que estão ativos ao fim de 48 horas depois da morte pode ter implicações mais profundas.

Estes genes foram identificados em ratos e em peixes-zebras, dois dos animais mais usados nas experiências de laboratório, mas os investigadores acreditam que também pode acontecer em humanos, refere a revista New Scientist. Estudar estes genes pode ter implicações importantes nos transplantes de órgãos, mas também na definição mais precisa da hora de morte – melhor dizendo, do minuto de morte.

A ativação e manutenção da atividades destes genes implica que haja energia suficiente nas células para que isto aconteça. Mas o mais surpreendente é o tipo de genes que são ativados. Entre eles estão genes relacionados com o desenvolvimento embrionário que se desligam logo após o nascimento.

Também são ativados genes associados com o desenvolvimento de cancro. Esta descoberta pode ser importante para reduzir a incidência de cancro nas pessoas que recebem transplantes de órgãos – visto que este é um problema que afeta este grupo de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR