Genética

Genética. Babuíno sobrevive com coração de porco

Um babuíno sobreviveu 195 dias com um coração de leitão. O órgão foi geneticamente modificado com a mesma ferramenta usada pelo cientista chinês em duas bebés. Podem os humanos herdar órgãos de porco?

George Solitário volta às Galápagos 6 anos depois

A tartaruga gigante morreu em 2012 mas foi estudada para desvendar os segredos sobre a longevidade da espécie. Agora que já foi analisado, George Solitário vai voltar a casa.
Organização Mundial de Saúde

OMS vai criar grupo de trabalho sobre genética

O grupo de trabalho da OMS sobre manipulação genética inclui académicos, peritos da organização e médicos, precisou, sem apontar a iniciativa como uma resposta direta à experiência chinesa.
Genética

O "Frankenstein chinês" que queria ser um exemplo

Chamam-lhe o "Elon Musk da China", mas queria ser Einstein. O pai diz que nunca ficou em segundo. Em 2015, He Jiankui disse ser "irresponsável" editar bebés. Agora dividiu a humanidade. E desapareceu.
Genética

Desapareceu cientista que criou bebés modificados

O cientista que disse ter criado as duas primeiras bebés geneticamente modificado está desaparecido. O trabalho de He Jiankui está a ser investigado pela Comissão de Saúde Nacional da China.
Genética

As polémicas e as coisas boas da edição genética /premium

Um cientista alterou o ADN de bebés para serem imunes ao vírus da sida. É a mais recente polémica da edição genética. O CRISPR trouxe possibilidades nunca exploradas. São promissoras. Mas perigosas.

ADN modificado. Mais um bebé a caminho?

He Jiankui, que anunciou o nascimento dos primeiros bebés com ADN modificado, disse que irá parar a sua pesquisa por causa da polémica criada. Há outra gravidez, mas ainda numa fase muito inicial.
Genética

Edição genética: universidade não conhecia projeto

A instituição à qual está ligado o cientista chinês que alegou ter feito nascer primeiro bebé com ADN geneticamente modificado diz que não conhecia o projeto e que não foi feito na universidade.
Genética

Terá nascido primeiro bebé com ADN modificado?

O investigador He Jiankui garante ter conseguido alterar o ADN de embriões de duas gémeas entretanto nascidas. Ainda não confirmada, a reivindicação coloca muitas questões científicas e éticas.

"Fake news". Investigadores criticam estudo

Investigadores de Portugal e Espanha criticam notícias sobre alegada invasão, há 4.500 anos, que acabou com os homens da Península Ibérica. "Fake news", dizem, apesar de não terem acesso ao estudo.

Há 4.500 anos uma invasão eliminou homens ibéricos

Invasão de yamnayas, um grupo vindo do Leste Europeu, levou a que quase todos os homens da Península Ibérica fossem apagados do mapa. Mulheres foram poupadas e isso influenciou código genético.
Genética

Detetada proteína que compatibiliza cromossomas

Os resultados obtidos "podem abrir caminho a novas abordagens no diagnóstico da infertilidade de causa feminina, assim como para o aperfeiçoamento dos meios de cultura embrionária".

E se puder mudar geneticamente o seu futuro filho?

É bom relembrar que no Reino Unido, à semelhança do que sucede noutros países, este tipo de investigação genética só é possível em embriões criados para fertilização in vitro que não foram utilizadosg
Genética

Encontrados mil novos genes ligados à inteligência

O mais de mil genes relacionados com a inteligência e os quase 600 genes relacionados com o neuroticismo podem ajudar a perceber o aparecimento de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
Imunoterapia

Duas imunoterapias juntas contra o cancro da mama

Uma imunoterapia que "treina" os linfócitos para combater o cancro tem sido usada sobretudo quando as células têm muitas mutações. Mas talvez possa ser usada em casos com menos mutações, como este.

Analisar ADN à procura do monstro de Loch Ness

Os investigadores vão tentar analisar todo e qualquer pedaço de material genético que encontrem no lago escocês. Podem não encontrar sinais do monstro, mas querem encontrar outras formas de vida.
Genética

Já se conhece o genoma do sobreiro de Montargil

O sobreiro, declarado árvore nacional no final de 2011, viu agora o seu genoma ser revelado ao mundo por um grupo de investigadores portugueses.
Cancro

Micróbios para ajudar a proteger contra a leucemia

A exposição dos bebés a micróbios no ambiente em vivem ou durante a amamentação ajuda ao desenvolvimento do sistema imunitário e, potencialmente, a prevenir o aparecimento de algumas doenças graves.
Bactérias

Bactéria de fontes termais que respira oxigénio

Foi encontrada nos Açores há mais de 20 anos e desde aí que Manuela Pereira se tem dedicado a estudá-la. Agora conseguiu ver a estrutura de uma das proteínas em 3D, mas o trabalho não acaba aqui.
Depressão

Descoberta genética pode ajudar a tratar depressão

Um estudo revela que há 44 variantes genéticas associadas ao risco de depressão. Base genética da depressão coincide com a de outros transtornos como a ansiedade, esquizofrenia ou doença bipolar.
Bactérias

Cães e humanos têm uma flora intestinal parecida

Os cães não eram o modelo animal mais procurado para estudar o microbioma intestinal, mas os resultados agora apresentados pelo investigador português Luís Pedro Coelho pode alterar esta ideia.
Genética

Quando deixámos de casar com os nossos primos?

Uma nova investigação revela que só deixámos de casar com os nossos próprios primos depois da Revolução Industrial. Os cientistas basearam-se na maior árvore genealógica do mundo: que inclui um ator.
Genética

Já não existem cavalos selvagens no planeta

Os cavalos de Przewalski eram considerados os últimos cavalos verdadeiramente selvagens do planeta, mas a análise do seu genoma acabou de pôr a sua história em causa.
Genética

E se os genes fossem um relógio da hora da morte?

O objetivo não era investigar se os genes têm escrito a hora a que vai morrer, mas podem ajudar a determinar a hora da morte de uma pessoa. Uma ferramenta com potencial para a patologia forense.

Foi descoberto um lagostim que consegue clonar-se

Não precisa de fertilização nem de macho e fêmea: o lagostim marmoreado consegue reproduzir-se sozinho. Só que o pequeno crustáceo está a formar um exército e a invadir o planeta.

Cientistas chineses clonaram macacos pela 1ª vez

Cientistas chineses clonaram macacos utilizando a técnica que originou a ovelha Dolly. Os animais podem ajudar a curar doenças em humanos. Nunca a clonagem no Homem esteve tão perto de acontecer.
Cancro

Proteína nos cromossomas pode prevenir cancro

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes descobriram uma proteína dos cromossomas que pode prevenir a desregulação genética associada ao cancro. A proteína chama-se TERRA.
Agricultura

Milho geneticamente modificado caiu 12% em 2016

"Portugal viu a sua área de produção de milho geneticamente modificado diminuir, em 2016". O Alentejo foi a região que apresentou a maior área de cultivo de milho geneticamente modificado.
Genética

Descoberta a origem dos nativos americanos

O esqueleto de uma criança encontrado no Alasca revelou que os nativos americanos vieram da Sibéria. O ADN da menina com menos de 1 ano provou que pertencia à primeira linhagem de norte-americanos.

Emily derrotou a leucemia. Está na lista da Nature

A Nature já anunciou a sua lista das dez pessoas mais relevantes para a Ciência em 2017. Nem todas são cientistas. E nem todas foram escolhidas pelo melhor motivo. Emily, de 12 anos, é a mais nova.
Genética

Genes podem influenciar orientação sexual?

Um estudo diz ter encontrado variantes de genes que são mais comuns em homossexuais do que em heterossexuais. Pode a orientação sexual ser biologicamente determinada? Sabemos pouco para ter a certeza.
Neurologia

Droga em teste abranda a doença de Huntington

O fármaco em ensaios clínicos mostrou ser capaz de diminuir a quantidade proteínas tóxicas no cérebro que causam a doença. Falta saber que impacto terá na progressão da doença.
Imunoterapia

Novo tratamento para linfoma em ensaios clínicos

Quando todos os outros tratamentos falham, a modificação genética das células do sistema imunitário pode ser a solução. Mas não serve para todos os doentes e tem efeitos secundários severos.
Genética

A primeira edição genética em doente vivo

Um grupo de cientistas da Califórnia tentou na segunda-feira editar um gene num paciente vivo. O homem tem Síndrome de Hunter e só dentro de um mês será possível conhecer os resultados.
Genética

Ian Wilmut: "Clonagem não funciona bem em humanos"

Ian Wilmut começou por desenvolver técnicas para melhorar a reprodução animal. Agora tem mais interesse por medicina regenerativa e defende a criação de uma base de dados de células estaminais.
Genética

"Tenho tido dinheiro para seguir ideias tolas"

Começou por trabalhar com galinhas, mas os ratos acabaram por se revelar muito mais fáceis de usar em laboratório. Agora está concentrado nas células humanas e nas doenças que afetam a humanidade.
Cancro

Criadas nanopartículas que matam células do cancro

Cientistas da Universidade de Surrey desenvolveram "nanopartículas inteligentes", que aquecem o suficiente para matar células cancerígenas, mas que se autorregulam sem prejudicar outros tecidos.

A culpa de não se bronzear é dos Neandertais

Um novo estudo genético mostra que muitas das nossas características se devem aos nossos antepassados neandertais - entre elas, a facilidade de se bronzear ou até que horas fica acordado.
Animais

Vídeo. Girafas brancas raras avistadas no Quénia

Duas girafas brancas apareceram numa zona de conservação no Quénia. Mãe e cria sofrem de uma raríssima condição genética chamada leucismo.
Genética

Origem de doenças musculares pode estar em células

Um grupo de investigadores portugueses descobriu que um mecanismo celular pode estar na origem de doenças ou lesões musculares. A descoberta pode abrir caminho a tratamentos de doenças musculares.
Espanha

Afinal, Pilar não é filha de Salvador Dalí

A taróloga de 61 anos que alegava ser filha do pintor espanhol, e que levou à exumação do corpo do artista para recolha de amostras de material genético, afinal não é filha de Dalí.
Genética

Doença fatal curada em embriões? Há dúvidas

Há um mês, cientistas anunciaram ter manipulado o ADN de embriões humanos e eliminado uma doença hereditária muito comum e mortal. Agora, investigadores de renome colocam sérias dúvidas ao estudo.
Genética

Mais perto de usar órgãos de porco em humanos

Os cientistas conseguiram desativar partes do material genético dos órgãos de leitões, tornando mais próxima a possibilidade de os transplantar para humanos. É mais um passo dado pelo CRISPR.
Genética

Cientistas editam ADN de embriões humanos

Pela primeira vez na História, uma equipa internacional de cientistas conseguiu editar a informação genética de embriões humanos e eliminar doenças hereditárias.
Genética

China cria primeiro cão clonado

Já foi criado o primeiro cão clonado com células não reprodutivas e engenharia genética. Os autores foram cientistas na China que conseguiram clonar um beagle através da modificação genética.
Governo

Governo regula acesso à gestação de substituição

O Governo aprovou a regulamentação do acesso à gestação de substituição através da qual é privilegiada a ligação da mãe genética com a criança.
Caixa Geral de Depósitos

O que acontece quando eles dançam no jardim

David é doutorado em engenharia biomédica, Cátia estudou biologia molecular e genética. Mas é nos passos do Lindy Hop, a dança que nasceu em Harlem, que se perdem e voltam a encontrar.
História

Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
Genética

Polvos conseguem mudar a sua informação genética

Os polvos não seguem o seu código genético à letra: podem editar a informação do ADN como estratégia de evolução. Esse pode ser o motivo da inteligência e comportamento complexo destes animais.
Genética

Os baixinhos têm maior tendência a ficar carecas

Um estudo genético revelou que os homens baixos, pálidos e de maior densidade óssea têm mais probabilidades de ficarem carecas mais cedo.
Transplante

Cientistas criam embrião híbrido porco-humano

Cientistas espanhóis e norte-americanos conseguiram desenvolver células humanas dentro de um porco. O objetivo é criar órgãos inteiros que possam ser usados em transplantes. Mas há questões éticas.
Genética

Descoberta proteína que "liga e desliga" genes

Um grupo de cientistas descobriu uma proteína que "liga e "desliga" genes quando as células se dividem. A descoberta ajuda a entender como combater o cancro. Uma investigadora portuguesa explica como.
Agricultura

Área de cultivo de milho transgénico baixa 12%

A área de cultivo de milho geneticamente modificado em Portugal diminuiu cerca de 12%, em relação a 2015. O total da área nacional de produção atinge cerca de 7 mil hectares.

Reino Unido autoriza bebés com três pais

Entidade britânica que regula a fertilização autoriza procedimento que permite que nasçam bebés com três pais como forma de evitar a passagem de uma doença genética de mães para filhos.
Genética

Nasceu o primeiro bebé com o ADN de três pessoas

O primeiro bebé com código genético de 3 pessoas diferentes nasceu há cinco meses no México. A técnica permite a casais com doenças genéticas terem filhos saudáveis. Estamos a fazer bebés-Lego?
Genética

Quanto mais vivem os pais mais vivem os filhos?

A longevidade dos pais parece estar relacionada com a longevidade dos filhos. Para além dos factores ambientais, a genética também tem a ver com o número de anos que se vive, diz estudo.
Genética

Portugueses abrem esperança de regenerar a medula

Cientistas portugueses do IGC identificam um gene, o Oct4, que, quando ativado em ratinhos, faz com que as células progenitoras, que se diferenciam noutras células, continuem a 'construir' o tronco
Genética

Grupo de proteínas repara células com danos

Investigadores portugueses identificaram um grupo de proteínas que está na origem da reparação das células, em caso de dano motivado por uma doença como a tuberculose ou uma lesão muscular.
Genética

ADN materno importante no envelhecimento

O material genético transmitido exclusivamente pela mãe tem um papel importante no envelhecimento saudável e também na predisposição para a obesidade, segundo um estudo realizado por cientistas espanhóis.
Genética

Enquanto o corpo morre, há genes que se ativam

Há genes que se ativam quando todos os outros se estão a desligar. Isso pode ajudar a determinar a hora de morte e a melhorar a transplantação de órgãos.
Genética

É pouco carinhoso? A culpa pode ser dos genes

A razão pela qual algumas pessoas são mais carinhosas e atentas às emoções que outras pode estar ligada aos genes de cada um. O processo deve-se ao silenciamento de um gene específico, diz estudo.
Transplante

Cientistas tentam gerar órgãos humanos em porcos

Cientistas americanos estão a desenvolver um projeto que pretende fazer crescer órgãos humanos dentro de corpos de porcos. A investigação tem enfrentado algumas críticas.
Genética

Genes. Estamos perto de descobrir origem da vida

Os cientistas descobriram que há uma molécula cuja reação química pode ter as respostas para as dúvidas que ainda temos sobre a origem da vida na Terra. E pode haver mais pistas nos cometas.