DECO

Deco alerta para testes genéticos da internet

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor aconselha as pessoas a procurar ajuda de um médico para que possam "compreender o significado e as implicações dos resultados”.
Genética

Estudo descobre melhores tratamentos para o cancro

Cientistas descobriram mutações em cancros que são calcanhares de Aquiles para a doença. O estudo, com mais de 2.000 pessoas, diz que 62% dos casos podem ser tratadas com terapêuticas mais eficazes.
Biologia

Criado embrião de rato sem espermatozoide ou óvulo

Embriões sintéticos foram produzidos das células das orelhas de ratos. Cientistas podem estudar origem da infertilidade, gravidez inviável e problemas como o Alzheimer. Sem embriões naturais.
Genética

Síndrome de morte súbita pode ser genética

Cientistas descobriram uma mutação que impede as células cardíacas de digerir os lípidos e pode conduzir à morte súbita em bebés. É a segunda ligação genética encontrada para este problema.
Genética

Cancro. "Interruptor" afeta o suicídio das células

Cientistas descobriram uma ligação entre duas moléculas que interfere na multiplicação e no suicídio das células, processos "basilares" para o cancro. O estudo já foi publicado em revista científica.
Genética

E se puder recuar a idade biológica com remédios?

Uma hormona de crescimento, dois medicamentos para diabetes e a idade biológica recuou dois anos e meio. É a primeira vez que se puxa para trás a idade biológica. Mas o estudo levanta várias dúvidas.
Escócia

Será o monstro de Loch Ness uma enguia gigante?

Uma equipa de investigadores analisou cerca de 500 milhões de sequências de ADN para fazer um catálogo das espécies existentes no lago Ness e não encontrou nenhuma criatura gigante ou pré-histórica.
Sono

Dorme pouco? Pode ter uma mutação rara

Se não precisa de mais de 6 horas para se sentir revitalizado, então pode ter uma mutação genética rara. É o segundo traço genético que os cientistas descobrem estar relacionado com a falta de sono.
Genética

Não há gene gay, mas homossexualidade está no ADN

Não há um gene que determine sozinho a homossexualidade, mas a preferência sexual também vem nos cromossomas, sugere novo estudo. Genes influenciam a orientação sexual. Mas não a determinam.
País

Epigenética – quando a ciência ajuda a emagrecer

Se a genética de algumas pessoas é uma bênção – sempre magras a vida toda – já a de outras nem por isso. Mas agora toda a gente pode recorrer à informação dos seus genes para perder peso com saúde.

Cientistas querem lei que distinga genoma

Investigadores europeus pediram às instituições europeias uma revisão da lei que equipara a edição de genoma nas plantas aos organismos geneticamente modificados.

O jovem que foi adolescente aos 2 anos

Atingiu a puberdade aos 2 anos. Em criança, foi expulso da escola e esteve preso. Hoje é escritor. O bisavô foi para a II Guerra aos 13 anos, o avô para guarda aos 12. Tudo por causa da testotoxicose.
Animais

Anaconda engravida sem nunca ter acasalado

Uma anaconda teve crias apesar de nunca ter procriado. É um caso raro em que as fêmeas geram clones, sem precisar de machos, para proteger a continuidade da espécie. Fenómeno ainda é pouco entendido.

Bebé nasce com ADN de 3 pessoas diferentes

Uma criança na Grécia nasceu com informação genética de três pessoas: duas mulheres e um homem. É o terceiro caso no mundo. A nova terapêutica evita a passagem de certas doenças para a nova geração.
Genética

Descoberto caso raro de gémeos semi-idênticos

O nome é difícil de pronunciar: gémeos sesquizigóticos e resultam da fecundação de um mesmo óvulo por dois espermatozoides. É o primeiro caso encontrado ainda durante a gravidez, às 14 semanas.
Genética

Cérebro de gémeas modificadas pode estar alterado

O gene que He Jiankui eliminou em duas bebés para torná-las imunes ao VIH está relacionado com a capacidade cognitiva. O cérebro das raparigas pode ter sido alterado, tornando-as mais inteligentes.

Nova peça de edição genética mais precisa que Cas9

Um grupo de cientistas conseguiu provar que a proteína CasX funciona como ferramenta de edição genética em humanos. É 40% mais pequena que o Cas9 e, provavelmente, mais eficaz.
Genética

Nobel sabia de bebés modificadas e não denunciou

O cientista que modificou geneticamente duas gémeas para serem imunes ao VIH contou os planos a Craig Mello, Nobel da Medicina em 2006, bisneto de açorianos. Mello opôs-se, mas não denunciou.
Genética

Genes de rato mudados para ficarem na descendência

Cientistas conseguem modificar genes de ratos para que se espalhem pela espécie. É a primeira vez que é feito com sucesso em mamíferos. Técnica ajuda no combate de doenças mas tem problemas éticos.
Genética

China confirma terceiro bebé com ADN alterado

O cientista chinês, que fez nascer os primeiros bebés com ADN modificado, tinha lançado rumor da segunda gravidez. O governo de Guangdong confirmou a sua existência desta gravidez.
Genética

Há um gene que permite comer sem engordar

Investigadores descobriram um gene que permite comer sem engordar. A descoberta pode ser um ponto de partida para doenças como a obesidade, que afeta cerca de 13% da população mundial adulta.
Genética

Genética. Babuíno sobrevive com coração de porco

Um babuíno sobreviveu 195 dias com um coração de leitão. O órgão foi geneticamente modificado com a mesma ferramenta usada pelo cientista chinês em duas bebés. Podem os humanos herdar órgãos de porco?

George Solitário volta às Galápagos 6 anos depois

A tartaruga gigante morreu em 2012 mas foi estudada para desvendar os segredos sobre a longevidade da espécie. Agora que já foi analisado, George Solitário vai voltar a casa.
Organização Mundial de Saúde

OMS vai criar grupo de trabalho sobre genética

O grupo de trabalho da OMS sobre manipulação genética inclui académicos, peritos da organização e médicos, precisou, sem apontar a iniciativa como uma resposta direta à experiência chinesa.
Genética

O "Frankenstein chinês" que queria ser um exemplo

Chamam-lhe o "Elon Musk da China", mas queria ser Einstein. O pai diz que nunca ficou em segundo. Em 2015, He Jiankui disse ser "irresponsável" editar bebés. Agora dividiu a humanidade. E desapareceu.
Genética

Desapareceu cientista que criou bebés modificados

O cientista que disse ter criado as duas primeiras bebés geneticamente modificado está desaparecido. O trabalho de He Jiankui está a ser investigado pela Comissão de Saúde Nacional da China.
Genética

As polémicas e as coisas boas da edição genética /premium

Um cientista alterou o ADN de bebés para serem imunes ao vírus da sida. É a mais recente polémica da edição genética. O CRISPR trouxe possibilidades nunca exploradas. São promissoras. Mas perigosas.

ADN modificado. Mais um bebé a caminho?

He Jiankui, que anunciou o nascimento dos primeiros bebés com ADN modificado, disse que irá parar a sua pesquisa por causa da polémica criada. Há outra gravidez, mas ainda numa fase muito inicial.
Genética

Edição genética: universidade não conhecia projeto

A instituição à qual está ligado o cientista chinês que alegou ter feito nascer primeiro bebé com ADN geneticamente modificado diz que não conhecia o projeto e que não foi feito na universidade.
Genética

Terá nascido primeiro bebé com ADN modificado?

O investigador He Jiankui garante ter conseguido alterar o ADN de embriões de duas gémeas entretanto nascidas. Ainda não confirmada, a reivindicação coloca muitas questões científicas e éticas.

"Fake news". Investigadores criticam estudo

Investigadores de Portugal e Espanha criticam notícias sobre alegada invasão, há 4.500 anos, que acabou com os homens da Península Ibérica. "Fake news", dizem, apesar de não terem acesso ao estudo.

Há 4.500 anos uma invasão eliminou homens ibéricos

Invasão de yamnayas, um grupo vindo do Leste Europeu, levou a que quase todos os homens da Península Ibérica fossem apagados do mapa. Mulheres foram poupadas e isso influenciou código genético.
Genética

Detetada proteína que compatibiliza cromossomas

Os resultados obtidos "podem abrir caminho a novas abordagens no diagnóstico da infertilidade de causa feminina, assim como para o aperfeiçoamento dos meios de cultura embrionária".

E se puder mudar geneticamente o seu futuro filho?

É bom relembrar que no Reino Unido, à semelhança do que sucede noutros países, este tipo de investigação genética só é possível em embriões criados para fertilização in vitro que não foram utilizadosg
Genética

Encontrados mil novos genes ligados à inteligência

O mais de mil genes relacionados com a inteligência e os quase 600 genes relacionados com o neuroticismo podem ajudar a perceber o aparecimento de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.
Imunoterapia

Duas imunoterapias juntas contra o cancro da mama

Uma imunoterapia que "treina" os linfócitos para combater o cancro tem sido usada sobretudo quando as células têm muitas mutações. Mas talvez possa ser usada em casos com menos mutações, como este.

Analisar ADN à procura do monstro de Loch Ness

Os investigadores vão tentar analisar todo e qualquer pedaço de material genético que encontrem no lago escocês. Podem não encontrar sinais do monstro, mas querem encontrar outras formas de vida.
Genética

Já se conhece o genoma do sobreiro de Montargil

O sobreiro, declarado árvore nacional no final de 2011, viu agora o seu genoma ser revelado ao mundo por um grupo de investigadores portugueses.
Cancro

Micróbios para ajudar a proteger contra a leucemia

A exposição dos bebés a micróbios no ambiente em vivem ou durante a amamentação ajuda ao desenvolvimento do sistema imunitário e, potencialmente, a prevenir o aparecimento de algumas doenças graves.
Bactérias

Bactéria de fontes termais que respira oxigénio

Foi encontrada nos Açores há mais de 20 anos e desde aí que Manuela Pereira se tem dedicado a estudá-la. Agora conseguiu ver a estrutura de uma das proteínas em 3D, mas o trabalho não acaba aqui.
Depressão

Descoberta genética pode ajudar a tratar depressão

Um estudo revela que há 44 variantes genéticas associadas ao risco de depressão. Base genética da depressão coincide com a de outros transtornos como a ansiedade, esquizofrenia ou doença bipolar.
Bactérias

Cães e humanos têm uma flora intestinal parecida

Os cães não eram o modelo animal mais procurado para estudar o microbioma intestinal, mas os resultados agora apresentados pelo investigador português Luís Pedro Coelho pode alterar esta ideia.
Genética

Quando deixámos de casar com os nossos primos?

Uma nova investigação revela que só deixámos de casar com os nossos próprios primos depois da Revolução Industrial. Os cientistas basearam-se na maior árvore genealógica do mundo: que inclui um ator.
Genética

Já não existem cavalos selvagens no planeta

Os cavalos de Przewalski eram considerados os últimos cavalos verdadeiramente selvagens do planeta, mas a análise do seu genoma acabou de pôr a sua história em causa.
Genética

E se os genes fossem um relógio da hora da morte?

O objetivo não era investigar se os genes têm escrito a hora a que vai morrer, mas podem ajudar a determinar a hora da morte de uma pessoa. Uma ferramenta com potencial para a patologia forense.

Foi descoberto um lagostim que consegue clonar-se

Não precisa de fertilização nem de macho e fêmea: o lagostim marmoreado consegue reproduzir-se sozinho. Só que o pequeno crustáceo está a formar um exército e a invadir o planeta.

Cientistas chineses clonaram macacos pela 1ª vez

Cientistas chineses clonaram macacos utilizando a técnica que originou a ovelha Dolly. Os animais podem ajudar a curar doenças em humanos. Nunca a clonagem no Homem esteve tão perto de acontecer.
Cancro

Proteína nos cromossomas pode prevenir cancro

Investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes descobriram uma proteína dos cromossomas que pode prevenir a desregulação genética associada ao cancro. A proteína chama-se TERRA.
Agricultura

Milho geneticamente modificado caiu 12% em 2016

"Portugal viu a sua área de produção de milho geneticamente modificado diminuir, em 2016". O Alentejo foi a região que apresentou a maior área de cultivo de milho geneticamente modificado.
Genética

Descoberta a origem dos nativos americanos

O esqueleto de uma criança encontrado no Alasca revelou que os nativos americanos vieram da Sibéria. O ADN da menina com menos de 1 ano provou que pertencia à primeira linhagem de norte-americanos.

Emily derrotou a leucemia. Está na lista da Nature

A Nature já anunciou a sua lista das dez pessoas mais relevantes para a Ciência em 2017. Nem todas são cientistas. E nem todas foram escolhidas pelo melhor motivo. Emily, de 12 anos, é a mais nova.
Genética

Genes podem influenciar orientação sexual?

Um estudo diz ter encontrado variantes de genes que são mais comuns em homossexuais do que em heterossexuais. Pode a orientação sexual ser biologicamente determinada? Sabemos pouco para ter a certeza.
Neurologia

Droga em teste abranda a doença de Huntington

O fármaco em ensaios clínicos mostrou ser capaz de diminuir a quantidade proteínas tóxicas no cérebro que causam a doença. Falta saber que impacto terá na progressão da doença.
Imunoterapia

Novo tratamento para linfoma em ensaios clínicos

Quando todos os outros tratamentos falham, a modificação genética das células do sistema imunitário pode ser a solução. Mas não serve para todos os doentes e tem efeitos secundários severos.
Genética

A primeira edição genética em doente vivo

Um grupo de cientistas da Califórnia tentou na segunda-feira editar um gene num paciente vivo. O homem tem Síndrome de Hunter e só dentro de um mês será possível conhecer os resultados.
Genética

Ian Wilmut: "Clonagem não funciona bem em humanos"

Ian Wilmut começou por desenvolver técnicas para melhorar a reprodução animal. Agora tem mais interesse por medicina regenerativa e defende a criação de uma base de dados de células estaminais.
Genética

"Tenho tido dinheiro para seguir ideias tolas"

Começou por trabalhar com galinhas, mas os ratos acabaram por se revelar muito mais fáceis de usar em laboratório. Agora está concentrado nas células humanas e nas doenças que afetam a humanidade.
Cancro

Criadas nanopartículas que matam células do cancro

Cientistas da Universidade de Surrey desenvolveram "nanopartículas inteligentes", que aquecem o suficiente para matar células cancerígenas, mas que se autorregulam sem prejudicar outros tecidos.

A culpa de não se bronzear é dos Neandertais

2006
Um novo estudo genético mostra que muitas das nossas características se devem aos nossos antepassados neandertais - entre elas, a facilidade de se bronzear ou até que horas fica acordado.
Animais

Vídeo. Girafas brancas raras avistadas no Quénia

Duas girafas brancas apareceram numa zona de conservação no Quénia. Mãe e cria sofrem de uma raríssima condição genética chamada leucismo.
Genética

Origem de doenças musculares pode estar em células

Um grupo de investigadores portugueses descobriu que um mecanismo celular pode estar na origem de doenças ou lesões musculares. A descoberta pode abrir caminho a tratamentos de doenças musculares.
Espanha

Afinal, Pilar não é filha de Salvador Dalí

A taróloga de 61 anos que alegava ser filha do pintor espanhol, e que levou à exumação do corpo do artista para recolha de amostras de material genético, afinal não é filha de Dalí.
Genética

Doença fatal curada em embriões? Há dúvidas

Há um mês, cientistas anunciaram ter manipulado o ADN de embriões humanos e eliminado uma doença hereditária muito comum e mortal. Agora, investigadores de renome colocam sérias dúvidas ao estudo.
Genética

Mais perto de usar órgãos de porco em humanos

Os cientistas conseguiram desativar partes do material genético dos órgãos de leitões, tornando mais próxima a possibilidade de os transplantar para humanos. É mais um passo dado pelo CRISPR.
Genética

Cientistas editam ADN de embriões humanos

Pela primeira vez na História, uma equipa internacional de cientistas conseguiu editar a informação genética de embriões humanos e eliminar doenças hereditárias.
Genética

China cria primeiro cão clonado

Já foi criado o primeiro cão clonado com células não reprodutivas e engenharia genética. Os autores foram cientistas na China que conseguiram clonar um beagle através da modificação genética.
Governo

Governo regula acesso à gestação de substituição

O Governo aprovou a regulamentação do acesso à gestação de substituição através da qual é privilegiada a ligação da mãe genética com a criança.
Caixa Geral de Depósitos

O que acontece quando eles dançam no jardim

David é doutorado em engenharia biomédica, Cátia estudou biologia molecular e genética. Mas é nos passos do Lindy Hop, a dança que nasceu em Harlem, que se perdem e voltam a encontrar.
História

Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
Genética

Polvos conseguem mudar a sua informação genética

Os polvos não seguem o seu código genético à letra: podem editar a informação do ADN como estratégia de evolução. Esse pode ser o motivo da inteligência e comportamento complexo destes animais.
Genética

Os baixinhos têm maior tendência a ficar carecas

Um estudo genético revelou que os homens baixos, pálidos e de maior densidade óssea têm mais probabilidades de ficarem carecas mais cedo.
Transplante

Cientistas criam embrião híbrido porco-humano

Cientistas espanhóis e norte-americanos conseguiram desenvolver células humanas dentro de um porco. O objetivo é criar órgãos inteiros que possam ser usados em transplantes. Mas há questões éticas.
Genética

Descoberta proteína que "liga e desliga" genes

Um grupo de cientistas descobriu uma proteína que "liga e "desliga" genes quando as células se dividem. A descoberta ajuda a entender como combater o cancro. Uma investigadora portuguesa explica como.
Agricultura

Área de cultivo de milho transgénico baixa 12%

A área de cultivo de milho geneticamente modificado em Portugal diminuiu cerca de 12%, em relação a 2015. O total da área nacional de produção atinge cerca de 7 mil hectares.

Reino Unido autoriza bebés com três pais

Entidade britânica que regula a fertilização autoriza procedimento que permite que nasçam bebés com três pais como forma de evitar a passagem de uma doença genética de mães para filhos.
Genética

Nasceu o primeiro bebé com o ADN de três pessoas

O primeiro bebé com código genético de 3 pessoas diferentes nasceu há cinco meses no México. A técnica permite a casais com doenças genéticas terem filhos saudáveis. Estamos a fazer bebés-Lego?
Genética

Quanto mais vivem os pais mais vivem os filhos?

A longevidade dos pais parece estar relacionada com a longevidade dos filhos. Para além dos factores ambientais, a genética também tem a ver com o número de anos que se vive, diz estudo.
Genética

Portugueses abrem esperança de regenerar a medula

Cientistas portugueses do IGC identificam um gene, o Oct4, que, quando ativado em ratinhos, faz com que as células progenitoras, que se diferenciam noutras células, continuem a 'construir' o tronco
Genética

Grupo de proteínas repara células com danos

Investigadores portugueses identificaram um grupo de proteínas que está na origem da reparação das células, em caso de dano motivado por uma doença como a tuberculose ou uma lesão muscular.
Genética

ADN materno importante no envelhecimento

O material genético transmitido exclusivamente pela mãe tem um papel importante no envelhecimento saudável e também na predisposição para a obesidade, segundo um estudo realizado por cientistas espanhóis.
Genética

Enquanto o corpo morre, há genes que se ativam

Há genes que se ativam quando todos os outros se estão a desligar. Isso pode ajudar a determinar a hora de morte e a melhorar a transplantação de órgãos.
Genética

É pouco carinhoso? A culpa pode ser dos genes

A razão pela qual algumas pessoas são mais carinhosas e atentas às emoções que outras pode estar ligada aos genes de cada um. O processo deve-se ao silenciamento de um gene específico, diz estudo.
Transplante

Cientistas tentam gerar órgãos humanos em porcos

Cientistas americanos estão a desenvolver um projeto que pretende fazer crescer órgãos humanos dentro de corpos de porcos. A investigação tem enfrentado algumas críticas.
Genética

Genes. Estamos perto de descobrir origem da vida

Os cientistas descobriram que há uma molécula cuja reação química pode ter as respostas para as dúvidas que ainda temos sobre a origem da vida na Terra. E pode haver mais pistas nos cometas.
Cão

Porque é que os labradores comem tanto?

Um grupo de cientistas britânicos descobriu uma mutação num gene que influencia o peso e apetite desta raça de cães. O estudo analisou o genoma e os hábitos de 310 labradores no Reino Unido.
Genética

Genes dizem a idade do início das relações sexuais

Os genes parecem estar relacionados com a idade da puberdade e das primeiras relações sexuais. Os cientistas encontraram ainda 38 variações genéticas ligadas a comportamentos sexuais e reprodutivos.
Genética

Mudar as frases do material genético letra a letra

Os cientistas já conheciam a técnica que permite cortar e colar partes do material genético, mas agora conseguiram fazê-lo com muito mais precisão.
Genética

Treze pessoas com um escudo natural contra doenças

Depois de analisar o genoma de mais de meio milhão de voluntários, os investigadores do Projeto Resiliência encontrou 13 indivíduos cuja saúde contradiz os próprios genes.
Genética

Manipular embriões humanos? O melhor é ter calma

Um equipa de investigadores chineses manipulou embriões humanos para mostrar que a técnica ainda tem de ser afinada e que o tema ainda tem de ser discutido por comissões científicas e de ética.
Sida

E se para curar a sida bastasse "cortar" o vírus?

Os medicamentos atuais inibem a multiplicação do VIH no organismo, mas não o eliminam. Uma equipa de investigadores sugere "cortar" o genoma do vírus para o eliminar.
Genética

Gémeos vietnamitas têm pais diferentes

Dois irmãos gémeos foram submetidos a um teste de ADN por serem muito diferentes dos seus familiares. O teste revelou que não eram filhos do mesmo pai.
Genética

Transgénicas. Só com patentes há progresso

O biólogo molecular belga é um defensor incondicional da importância das transgénicas enquanto solução para alimentar a população mundial. Ou não fosse ele o "pai" das plantas transgénicas.
Cancro

Cancro. Últimas descobertas valem tanta euforia?

Os resultados promissores de um ensaio clínico com células T e a cura de uma menina com leucemia deixaram a comunicação social em alvoroço. É caso para tanto? Como reagem os cientistas portugueses?
Autismo

Reparação genética para tratar autismo em adultos

As perturbações do espetro do autismo são detetadas na infância e este é o momento preferencial para a intervenção terapêutica, mas os investigadores querem estudar o potencial de tratar adultos.

Manipular embriões: especialistas aplaudem decisão

Os especialistas britânicos defendem a decisão da autoridade reguladora, porque a investigação poderá ser mais bem monitorizada em termos éticos. O conselho de ética português é mais cauteloso.
Genética

Reconhece estas frutas? Dantes eram assim

Bananas com sementes? Beringelas com espinhos? Muitas frutas e vegetais nem sempre foram como são hoje. Foi o homem que escolheu as caraterísticas que mais lhe interessavam.

Embriões humanos: Luz verde à manipulação genética

O Governo do Reino Unido deu pela primeira vez "luz verde" aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos numa investigação para determinar por que razão ocorrem abortos.
Autismo

Macacos usados para estudar autismo

O Instituto de Neurociência de Xangai produziu 200 macacos geneticamente modificados, com sintomas de autismo. O objetivo é identificar os circuitos cerebrais responsáveis pela doença.
Genética

Cães. Quando os donos veem beleza nas “aberrações”

Alguns cães estão condenados a uma vida difícil. Criadas para serem bonitas, muitas raças têm à partida problemas de saúde que acompanharão os animais toda a vida, seja ela longa ou muito curta.
Genética

Há órgãos que envelhecem mais cedo que outros

Cientistas portugueses descobriram que há órgãos como o intestino que envelhecem mais cedo, devido ao ritmo acelerado dos "relógios moleculares" das células, que leva ao aparecimento de lesões.

Projetos para proibir cultivo de OGM no Parlamento

Quatro projetos de lei para proibir o cultivo de organismos geneticamente modificados da autoria do PCP, BE, Verdes e PAN vão ser debatidos no parlamento esta quarta-feira.

Um século para a Biologia

A Biologia marca de forma inequívoca este início do século permeando toda a nossa vida e contribuindo para que cada dia conheçamos melhor, não só o meio ambiente que nos rodeia, como a nós próprios.
Evolução Humana

Genes de Neandertal deram resistência e alergias

Quando o homem vindo de África chegou à Europa e à Ásia, já os humanos que por cá andavam se tinham adaptado ao ambiente. Os genes que nos passaram estimularam o sistema imunitário.

Maria Leptin: "Não existe conhecimento infinito"

"Tudo o que se faz bem é difícil", diz Maria Leptin, que concilia a vida de coordenadora de um grupo de investigação e a direção da Organização Europeia de Biologia Molecular.
Evolução Humana

Homem do gelo. Bactérias no estômago dão pistas

As bactérias Helicobacter pylori vivem com o homem há milhares de anos e podem fornecer pistas sobre as migrações humanas. Agora, foram descobertas no estômago de Ötzi, o homem do gelo.
2015-2016

Ciência: o que vem aí que pode mudar a nossa vida?

A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?

A genética revela as origens dos irlandeses

Os genes dos primeiros irlandeses mostram que estes se assemelhavam aos europeus do sul. Apenas as alterações genéticas ocorridas mais tarde os tornaram parecidos com o que são hoje.
Malária

Mutação genética vai erradicar mosquito da malária

Uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres criou uma mutação genética no mosquito transmissor da malária, com o objetivo de erradicar a espécie a longo prazo.
Conservação da Natureza

Já imaginou que as bananas podem desaparecer?

Quase aconteceu nos anos 1960 e se os cientistas e produtores não tiverem atenção pode voltar a acontecer. O problema é que os campos de cultivo estão cheios de bananeiras geneticamente iguais.
Futuro

Os transgénicos não são o futuro. São o presente

Um salmão “transgénico” foi aprovado para consumo humano nos Estados Unidos da América. E a Europa?

Agricultura "aclarou" tom de pele dos europeus

Um estudo sugere que a chegada da agricultura à Europa contribuiu para a mudança para um tom de pele mais claro dos europeus.

Faça jus ao dia e dedique-se à preguiça

Dia 7 de novembro é Dia Internacional da Preguiça. Aproveite este dia, e outros de vez em quando, para parar e descansar, porque às vezes também é preciso. "Dolce far niente."

Bebé vence leucemia com terapia experimental

Uma bebé de um ano de vida é o primeiro ser humano no mundo a vencer uma leucemia graças a um tratamento com células imunitárias geneticamente modificadas. Mas caso ainda não pode ser extrapolado.
Cão

Berço do cão moderno pode ter sido a Ásia Central

Um novo estudo aponta a Ásia Central como a região com maior probabilidade de ter sido o berço do cão moderno. Mas há quem defenda que a conclusão não é definitiva.
Infidelidade

Homens e mulheres reagem da mesma forma à traição?

Os sexos opostos têm reações diferentes em muitas situações, e por isso mesmo se chamam opostos. Mas quando o assunto é a infidelidade, há mudanças de comportamento? E porque traem as pessoas?
Obesidade

Até que ponto pode controlar o seu peso?

Apesar de a tolerância relativamente à diferença ser cada vez maior, o percurso ainda é longo. Um passo na direção certa é começar a encarar o excesso de peso como uma doença e não como desleixo.
Homossexualidade

Não, não se encontraram “genes gay”

Apesar de todo o alarido na comunicação social, não se encontraram genes relacionados com a homossexualidade, nem tão pouco se pode afirmar que estes existam de facto.
Antibiótico

Bloquear os genes para acabar com as bactérias

Os laboratórios Merck estiveram envolvidos na comercialização do primeiro tratamento eficaz contra a tuberculose. Agora, os seus investigadores estudam novos alvos para combater as bactérias.
Psicologia

A beleza está nos olhos de quem a vê, literalmente

Conseguir identificar caras é genético, mas as escolhas sobre as caras mais bonitas não. Aparentemente depende da nossa experiência de vida.
Genética

O ambiente no útero afeta os genes do embrião

Não é só o ambiente externo que afeta o desenvolvimento de uma criança. O que acontece dentro do útero também, incluindo a forma como as doenças da mãe aumentam o risco de a descendência também as ter

Cientistas defendem investigação com embriões

Uma equipa britânica fez um pedido de autorização para investigação com embriões manipulados geneticamente. O objetivo é perceber porque é que algumas gravidezes não chegam a termo.
Genética

Os sardenhos são mais baixos por viverem na ilha?

A população da Sardenha têm-se mantido de certa forma isolada, tornando possível encontrar frequentemente variações de genes que são raras noutras populações, algumas delas relacionadas com a altura.
Pelé

Estudo. Há peles que não envelhecem

Um novo estudo veio confirmar o que já desconfiávamos: há pessoas a quem saiu a lotaria genética e cuja pele parece não envelhecer. Mas os cosméticos não têm nada a ver com isso.
Obesidade

A obesidade está nos genes. E já se sabe onde

Um grupo de investigadores de Harvard e do MIT descobriu como as variações num gene podem afetar a acumulação ou a queima de gordura. Esses genes podem ser os próximos alvos de terapia.

Espanha. Lobos ibéricos cruzaram-se com cães

A drástica redução do número de lobos ibéricos até à década de 1970, em Espanha, teve um forte impacto biológico, obrigando a espécie a cruzar-se com cães.

Um enfarte aos 33 anos. E a culpa foi dos genes

Ter o colesterol alto pode ser sinal de uma doença genética. Conhecer a origem pode ajudar a evitar um enfarte ou um AVC. Um novo fármaco, agora aprovado, trata uma das milhares de mutações conhecidas
Genética

Encontradas sequências de ADN específicas do ébola

A descoberta de sequências específicas do vírus ébola foi conseguida por especialistas da Universidade de Aveiro e podem ajudar no diagnóstico e tratamento da doença.
Saúde

Encontrados genes responsáveis pela depressão

Identificar que genes podem contribuir para a depressão não tem sido uma tarefa fácil, por isso os investigadores decidiram focar-se num grupo mais restrito e obtiveram melhores resultados.
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.
Genética

Bactéria da peste negra evoluiu: antes não era tão mortífera

A bactéria que causou a peste negra começou por infetar o hospedeiro com pneumonia e só depois desenvolveu as capacidades altamente mortíferas e infecciosas que tem hoje.
Estados Unidos da América

Investigação. EUA quer exigir pareceres religiosos

Uma proposta da Câmara dos Representantes quer limitar ainda mais a investigação com embriões humanos e quer que os pareceres sejam revisto eticamente por especialistas religiosos.
Genética

E se alterações nos genes passarem à descendência?

Não serão propriamente alterações nos genes, mas modificações nas moléculas que se ligam a eles. O facto é que podem ser herdadas pelas gerações seguintes.
Biologia

Afinal, para que servem os homens?

A pergunta soa a provocação, mas é uma teoria que anda a ser discutida há anos. Agora uma equipa de cientistas conseguiu provas da importância dos machos na evolução das espécies: evitar a extinção.
Genética

Porque nos sentimos mais saudáveis no verão?

Quer estejamos no hemisfério norte, quer no hemisfério sul, há genes que parecem ficar mais ativos numa das estações do ano. Esta variação pode explicar porque nos sentimos mais saudáveis no verão.
Genética

Autorizado embrião para salvar irmã doente

Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida autorizou, pela primeira vez em Portugal, que um casal seleccionasse embriões de modo a ter um bebé compatível com a filha de cinco anos doente.
Bioética

Deve-se modificar embriões humanos?

A ideia é polémica e faz com que alguns cientistas queiram proibi-la. Outros defendem que a investigação pode trazer soluções para muitas doenças. Recente estudo chinês motiva discussão ética.

Moléculas, anemias e vikings

As vantagens e desvantagens dos achados genéticos não são evidentes. Podemos sequenciar tudo o que quisermos mas continuaremos a compreender muito pouco durante muito tempo.

Operação de Angelina Jolie faz-se em Portugal

Operação de remoção feita a Angelina Jolie é prática em Portugal. O estudo genético, que aponta a probabilidade do aparecimento de cancro, é essencial para avançar ou não para a remoção de órgãos.

Identificados genes causadores de doença rara

Investigadores japoneses identificaram dois genes que poderão estar por detrás de um problema pouco comum que transforma progressivamente os tecidos musculares em ossos, informou a televisão NHK.
Genética

Afinal, viajar está nos genes

Humanidade divide-se em duas partes: as pessoas que preferem o sossego de casa e as que sentem uma vontade insaciável de viajar. O que determina o lado a que se pertence é a genética.

UE dá dois milhões para estudar memória colonial

Duas investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra foram premiadas com bolsas de investigação: uma estuda dados de ADN, outra a história recente da Europa.
Laurinda Alves

Nature Vs Nurture: ganham os genes ou a educação?

Sofia Marques, 25, Geneticista estuda as implicações genéticas em populações isoladas pela língua ou pela religião no distrito de Bragança. Membro do Population Genetics do Ipatimup compara linhagens.
País

Abdicar de parte do corpo para prevenir o cancro

E se lhe dissessem que sofria de uma mutação que tornava quase certo o aparecimento do cancro? E se logo a seguir lhe dissessem que podia reduzir o risco tirando uma parte do seu corpo. O que fazia?
Estados Unidos da América

EUA vão estudar DNA de 1 milhão de pessoas

Barack Obama propõe o investimento de 215 milhões de dólares na análise do ADN de um milhão de voluntários, porém, para recolher essa nova informação poderiam ser precisos mil milhões de dólares.
Genética

Empresa de biotecnologia quer criar novos organismos

Uma empresa de São Francisco usa uma impressora laser para produzir genes e pretende criar novos seres vivos. E mais: o objetivo passa por projetar crianças geneticamente menos predispostas a doenças.
Saúde

Dois terços dos cancros são questão de má sorte

Além das predisposições genéticas e ambientais, há mais uma que está na origem do cancro: a sorte. Ou, melhor, o azar.
Evolução

Genética das aves mais diversa do que se pensava

A análise da informação genética de 48 espécies de aves ajudou a criar uma nova árvore evolutiva para este grupo. De umas poucas linhagens iniciais, o grupo das aves tornou-se um dos mais diversos.

Estudo relaciona o vício de fumar com a genética

Experimentou fumar uma vez e nunca mais parou? Um grupo de trabalho aponta pistas para a relação entre o hábito tabágico e a genética.
Genética

Gatos: aturam-nos, mas ainda são selvagens

Um estudo recente mostra que os gatos domésticos são ainda, em muitos aspetos, selvagens. Porquê? A resposta está no ADN.
Estudo Científico

Há um vírus para a estupidez?

Cientistas norte-americanos descobriram um vírus que infeta a garganta de adultos saudáveis e acreditam estar associado a alterações na capacidade de raciocínio.

Wall Street analisará genes no recrutamento

É a visão futurística de Hauke Heekeren, neurocientista da decisão: o recrutamento dos melhores gestores de fortunas incluirá análises genéticas e cerebrais.
Estudo Científico

É alto ou baixo? 80% da culpa é dos seus pais

Nas últimas gerações, a altura média do ser humano, dizem os investigadores, tem vindo a crescer, à medida que o acesso a uma melhor alimentação aumentou no mundo.

Ter 30 parceiros diferentes faz bem à saúde

As abelhas podem acasalar com vários machos durante um voo nupcial. Eles morrem depois da cópula, elas guardam o sémen para produzir descendência o resto da vida. E quanto mais, melhor.

O "gene europeu" é afinal mais complexo

Um estudo publicado por um grupo de cientistas da Universidade de Harvard provou que a maioria dos europeus descende afinal de três "tribos" ancestrais, ao contrário do que se julgava.
Genética

Pois é. Ácaros acasalam na sua cara

Vivem nos nossos poros e acasalam na nossa cara, mas de resto não nos incomodam. Estudá-los em termos genéticos pode trazer mais informações sobre a dispersão dos humanos pelo mundo.

Descodificar um humano saudável

A Google dá os primeiros passos na investigação em medicina e saúde. Perceber as características genéticas e moleculares de um organismo saudável poderá ajudar a prevenir doenças de saúde.

Viver mais tempo mesmo sem ser mãe depois dos 33

Não é a gravidez que aumenta a longevidade, mas a possibilidade de ela acontecer naturalmente. O gene que faz envelhecer mais lentamente, leva os órgãos a envelhecerem mais devagar.
Genética

Banana geneticamente modificada para combater fome

Investigadores australianos e ugandeses trabalham com bananas geneticamente modificadas para aumentar a ingestão de vitamina A no Uganda. A falta desta vitamina pode provocar a morte.
Natalidade

Bebés de três 'pais' podem chegar em 2016

Tecnologia que permite usar matéria celular de duas mulheres e um homem para criar um bebé poderá estar pronta daqui a dois anos. Mas levantou-se a questão: não estaremos a abrir a porta à eugenia?
A página está a demorar muito tempo.