438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Genética

Genética

Liberdade na saúde só se cumpre com acesso ao DNA

A incapacidade de detetar atempadamente mutações envolvidas em cancros hereditários ou em doenças cardíacas representa, nos dias de hoje, um falhanço de uma Sociedade alicerçada no Conhecimento.
Genética

Há 25 anos nasceu Dolly, a ovelha clone

Há 25 anos, a ciência viu a ovelha Dolly pela primeira vez, o que culminou num debate que dura até hoje: quais são os limites da clonagem? Fora receios de eugenismo, valeu vários artigos científicos.
Genética

Gene de neandertais protege do HIV quem teve Covid

Genes herdados dos homens de Neandertal podem reduzir a probabilidade de ser infetados pelo vírus HIV pessoas que adoecerem gravemente com a Covid-19, que o mesmo gene torna mais vulnerávels.
Genética

CBG Genomics usa genética para salvar vidas

A CBR Genomics aplicou a genética "em última opção" a quem já tinha tentado "tudo e mais alguma coisa", e incluiu no projeto outras sete crianças "à primeira manifestação de sintomas".
Genética

China inventa útero artificial que cria embriões

Tecnologia funciona à base de caixas cheias de fluido nutritivo e de um sistema de inteligência artificial que monitoriza os fetos. Tecnologia não terá sido aplicada em embriões humanos.
Cancro

Imunoterapia. 2 doentes sem leucemia há 10 anos

O tratamento com as células T modificadas provocou a remissão imediata do cancro e ao fim de 10 anos os doentes continuam sem sinais da doença.
Estranha Natureza

Gene de cães pequenos existia em lobos antigos

Durante as glaciações, os lobos tornaram-se maiores. Mas a seleção artificial pelo homem fez com que a forma ancestral do gene originasse cães mais pequenos.
Transplante

Coração de porco: "Estará a uns anos de distância"

David Bennett foi um caso particular — agora faltam os ensaios clínicos. E está por perceber como os genes modificados e a solução de cocaína ajudam. José Fragata destaca a importância deste passo.
Reino Unido

Descoberta árvore genealógica mais antiga do mundo

Chris Fowler, arqueólogo da Universidade de Newcastle, considera a descoberta surpreendente, num túmulo com mais de 5,700 anos. Os restos mortais pertencem a pessoas que viveram entre 3700 — 3600 a.C.
Coronavírus

Ómicron. Severidade mais baixa do que na 1.ª onda

A proteção contra os internamentos caiu depois da chegada da Ómicron à África do Sul, mas os especialistas consideram que continua boa (70%). Já a proteção com a infeção caiu mais, de 80 para 33%.
VIH

Vacina de mRNA contra o VIH testada com sucesso

O princípio é o mesmo das vacinas da Pfizer e Moderna: introduzir moléculas de mRNA do VIH (não o vírus completo) que vão desencadear a resposta do sistema imunitário. Foi testada em ratos e macacos.
Coronavírus

Ómicron. Que países fecharam fronteiras?

O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença alerta que fechar as fronteiras na Europa só nos fará ganhar, no máximo, 2 semanas e que, em poucos meses, a Ómicron poderá ter dominado a Delta.
Coronavírus

África pode tornar-se o "continente da covid"?

90% da população africana continua por vacinar. Sem vacinas, a probabilidade de novas variantes é maior e a solução dos países ricos foi fechar as fronteiras — mesmo sem saberem nada sobre a Ómicron.
Coronavírus

ECDC. Portugal com 14 casos de variante Ómicron

Portugal é o segundo país da União Europeia com mais casos. O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença contabiliza um total de 59 na Europa até esta quarta-feira.
Coronavírus

Ómicron em destaque mas primeiro problema é AY.4.2

A preocupação para este inverno será a sublinhagem AY.4.2 da Delta, defende Vasco Ricoca Peixoto. A variante está a tomar o lugar da Delta no Reino Unido e está espalhada em Portugal e na Europa.
Iniciativas Observador

Cancro: entender o “código da estrada” celular

Como é que algumas células cancerígenas originam metástases? E porque resistem à medicação? No i3S, no Porto, Helder Maiato procura respostas para desenvolver tratamentos oncológicos personalizados.
Coronavírus

AY.4.2 tem transmissão comunitária no Algarve

A variante Delta domina Portugal, o Reino Unido e muitos outros países, mas é agora analisada pelas sublinhagens e a AY.4.2, mais infecciosa, está a crescer nos dois países.
Coronavírus

Sub-linhagem AY.4.2 da Delta triplicou em outubro

A sub-linhagem AY.4.2 está a causar preocupação no Reino Unido pelo aumento do número de casos. Em Portugal, de 24 de agosto a 4 de outubro, foram analisadas nove amostras, mas no total já são 28.
História

Cabelo confirma bisneto do chefe Touro Sentado

Foram usados fragmentos de cabelos do histórico líder índio, que estavam no Instituto Smithsonian. É a primeira vez que o ADN de uma pessoa morta há décadas foi usada para provar ligação familiar.
Coronavírus

O que se sabe sobre a AY.4.2, a nova variante?

AY.4.2 é um novo ramo de uma sublinhagem (AY.4) da variante Delta. Pode ser um pouco mais transmissível, mas não se espera que tenha grande impacto. As autoridades estão, ainda assim, vigilantes.
Coronavírus

9 casos da nova variante em Portugal desde agosto

A variante Delta com duas novas mutações, provisoriamente chamada AY.4.2, também já foi identificada em Portugal, segundo o Insa. São nove das 9.544 amostras da variante Delta já analisadas.
Coronavírus

Mutações: da capacidade de infeção aos anticorpos

Nem todas as mutações são favoráveis ao vírus, tudo depende da combinação em que aparecem. A E484K é a mais resistentes aos anticorpos e a K417N a mais suscetível.
Malária

Cientistas encontram mutação resistente à malária

Os investigadores analisaram amostras de sangue e descobriram que, desde 2019, quase 20% das amostras apareceram com mutações genéticas, sugerindo que o tratamento era ineficaz.
Resposta Pronta

Fibrose Quística. "Doentes não têm medicamento"

No Dia Mundial da Fibrose Quística, o presidente da associação de Fibrose Quística, Paulo Sousa Martins, alerta que a burocracia está a travar alguns tratamentos. 
Alterações Climáticas

Mudanças climáticas causam mutações em animais

Estudo de universidade australiana diz que as aves têm sofrido mutações para se adaptarem à mudança climática. A investigadora-chefe alertou que estas modificações não significam que "está tudo bem".
Evolução Humana

ADN em fósseis revela nova linhagem humana

A Bessé, como foi apelidada, foi enterrada há mais de 7.200 anos e tem uma mistura de origens numa combinação nunca antes identificada. É a primeira vez que foi encontrado ADN humano naquela região.
Coronavírus

INSA. Delta continua a representar 100% dos casos

Apesar de a quase totalidade dos casos serem da variante Delta, nas duas primeiras semanas de agosto foram também identificadas 4 amostras com Delta Plus, 2 com Alpha e 2 com Gamma.
Coronavírus

Estudar resistentes ao vírus para criar terapias

Se as diferenças entre resistentes e suscetíveis ao vírus estiverem nos genes, os investigadores podem conseguir encontrá-las. Até podem saber que droga usar. Mas ainda não sabem se vai resultar.
Coronavírus

INSA. Delta perto de 100% em todo o país

O relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge mostra que só o Norte e o Centro tiveram amostras de outras variantes no período analisado, de 26 de julho a 1 de agosto.
Coronavírus

Vacinando globalmente seria viável erradicar vírus

Entre os maiores desafios, defendem os autores do comentário científico, é conseguir vacinar globalmente. Segundo os cálculos, a Covid-19 não será tão fácil de erradicar como a varíola.
Saúde da Mulher

Idade da menopausa ligada a 290 genes

A menopausa precoce causa infertilidade assim como outros problemas na saúde das mulheres. Prever se pode acontecer e retardar a perda de função dos ovários pode apresentar vantagens para as mulheres.
Coronavírus

Manter medidas mesmo durante a vacinação

Quanto maior a transmissão na comunidade, maior a probabilidade de uma pessoa vacinada ser infetada. E isso aumenta a probabilidade de surgir uma variante capaz de contornar o efeito das vacinas.
Coronavírus

É possível ser infetado com 2 variantes juntas?

A co-infeção com duas variantes (ou linhagens) do coronavírus é possível, mas são conhecidos muito poucos casos. Não se sabe qual a origem, nem qual pode ser o desfecho da doença nos casos reportados.
Coronavírus

Genética reescreve a história do primeiro surto

Não era caso de justiça, mas a genética acabou por ilibar quem tinha sido acusado de ser a origem do primeiro surto de Covid-19 em Portugal. A história não andava longe e tem contornos familiares.
Coronavírus

Delta em 100% dos casos analisados de Lisboa

A variante Delta representou 88,6% das amostras analisadas entre 28 de junho e 4 de julho — no Alentejo chegou quase à totalidade dos casos, mas menos na Madeira e Açores. Delta Plus não apareceu.
Coronavírus

Delta é variante "com esteroides". Vacina dá luta

As vacinas parecem ser eficazes a prevenir a doença grave com as novas variantes, mas não se sabe o que acontecerá no futuro. Enquanto houver pessoas vulneráveis, haverá margem para o vírus mudar.
Coronavírus

Cientistas defendem origem natural do coronavírus

Investigadores alertam que enquanto não aceitarmos que a origem do vírus está nos animais, não nos vamos preparar para futuras pandemias com a mesma origem. Origem no laboratório é improvável.
Coronavírus

Delta disparou no Norte, Madeira e Açores

A Delta já é a variante mais representada em todas as regiões do país. As regiões autónomas da Madeira e Açores também não conseguiram evitar a disseminação da variante.
Coronavírus

Portugal perdeu o rasto à variante Delta em maio

O Insa não recolheu amostras do vírus para análise numa fase de crescimento galopante da variante Delta. Porquê? Não era essa a estratégia. Durante semanas a variante disseminou-se sem vigilância.
Cancro

Sociedade de Oncologia lança Programa Nacional

Além da publicação dos requisitos mínimos para teste genético em 2021, o programa terá ainda uma vertente de formação dirigida a médicos não geneticistas de modo a reforçar competências específicas.
Coronavírus

7 respostas sobre a Delta em Portugal e Europa

Portugal é o único país da União Europeia que assumiu que a variante Delta é dominante, mas não foi o primeiro a apresentar casos. O papel que o país terá tido na disseminação não está confirmado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.