Chega dia 11 de novembro uma nova caixa com 27 discos dos Pink Floyd, uma coleção de raridades gravadas nos primeiros anos da banda, entre 1965 e 1972. Estas edições fazem-se de CDs e DVDs/Blu-ray. No total, mais de 12 horas de áudio (sete destas com registos ao vivo) que nunca antes ouvimos; e mais de 15 horas de vídeo, incluindo uma remistura do clássico concerto de Pompei em 5.1.
11 de novembro é a data da edição da caixa mas os seis volumes pelos quais se distribuem as gravações também vão estar à venda em separado durante o próximo ano. Os restantes serão lançados ao longo de 2017. “Cambridge St/ation”, o primeiro volume, tem as gravações feitas entre 65 e 67, com Syd Barrett ainda ativo na banda. “Germin/ation” é dedicado a 1968, o período pós-Barrett. Música de 1969, incluindo gravações que acabaram por não ser usadas na banda sonora do filme “More”, fazem parte do volume “Dramatis/ation”. Já “Devi/ation” faz-se de 1970 e revela, entre outros registos, a primeira apresentação do álbum Atom Heart Mother, para a BBC.
“Reverber/ation” é o capítulo dedicado às demos de Meddle, o álbum de 1971, enquanto “Obfusc/ation” mostra uma mistura inédita de Obscure By Clouds. Além destes seis títulos, haverá ainda um sétimo, um volume extra — disponível apenas com a versão deluxe da edição — e que inclui sessões de gravação na BBC, atuações ao vivo e três longas-metragens cuja banda sonora foi assinada pelos Pink Floyd: “The Committee”, “More” e “La Vallée”.
Pink Floyd – The Early Years 1965-1972https://t.co/DHf3H7zaUE pic.twitter.com/TOhQSmWuCL
— Pink Floyd (@pinkfloyd) July 28, 2016
No meio de tudo isto, figuram algumas das gravações mais desejadas pelos fãs da banda inglesa. Canções de Syd Barrett como “Vegetable Man” ou “Scream Thy Last Scream”. Mas o brinde é mesmo o lançamento da música feita pelos Pink Floyd ainda de Syd Barrett a 20 de outubro de 1967 para o a curta-metragem “Speak”, de John Latham — e que o realizador não chegou a utilizar.
Além dos discos, The Early Years 1965-1972 também é feito de fotos, réplicas de discos e outros brindes do género, como versões em vinil de singles clássicos do grupo, como “Arnold Layne” ou “See Emily Play”. Haverá uma versão light desta edição especial. “The Early Years – Cre/ation” é o título mas terá apenas dois discos. Não é a mesma coisa mas também, não vai custar os 700 dólares (mais de 500 euros) que muitos comentários na internet têm dado como o preço certo para este delírio. Falta a confirmação oficial.