Quinze concelhos de seis distritos do país encontram-se este domingo sob risco “muito elevado” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão com risco “muito elevado” de incêndio os concelhos de Moimenta da Beira e Sernancelhe, no distrito de Viseu, e os concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Guarda e Sabugal, no distrito da Guarda.

No distrito de Coimbra, estão com este alerta os concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, e no distrito de Castelo Branco, os concelhos de Oleiros e Vila de Rei.

Estão também sob ‘risco máximo’ de incêndio os concelhos de Mação e Sardoal, em Santarém, e o concelho de Monchique em Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “reduzido” e “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas a partir do meio da manhã.

A previsão aponta para períodos de chuva fraca nas regiões norte e centro e no Alto Alentejo até ao início da manhã e uma pequena descida da temperatura máxima.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste e sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.

Nos Açores, o IPMA prevê para os grupos ocidental e central períodos de céu muito nublado e para o grupo oriental períodos de céu muito nublado com abertas.

Para a Madeira, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, em geral fraca, a partir da tarde e em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus celsius em Lisboa, 29 em Faro, 22 no Porto, 25 Ponta Delgada e 27 no Funchal.