O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai passar a elaborar um plano pessoal para cada desempregado no prazo de 15 dias após a inscrição no centro de emprego. Esse plano, segundo um projeto de portaria revelado pelo jornal Público, prevê que o desempregado seja informado antecipadamente sobre as ações de formação, apresentações e sessões de esclarecimento nas quais terá de participar em cada trimestre.

Esta é uma das medidas que vai regulamentar o acompanhamento personalizado aos desempregados, um compromisso assumido pelo Governo depois de eliminado, a partir de outubro, o dever de apresentação quinzenal nos centros de emprego ou juntas de freguesia que existia desde 2006.

O Plano Pessoal de Emprego (PPE), será definido em conjunto com o desempregado, e deve ser revisto periodicamente, e deve incluir sessões de procura de emprego acompanhadas, ofertas de formação e sessões coletivas de informação que sejam consideradas adequadas ao perfil do destinatário. Os planos podem prever convocatórias para a apresentação nos centros de emprego ou entidades que tenham acordo com o IEFP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR