317kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Ditadura

Oficina da Liberdade

O Futuro

Quantas barbaridades terão que ainda cometer os aprendizes do totalitarismo até que finalmente comecemos a designá-los pelo termo que Marinetti e Mussolini escolheram para se intitular?
África

Ex-ditador do Chade morre de Covid-19

Foi o primeiro ex-chefe de Estado a ser condenado por crimes contra a humanidade por um tribunal africano. Pelo menos 40.000 pessoas foram mortas durante a sua administração, entre 1982 e 1990.
Política

Que instrumentos terá um potencial ditador?

António Costa não será certamente o primeiro ditador português do século XXI, mas pode bem ser o autor moral de grande parte dos instrumentos que este terá à sua disposição.
Comunismo

Cuba, o Parque Jurássicomuna /premium

Convém não esquecer os feitos da Revolução Cubana em áreas como a educação. Se houvesse imprensa livre, quase 100% da população conseguiria lê-la.
Comunismo

Cuba não é excepção à regra /premium

As causas que levaram Cuba ao estado de penúria são as mesmas de todos os que seguiram modelos económicos como o soviético: controlo da economia, partido único, falta das mais elementares liberdades.
Mundo

Sobreviver em Cuba /premium

Poucas vezes as revoltas populares têm um desfecho efectivamente favorável à população e, quando têm, longos anos de ditadura levaram das pessoas o fôlego da liberdade.
Cuba

Cuba grita por liberdade? Ligue 910024185 

Os cubanos saíram à rua para pedir liberdade e o fim da ditadura. O regime reagiu com mão dura, mas por quanto tempo? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10.
Política

O "regresso do fascismo" /premium

O regresso dos fascismos e dos regimes autoritários do século passado será pelo menos tão irreal como o regresso dos comunismos e dos totalitarismos de esquerda.
Israel

Cisjordânia. Missão é controlar palestinianos

O antigo paraquedista das forças especiais de Israel frisa que a ocupação israelita começou em 1967 e é um controle militar sobre outro povo. "Eu chamo-lhe uma ditadura militar".
Venezuela

Aliança pró-Guaidó. Mudanças para derrotar Maduro

O anúncio de que vão efetuar novos esforços para convocar e incluir todas as partes que desejem fazer parte da aliança chega em ano de eleições, quando se planeia convocar as regionais.
UNITA

Cafunfo: deputados da UNITA falam em ditadura

Delegação do maior partido da oposição que foi impedida pela polícia angolana de entrar na vila de Cafunfo fala em "ditadura do MPLA". O novo paradigma imposto por João Lourenço é "um embuste".
Liberdade de Expressão

É o fascismo a tendência “natural” da sociedade?

Se começarmos a pensar em todo o tipo de “cancel culture”, há um padrão que se torna familiar: quando se começam a abrir brechas na imposição da liberdade, o que surge naturalmente é a sua supressão.
Primavera Árabe

Primavera Árabe aconteceu há 10 anos

O conjunto de protestos que derrubou ditaduras no Médio Oriente e Norte de África aconteceu há 10 anos. As revoltas resultaram em resultados diferentes e, em alguns casos, dececionantes.
Extremismo

Quem inventou a ditadura do partido único? /premium

O PS, depois de Outubro de 2015, não tem moral para falar: a vontade de poder exibida pelos governos de Sócrates e de Costa, independentemente dos votos, tornou-se inquietante. A pandemia fez o resto.
Literatura

PIDE a gosto do difamador /premium

O critério para definir a ligação de alguém com a PIDE não é ter trabalhado ou delatado a essa polícia mas sim o grau de subserviência que esse alguém demonstrou para com a esquerda radical.
Mundo

A ascensão da China e a salvaguarda do mundo livre

As democracias devem permanecer abertas, mesmo a regimes autoritários, desde que limites pré-definidos sejam respeitados. Porém, tem faltado liderança e coordenação na definição destes limites.
Comunismo

Do(s) genocídio(s) soviético(s): massacre em Katyn

Não duvidem da sinceridade de Jerónimo de Sousa quando pergunta o que é uma democracia? É evidente que não sabe o que a democracia é. Nem o que significa.
Bielorrússia

A bisavó que bate o pé a Lukashenko

Nina Bahinskaya, uma bisavó de 73 anos, recebe metade de pensão por participar em manifestações contra Lukashenko. Não tem telemóvel, só um telefone fixo. Mesmo assim, é um sucesso na internet.
Democracia

As democracias também morrem sentadas  /premium

Por enquanto, altera-se a periodicidade dos debates. Mas poderemos nós estar seguros de que, um dia, os nossos oligarcas não chegarão à conclusão de que “isto”, afinal, nem já debates justifica?
Atualidade

Aldeia esconde estátua de ditador debaixo de palha

O regime comunista na Albânia caiu há três décadas e, desde então, uma mulher guarda a estátua de Enver Hoxha debaixo de fardos de palha para que não seja destruída por opositores.
Ditadura

Putin e Xi: irmãos na repressão das liberdades /premium

Tanto os dirigentes da China e da Rússia tentam sair desta crise como vencedores, como salvadores do seu e de outros povos. E o chamado Ocidente não parece ter dirigentes capazes de lhes fazer frente.
Brasil

Regina Duarte canta música da ditadura militar

A secretária de Estado da Cultura do Brasil cantou "Pra Frente, Brasil" minimizando as mortes ocorridas e interrompeu entrevista por causa de Maitê Proença.
Comunismo

Lenine e outros bárbaros /premium

O alvo comum das barbáries comunista, fascista e nazi foi a tradição moral ocidental — que impõe limites imparciais ao poder da vontade sem entraves.
Brasil

Bolsonaro nega ser contra democracia

Bolsonaro discursou no domingo para centenas de apoiantes numa ação que defendia uma intervenção militar. O Presidente nega agora que o ato organizado pelos apoiantes pedisse o fim da democracia.
China

Documentos do governo chinês revelam repressão

Xi Jinping aconselhou recurso a "armas da ditadura democrática popular" para conter minoria muçulmana na região autónoma de Xinjiang. Fuga de informação inédita revela diretivas repressivas.
Ministério da Defesa

Ministro compara atualidade às raízes da ditadura 

"É nestes anos de profunda conturbação política e desestruturação social que estão as raízes da ditadura portuguesa", disse Gomes Cravinho à margem da abertura do 28.º Colóquio de História Militar.
Espanha

Vale dos Caídos reabre esta terça-feira

O Vale dos Caídos reabriu ao público já sem o corpo de Franco. As obras foram concluídas e os bilhetes para ver o túmulo estão esgotados pelo menos nos próximos dias.
Espanha

Vivas e protestos: imagens da exumação de Franco

O corpo do ditador espanhol começou ser exumado na manhã desta quinta-feira. À porta do cemitério de Mingorrubio estiveram vários apoiantes de Franco a protestar. Vejas as imagens.
Venezuela

Venezuela liberta o deputado Edgar Zambrano

Juan Guaidó considera a libertação de Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O deputado foi detido em maio por acusações de "traição à pátria".
Marcelo Rebelo de Sousa

"Tempos difíceis ameaçados por subtis ditaduras"

Marcelo Rebelo de Sousa discursou na cerimónia de entrega do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa 2018 e criticou a indiferença do hemisfério Norte face ao Sul, em matéria de direitos humanos.
Democracia

Filho de Bolsonaro questiona democracia

O vereador Carlos Bolsonaro disse que "por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos... e se isso acontecer". E chamou "canalhas" aos jornalistas.
Brasil

Crimes da ditadura. Bolsonaro troca investigadores

Entre as mudanças feitas está a do presidente do órgão, que passa a ser Marco Vinicius Pereira, substituindo Eugenia Gonzaga. Bolsonaro justificou decisão dizendo que o Governo "é de direita".
Presos Políticos

Governo quer museu para honrar presos políticos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, garantiu que espera ter o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade aberto em Peniche até 2020. Obra custa 3,5 milhões de euros.
25 de Abril

Porque não sabemos a história do 25 de Abril? /premium

É inquietante, a propósito do 25 de Abril, ver o actual regime recorrer aos mesmos métodos de propaganda da ditadura salazarista. Ninguém dá valor à liberdade -- e à verdade?
Ditadura

Obiang, mais um dos nossos ditadores de estimação /premium

Os políticos portugueses não vivem grandes dilemas morais quando se dão com os seus ditadores de estimação. Mas para tudo há limites. Já é tempo de Portugal e a CPLP colocarem Obiang na rua.
Museus

Museu da Resistência tardava em Peniche

Em 1976, uma resolução do Conselho de Ministros decidiu que a Fortaleza de Peniche seria um museu. Passados 43 anos, antigos presos políticos questionam-se porque é que foi preciso esperar tanto.
Ditadura

PIDE. História de "Leninha" e de presa em livro

"As longas noites de Caxias" conta a história de duas mulheres que ficaram na história da PIDE: uma foi torturada, a outra tinha prazer em torturar. É uma história verídica, mas com nomes ficcionados.
Itália

Comerciantes contra fecho da cripta de Mussolini 

A cripta onde está o túmulo do ditador italiano, Benito Mussolini, foi encerrada temporariamente pela família. Uma das netas do ditador garante que o local vai reabrir mas sem dia marcado.
Brasil

Planalto enaltece ditadura militar em vídeo

O Palácio do Planalto divulgou, via WhatsApp, um vídeo nos 55 anos do golpe de 1964 a enaltecer o quão bom para o Brasil foi o tempo da ditadura militar. Filho do presidente também partilhou vídeo.
Brasil

Brasil: manifestação contra a ditadura

"Ditadura nunca mais" foi um dos gritos ouvidos em Brasília, palco de uma manifestação que juntou cerca de 400 pessoas. Em causa a intenção de Bolsonaro de celebrar os 55 anos da ditadura militar.
Espanha

Franco. 15 dias para a escolha de local de enterro

Não pode ser a Catedral de Almudena, como a família desejava. A Ministra da Justiça justifica a decisão: prevenir que a catedral se torne num sítio de "dignificação da ditadura".
Filosofia Política

Utopia e totalitarismo /premium

O excesso utópico é distinto do totalitário. O primeiro pertence ao universo das pessoas normais, é compreensível; o segundo não, chocamos com o limite: os homens normais não sabem que tudo é possível
Iraque

Filha de Saddam divulga as últimas palavras do pai

Raghad Hussein, que vive na Jordânia desde 2003, utilizou a sua conta pessoa no Twitter - que já foi suspensa pela rede-social - para transmitir as últimas palavras do ex-líder do Iraque
Salazar

50 anos. Bastidores da queda de Salazar da cadeira /premium

Uma visita do enfermeiro-calista, a queda da cadeira mantida em silêncio, aqueles mês sobre o qual pouco se soube e uma operação que o salvou mas mudou o regime. Os detalhes daqueles 30 dias.
Israel

Erdogan chama racista a Israel, Netanyahu responde

O Presidente turco, Recep Erdogan, disse que Israel é o país mais fascista do mundo e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, respondeu-lhe que a Turquia é "ditadura sombria".
Uruguai

Uruguaios exigem justiça para desaparecidos

Milhares de uruguaios exigiram no domingo, numa marcha silenciosa, justiça para as pessoas desaparecidas durante a ditadura no país, entre 1973 e 1985.
Revolução

25 de Abril: dois conceitos de democracia /premium

Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.
Museus

Museu de Peniche recorda prisão da ditadura

Museu Nacional da Resistência e Liberdade vai ter 11 núcleos. O primeiro dos 11 núcleos será dedicado ao Parlatório, que evocará as condições em que decorriam as visitas aos presos políticos.
PREC

Coronel Varela Gomes morre aos 93 anos

Morreu esta segunda-feira, aos 93 anos, o coronel João Varela Gomes, importante figura do PREC e da resistência contra a ditadura de Salazar. A notícia é avançada pela RTP.
Venezuela

EUA acusam Maduro de ameaçar partidos venezuelanos

Os Estados Unidos acusaram na segunda-feira o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de ameaçar os partidos venezuelanos para "consolidar regime autoritário".
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
História

Os rostos da maior repressão da América Latina

O português João Pina inaugura esta quinta-feira a exposição "Operação Condor" e mostra o rosto de quem sofreu na pele a maior operação de repressão política da América Latina. As imagens aqui.
Mário Soares (1924-2017)

Os regimes também morrem

Não imaginamos o que se poderá seguir à democracia pluralista, mas na Europa, o jihadismo e o populismo puseram-nos a falar dos anos 30. Não são só as pessoas, mas os regimes que também morrem.
Salazar

Rui Salazar de Mello: "Salazar não era fascista"

É o último dos herdeiros de Oliveira Salazar. O sobrinho-neto diz-se "perseguido pela democracia" após o 25 de Abril. E nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e o tio-avô um fascista.
Ditadura

Ditadores. 20 histórias pouco famosas sobre eles

A carta que Fidel Castro enviou a Roosevelt, o tesouro escondido no palácio de Hussein, o satélite que George Clooney pôs atrás do ditador do Sudão. Vinte histórias pouco famosas dos piores ditadores.
Peniche

Resistentes antifascismo contra concessão do Forte

A União de Resistentes Antifascistas manifestou-se contra concessão do Forte de Peniche a uma entidade privada, salientando a importância histórica do edifício que serviu de prisão durante a ditadura.
Ditadura

Mensagem escondida por Mussolini descodificada

Uma mensagem escondida pelo ditador italiano debaixo de um obelisco foi traduzida por dois professores. O texto é um elogio ao líder e ao regime fascista que vigorou em Itália.
Conversas à Quinta

Mas afinal o que foi (e o que é) isso do fascismo?

Trump é fascista? E quase metade dos austríacos votaram num fascista? Será o fascismo filho do marxismo? De repente estamos outra vez a falar de fascismo, pelo que fomos ver se isso faz algum sentido.
Revolução

28 de Maio. O grande interregno da nossa política

Nos 90 anos do 28 de Maio, Rui Ramos recorda a outra revolução, a que 'deu' ao País uma ditadura de quatro décadas. E traça os contrates e as analogias com o 25 de Abril, a revolução da democracia.
Conversas à Quinta

Quem fez a revolução que acabou com a I República?

Foi há 90 anos. A revolução de 28 de Maio saiu de Braga e desceu até Lisboa sem oposição. A I República já não tinha forças para resistir. E quem a derrubava ainda não tinha programa para a substituir
Espanha

Submissas e domésticas. As mulheres para Franco

A ideologia defendida pela ditatura franquista defendia que as mulheres deviam ser submissas e domésticas. A Secção Feminina do partido Falange educava as mulheres para que fossem "abnegadas".
Peru

Vargas Llosa: Kiko Fujimori será um "grande erro"

O prémio Nobel da Literatura considera que se a filha de Alberto Fujimori vencer, estará a legitimar a ditadura no Peru. Keiko Fujimori irá a uma segunda volta em junho, contra Pedro Pablo Kuczynski.
Mundo

Birmânia tem um novo Presidente. E não é militar

Htin Kyaw, um homem da confiança da ativista birmanesa e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, foi eleito esta terça-feira Presidente da Birmânia com 360 votos no parlamento.
Myanmar

Aung San Suu Kyi. A mulher de ferro da Birmânia

Esta segunda-feira vive-se um momento histórico na Birmânia. É o fim da hegemonia militar, o começo de uma democracia e uma protagonista. Aung San Suu Kyi.
História

Teste: quem disse isto?

Donald Trump gosta de excessos nas palavras e tem sido comparado a alguns dos maiores tiranos da História. Há assim tanta semelhança nos discursos? Descubra no teste.
País

Exército guardião da memória da luta anti-fascista

Preservar memórias da resistência à ditadura do Estado Novo e da violência exercida pela PIDE em Portugal são os objetivos do protocolo estabelecido entre o exército e os resistentes anti-fascistas.
Egito

Morte de manifestantes: Mubarak volta a tribunal

Um recuso do Ministério Público foi aceite pelo Supremo Tribunal de Justiça egipcío e o antigo Presidente do Egito vai voltar a ser julgado pela morte de manifestantes em 2011.
Coreia do Norte

Kim Jong Un terá mandado matar 15 pessoas em 2014

A informação foi alegadamente transmitida pelos serviços secretos sul-coreanos ao respetivo parlamento. Entre os executados podem estar alguns elementos do Governo que se terão oposto ao ditador.
País

Antifascismo e amor no primeiro desvio de um avião

Em 1961 o voo da TAP que ligava Casablanca a Lisboa foi desviado por um grupo de seis antifascistas. Foi o primeiro desvio de um avião comercial da História. E tem uma história de amor em fundo.
Espanha

Franco ganhava 14 euros que valiam... 5 mil

Francisco Franco, líder do regime que, entre 1939 e 1975, governou em Espanha, tinha um salário mensal de 2.249 pesetas, pouco mais de 14 euros, segundo câmbio atual. Mas valiam mais de cinco mil.
Eleições

Guia para desvendar os mistérios do "General sem Medo"

Passados 50 anos, o assassinato de Humberto Delgado continua a ser um dos grandes mistérios do Estado Novo. Aqui explica-se a sua história, os factos, as dúvidas e as várias teses sobre a sua morte.
Chile

78 ex-agentes de Pinochet condenados por sequestro

Durante a ditadura de Pinochet milhares de pessoas foram raptadas, torturadas ou mortas. Agora 78 ex-agentes foram condenados pelo sequestro de Miguel Acuña, do Movimento de Esquerda Revolucionária.
Mundo

Espiões brasileiros vigiavam em Portugal

O serviço secreto de espionagem da ditadura militar brasileira (1964-1985) atuou em Lisboa para vigiar brasileiros contrários ao regime, segundo o relatório final da Comissão da Verdade.
Brasil

Comissão acusa 377 pessoas por crimes na ditadura

O relatório final da Comissão da Verdade foi entregue formalmente esta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff, visivelmente emocionada. O relatório não servirá para acertar contas, garantiu.
A página está a demorar muito tempo.