Ditadura

Presos Políticos

Governo quer museu para honrar presos políticos

1.462
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, garantiu que espera ter o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade aberto em Peniche até 2020. Obra custa 3,5 milhões de euros.
25 de Abril

Porque não sabemos a história do 25 de Abril? /premium

1.182
É inquietante, a propósito do 25 de Abril, ver o actual regime recorrer aos mesmos métodos de propaganda da ditadura salazarista. Ninguém dá valor à liberdade -- e à verdade?
Ditadura

Obiang, mais um dos nossos ditadores de estimação /premium

Os políticos portugueses não vivem grandes dilemas morais quando se dão com os seus ditadores de estimação. Mas para tudo há limites. Já é tempo de Portugal e a CPLP colocarem Obiang na rua.
Museus

Museu da Resistência tardava em Peniche

Em 1976, uma resolução do Conselho de Ministros decidiu que a Fortaleza de Peniche seria um museu. Passados 43 anos, antigos presos políticos questionam-se porque é que foi preciso esperar tanto.
Ditadura

PIDE. História de "Leninha" e de presa em livro

"As longas noites de Caxias" conta a história de duas mulheres que ficaram na história da PIDE: uma foi torturada, a outra tinha prazer em torturar. É uma história verídica, mas com nomes ficcionados.
Itália

Comerciantes contra fecho da cripta de Mussolini 

A cripta onde está o túmulo do ditador italiano, Benito Mussolini, foi encerrada temporariamente pela família. Uma das netas do ditador garante que o local vai reabrir mas sem dia marcado.
Brasil

Planalto enaltece ditadura militar em vídeo

498
O Palácio do Planalto divulgou, via WhatsApp, um vídeo nos 55 anos do golpe de 1964 a enaltecer o quão bom para o Brasil foi o tempo da ditadura militar. Filho do presidente também partilhou vídeo.
Brasil

Brasil: manifestação contra a ditadura

557
"Ditadura nunca mais" foi um dos gritos ouvidos em Brasília, palco de uma manifestação que juntou cerca de 400 pessoas. Em causa a intenção de Bolsonaro de celebrar os 55 anos da ditadura militar.
Espanha

Franco. 15 dias para a escolha de local de enterro

289
Não pode ser a Catedral de Almudena, como a família desejava. A Ministra da Justiça justifica a decisão: prevenir que a catedral se torne num sítio de "dignificação da ditadura".
Filosofia Política

Utopia e totalitarismo /premium

O excesso utópico é distinto do totalitário. O primeiro pertence ao universo das pessoas normais, é compreensível; o segundo não, chocamos com o limite: os homens normais não sabem que tudo é possível
Iraque

Filha de Saddam divulga as últimas palavras do pai

338
Raghad Hussein, que vive na Jordânia desde 2003, utilizou a sua conta pessoa no Twitter - que já foi suspensa pela rede-social - para transmitir as últimas palavras do ex-líder do Iraque
Salazar

50 anos. Bastidores da queda de Salazar da cadeira /premium

633
Uma visita do enfermeiro-calista, a queda da cadeira mantida em silêncio, aqueles mês sobre o qual pouco se soube e uma operação que o salvou mas mudou o regime. Os detalhes daqueles 30 dias.
Israel

Erdogan chama racista a Israel, Netanyahu responde

111
O Presidente turco, Recep Erdogan, disse que Israel é o país mais fascista do mundo e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, respondeu-lhe que a Turquia é "ditadura sombria".
Uruguai

Uruguaios exigem justiça para desaparecidos

Milhares de uruguaios exigiram no domingo, numa marcha silenciosa, justiça para as pessoas desaparecidas durante a ditadura no país, entre 1973 e 1985.
Revolução

25 de Abril: dois conceitos de democracia

Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.
Museus

Museu de Peniche recorda prisão da ditadura

Museu Nacional da Resistência e Liberdade vai ter 11 núcleos. O primeiro dos 11 núcleos será dedicado ao Parlatório, que evocará as condições em que decorriam as visitas aos presos políticos.
PREC

Coronel Varela Gomes morre aos 93 anos

374
Morreu esta segunda-feira, aos 93 anos, o coronel João Varela Gomes, importante figura do PREC e da resistência contra a ditadura de Salazar. A notícia é avançada pela RTP.
Venezuela

EUA acusam Maduro de ameaçar partidos venezuelanos

Os Estados Unidos acusaram na segunda-feira o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de ameaçar os partidos venezuelanos para "consolidar regime autoritário".
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande: quem tem medo da "politização"?

1.842
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.
História

Os rostos da maior repressão da América Latina

O português João Pina inaugura esta quinta-feira a exposição "Operação Condor" e mostra o rosto de quem sofreu na pele a maior operação de repressão política da América Latina. As imagens aqui.
Mário Soares (1924-2017)

Os regimes também morrem

387
Não imaginamos o que se poderá seguir à democracia pluralista, mas na Europa, o jihadismo e o populismo puseram-nos a falar dos anos 30. Não são só as pessoas, mas os regimes que também morrem.
Salazar

Rui Salazar de Mello: "Salazar não era fascista"

3.938
É o último dos herdeiros de Oliveira Salazar. O sobrinho-neto diz-se "perseguido pela democracia" após o 25 de Abril. E nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e o tio-avô um fascista.
Ditadura

Ditadores. 20 histórias pouco famosas sobre eles

378
A carta que Fidel Castro enviou a Roosevelt, o tesouro escondido no palácio de Hussein, o satélite que George Clooney pôs atrás do ditador do Sudão. Vinte histórias pouco famosas dos piores ditadores.
Peniche

Resistentes antifascismo contra concessão do Forte

A União de Resistentes Antifascistas manifestou-se contra concessão do Forte de Peniche a uma entidade privada, salientando a importância histórica do edifício que serviu de prisão durante a ditadura.
Ditadura

Mensagem escondida por Mussolini descodificada

115
Uma mensagem escondida pelo ditador italiano debaixo de um obelisco foi traduzida por dois professores. O texto é um elogio ao líder e ao regime fascista que vigorou em Itália.
Conversas à Quinta

Mas afinal o que foi (e o que é) isso do fascismo?

Trump é fascista? E quase metade dos austríacos votaram num fascista? Será o fascismo filho do marxismo? De repente estamos outra vez a falar de fascismo, pelo que fomos ver se isso faz algum sentido.
Revolução

28 de Maio. O grande interregno da nossa política

297
Nos 90 anos do 28 de Maio, Rui Ramos recorda a outra revolução, a que 'deu' ao País uma ditadura de quatro décadas. E traça os contrates e as analogias com o 25 de Abril, a revolução da democracia.
Conversas à Quinta

Quem fez a revolução que acabou com a I República?

290
Foi há 90 anos. A revolução de 28 de Maio saiu de Braga e desceu até Lisboa sem oposição. A I República já não tinha forças para resistir. E quem a derrubava ainda não tinha programa para a substituir
Espanha

Submissas e domésticas. As mulheres para Franco

A ideologia defendida pela ditatura franquista defendia que as mulheres deviam ser submissas e domésticas. A Secção Feminina do partido Falange educava as mulheres para que fossem "abnegadas".
Peru

Vargas Llosa: Kiko Fujimori será um "grande erro"

O prémio Nobel da Literatura considera que se a filha de Alberto Fujimori vencer, estará a legitimar a ditadura no Peru. Keiko Fujimori irá a uma segunda volta em junho, contra Pedro Pablo Kuczynski.
Mundo

Birmânia tem um novo Presidente. E não é militar

285
Htin Kyaw, um homem da confiança da ativista birmanesa e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, foi eleito esta terça-feira Presidente da Birmânia com 360 votos no parlamento.
Myanmar

Aung San Suu Kyi. A mulher de ferro da Birmânia

246
Esta segunda-feira vive-se um momento histórico na Birmânia. É o fim da hegemonia militar, o começo de uma democracia e uma protagonista. Aung San Suu Kyi.
História

Teste: quem disse isto?

Donald Trump gosta de excessos nas palavras e tem sido comparado a alguns dos maiores tiranos da História. Há assim tanta semelhança nos discursos? Descubra no teste.
País

Exército guardião da memória da luta anti-fascista

Preservar memórias da resistência à ditadura do Estado Novo e da violência exercida pela PIDE em Portugal são os objetivos do protocolo estabelecido entre o exército e os resistentes anti-fascistas.
Egito

Morte de manifestantes: Mubarak volta a tribunal

Um recuso do Ministério Público foi aceite pelo Supremo Tribunal de Justiça egipcío e o antigo Presidente do Egito vai voltar a ser julgado pela morte de manifestantes em 2011.
Coreia do Norte

Kim Jong Un terá mandado matar 15 pessoas em 2014

A informação foi alegadamente transmitida pelos serviços secretos sul-coreanos ao respetivo parlamento. Entre os executados podem estar alguns elementos do Governo que se terão oposto ao ditador.
País

Antifascismo e amor no primeiro desvio de um avião

570
Em 1961 o voo da TAP que ligava Casablanca a Lisboa foi desviado por um grupo de seis antifascistas. Foi o primeiro desvio de um avião comercial da História. E tem uma história de amor em fundo.
Espanha

Franco ganhava 14 euros que valiam... 5 mil

Francisco Franco, líder do regime que, entre 1939 e 1975, governou em Espanha, tinha um salário mensal de 2.249 pesetas, pouco mais de 14 euros, segundo câmbio atual. Mas valiam mais de cinco mil.
Eleições

Guia para desvendar os mistérios do "General sem Medo"

988
Passados 50 anos, o assassinato de Humberto Delgado continua a ser um dos grandes mistérios do Estado Novo. Aqui explica-se a sua história, os factos, as dúvidas e as várias teses sobre a sua morte.
Chile

78 ex-agentes de Pinochet condenados por sequestro

Durante a ditadura de Pinochet milhares de pessoas foram raptadas, torturadas ou mortas. Agora 78 ex-agentes foram condenados pelo sequestro de Miguel Acuña, do Movimento de Esquerda Revolucionária.
Mundo

Espiões brasileiros vigiavam em Portugal

O serviço secreto de espionagem da ditadura militar brasileira (1964-1985) atuou em Lisboa para vigiar brasileiros contrários ao regime, segundo o relatório final da Comissão da Verdade.
Brasil

Comissão acusa 377 pessoas por crimes na ditadura

128
O relatório final da Comissão da Verdade foi entregue formalmente esta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff, visivelmente emocionada. O relatório não servirá para acertar contas, garantiu.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)