535kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Ditadura

Democracia

Arma-se uma tempestade

Olhando para o céu coberto de nuvens negras garantiriam que o sol brilhava. E reservariam a quem apontasse o céu plúmbeo o destino dos russos que protestam contra a ditadura do senhor do Kremlin.
China

Xi Jinping humilhou o antecessor. Porquê? 

Hu Jintao, ex líder dos comunistas chineses, foi arrastado da tribuna. Foi um acto de humilhação ou um sinal claro de que a China está sob a ditadura de Xi? Ligue 910024185 e participe
Guerra na Ucrânia

As nossas opiniões decidem-se na Ucrânia

Se Putin não for derrotado na Ucrânia, a próxima década de 30 pode bem lembrar os anos 30 do século passado.
Brasil

Portugal e a UE na defesa da democracia

Queremos nós, portugueses e europeus, ser passivos, inoperantes e supérfluos quando se trata de avisar pseudo-ditadores e proto-autoritários de que estamos atentos ao que querem fazer?
Igreja Católica

Igreja perseguida na Nicarágua, bis

A diocese de Matagalpa pediu a todos os fiéis que rezem pelo seu Bispo e por todos os que, como ele, estão a ser perseguidos pela ditadura de Daniel Ortega.
Democracia

Caos e Ordem: o assalto à democracia

As autocracias são pouco tolerantes ao caos interno mas alimentam-se do caos externo e por isso promovem-no. As democracias são mais tolerantes ao caos interno. O que as torna mais vulneráveis.
E o Resto é História

Vídeo: As cartas portuguesas para a PIDE

Convidámos o historiador Duncan Simpson para nos falar das suas descobertas surpreendentes ao investigar a relação dos portugueses com a PIDE entre 1958 e 1968.
Ditadura

Ditadura à lá carte

A classe trabalhadora ficou órfã de representação política. A nova esquerda apenas se importava com questões identitárias e de género.
Fact Check

25 de Abril. Cravos chegaram em camiões da NATO?

A versão contada no Facebook diz que o símbolo da Revolução é fruto da NATO. A história conta que uma esquadra da aliança entrou no Tejo no dia 22 de abril para descarregar contentores com cravos.
Teatro

Estreia de espetáculo sobre o Tarrafal em Grândola

O espetáculo multidisciplinar a apresentar em Grândola retrata a história dos nacionalistas africanos encarcerados no Campo do Tarrafal, em Cabo Verde, por se oporem à ditadura do Estado Novo.
PCP

PCP: vitória de Boric enterra herança de Pinochet

Vitória de Boric é "uma clamorosa derrota de um defensor do pinochetismo" e que é "inseparável das grandes lutas populares dos últimos anos", refere PCP. Venceu as eleições com 55,18% dos votos.
Venezuela

Guaidó apela a reflexão e reunificação da oposição

O opositor do regime de Maduro afirmou esta segunda-feira que "infelizmente, a Venezuela acordou em 'ditadura', com um regime 'ilegítimo', não só na origem, mas também no desempenho".
África

África. Regimes autoritários são maioria

O Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral alerta para o aumento de regimes autoritários nos países africanos, que já ultrapassaram em número as democracias.
Polónia

Polónia: falar com Lukashenko é legitimar o regime

As declarações do primeiro-ministro polaco referem-se a encontros da chanceler alemã, Angela Merkel, com o chefe de Estado bielorrusso e o Presidente russo.
História

Exposição: a memória da Europa na Torre do Tombo

Exposição examina a história comum da Europa em quatro temas: "O Espírito da Europa", "A Diversidade da Europa", "As Múltiplas Faces do Cristianismo" e "O Património do Iluminismo".
Indonésia

Indonésia confisca terras a filho de ex-ditador

Os 32 anos de ditadura de Hadji Mohamed Suharto foram marcados pelo estrangulamento do seu "clã" à economia do país e os seus seis filhos são acusados de terem acumulado fortunas.
Coreia do Norte

Seul: Kim Jong-un perdeu 20kg mas parece saudável

Serviços secretos da Coreia do Sul usaram técnicas de inteligência artificial para concluir que Kim Jong-un está mais magro mas não doente e que uso de duplo em aparições públicas é só um rumor.
Myanmar

Aung San Suu Kyi depõe pela primeira vez 

A prémio Nobel da Paz 1991 é acusada de violação das restrições relacionadas com a Covid-19, sedição e corrupção, pelas quais poderá ser condenada a dezenas de anos de prisão.
Cabo Verde

Nhuné, guarda do Tarrafal, ajudava os detidos

"Eu não pensava na prisão. Pensava na alimentação, que era muito escassa em Cabo Verde. Pensava em comer, porque eu tinha mulher e filhos", recordou o antigo guarda, hoje com 91 anos.
Ditadura

Memória do exílio político de portugueses em Paris

"O exílio continua a existir, todos os dias morrem pessoas no Mediterrâneo e não só. Temos de chamar a atenção das novas gerações e participar numa mudança na sociedade", disse Ilda Nunes.
Oficina da Liberdade

O Futuro

Quantas barbaridades terão que ainda cometer os aprendizes do totalitarismo até que finalmente comecemos a designá-los pelo termo que Marinetti e Mussolini escolheram para se intitular?
África

Ex-ditador do Chade morre de Covid-19

Foi o primeiro ex-chefe de Estado a ser condenado por crimes contra a humanidade por um tribunal africano. Pelo menos 40.000 pessoas foram mortas durante a sua administração, entre 1982 e 1990.
Política

Que instrumentos terá um potencial ditador?

António Costa não será certamente o primeiro ditador português do século XXI, mas pode bem ser o autor moral de grande parte dos instrumentos que este terá à sua disposição.
Comunismo

Cuba, o Parque Jurássicomuna

Convém não esquecer os feitos da Revolução Cubana em áreas como a educação. Se houvesse imprensa livre, quase 100% da população conseguiria lê-la.
Comunismo

Cuba não é excepção à regra

As causas que levaram Cuba ao estado de penúria são as mesmas de todos os que seguiram modelos económicos como o soviético: controlo da economia, partido único, falta das mais elementares liberdades.
Mundo

Sobreviver em Cuba

Poucas vezes as revoltas populares têm um desfecho efectivamente favorável à população e, quando têm, longos anos de ditadura levaram das pessoas o fôlego da liberdade.
Cuba

Cuba grita por liberdade? Ligue 910024185 

Os cubanos saíram à rua para pedir liberdade e o fim da ditadura. O regime reagiu com mão dura, mas por quanto tempo? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10.
Política

O "regresso do fascismo"

O regresso dos fascismos e dos regimes autoritários do século passado será pelo menos tão irreal como o regresso dos comunismos e dos totalitarismos de esquerda.
Israel

Cisjordânia. Missão é controlar palestinianos

O antigo paraquedista das forças especiais de Israel frisa que a ocupação israelita começou em 1967 e é um controle militar sobre outro povo. "Eu chamo-lhe uma ditadura militar".
Venezuela

Aliança pró-Guaidó. Mudanças para derrotar Maduro

O anúncio de que vão efetuar novos esforços para convocar e incluir todas as partes que desejem fazer parte da aliança chega em ano de eleições, quando se planeia convocar as regionais.
UNITA

Cafunfo: deputados da UNITA falam em ditadura

Delegação do maior partido da oposição que foi impedida pela polícia angolana de entrar na vila de Cafunfo fala em "ditadura do MPLA". O novo paradigma imposto por João Lourenço é "um embuste".
Liberdade de Expressão

É o fascismo a tendência “natural” da sociedade?

Se começarmos a pensar em todo o tipo de “cancel culture”, há um padrão que se torna familiar: quando se começam a abrir brechas na imposição da liberdade, o que surge naturalmente é a sua supressão.
Primavera Árabe

Primavera Árabe aconteceu há 10 anos

O conjunto de protestos que derrubou ditaduras no Médio Oriente e Norte de África aconteceu há 10 anos. As revoltas resultaram em resultados diferentes e, em alguns casos, dececionantes.
Extremismo

Quem inventou a ditadura do partido único?

O PS, depois de Outubro de 2015, não tem moral para falar: a vontade de poder exibida pelos governos de Sócrates e de Costa, independentemente dos votos, tornou-se inquietante. A pandemia fez o resto.
Literatura

PIDE a gosto do difamador

O critério para definir a ligação de alguém com a PIDE não é ter trabalhado ou delatado a essa polícia mas sim o grau de subserviência que esse alguém demonstrou para com a esquerda radical.
Mundo

A ascensão da China e a salvaguarda do mundo livre

As democracias devem permanecer abertas, mesmo a regimes autoritários, desde que limites pré-definidos sejam respeitados. Porém, tem faltado liderança e coordenação na definição destes limites.
Comunismo

Do(s) genocídio(s) soviético(s): massacre em Katyn

Não duvidem da sinceridade de Jerónimo de Sousa quando pergunta o que é uma democracia? É evidente que não sabe o que a democracia é. Nem o que significa.
Bielorrússia

A bisavó que bate o pé a Lukashenko

Nina Bahinskaya, uma bisavó de 73 anos, recebe metade de pensão por participar em manifestações contra Lukashenko. Não tem telemóvel, só um telefone fixo. Mesmo assim, é um sucesso na internet.
Democracia

As democracias também morrem sentadas 

Por enquanto, altera-se a periodicidade dos debates. Mas poderemos nós estar seguros de que, um dia, os nossos oligarcas não chegarão à conclusão de que “isto”, afinal, nem já debates justifica?
Atualidade

Aldeia esconde estátua de ditador debaixo de palha

O regime comunista na Albânia caiu há três décadas e, desde então, uma mulher guarda a estátua de Enver Hoxha debaixo de fardos de palha para que não seja destruída por opositores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.