A multinacional norte-americana Uber quer elevar o negócio dos transportes o a outro nível e está a fazer pesquisas sobre a viabilidade da criação de uma aeronave para ser utilizada no meio das cidades.

De acordo com o relatório que explica o projeto – Fast-Forwarding to a Future of On-Demand Urban Air Transportation -, publicado esta semana pela Uber, a aeronave vai poder descolar e aterrar verticalmente (VTOL- vertical take-off and landing aircraft) com o objetivo de ‘driblar’ o trânsito e evitar congestionamentos. O grande problema das grandes cidades.

“Para todos nós, isto é menos tempo que se passa com a família, menos tempo a fazer crescer as nossas economias, mais dinheiro em combustível e um aumento dos níveis de stress”, diz o relatório da Uber a propósito dos atuais problemas do trânsito nas grandes cidades, segundo o jornal The Guardian.

A cadeia de transportes assegura que a construção de infraestruturas para esta rede de “carros voadores”, com a funcionalidade de serem usados como mini aeroportos, é mais barata do que a construção de estradas, caminhos de ferro e pontes. Desta forma, este tipo de construção, poderia localizar-se no topo dos edifícios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, esta aeronave não seria obrigada a seguir rotas fixas, o que iria contribuir, em muito, para a diminuição do trânsito causado por acidentes ou obras rodoviárias.

A Uber, segundo informações diz ainda que o projeto pode ser “um meio de transporte diário para as massas” e até “sair mais barato do que comprar um carro”.

Segundo a Bloomberg, a Uber confirma que este projeto só vai estar disponível na próxima década, visto que ainda existem barreiras a ser ultrapassadas, como regulações, segurança do transporte e questões relacionadas com o barulho.