271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comportamento

Empresas

Obrigado e feedback – dois bons aliados

Estarão a cordialidade do obrigado e a capacidade de verdadeiros e úteis feedbacks a cair em desuso? Se sente que sim, deve recuperá-los, uma vez que são boas estratégias de motivação.
Crime

Detido suspeito de sequestrar e roubar prostitutas

O homem contactava previamente as vítimas e dirigia-se às suas casas como se fosse um cliente normal. É reincidente em crimes desta natureza e já tinha sido condenado.
Rádio Observador

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Neste sábado, 19 de junho, logo após o noticiário das 14 horas, estreamos este programa na Rádio Observador, conversando com mulheres maravilhosas, sem filtros e sem medo. Sejam muito bem-vindos.
Angola

Angola: 4.221 casos de violações de menores

O diretor-geral do Instituto Nacional da Criança sublinha que o número registado não demonstra a realidade da situação, revelando que parte das denúncias vêm das próprias crianças e dos vizinhos.
TAP

TAP: tripulantes denunciam "assédio moral"

A associação europeia de tripulantes de cabine EurECCA apela à "responsabilidade social" da TAP no processo de reestruturação em curso, considerando que a classe tem sido "assediada" e pela companhia.
Portuguese Women in Tech

Quem apagou a luz?

Tudo o que nós fazemos, caracteriza-nos e, na realidade, somos aquilo que fazemos. E se quisermos fazer a diferença, marcar presença – coloca criatividade também.
Comportamento

A arte de apanhar o jeito /premium

Estamos todos muito viciados nas nossas inclinações quando, na verdade, a nossa verdadeira inclinação é para a mudança. Ora, só faremos da vida aquilo que quisermos se nos debruçarmos sobre ela.
Comportamento

Geração Tablet, a nova chucha do "neném" 

As novas tecnologias dinamizaram a vida de todos nós, no entanto trouxeram também um preço a pagar, principalmente nas gerações mais jovens.
Sociedade

Um lugar ao sol

É importante poder usufruir do descanso merecido. Depois de um tempo de esforço acumulado, é importante o desligar da rotina. Para arejar a mente.
Comportamento

Burnout – mood ou moda?

Para quê complicar, tornar tudo mais complexo a cada dia? Contrariar a nossa essência contribui para um dos maiores problemas da sociedade: o "burnout" verdadeiro.
Comportamento

O teu preconceito é melhor que o deles?

230
A letra da canção do rapper Tekilla que quer salvaguardar as vítimas de um estigma iníquo nem percebe que está a usar sobre outros a mesma linguagem ignorante que gera o preconceito que afeta os seus
Sociedade

Quando morrem os da tua idade

133
É um murro no estômago que nos dobra e diminui. Torna-nos frágeis e débeis perante o que não controlamos e nos amedronta.
Manifestações

Porto. Assédio sexual e perseguições aumentaram 

Sob o lema "As ruas são nossas" cerca de 100 pessoas manifestaram-se no Porto contra "violência machista". Liga Feminista denunciou aumento de assédio e perseguições no Porto e Matosinhos desde abril.
Comportamento

Alentejo com observatório único sobre adições

O consumo de substâncias psicoativas e os comportamentos aditivos de alunos nas escolas do Alentejo vão ser estudados num observatório pioneiro no país que acaba de ser criado na região.
Escolas

A chave para a prevenção do bullying

498
Ao invés de culparmos a alegada maldade das crianças, como se de uma fatalidade se tratasse, precisamos de ir à raiz dos episódios de bullying: a falta de gestão emocional das crianças e jovens.
Ministério Público

MP pede condenação de homem acusado de rapto

Sessão do julgamento marcada pelo depoimento da namorada de Donald Fernandes, que descreveu detalhes da relação conturbada que tinha com uma das alegadas vítimas e episódios de violência.
Violação

Prisão preventiva para homem que violou mulher

Mulher foi raptada e levada para a barraca onde o detido pernoitava, onde foi despida da cintura para baixo, mas conseguiu fugir, tendo percorrido várias ruas sem roupa até encontrar auxílio.
Terceira Idade

Idosos são devem ser infantilizados, diz jurista 

3440
Quando as pessoas mais velhas vão para um lar, "mesmo mantendo a sua capacidade cognitiva, entram na generalidade dos casos num processo de infantilização", explica a jurista.
Envelhecimento

Preconceito contra os mais velhos é "peste"

Alexandre Kalache frisou que o "idadismo" é pior nos países ocidentais e diz ser necessário promover uma ressignificação da velhice. "Não há nada de errado em relação ao envelhecimento".
Comportamento

Confia ou desconfia?

A confiança em si próprio é o principal ingrediente para se sentir seguro e estável. Ter noção das suas potencialidades e limites é usar uma bússola interna que ajuda a indicar que caminho escolher.
Reportagem Observador

Raspadinha Património a 1€. "São as que saem pior"

Quem joga, joga para ganhar mas também "para ajudar as causas da Santa Casa e agora o Património". Vendas devem começar bem, mas "vai cair como as outras porque as pessoas preferem as mais caras"
Comportamento

Amanhã, logo se vê /premium

Viver no presente é tudo aquilo que nos torna capazes de viver devagar. Mesmo quando, como elas, nos custa entender a forma como lhes respondemos a mais um ”É amanhã?”: “Amanhã, logo se vê...”.
Trabalho

7 sinais de que não andam a ler livros cor-de-rosa

Quase tudo o que vem escrito nesses livros e em milhares de posts sobre como fazer isto e aquilo não tem qualquer aplicação prática. Há uma verdade universal que devem seguir: a vossa melhor versão.
Portuguese Women in Tech

Eu não sou uma impostora. E tu?

Cultivem a entreajuda, deem feedback, criem momentos de partilha. Não deixem que esta distância forçada nos roube a sensibilidade de perceber quando os nossos colegas precisam de nós. Ou nós deles.
Polícia Judiciária

PJ detém suspeito de violação em Alvor

488
O homem foi detido por suspeitas de dois crimes de violação: um deles, consumado; o outro na forma tentada. Duas jovens estavam numa carrinha junto à ria de Alvor, quando um homem entrou com uma faca.
Sociedade

Autenticidade vs. artificialismos /premium

165
De que serve a uma empresa contratar alguém que faz o que não diz, diz o que não pensa e acredita no que não confessa? E que adianta um político mascarar as intenções ou tentar iludir as convicções?
Violação

Bruckner vai ser acusado por violação no Algarve

107
O principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann vai ser acusado na Alemanha de uma violação ocorrida em 2004 num apartamento no Algarve. Vítima voltou a falar com as autoridades.
Comportamento

A perfeita imperfeição

Podermos integrar as nossas imperfeições e as dos outros, tantas vezes olhadas com ar crítico e desaprovador, pode permitir ver perfeita a imperfeição. É um descanso sermos mais tolerantes e flexíveis
Comportamento

A crise de autoestima na era narcísica

232
A sociedade está psicopatizante. É a sociedade dos adultos mimados que não tiveram Amor.
Crimes Sexuais

Biógrafo Blake Bailey suspeito de violação

Norte-americano Blake Bailey é suspeito de agressão sexual e violação. O caso já provocou estragos no plano de lançamento da biografia que escreveu sobre o escritor Philip Roth.
Prostituição

Apologia da revolução que falta /premium

532
Em relação aos piolhos, à prostituição e à eutanásia, há sempre duas opções possíveis: a humanista, ou cristã; e a colectivista, ou autoritária.
Violação

Homem acusado de violar e engravidar filha 

O homem terá forçado a própria filha de 27 anos, a manter relações sexuais com ele. A vítima, que está "afetada de atraso mental", chegou mesmo a engravidar na sequência dos abusos.
Crimes Sexuais

Crimes de violação podem vir a ser públicos

O Parlamento vai discutir projetos de lei de vários partidos sobre crimes de violação, de abuso sexual, crimes contra a liberdade e autodeterminação de menores, a violência económica, entre outros.
Vícios

Raspadinhas. Aumenta o número de pedidos de ajuda

305
O vício em raspadinhas já é um "fenómeno preocupante" e o problema afeta principalmente as classes mais vulneráveis. Governo quer lançar raspadinha, mas alguns especialistas estão contra.
Comportamento

Pensar, argumentar, comunicar

Qualquer bom comunicador, oralmente ou por escrito, em direto ou em diferido deve, antes mais nada, saber o que quer dizer, ter efetivamente uma mensagem para passar.
Coronavírus

Portugueses começaram a aliviar medidas há um mês /premium

134
Usar máscara e desinfetar as mãos aprende-se, mas deixar de ver familiares e amigos colide com a necessidade de socialização e afeta a saúde mental. É uma das medidas mais difíceis de cumprir.
Testes

Como anda a sua corrupção?

Responda às 13 perguntas com muito cuidado e descubra o seu índice de auto-perceção da corrupção para 2021.
Paquistão

Paquistão. Tribunal condena à morte 2 violadores 

Tribunal no Paquistão condenou à morte dois assaltantes por violação de uma mulher, à frente dos seus filhos. Ambos podem recorrer a uma instância superior. O crime indignou o país.
Governo

Um nudge para gerir a pandemia

166
Todos devem ser convocados para a discussão. É o momento certo para quebrar barreiras entre áreas científicas tradicionalmente apartadas e que devem unir-se sob o signo do pragmatismo.
Sociedade

A infelicidade dos happiness posts

Antes de postar é mesmo preciso saber o que se adequa aos tempos que correm e o que deve estar fora de equação. Sob pena de se andar a comunicar para frustrar e não para construir.
Irão

Irão enforca quatro homens por violação de mulher 

9553
Um grupo de quatro homens, conhecido por "hienas de Fariman", raptaram um casal, violando a mulher de 20 anos e obrigando o marido a ver. Foram condenados à morte por enforcamento.
Polícia Judiciária

PJ deteve estrangeiro por tentativa de violação 

Homem terá tentado violar e matar e escapuliu para a Europa, onde conseguiu arranjar nova nacionalidade. Foi detido e deverá ser extraditado para o Cambodja, onde a pena vai até aos 20 anos de prisão.
Sociedade

Milagres e simbioses

É tempo de, na política, acabar com a tendência de optar sempre por soluções construídas a partir de cima, e, em vez disso, privilegiar decididamente os cidadãos e as instituições independentes.
Braga

Tribunal julga septuagenário acusado de violência 

Para além de em 2016 o arguido ter ameaçado matar a sua ex-mulher, terá ainda obrigado a vítima a ter relações sexuais com ele. No ano passado atingiu-a com uma catana na cabeça. O arguido nega tudo.
Sociedade

A comunicação também salva vidas /premium

120
A pandemia deixou-nos mais sensíveis à má comunicação. Precisamos de tratamentos e vacinas, mas também estamos a precisar de uma comunicação salva-vidas.
Coronavírus

FAP pede que testagem integre o ensino superior

209
Após o anúncio do plano de desconfinamento, a Federação Académica do Porto pede que o ensino superior seja incluído na testagem, que neste momento está apenas previsto para escolas e creches.
Comportamento

O delator: um ativista narcisista

O que leva um vizinho a virar-se contra outro vizinho? A pandemia pôs-nos a todos à prova e revelámo-nos uns verdadeiros delatores uns dos outros.
Comportamento

A nossa felicidade não é deste mundo /premium

133
O mundo está organizado para não pensarmos. E, por estranho que isso pareça, e por mais que nos bombardeie com a felicidade, não está “preparado” para sermos felizes.
Pandemia

Um arco-íris de perspectivas

Estamos tão habituados a esta civilização de rápida mudança e de rápido progresso, que facilmente esquecemos que tal não foi a realidade de virtualmente toda a história da Humanidade.
Pandemia

6 aparentes verdades que andam a dar cabo de nós

Vamos criando a nossa sorte e, na nossa bolha, fazendo emergir a falácia do jogador. Os factos passados testemunham a favor do não perigo que cada um de nós corre ao arriscar mais e mais.
Nações Unidas

Etiópia. ONU com informação sobre crimes de guerra

Para além dos múltiplos conflitos que têm ocorrido na região etíope, mais de 136 casos de violação foram também notificados em hospitais. A comunicação social tem pressionado para ter acesso a Tigray.
Cabo Verde

Polícia suspeito de violação foi demitido

Um agente da Polícia Nacional de Cabo-Verde foi demitido da corporação por suspeita de ter violado uma mulher que se encontrava presa, na esquadra de Assomada. O crime ocorreu em 2019.
Partido Chega

Chega propõe até 12 anos de prisão para violadores

3970
André Ventura pretende tornar a violação um crime público e agravar a pena, que é, atualmente, de um a seis anos de prisão, para três e 10 anos. E com condutas agravantes, até 12 anos.
Justiça

Contra a violência sexual sem populismo penal

Acabar com a violência sexual não passa por afastar um pequeno grupo de indesejáveis da sociedade, mas por transformar as normas sociais que normalizam a violência contra as mulheres.
Violação

MP abre inquérito a jovem que se gaba de violação

721
Em conversa num live de Instagram um jovem da zona de Viseu admitiu que tinha violado uma rapariga, que foi depois socorrida pelo INEM. MP abre inquérito e PSP de Viseu está a investigar o caso.
Crime

Gérard Depardieu indiciado por violação 

O ator francês de 72 anos Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018.
Comportamento

Comunicação psicológica em tempos de pandemia

109
As mensagens têm de ser coerentes, claras, adaptadas à situação e o emissor tem de ser percecionado como credível e de confiança.
Sociedade

O poder do exemplo dos eleitos autárquicos

Nos dias de hoje é possível esconder alguma coisa durante algum tempo de alguma gente. Mas não sempre, não para sempre e não de toda a gente.
Comportamento

Sem vergonha e sem moral

O contrato social de Hobbes contempla-nos à luz da nossa verdadeira natureza: a moral é uma conquista da civilização, assenta em regras. Precisamos delas. E de outros modelos de sucesso. Civilizados.
Violação

Marilyn Manson acusado de violação

278
Cinco mulheres utilizaram a rede social Instagram para acusar o cantor de violação. Uma delas foi a ex-namorada e atriz Evan Rachel Wood. Manson nega e diz que são "distorções horríveis da realidade".
Pandemia

Desconfinar a saúde mental /premium

Nunca como agora se falou tanto de saúde mental. Talvez porque nos sintamos emboscados por um vírus. Que não é um ser vivo. Não tem células nem um potencial energético. E que, por isso, nos “parasita"
Livros

A geração desajustada de Sally Rooney

Se a dor desaparecer por completo, procura-se um substituto. E quanto mais paliativa é a sociedade mais violento será o substituto. Mas as razões para este desajustamento geracional são muitas.
Estilo de Vida

Os desafios de um mundo privado do toque /premium

105
Substituímos os apertos de mão pelo agora famoso "elbow bump" e acumulamos saudades de abraçar quem nos é próximo. A pandemia roubou-nos o toque e empobreceu as relações mais e menos íntimas.
Comportamento

O discurso do ódio /premium

Esta ideia que um mundo mais democrático é um mundo de pessoas iguais, por fora, não é verdade. Quanto maior é o narcisismo com que se cresce maior é o ódio com que se reage.
Comportamento

De pijama ou fato de treino?

Usufruamos do benefício do casulo, façamos ode à comodidade e esperemos que seja breve este tempo e não nos faça perder o contato com a realidade fora de portas e com a rotina necessária à nossa saúde
Estilo de Vida

Do fogo ao cancro: quatro lições de resiliência /premium

Numa altura em que a pandemia ainda faz soar o alarme e volta a exigir paciência, Beatriz, Irina, Marta e Pedro são um exemplo de resiliência e uma inspiração num ano novamente incerto.
Violação

Detido alegado violador de jovem que pedia boleia

O homem de 40 anos foi detido pela PJ, suspeito de ter violado uma jovem estrangeira de 19 anos que lhe pediu boleia em Évora para Lisboa e que ele terá conduzido para o mato onde lhe infligiu abusos.
Comportamento

Um ano para esquecer? /premium

No último ano, de um dia para outro, descobrimos as vantagens do campo, das varandas, das moradias e dos terraços. E pudemos ser assustados. E solidários. E pudemos voltar a ter medo e a ter esperança
Sociedade

Miúdos com brinquedos na estrada /premium

137
Quem é que declarou que todo e qualquer simplório que tenha uma tábua com quatro rodinhas pode ir andar com ela para a estrada, para o meio dos carros e autocarros?
Sociedade

Honrar compromissos em 2021

Honrar os compromissos está na nossa origem mais primitiva. Assumir um pacto estabelecido sempre foi a base e pré-condição da boa convivência social.
Sociedade

Quem semeia identidades, colhe tempestades

Os interesses identitários estão a arrastar-nos para um estado de tempestade social. A necessária correção de trajetória advirá através da redescoberta do bem comum, do restabelecer da confiança mútua
Felicidade

Amanhã seremos mais capazes de ser felizes /premium

Um mundo que cultiva um ideal anti-depressivo parece ter censurado palavras como tristeza. E quase “baniu” outras palavras como esperança. Talvez porque represente uma expectativa que precisa do tempo
Pandemia

Nada é novo, muito menos normal...

A crise humanitária veio sublinhar o carácter fluído das relações sociais e laços humanos, onde facilmente se procura benefício no prejuízo do outro. Estamos longe de uma ética para a coexistência.
Sociedade

"Fiz o que tinha que ser feito" /premium

248
Seríamos nós capazes de fazer o que tinha que ser feito? Estes atos heróicos têm que nos fazer refletir e têm, obrigatoriamente, que interpelar quem nos governa e quem é pago para nos proteger.
Sociedade

Porque podem entristecer os dias de chuva?

Não tem de ser necessariamente mau encarar os momentos de maior recolhimento e introspeção convocados pelos dias chuvosos. Pode até ser um meio reconfortante para reparar questões internas.
Tecnologia

Portugal em 32º lugar em Inteligência Digital

Portugal ocupa o 32.º lugar entre 90 países no Índice Global de Inteligência Digital. Já quanto à digitalização da economia, o país está no 82º da lista. Mas são "bons resultados" em vários domínios.
Resposta Pronta

Corrida aos testes antes do Natal. "É preocupante"

Portugueses procuram testes rápidos antes do Natal. "O teste nunca é 100% fiável", alerta o médico Carlos Martins, que deixa críticas ao Governo: "A mensagem foi errada. Baixámos os braços" ao vírus.
Pandemia

Ensaio sobre os cegos

141
Sim, o pessoal que usa tachos na cabeça para impedir os E.T.s de ler os pensamentos, está a ganhar poder. A cegueira começou a alastrar e o absurdo é visto como um caminho válido.
Estados Unidos da América

Netflix. Mãe e jovem de documentário suicidam-se 

1205
A história de Daisy Coleman ficou conhecida em "Audrie & Daisy", documentário da Netflix, que revela a sua violação aos 14 anos. A jovem suicidou-se em agosto e, neste domingo, a mãe fez o mesmo.
Cancro

Teste de sangue pode detetar mais de 50 cancros

7549
O serviço de saúde britânico vai iniciar um projeto experimental de testes de sangue que poderá detetar mais de 50 tipos de cancros. "Tem o potencial de salvar muitas vidas", diz Simon Stevens.
Sociedade

Responsabilidade

Se há alturas em que a organização para que trabalhamos mais exige de nós, esta é uma delas. É nas crises que se vê quem é responsável, de facto, e quem está disposto a “carregar pianos”.
Comportamento

Infelizes, devagarinho  /premium

A diferença entre ser feliz ou infeliz, devagarinho, traça-se pela forma como, sempre que somos felizes, quando olhamos quem se ama, se sente que a beleza dessa pessoa será “a luz dos nossos olhos".
Pandemia

Coisas boas (ainda) acontecem

291
Estamos cheios de dúvidas sobre o futuro. Mas nunca estivemos tão certos da nossa insignificância.
Crimes Sexuais

Prisão preventiva para pai que violou as 4 filhas

Homem de 55 anos é suspeito de mais de 200 crimes de violação e um crime de abuso sexual de crianças. Crimes foram praticados na forma agravada durante 13 anos.
Comportamento

Simples sem aspas. Se faz favor... /premium

Sermos simples sem aspas será aquilo a que somos capazes de chegar quando somos sábios. Quando falamos verdade e não somos falsos. E quando não lidamos com os outros como se fossem pessoas “básicos".
Sociedade

O que (não) fazer para ter uma boa conversa

217
Convém ter noção dos limites e perceber quando o "eu, eu, eu e eu" se torna enjoativo, para não dizer terrivelmente chato.
Sociedade

Comunicação

417
Se usamos máscaras, se vamos viver em afastamento, se nos vemos apenas pelos olhos, se optamos pela distância em vez da proximidade, comuniquemos ao menos com tudo o que temos.
Pandemia

Haja paciência

Por mais vontade que haja em acelerar tempos adversos, temos de viver o tempo onde estamos e saber que atrás deste virá outro. Temos de nos esforçar e “simplesmente “ aguentar.
Pandemia

2020 precisa acabar

281
Passei, nesse ano, a fazer inúmeras coisas que eu sempre julguei ser coisa de gente idiota. E que realmente são. Mas, agora, creio que sou um deles.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O poder da relação numa negociação

174
Construir e cimentar uma relação baseada na confiança mútua não é um processo instantâneo, ainda para mais com máscaras, distância social ou em reuniões remotas. Tem que ser genuíno.
Holanda

Holanda. Sexo não consentido passa a ser violação 

149
Todas as formas de sexo não consentido vão ser equiparadas a violação e punidas como "delito grave" nos Países Baixos. O projeto será submetido a uma consulta para ser aprovado antes das eleições.
Violação

Detido alegado violador de idosa de 90 anos

Segundo a PJ, o homem de 59 anos, "aproveitando-se das vulnerabilidades" da mulher, de 90 anos, "em razão da idade e de se encontrar sozinha", constrangeu-a "a práticas de índole sexual".
Pandemia

O caminho da servidão

1514
Somos governados à vista, sem qualquer critério que não seja o da conveniência política, a avidez de mostrar atividade e o receio de gerar reação.
Pandemia

Riso

Os estudos que testemunham a importância do riso são variados. E chegam a um profundo consenso quanto à mensagem base: é obrigatório usar e abusar do riso, sobretudo em momentos como o atual.
Sociedade

Eu vou ao psicólogo

Este não é um daqueles momentos de "vejam o que eu fiz, eu sou tão fixe". Ainda não. Estou a trabalhar afincadamente para encontrar o meu equilíbrio.
Comportamento

Pessimismo, porquê? /premium

A forma como nos chamam pessimistas, sempre que fazemos os possíveis por falar verdade, é duma censura que nos condiciona. Sentimo-nos como se nos dissessem que vemos o mundo “a preto”.
Coronavírus

Comunidades terapêuticas correm risco de fechar

O valor da comparticipação paga atualmente é de 24 euros por dia por utente, um valor que permanece inalterado desde 2008, apesar de os custos terem vindo sempre a aumentar.
Comportamento

Adeus saudade /premium

A maioria de nós vive a saudade como uma preguiça de futuro. Um “Ó tempo, volta para trás” que se intromete nos nossos dias, que faz com que “os melhores anos da vida” sejam sempre um sítio no passado
Mudar de Vida

Amigos tóxicos: como identificar quem nos faz mal

100
Quais os sinais que apontam para uma relação tóxica e como podemos lidar com uma falsa amizade. Um programa com a psicóloga Filipa Jardim da Silva
Bangladesh

Bangladesh impõe pena de morte para violadores

2389
Pena estava prevista se do crime resultasse a morte da vítima, agora pode ser aplicada em qualquer caso de violação. Revisão surge após grupo de violadores publicar vídeo que se tornou viral.
Mudar de Vida

A adaptação a uma nova cidade ou país

Os desafios de viver num ambiente desconhecido, a importância de fortalecer as relações à distância e como fazer novas amizades num contexto que não o nosso.
Sociedade

Um texto para quem não vai bem

134
Busquem ajuda, conversem com amigos, não tenham medo de parecer fracos. Estarmos mal de vez em quando é um evidente sinal da nossa natureza humana. Ainda bem.
Mudar de Vida

Como ultrapassar os desafios da gravidez

Há angústias, medos e dúvidas que acompanham a gravidez, mas quais são, afinal, os segredos para uma etapa mais serena?
Comportamento

Narcisos de papel

149
Saber identificar a qualidade do nosso narcisismo, ajuda-nos a lidar connosco e com os outros. Ajuda-nos a aceitar todos. Ajuda-nos a moderar a exigência connosco e com os outros.
Mudar de Vida

Quando a paixão acaba é o fim ou o começo do amor?

O que acontece quando a paixão dá lugar ao companheirismo? E como podemos distinguir um grande amor de uma bela amizade?
Sociedade

A comunicação empática nas crises – alguns casos

A lição que se tira destes casos é que dizer a verdade é sempre a melhor solução. Tal como a ação de reparação posterior. É um processo de resiliência aplicado às organizações e à comunicação de crise
Mudar de Vida

Os pequenos choques de passar a viver a dois

Os desafios de assumir uma relação. As eventuais surpresas quando se conhece a família do parceiro. E os principais erros a evitar nos primeiros tempos de vida em casal.
Coronavírus

Cruz Vermelha oferece testes rápidos a escolas

373
O Governo ainda está a analisar a proposta da Cruz Vermelha de oferecer testes à Covid-19, que dão resultados em 15 minutos, às escolas e aos lares. Especialistas veem esta análise com bons olhos.
Pandemia

O vírus e o medo

280
A vida tem de ser vivida, sem dúvida, mas não podemos permitir que o vírus se ria de nós.
Comportamento

Tantas mensagens mas poucas conversas de verdade

217
Quem escuta verdadeiramente quem, neste frenesim de múltiplos canais comunicacionais? Ou, o que afinal se escuta no meio de tanto ruído?
Mudar de Vida

O que os erros e os falhanços dizem de nós

Será que na sociedade em que vivemos há margem para errar? A forma como se lida com o erro e o medo de falhar podem estar a adiar uma mudança necessária.
Família

Encontramo-nos na meta

Criamos os filhos, a princípio pequenos e mais frágeis do que nós. Mas se tudo correr como deve ser, eles crescem e tornar-se-ão melhores do que nós e irão mais longe e mais rápido do que nós fomos.
Polícia Judiciária

PJ pede ajuda para encontrar suspeito de violação 

152
A Polícia Judiciária divulgou o retrato robôt de um homem, entre os 16 e os 25, suspeito de ter violado uma mulher no início de março no Parque das Nações, em Lisboa.
Conversas de Fim de Tarde

O guia para as crianças lidarem com as emoções

271
O livro "O Meu Diário das Emoções", de Catarina Raminhos e Ana Mota Veiga, procura desmistificar as emoções e incentivar as crianças a exteriorizá-las. "Não há emoções boas ou más, todas são úteis." 
Mudar de Vida

Dieta, sono, trabalho: mudanças que dão mais saúde

Como é que a relação que temos com o sono e com a comida interfere no dia a dia e se podemos, ou não, estar a sofrer de burnout: o estilo de vida que levamos faz toda a diferença na saúde mental.
Sociedade

Para mulheres e homens dos tempos modernos

Como estar bem no contexto desta sociedade tecnológica e cosmopolita, competitiva e de ritmo desenfreado? Podemos reagir com algumas medidas fundamentais.
Mudar de Vida

Como lidar com o que não podemos controlar

A vida dá muitas voltas e não conseguimos controlar tudo o que nos acontece. Nem temos de o fazer.
Pandemia

A primeira vez que andei de avião

Meu tradicional voo TP87 virou TP2553. Número longo, coisa estranha. Me lembrei de Dark, da Netflix. As mesmas coisas, mas com nomes novos, aspetos familiares, porém, ainda desconhecidos.
Comportamento

Quando tudo se conjuga na primeira pessoa /premium

149
Eu e muitos como eu estamos a uma semana de iniciar as aulas presenciais pós-Covid. E nestas vésperas de rentrée é impossível não nos interrogarmos sobre como vai decorrer o próximo semestre.
Mudar de Vida

Será que gostamos mesmo de nós próprios?

A autoestima não é só um palavrão e reflete a relação sempre em mudança que temos com o espelho. Já dizia o slogan: “Se eu não gostar de mim, quem gostará?”.
Comportamento

Onde mora a felicidade?

244
A felicidade mora num lugar precioso dentro de nós, competindo-nos saber onde está a chave que abre essa porta, para aí entrar e ficar, nem que seja por uns instantes.
Comportamento

Aprender a aprender com a Covid-19

Aprender é visitar o desconhecido. O desconhecido não é confortável, mas este processo de saída da zona de conforto pode passar de desconfortável a confortável.
Mudar de Vida

Porque perdemos amigos ao longo da vida?

125
Nem todas as amizades foram feitas para durar, mas todas têm o seu peso. Viver é fazer e perder amigos e mantê-los pode ser um desafio. 
Comportamento

O que faz um homem ser fantástico

451
Como bem disse Xico Sá, os machões dançaram. Já não há espaço para eles. Estamos em 2020, já é hora de entender que esse padrão tóxico de masculinidade não faz bem aos homens.
Pandemia

Pandemia ou pandemónio?

333
O empreendedorismo social é agora mais urgente do que nunca. A solidariedade é fundamental para construirmos uma sociedade com os valores necessários para enfrentar a verdadeira crise que se aproxima.
Ambiente

Promessas, leva-as o tempo

185
Esquecemo-nos rapidamente das promessas que fizemos e das lições que tirámos, enquanto comprávamos papel higiénico como desalmados, víamos “Como é que o bicho mexe?”, fazíamos vídeos no TikTok.
Violação

Homem detido por violar menor em Matosinhos

A Polícia Judiciária anunciou esta terça-feira a detenção de um homem, de 38 anos, por suspeita da violação de uma menor em Matosinhos, a 27 de março de 2019.
Comportamento

Aversão e narcisismo

126
Temos indivíduos em estruturas de decisão que dão prioridade à sua imagem de poder, tendo mais gosto em ser presidentes, administradores ou diretores do que em presidir, administrar ou dirigir.
Mudar de Vida

Mudar com sucesso na carreira

Mudar de profissão pode significar o fim de um sonho, mas traduzir-se num novo caminho e numa nova aventura. Afinal, o que somos vai além do que fazemos.
Jovens

Jovens com mais problemas alimentares na pandemia

235
A pandemia agravou muitas situações de ansiedade, depressão e perturbações do comportamento alimentar nos jovens, bem como os consumos de álcool e tabaco.
Coronavírus

Há imunes à Covid-19 que nunca foram infetados

1367
Estudo da Nature encontrou casos a quem nunca foi diagnosticada a Covid-19, mas que têm células que os protegem. Isto porque o novo coronavírus é semelhante aos que provocam resfriados comuns.
Inglaterra

Deputado britânico acusado de violação

Não é conhecida a identidade do suspeito, mas sabe-se que terá à volta de 50 anos, saiu em liberdade sob fiança e não foi suspenso pelo seu partido, podendo continuar a trabalhar na Câmara dos Comuns.
Mudar de Vida

Parentalidade a grande e irreversível mudança

Quais os motivos, os bons e os maus, que nos levam a querer ser pais? E como a pressão do tempo e da sociedade podem afetar esta decisão.
Racismo

O preconceito do homem branco

102
Nascer branco e homem jamais significou ter acesso imediato ao grupo Bilderberg, ao Sierra Club, a um vasto número de acções em bolsa, que permitem viver bem, sem preocupações e sem problemas.
Família

Respeitem o tempo das crianças

241
Todos nós estamos reaprendendo a viver, em certa medida. Porque seria diferente com as crianças? Não exijamos delas, mais do que estamos exigindo de nós mesmos.
Redes Sociais

A odiosa definição de discurso de ódio

157
Sabendo que as redes sociais já têm, e terão cada vez mais, dispositivos automáticos e vigilância manual de eliminação mensagens de ódio, o que é que exatamente sobra para o Governo monitorizar?
Mudar de Vida

Quando mudar é o fim de uma relação

Como saber quando uma relação está perto do fim e porque é que traímos. Às vezes, o conforto é mesmo conformismo.
Mudar de Vida

Porque somos tão avessos à mudança?

107
Como saber que é preciso mudar e quais os passos que antecedem a mudança. Porque tomar uma decisão é reclamar o poder sobre a nossa própria vida.
Comportamento

Os muitos rostos da solidão

Pensei na minha avó, do outro lado do mar. Pensei que, mesmo com tão pouco contato, somos, de alguma forma, uma companhia diária para Dona Maria, na solidão dos seus noventa anos.
Comportamento

Ter feito bem dá-nos licença para fazer mal? /premium

Os estudos feitos e publicados sobre "moral license" convergem num ponto de partida, que é também um ponto de chegada: as boas ações do passado não justificam as más ações do presente.
Sentimentos

Ser feliz sem se sentir. Ser capaz mas não pensar /premium

Os sentimentos são uma forma sábia e esclarecida de lermos as pessoas e de lhes correspondermos em função daquilo que nos dão. Mesmo quando são maus, sempre que os lemos todos os sentimentos são bons
António Costa

Isto só podia correr bem a António Costa, certo? /premium

397
Não foi a epidemia que criou o sistema de poder socialista que, desde 1995, paralisou a economia, agravou a desigualdade e diminuiu o regime democrático. Sim, vai correr mal, agora ou mais tarde.
Comportamento

A maldade das pequenas coisas   /premium

136
As pessoas não são, tantas vezes, tão boas pessoas umas para as outras como elas imaginam. Magoam-se umas às outras. Muitas vezes! E, pior, nem sempre o fazem “sem querer”.
Comportamento

O seu casamento sobrevive a uma pandemia?

Nenhum de nós está na sua melhor versão. O outro pode estar sendo alguém difícil de aturar. Mas, e nós? Estamos sendo absolutamente adoráveis? Não me parece.
Açores

Homem condenado a cinco anos de prisão

Um homem foi condenado a cinco anos e oito meses de prisão, pela prática, como "reincidente", de "um crime de violação na forma tentada" exercido sobre uma menor de 17 anos.
Resposta Pronta

Reguengos. Casos na comunidade "estão controlados"

Depois do surto no lar de Reguengos de Monsaraz foram feitos 600 testes à população. "Hoje há uma testagem massiva a 60 crianças", avança o autarca José Calixto após detetada cadeia de transmissão.
Startups

"Vivemos angustiados com o excesso de informação" /premium

O Zenklub nasceu do "burnout" que a mãe de Rui Brandão teve e, durante a pandemia, recebeu 2,6 milhões de dólares. Com a Covid-19, os clientes triplicaram, estão mais ansiosos e têm mais conflitos.
Estilo de Vida

Sabe se é uma pessoa altamente sensível?  /premium

Assustam-se facilmente, têm necessidade de ser aceites, são perfecionistas e sentem-se incompreendidas. "Pessoas altamente sensíveis" é um termo dos anos 90 que volta a ser explicado nesta entrevista.
Humor

"Blackface" leva a retirada de "Little Britain"

1178
Os sketches tiveram uma popularidade pouco habitual em programas humorísticos, mas alguns sketches polémicos, com humor sobre negros e travestis, fizeram BBC e Netflix remover o programa do catálogo.
Testes

Desafio. Quantos golfinhos vê na imagem?

3162
"Quantos golfinhos vês?" É mais um desafio que está a circular na internet. Muitos utilizadores do Twitter acertaram no número. Foi o seu caso?
António Costa

De que é feito o poder de António Costa? /premium

925
O poder de António Costa é feito de algo que, por vezes, vale mais do que a força própria: a fraqueza dos outros. O seu poder vem das decepções, do cepticismo, do medo e da desistência do país.
Comportamento

Porque mata a falta de empatia mais que o vírus?

297
O pior de todos os vírus é a falta de empatia. É perder a educação o respeito pelo outro. É o potencial de deseducação, violência, desrespeito pelo outro. Em tempos de pandemia ou fora dela.
Coronavírus

Lisboa. Creche com casos de Covid só abre em junho

162
Depois de testes a profissionais das creches, a IPSS registou "vários casos confirmados de Covid19" em trabalhadores das suas Casas de Infância. No país já foram testados mais de 20 mil profissionais.
Coronavírus

Covid-19. Santa Maria começa testes serológicos

169
Ao longo do último mês, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte realizou 8 mil testes de diagnóstico à Covid-19, uma média de 300/dia. Agora, começam a ser feitos os testes que permitem avaliar anticorpos
Sentimentos

Nós, em busca de um sentido /premium

326
Quando alguém precisa de chorar a nossa obrigação é deixar chorar, porque nada é mais consolador e pacificador que isso. Só depois poderemos fazer um esforço para tentar acrescentar outras perspetivas
Índia

Índia. Enforcados homens que violaram estudante

973
Os homens foram enforcados na prisão de Tihar, após terem sido condenados pela violação em grupo de uma estudante de 23 anos, em dezembro de 2012, em Nova Deli, num autocarro.
Coronavírus

O que fazer com os filhos? Uma psicóloga responde

4425
Manter entretidos os miúdos que têm de estar mais restringidos à habitação devido ao coronavírus é um desafio para os pais. A psicóloga de crianças e adolescentes Bárbara Ramos Dias dá 34 dicas.
Violação

Detido suspeito de violar jovem no Porto

O homem terá violado a jovem de 18 anos, com um "evidente atraso cognitivo", num edifício em construção, junto da casa da vítima. O suspeito já tinha cumprido penas de prisão por crimes violentos.
Comportamento

O Processo de Grunhificação em Curso /premium

2225
Algures entre chamar rei a Eusébio e sr. a Máŕio Coluna e guinchar diante de Marega, Portugal ajavardou. O PREC tornou-se no PGEC: Processo de Grunhificação em Curso. O amanhã que ia cantar é o hoje.
Vícios

Raspadinha aumenta vício do jogo

190
Há uma "epidemia de raspadinhas" em Portugal, alertam os psiquiatras. Os portugueses gastaram 16 vezes mais em raspadinhas em 2018 do que em 2010. Aumentaram os casos de jogo patológico.
A página está a demorar muito tempo.