O programa “Planet Earth II“, da BBC, sobre a vida animal, regressou, este domingo, ao fim de dez anos. E regressou em grande forma. O primeiro episódio mostra a incrível perseguição de um grupo de serpentes a uma iguana bebé.

O vídeo tem apenas dois minutos e vinte segundos mas foi visto por nove milhões de espetadores e já se tornou viral na Internet. É que esta perseguição é já considerada uma das melhores cenas já filmadas num documentário da vida animal.

A cena teve lugar na ilha de Fernandina, do arquipélago de Galápagos, e os protagonistas são um grupo de serpentes e uma iguana bebé. As serpentes tentam caçar e comer a iguana, que lhes dá luta e vai conseguindo escapar, a alta velocidade.

https://twitter.com/phil500/status/795704147706146816

O The Independent falou com Matthew Meech, editor deste episódio da série, que se considera um fanático por cinema, onde vai buscar inspiração para os documentários sobre animais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Editar filmes da vida selvagem é como editar filmes mudos, é tudo sobre a ação/reação. Também o tempo, seja para comédia ou emoção. A narração [de David Attenborough] pode fornecer alguma destas, mas tu não queres usar as imagens apenas como papel de parede para comentar. As imagens precisam de falar por si mesmas.

A BBC revolucionou o universo dos documentários de vida selvagem quando começou a emitir a série em 2006, uma das primeiras a ser filmada em alta definição, com a ajuda de drones. O vídeo da perseguição foi difícil de filmar e Meech explica como foi feito:

Uma das coisas maravilhosas da perseguição foi que ela foi filmada a uma velocidade tão alta. Na vida real, estas coisas acontecem muito, muito mais rápido. É incrivelmente difícil filmá-las no momento e manter o foco. Mas às vezes o foco não importa quando o momento é tão intenso. A música [de Hans Zimmer] e o som obviamente que são uma parte importante também. O trabalho de todos foi incrível.