As startups tecnológicas da Europa e Israel captaram 16,2 mil milhões de euros, em 2016, num total de 3.420 operações de financiamento, segundo revela o relatório da publicação digital Tech.eu. Um reflexo do crescimento do ecossistema: o número de negócios cresceu 32% em relação a 2015, enquanto que o volume total de investimento aumentou quase 12%.

As startups que desenvolvem soluções para o setor financeiro foram as que reuniram mais rondas de investimento, em termos de quantidade e de valor. O setor da saúde foi o segundo mais concorrido em termos de valor, seguido pelo da música. A área do marketing foi a segunda em número de operações, seguida pelo setor da saúde.

Mais de metade do capital foi investido em startups britânicas (3,21 mil milhões), israelitas (2,77 mil milhões), destacando-se o aumento do volume de investimento em França (mais 86%), face a 2015, tendo sido o país que reuniu mais operações. Na Alemanha assistiu-se a uma queda no volume de investimento (-31%) em relação a 2015, o que terá acontecido devido ao “declínio e desaceleração do Rocket Internet [incubadora alemã]”, aponta a Tech.eu.

As três rondas de financiamento mais elevadas, em 2016, pertenceram ao Spotify, Africa Internet Group e Global Fashion Group.

Os investidores mais ativos no investimento em empresas tecnológicas europeias foram a Bpifrance, as capitais de risco alemãs High-Tech Gründerfonds e Index Ventures, a francesa Kima Ventures e a Global Founders Capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR