Chama-se Stelvio First Edition e é a primeira versão da gama Stelvio já disponível para encomenda em todos os concessionários Alfa Romeo, que surge exclusivamente associada ao novo motor 2.0 Turbo a gasolina de 280 cv, com caixa automática de oito velocidades, capaz de permitir ao SUV da Alfa acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns meros 5,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 230 km/h. Tudo isto anunciando um consumo combinado de 7 l/100Km e emissões de CO2 de 161 g/km.

Para ir a todo o lado e mais algum, conseguindo voltar, o Stelvio First Edition é proposto de série com tracção integral Q4, o que significa que, em condições normais de aderência, o modelo comporta-se como um veículo de tracção traseira, com 100% do binário a ser transmitido para o eixo posterior. Mas, sempre que a aderência das rodas se aproxima do limite, o sistema transfere automaticamente até 50% do binário para o eixo dianteiro.

Estando disponível por 65.000€, o leque de atributos deste SUV não se esgota aqui. Pelo contrário. A Alfa parece apostada em seduzir clientela, ao incluir na First Edition muito, mesmo muito, equipamento. Exteriormente, o Stelvio vem com jantes de liga leve de 20”, pinças de travões coloridas, faróis bi-xénon, moldura dos vidros cromada, vidros traseiros escuros e luzes de cortesia nos puxadores das portas.

No habitáculo, onde sobressaem aplicações em madeira, prevalece a inspiração desportiva, com ênfase para o volante cortado com botão de ignição integrado, sendo de série as patilhas em alumínio da caixa de velocidades. Os bancos são revestidos a pele preta, podendo ser aquecidos e regulados electricamente. Já o sistema de navegação 3D, desenvolvido em colaboração com a Magneti Marelli, dispõe de um ecrã de alta resolução de 8,8’’ integrado no design do tablier. A completar o ramalhete, surge um mostrador TFT a cores de 7’’ ao centro do painel de instrumentos.

Em termos de segurança activa, o Stelvio vem equipado de série com múltiplos sistemas, incluindo aviso de transposição de faixa, travagem autónoma de emergência, sistema de travagem integrado e sistema de prevenção de colisão frontal. Uma câmara de vídeo traseira, sensores de estacionamento (traseiros e dianteiros), porta da bagageira de abertura eléctrica e sistema de comutação automática das luzes de máximos completam o equipamento. Ou seja, segundo a marca, esta versão de lançamento inclui mais 6.000€ em opcionais (entre os quais, o sistema de navegação a cores 8,8’’ e os packs Lusso e Sound).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR