786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Canadá. Pelo menos seis pessoas mortas em tiroteio numa mesquita

Este artigo tem mais de 5 anos

Pelo menos seis pessoas foram mortas num tiroteio no interior de uma mesquita no Quebeque, Canadá. Há 40 pessoas dentro do edifício. Testemunhas falam em três atacantes. Polícia confirma detenções.

8 fotos

Última atualização: 06h46 de Portugal

Um tiroteio dentro do Centro Cultural Islâmico da Cidade do Quebeque, uma mesquita em Sainte-Foy-Tarentaise (Canadá), fez pelo menos seis mortos e oito feridos. Segundo Le Soleil, três atacantes armados com AK-47 entraram na mesquita, com 40 pessoas no seu interior durante uma oração dominical às 20 horas locais.

A polícia confirmou o tiroteio na conta oficial no Twitter e, num comunicado à imprensa, disse haver “muitas vítimas, há mortos”. O número, no entanto, ainda não foi avançado pelas autoridades.

A polícia já confirmou que foram feitas detenções. Segundo o Radio Canadá, dois homens foram detidos. De acordo com o avançado pelo jornal Le Soleil, um dos suspeitos terá sido detido às 21h15 de Montreal na ilha de Orléans pelo Grupo de Intervenção Tática da polícia. Deverá ser um indivíduo de 27 anos “com um nome típico do Quebeque” que estava armado com uma AK-47. Se as informações das pessoas no local estiverem corretas, ainda há um atacante a monte. A polícia ainda não se pronunciou sobre estes dados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi instalado um perímetro de segurança. De acordo com as testemunhas entrevistadas junto à mesquita, as pessoas estão a ser assistidas nas ambulâncias, mas muitas já foram transportadas para vários hospitais daquela área.

Entretanto, o presidente da mesquita, Mohamed Yangui, já confirmou o ataque e adjetivou-o de “bárbaro”. Diz que a comunidade islâmica está a passar “minutos de terror e angústia”. Também o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, disse estar “profundamente triste” com os acontecimentos. Philippe Couillard, premiere do Québec, afirmou à imprensa que “tudo está a ser feito para garantir a segurança” na cidade e prestou “solidariedade” ao povo muçulmano no Quebeque. A mensagem foi repetida no Twitter.

Entretanto, Justin Trudeau voltou a utilizar o Twitter para prestar as condolências a todos os afetados por um “ataque cobarde”.

Entretanto, a página Facebook do centro cultural encheu-se de vídeos onde se pode ver a agitação em redor da mesquita pouco depois do ataque. O vídeo aqui em baixo foi feito em direto pelos gestores dessa página na rede social.

Em junho de 2016, depois das primeiras orações de um domingo do Ramadão, foi encontrada a cabeça de um porco à porta deste mesmo centro cultural islâmico, recorda a Reuters. A cabeça vinha embrulhada em papel com um laço e um bilhete que dizia: “Bom apetite”, numa provocação ao facto de o consumo de carne de porco ser proibida pelo Alcorão. Na altura, as imagens da cabeça do porco foram partilhadas nas redes sociais desta mesquita.

Também o Presidente francês, François Hollande condenou, esta segunda-feira, “nos termos mais fortes possíveis” o “odioso ataque” na cidade canadiana do Quebeque.

“É o espírito da paz e a abertura das pessoas do Quebeque que os terroristas querem atingir”, disse Hollande.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora