Enfermeiros

Enfermeiros discutem formas de luta contra discriminação no pagamento de trabalho extra

258

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a analisar formas de luta contra a discriminação de profissionais no pagamento do trabalho extraordinário decidido pelo Ministério da Saúde.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a analisar formas de luta contra a discriminação de profissionais no pagamento do trabalho extraordinário decidido pelo Ministério da Saúde. Segundo o sindicato, num decreto-lei publicado na sexta-feira o Ministério da Saúde impôs “a alteração do pagamento do trabalho extraordinário aos profissionais de saúde que exercem funções nos serviços de urgência e nas unidades de cuidados intensivos”. Assim, a partir de abril, será pago 75% e, a partir de 1 de julho, será pago nos termos resultantes da negociação com os sindicatos.

Para o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses é “inadmissível e intolerável” que o Ministério da Saúde “discrimine negativamente todos os restantes profissionais que realizam trabalho extraordinário em todos os restantes serviços” e também todos os profissionais que trabalham por turnos, mantendo o corte em 50% do valor das horas penosas ou de qualidade. Os sindicalistas alegam ainda que o Ministério impôs a não aplicação da legislação sobre concursos relativos à carreira de enfermagem no processo de recrutamento excecional de enfermeiros a concretizar este ano.

O SEP exige medidas para “os graves problemas dos enfermeiros” e adianta que a direção nacional irá discutir formas de luta para combater a “discriminação negativa” por parte do Ministério da Saúde.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site