801kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Discriminação

Assembleia Da República

SOS Racismo. PAR sem "condições para continuar"

Depois de Aguiar-Branco dizer no parlamento que classificar uma etnia como "lenta" é parte da liberdade de expressão, a associação SOS Racismo diz que o presidente não tem "condições para continuar".
Parlamento

Aguiar Branco deixa que se diga que etnia é burra

A polémica estalou com declarações de André Ventura sobre o povo turco. Aguiar Branco deixou e depois assumiu que não será censor dos deputados. Os eleitores é que serão.
Sociedade

BE alerta que comunidade sikh é alvo de difamação

O Bloco de Esquerda ouviu um grupo da comunidade sikh e alerta que estas pessoas estão a ser alvo de difamação por parte da extrema-direita e vítimas de ações consequentes deste discurso de ódio.
Futebol

FIFA quer racismo como ofensa disciplinar

O organismo máximo do futebol mundial pretende que exista uma sinalética universal para os jogadores comunicarem incidentes racistas aos árbitros.
Fact Check

Jovem detido por ataques é filho de imigrantes?

No Facebook há quem afirme que jovem de 17 anos detido em Portugal suspeito de planear ataques no Brasil, incluindo um que matou uma jovem em outubro, é filho de imigrantes brasileiros. Será verdade?
Racismo

Bullying contra filhos de imigrantes a aumentar

Maior associação de nepaleses em Portugal assegura que recebe "muitas informações preocupantes" sobre casos contra filhos de imigrantes.
Imigração

AIMA: situação a resolver "muito brevemente"

Margarida Blasco declarou que os "todos os crimes, e sobretudo os crimes de ódio, são de uma gravidade imensa", em resposta a perguntas relativas a crimes desta natureza contra imigrantes.
Colonialismo

País "deve reconhecer" força intelectual africana

Mónica de Miranda afirma que em "Portugal há uma ferida colonial que não quer cicatrizar: o passado colonial continua a ser glorificado nas artes, no ensino e na política".
Racismo

O problema das reparações

Discutir reparações significa discutir muito mais do que ideias históricas ou cálculos financeiros. É algo mais existencial: é a forma como vemos o mundo e os pressupostos filosóficos que lhe subjazem
Justiça

Porto. Dois irmãos são suspeitos de planear ataque

Dois irmãos são os principais suspeitos de planear ataque a imigrantes magrebinos. Um foi detido em flagrante delito e o outro está em liberdade, mas foi identificado no conjunto de cinco homens.
Futebol

Fora dos estádios 2 anos por insultos racistas

O homem de 53 anos autor dos insultos racistas a Chiquinho foi punido a proibição de acesso a recintos desportivos durante dois anos e uma multa no valor de dois mil euros.
Porto

SOS Racismo insatisfeita com reação a ataques

A dirigente da associação lamenta declarações políticas "bastante problemáticas" que continuam a "acentuar a narrativa do aumento da insegurança e da criminalidade associada à presença de imigrantes".
Porto

Ataques racistas expõem problemas de "integração"

A investigadora em migrações Thais França defende que os ataques racistas no Porto não são um caso isolado e expõem um problema nas políticas de Portugal para a integração de imigrantes.
GNR

MP deduziu 14 acusações de ódio desde 2020

No total, as autoridades registaram 347 crimes de discriminação e incitamento ao ódio em 2023, mais 77 casos do que no ano anterior, um aumento que é mais evidente na área tutelada pela GNR.
Noticiário

14h. AIMA condena violência no Porto

A agência diz que está a acompanhar os acontecimentos e a cooperar com as entidades envolvidas. Ainda neste jornal, os brasileiros em Portugal dizem que pedir a extinção da AIMA é "demagogia política"
Resposta Pronta

Ataques no Porto foram "um caso isolado"

Ricardo Marchi, historiador e especialista em direitas radicais, entende que as agressões a imigrantes na invicta foram uma tentativa pontual e infrutífera de espalhar o ódio contra os estrangeiros.
Racismo

BE condena agressões raciais no Porto

A coordenadora do BE condenou as agressões a imigrantes no Porto, considerando que a legitimação do discurso racista com a eleição de deputados de extrema-direita favorece estes atos violentos.
Noticiário

12h. Israel fecha a televisão Al Jazeera

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, justifica a decisão por considerar que este é um meio de comunicação social "de incitamento". A ordem entra "em vigor imediatamente".
Noticiário

11h. Mariana Mortágua reage às agressões no Porto

Sobre agressões cometidas contra imigrantes argelinos, a coordenadora do BE diz que "condenar atos racistas não chega". Ainda, 20% dos profissionais de saúde não cumpriu regras de higiene das mãos.
Noticiário

10h. Hospital de Ponta Delgada mantém-se fechado

O Hospital diz que ainda é cedo para prever o regresso à normalidade, mas garante que isso vai acontecer o mais rapidamente possível. Por agora estão a ser feitas vistorias no edifício.
Noticiário

9h. Gaza. Hamas só aceita acordo se guerra acabar

O Hamas diz que não aceita uma proposta para libertar reféns que não inclua o fim total do conflito com Israel. São declarações de um alto funcionário do grupo, que é citado pelo Time of Israel.
Porto

Mais de 100 pessoas manifestam-se contra o racismo

O local onde decorreu a manifestação, o Campo 24 de agosto, no Porto, foi escolhido por ser a “zona onde ocorreram os atos de violência” contra imigrantes.
Porto

As reações às agressões de imigrantes no Porto

Após ataque a imigrantes no Porto, Marcelo sublinha que a "violência racial e a xenofobia" não têm "lugar na sociedade portuguesa". O Governo reafirma a "tolerância zero ao ódio".
Racismo

Montenegro condena ataque racista no Porto

Mariana Mortágua e Inês Sousa Real censuraram igualmente ataque que visou imigrantes argelinos. SOS Racismo convoca manifestação no Porto em solidariedade com as vítimas.
Porto

Grupo racista agride imigrantes argelinos no Porto

O objetivo do grupo — que entrou na habitação munido de bastões, facas e uma arma de fogo — era espancar as vítimas, destruir o recheio da habitação e proferir insultos racistas.
Fact Check

Mortágua quer que imigrantes regressem?

Publicação imita o grafismo do jornal Público para disseminar suposta notícia em que Mariana Mortágua falaria de imigração. Pelo meio usa frase verdadeira sobre "xenofobia" em Portugal.
Racismo

25 Abril: Francisca Van Dunem sentiu preconceito 

A antiga ministra da Justiça revelou que o seu mérito "causava estranheza, por não ser esperado" e que a "estranheza, o espanto, são outra faceta, menos abordada, do preconceito".
Nazismo

Suíça aprova proibição de símbolos extremistas

Revertendo a sua posição neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial, a Suíça proibiu a exibição de imagens de caráter extremista, violento e racista, à semelhança de outros países europeus.
Diversidade

Ainda há poucos jornalistas negros em Portugal

"Muitos jornalistas negros trabalham em meios independentes e são poucos os que trabalham em grandes grupos mediáticos", revela autora. Ainda assim, o número de jornalistas negros está a aumentar.
Justiça

Relação de Lisboa anula condenação de Mamadou Ba

Mamadou Ba tinha sido condenado a pagar 2.400 euros de multa por difamação a Mário Machado. Agora, a Relação anulou a sentença e manda repetir o julgamento.
França

Polícia francesa acusada na ONU de perfis raciais

As cinco organizações pedem ao órgão de especialistas da ONU, em matéria de discriminação racial, que reconheça a natureza sistémica do problema da caracterização racial em França.
Racismo

UE. Estados devem reforçar combate à discriminação

"As práticas racistas corroem a confiança das pessoas", diz a FRA, que destaca a falta de dados de "incidentes de caracterização étnica" e apela a que estes sejam recolhidos de forma "sistemática".
Discriminação

UE elogia plano português para forças de segurança

Num relatório europeu sobre racismo nas polícias, a UE recordou que o plano português contempla medidas que incluem "estratégias de comunicação para incentivar uma maior diversidade de recrutas".
Jogos Olímpicos

Macron apoia Nakamura na abertura dos JO

"Ela fala para um grande número dos nossos compatriotas". Macron apoia a possibilidade de Nakamura interpretar Édith Piaf nos Jogos Olímpicos, depois de a artista ter sido alvo de insultos racistas.
Europa

França quer lei contra discriminação capilar

Os autores do projeto-lei esperam que a iniciativa mostre apoio aos negros e outras pessoas que se queixam de enfrentar hostilidade no local de trabalho (e também fora) devido aos seus cabelos.
Futebol

Vinícius Jr. e um pedido: "Só quero jogar futebol"

Vinícius Jr. não aguentou as emoções antes do jogo entre Brasil e Espanha e falou do impacto que luta contra racismo está a ter na carreira: "Só quero que as pessoas negras tenham uma vida normal".
Discriminação

70 coletivos pedem criminalização do racismo

Grupo defende mudança da jurisdição e salienta que "maior parte dos factos praticados com motivação racista e xenófoba, quando dão origem a queixas, são tratados como processos de contraordenação".
Discriminação

Racismo. PSP e GNR abriram 11 processos em 2023

Dos seis processos da PSP três foram arquivados, dois dos quais pela aplicação da lei da amnistia concedida a propósito da visita do Papa Francisco a Portugal, e outros três ainda não têm decisão.
Racismo

Rufiismo

Uma sala de aula, o cheiro fétido da discriminação, e um golpe de teatro final.
Açores

Cabo-verdiano agredido no Faial morreu

Grupo de cidadãos afirma que a morte de Ademir Araújo Moreno, agredido à porta de uma discoteca no domingo no Faial resultou de "puro ódio racial" e marcou vigília e manifestação na Horta.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 200€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa