Já todos recorremos ao smartphone para fazer uma conta (até mesmo as mais simples). Está sempre no bolso e muitos deles são iPhone’s. Mas a calculadora sempre teve (aparentemente) um problema: a falta de um botão de apagar individual, ou seja, que permitisse apagar um único número em vez da parcela completa. O facto de não existir um botão específico fazia com que os utilizadores acabassem por utilizar o C, que apaga tudo o que estiver escrito.

Mas um utilizador do Twitter, na madrugada de dia 3 de maio, decidiu partilhar com o mundo o truque que descobriu por acaso: é possível apagar um número de cada vez na calculadora do iPhone, bastando afinal o simples deslizar para o lado.

https://twitter.com/censoredialogue/status/859566331766730752

Esta funcionalidade teve sempre tão pouca importância que nunca ninguém se deu ao trabalho de falar dela. Até à tarde desta quinta-feira, a publicação do jovem sueco contava já com quase 26 mil retweets (partilhas) e mais de 30 mil “gostos” e os números continuavam a subir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora, quando estiver a fazer uma conta e se enganar a digitar um número, já não precisa de apagar a parcela por completo, basta um deslize por cima dos números e o iPhone irá apagar um de cada vez.

Um pormenor interessante é que esta funcionalidade não é, de todo, nova. O próprio utilizador que a tornou viral encontrou o truque escrito numa publicação do Reddit, em 2014. Nesse ano a publicação foi muito comentada mas rapidamente perdeu o interesse dos utilizadores e a funcionalidade voltou a cair no esquecimento.

As reações no Twitter são mais que muitas e a causa é uma funcionalidade tão simples como apagar um número na calculadora do iPhone.

https://twitter.com/squiddy_minerva/status/859667536513773568?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.buzzfeed.com%2Ftanyachen%2Fshare-this-to-save-a-life

“Eu neste momento”

Algumas pessoas ficaram até irritadas com a descoberta desta funcionalidade:

“Estou fulo… sabem quanto tempo é que eu desperdicei a começar tudo no início…”

“Digam-me porque é que eu tive de apagar cálculos complexos por causa de um erro. Isto devia vir na traseira do iPhone”