iPhone

O truque simples da calculadora do iPhone que se tornou viral

1.072

A calculadora do iPhone está em destaque no Twitter devido a um truque "novo". Afinal não é preciso apagar a parcela completa quando nos enganamos a digitar um número.

MIGUEL RODRIGUES/OBSERVADOR

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Já todos recorremos ao smartphone para fazer uma conta (até mesmo as mais simples). Está sempre no bolso e muitos deles são iPhone’s. Mas a calculadora sempre teve (aparentemente) um problema: a falta de um botão de apagar individual, ou seja, que permitisse apagar um único número em vez da parcela completa. O facto de não existir um botão específico fazia com que os utilizadores acabassem por utilizar o C, que apaga tudo o que estiver escrito.

Mas um utilizador do Twitter, na madrugada de dia 3 de maio, decidiu partilhar com o mundo o truque que descobriu por acaso: é possível apagar um número de cada vez na calculadora do iPhone, bastando afinal o simples deslizar para o lado.

Esta funcionalidade teve sempre tão pouca importância que nunca ninguém se deu ao trabalho de falar dela. Até à tarde desta quinta-feira, a publicação do jovem sueco contava já com quase 26 mil retweets (partilhas) e mais de 30 mil “gostos” e os números continuavam a subir.

Agora, quando estiver a fazer uma conta e se enganar a digitar um número, já não precisa de apagar a parcela por completo, basta um deslize por cima dos números e o iPhone irá apagar um de cada vez.

Um pormenor interessante é que esta funcionalidade não é, de todo, nova. O próprio utilizador que a tornou viral encontrou o truque escrito numa publicação do Reddit, em 2014. Nesse ano a publicação foi muito comentada mas rapidamente perdeu o interesse dos utilizadores e a funcionalidade voltou a cair no esquecimento.

As reações no Twitter são mais que muitas e a causa é uma funcionalidade tão simples como apagar um número na calculadora do iPhone.

“Eu neste momento”

Algumas pessoas ficaram até irritadas com a descoberta desta funcionalidade:

“Estou fulo… sabem quanto tempo é que eu desperdicei a começar tudo no início…”

“Digam-me porque é que eu tive de apagar cálculos complexos por causa de um erro. Isto devia vir na traseira do iPhone”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

Meus pais e seus aparelhos eletrônicos

Ruth Manus

Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

Pobreza

Em nome dos filhos

Diogo Prates

Esta é a oportunidade da direita portuguesa, conseguir com um discurso simples mas eficaz apagar de vez a imagem de que a esquerda é a única que se preocupa com os mais pobres e desfavorecidos. Não é.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site