iPhone

O truque simples da calculadora do iPhone que se tornou viral

1.072

A calculadora do iPhone está em destaque no Twitter devido a um truque "novo". Afinal não é preciso apagar a parcela completa quando nos enganamos a digitar um número.

MIGUEL RODRIGUES/OBSERVADOR

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Já todos recorremos ao smartphone para fazer uma conta (até mesmo as mais simples). Está sempre no bolso e muitos deles são iPhone’s. Mas a calculadora sempre teve (aparentemente) um problema: a falta de um botão de apagar individual, ou seja, que permitisse apagar um único número em vez da parcela completa. O facto de não existir um botão específico fazia com que os utilizadores acabassem por utilizar o C, que apaga tudo o que estiver escrito.

Mas um utilizador do Twitter, na madrugada de dia 3 de maio, decidiu partilhar com o mundo o truque que descobriu por acaso: é possível apagar um número de cada vez na calculadora do iPhone, bastando afinal o simples deslizar para o lado.

Esta funcionalidade teve sempre tão pouca importância que nunca ninguém se deu ao trabalho de falar dela. Até à tarde desta quinta-feira, a publicação do jovem sueco contava já com quase 26 mil retweets (partilhas) e mais de 30 mil “gostos” e os números continuavam a subir.

Agora, quando estiver a fazer uma conta e se enganar a digitar um número, já não precisa de apagar a parcela por completo, basta um deslize por cima dos números e o iPhone irá apagar um de cada vez.

Um pormenor interessante é que esta funcionalidade não é, de todo, nova. O próprio utilizador que a tornou viral encontrou o truque escrito numa publicação do Reddit, em 2014. Nesse ano a publicação foi muito comentada mas rapidamente perdeu o interesse dos utilizadores e a funcionalidade voltou a cair no esquecimento.

As reações no Twitter são mais que muitas e a causa é uma funcionalidade tão simples como apagar um número na calculadora do iPhone.

“Eu neste momento”

Algumas pessoas ficaram até irritadas com a descoberta desta funcionalidade:

“Estou fulo… sabem quanto tempo é que eu desperdicei a começar tudo no início…”

“Digam-me porque é que eu tive de apagar cálculos complexos por causa de um erro. Isto devia vir na traseira do iPhone”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Medicina

Mãe e avó

Pedro Vaz Patto

A respeitável intenção de ter um filho não pode levar a fazer deste um objeto de um desejo ou de um direito, a satisfazer esquecendo ou ultrapassado o seu supremo bem.

Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site