Talvez devido à alegada relação próxima entre Vladimir Putin e Donald Trump, os russos revelam uma certa predilecção por brinquedos americanos, mesmo se pensados para miúdos. O mais recente exemplo chega-nos pela mão do Fidget Spinner, cuja paternidade ainda está a ser disputada entre a Hasbro, os americanos que são os terceiros maiores do planeta na produção deste tipo de brinquedos, e a sua conterrânea Catherine Hettinger, uma engenheira química que alega que teve a ideia do Spinner quando… Bem, na realidade não interessa.

O que é mesmo importante é que este brinquedo, que atingiu o pico da popularidade em 2017, está na moda. Tanto que há russos, substancialmente mais crescidinhos do que o target original do Fidget, que também adoram aquela coisa que anda à roda como se não houvesse amanhã. E, vai daí, decidiram pegar em três Lada e construir um Spinner para adultos.

9 fotos

A receita para o Fidget Spinner russo passa por arranjar três Lada (parecem ser Samara, de 1993, mas produzidos até 2013), cortá-los ao nível do pilar B e aproveitar as três frentes, onde estão as possantes mecânicas – desculpem, mas não resisti ao achincalhamento do automóvel russo, que à época reunia todos os requisitos para ser considerado um verdadeiro chaço –, para as fazer girar. É claro que isto é mais fácil dizer do que fazer, sobretudo porque o sistema de direcção do Lada não foi pensado para ser soldado a mais dois e, ainda assim, proporcionar o necessário ângulo de viragem para girar sobre si mesmo. Mas o melhor mesmo é ver o vídeo, a que pode assistir na versão integral aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR