O incêndio que deflagrou esta segunda feira em Sesimbra, no distrito de Setúbal, já foi dominado pelos bombeiros, disse à agência Lusa Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Proteção Civil.

“O incêndio nesta altura está dominado. Continuam os meios no local a combater alguns pequenos focos de incêndio e o trabalho vai decorrer ao longo de toda a noite e durante o dia de terça-feira para evitar reativações, uma vez que a área ainda é vasta”, disse.

A adjunta nacional de operações da Proteção Civil explicou que no local já estão também a trabalhar máquinas de rasto e maquinaria pesada para evitar reacendimentos, explicando que existem previsões de vento e que é preciso consolidar a zona.

A presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa (CDU), disse à Lusa que existem pequenos focos de incêndio que estão a ser apagados pelos operacionais, mas que o incêndio já foi “praticamente controlado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os meios continuam a trabalhar no local, com exceção dos meios aéreos, e as chamas já estão praticamente controladas. Existem ainda alguns focos, mas estão a ser apagados pelos bombeiros”, disse a autarca.

Felícia Costa explicou que o incêndio não colocou habitações em perigo e que o único ferido foi um bombeiro que foi transportado ao hospital, mas com ferimentos ligeiros num olho e que em breve deverá ter alta.

O fogo iniciou-se ao 12h17 desta segunda-feira e teve duas frentes ativas em zona de pinhal, tendo levado ao corte do trânsito na Estrada Nacional 377, nos dois sentidos, entre Marco do Grilo e Lagoa de Albufeira.

[Veja o vídeo de dois aviões Canadair a abastecer na Baía do Seixal]

[jwplatform ZGLxgXPO]

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, José Polido, o fogo passou a EN377 mas tudo indica que está “controlado”, e a sua causa não é ainda conhecida, deixando ainda uma palavra de descansando às populações.

Os meios aéreos — três canadair, um helicóptero e dois aviões médios (segundo a SIC Notícias) — abasteceram na Lagoa de Albufeira. E o fumo provocado pelo incêndio era visível de Lisboa.