O Governo português vai trabalhar na “simplificação de vistos” com a Rússia para “desbloquear o fluxo de turistas russos para Portugal”, disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, à Lusa.

A governante, que esteve em São Petersburo para receber o prémio de melhor destino europeu dos World Travel Awards, esteve também em Moscovo, onde se encontrou com a homóloga russa para falar sobre a simplificação dos vistos.

“Vamos trabalhar a nível da simplificação dos vistos com a Rússia para dinamizar mais o mercado porque é, neste momento, um dos fatores críticos que pode ajudar a desbloquear o fluxo de turistas russos para Portugal”, afirmou Ana Mendes Godinho à Lusa, sublinhando que também deu essa garantia aos operadores russos que já trabalham no mercado português.

A secretária de Estado sublinhou que o mercado russo “pode ser um mercado com um potencial de crescimento grande para Portugal” e que, em 2017, houve “uma duplicação da capacidade aérea para Portugal”, algo que vê como “um fator chave para conseguir trazer mais turistas russos para Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2016, tivemos 90.000 russos em Portugal depois de períodos de quebra. Portanto, em 2016, o mercado russo começou a recuperar para Portugal, muito associado à existência de novas rotas aéreas, e em 2017 está com crescimento de 30% para Portugal”, apontou.

Ana Mendes Godinho lançou, ainda, na Rússia, a campanha de promoção “Can’t Skip Portugal”, tendo estado, também, a promover o país junto da imprensa e operadores turísticos russos e contando vir a ter visitas de agências turísticas russas a Portugal, em novembro.

A ação de promoção do turismo de Portugal na Rússia culminou com a atribuição ao país do prémio de melhor destino europeu dos World Travel Awards, considerados como os ‘óscares do Turismo’, numa cerimónia que decorreu no sábado, em São Petersburgo.

Este é mais um prémio que confirma o reconhecimento internacional que existe, neste momento, sobre Portugal. É a primeira vez que recebemos este prémio do World Travel Awards e eu diria que o significado particular é o facto de todo o país ter recebido o prémio. Pela primeira vez, é o país que é escolhido como destino e eu diria pela sua diversidade, pela sua riqueza de conjunto”, sublinhou a secretária de Estado.

Ana Mendes Godinho participa esta sexta-feira, em Paris, numa reunião de alto nível sobre políticas de turismo para um crescimento sustentável e inclusivo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Portugal apresentado como um destino turístico “sustentável” na OCDE