629kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

OCDE

Noticiário

9h. Neeleman. Estado evita "incidente diplomático"

55 milhões de David Neeleman em destaque na AR. Especialista diz que foi evitado "incidente diplomático". OCDE revê crescimento da economia portuguesa. E ainda, IVAucher que ficou "aquém do esperado".
Noticiário

8h. OCDE prevê economia portuguesa a crescer

Em 2023, a economia deve crescer 2,5%, antes de desacelerar em 2024 para 1,5%. Os principais motivos para este crescimento são o PRR e as exportações, particularmente do turismo.
Finanças

OCDE revê crescimento do PIB em alta para 2,5%

OCDE é uma das instituições mais otimistas quanto à evolução da economia para este ano. Mas na inflação está mais pessimista (5,7%) do que o Governo (5,1%).
OCDE

Portugal regista maior subida do PIB: 1,6%

A progressão da atividade económica mantém-se fraca desde o início da guerra na Ucrânia, tendo Portugal registado a maior subida do PIB entre os estados-membros da OCDE no primeiro trimestre de 2023.
Economia

Banco central detém 50% da divida de Portugal

Segundo a OCDE, em média, 25% do saldo da dívida dos países em análise é detida pelos bancos centrais. Portugal é o país entre os 38 analisados mais dependente.
Inflação

Taxa da inflação cai para 7,7% na OCDE

O pico da inflação para os países da OCDE registou-se em outubro de 2022 quando atingiu os 10,7%. Agora, este indicador desceu para os 7,7% em março e registou uma queda generalizada.
Investimento estrangeiro

Investimento estrangeiro cai 24% no mundo

Desceu para 1,17 biliões de euros o investimento estrangeiro no mundo, uma queda de 24% em relação ao ano passado. A OCDE justifica os números com a quebra nos fluxos para a China.
Impostos

Impostos no salário subiram em famílias com filhos

Apesar do (ligeiro) aumento, sejam solteiros ou casados, os trabalhadores com filhos continuam a descontar, em média, menos em IRS e TSU do que quem não tem filhos, segundo a OCDE.
Desemprego

Desemprego na OCDE nos 4,8%

Taxa de desemprego manteve-se ou diminuiu em mais de 70% dos Estados-membros, mas ficou perto do nível mais baixo em apenas sete países, incluindo Canadá, França e Alemanha.
Investimento estrangeiro

Investidores estrangeiros queixam-se da burocracia

Um relatório da OCDE analisou o impacto do quadro regulatório no investimento estrangeiro em Portugal. Investidores queixam-se da burocracia na hora de recrutar talento de fora do país.
Brasil

OCDE reviu crescimento do Brasil em baixa

OCDE admite que o crescimento económico do Brasil será de 1% este ano e de 1,1% em 2024, colocando a nação brasileira entre as que terão crescimento mais fraco. Autores esperam moderação da inflação.
Taxas de Juro

OCDE defende maiores taxas de juro na UE e nos EUA

A OCDE defendeu mais aumentos das taxas de juro na zona Euro e nos EUA. Organização pretende que haja medidas de apoio focadas para os mais vulneráveis. Relatório intitula-se "Recuperação frágil".
OCDE

OCDE quer taxa de portagem consoante emissões CO2

A OCDE sugere que os preços das portagens variem consoante as emissões do veículo. Admite também que é preciso "transferir o investimento da construção de novas estradas para a melhoria" da ferrovia.
Ambiente

Portugal tem de acelerar políticas ambientais

"Nós temos que necessariamente reforçar os princípios da circularidade na nossa economia de gestão de resíduos, temos de aumentar os níveis de reciclagem", disse o ministro do Ambiente.
OCDE

OCDE. Desemprego mantém-se nos 4,9% em janeiro

Segundo a OCDE a taxa de desemprego manteve-se estável em 12 dos 38 países da organização. A maior descida verificou-se na Grécia, onde esta taxa atingiu o nível mais baixo desde dezembro de 2009.
Economia

Zero diz que Portugal falha na economia circular

A Zero alerta que as florestas continuam a estar expostas ao perigo de incêndio e 20% dos terrenos florestais têm proprietários desconhecidos e destaca o aumento das energias renováveis.
Angola

Evasão fiscal. Angola junta-se ao Fórum da OCDE

Angola vai juntar-se ao grupo de países que inclui os membros do G20, participando em pé de igualdade e de forma empenhada no combate à evasão fiscal feita através de paraísos fiscais no estrangeiro.
Coronavírus

Covid-19. OCDE recomenda mais 1,4% do PIB por ano

"Investimentos direcionados inteligentes" na capacidade de resistência do sistema de saúde beneficiarão as sociedades, garantindo a existência de "alicerces prontos a próxima crise", diz relatório.
Desemprego

OCDE. Portugal com maior taxa de desemprego 

A taxa de desemprego em Portugal passou de 5,9% em julho para 6,7% em dezembro, mais 0,8 pontos, e o nível mínimo de desemprego da série histórica da OCDE, de 5,1%, foi registado em janeiro de 2001.
OCDE

Rendimento das famílias abaixo de níveis pré-Covid

Portugal é dos poucos países que ainda regista um rendimento real per capita das famílias abaixo dos nívels pré-pandemia, segundo divulgou esta quarta-feira a OCDE.
Inflação

OCDE. Inflação fixa-se nos 9,4%

Inflação homóloga na OCDE abranda para 9,4% em dezembro. Organização afirma que as descidas da inflação no fim do ano passado foram registadas em 25 dos 38 países que a compõem.
Semáforo Político

Escalões nas propinas? Governo tem “reservas”

Ministra promete “consequências” do estudo da OCDE, mas no que toca às propinas, o secretário de Estado Pedro Teixeira diz que o Governo prefere outro tipo de modelo. E rejeita incômodos dentro do PS.
Noticiário

9h. Repensar sistema de propinas "não chega"

OCDE sugere que o custo dos cursos superiores deve ser diferente em função dos rendimentos das famílias dos estudantes. Federação Académica de Lisboa concorda, mas pede mais medidas.
Pensões

OCDE pede reformas nos sistemas de pensões 

Organização teme que no contexto de incerteza atual se adiem as reformas para fortalecer os sistemas de pensões. Países devem apostar em regimes complementares de planos de reforma privados, sugere.
Finanças Públicas

OCDE prevê menos crescimento para Portugal em 2023

A OCDE prevê menor crescimento para Portugal em 2023, depois de uma maior recuperação este ano. A inflação vai continuar elevada, acima de 6% no próximo ano.
OCDE

OCDE. Inflação homóloga subiu para 10,5%

OCDE indicou que os preços dos serviços aceleraram na maioria dos países da OCDE para 7,6%, excetuando a alimentação e a energia que caiu pelo terceiro mês consecutivo.
OCDE

OCDE: Portugal lento na luta a suborno estrangeiro

"As autoridades portuguesas fecharam prematuramente casos de suborno estrangeiro sem investigar alegações relevantes de forma rigorosa e proativa”, diz a OCDE que cita negócios duvidosos com Angola.
Guerra na Ucrânia

Refugiados ucranianos deverão custar milhões

A estimativa da OCDE é que a Alemanha e a Polónia assumam 50% dos encargos financeiros mas que a maior despesa poderá recair sobre a Suíça, Bélgica e Luxemburgo.
Vistos Gold

OCDE: Portugal está mais rigoroso com vistos gold

A OCDE aponta que Portugal tem tido um "empenho contínuo" em promover a migração "segura, ordenada e regular"
Coronavírus

Covid-19. "Novo paradigma" nas políticas de ajuda

"A comunidade da cooperação para o desenvolvimento encontra-se numa altura estratégica para potenciar parcerias eficazes para a troca horizontal de conhecimentos e o pensamento inovador", diz OCDE.
OCDE

Cooperação triangular está a aumentar em África 

Um terço dos 921 projetos registados até fevereiro de 2022 envolviam países africanos. Algumas das áreas destes projetos são: governo e sociedade civil, agricultura e segurança alimentar e saúde.
Inflação

Inflação homóloga na OCDE sobe para 10,3%

Quinze países da OCDE continuaram a registar uma inflação de dois dígitos em agosto, com as taxas mais elevadas observadas na Estónia, Letónia, Lituânia e Turquia.
Ministério da Educação

Educação. Ministro elogia percurso de Portugal

Relatório "Education at a Glance 2022" da OCDE traça o retrato dos sistemas de educação e de ensino superior em 36 países. João Costa diz que Portugal se deve orgulhar do percurso feito.
Educação

Portugal gasta 100 mil por aluno até ao 9º ano

Novo relatório da OCDE aponta "despesa por estudante desde o ensino básico ao superior em Portugal inferior à média". Já no ensino superior, país gastou 4,8% do PIB em 2019 e média é de 4,9%.
OCDE

OCDE mais pessimista para 2023. Euro cresce 0,3%

A OCDE melhorou as perspetivas de crescimento da zona euro deste ano para 3,1%, mas piorou as do próximo ano para 0,3%. E confirma que a Alemanha deverá ter uma contração económica em 2023.
OCDE

OCDE: enfraquecimento nas principais economias

A OCDE voltou a identificar sinais de enfraquecimento económico nos principais membros, com Alemanha, Itália e Espanha a registarem perdas significativas. Japão continua com ritmo estável.
Inflação

OCDE. Inflação recua pela 1.ª vez desde 2020

A inflação homóloga na OCDE diminuiu ligeiramente para 10,2% em julho. Ainda assim, o "número de países com uma inflação de dois dígitos aumentou de 13 para 15", disse a organização.
OCDE

OCDE. Principais economias mundiais cresceram 0,3%

O PIB das principais economias mundiais cresceu 0,3% no segundo trimestre. De abril a junho, a Itália e o Japão superaram, pela primeira vez, os níveis de PIB pré-pandemia.
Saúde

Portugueses pagaram 6,8 mil milhões em saúde 

A tendência da despesa em saúde tem aumentado, mas no último ano a subida foi ainda clara, sobretudo depois de as famílias portuguesas terem experimentado uma redução em 2020.
Brasil

Brasil. Europa pode tornar-se irrelevante

Paulo Guedes afirmou que se a Europa não abrir o mercado para o Brasil vai tornar-se irrelevante e acusou os países europeus de atrasarem a entrada do país na OCDE.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.