814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

OCDE

Desemprego

Taxa de desemprego da OCDE mantém-se estável 

Em abril a taxa de desemprego manteve-se inalterada em 25 países membros, tendo diminuído em quatro - Colômbia, Áustria, República Checa e Itália - e aumentado em três.
Clima

Países ricos cumprem ajuda climática com atraso

A organização explica que este aumento anual é o maior desde que esta estatística é registada, mas salienta que o compromisso chegou dois anos depois da previsão inicial (2020).
OCDE

Inflação na OCDE fica positiva pela 1.ª vez

Na zona euro, a inflação homóloga medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) diminuiu para 2,4% em março, contra 2,6% em fevereiro. Diminuiu em 19 países e situou-se abaixo de 2,0%
Conflito Israelo-palestiniano

Guerra em Gaza provoca discussão acesa na OCDE 

Pelo menos uma delegação da OCDE censurou o facto da situação no Médio Oriente ter sido reduzida a uma linha, enquanto a guerra na Ucrânia ocupou um parágrafo na declaração final.
Resposta Pronta

“É preciso continuar a consolidação orçamental”

Vera Gouveia Barros mantém cautela em relação às perspetivas da OCDE para a economia portuguesa. A economista receia a “euforia” de quem pensa que agora há imenso dinheiro para gastar. 
Noticiário

8h. Economia. OCDE melhora previsão de crescimento

A OCDE antecipa que as perspetivas de crescimento económico em Portugal passam de 1,2% para 1,6% em 2024. Os dados da OCDE indicam que vai haver uma política orçamental "menos restritiva".
OCDE

OCDE prevê menos carga fiscal e mais crescimento

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico melhorou perspetivas de crescimento em Portugal de 1,2% para 1,6%, neste ano de 2024, antecipando uma política orçamental "menos restritiva".
Comércio

Chefe da diplomacia argentina visita Portugal 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina irá passar por Portugal a 7 de maio, após a reunião com a OCDE e a visita à China e Bruxelas para aprofundamento das relações comerciais.
País

APD subiu em valor mas desceu em termos reais

Portugal inscreveu um montante total cerca de 493 milhões de euros em Ajuda Pública de Desenvolvimento em 2023, o que representou uma queda de 8,5% em termos reais relativamente ao ano anterior.
Novo Governo

SMMP feliz com prioridade ao combate à corrupção

O recém-eleito presidente do sindicato lembra o relatório, de 2023, da OCDE onde é apontada a necessidade de "aumentar a capacidade do Ministério Público para combater o crime económico-financeiro".
OCDE

Portugal não acompanha registos de interesses

OCDE diz que Portugal define as circunstâncias e relações que podem levar a situações de conflito de interesses para funcionários públicos mas "não promove o acompanhamento desses interesses".
Economia

Santos Pereira economista-chefe da OCDE

Antigo ministro, que trabalha há vários anos na OCDE, substitui Clare Lombardelli como economista-chefe, depois de a economista ser nomeada vice-presidente do Banco de Inglaterra.
Noticiário

15h. IGAI pede explicações a PSP e GNR

A IGAI abriu um processo para saber se o protesto não autorizado foi organizado ou decorreu de forma espontânea. Ainda neste jornal, Portugal foi o quinto país da OCDE que mais cresceu no ano passado.
Fact Check

Portugal dos países que menos investe em educação?

Rui Tavares afirmou que Portugal é um dos países da OCDE que menos investe em educação. No entanto, os dados mais recentes revelam que em algumas áreas de ensino, o país está até acima da média.
Brasil

Lula critica previsão económica da OCDE

Governo brasileiro espera que a economia do país cresça 2,5% no próximo ano, acima dos 1,8% projetados na segunda-feira pela OCDE.
Pensões

País não usa toda a carreira no cálculo da pensão

Maioria dos países da OCDE tem em conta toda a carreira para calcular a pensão a atribuir. Mas entre as exceções, Portugal é dos que considera mais anos. Organização alerta para "efeitos regressivos".
Combustível

Apoio fiscal a combustíveis fósseis quase duplicou

As medidas de apoio fiscal aos combustíveis fósseis quase duplicaram de custo em 2022, em resposta à subida dos preços da energia. Na OCDE, o apoio é maioritariamente dirigido aos consumidores.
Crescimento Económico

OCDE baixa projeção de crescimento para Portugal

A OCDE reviu em baixa a projeção de crescimento para Portugal para 2023 e 2024, melhorando as perspetivas para as contas públicas. A execução orçamental será de excedentes pelo menos até 2025.
Educação

OCDE. João Costa vai presidir Comité de Educação

É a primeira vez que um português é escolhido para desempenhar esta função. O mandato, que terá início a 1 de janeiro de 2024, tem duração de três anos.
OCDE

Custos são principal impedimento no acesso à saúde

No que diz respeito aos profissionais de saúde e recursos, Portugal tem 5,6 médicos por mil habitantes, acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que é de 3,7.
Migrantes

Um em cada 10 residentes em Portugal é migrante

Um relatório sobre migrações da OCDE revelou que o número de migrantes em Portugal cresceu 24% no ano passado (em relação a 2012), o equivalente a um migrante por cada 10 cidadãos residentes.
OCDE

Taxa de emprego sobe para máximos em Portugal

No segundo trimestre de 2023, a taxa de emprego excedeu os 70% em pouco mais de dois terços, atingindo máximos históricos na zona euro e na União Europeia no seu conjunto.
OCDE

OCDE sobe para 3% previsão de crescimento mundial 

A previsão da OCDE de crescimento mundial subiu para 3% este ano, mas desceu para 2024. Vários fatores como a diminuição da confiança das empresas e dos consumidores contribuem para esses cenários.
OCDE

PIB da OCDE cresce 0,4 % no 2.º trimestre

O PIB registou um aumento de 0,4% em comparação ao mesmo período no ano anterior. A OCDE afirma que este crescimento é "moderado" e prevê que o crescimento trimestral tenha aumentado 0,5%.
G20

G20. Comércio externo contrai no segundo trimestre

A queda das exportações e das importações ficou a dever-se à fraca procura mundial e à diminuição dos preços das matérias-primas, nomeadamente da energia, justificou a OCDE, sobre os países do G20.
OCDE

Rendimento real das famílias na OCDE cresce 0,9% 

Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico precisa que este é o terceiro trimestre consecutivo em que o rendimento real das famílias per capita cresceu na organização.
Economia

Taxa de inflação na OCDE fixa-se em 5,7% 

Organização para a Cooperação e o OCDE sublinha que o número de países da organização que registaram uma inflação de dois dígitos desceu de nove em maio para cinco em junho.
OCDE

Investimentos nos PALOP continuam muito voláteis

Ao longo de 2015-21, mais de 90% do investimento direto estrangeiro em novos projetos visou apenas dois países, Angola e Moçambique, e principalmente as indústrias transformadoras e extrativas.
Noticiário

10h. Cartoons. PS cola PSD ao Chega

Isabel Moreira lamenta ainda declarações "infelizes" de José Luis Carneiro. OCDE acredita que as empresas em Portugal não tiraram partido da inflação. E a Suécia cada vez mais próxima da NATO.
Salários

OCDE elogia acordo de rendimentos em Portugal

Acordo tripartido de salários assinado na concertação social é visto como um exemplo de como o diálogo social tripartido pode ser "reavivado" para uma "partilha" dos efeitos da inflação.
Cuidados de Saúde

OCDE pede intervenção nos cuidados continuados

OCDE diz que "se os cuidados continuados continuarem a ser um beco sem saída, a escassez de pessoal vai continuar e pode atingir níveis socialmente inaceitáveis".
OCDE

Portugal investe pouco na prevenção da saúde

Portugal é o quarto país com o menor gasto per capita em programas de prevenção em saúde e o peso do investimento em prevenção nos gastos em saúde está abaixo da média da OCDE, diz relatório.
Noticiário

9h. Neeleman. Estado evita "incidente diplomático"

55 milhões de David Neeleman em destaque na AR. Especialista diz que foi evitado "incidente diplomático". OCDE revê crescimento da economia portuguesa. E ainda, IVAucher que ficou "aquém do esperado".
Noticiário

8h. OCDE prevê economia portuguesa a crescer

Em 2023, a economia deve crescer 2,5%, antes de desacelerar em 2024 para 1,5%. Os principais motivos para este crescimento são o PRR e as exportações, particularmente do turismo.
Finanças

OCDE revê crescimento do PIB em alta para 2,5%

OCDE é uma das instituições mais otimistas quanto à evolução da economia para este ano. Mas na inflação está mais pessimista (5,7%) do que o Governo (5,1%).
OCDE

Portugal regista maior subida do PIB: 1,6%

A progressão da atividade económica mantém-se fraca desde o início da guerra na Ucrânia, tendo Portugal registado a maior subida do PIB entre os estados-membros da OCDE no primeiro trimestre de 2023.
Economia

Banco central detém 50% da divida de Portugal

Segundo a OCDE, em média, 25% do saldo da dívida dos países em análise é detida pelos bancos centrais. Portugal é o país entre os 38 analisados mais dependente.
Inflação

Taxa da inflação cai para 7,7% na OCDE

O pico da inflação para os países da OCDE registou-se em outubro de 2022 quando atingiu os 10,7%. Agora, este indicador desceu para os 7,7% em março e registou uma queda generalizada.
Investimento estrangeiro

Investimento estrangeiro cai 24% no mundo

Desceu para 1,17 biliões de euros o investimento estrangeiro no mundo, uma queda de 24% em relação ao ano passado. A OCDE justifica os números com a quebra nos fluxos para a China.
Impostos

Impostos no salário subiram em famílias com filhos

Apesar do (ligeiro) aumento, sejam solteiros ou casados, os trabalhadores com filhos continuam a descontar, em média, menos em IRS e TSU do que quem não tem filhos, segundo a OCDE.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos