Julgamentos

Julgamentos

Ex-seguranças do Urban Beach podem ir a julgamento

Os três ex-funcionários da empresa que prestava serviço de segurança na discoteca requereram a abertura de instrução, fase facultativa na qual um juiz vai decidir se leva os arguidos a julgamento.
Tribunais

Rui Rio afirma total desacordo com greve de juízes

135
O líder do PSD afirmou estar "de raiz totalmente em desacordo" por "não conceber" que os tribunais, sendo um órgão de soberania, possam aderir a esse tipo de protesto.
Julgamentos

Portuguesa arrisca 20 anos de prisão em França

986
A criança estava rodeada de sacos do lixo e fezes quando foi encontrada, em outubro de 2013. Agora, a mãe, emigrante portuguesa, que a escondeu durante dois anos começou a ser julgada.
Julgamentos

Ex-guarda de campo de concentração nazi julgado

105
Quando tinha entre 18 e 20 anos guardava as torres de vigia no campo de concentração nazi de Stutthof, na Polónia. Aos 94 anos, este ex-guarda é acusado de cumplicidade em centenas de assassínios.
Julgamentos

Turquia. Nova audiência do pastor americano detido

O caso da detenção do pastor norte-americano Andrew Brunson tem originado fortes tensões entre Ancara e Washington. A audiência realiza-se esta quinta-feira em Esmirna, oeste da Turquia.
Julgamentos

Comandos. Pedido de indemnizações serão julgados

O Tribunal Criminal de Lisboa decidiu esta quinta-feira enviar para julgamento nos tribunais administrativos os pedidos de indemnização apresentados pelas famílias de dois recrutas.
Julgamentos

Mortes nos Comandos. Tribunal suspende julgamento

O julgamento dos militares do Exército acusados de vários crimes relacionados com a morte de dois recrutas dos Comandos foi suspenso esta quinta-feira.
Julgamentos

Julgamento das mortes nos Comandos começa hoje

Dezanove militares do Exército acusados de 539 crimes, alegadamente cometidos durante o 127.º curso de Comandos, começam hoje a ser julgados no Tribunal Central Criminal de Lisboa.
Vila Franca de Xira

Arrancou o julgamento cível de caso de legionela

O tribunal de Vila Franca de Xira começou a julgar o primeiro pedido de indemnização apresentado por uma das vítimas do surto de legionella que afetou o concelho em 2014 e causou 12 mortes.
Julgamentos

MP recorre da sentença da reclusa mais velha 

Processo que envolve a brasileira Roza Vegele, agora com 90 anos, conta com sete arguidos, mas o tribunal só condenou três. MP recorreu agora para a Relação, relativamente a três outros arguidos.
Julgamentos

Líder da Juve Leo sabe se é julgado por roubos

101
O ex-inspetor da PJ Paulo Pereira Cristóvão e o líder da Juve Leo, Mustafá, estão acusados de associação criminosa, roubo, sequestro e outros crimes. O processo já teve vários percalços na justiça.
Tribunal

Tribunal multa Fincor e Pereira Coutinho 

O Tribunal de Santarém condenou. esta quarta-feira, a Fincor e Gonçalo Pereira Coutinho ao pagamento de coimas de 120 mil e 45 mil euros, respetivamente.
Tribunal

Pereira Cristóvão. Instrução vai ser repetida

O Supremo declarou a "incompetência material" após recurso da defesa de Paulo Pereira Cristóvão devido a uma falha no sistema de gravação do Tribunal de Sintra.
África do sul

Julgamento de Zuma adiado para 8 de junho

Jacob Zuma vai ser julgado a 8 de junho por alegada corrupção num processo de venda de armamento que terá ocorrido há vinte anos. O juiz adiou o julgamento do ex-presidente sul-africano.
Justiça

Pedro Dias estranhou pena mais pesada por civis

158
Pedro Dias foi condenado a 25 anos de prisão pelos crimes de Aguiar da Beira. À irmã disse ter estranhado "pena mais branda" em relação ao militar da GNR, Carlos Caetano, e não ao casal Pinto.
Justiça

Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão - como aconteceu

917
A sentença está a ser lida no Tribunal da Guarda e Pedro Dias acompanha desde a prisão de Monsanto, por videoconferência. Já estão dados como provados os três homicídios qualificados.
Julgamentos

Inventor dinamarquês nega ter matado jornalista

O inventor acusado de assassinar e desmembrar a jornalista Kim Wall declara-se inocente. Registos mostram que o inventor viu vídeos de uma mulher a ser degolada.
Luanda

Julgamento de jornalista Rafael Marques adiado 

O julgamento do jornalista angolano Rafael Marques foi adiado esta segunda-feira. Na origem do julgamento está a publicação de um artigo que levanta suspeitas de corrupção contra o então PGR angolano.
Julgamentos

Comandos. Decisão de julgamento adiada para abril

A decisão de levar ou não os 19 arguidos no processo relativo à morte de dois instruendos nos Comandos foi adiada para 9 de abril. Antes tinha sido agendada para 6 de março.
Operação Fizz

A amnésia de Conchinha, advogada da elite angolana

Angélica Conchinha representa várias empresas angolanas referidas na Operação Fizz e até foi secretária da Assembleia Geral da empresa que detinha o BPA Europa. Mas não se lembrava.
Justiça

"Não matei os civis". Sentença a 8 de março

293
Arguido repetiu a sua história e garantiu que não queria matar o GNR Carlos Caetano. Advogada defendeu que Pedro Dias deve ser condenado por homicídio privilegiado. Sentença será lida a 8 de março.
Justiça

Ministério Público pede 25 anos para Pedro Dias

217
O Ministério Público entende que Pedro Dias deve ser condenado a 25 anos de prisão e considerou a sua versão dos factos "absolutamente incoerente e inconsistente".
Justiça

Pedro Dias acusa GNR de matar os dois civis

1.628
Pedro Dias afirmou que foi agredido por um militar da GNR, Carlos Caetano, até que disparou. "Só via vermelho." Mas nega que tenha sido ele o autor dos disparos que levaram à morte Luís e Liliane.
Secretas

Espião português: russo “era um homem de negócios"

127
Frederico Carvalhão Gil foi condenado por passar informação a um espião russo. Na sua primeira entrevista, diz que os 10 mil euros que recebeu estavam “relacionados com o negócio de azeite".
Corrupção

Juiz, procuradora e advogado foram pressionados

O advogado Paulo Blanco, arguido no caso Fizz, está depor em tribunal e diz que ele, Cândida Almeida e Carlos Alexandre chegaram a ser ameaçados quando se estavam a investigar figuras angolanas.
Forças Armadas

Comandos. Acesso a água iria "atrasar instrução"

Médico garante ter sido essa a resposta por parte da hierarquia quando sugeriu que recrutas passassem por área com água para se refrescarem. Processo dos Comandos está em fase de instrução.
Corrupção

Este processo toca diretamente em Cândida Almeida

O procurador Orlando Figueira diz que o processo em que está a ser julgado por corrupção serviu para atingir a procuradora Cândida Almeida, afastada por Joana Marques Vidal do DCIAP.
Julgamentos

Fizz. O Ritz, o empréstimo e as 3 justificações

200
O magistrado do MP, acusado de ter sido corrompido por Manuel Vicente para arquivar processos contra ele, diz que nem sequer o conhece e justifica a origem do empréstimo de 130 mil euros.
Militares

Soldado julgado por fumar e beber no Museu Militar

342
O soldado vai começar a ser julgado em fevereiro. Em causa está o facto de ter feito uma festa no Museu Militar do Porto, onde fumou canábis e bebeu álcool com um outro soldado e duas mulheres.
Israel

Ahed Tamimi fica detida até julgamento

Ahed Tamimi, a adolescente palestiniana que foi filmada a bater em militares, vai ficar detida até ao julgamento. Não há ainda data para o julgamento, pelo que Tamimi pode ficar detida durante meses.
Hong Kong

Joshua Wong condenado a três meses de cadeia

Joshua Wong, de 21 anos, deu-se como culpado por não ter respeitado uma ordem judiciária que exigia o fim de um acampamento erguido durante as manifestações na antiga colónia britânica.
Julgamentos

Começa o julgamento do processo "Punho Cerrado"

O julgamento do processo "Punho Cerrado", em que 21 pessoas e uma sociedade estão acusadas de associação criminosa e extorsão, começa esta quinta-feira. A operação remonta a dezembro de 2016.
Justiça

Pedro Dias falará a 15 de fevereiro

Pedro Dias não prestou declarações alegando que ainda faltam relatórios, mas falará a 15 de fevereiro. Nesta sessão, foi ouvida a namorada do GNR morto e foi lido o depoimento de Lídia da Conceição.
Duarte Lima

Feteira: Duarte Lima foi advogado "na sombra"

A filha do milionário Lúcio Tomé Feteira garante que se Duarte Lima foi advogado de Rosalina Ribeiro, teve de ser "na sombra". Olímpia Feteira falou na qualidade de assistente no julgamento.
Sentença

Condutor que matou peregrinos condenado a 6 anos

142
O homem que atropelou cinco peregrinos em maio de 2015 foi condenado a seis anos de prisão. O condutor despistou-se à saída de uma curva no IC2.
Tribunal

Julgamento de agente da PSP por agressões adiado

179
O Tribunal de Guimarães adiou o início do julgamento do subcomissário da PSP Filipe Silva, acusado de agressão a dois adeptos do Benfica em 2015.
Julgamentos

Benfica. PSP acusado de agredir adeptos é julgado

O subcomissário Filipe Silva, acusado de agredir dois adeptos do Benfica em maio de 2015, começa esta segunda-feira a ser julgado. O despacho indica que o PSP "desferiu bastonadas" num dos adeptos.
Julgamentos

Mulher mais velha presa em Portugal é julgada

A mulher, de 90 anos, está acusada de liderar uma organização criminosa. A arguida, de nacionalidade brasileira, está detida preventivamente desde novembro de 2016.
Justiça

PJ: mulher sequestrada identificou Pedro Dias

Inspetor da PJ da Guarda, que coordenou a investigação, descreveu os vários vestígios encontrados nos locais dos crimes e disse que a mulher sequestrada em Moldes identificou claramente Pedro Dias.
Justiça

Pedro Dias. "Levei um tiro na cabeça, ajuda-me"

226
O militar da GNR conta o que aconteceu quando abriu a porta de sua casa ao colega que terá sido baleado. "Santos, levei um tiro na cabeça, o Caetano está morto, ajuda-me", disse António Ferreira.
Justiça

Pedro Dias "não mata um animal", disse ex-namorada

819
Na segunda sessão do julgamento, foram ouvidos as mães de Liliane e Luís Pinto, o homem alegadamente sequestrado por Pedro Dias em Moldes e a ex-namorada do arguido.
Julgamentos

Condenado inocente. Começou um julgamento insólito

172
Armindo foi preso por matar a tia em 2013, num caso confuso. Até que Artur Gomes confessou à GNR a autoria e o estudante de criminologia foi libertado. O julgamento inédito arrancou de forma insólita.
Guiné-Bissau

Bissau. PJ detém jornalista e"blogger" Aly Silva

O jornalista e 'blogger' guineense António Aly Silva foi detido pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau. A ordem de detenção foi omitida por "alegada falta de presença numa diligência judicial".
Julgamentos

Arguidos da Operação Aquiles vão a julgamento

Os 29 arguidos do caso 'Operação Aquiles', relacionado com tráfico de droga e que envolve dois ex-inspetores da PJ, vão a julgamento por decisão do juiz Carlos Alexandre.
Coreia do Norte

Recomeçou o julgamento da morte do irmão de Kim

As duas mulheres visitaram o laboratório químico para analisar a roupa que tinham vestida no dia da morte de Kim Jong-nam. O especialista químico acredita que o agente VX pode ainda estar ativo.
Mundo

Revelados últimos momentos de Kim Jong-nam

Um post mortem do governo também revelou que o agente nervoso VX, o veneno que matou o irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, não estava presente apenas no local em que foi aplicado.
Julgamentos

Inspetora da PJ absolvida pela segunda vez

1.111
A inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão, acusada de ter matado, em 2012, a avó do marido, foi esta sexta-feira absolvida pelo Tribunal de Coimbra.
Assunção Cristas

Escutas. Cristas recusa julgamentos antecipados

A presidente do CDS-PP defendeu que o não levantamento do segredo de Estado pelo primeiro-ministro que ditou o arquivamento do caso de alegadas escutas pelas secretas será apurado "com muito rigor".
Justiça

Tribunal anula julgamento de Pereira Cristóvão

222
O Tribunal de Cascais anulou todas as provas apresentadas durante a fase de instrução e julgamento do caso que acusa Paulo Pereira Cristóvão e mais 17 arguidos. Ainda não existem novas datas.
Julgamentos

Arguidos no processo Jogo Duplo vão a julgamento

Os 27 arguidos no processo caso Jogo Duplo, relacionado com viciação de resultados no futebol, vão todos a julgamento. O Tribunal recusou os requerimentos apresentados pelos sete arguidos.
Acidentes e Desastres

Acusado de atropelamento "não estava embriagado"

194
O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido "umas cervejas", não estava embriagado.
Nicolás Maduro

Venezuela. "Traidores" da Pátria vão ser julgados

361
A Assembleia Constituinte venezuelana vai julgar o que considera os "traidores" da Pátria. Novo decreto diz que quem apoia as sanções contra o Estado vai de encontro aos interesses do país.
Julgamentos

Autor dos ataques de Paris julgado na Bélgica

Salah Abdeslam, único sobrevivente do grupo que cometeu os atentados de novembro de 2015 em Paris, vai ser julgado na Bélgica por ter disparado contra os polícias.
Crime

Julgamento de Pedro Dias começa a 26 de setembro

O fugitivo de Aguiar da Beira vai ser julgado no Tribunal de Trancoso a partir do próximo mês. Pedro Dias é suspeito de três crimes de homicídio e mais três por sequestro.
Espanha

Espanha. Terá mentido Jorge Mendes em tribunal?

Em 2015 o escritório de advogados que faz assessoria jurídica à Gestifute em Espanha alertou Mendes para os riscos da "offshore" MIM. Em tribunal, Mendes disse desconhecer o funcionamento da empresa.
BPN

BPN. Alegações finais do julgamento adiadas

As alegações finais do julgamento que sentou no mesmo banco dos réus o antigo ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e o ex-presidente do BPN Oliveira Costa foram adiadas para 3 de julho.
Tribunal

12 condenados por tráfico de droga e lenocínio

12 pessoas foram esta segunda-feira condenadas pelo Tribunal de Leiria. São acusadas de tráfico de droga e lenocínio.
Estados Unidos da América

Cosby julgado. Por violar Andrea e mais 56 vítimas

O ator norte-americano (que chegou a ser considerado o "Pai da América") é acusado por Andrea Constand de a ter drogado e violado em 2004. Sobre Bill Cosby recaem mais de 50 acusações idênticas
Justiça

Rei Ghob. Alegadas vítimas ouvidas em tribunal

O julgamento de Francisco Leitão, conhecido como "Rei Ghob", prosseguiu esta segunda-feira no tribunal de Loures com a inquirição de três alegadas vítimas e de familiares.
Polícia Judiciária

PJ. Ana Saltão volta hoje a tribunal

A repetição do julgamento da inspetora da PJ Ana Saltão começa esta segunda-feira em Coimbra, num processo em que a arguida é acusada de matar a avó do marido.
Julgamentos

Ciberataque provoca interrupções em julgamentos

O ciberataque internacional está a provocar "interrupções" nos julgamentos, devido às "atualizações" dos computadores, informou uma funcionária judicial do Tribunal da Relação de Guimarães.
Crime

Rei Ghob começa hoje a ser julgado

Francisco Leitão, conhecido como "Rei Ghob" condenado e detido em 2012 por triplo homicídio, começa esta segunda-feira a ser julgado em Loures por 542 crimes de violação de 12 menores.
País

Pais de criança que caiu do 21.º andar julgados

Os pais da menina de cinco anos, de nacionalidade chinesa, que morreu na sequência da queda do 21.º andar de um edifício no Parque das Nações, em fevereiro de 2016, começam hoje a ser julgados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)