Dark Mode 47 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Julgamentos

Escócia

Ex-primeiro ministro nega atos de assédio sexual

Alex Salmond está a ser julgado por 14 acusações de assédio sexual, incluindo duas tentativas de violação, dez ataques sexuais e dois atentados ao pudor alegadamente cometidos na residência oficial.
Julgamentos

Salmond começa a ser julgado por crimes sexuais

O antigo chefe do governo autónomo escocês começa esta segunda-feira a ser julgado por 14 ataques sexuais e tentativas de violação. Alex Salmond, de 65 anos, garante estar inocente.
Julgamentos

Rosa Grilo perdeu o caso, mas não perdeu a pose /premium

145
É o fim de mais um capítulo de um dos crimes mais mediáticos de 2018. Havia dois acusados pelo homicídio do triatleta Luís Grilo: a sua mulher e o amante. Agora, há apenas uma culpada: Rosa Grilo.
Julgamentos

Inimputáveis. Cometer um crime sem saber o que fez /premium

Tudo apontava para um homicídio: durante meses, Alice viveu com o cadáver do pai. A doença que tem pode, porém, torná-la inimputável — e a ideia de que isso é vantajoso não passa de um mito.
Julgamentos

Crimes Sexuais. Weinstein considerado culpado

101
O ex-produtor foi esta segunda considerado culpado de ato sexual criminoso em primeiro grau e de violação em terceiro grau. Escapou às duas acusações mais graves. Enfrenta mais de 25 anos de prisão.
Sporting

Agressor de Bas Dost admite: "Dei-lhe com o cinto"

Rúben Marques confessou a agressão a Bas Dost, mas nega que tivesse sido ele a agredir Misic com o cinto. Ouvido no Tribunal de Monstanto, o arguido fez ainda um pedido de desculpas: "Sinto vergonha"
Julgamentos

Weinstein aguarda sentença. Como foi o julgamento?

Depois dos depoimentos gráficos das vítimas e da defesa "agressiva" do produtor caído em desgraça, o júri começa a deliberar esta terça-feira. Harvey Weinstein arrisca prisão perpétua.
Julgamentos

Nova alteração atribui disparo a Rosa Grilo

Um erro informático fez com que uma das alterações feitas pelo tribunal não ficasse registada. Essa mudança coloca Rosa Grilo também como autora material do crime — e não apenas como autora moral.
Julgamentos

Rosa Grilo quer chamar mais quatro testemunhas

146
A defesa quer voltar a ouvir a amiga de Luís Grilo que garantiu em tribunal que o triatleta estava a ser “ameaçado” por um “parceiro angolano". Mas chamou também três testemunhas nunca ouvidas.
Justiça

Atropelamento mortal. Condutor conhece acórdão

Condutor que em 2018 atropelou seis pessoas nas Festas da Moita, provocando a morte a uma jovem de 17 anos, irmã de Yannick Djaló, conhece esta terça-feira acórdão no Tribunal de Almada.
Lisboa

Nove arguidos por furto de batatas fritas e álcool

390
Oito homens e uma mulher, com idades entre 21 e 39 anos, estão acusados, em coautoria, de um crime de furto qualificado, por terem roubado batatas fritas e bebidas alcoólicas de uma rulote no Lumiar.
Crimes Sexuais

Gigi Hadid poderá ser jurada no caso de Weinstein

Supermodelo de 24 anos poderá ser um dos 12 membros do jurí que irá julgar o caso do produtor Harvey Weinstein, em Nova Iorque. Hadid afirmou conhecer o acusado, mas garante conseguirá ser imparcial.
Crime

Alterações atribuem a Rosa Grilo decisão de matar

A decisão de matar o triatleta, as mensagens ou a licença da arma de António Joaquim foram alguns factos da acusação alterados. Mas esta não é uma decisão final do tribunal. Julgamento continua.
Crime

Rosa Grilo. As dúvidas e revelações do julgamento /premium

A decisão dos juízes no caso do triatleta é conhecida esta sexta-feira. O julgamento esclareceu dúvidas, mas deixou outras. Qual é a arma do crime? E onde estava António Joaquim na noite do homicídio?
Estados Unidos da América

Harvey Weinstein. Acusação apelida-o de "predador"

Procuradora do Ministério Público acusou Weinstein de ser um "predador". Já a advogada de defesa disse que vai fazer um "interrogatório agressivo" às mulheres. Em Los Angeles surgem novas acusações.
Julgamentos

Autarca de Vila Verde julgado por prevaricação

O atual presidente da Câmara de Vila Verde vai responder em tribunal por alegado favorecimento de uma candidata num concurso público. Três júris serão julgados, também eles acusados de prevaricação.
Ana Gomes

Ex-eurodeputada Ana Gomes julgada terça-feira

Ana Gomes vai começar a responder judicialmente na terça-feira por ter acusado Isabel dos Santos de lavagem de dinheiro. "Eu mantenho tudo aquilo que disse", referiu em entrevista a ex-eurodeputada.
Madeira

Ouvidas testemunhas do caso da queda de árvore

Quatro funcionários da Câmara do Funchal, testemunhas de um dos dois arguidos no processo da queda de uma árvore que provocou a morte de 13 pessoas, são ouvidas esta sexta-feira.
Julgamentos

Tribunal recusa libertar Rosa Grilo

124
A defesa tinha pedido a libertação de Rosa Grilo, como aconteceu com o coarguido, António Joaquim. Tribunal diz que não foram "alterados os pressupostos de facto e de direitos" que levaram à prisão.
Julgamentos

Amante de Rosa Grilo libertado por decisão do juiz

112
MP quis anular a libertação de António Joaquim por não ter sido ouvido. Juíza diz que não tinha de o ouvir porque a decisão foi tomada em reunião e não na sequência do pedido do seu advogado.
Operação Marquês

Santos Silva vai refutar lavar dinheiro a Sócrates

239
Santos Silva, considerado pelo Ministério Público como o testa de ferro de José Sócrates, vai alegar que as provas contra si são nulas por várias razões, entre elas intromissão na sua vida privada.
Crime

O julgamento de Rosa Grilo, em versão de bolso /premium

Foram precisas 12 sessões para o julgamento da morte do triatleta. De quem investigou a quem pareceu tornar possível a tese dos angolanos, foram ouvidas cerca de 80 testemunhas. Eis um resumo.
Julgamentos

Rosa Grilo. MP pede 20 anos e 6 meses de prisão

Nas alegações finais, o MP defendeu que 20 anos e 6 meses é a pena a que, no mínimo, devem ser condenados os dois arguidos pelo homicídio de Luís Grilo. Acórdão é lido a 10 de janeiro.
Cabo Verde

Cabo Verde. Piloto português apresenta queixa

241
O piloto português que foi condenado a um ano de prisão por não realizar uma evacuação areromédica em Cabo Verde apresentou uma queixa à ICAO, denunciando risco para a segurança das operações aéreas.
Aveiro

Tentou matar cunhado, mas "só o queria assustar"

Um homem de 50 anos começou esta terça-feira a ser julgado no Tribunal de Aveiro por ter agredido com um machado um cunhado, legando que "só o queria assustar".
Crime

Rosa Grilo: "PJ agarrou nos dois idiotas a jeito"

Alegações finais foram adiadas porque Rosa Grilo quis falar de novo em tribunal. Reafirmou a inocência, acusou a PJ e deixou um apelo: "O meu filho já perdeu o pai. Não merece perder mais nada".
GNR

Julgada militar da GNR que apontou arma a chefe 

Uma militar da GNR de Mondim de Basto está ser julgada por ameaçar um superior hierárquico com uma pistola. A mulher arguida assegurou que andava a ser assediava sexualmente pelo guarda principal.
Corrupção

Homem de 70 anos condenado por tentar subornar GNR

3497
Homem de 70 anos foi detido por violência doméstica. A caminho do posto, ofereceu entre 20 a 30 mil euros para o libertarem. Foi condenado por corrupção, mas absolvido do crime de violência doméstica.
Julgamentos

Face Oculta. MP pede 12 anos para sucateiro

119
Audiência para cúmulo jurídico ocorre depois de terem prescritos vários crimes pelos quais três arguidos tinham sido condenados. O processo começou em 2011 e Manuel Godinho continua em liberdade.
Julgamentos

Triatleta. Alegações finais na próxima semana

O julgamento de Rosa Grilo e do amante está a chegar ao fim. Esta terça-feira decorreu a décima sessão. Foram ouvidas as últimas quatro testemunhas. A arguida irá ainda pedir para prestar declarações.
Julgamentos

Torres Vedras. Autarca vai a julgamento por plágio

343
O Presidente da Câmara de Torres Vedras foi a julgamento esta segunda-feira por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de douturamento, defendida em dezembro de 2015.
Porto

Julgado casal suspeito de abusar da filha menor

Homem que vai a julgamento é suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 14 anos com a conivência da mulher. Estão-lhes imputados cinco crimes de abuso sexual agravado de menor dependente.
Duarte Lima

Duarte Lima enfrenta novo acórdão

Depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter anulado a decisão da primeira instância que absolveu Duarte Lima, foi ordenada a descida do processo ao Tribunal Criminal para nova decisão.
Julgamentos

PJ. "Só a Rosa não conseguia transportar o corpo"

O julgamento do homicídio de Luís Grilo já vai na sexta sessão. Oito testemunhas foram ouvidas — entre elas, dois agentes da PJ. Agente da seguradora desmentiu Rosa Grilo.
Julgamentos

Farfalha nega abusos sexuais: “É uma perseguição"

José Pavão, líder de um esquema de abuso sexual que geria a partir da sua garagem descoberto em 2005, voltou a tribunal, já depois de cumprir pena. Farfalha, como é conhecido, nega os novos crimes.
Vila Real

Julgado suspeito de violar e engravidar a filha

Pedreiro de 52 anos suspeito dos crimes de abuso sexual e violação da filha, que engravidou, é julgado esta quinta-feira. Ao todo, é acusado de mais de 350 crimes.
Crimes Sexuais

14 anos depois, "Farfalha" voltou a fazer vítimas /premium

2950
Em 2003, a PJ descobriu uma rede de abuso sexual de crianças numa garagem dos Açores. José Pavão, o líder, cumpriu 8 anos cadeia, foi libertado e fez novas vítimas. Julgamento começa esta 5.ª feira.
Julgamentos

Luís Grilo foi "ameaçado" por "parceiro angolano"

Terminou mais uma sessão do julgamento de Rosa Grilo e António Joaquim. Amiga de Luís Grilo garante que, duas semanas antes do homicídio, o triatleta lhe disse que estava a "receber ameaças".
Crime

Filho e pai defendem Rosa Grilo em tribunal

Cinco testemunhas já foram inquiridas. O advogado de António Joaquim apresentou uma queixa-crime contra os inspetores da PJ por falsificação de documentos e falhas na recolha de provas.
Crime

Rosa Grilo. Arma do crime confunde o julgamento /premium

As armas que estavam na casa de António Joaquim foram mostradas em tribunal. Rosa Grilo diz que não foi aquelas que levou. Amante diz que não tem mais nenhuma. Qual foi a arma que matou o triatleta?
Crime

"Não tenho nada a ver com o que aconteceu" 

António Joaquim já foi ouvido e diz-se inocente. Rosa Grilo foi confrontada com a alegada arma do crime, mas nega ter sido a que foi buscar a casa do amante.
11 de Setembro

11 de setembro. Julgamento começa em 2021

Entre os cinco homens suspeitos está Khalid Shaikh Mohammed, considerado o cérebro do 11 de setembro. É a primeira vez que um juiz estabelece uma data de início para o julgamento.
Eutanásia

Holanda: médico julgado por eutanásia

O tribunal de Haia começou a julgar uma médica — agora aposentada — por ter praticado a eutanásia numa mulher de 74 anos que tinha Alzheimer. A acusação diz que a médica "não atuou com prudência".
Hollywood

Julgamento de Harvey Weinstein foi adiado

A acusação explicou que as novas acusações são necessárias para estabelecer fundamento legal para o testemunho da atriz Annabella Sciorra, que acusa Weinstein de a ter violado em 1993.
Sentença

Professora que matou marido condenada a 19 anos

Mulher de 43 anos matou o marido porque este se queria divorciar. Desferiu vários golpes com um martelo e com uma faca. Caso remonta a agosto de 2018.
Crimes Sexuais

Suspeito de abusar de filhos não vai a julgamento

Homem era acusado de crimes de abuso sexual, pornografia de menores e violência doméstica. Vários elementos “colocam em causa a versão dos factos apresentada pelos menores”, diz juiz.
Julgamentos

Diz-se inocente. O que aconteceu a A$AP Rocky?

O julgamento do rapper A$AP Rocky começou nesta terça-feira e estende-se até sexta-feira. O músico começou por dizer que é inocente e que agiu em legítima defesa quando agrediu um jovem, em Estocolmo.
Crime

24 e 23 anos de prisão para Diana e Iuri

137
Tribunal considerou que as provas são "exuberantes" e mostram que o crime foi premeditado. Casal fica também impedido de aceder à herança de Amélia Fialho. Defesas vão recorrer.
Crime

Leitura de acórdão de Diana Fialho adiada

O exame aos computadores dos arguidos só foi incluido no processo esta quinta-feira e os juízes quiseram uma alteração da qualificação jurídica do crime — o que levou a adiar a leitura
Tráfico de Droga

'El Chapo' condenado a prisão perpétua

194
O narcotraficante mexicano, de 62 anos, foi considerado culpado de crimes como tráfico de droga, lavagem de dinheiro, corrupção e posse de armas. Julgamento começou em novembro do ano passado.
Julgamentos

"Ceifaram uma vida de forma escabrosa"

Chegou ao fim o julgamento de Diana Fialho e Iuri Mata, acusados do homicídio de Amélia Fialho. Ministério Público pediu pena máxima para ambos: 25 anos de prisão. Sentença é lida na próxima sexta, 19
Sentença

Adiada leitura de acórdão de Manuel Godinho 

Manuel Godinho e a advogada estão acusados de um crime de falsificação de documento, um crime de frustração de créditos, um crime de abuso de confiança agravado e outro de branqueamento.
Conflitos

36 arguidos em processo de violência em Moçambique

Os arguidos, com idades entre os 17 e os 69 anos, são acusados de dez crimes, incluindo "homicídio qualificado, crimes hediondos, sequestro e contra a organização do Estado"
Terrorismo

Acusado de terrorismo conhece acórdão em Lisboa

O marroquino de 65 anos que está em prisão preventiva desde 2017, está acusado de recrutar em Portugal operacionais para Estado Islâmico, conhece esta terça-feira o acórdão do seu processo.
Julgamentos

Diana e Iuri "exigiam mesada fixa", diz professora

360
Decorre o julgamento de Diana Fialho e Iuri Mata, acusados pelo homicídio da mãe e sogra. Na sessão da manhã, a inspetora da PJ falou sobre o que viu nas buscas à casa onde terá ocorrido o crime.
Crime

Da adoção ao homicídio. O caso da morte de Amélia /premium

Diana foi adotada aos 9 anos pela professora solteira que adorava viagens. Formou-se em matemática, conheceu e casou com Iúri. Ambos terão matado Amélia por dinheiro. Esta quinta começa o julgamento.
Julgamentos

28 arguidos por tráfico de droga e corrupção  

A acusação concluiu que três dos arguidos conheceram um guarda prisional na prisão de Caxias, propondo-lhe que os ajudasse a introduzir telemóveis e esteroides naquele estabelecimento.
Futebol

Relação agrava pena de subcomissário

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica, em 2015.
Forças Armadas

Forças Armadas compram comida a arguidos

786
As empresas, enquanto não forem condenadas, não estão impedidas de participar nos concursos públicos, nem as Forças Armadas estão proibidas de recorrer a elas.
Julgamentos

Audiência de Assange adiada por motivos de saúde

A audiência foi adiada para a semana de 12 de junho, após os advogados argumentarem que o fundador do WikiLeaks estava com problemas de saúde.
Julgamentos

Urban Beach: MP pede condenação de 3 ex-seguranças

"Não restam dúvidas de que praticaram os factos: agrediram calma e serenamente as vítimas. Agrediram e voltaram a agredir: agora vou eu, agora vais tu", disse o Ministério Público sobre os arguidos.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Julgamentos

Urban. Segurança diz que a vítima tinha um x-acto

132
Foi a primeira vez que David Jardim falou em tribunal. O arguido explicou que saltou em cima da vítima para tentar tirar-lhe um x-acto da mão. Segue-se João Ramalhete, outro dos três seguranças.
PSP

Cova da Moura. Polícias acusados conhecem sentença

269
A leitura do acórdão do julgamento dos agentes da PSP de Alfragide acusados de agressões e insultos racistas a seis jovens da Cova da Moura, em 2015 está marcada para as 14h00 no Tribunal de Sintra.
Direitos Humanos

Amanda Knox vai voltar a Itália

A norte-americana que acabou por ser indemnizada pelo estado italiano depois de de ter sido julgada e condenada por um homicídio, que garante não ter cometido, vai voltar ao país onde tudo aconteceu.
Julgamentos

Julgamento de homem que matou a mãe foi adiado

O Tribunal de Setúbal ia começar a julgar o homem acusado de matar a mãe, em abril de 2018, durante um alegado ritual para a libertar do demónio. O arguido não compareceu no julgamento.
Julgamentos

Sim, pode ser jurado no julgamento de Rosa Grilo

168
O caso da D.Branca foi o primeiro em que se usou tribunal de júri, em 1988. O homicídio de Joana Cipriano, o caso Rei Ghob ou o da inspetora Ana Saltão foram outros em que se recorreu a jurados.
Julgamentos

89. Preso mais velho do país começa a ser julgado /premium

2198
Matou o genro e sentou-se num banco ao lado do corpo. Ainda de caçadeira na mão, esperou que a GNR chegasse. Confessou e disse que sofria de violência doméstica. O julgamento começa esta quarta-feira.
Catalunha

Advogados dos separatistas apontam "parcialidade"

103
Começou o julgamento dos políticos catalães pelo referendo de 2017. A Procuradoria-Geral pede penas até 25 anos. Advogados acusam tribunal de "parcialidade" e dizem que não tem "credibilidade".
Julgamentos

Estado julgado pelo acidente na praia Maria Luísa

116
O desabamento "deu-se em frações de segundo", provocou "a queda de pedras de grandes dimensões". O Estado vai responder pelo pedido de indemnização civil de 911 mil euros.
Julgamentos

Seguranças do Urban em silêncio no julgamento

Os três seguranças da discoteca Urban que agrediram violentamente dois jovens, em novembro de 2017, começaram a ser julgados. Pedro Inverno, João Ramalhete e David Jardim não prestaram declarações.
Julgamentos

Urban. Seguranças com "raiva, sono e exaustão" /premium

Os três seguranças da discoteca Urban Beach que, em novembro de 2017, foram filmados a agredir clientes vão esta terça-feira a julgamento. Estão acusados de homicídio qualificado na forma tentada.
Itália

Itália. Ministro pede para não ser julgado 

O Conselho de Eleições e Imunidade do Senado reúne na quarta-feira para decidir se autoriza o Tribunal a abrir um processo contra Salvini. O caso deverá ficar resolvido num prazo máximo de 60 dias.
Angola

Burla. Cheque de 50 mil milhões "é verdadeiro"

Raveeroj Ritchchoteanan, arguido no caso da burla que começou a ser julgada na quinta-feira, diz que cheque apresentado ao Estado é verdadeiro. Arguido tailandês está detido desde fevereiro em Luanda.
Julgamentos

Ana Abrunhosa começa a ser julgada por difamação

O MP deduziu acusação contra Ana Abrunhosa e Luís Borrego, "coautores materiais e em concurso real" de dois crimes de difamação agravada, em 2016. O julgamento no Tribunal de Coimbra começa às 9h45.
Força Aérea

FAP. Julgamento de corrupção começa hoje em Sintra

Conhecido como Operação Zeus, o processo conta com 68 arguidos, 30 militares e 38 civis, envolvidos num alegado esquema de sobrefaturação na aquisição de bens e matérias-primas.
Vistos Gold

'Vistos Gold'. Decisão agendada para esta sexta

A leitura do acórdão do processo Vistos Gold está marcada para hoje, após três adiamentos, o último dos quais devido à greve parcial dos funcionários judiciais, a 21 de dezembro.
Julgamentos

Ex-seguranças do Urban Beach podem ir a julgamento

Os três ex-funcionários da empresa que prestava serviço de segurança na discoteca requereram a abertura de instrução, fase facultativa na qual um juiz vai decidir se leva os arguidos a julgamento.
Tribunais

Rui Rio afirma total desacordo com greve de juízes

135
O líder do PSD afirmou estar "de raiz totalmente em desacordo" por "não conceber" que os tribunais, sendo um órgão de soberania, possam aderir a esse tipo de protesto.
Julgamentos

Portuguesa arrisca 20 anos de prisão em França

986
A criança estava rodeada de sacos do lixo e fezes quando foi encontrada, em outubro de 2013. Agora, a mãe, emigrante portuguesa, que a escondeu durante dois anos começou a ser julgada.
Julgamentos

Ex-guarda de campo de concentração nazi julgado

105
Quando tinha entre 18 e 20 anos guardava as torres de vigia no campo de concentração nazi de Stutthof, na Polónia. Aos 94 anos, este ex-guarda é acusado de cumplicidade em centenas de assassínios.
Julgamentos

Turquia. Nova audiência do pastor americano detido

O caso da detenção do pastor norte-americano Andrew Brunson tem originado fortes tensões entre Ancara e Washington. A audiência realiza-se esta quinta-feira em Esmirna, oeste da Turquia.
Julgamentos

Comandos. Pedido de indemnizações serão julgados

O Tribunal Criminal de Lisboa decidiu esta quinta-feira enviar para julgamento nos tribunais administrativos os pedidos de indemnização apresentados pelas famílias de dois recrutas.
Julgamentos

Mortes nos Comandos. Tribunal suspende julgamento

O julgamento dos militares do Exército acusados de vários crimes relacionados com a morte de dois recrutas dos Comandos foi suspenso esta quinta-feira.
Julgamentos

Julgamento das mortes nos Comandos começa hoje

Dezanove militares do Exército acusados de 539 crimes, alegadamente cometidos durante o 127.º curso de Comandos, começam hoje a ser julgados no Tribunal Central Criminal de Lisboa.
Vila Franca de Xira

Arrancou o julgamento cível de caso de legionela

O tribunal de Vila Franca de Xira começou a julgar o primeiro pedido de indemnização apresentado por uma das vítimas do surto de legionella que afetou o concelho em 2014 e causou 12 mortes.
Julgamentos

MP recorre da sentença da reclusa mais velha 

Processo que envolve a brasileira Roza Vegele, agora com 90 anos, conta com sete arguidos, mas o tribunal só condenou três. MP recorreu agora para a Relação, relativamente a três outros arguidos.
Julgamentos

Líder da Juve Leo sabe se é julgado por roubos

101
O ex-inspetor da PJ Paulo Pereira Cristóvão e o líder da Juve Leo, Mustafá, estão acusados de associação criminosa, roubo, sequestro e outros crimes. O processo já teve vários percalços na justiça.
Tribunal

Tribunal multa Fincor e Pereira Coutinho 

O Tribunal de Santarém condenou. esta quarta-feira, a Fincor e Gonçalo Pereira Coutinho ao pagamento de coimas de 120 mil e 45 mil euros, respetivamente.
Tribunal

Pereira Cristóvão. Instrução vai ser repetida

O Supremo declarou a "incompetência material" após recurso da defesa de Paulo Pereira Cristóvão devido a uma falha no sistema de gravação do Tribunal de Sintra.
África do sul

Julgamento de Zuma adiado para 8 de junho

Jacob Zuma vai ser julgado a 8 de junho por alegada corrupção num processo de venda de armamento que terá ocorrido há vinte anos. O juiz adiou o julgamento do ex-presidente sul-africano.
Justiça

Pedro Dias estranhou pena mais pesada por civis

158
Pedro Dias foi condenado a 25 anos de prisão pelos crimes de Aguiar da Beira. À irmã disse ter estranhado "pena mais branda" em relação ao militar da GNR, Carlos Caetano, e não ao casal Pinto.
Justiça

Pedro Dias condenado a 25 anos de prisão - como aconteceu

917
A sentença está a ser lida no Tribunal da Guarda e Pedro Dias acompanha desde a prisão de Monsanto, por videoconferência. Já estão dados como provados os três homicídios qualificados.
Julgamentos

Inventor dinamarquês nega ter matado jornalista

O inventor acusado de assassinar e desmembrar a jornalista Kim Wall declara-se inocente. Registos mostram que o inventor viu vídeos de uma mulher a ser degolada.
Luanda

Julgamento de jornalista Rafael Marques adiado 

O julgamento do jornalista angolano Rafael Marques foi adiado esta segunda-feira. Na origem do julgamento está a publicação de um artigo que levanta suspeitas de corrupção contra o então PGR angolano.
Julgamentos

Comandos. Decisão de julgamento adiada para abril

A decisão de levar ou não os 19 arguidos no processo relativo à morte de dois instruendos nos Comandos foi adiada para 9 de abril. Antes tinha sido agendada para 6 de março.
Operação Fizz

A amnésia de Conchinha, advogada da elite angolana

Angélica Conchinha representa várias empresas angolanas referidas na Operação Fizz e até foi secretária da Assembleia Geral da empresa que detinha o BPA Europa. Mas não se lembrava.
Justiça

"Não matei os civis". Sentença a 8 de março

293
Arguido repetiu a sua história e garantiu que não queria matar o GNR Carlos Caetano. Advogada defendeu que Pedro Dias deve ser condenado por homicídio privilegiado. Sentença será lida a 8 de março.
Justiça

Ministério Público pede 25 anos para Pedro Dias

217
O Ministério Público entende que Pedro Dias deve ser condenado a 25 anos de prisão e considerou a sua versão dos factos "absolutamente incoerente e inconsistente".
Justiça

Pedro Dias acusa GNR de matar os dois civis

1628
Pedro Dias afirmou que foi agredido por um militar da GNR, Carlos Caetano, até que disparou. "Só via vermelho." Mas nega que tenha sido ele o autor dos disparos que levaram à morte Luís e Liliane.
Secretas

Espião português: russo “era um homem de negócios"

127
Frederico Carvalhão Gil foi condenado por passar informação a um espião russo. Na sua primeira entrevista, diz que os 10 mil euros que recebeu estavam “relacionados com o negócio de azeite".
Corrupção

Juiz, procuradora e advogado foram pressionados

O advogado Paulo Blanco, arguido no caso Fizz, está depor em tribunal e diz que ele, Cândida Almeida e Carlos Alexandre chegaram a ser ameaçados quando se estavam a investigar figuras angolanas.
Forças Armadas

Comandos. Acesso a água iria "atrasar instrução"

Médico garante ter sido essa a resposta por parte da hierarquia quando sugeriu que recrutas passassem por área com água para se refrescarem. Processo dos Comandos está em fase de instrução.
Corrupção

Este processo toca diretamente em Cândida Almeida

O procurador Orlando Figueira diz que o processo em que está a ser julgado por corrupção serviu para atingir a procuradora Cândida Almeida, afastada por Joana Marques Vidal do DCIAP.
Julgamentos

Fizz. O Ritz, o empréstimo e as 3 justificações

200
O magistrado do MP, acusado de ter sido corrompido por Manuel Vicente para arquivar processos contra ele, diz que nem sequer o conhece e justifica a origem do empréstimo de 130 mil euros.
Militares

Soldado julgado por fumar e beber no Museu Militar

342
O soldado vai começar a ser julgado em fevereiro. Em causa está o facto de ter feito uma festa no Museu Militar do Porto, onde fumou canábis e bebeu álcool com um outro soldado e duas mulheres.
Israel

Ahed Tamimi fica detida até julgamento

Ahed Tamimi, a adolescente palestiniana que foi filmada a bater em militares, vai ficar detida até ao julgamento. Não há ainda data para o julgamento, pelo que Tamimi pode ficar detida durante meses.
Hong Kong

Joshua Wong condenado a três meses de cadeia

Joshua Wong, de 21 anos, deu-se como culpado por não ter respeitado uma ordem judiciária que exigia o fim de um acampamento erguido durante as manifestações na antiga colónia britânica.
Julgamentos

Começa o julgamento do processo "Punho Cerrado"

O julgamento do processo "Punho Cerrado", em que 21 pessoas e uma sociedade estão acusadas de associação criminosa e extorsão, começa esta quinta-feira. A operação remonta a dezembro de 2016.
Justiça

Pedro Dias falará a 15 de fevereiro

Pedro Dias não prestou declarações alegando que ainda faltam relatórios, mas falará a 15 de fevereiro. Nesta sessão, foi ouvida a namorada do GNR morto e foi lido o depoimento de Lídia da Conceição.
Duarte Lima

Feteira: Duarte Lima foi advogado "na sombra"

A filha do milionário Lúcio Tomé Feteira garante que se Duarte Lima foi advogado de Rosalina Ribeiro, teve de ser "na sombra". Olímpia Feteira falou na qualidade de assistente no julgamento.
Sentença

Condutor que matou peregrinos condenado a 6 anos

142
O homem que atropelou cinco peregrinos em maio de 2015 foi condenado a seis anos de prisão. O condutor despistou-se à saída de uma curva no IC2.
Tribunal

Julgamento de agente da PSP por agressões adiado

179
O Tribunal de Guimarães adiou o início do julgamento do subcomissário da PSP Filipe Silva, acusado de agressão a dois adeptos do Benfica em 2015.
Julgamentos

Benfica. PSP acusado de agredir adeptos é julgado

O subcomissário Filipe Silva, acusado de agredir dois adeptos do Benfica em maio de 2015, começa esta segunda-feira a ser julgado. O despacho indica que o PSP "desferiu bastonadas" num dos adeptos.
Julgamentos

Mulher mais velha presa em Portugal é julgada

A mulher, de 90 anos, está acusada de liderar uma organização criminosa. A arguida, de nacionalidade brasileira, está detida preventivamente desde novembro de 2016.
Justiça

PJ: mulher sequestrada identificou Pedro Dias

Inspetor da PJ da Guarda, que coordenou a investigação, descreveu os vários vestígios encontrados nos locais dos crimes e disse que a mulher sequestrada em Moldes identificou claramente Pedro Dias.
Justiça

Pedro Dias. "Levei um tiro na cabeça, ajuda-me"

226
O militar da GNR conta o que aconteceu quando abriu a porta de sua casa ao colega que terá sido baleado. "Santos, levei um tiro na cabeça, o Caetano está morto, ajuda-me", disse António Ferreira.
Justiça

Pedro Dias "não mata um animal", disse ex-namorada

819
Na segunda sessão do julgamento, foram ouvidos as mães de Liliane e Luís Pinto, o homem alegadamente sequestrado por Pedro Dias em Moldes e a ex-namorada do arguido.
Julgamentos

Condenado inocente. Começou um julgamento insólito

172
Armindo foi preso por matar a tia em 2013, num caso confuso. Até que Artur Gomes confessou à GNR a autoria e o estudante de criminologia foi libertado. O julgamento inédito arrancou de forma insólita.
Guiné-Bissau

Bissau. PJ detém jornalista e"blogger" Aly Silva

O jornalista e 'blogger' guineense António Aly Silva foi detido pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau. A ordem de detenção foi omitida por "alegada falta de presença numa diligência judicial".
Julgamentos

Arguidos da Operação Aquiles vão a julgamento

Os 29 arguidos do caso 'Operação Aquiles', relacionado com tráfico de droga e que envolve dois ex-inspetores da PJ, vão a julgamento por decisão do juiz Carlos Alexandre.
Coreia do Norte

Recomeçou o julgamento da morte do irmão de Kim

As duas mulheres visitaram o laboratório químico para analisar a roupa que tinham vestida no dia da morte de Kim Jong-nam. O especialista químico acredita que o agente VX pode ainda estar ativo.
Mundo

Revelados últimos momentos de Kim Jong-nam

Um post mortem do governo também revelou que o agente nervoso VX, o veneno que matou o irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, não estava presente apenas no local em que foi aplicado.
Julgamentos

Inspetora da PJ absolvida pela segunda vez

1111
A inspetora da Polícia Judiciária Ana Saltão, acusada de ter matado, em 2012, a avó do marido, foi esta sexta-feira absolvida pelo Tribunal de Coimbra.
Assunção Cristas

Escutas. Cristas recusa julgamentos antecipados

A presidente do CDS-PP defendeu que o não levantamento do segredo de Estado pelo primeiro-ministro que ditou o arquivamento do caso de alegadas escutas pelas secretas será apurado "com muito rigor".
Justiça

Tribunal anula julgamento de Pereira Cristóvão

222
O Tribunal de Cascais anulou todas as provas apresentadas durante a fase de instrução e julgamento do caso que acusa Paulo Pereira Cristóvão e mais 17 arguidos. Ainda não existem novas datas.
Julgamentos

Arguidos no processo Jogo Duplo vão a julgamento

Os 27 arguidos no processo caso Jogo Duplo, relacionado com viciação de resultados no futebol, vão todos a julgamento. O Tribunal recusou os requerimentos apresentados pelos sete arguidos.
Acidentes e Desastres

Acusado de atropelamento "não estava embriagado"

194
O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido "umas cervejas", não estava embriagado.
Nicolás Maduro

Venezuela. "Traidores" da Pátria vão ser julgados

361
A Assembleia Constituinte venezuelana vai julgar o que considera os "traidores" da Pátria. Novo decreto diz que quem apoia as sanções contra o Estado vai de encontro aos interesses do país.
Julgamentos

Autor dos ataques de Paris julgado na Bélgica

Salah Abdeslam, único sobrevivente do grupo que cometeu os atentados de novembro de 2015 em Paris, vai ser julgado na Bélgica por ter disparado contra os polícias.
Crime

Julgamento de Pedro Dias começa a 26 de setembro

O fugitivo de Aguiar da Beira vai ser julgado no Tribunal de Trancoso a partir do próximo mês. Pedro Dias é suspeito de três crimes de homicídio e mais três por sequestro.
Espanha

Espanha. Terá mentido Jorge Mendes em tribunal?

Em 2015 o escritório de advogados que faz assessoria jurídica à Gestifute em Espanha alertou Mendes para os riscos da "offshore" MIM. Em tribunal, Mendes disse desconhecer o funcionamento da empresa.
BPN

BPN. Alegações finais do julgamento adiadas

As alegações finais do julgamento que sentou no mesmo banco dos réus o antigo ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e o ex-presidente do BPN Oliveira Costa foram adiadas para 3 de julho.
Tribunal

12 condenados por tráfico de droga e lenocínio

12 pessoas foram esta segunda-feira condenadas pelo Tribunal de Leiria. São acusadas de tráfico de droga e lenocínio.
Estados Unidos da América

Cosby julgado. Por violar Andrea e mais 56 vítimas

O ator norte-americano (que chegou a ser considerado o "Pai da América") é acusado por Andrea Constand de a ter drogado e violado em 2004. Sobre Bill Cosby recaem mais de 50 acusações idênticas
Justiça

Rei Ghob. Alegadas vítimas ouvidas em tribunal

O julgamento de Francisco Leitão, conhecido como "Rei Ghob", prosseguiu esta segunda-feira no tribunal de Loures com a inquirição de três alegadas vítimas e de familiares.
Polícia Judiciária

PJ. Ana Saltão volta hoje a tribunal

A repetição do julgamento da inspetora da PJ Ana Saltão começa esta segunda-feira em Coimbra, num processo em que a arguida é acusada de matar a avó do marido.
Julgamentos

Ciberataque provoca interrupções em julgamentos

O ciberataque internacional está a provocar "interrupções" nos julgamentos, devido às "atualizações" dos computadores, informou uma funcionária judicial do Tribunal da Relação de Guimarães.
Crime

Rei Ghob começa hoje a ser julgado

Francisco Leitão, conhecido como "Rei Ghob" condenado e detido em 2012 por triplo homicídio, começa esta segunda-feira a ser julgado em Loures por 542 crimes de violação de 12 menores.
País

Pais de criança que caiu do 21.º andar julgados

Os pais da menina de cinco anos, de nacionalidade chinesa, que morreu na sequência da queda do 21.º andar de um edifício no Parque das Nações, em fevereiro de 2016, começam hoje a ser julgados.
Kate Middleton

Seis em tribunal por fotos em topless

Seis pessoas vão esta terça feira a julgamento depois de terem publicado fotografias de Kate Middleton em topless. O caso remonta a 2012, quando uma revista francesa as publicou.
Lisboa

13 seguranças julgados por agressões em Lisboa

O julgamento de 15 arguidos, 13 deles seguranças de bares na zona do Cais do Sodré, acusados de dezenas de crimes de ofensa à integridade física, entre 2009 e 2011, começa esta terça-feira.
Crime

Pedro Dias aos pais: "Devia ter procurado ajuda"

126
Na casa onde se entregou às autoridades Pedro Dias deixou cinco cartas escondidas e endereçadas à família. A Polícia Judiciária descobriu-as, revela o CM.
Greve

Greve de guardas prisionais adia julgamentos

O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional afirmou que há julgamentos em Lisboa que não vão ser realizados, entre eles uma sessão da Operação Fénix, marcada para sexta-feira.
Justiça

Processo Fénix: as frases do dia e até um roubo

No primeiro dia do mediático julgamento, nenhum dos arguidos reconheceu qualquer das acusações de que é alvo. Mas o dia teve apontamentos dignos de registo. Este é o nosso resumo.
Justiça

Mega julgamento: "Nunca tive guarda-costas"

441
O presidente dos Dragões enervou-se com uma jornalista. "Não seja mentirosa", disse. Em tribunal, admitiu fazer-se acompanhar por vigilantes da SPDE. Antero Henrique não quis falar.
Holanda

Geert Wilders condenado por discurso de ódio

144
Político de extrema-direita holandês foi condenado por incitamento ao ódio e discriminação mas tribunal não lhe aplicou nenhuma pena de multa ou prisão. Partido para a Liberdade lidera sondagens.
Coimbra

Empresários julgados por ajuda à imigração ilegal

Os empresários, ligados à restauração de Coimbra, são acusados de 34 crimes de auxílio à imigração ilegal e vão começar a ser julgados esta segunda-feira.
Julgamentos

Família acusada de escravizar homem julgada

O início do julgamento de uma família acusada de escravizar um homem durante 26 anos, numa propriedade agrícola situada no concelho de Évora, está marcado para 20 de outubro, na cidade alentejana.
Tribunais

Juíza libertou suspeito de abuso sexual agravado

Suspeito não é português e tinha viagem marcada para o seu país de origem. Ainda assim a juíza considerou não haver perigo de fuga e deixou-o a aguardar julgamento em liberdade.
País

Justiça rápida? Neste tribunal sim, acontece

410
No Tribunal onde são julgados crimes com penas inferiores a cinco anos, a justiça quer-se feita num máximo de 20 dias. Fomos ver como funciona.
Julgamentos

Pereira Cristóvão julgado em junho

O antigo inspetor da Polícia Judiciária Paulo Pereira Cristóvão e outros 17 arguidos começam a ser julgados em junho, num processo relacionado com assaltos violentos a residências, na zona de Lisboa e na margem sul do rio Tejo.
Alberto João Jardim

Julgamento de Jardim adiado (outra vez)

O julgamento do ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, pelos crimes de difamação, injúrias e abuso de liberdade de imprensa contra o historiador e militante do PS António Fernandes Loja foi adiado, sem nova data.
Angola

UNITA: julgamento de ativistas é farsa

A UNITA classificou o julgamento e a condenação de 17 jovens ativistas a prisão efetiva como "uma farsa do executivo angolano para coartar liberdades e intimidar a população".
Julgamentos

Bárbara quebra silêncio em nome dos filhos

A apresentadora de televisão pediu a proteção da dignidade dos filhos numa nota de imprensa enviada às redações. Bárbara Guimarães afirma ainda que foi "humilhada em praça pública".
Angola

Luaty Beirão. Defesa pede libertação de ativistas

A defesa dos ativistas angolanos acusados da preparação de uma rebelião entregou no tribunal de Luanda um requerimento para a libertação dos jovens, sob termo de identidade e residência, o que espera poder acontecer já na quinta-feira.
Incêndios

Julgado bombeiro que ateava fogos

O Tribunal de Coimbra começa a julgar na quinta-feira um jovem de 20 anos que pertencia aos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova e que está acusado de atear vários fogos entre março e maio de 2015.
Julgamentos

Juíza "censurou" Bárbara Guimarães

560
A Associação Portuguesa de Mulheres Juristas emitiu um comunicado a propósito das "expressões utilizadas" pela juíza que está a julgar Manuel Maria Carrilho.
Santander

Supremo: justiça incompetente para julgar 'swap'

O Supremo Tribunal de Justiça confirmou as decisões da Primeira Instância e da Relação declarando a incompetência dos tribunais portugueses para julgar o litígio relativo a um contrato 'swap' entre a Sociedade Ponta Oeste e o Banco Santander Totta.
Justiça

Jardim em tribunal por difamação e injúrias

Alberto João Jardim vai ser julgado na próxima semana por difamações e injúrias feitas ao historiador socialista António Fernandes Loja. Em causa estão ofensas como "ordinarote" e "tira-casacas".
A página está a demorar muito tempo.