Fotogaleria

Fotos. Como são as fronteiras pacíficas entre países

195

Trump já tem oito protótipos de como será o muro que vai separar os Estados Unidos e o México. Na Europa, as fronteiras também existem e estão bem marcadas. Só que vivem em paz. Veja como são.

Os Estados Unidos da América preparam-se para investir até 25 mil milhões de dólares num muro fronteiriço com o México. No início do mês, Donald Trump já tinha em mãos oito protótipos dessa construção, que terá câmaras de segurança, sensores de movimento e estruturas fortificadas. E serão precisos 450 mil dólares, nove metros quadrados de área e 30 dias para testar cada um deles. Pelo mundo fora, outras estruturas também dividem os limites entre países. Mas na sua maioria são pacíficas.

Em 1985, quando o Acordo de Schengen tornou mais fácil a movimentação entre países europeus, o fotógrafo holandês Valerio Vincenzo teve uma ideia: pegar na máquina fotográfica e documentar “as fronteiras enquanto lugares de paz”. Só com a ajuda de um GPS e de mapas muito pormenorizados é que encontrou algumas: se umas das fronteiras estão bem marcadas com monumentos ou linhas, outras confundem-se no mar ou entre florestas densas. Nestes lugares, diz Valerio Vincenzo, “os estereótipos que temos do que é uma fronteira desvanecem-se. Afinal de contas, o que é uma fronteira?”, questiona-se o artista.

No país mais poderoso do mundo, a resposta não será igual à que que pode ver na fotogaleria, com 35 fotografias das fronteiras visitadas por Valerio Vincenzo desde os anos 90 até à atualidade.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site