435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fronteiras

Espanha

Espanha não reabre fronteiras de Ceuta e Melilla

Espanha adiou a reabertura das fronteiras terrestres de Ceuta e Melilla. O encerramento decretado há mais de dois anos deverá terminar em meados de maio.
Moçambique

Fronteira de Ressano Garcia aberta 24 horas/dia

Medida visa "dinamizar as relações comerciais" entre Moçambique e África do Sul, além de flexibilizar o fluxo migratório e o movimento de mercadorias.
ASAE

Cerca de 400 operadores fiscalizados pela ASAE

A operação, que começou na segunda-feira nas principais fronteiras terrestres nacionais, prolonga-se até às 20h00 de terça-feira, envolvendo cerca de 160 inspetores da ASAE.
Protestos

Pneus e carros em fogo bloqueiam Ponte do Guadiana

Manifestantes do lado espanhol, cerca de 50 pescadores, incendiaram viaturas e pneus, dando origem a colunas de fumo negro e denso. Preço dos combustíveis na origem do protesto.
Coronavírus

Regras aéreas alargadas aos cruzeiros

Passageiros de cruzeiros também deixam de precisar de teste negativo à Covid-19 para desembarcarem em Portugal. Basta o certificado digital.
Noticiário

16h. EUA abatem líder do Daesh

Joe Biden assumiu-o em conferência de imprensa, garantindo que procurou proteger as populações. Ainda neste jornal, deixa de ser necessário teste negativo para entrar em Portugal.
Fronteiras

Ruanda e Uganda reabrem fronteiras

O principal ponto de passagem entre Ruanda e Uganda reabriu oficialmente às 00h00 desta segunda-feira. Ainda assim, gerou-se a confusão com alguns ruandeses a ser impedidos de atravessar a fronteira.
União Europeia

Estados pedem à UE fronteiras mais fortes

O ministro do Interior da Polónia pediu alterações às leis de migração da UE e insistiu no pedido de fundos europeus para financiar as barreiras que estão a construir ao longo das suas fronteiras.
Coronavírus

Mais de 2.200 passageiros e 41 companhias multados

Entre 1 de dezembro e 10 de janeiro, a PSP e o SEF fiscalizaram 1.460.089 passageiros e 13.866 voos, de que resultaram em 2.245 contraordenações.
Coreia do Sul

Sul coreano passa fronteira para Coreia do Norte

É raro, mas aconteceu: um sul coreano atravessou a fronteira para a Coreia do Norte. As fronteiras estão fechadas e vigiadas. Autoridades da Coreia do Sul não sabem em que estado a pessoa se encontra.
Coronavírus

Biden anula proibição de viagens para Moçambique

Passou um mês sobre a proibição de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia e Zimbabué devido à variante Omicrón.
Coronavírus

Mais de 1.400 passageiros e 38 companhias multadas

Desde 1 de dezembro que todos os passageiros que cheguem a Portugal por via área são obrigados a apresentar teste negativo ou certificado de recuperação no desembarque.
Coronavírus

Dezenas impedidos de viajar por novas restrições

As regras não deixam claro que deixaram de ser aceites os autotestes antigénio, mais baratos por isso usados mais amplamente pelos viajantes, e que passou a ser preciso um teste laboratorial.
Coronavírus

Restrições de viagens aumentam devido à Ómicron

O surto, ligado à variante Ómicron, levou os britânicos a interromperem os planos de Natal, com festas de empresas e espetáculos no quarteirão de West End de Londres cancelados.
Noticiário

13h. Censos. Há cada vez menos jovens em Portugal

O grupo etário dos 65 ou mais anos foi o único que registou aumento. Ainda neste jornal, António Costa admite extensão de medidas de combate à pandemia. Controlo de fronteiras mantém-se.
Boris Johnson

Boris apela a Putin redução da tensão com Ucrânia

Boris Johnson "expressou a profunda preocupação do Reino Unido com o fortalecimento das forças russas na fronteira com a Ucrânia e reiterou a importância de se trabalhar" para reduzir as tensões.
Vladimir Putin

Putin: "russofobia" levará a um genocídio

Em 2015, Putin já havia afirmado que a recusa das autoridades ucranianas em entregar gás às regiões separatistas do leste fazia pensar num "genocídio". 
Lituânia

Migrações. Lituânia incentiva repatriamentos

Cada migrante que optar voluntariamente pelo regresso ao seu país de origem receberá, da parte do Estado, 1.000 euros, em vez dos 300 prometidos até agora, bem como uma passagem de avião de regresso.
Coronavírus

Governo reforça fiscalização no aeroporto no Natal

As fronteiras terrestres "estarão abertas, no entanto, haverá postos de controlo aleatórios para verificar se as pessoas trazem o teste e, se não trouxerem, haverá as coimas respetivas".
Coronavírus

Bolsonaro não restringe entrada de não vacinados

Associações científicas alertaram que é necessário exigir o certificado de vacinação de quem chega ao Brasil juntamente com um teste negativo à Covid-19 para conter um possível novo surto pandémico.
Resposta Pronta

"Há dezenas de portugueses retidos em Marrocos"

Confrontada com o testemunho de uma cidadã portuguesa à Rádio Observador, a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, garante que o Governo está a organizar com a TAP um voo de repatriamento.
Resposta Pronta

"SEF é necessário e continuará a ser necessário"

SEF e a GNR vão fiscalizar as fronteiras a partir de quarta-feira. Sindicato do SEF diz que é a prova da necessidade desta força e avisa que os inspetores não podem ser descartados depois da pandemia.
Bielorrússia

Lukashenko acusa Lituânia de despejar cadáveres

Lukashenko indicou que os guardas fronteiriços também encontraram vários outros migrantes enregelados que por pouco estavam ainda vivos numa casa abandonada de uma quinta.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF deteve dois homens com mandatos de detenção 

Um cidadão português e outro estrangeiro, ambos com mandados de detenção emitidos, foram detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Bielorrússia

Lukashenko incentiva migrantes a passar fronteira

Milhares de migrantes estão retidos na fronteira polaca, no que a UE considera ser uma crise orquestrada por Minsk ao distribuir vistos bielorrussos no médio oriente.
Coronavírus

Fiscalização aleatória na fronteira com Espanha

Eduardo Cabrita sublinhou que "não está neste momento colocada a opção de encerramento de fronteiras" terrestres, o que já foi feito por dois períodos durante a pandemia.
Migrações

Entrada de migrantes na Polónia continua

O contexto é o de uma crise migratória que está a transformar-se em tragédia humanitária, que o Ocidente acusa o regime bielorrusso do Presidente Alexander Lukashenko de causar.
Migrantes

Alemanha rejeita acolher 2000 migrantes

Lukashenko pediu à Alemanha que acolha cerca de 2.000 migrantes retidos na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia e acusou a UE de não facilitar uma solução para a crise migratória.
Grécia

Turquia é "denominador comum" de ameaças regionais

A Grécia e a Turquia promoveram em janeiro, pela primeira vez em cinco anos, conversações diplomáticas de alto nível com o objetivo de desanuviar a tensão em torno de disputas fronteiriças.
Migrações

Marrocos diz "não exercer pressão" sobre Portugal

A Amnistia Internacional Portugal apelou ao SEF "para que não partilhe informação dos 37 migrantes resgatados pela Marinha portuguesa com a Embaixada de Marrocos em Portugal".
Polónia

Migrações. 9 membros da segurança polaca feridos

Cerca de 2.000 migrantes estão na fronteira em acampamentos improvisados em condições precárias, mas apenas cerca de 100 estariam envolvidos na tentativa de a atravessar.
França

Macron diz a Putin que vai defender Ucrânia

Emmanuel Macron garantiu a Vladimir Putin que vai "defender a integridade territorial da Ucrânia", depois do posicionamento de unidades militares russas na fronteira com o país.
Noticiário

17h. 50 pessoas passaram fronteira da Polónia

Autoridades da Polónia afirmam que houve cerca de 220 tentativas de atravessar ilegalmente a fronteira ontem. Ainda, foram registados 1.483 novos casos e 15 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.
União Europeia

UE reforça fronteiras com quase 13 mil milhões

A Comissão Europeia anunciou a emissão de fundos comunitários de 12,8 mil milhões para reforçar e gerir as fronteiras, a ser aplicados entre 2021 e 2027.
Bielorrússia

Lukashenko pediu bombardeiros nucleares a Putin

Lukashenko pediu ao líder russo para se juntar às operações, após a eclosão da crise migratória na fronteira com a Polónia, onde milhares de imigrantes do Médio Oriente tentam entrar na UE.
Ucrânia

Ucrânia. 8500 soldados na fronteira bielorrussa

O exército irá enviar 8.500 soldados adicionais, incluindo 3.000 guardas de fronteira, 3.500 membros da Guarda Nacional e 2.000 polícias para a zona fronteiriça entre a Ucrânia e a Bielorrússia.
Fronteiras

Bielorrúsia. Mais de 50 migrantes detidos

Autoridades registaram centenas de tentativas de cruzar ilegalmente a fronteira polaca na noite passada. Ministro da Defesa polaco sublinha que "todos aqueles que conseguiram passar foram presos".
Fronteiras

Bielorrússia alerta Polónia sobre fronteira 

Na segunda-feira, a Polónia bloqueou centenas de pessoas que tentavam passar a fronteira da Bielorrússia, sobretudo refugiados do Médio Oriente.
Bielorrússia

EUA e UE condenam política migratória bielorrussa

Von der Leyen pediu aos aos países membros para aprovarem sanções contra a Bielorrússia, país responsável por um "ataque híbrido". EUA também condenam o que se passa na fronteira com a Polónia.
Brexit

Escócia "horrorizada" se Protocolo for suspenso

Sturgeon confessou que está "profundamente preocupada" com as implicações de suspender o mecanismo que mantém a província britânica no mercado único europeu de mercadorias.
Coronavírus

EUA. Fronteiras abertas a estrangeiros vacinados

As restrições tinham sido impostas ainda era Donald Trump presidente dos EUA e foram mantidas por Joe Biden até agora, depois de a UE ter reaberto fronteiras aos norte-americanos com vacinação.
Migrantes

Bielorrússia encaminha migrantes para a Polónia

A deslocação de cerca de 500 refugiados para a Polónia agravou a crise diplomática entre o país e a Bielorrússia, devido ao fluxo de migrantes na fronteira entre os dois países.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.