As buscas em Oeiras e em Sintra, na sequência da operação policial de sexta-feira em Queluz de Baixo que culminou na morte de um dos alegados assaltantes, terminaram durante a noite de sexta-feira, confirmou fonte oficial da PSP à Agência Lusa. “As buscas foram realizadas no bairro da Portela, em Oeiras, e em Casal de Cambra, Sintra, mas já terminaram. As ações estão relacionadas com o caso”, disse a fonte, explicando que em causa esteve a “procura de elementos probatórios no âmbito da investigação” de um grupo de homens suspeitos de terem assaltado várias caixas de multibanco e lojas dos CTT nos últimos meses, na zona da Grande Lisboa.

A mesma fonte confirmou ainda que um dos dois suspeitos feridos permanece internado nos cuidados intensivos do Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, em “estado reservado”. Fonte oficial do gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), integrado pelo São Francisco Xavier, adiantou à Lusa que pelas 10h30 de sábado, este ainda se encontrava hospitalizado. O outro suspeito, que estava no Amadora-Sintra, “já teve alta e está detido”, segundo a PSP.

De acordo com o Diário de Notícias, o terceiro suspeito terá morrido dos ferimentos infligidos durante a operação policial. Há um quarto em fuga, confirmou a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) na sexta-feira.

O grupo, que tinha tentado assaltado uma carrinha de valores ao início da tarde desta sexta-feira em Carnide, seguia num Mini branco roubado, que era usado nos assaltos, quando foi intercetado pelas autoridades. Segundo a TVI 24, um dos seguranças da carrinha terá ficado ferido, tendo conseguido, contudo, acionar o dispositivo que marca as notas com tinta. Esta informação não foi confirmada oficialmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Diário de Notícias também refere, citando fonte policial, que o incidente ocorreu perto do Continente de Telheiras e o valor transportado rondava os 70 mil euros. Foram efetuadas buscas no Bairro da Outurela, em Carnaxide, Oeiras.

“Na sequência do assalto, [os suspeitos] colocaram-se em fuga em viatura roubada e foram intercetados por agentes da PSP na zona de Queluz de Baixo, Oeiras. Aquando da detenção, à qual resistiram, houve necessidade de recurso a arma de fogo pela PSP. Na sequência da intervenção policial, registaram-se cinco feridos, três dos quais polícias, sendo todos encaminhados para tratamento hospitalar. Foi apreendido o produto do roubo e uma arma de fogo”, adiantou a Direção Nacional da PSP, em comunicado divulgado.

Um dos assaltantes terá sido baleado na cabeça durante a operação policial, que terminou na Rua D. João II, em Queluz de Baixo, depois de uma troca de tiros. O homem foi assistido no local antes de ser transportado para o Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, mas acabou por morrer ao início da noite. O segundo suspeito foi levado para o hospital Amadora-Sintra. Fonte deste centro hospitalar disse à Agência Lusa que o homem, de 29 anos, foi baleado na barriga e no joelho. Está a ser “orientado” e encontra-se acompanhado por elementos da PJ. Os três agentes da polícia também foram hospitalizados, de acordo com a Direção Nacional da PSP.

Um terceiro suspeito foi detido pelas autoridades e será em breve presente a um juiz de instrução criminal. A arma utilizada no assalto foi apreendida pela PSP, que recuperou o dinheiro roubado.

Segundo a Direção Nacional da PSP, os suspeitos já tinham antecedentes criminais. “Salienta-se que os indícios recolhidos em sede de investigação realizada pela PSP e tutelada pelo Ministério Público apontam para que grupo detido seja o eventual responsável por assaltos a ATM (caixas multibanco), carrinhas de transporte de valores e estações dos CTT (correios)”, sublinhou a PSP.

Ministro da Administração Interna: resposta da PSP foi “bem-sucedida”

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a resposta da PSP foi “bem-sucedida”, deixando elogios ao empenho das forças de segurança no combate à criminalidade. “Houve uma operação da PSP que foi uma operação bem-sucedida, na medida em que permitiu intercetar um conjunto de elementos, no âmbito daquilo que são medidas de prevenção e repressão aos fenómenos ligados à violência junto dos ATM e veículos de transportes de valores”, disse o ministro, durante a presença numa operação da GNR no Montijo.

Eduardo Cabrita elogiou o empenho das forças de segurança no combate a uma criminalidade que cresceu no último ano. “Quero saudar o empenho que todas as forças e serviços de segurança, PSP, GNR e PJ, têm vindo a fazer em relação a um tipo de criminalidade que ao longo deste ano teve uma evolução preocupante, mas foram tomadas medidas que estão a produzir efeitos”, defendeu.

Artigo atualizado pela última vez às 11h56 de 30/12/2017