O surfista português Hugo Vau poderá ter surfado a maior onda de sempre na Praia do Norte, na Nazaré, onde, em 2011, Garrett McNamara estabeleceu o recorde de maior onda alguma vez surfada. Ainda não se sabe ao certo quanto media a onda que Vau surfou, mas estima-se que ande por volta dos 35 metros, bem acima dos 23.8 que deram o recorde ao surfista americano.

O vídeo da potencial onda-recorde foi publicado na página de Jorge Leal, membro da equipa de Vau, e do próprio surfista. “Hoje vi provavelmente a maior onda surfada na Nazaré por @hugovau no maior swell de sempre!”, escreveu Leal na descrição do vídeo, no qual é difícil ver onde se encontra o surfista.

Em entrevista à SIC, o português disse que ter surfado a onda “foi uma história de persistência” e de “trabalho de equipa”. “Estivemos sozinhos cerca de três horas na praia do Norte devido às condições adversas”, contou Vau, que revelou ter tentado entrar em cinco ou seis ondas que acabou por não conseguir descer devido à força do vento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vau disse que estavam à espera da onda, que é denominada como “a mítica Big Mama”, há cerca de sete anos. “São precisas condições muito específicas de maré, de tamanho de ondulação, para que a onda rebente neste local”, explicou o português, que disse ter perfeita noção do poder da onda quando a viu rebentar a seu lado com uma forma “muito peculiar”. “A explosão que faz torna-se maior do que o próprio tamanho da onda.”

E de que tamanho foi, mesmo? Hugo Vau disse que não lhe compete a ele dizer. “É muito grande, muitos surfistas que têm muitos anos de praia do Norte já me disseram que foi a maior onda que alguma vez viram surfar na Praia do Norte”, contou Vau, que considerou ser “irrelevante” o tamanho da onda. “O que interessa é que a pessoa vá para a água, se divirta e saia de lá vivo”.

Para se saber o tamanho da onda, esta terá de entrar nos XXL Biggest Ware Awards, no qual um comité de especialistas irá avaliar o tamanho da onda. “Infelizmente”, explicou Vau, “ainda não há um método científico”, pelo que a medição é feita com base no tamanho do surfista relativamente à onda.

O surfista português enalteceu o trabalho de equipa no sucesso que teve ao surfar a onda, chegando mesmo a dizer que “na Nazaré um surfista sozinho não faz nada”. Hugo Vau agradeceu a Alex Botelho, que o puxou para a onda, a Marcelo Luna, que fez o backup de segurança e a Jorge Leal, que, além de filmar, fez o “call” para a onda.