Norte:

A Rota de Tapas estreia-se na Invicta, depois de duas edições de sucesso na capital. Ao todo há 16 estabelecimentos, como o Baixaria, Tapas Club Lounge Bar e Das Tripas Coração, que servem um petisco único, criado especialmente para o momento, com direito a uma cerveja Estrella Damm de 0,25l para empurrar. O preço da combinação é sempre de três euros. As tapas são desenhadas pelos cozinheiros dos respetivos espaços e especificamente concebidas para harmonizar com a cerveja.

As noites de sexta, sábado e domingo vão ser em 3D nos Aliados. Na fachada da Câmara Municipal do Porto vai ser projetado um espetáculo inédito para marcar o arranque das comemorações do São João, cuja grande noite se celebra na noite de 23 para 24 de junho. O espetáculo de video mapping é livre e repete nas noites de sábado e domingo. Para ver a partir das 22h00 e com repetições de meia em meia hora até à uma da manhã.

O São João vai ter direito a um mês de eventos e, no sábado, mais de 30 espaços da Rua das Flores, do Largo dos Lóios e do Largo de São Domingos mostram as suas montras redecoradas com intervenções temporárias. Entre as 15h30 e as 20h00, “A Festa é Aqui” e o programa de animação incluem novo circo, música, intervenções urbanas e ainda oficinas e workshops alusivos ao São João.

Falando em festa, as Festas do Senhor de Matosinhos também arrancam este fim de semana. Entre 23 de maio e 15 de junho há atrações para todas as idades. Regressam a feira de artesanato, a feira da louça, a feira do livro municipal, os doces regionais, as farturas, o pão com chouriço, as bifanas, a sardinha assada, o caldo verde, os carrosséis e o fogo-de-artifício. Na animação cultural não faltará teatro, música popular e clássica, cinema, exposições, lançamento de livros, noites de fado, festivais de folclore, desfile de fanfarras e tunas académicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

Centro:

Chegou a vez de Os Lello’s montarem acampamento na discoteca Estação da Luz, em Aveiro. O projecto que costuma fazer dançar o Porto surge da união de um grupo de amigos (Admar Lopes, Álvaro Bessa Machado, Carlos Bessa, Carlos Toga e Vando Montenegro) que, de forma nómada, pretendem percorrer os locais nocturnos deste pais de modo a proporcionar a todos grandes noites. A festa está marcada para esta sexta-feira, à meia-noite.

Sara Tavares vai subir ao palco do Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, sábado às 21h30. Ouvir a voz desta cantora que dispensa mais elogios custa 10 euros. É de aproveitar.

Quem estiver nas Caldas a Rainha no sábado à noite e quiser dar umas gargalhadas está com sorte. Os Lx Comedy Club, que é como quem diz Luis Franco-Bastos, Ricardo Vilão, Rui Sinel de Cordes e Salvador Martinha, vão dar um espetáculo no Centro Cultural das Caldas da Rainha, às 21h30. Os bilhetes custam 10 euros.

 

Sul:

A partir desta sexta-feira à noite e até 1 de junho, África Mostra-se em Lisboa, num festival de cinema e cultura africana, em locais como a Cinemateca, o Bartô ou até no Instituto Francês de Portugal. O primeiro evento acontece sexta-feira, às 22h00, com um concerto de João Pires no B’leza, com a entrada a custar cinco euros. No cinema, destaque para o documentário “Sodiq” do realizador britânico Adeyemi Michael, que será exibido gratuitamente no sábado às 17h00, no Goethe Institut. Se a culinária africana o deixa com água na boca, não perca o showcooking com o chef Viriato, Pã domingo, ao meio-dia. Moqueca de peixe, pastéis de banana-da-terra com recheio de caril de lentilhas e granizado de tamarindo são as delícias a preparar. Se quer assistir (e provar), saiba que é necessária pré-inscrição e o pagamento de 10 euros.

Passado a confusão do fim de semana de inauguração, é hora de fazer uma visita ao renovado Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, em Lisboa. Ao todo há 30 espaços, servidos por 500 lugares sentados na parte interior e ainda 250 na esplanada. A hamburgueria Honorato, os gelados da Santini, Croqueteria, Sea Me, Nós é Mais Bolos, Café de São Bento, Bar da Odete, Esporão, Casa da Ginja, O Prego da Peixaria, Asian Lab e Pizza a Pezzi são algumas das marcas prontas a servir os seus petiscos, de domingo a quarta-feira das dez da manhã à meia-noite, ou até às duas da manhã à quinta, sexta e sábado.

Se é fã da guitarra portuguesa, não vai querer perder o concerto de Luísa Amaro, esta sexta-feira, às 21h30, no Museu do Oriente, em Lisboa. Se não é fã, vá na mesma e pode ser que mude de opinião. Discípula de Carlos Paredes, Luísa Amaro acompanhou o guitarrista em centenas de concertos por todo o mundo, e foi a primeira mulher a gravar como intérprete do emblemático instrumento nacional. No novo álbum “RGVS”, que agora apresenta, é acompanhada pelo português Gonçalo Lopes (clarinete baixo), pelo italiano Enrico Bindocci (piano) e pela cantora cipriota Kyriacoula Constantinou. Os bilhetes custam 15 euros.

Ó Elvas, ó Elvas, sopa à vista! Entre 23 de maio e 1 de junho, Elvas organiza a Semana Gastronómica das Sopas Alentejanas em 51 restaurantes daquela cidade alentejana. Desde as famosas sopas com pão, às de verduras e de batata, a criatividade é quem mais ordena.